SlideShare una empresa de Scribd logo
1 de 38
Paisagem de Interesse Turístico Elementos Físicos- naturais Prof.Nara Santos- UFPel
Caracterização Física do Brasil Ecossistema : é o conjunto de seres vivos e de fatores ambientais de determinada área que interagem em equilíbrio, realizando trocas de energia e de matéria; Biomas : são ecossistemas que atingiram o grau máximo de adaptação às condições ambientais de uma área; Diversidade e semelhanças da paisagem natural: elementos definidores A primeira dificuldade quando se pretende dividir um território em paisagens naturais é que os limites dos seus elementos em geral não coincidem. Domínio: conjunto natural em que há interação entre os elementos e um deles – relevo,clima ou vegetação – é determinante. Domínios Morfoclimáticos  (morfo =forma (relevo); climático=clima)  Ou  paisagem natural -  importância dessas variáveis na formação de cada conjunto.  Podemos entender domínio morfoclimático como “um conjunto espacial de certa ordem de grandeza territorial, de centenas de milhares a milhões de Km2 de área, onde existam semelhanças de formas de relevo, tipos de solos, formações vegetais e condições climático-hidrológicas (AB’SABER: 1975).”
OS DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS  apresentam áreas homogêneas centrais ( áreas core)  com extensas faixas de transição entre si, nas quais se distribuem formações vegetais mistas. “ Os domínios morfoclimáticos brasileiros não apresentam uma distribuição zonal. O que define cada um deles é um conjunto de variáveis semelhantes cuja distribuição pode ser azonal”.Pelo conceito de Ab’Saber, um domínio tem dimensão temporal, isto é, não depende apenas do clima atual, como também, dos  “efeitos acumulados  dos climas do passado”.   DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS DO BRASIL    CONTI e FURLAN (1995) - essa classificação associa a  FITOGEOGRAFIA DO BRASIL: 1 OS DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS E FITOGEOGRAFIA DO BRASIL: 1.1 AS TERRAS BAIXAS FLORESTADAS DA AMAZÔNIA 1.2 AS FLORESTAS COSTEIRAS 1.3 AS DEPRESSÕES INTERPLANÁLTICAS E SEMI-ÁRIDAS DO NORDESTE ( Caatinga, Agreste e Campos Secos) 1.4 CHAPADÕES COBERTOS POR CERRADOS E PENETRADOS POR FLORESTAS DE GALERIA 1.5 PLANALTOS DE ARAUCÁRIA E MATA SUBTROPICAL 1.6 REGIÃO GAÚCHA DE COXILHAS E PRADARIAS MISTAS 1.7 PANTANAL MATOGROSSENSE
1- AS TERRAS BAIXAS FLORESTADAS DA AMAZÔNIA A Amazônia representa a maior extensão de florestas tropicais-úmidas contínuas do mundo e já se tornou centro de atenção dos ambientalistas desde o século passado. A Amazônia é uma grande bacia hidrográfica que se estende da cordilheira andina e avança por todo o norte do Brasil e se constitui num mosaico de formações vegetais. Ela se formou a 420 milhões de anos, na era paleozóica. O clima da Amazônia é quente e as temperaturas são regulares durante o dia e o ano todo. Não há variação climáticas por altitude(exceção à região andina). As precipitações são levadas favorecendo a pujança da vegetação amazônica. Área zonal ao  longo do Equador, ampliando do lado ocidental; - Área de mais de 2 milhões de Km2.  Drenagem: “traço que caracteriza esse domínio” - rio em variedade de águas perenes, com rios negros, brancos e de águas cristalinas; - complexa rede de canais, lagos e lagunas que drenam dos Andes, das Guianas e do Brasil Central Formas de relevo: - tabuleiros - morros baixos em formas de meia laranja (mamelonares) nas áreas onde afloram os terraços cristalinos; - terraços com cascalhos e formação de laterita.
Compreende as planícies inundavéis da Amazônia, que divide-se: a) TERRA FIRME - ocupam as terras mais altas, em 90% do total da bacia amazônica, as árvores são altas (60-65m), carregadas de cipós, compactas, perinifólias e higrófilas. - nas copas formam um dossel que retém 95% dos raios de sol, - exemplos: castanha-do-pará, cedro, palmeiras, acapu, etc; - no meio da floresta aparecem campos e a “caatinga”amazônica, próximos a Boa Vista, e no Amapá as campinaranas (gramíneas)
Matas de Terra Firme Situadas em terras altas, distantes dos rios, sujeitas a alterações. São formadas por árvores alongadas e finas, apresentando espécies como a castanha-do-pará, o cacaueiro e as palmeiras. Possuem grande quantidade de espécies de madeira de alto valor econômico .
Vegetação ,[object Object]
Emergentes: árvores mais altas adaptadas a maiores intensidades luminosas. (30m a 50 m de altura)
Dossel (abóbada): maioria das árvores altas, com grande epifitismo (lianas, orquídeas, bromélias e samambaias). (25 m a 30m de altura)
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
Matas de Várzea:  são próprias das áreas periodicamente inundadas pelas cheias dos rios. Apresentam maior variedade de espécies. É o habitat da seringueira e das palmáceas.
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
Matas de Igapós: s ituam-se em áreas baixas, próximas ao leito dos rios, permanecendo inundadas durante quase o ano todo. As árvores são altas, com raízes adaptadas às regiões alagadas. A vitória-régia é muito comum nestas matas.
2 - AS FLORESTAS COSTEIRAS (MATA ATLÂNTICA) Esse domínio corresponde ao Domínio dos “mares de morros”florestados de Aziz Ab’Saber (1975). Características: - predomínio de rochas magmáticas e matamórficas derivadas do granito, como o gnaisse, que sofrem a atuação do clima tropical (quente e bastante úmido), tomando formas de morros arredondados que se assemelham a meias-laranjas. - onde houve o derrame de lavas basálticas, tem-se solo de terra roxa; Essas florestas ocorriam ao longo das costas brasileiras acompanhando as montanhas desde o Nordeste (RN) até o RS, adentrando pelo interior da Bahia, MG e SP. A devastação das matas pela ocupação humana, deixou restringida sua área à região das serras do Mar e da Mantiqueira, no SE do Brasil. De cerca de 1,1 milhão de km2; hoje não chega a 5% desse total. Foram substituídas pela cana-de-açucar no NE, e café no Sul. Também pela urbanização e industrialização, que exigiram a extração de madeiras de extensas áreas. Hoje a floresta sede lugar ao turismo predatório, principalmente nas planícies litorâneas, onde além das matas de baixadas também vêm sendo destruídas as restingas e os manguezais (ecossistemas associados à Mata Atlântica).
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
Mata Atlântica
Mata Atlântica
Plantas da Mata Atlântica bromélias Heliconia
 
3 - AS DEPRESSÕES INTERPLANÁLTICAS E SEMI-ÁRIDAS DO  NORDESTE ( Caatinga, Agreste e Campos Secos) São matas secas, abertas, deciduais, que se desenvolvem em clima cuja estação de chuvas é bem marcada e o volume atual está abaixo de 700mm. Mas a falta de água não é constante em toda a região. As caatingas são um mosaico de vegetações, formando uma diagonal que separa a floresta tropical da Amazônia a noroeste e a Mata Atlântica a leste. A baixa pluviosidade, está associada aos fortes ventos alísios, que não trazem umidade para a região, influenciando na forte evaporação. A Caatinga A vegetação da Caatinga é uma mata seca adaptada ao clima seco. São plantas xeromórficas, possuem tecidos para reter a água. Possui várias espécies e se dá sobre solos férteis (litossolos).  Podemos distinguir a caatinga de mata seca e de campos: Exemplos: juazeiro, palmeira, angico, etc
 
 
[object Object],Vegetação xerofítica, caducifoliar, aciculifoliada e aberta, bem adaptada para suportar a falta de água.
Visão da Caatinga na Época de Estiagem   ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
Visão da Caatinga na Época de Chuva
O Agreste : O Agreste transita para matas pluviais costeiras de elevações nos sopés dos morros. De matas poucos densas, o Agreste possui árvores e folhas grandes, que ocorrem sobre solos pedregosos e arenosos, com pouco desenvolvimento de húmus. São bosques com árvores tortuosas que não formam dossel. O Agreste também perde a folhagem durante a seca Vegetação de Campos Secos das Chapadas As chapadas se estendem por grandes áreas da região das Caatingas. São planaltos de grandes extensões de campos xeromórficos, predominando os arbustos e as herbáceas. As gramíneas recobrem o solo pedregoso. As cactáceas estão presentes e a região em que elas predominam é o Sertão do Seridó.
 
 
 
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
 
5 - PLANALTOS DE ARAUCÁRIA E MATA SUBTROPICAL Compreendem as terras altas dos planaltos e serras do sul do Brasil, nos Estados do RJ, RS, SC, PR e SP, dos remanescentes de floresta de coníferas do Brasil: as florestas de Araucárias. Coincide com o setor do Planalto Meridional brasileiro. São planaltos de altitudes médias entre 800 e 1 300m, revestidos por bosques de Araucárias de diferentes densidades e dimensões, incluindo mosaicos de pradarias mistas; As matas de Araucárias ocorrem em transição com as matas subtropicais nas regiões mais baixas do relevo. Características da floresta:  - As florestas de Araucárias ocorrem em solos férteis, sob climas de temperaturas moderadas a baixas no inverno (17 e 19ºC), dependendo d atuação das massas de ar polares, pode haver geadas e queda de neve no inverno. Mas são matas de climas úmidos, a precipitação sempre está acima de 1400mm anuais; - O limite inferior do bosque está a 500-600m de altitude, no sul do País, na serra da Mantiqueira acima de 1 200m.
 
6-  REGIÃO GAÚCHA DE COXILHAS E PRADARIAS MISTAS O Brasil possui várias extensões de campos que se diferem pelo tipo de solo, clima e relevo. No entanto a maior extensão ocorre no Rio grande do Sul. Ocupam a porção sudoeste do Rio Grande do Sul, são os campos naturais de gramíneas do interior e formações herbáceas, com extensos banhados ao redor de lagos e lagunas  na região costeira. O domínio morfoclimático das pradarias mistas abrange terrenos sedimentares de diferentes idades, terrenos basálticos e pequenos setores de metamórficas inseridas no Escudo Uruguaio- Sul-riograndense (Serras de Sudeste) O relevo caracteriza-se por apresentar formas tubulares, levemente onduladas, em forma de colinas denominadas de coxilhas. O clima predominante é o subtropical, com chuvas bem distribuídas durante o ano todo, assemelhando-se aos Planaltos. A vegetação são de campos, onde dominam as herbáceas.É a continuação dos campos que ocorrem na Argentina e no Uruguai. Também conhecida como Campanha Gaúcha ou Pampa Gaúcho. A rede de drenagem é pequena e de modo geral é meândrica pela pouca declividade. Os rios pertencem a bacia do rio Uruguai. Os solos são pouco férteis, que para o cultivo exige adubação. Aparecem em determinados trecho paisagens típicas de regiões desérticas, intensificadas pelas atividades agropecuárias e as ventos frios constantes. Predominam as atividades criatórias de gado e nas grandes propriedades - as estâncias.Atualmente é uma área muito devastada, aparecendo alguns bosques nas nascentes dos rios.
 
7-  PANTANAL MATOGROSSENSE No Brasil, correspondem às planícies sedimentares inundáveis da depressão da bacia hidrográfica do rio Paraguai. São terrenos muito baixos que se estendem pelo Chaco paraguaio e se prolongam pelas planícies pampianas da América do Sul. A depressão do Pantanal formou-se, provavelmente, após a separação da antiga Gonwana e o soerguimento dos Andes, dando origem a bacia do rio Paraguai. Os pantanais ocorrem em clima tropical com temperatura elevadas e estação seca prolongada (mais quente novembro - dezembro) Florestas, cerrados, campinas higrófilas ocorrem em mosaicos habitados pela mais rica avifauna do planeta. É o paraíso faunístico da América do Sul.
 
CONSIDERAÇÕES FINAIS Diante da caracterização dos domínios morfoclimáticos brasileiros, podemos perceber sua relação com as grandes unidades de paisagem. Cada domínio morfoclimático possui uma característica mais marcante, no caso do Brasil é a fitogeografia vinculada fortemente a morfologia e ao clima. Dessa forma, não podemos deixar de associar as feições fisiográficas e ecológicas, que formam o conjunto morfoclimático, sua natureza, suas vinculações genéticas e suas implicações sócio-econômicas e regionais. A combinação da estrutura geológica, da ação fluvial e da ação climática resultam nas formas de relevo. Estes fatores, agiram de forma diferente, em se tratando da história geológica da Terra, chegando a um equilíbrio, que permitiu a ocorrência da vida do nosso planeta.  O clima atual não é o mesmo do passado, a sua ocorrência em outras épocas deixaram vestígios que estão presentes na superfície da terra. A ação do clima e do relevo combinados, em determinadas regiões pode ser denominados de PROCESSOS MORFOCLIMÁTICOS ou DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS. Assim, os DOMÍNIOS CLIMÁTICOS associados aos processos morfogenéticos classificam as regiões da Terra em DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS, que são famílias de formas de relevo associadas ao clima. Os elementos climáticos possuem papel importante sobre os processos morfogenéticos, ou seja, fazem parte da gênese, da estruturação e da e esculturação do relevo terrestre. A exploração irracional do ambiente preocupa os cientistas de todas as áreas. É necessário conhecer o ambientes físico, saber como eles funcionam e se organizam, para explorá-los de uma forma sustentável.

Más contenido relacionado

La actualidad más candente

Jurandyr Ross e a classificação do relevo brasileiro; Os principais tipos de...
Jurandyr Ross e a classificação do relevo brasileiro;  Os principais tipos de...Jurandyr Ross e a classificação do relevo brasileiro;  Os principais tipos de...
Jurandyr Ross e a classificação do relevo brasileiro; Os principais tipos de...Ronaldo Mello
 
Dominio Caatinga
Dominio Caatinga Dominio Caatinga
Dominio Caatinga Laguat
 
Trab. de geografia
Trab. de geografiaTrab. de geografia
Trab. de geografiaAnaTajes
 
Domínio morfoclimático [recuperado]
Domínio morfoclimático [recuperado]Domínio morfoclimático [recuperado]
Domínio morfoclimático [recuperado]Isabel Vitória
 
Os domínios morfoclimáticos
Os domínios morfoclimáticosOs domínios morfoclimáticos
Os domínios morfoclimáticosRosemildo Lima
 
Dominio Araucarias
Dominio Araucarias Dominio Araucarias
Dominio Araucarias Laguat
 
Geografia do brasil relevo, clima, vegetação, hidrografia e fusos horários-pm ba
Geografia do brasil relevo, clima, vegetação, hidrografia e fusos horários-pm baGeografia do brasil relevo, clima, vegetação, hidrografia e fusos horários-pm ba
Geografia do brasil relevo, clima, vegetação, hidrografia e fusos horários-pm baNilberte
 
Prof Demétrio Melo - Brasil: Domínios Morfoclimáticos
Prof Demétrio Melo - Brasil: Domínios MorfoclimáticosProf Demétrio Melo - Brasil: Domínios Morfoclimáticos
Prof Demétrio Melo - Brasil: Domínios MorfoclimáticosDeto - Geografia
 
Domínios Morfoclimáticos do Brasil
Domínios Morfoclimáticos do BrasilDomínios Morfoclimáticos do Brasil
Domínios Morfoclimáticos do BrasilRogério Bartilotti
 
Demétrio melo domínios brasileiros
Demétrio melo domínios brasileirosDemétrio melo domínios brasileiros
Demétrio melo domínios brasileirosDeto - Geografia
 
Domínios morfoclimático - Araucária
Domínios morfoclimático - AraucáriaDomínios morfoclimático - Araucária
Domínios morfoclimático - AraucáriaVera Santos
 
GEOGRAFIA DO BRASIL
GEOGRAFIA DO BRASILGEOGRAFIA DO BRASIL
GEOGRAFIA DO BRASILBruno Lima
 
Geografia do Brasil - Relevo e vegetação - [www.gondim.net]
Geografia do Brasil - Relevo e vegetação - [www.gondim.net]Geografia do Brasil - Relevo e vegetação - [www.gondim.net]
Geografia do Brasil - Relevo e vegetação - [www.gondim.net]Marco Aurélio Gondim
 
Dominios Climatobotanicos-Brasileiros
Dominios Climatobotanicos-BrasileirosDominios Climatobotanicos-Brasileiros
Dominios Climatobotanicos-BrasileirosStéfano Silveira
 
Potencialidades e limitações dos grandes domínios naturais do Semi-árido
Potencialidades e limitações dos grandes domínios naturais do Semi-áridoPotencialidades e limitações dos grandes domínios naturais do Semi-árido
Potencialidades e limitações dos grandes domínios naturais do Semi-áridoIcaro Oliveira
 
Geografia do brasil o espaço brasileiro
Geografia do brasil o espaço brasileiroGeografia do brasil o espaço brasileiro
Geografia do brasil o espaço brasileiroelrey1000
 

La actualidad más candente (20)

Paisagens naturais brasileiras
Paisagens naturais brasileirasPaisagens naturais brasileiras
Paisagens naturais brasileiras
 
Jurandyr Ross e a classificação do relevo brasileiro; Os principais tipos de...
Jurandyr Ross e a classificação do relevo brasileiro;  Os principais tipos de...Jurandyr Ross e a classificação do relevo brasileiro;  Os principais tipos de...
Jurandyr Ross e a classificação do relevo brasileiro; Os principais tipos de...
 
Dominio Caatinga
Dominio Caatinga Dominio Caatinga
Dominio Caatinga
 
Trab. de geografia
Trab. de geografiaTrab. de geografia
Trab. de geografia
 
Domínio morfoclimático [recuperado]
Domínio morfoclimático [recuperado]Domínio morfoclimático [recuperado]
Domínio morfoclimático [recuperado]
 
Domínio dos Mares de Morros
Domínio dos Mares de MorrosDomínio dos Mares de Morros
Domínio dos Mares de Morros
 
Os domínios morfoclimáticos
Os domínios morfoclimáticosOs domínios morfoclimáticos
Os domínios morfoclimáticos
 
Dominio Araucarias
Dominio Araucarias Dominio Araucarias
Dominio Araucarias
 
Geografia do brasil relevo, clima, vegetação, hidrografia e fusos horários-pm ba
Geografia do brasil relevo, clima, vegetação, hidrografia e fusos horários-pm baGeografia do brasil relevo, clima, vegetação, hidrografia e fusos horários-pm ba
Geografia do brasil relevo, clima, vegetação, hidrografia e fusos horários-pm ba
 
Prof Demétrio Melo - Brasil: Domínios Morfoclimáticos
Prof Demétrio Melo - Brasil: Domínios MorfoclimáticosProf Demétrio Melo - Brasil: Domínios Morfoclimáticos
Prof Demétrio Melo - Brasil: Domínios Morfoclimáticos
 
Solos Da AmazôNia (Pedologia)
Solos Da AmazôNia (Pedologia)Solos Da AmazôNia (Pedologia)
Solos Da AmazôNia (Pedologia)
 
Domínios Morfoclimáticos do Brasil
Domínios Morfoclimáticos do BrasilDomínios Morfoclimáticos do Brasil
Domínios Morfoclimáticos do Brasil
 
Demétrio melo domínios brasileiros
Demétrio melo domínios brasileirosDemétrio melo domínios brasileiros
Demétrio melo domínios brasileiros
 
Domínios morfoclimático - Araucária
Domínios morfoclimático - AraucáriaDomínios morfoclimático - Araucária
Domínios morfoclimático - Araucária
 
GEOGRAFIA DO BRASIL
GEOGRAFIA DO BRASILGEOGRAFIA DO BRASIL
GEOGRAFIA DO BRASIL
 
Formações vegetais
Formações vegetaisFormações vegetais
Formações vegetais
 
Geografia do Brasil - Relevo e vegetação - [www.gondim.net]
Geografia do Brasil - Relevo e vegetação - [www.gondim.net]Geografia do Brasil - Relevo e vegetação - [www.gondim.net]
Geografia do Brasil - Relevo e vegetação - [www.gondim.net]
 
Dominios Climatobotanicos-Brasileiros
Dominios Climatobotanicos-BrasileirosDominios Climatobotanicos-Brasileiros
Dominios Climatobotanicos-Brasileiros
 
Potencialidades e limitações dos grandes domínios naturais do Semi-árido
Potencialidades e limitações dos grandes domínios naturais do Semi-áridoPotencialidades e limitações dos grandes domínios naturais do Semi-árido
Potencialidades e limitações dos grandes domínios naturais do Semi-árido
 
Geografia do brasil o espaço brasileiro
Geografia do brasil o espaço brasileiroGeografia do brasil o espaço brasileiro
Geografia do brasil o espaço brasileiro
 

Destacado

Panpas ou pradarias
Panpas ou pradariasPanpas ou pradarias
Panpas ou pradariasrogerwdd
 
Restinga - Rio Grande do Norte
Restinga - Rio Grande do NorteRestinga - Rio Grande do Norte
Restinga - Rio Grande do NorteÉlica Dias
 
As consequências do Desmatamento da Amazônia
As consequências do Desmatamento da AmazôniaAs consequências do Desmatamento da Amazônia
As consequências do Desmatamento da AmazôniaThalita Maciel de Melo
 
Desmatamento Amazonia
Desmatamento AmazoniaDesmatamento Amazonia
Desmatamento Amazoniacleusamoreira
 
Desmatamento na Amazonia
Desmatamento na AmazoniaDesmatamento na Amazonia
Desmatamento na Amazoniatreinamentouea
 
GEO PSC1 - Vegetação na Amazônia
GEO PSC1 - Vegetação na AmazôniaGEO PSC1 - Vegetação na Amazônia
GEO PSC1 - Vegetação na AmazôniaDiego Lopes
 
Restinga - nacional
Restinga - nacional Restinga - nacional
Restinga - nacional Élica Dias
 
Apresentação Restinga
Apresentação RestingaApresentação Restinga
Apresentação RestingaJade
 
Bioma Restinga
Bioma   RestingaBioma   Restinga
Bioma RestingaJade
 
Floresta amazônica
Floresta amazônicaFloresta amazônica
Floresta amazônicadela28
 
Queimadas e desmatamentos
Queimadas e desmatamentosQueimadas e desmatamentos
Queimadas e desmatamentosThiago Souza
 
Floresta amazônica e a mata atlântica slide do 5º ano
Floresta amazônica e a mata atlântica slide do 5º anoFloresta amazônica e a mata atlântica slide do 5º ano
Floresta amazônica e a mata atlântica slide do 5º anoVaniacalmeida
 
Desmatamentos e queimadas
Desmatamentos e queimadasDesmatamentos e queimadas
Desmatamentos e queimadasJean Carvalho
 
O Desmatamento
O DesmatamentoO Desmatamento
O Desmatamentobiodeise
 

Destacado (20)

Panpas ou pradarias
Panpas ou pradariasPanpas ou pradarias
Panpas ou pradarias
 
Vegetação e hidrografia
Vegetação e hidrografiaVegetação e hidrografia
Vegetação e hidrografia
 
App Restingas
App RestingasApp Restingas
App Restingas
 
Desmatamento na amazônia
Desmatamento na amazôniaDesmatamento na amazônia
Desmatamento na amazônia
 
Restinga - Rio Grande do Norte
Restinga - Rio Grande do NorteRestinga - Rio Grande do Norte
Restinga - Rio Grande do Norte
 
As consequências do Desmatamento da Amazônia
As consequências do Desmatamento da AmazôniaAs consequências do Desmatamento da Amazônia
As consequências do Desmatamento da Amazônia
 
Amazonia
AmazoniaAmazonia
Amazonia
 
Desmatamento Amazonia
Desmatamento AmazoniaDesmatamento Amazonia
Desmatamento Amazonia
 
Desmatamento na Amazonia
Desmatamento na AmazoniaDesmatamento na Amazonia
Desmatamento na Amazonia
 
GEO PSC1 - Vegetação na Amazônia
GEO PSC1 - Vegetação na AmazôniaGEO PSC1 - Vegetação na Amazônia
GEO PSC1 - Vegetação na Amazônia
 
Restinga - nacional
Restinga - nacional Restinga - nacional
Restinga - nacional
 
Apresentação Restinga
Apresentação RestingaApresentação Restinga
Apresentação Restinga
 
Floresta amazônica 1 B
Floresta amazônica 1 BFloresta amazônica 1 B
Floresta amazônica 1 B
 
Bioma Restinga
Bioma   RestingaBioma   Restinga
Bioma Restinga
 
Floresta amazônica
Floresta amazônicaFloresta amazônica
Floresta amazônica
 
Queimadas e desmatamentos
Queimadas e desmatamentosQueimadas e desmatamentos
Queimadas e desmatamentos
 
Desmatamento
DesmatamentoDesmatamento
Desmatamento
 
Floresta amazônica e a mata atlântica slide do 5º ano
Floresta amazônica e a mata atlântica slide do 5º anoFloresta amazônica e a mata atlântica slide do 5º ano
Floresta amazônica e a mata atlântica slide do 5º ano
 
Desmatamentos e queimadas
Desmatamentos e queimadasDesmatamentos e queimadas
Desmatamentos e queimadas
 
O Desmatamento
O DesmatamentoO Desmatamento
O Desmatamento
 

Similar a Domínios Morfoclimáticos do Brasil

Domínios morfoclimáticos
Domínios morfoclimáticosDomínios morfoclimáticos
Domínios morfoclimáticosprofleofonseca
 
Formacoes Vegetais B Rasil Bruno Aula 2
Formacoes Vegetais B Rasil Bruno Aula 2Formacoes Vegetais B Rasil Bruno Aula 2
Formacoes Vegetais B Rasil Bruno Aula 2Bruno Emidio
 
DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS. Quql a diferença entre Bioma e Domínio Morfoclimático
DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS. Quql a diferença entre Bioma e Domínio MorfoclimáticoDOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS. Quql a diferença entre Bioma e Domínio Morfoclimático
DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS. Quql a diferença entre Bioma e Domínio MorfoclimáticoSlviaVieira13
 
Domínios morfloclimáticos brasileiros
Domínios morfloclimáticos brasileirosDomínios morfloclimáticos brasileiros
Domínios morfloclimáticos brasileirosYsla Mayara Tavares
 
Aula 05 vegetação do brasil e hidrografia
Aula 05   vegetação do brasil e hidrografiaAula 05   vegetação do brasil e hidrografia
Aula 05 vegetação do brasil e hidrografiaJonatas Carlos
 
Cobertura vegetalbrasil
Cobertura vegetalbrasilCobertura vegetalbrasil
Cobertura vegetalbrasilrdbtava
 
Paisagens naturais brasileiras_e_expressãµes_culturais_regionais[1]
Paisagens naturais brasileiras_e_expressãµes_culturais_regionais[1]Paisagens naturais brasileiras_e_expressãµes_culturais_regionais[1]
Paisagens naturais brasileiras_e_expressãµes_culturais_regionais[1]Nery Costa
 
Fauna e flora brasileira, os descaminhos que passam
Fauna e flora brasileira, os descaminhos que passamFauna e flora brasileira, os descaminhos que passam
Fauna e flora brasileira, os descaminhos que passamAngelo Pcnp Tec Caieiras
 
Dominios climatobotanicos-brasileiros
Dominios climatobotanicos-brasileirosDominios climatobotanicos-brasileiros
Dominios climatobotanicos-brasileirosMarcelo Nascimento
 
Brasildomniosmorfoclimticos 120820152533-phpapp02 (1)
Brasildomniosmorfoclimticos 120820152533-phpapp02 (1)Brasildomniosmorfoclimticos 120820152533-phpapp02 (1)
Brasildomniosmorfoclimticos 120820152533-phpapp02 (1)JANAINAIARANASCIMENT
 
Brasil – domínios morfoclimáticos
Brasil – domínios morfoclimáticosBrasil – domínios morfoclimáticos
Brasil – domínios morfoclimáticosProfessor
 
Geografia (21ª atividade) 3º ano
Geografia (21ª atividade)   3º anoGeografia (21ª atividade)   3º ano
Geografia (21ª atividade) 3º anoTales Felix
 

Similar a Domínios Morfoclimáticos do Brasil (20)

Aula biomas.ppt
Aula biomas.pptAula biomas.ppt
Aula biomas.ppt
 
Domínios morfoclimáticos
Domínios morfoclimáticosDomínios morfoclimáticos
Domínios morfoclimáticos
 
Formacoes Vegetais B Rasil Bruno Aula 2
Formacoes Vegetais B Rasil Bruno Aula 2Formacoes Vegetais B Rasil Bruno Aula 2
Formacoes Vegetais B Rasil Bruno Aula 2
 
DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS. Quql a diferença entre Bioma e Domínio Morfoclimático
DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS. Quql a diferença entre Bioma e Domínio MorfoclimáticoDOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS. Quql a diferença entre Bioma e Domínio Morfoclimático
DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS. Quql a diferença entre Bioma e Domínio Morfoclimático
 
Domínios morfloclimáticos brasileiros
Domínios morfloclimáticos brasileirosDomínios morfloclimáticos brasileiros
Domínios morfloclimáticos brasileiros
 
Paisagens vegetais do brasil
Paisagens vegetais do brasil Paisagens vegetais do brasil
Paisagens vegetais do brasil
 
Aula 05 vegetação do brasil e hidrografia
Aula 05   vegetação do brasil e hidrografiaAula 05   vegetação do brasil e hidrografia
Aula 05 vegetação do brasil e hidrografia
 
Cobertura vegetalbrasil
Cobertura vegetalbrasilCobertura vegetalbrasil
Cobertura vegetalbrasil
 
Paisagens naturais brasileiras_e_expressãµes_culturais_regionais[1]
Paisagens naturais brasileiras_e_expressãµes_culturais_regionais[1]Paisagens naturais brasileiras_e_expressãµes_culturais_regionais[1]
Paisagens naturais brasileiras_e_expressãµes_culturais_regionais[1]
 
Fauna e flora brasileira, os descaminhos que passam
Fauna e flora brasileira, os descaminhos que passamFauna e flora brasileira, os descaminhos que passam
Fauna e flora brasileira, os descaminhos que passam
 
Vegetacao
VegetacaoVegetacao
Vegetacao
 
Dominios climatobotanicos-brasileiros
Dominios climatobotanicos-brasileirosDominios climatobotanicos-brasileiros
Dominios climatobotanicos-brasileiros
 
Brasildomniosmorfoclimticos 120820152533-phpapp02 (1)
Brasildomniosmorfoclimticos 120820152533-phpapp02 (1)Brasildomniosmorfoclimticos 120820152533-phpapp02 (1)
Brasildomniosmorfoclimticos 120820152533-phpapp02 (1)
 
Geografia do brasil
Geografia do brasilGeografia do brasil
Geografia do brasil
 
Brasil – domínios morfoclimáticos
Brasil – domínios morfoclimáticosBrasil – domínios morfoclimáticos
Brasil – domínios morfoclimáticos
 
Geografia (21ª atividade) 3º ano
Geografia (21ª atividade)   3º anoGeografia (21ª atividade)   3º ano
Geografia (21ª atividade) 3º ano
 
Biomas do mundo e do brasil
Biomas do mundo e do brasilBiomas do mundo e do brasil
Biomas do mundo e do brasil
 
Biomas do mundo e do brasil
Biomas do mundo e do brasilBiomas do mundo e do brasil
Biomas do mundo e do brasil
 
Biomas do brasil
Biomas do brasilBiomas do brasil
Biomas do brasil
 
Ecossistemas Amazônicos
Ecossistemas AmazônicosEcossistemas Amazônicos
Ecossistemas Amazônicos
 

Domínios Morfoclimáticos do Brasil

  • 1. Paisagem de Interesse Turístico Elementos Físicos- naturais Prof.Nara Santos- UFPel
  • 2. Caracterização Física do Brasil Ecossistema : é o conjunto de seres vivos e de fatores ambientais de determinada área que interagem em equilíbrio, realizando trocas de energia e de matéria; Biomas : são ecossistemas que atingiram o grau máximo de adaptação às condições ambientais de uma área; Diversidade e semelhanças da paisagem natural: elementos definidores A primeira dificuldade quando se pretende dividir um território em paisagens naturais é que os limites dos seus elementos em geral não coincidem. Domínio: conjunto natural em que há interação entre os elementos e um deles – relevo,clima ou vegetação – é determinante. Domínios Morfoclimáticos (morfo =forma (relevo); climático=clima) Ou paisagem natural - importância dessas variáveis na formação de cada conjunto. Podemos entender domínio morfoclimático como “um conjunto espacial de certa ordem de grandeza territorial, de centenas de milhares a milhões de Km2 de área, onde existam semelhanças de formas de relevo, tipos de solos, formações vegetais e condições climático-hidrológicas (AB’SABER: 1975).”
  • 3. OS DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS apresentam áreas homogêneas centrais ( áreas core) com extensas faixas de transição entre si, nas quais se distribuem formações vegetais mistas. “ Os domínios morfoclimáticos brasileiros não apresentam uma distribuição zonal. O que define cada um deles é um conjunto de variáveis semelhantes cuja distribuição pode ser azonal”.Pelo conceito de Ab’Saber, um domínio tem dimensão temporal, isto é, não depende apenas do clima atual, como também, dos “efeitos acumulados dos climas do passado”. DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS DO BRASIL  CONTI e FURLAN (1995) - essa classificação associa a FITOGEOGRAFIA DO BRASIL: 1 OS DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS E FITOGEOGRAFIA DO BRASIL: 1.1 AS TERRAS BAIXAS FLORESTADAS DA AMAZÔNIA 1.2 AS FLORESTAS COSTEIRAS 1.3 AS DEPRESSÕES INTERPLANÁLTICAS E SEMI-ÁRIDAS DO NORDESTE ( Caatinga, Agreste e Campos Secos) 1.4 CHAPADÕES COBERTOS POR CERRADOS E PENETRADOS POR FLORESTAS DE GALERIA 1.5 PLANALTOS DE ARAUCÁRIA E MATA SUBTROPICAL 1.6 REGIÃO GAÚCHA DE COXILHAS E PRADARIAS MISTAS 1.7 PANTANAL MATOGROSSENSE
  • 4. 1- AS TERRAS BAIXAS FLORESTADAS DA AMAZÔNIA A Amazônia representa a maior extensão de florestas tropicais-úmidas contínuas do mundo e já se tornou centro de atenção dos ambientalistas desde o século passado. A Amazônia é uma grande bacia hidrográfica que se estende da cordilheira andina e avança por todo o norte do Brasil e se constitui num mosaico de formações vegetais. Ela se formou a 420 milhões de anos, na era paleozóica. O clima da Amazônia é quente e as temperaturas são regulares durante o dia e o ano todo. Não há variação climáticas por altitude(exceção à região andina). As precipitações são levadas favorecendo a pujança da vegetação amazônica. Área zonal ao longo do Equador, ampliando do lado ocidental; - Área de mais de 2 milhões de Km2. Drenagem: “traço que caracteriza esse domínio” - rio em variedade de águas perenes, com rios negros, brancos e de águas cristalinas; - complexa rede de canais, lagos e lagunas que drenam dos Andes, das Guianas e do Brasil Central Formas de relevo: - tabuleiros - morros baixos em formas de meia laranja (mamelonares) nas áreas onde afloram os terraços cristalinos; - terraços com cascalhos e formação de laterita.
  • 5. Compreende as planícies inundavéis da Amazônia, que divide-se: a) TERRA FIRME - ocupam as terras mais altas, em 90% do total da bacia amazônica, as árvores são altas (60-65m), carregadas de cipós, compactas, perinifólias e higrófilas. - nas copas formam um dossel que retém 95% dos raios de sol, - exemplos: castanha-do-pará, cedro, palmeiras, acapu, etc; - no meio da floresta aparecem campos e a “caatinga”amazônica, próximos a Boa Vista, e no Amapá as campinaranas (gramíneas)
  • 6. Matas de Terra Firme Situadas em terras altas, distantes dos rios, sujeitas a alterações. São formadas por árvores alongadas e finas, apresentando espécies como a castanha-do-pará, o cacaueiro e as palmeiras. Possuem grande quantidade de espécies de madeira de alto valor econômico .
  • 7.
  • 8. Emergentes: árvores mais altas adaptadas a maiores intensidades luminosas. (30m a 50 m de altura)
  • 9. Dossel (abóbada): maioria das árvores altas, com grande epifitismo (lianas, orquídeas, bromélias e samambaias). (25 m a 30m de altura)
  • 10.
  • 11. Matas de Várzea: são próprias das áreas periodicamente inundadas pelas cheias dos rios. Apresentam maior variedade de espécies. É o habitat da seringueira e das palmáceas.
  • 12.
  • 13. Matas de Igapós: s ituam-se em áreas baixas, próximas ao leito dos rios, permanecendo inundadas durante quase o ano todo. As árvores são altas, com raízes adaptadas às regiões alagadas. A vitória-régia é muito comum nestas matas.
  • 14. 2 - AS FLORESTAS COSTEIRAS (MATA ATLÂNTICA) Esse domínio corresponde ao Domínio dos “mares de morros”florestados de Aziz Ab’Saber (1975). Características: - predomínio de rochas magmáticas e matamórficas derivadas do granito, como o gnaisse, que sofrem a atuação do clima tropical (quente e bastante úmido), tomando formas de morros arredondados que se assemelham a meias-laranjas. - onde houve o derrame de lavas basálticas, tem-se solo de terra roxa; Essas florestas ocorriam ao longo das costas brasileiras acompanhando as montanhas desde o Nordeste (RN) até o RS, adentrando pelo interior da Bahia, MG e SP. A devastação das matas pela ocupação humana, deixou restringida sua área à região das serras do Mar e da Mantiqueira, no SE do Brasil. De cerca de 1,1 milhão de km2; hoje não chega a 5% desse total. Foram substituídas pela cana-de-açucar no NE, e café no Sul. Também pela urbanização e industrialização, que exigiram a extração de madeiras de extensas áreas. Hoje a floresta sede lugar ao turismo predatório, principalmente nas planícies litorâneas, onde além das matas de baixadas também vêm sendo destruídas as restingas e os manguezais (ecossistemas associados à Mata Atlântica).
  • 15.
  • 18. Plantas da Mata Atlântica bromélias Heliconia
  • 19.  
  • 20. 3 - AS DEPRESSÕES INTERPLANÁLTICAS E SEMI-ÁRIDAS DO NORDESTE ( Caatinga, Agreste e Campos Secos) São matas secas, abertas, deciduais, que se desenvolvem em clima cuja estação de chuvas é bem marcada e o volume atual está abaixo de 700mm. Mas a falta de água não é constante em toda a região. As caatingas são um mosaico de vegetações, formando uma diagonal que separa a floresta tropical da Amazônia a noroeste e a Mata Atlântica a leste. A baixa pluviosidade, está associada aos fortes ventos alísios, que não trazem umidade para a região, influenciando na forte evaporação. A Caatinga A vegetação da Caatinga é uma mata seca adaptada ao clima seco. São plantas xeromórficas, possuem tecidos para reter a água. Possui várias espécies e se dá sobre solos férteis (litossolos). Podemos distinguir a caatinga de mata seca e de campos: Exemplos: juazeiro, palmeira, angico, etc
  • 21.  
  • 22.  
  • 23.
  • 24.
  • 25. Visão da Caatinga na Época de Chuva
  • 26. O Agreste : O Agreste transita para matas pluviais costeiras de elevações nos sopés dos morros. De matas poucos densas, o Agreste possui árvores e folhas grandes, que ocorrem sobre solos pedregosos e arenosos, com pouco desenvolvimento de húmus. São bosques com árvores tortuosas que não formam dossel. O Agreste também perde a folhagem durante a seca Vegetação de Campos Secos das Chapadas As chapadas se estendem por grandes áreas da região das Caatingas. São planaltos de grandes extensões de campos xeromórficos, predominando os arbustos e as herbáceas. As gramíneas recobrem o solo pedregoso. As cactáceas estão presentes e a região em que elas predominam é o Sertão do Seridó.
  • 27.  
  • 28.  
  • 29.  
  • 30.
  • 31.  
  • 32. 5 - PLANALTOS DE ARAUCÁRIA E MATA SUBTROPICAL Compreendem as terras altas dos planaltos e serras do sul do Brasil, nos Estados do RJ, RS, SC, PR e SP, dos remanescentes de floresta de coníferas do Brasil: as florestas de Araucárias. Coincide com o setor do Planalto Meridional brasileiro. São planaltos de altitudes médias entre 800 e 1 300m, revestidos por bosques de Araucárias de diferentes densidades e dimensões, incluindo mosaicos de pradarias mistas; As matas de Araucárias ocorrem em transição com as matas subtropicais nas regiões mais baixas do relevo. Características da floresta: - As florestas de Araucárias ocorrem em solos férteis, sob climas de temperaturas moderadas a baixas no inverno (17 e 19ºC), dependendo d atuação das massas de ar polares, pode haver geadas e queda de neve no inverno. Mas são matas de climas úmidos, a precipitação sempre está acima de 1400mm anuais; - O limite inferior do bosque está a 500-600m de altitude, no sul do País, na serra da Mantiqueira acima de 1 200m.
  • 33.  
  • 34. 6- REGIÃO GAÚCHA DE COXILHAS E PRADARIAS MISTAS O Brasil possui várias extensões de campos que se diferem pelo tipo de solo, clima e relevo. No entanto a maior extensão ocorre no Rio grande do Sul. Ocupam a porção sudoeste do Rio Grande do Sul, são os campos naturais de gramíneas do interior e formações herbáceas, com extensos banhados ao redor de lagos e lagunas na região costeira. O domínio morfoclimático das pradarias mistas abrange terrenos sedimentares de diferentes idades, terrenos basálticos e pequenos setores de metamórficas inseridas no Escudo Uruguaio- Sul-riograndense (Serras de Sudeste) O relevo caracteriza-se por apresentar formas tubulares, levemente onduladas, em forma de colinas denominadas de coxilhas. O clima predominante é o subtropical, com chuvas bem distribuídas durante o ano todo, assemelhando-se aos Planaltos. A vegetação são de campos, onde dominam as herbáceas.É a continuação dos campos que ocorrem na Argentina e no Uruguai. Também conhecida como Campanha Gaúcha ou Pampa Gaúcho. A rede de drenagem é pequena e de modo geral é meândrica pela pouca declividade. Os rios pertencem a bacia do rio Uruguai. Os solos são pouco férteis, que para o cultivo exige adubação. Aparecem em determinados trecho paisagens típicas de regiões desérticas, intensificadas pelas atividades agropecuárias e as ventos frios constantes. Predominam as atividades criatórias de gado e nas grandes propriedades - as estâncias.Atualmente é uma área muito devastada, aparecendo alguns bosques nas nascentes dos rios.
  • 35.  
  • 36. 7- PANTANAL MATOGROSSENSE No Brasil, correspondem às planícies sedimentares inundáveis da depressão da bacia hidrográfica do rio Paraguai. São terrenos muito baixos que se estendem pelo Chaco paraguaio e se prolongam pelas planícies pampianas da América do Sul. A depressão do Pantanal formou-se, provavelmente, após a separação da antiga Gonwana e o soerguimento dos Andes, dando origem a bacia do rio Paraguai. Os pantanais ocorrem em clima tropical com temperatura elevadas e estação seca prolongada (mais quente novembro - dezembro) Florestas, cerrados, campinas higrófilas ocorrem em mosaicos habitados pela mais rica avifauna do planeta. É o paraíso faunístico da América do Sul.
  • 37.  
  • 38. CONSIDERAÇÕES FINAIS Diante da caracterização dos domínios morfoclimáticos brasileiros, podemos perceber sua relação com as grandes unidades de paisagem. Cada domínio morfoclimático possui uma característica mais marcante, no caso do Brasil é a fitogeografia vinculada fortemente a morfologia e ao clima. Dessa forma, não podemos deixar de associar as feições fisiográficas e ecológicas, que formam o conjunto morfoclimático, sua natureza, suas vinculações genéticas e suas implicações sócio-econômicas e regionais. A combinação da estrutura geológica, da ação fluvial e da ação climática resultam nas formas de relevo. Estes fatores, agiram de forma diferente, em se tratando da história geológica da Terra, chegando a um equilíbrio, que permitiu a ocorrência da vida do nosso planeta. O clima atual não é o mesmo do passado, a sua ocorrência em outras épocas deixaram vestígios que estão presentes na superfície da terra. A ação do clima e do relevo combinados, em determinadas regiões pode ser denominados de PROCESSOS MORFOCLIMÁTICOS ou DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS. Assim, os DOMÍNIOS CLIMÁTICOS associados aos processos morfogenéticos classificam as regiões da Terra em DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS, que são famílias de formas de relevo associadas ao clima. Os elementos climáticos possuem papel importante sobre os processos morfogenéticos, ou seja, fazem parte da gênese, da estruturação e da e esculturação do relevo terrestre. A exploração irracional do ambiente preocupa os cientistas de todas as áreas. É necessário conhecer o ambientes físico, saber como eles funcionam e se organizam, para explorá-los de uma forma sustentável.