SlideShare una empresa de Scribd logo
1 de 11
Comer sem pressa, conforme a  sabedoria  oriental e os especialistas ocidentais pode ser o caminho para a magreza constante. Além de prejudicar a digestão, engolir a comida sem mastigar direito também pode agravar o problema para os que já  apresentam   TENDÊNCIA  a engordar, o que a  princípio  depende do que se come. A mastigação lenta permite que as enzimas digestivas tenham mais tempo para metabolizar os alimentos.
A saliva é bem mais do que um mero lubrificante para fazer descer os alimentos pelo tubo digestivo. A mastigação é a primeira fase da digestão, a trituração mecânica dos alimentos, em que eles recebem uma carga de digestivos pela saliva.  O processo é fundamental também por um motivo óbvio: quanto mais tempo leva a mastigação, mais tempo terá o alimento a gotejar liqüefeito no estômago. Isso dá tempo ao cérebro de receber o estímulo e enviar sua mensagem de saciedade – o que leva um mínimo de 15 minutos. Quem come devagar também quase nunca passa do primeiro prato, dificilmente repete. Além disso,o estômago prepara melhor os nutrientes para absorção pelo intestino delgado. Outro desconforto que evitamos ao mastigarmos  melhor:DIMINUIÇÃO DOS GASES.LEMBRE-SE VOCE NÃO TEM DENTE NO ESTÔMAGO!
Enquanto  isso,lá no cérebro........... Quando comemos, hormônios do estômago mandam um sinal para o hipotálamo no cérebro (o hipotálamo é a parte do cérebro que controla o apetite). Quando o estômago está na medida, o hipotálamo sinaliza, e a saciedade vem através de outro hormônio. Se mastigamos ,engolimos depressa demais,enchemos demais o estômago antes da mensagem mesentérica.Não sobrará espaço hábil,para que o estômago movimente-se triturando o alimento.Há também o desequilíbrio hormonal.Essa medida,esse espaço é essencial para que o ácido também se delimite a ficar restrito ao estômago,caso contrário promoverá refluxo esofagiano.Mastigando devagar,o hipotálamo detecta  através dos  hormônios,ainda com baixos níveis de ingestão a saciedade.Você come menos e aproveita mais e ingere menos calorias . ASSIM COMO VOCÊ,SEU ESTÔMAGO, TAMBÉM PRECISA DE ESPAÇO! NÃO O VIOLENTE!
Cabe ao intestino selecionar o que deve ou não ser aproveitado pelo organismo. Com o alimento adequadamente mastigado, esta seleção se faz de forma mais apropriada. Mal mastigados, ao contrário, terminam sendo mal selecionados e o organismo absorve errado,deixando retornar pelas vilosidades(poros dilatados)gorduras e radicais livres através da água que ele devolve ao organismo.Ou acaba por eliminar nutrientes que deveriam ser absorvidos.
SBH(Soc.Brasileira de Hipertensão): precisamos de bem menos: 2,5g/dia, quantidade encontrada nos próprios alimentos. Cada grama de sal tem 0,4g de sódio. Mas, além do sódio,adicionamos  também o cloreto e a bola da vez”O  GLUTAMATO MONOSSÓDICO”.Todos são sais e esse último...... O aditivo glutamato além de ser um hipertensor mais potente que o sódio e o cloreto,não é aversivo ao paladar.A língua na presença do sal, reage de forma automática informando para o cérebro que deve ir com cuidado .O Glutamato inibe essa defesa neuronal e o indivíduo acaba por ingerir dosagens que não seriam viavéis nem em um mês.O Sal  puxa a água e desidrata a língua.O indivíduo beberá mais água durante a refeição.A consequência disso é o ph do ácido clorídrico alterado.Um exemplo: coloque água  no vinagre.A acidez diminui?Assim ocorrerá com o estômago,a acidez estará alterada e terá dificuldades na digestão.E o estômago estufado
Outro efeito maravilhoso da mastigação é o exercício  facial  que promovemos.A Irrigação de todos os muscúlos e o fortalecimento dos mesmos acontece.Propiciando uma expressão menos flácida e opaca,pois a irrigação sanguínea alimenta toda a vascularização circular.
As primeiras glândulas são as que estão na cavidade oral  ( glândulas salivares) . A saliva produzida por essas glândulas , contém uma enzima que inicia o processo da digestão , agindo sobre o amido presente nos alimentos degradando-o a moléculas menores. Os amidos são açucares complexos.Células grandes,que fermentam e na maior parte das vezes trazem consigo o GLÚTEN que já apresenta uma digestão dificil de até 26 horas dentro de seu intestino.Aderido às paredes intestinais como um chicletes é uma das causas da alta permeabilidade intestinal,que tem como consequência a OBESIDADE.MASTIGAR. É importante!
TIPOS DE SALIVA Serosa Mucosa Mista SEROSA  - É a saliva rica em albuminóides , sendo por isso também chamada de  saliva   albuminosa  . Atua preponderantemente na mastigação dos alimentos. MUCOSA -É a saliva rica em glicoproteínas tais como mucina. Atua preponderantemente na gustação e deglutição (vai lhe ajudar a engolir) MISTA - É a saliva que ou tem mais albumina do que mucina (seromucosa) ou mais mucina do que albuminóides (mucosserosa) . Tem ação importante tanto na mastigação dos alimentos como na gustação e deglutição .Contém outros componentes como:fluído gengival,células descamativas,e produtos bacterianos. Possuem proteínas  estruturais  ( mucinas , estaterrina , aglutininas , lactoferrina , gustina e sialina ) ,  enzimáticas  ( amilase , fosfatase ácida , estearase , lisozima , peroxidase, anidrase carbônica e calicreína ) e  imunológicas  ( imunoglobulinas , IgA salivar ou imunoglobulinas secretoras), e irão orientar sua digestão e absorção funcional.MASTIGUE BEM!
ESTE HÁBITO TEM DE VIR JUNTO!!!! Esta imagem microscópia mostra a língua com resíduos alimentares,que com o passar do tempo irão fermentar e emitir ao cérebro mensagens de fome e da presença de bactérias próprias dos períodos alimentares.Assim como ocorre quando o cheiro de alimento sendo feito é forte e o olfato avisa da presença do alimento,a gustação também desencadeará esse processo.Fazendo com que apareça  aquela fome   ‘DE NÃO SEI O QUÊ! É importante  que após sua alimentação e boa escovação dos dentes,e escovação da língua,use após a operação um enxaguatório  que potencializa essa desconexão de sinais.Esse promoverá por mais tempo a assepsia oral que prolonga  a sensação de saciedade. Uma boa observação: como é o sabor de uma mexerica após a escovação?Pois é.Horrível não é mesmo?O cérebro rejeita....
Não faça as refeições a frente da televisão ; evite ambientes ruidosos ; não leia jornal comendo; preste atenção se está  utilizando todos os dentes na mastigação; Não permaneça com os talheres à mão durante a mastigação; Não misture água ou qualquer líquido  ao mastigado; Evite pensar nos compromissos assumidos após a refeição  ou problemas.Eles continuarão lá...Pelo ao menos esse tempo é seu!
A boa mastigação associada à qualidade dos alimentos que consumimos diariamente é fundamental na nutrição do cérebro, pode acreditar,INTERFERE nos muitos papéis do seu dia-a-dia. Então, já pela manhãzinha , lembre-se: TUDO COMEÇA PELA BOCA!!!  Formatação e criação:Rosane Soares Portilho – Psicóloga/Nutricionista com especialização em Saúde Pública -  [email_address]

Más contenido relacionado

La actualidad más candente

La actualidad más candente (20)

Sistema digestório
Sistema digestórioSistema digestório
Sistema digestório
 
Sistema digestório
Sistema digestórioSistema digestório
Sistema digestório
 
sistema digestório
sistema digestório sistema digestório
sistema digestório
 
Sistema Digestório Carmo
Sistema Digestório CarmoSistema Digestório Carmo
Sistema Digestório Carmo
 
Sistema digestivo 3
Sistema digestivo 3Sistema digestivo 3
Sistema digestivo 3
 
Resumão
ResumãoResumão
Resumão
 
2013 to fisiologia sgi-i
2013  to fisiologia sgi-i2013  to fisiologia sgi-i
2013 to fisiologia sgi-i
 
Sistema digestorio
Sistema digestorioSistema digestorio
Sistema digestorio
 
Anatomia - Sistema Digestório
Anatomia - Sistema Digestório Anatomia - Sistema Digestório
Anatomia - Sistema Digestório
 
Sistema digestório
Sistema digestórioSistema digestório
Sistema digestório
 
17ª aula slides sistema digestório
17ª aula slides sistema digestório17ª aula slides sistema digestório
17ª aula slides sistema digestório
 
Sistema digestório
Sistema digestórioSistema digestório
Sistema digestório
 
Sistema gastrointestinal
Sistema gastrointestinalSistema gastrointestinal
Sistema gastrointestinal
 
2016 Frente 2 módulo 4 o sistema digestório humano
2016 Frente 2 módulo 4 o sistema digestório humano2016 Frente 2 módulo 4 o sistema digestório humano
2016 Frente 2 módulo 4 o sistema digestório humano
 
Aula 2.sistema digestório
Aula 2.sistema digestórioAula 2.sistema digestório
Aula 2.sistema digestório
 
Sistema Digestivo
Sistema DigestivoSistema Digestivo
Sistema Digestivo
 
11126333 apostila-anatomia-sistema-digestorio (1)
11126333 apostila-anatomia-sistema-digestorio (1)11126333 apostila-anatomia-sistema-digestorio (1)
11126333 apostila-anatomia-sistema-digestorio (1)
 
Sistema Digestivo Nos Animais
Sistema Digestivo Nos AnimaisSistema Digestivo Nos Animais
Sistema Digestivo Nos Animais
 
SISTEMA DIGESTIVO
SISTEMA DIGESTIVOSISTEMA DIGESTIVO
SISTEMA DIGESTIVO
 
Aprendendo sobre digestão, alimentação... Experimente!
Aprendendo sobre digestão, alimentação... Experimente!Aprendendo sobre digestão, alimentação... Experimente!
Aprendendo sobre digestão, alimentação... Experimente!
 

Destacado

Mastigaçao pronto
Mastigaçao prontoMastigaçao pronto
Mastigaçao prontoMara Farias
 
A importancia do sorriso
A importancia do sorrisoA importancia do sorriso
A importancia do sorrisoFer Nanda
 
Slide o poder de um sorriso-22
Slide  o poder de um sorriso-22Slide  o poder de um sorriso-22
Slide o poder de um sorriso-22Andrea Benevento
 
Manobras utilizadas na reabilitação da deglutição
Manobras utilizadas na reabilitação da deglutiçãoManobras utilizadas na reabilitação da deglutição
Manobras utilizadas na reabilitação da deglutiçãoFernanda Dos Santos
 
Saúde bucal x tabagismo
Saúde bucal x tabagismoSaúde bucal x tabagismo
Saúde bucal x tabagismoAntônio Marcos
 
Anatomia do periodonto
Anatomia do periodontoAnatomia do periodonto
Anatomia do periodontoandressaElopes
 
Fisiologia do sistema digestório
Fisiologia do sistema digestórioFisiologia do sistema digestório
Fisiologia do sistema digestórioLIVROS PSI
 
Palestra de saúde e higiene bucal
Palestra de saúde e higiene bucal Palestra de saúde e higiene bucal
Palestra de saúde e higiene bucal horadeviver
 

Destacado (10)

Mastigaçao pronto
Mastigaçao prontoMastigaçao pronto
Mastigaçao pronto
 
A importancia do sorriso
A importancia do sorrisoA importancia do sorriso
A importancia do sorriso
 
Sorriso gengival
Sorriso gengivalSorriso gengival
Sorriso gengival
 
Slide o poder de um sorriso-22
Slide  o poder de um sorriso-22Slide  o poder de um sorriso-22
Slide o poder de um sorriso-22
 
Manobras utilizadas na reabilitação da deglutição
Manobras utilizadas na reabilitação da deglutiçãoManobras utilizadas na reabilitação da deglutição
Manobras utilizadas na reabilitação da deglutição
 
Saúde bucal x tabagismo
Saúde bucal x tabagismoSaúde bucal x tabagismo
Saúde bucal x tabagismo
 
Anatomia do periodonto
Anatomia do periodontoAnatomia do periodonto
Anatomia do periodonto
 
Fisiologia do sistema digestório
Fisiologia do sistema digestórioFisiologia do sistema digestório
Fisiologia do sistema digestório
 
Palestra de saúde e higiene bucal
Palestra de saúde e higiene bucal Palestra de saúde e higiene bucal
Palestra de saúde e higiene bucal
 
Slides higiene bucal
Slides higiene bucalSlides higiene bucal
Slides higiene bucal
 

Similar a Mastigação

Digestão humana Marissol e Josiely 9ºA
Digestão humana Marissol e Josiely 9ºADigestão humana Marissol e Josiely 9ºA
Digestão humana Marissol e Josiely 9ºAFrancini Domingues
 
Clodoaldo Pacheco - Microsemeiotica profissional (Portugal)
Clodoaldo Pacheco - Microsemeiotica profissional (Portugal)Clodoaldo Pacheco - Microsemeiotica profissional (Portugal)
Clodoaldo Pacheco - Microsemeiotica profissional (Portugal)clodoaldosite
 
Como eliminar o inchaço na barriga e no corpo
Como eliminar o inchaço na barriga e no corpoComo eliminar o inchaço na barriga e no corpo
Como eliminar o inchaço na barriga e no corpoTookmed
 
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E A SAÚDE DO SISTEMA DIGESTIVO.pdf
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E A SAÚDE DO SISTEMA DIGESTIVO.pdfALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E A SAÚDE DO SISTEMA DIGESTIVO.pdf
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E A SAÚDE DO SISTEMA DIGESTIVO.pdfDaianaBittencourt
 
3 sistema gastrointestinal.pptx
3 sistema gastrointestinal.pptx3 sistema gastrointestinal.pptx
3 sistema gastrointestinal.pptxGeniViana
 
Como Funciona o processo de digestão dos Alimentos
Como Funciona o processo de digestão dos AlimentosComo Funciona o processo de digestão dos Alimentos
Como Funciona o processo de digestão dos AlimentosTookmed
 
Objetivos Ciências Naturais - Teste nº5
Objetivos Ciências Naturais - Teste nº5Objetivos Ciências Naturais - Teste nº5
Objetivos Ciências Naturais - Teste nº5Maria Freitas
 
10 principais suplementos para soltar o intestino
10 principais suplementos para soltar o intestino10 principais suplementos para soltar o intestino
10 principais suplementos para soltar o intestinoTookmed
 
Biologia s. digestivo
Biologia s. digestivoBiologia s. digestivo
Biologia s. digestivoAlini Maia
 
Plano de aula digestão 1
Plano de aula digestão 1Plano de aula digestão 1
Plano de aula digestão 1familiaestagio
 
Sistema digestório 2010
Sistema digestório 2010Sistema digestório 2010
Sistema digestório 2010Gerson Bettanin
 

Similar a Mastigação (20)

SISTEMA DIGESTÓRIO.pdf
SISTEMA DIGESTÓRIO.pdfSISTEMA DIGESTÓRIO.pdf
SISTEMA DIGESTÓRIO.pdf
 
Digestão humana Marissol e Josiely 9ºA
Digestão humana Marissol e Josiely 9ºADigestão humana Marissol e Josiely 9ºA
Digestão humana Marissol e Josiely 9ºA
 
Clodoaldo Pacheco - Microsemeiotica profissional (Portugal)
Clodoaldo Pacheco - Microsemeiotica profissional (Portugal)Clodoaldo Pacheco - Microsemeiotica profissional (Portugal)
Clodoaldo Pacheco - Microsemeiotica profissional (Portugal)
 
Como eliminar o inchaço na barriga e no corpo
Como eliminar o inchaço na barriga e no corpoComo eliminar o inchaço na barriga e no corpo
Como eliminar o inchaço na barriga e no corpo
 
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E A SAÚDE DO SISTEMA DIGESTIVO.pdf
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E A SAÚDE DO SISTEMA DIGESTIVO.pdfALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E A SAÚDE DO SISTEMA DIGESTIVO.pdf
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E A SAÚDE DO SISTEMA DIGESTIVO.pdf
 
3 sistema gastrointestinal.pptx
3 sistema gastrointestinal.pptx3 sistema gastrointestinal.pptx
3 sistema gastrointestinal.pptx
 
Me Ajuda Aê
Me Ajuda AêMe Ajuda Aê
Me Ajuda Aê
 
Sistema digestório.pptx
Sistema digestório.pptxSistema digestório.pptx
Sistema digestório.pptx
 
Sistema digestório
Sistema digestórioSistema digestório
Sistema digestório
 
Como Funciona o processo de digestão dos Alimentos
Como Funciona o processo de digestão dos AlimentosComo Funciona o processo de digestão dos Alimentos
Como Funciona o processo de digestão dos Alimentos
 
Objetivos Ciências Naturais - Teste nº5
Objetivos Ciências Naturais - Teste nº5Objetivos Ciências Naturais - Teste nº5
Objetivos Ciências Naturais - Teste nº5
 
Sistema digestório
Sistema digestórioSistema digestório
Sistema digestório
 
( Medicina & saude) importancia da tecnica de limpeza intestinal yoguica
( Medicina & saude)   importancia da tecnica de limpeza intestinal yoguica( Medicina & saude)   importancia da tecnica de limpeza intestinal yoguica
( Medicina & saude) importancia da tecnica de limpeza intestinal yoguica
 
10 principais suplementos para soltar o intestino
10 principais suplementos para soltar o intestino10 principais suplementos para soltar o intestino
10 principais suplementos para soltar o intestino
 
Biologia s. digestivo
Biologia s. digestivoBiologia s. digestivo
Biologia s. digestivo
 
NUTRIÇÃO 1 (1).docx
NUTRIÇÃO 1 (1).docxNUTRIÇÃO 1 (1).docx
NUTRIÇÃO 1 (1).docx
 
Plano de aula digestão 1
Plano de aula digestão 1Plano de aula digestão 1
Plano de aula digestão 1
 
Sistema digestório 2010
Sistema digestório 2010Sistema digestório 2010
Sistema digestório 2010
 
Sistema Digestivo
Sistema DigestivoSistema Digestivo
Sistema Digestivo
 
Sistema Digestivo
Sistema DigestivoSistema Digestivo
Sistema Digestivo
 

Último

INTRODUÇÃO A DTM/DOF-DRLucasValente.pptx
INTRODUÇÃO A DTM/DOF-DRLucasValente.pptxINTRODUÇÃO A DTM/DOF-DRLucasValente.pptx
INTRODUÇÃO A DTM/DOF-DRLucasValente.pptxssuser4ba5b7
 
Modelo de apresentação de TCC em power point
Modelo de apresentação de TCC em power pointModelo de apresentação de TCC em power point
Modelo de apresentação de TCC em power pointwylliamthe
 
TRABALHO SOBRE A ERISIPELA BOLHOSA.pptx.
TRABALHO SOBRE A ERISIPELA BOLHOSA.pptx.TRABALHO SOBRE A ERISIPELA BOLHOSA.pptx.
TRABALHO SOBRE A ERISIPELA BOLHOSA.pptx.ColorNet
 
Sistema endocrino anatomia humana slide.pdf
Sistema endocrino anatomia humana slide.pdfSistema endocrino anatomia humana slide.pdf
Sistema endocrino anatomia humana slide.pdfGustavoWallaceAlvesd
 
AULA SOBRE SAMU, CONCEITOS E CARACTERICAS
AULA SOBRE SAMU, CONCEITOS E CARACTERICASAULA SOBRE SAMU, CONCEITOS E CARACTERICAS
AULA SOBRE SAMU, CONCEITOS E CARACTERICASArtthurPereira2
 
Plantas-medicinais-nativas-do-Bioma-Pampa.pdf
Plantas-medicinais-nativas-do-Bioma-Pampa.pdfPlantas-medicinais-nativas-do-Bioma-Pampa.pdf
Plantas-medicinais-nativas-do-Bioma-Pampa.pdfDaianaBittencourt
 

Último (7)

INTRODUÇÃO A DTM/DOF-DRLucasValente.pptx
INTRODUÇÃO A DTM/DOF-DRLucasValente.pptxINTRODUÇÃO A DTM/DOF-DRLucasValente.pptx
INTRODUÇÃO A DTM/DOF-DRLucasValente.pptx
 
Modelo de apresentação de TCC em power point
Modelo de apresentação de TCC em power pointModelo de apresentação de TCC em power point
Modelo de apresentação de TCC em power point
 
Aplicativo aleitamento: apoio na palma das mãos
Aplicativo aleitamento: apoio na palma das mãosAplicativo aleitamento: apoio na palma das mãos
Aplicativo aleitamento: apoio na palma das mãos
 
TRABALHO SOBRE A ERISIPELA BOLHOSA.pptx.
TRABALHO SOBRE A ERISIPELA BOLHOSA.pptx.TRABALHO SOBRE A ERISIPELA BOLHOSA.pptx.
TRABALHO SOBRE A ERISIPELA BOLHOSA.pptx.
 
Sistema endocrino anatomia humana slide.pdf
Sistema endocrino anatomia humana slide.pdfSistema endocrino anatomia humana slide.pdf
Sistema endocrino anatomia humana slide.pdf
 
AULA SOBRE SAMU, CONCEITOS E CARACTERICAS
AULA SOBRE SAMU, CONCEITOS E CARACTERICASAULA SOBRE SAMU, CONCEITOS E CARACTERICAS
AULA SOBRE SAMU, CONCEITOS E CARACTERICAS
 
Plantas-medicinais-nativas-do-Bioma-Pampa.pdf
Plantas-medicinais-nativas-do-Bioma-Pampa.pdfPlantas-medicinais-nativas-do-Bioma-Pampa.pdf
Plantas-medicinais-nativas-do-Bioma-Pampa.pdf
 

Mastigação

  • 1. Comer sem pressa, conforme a sabedoria oriental e os especialistas ocidentais pode ser o caminho para a magreza constante. Além de prejudicar a digestão, engolir a comida sem mastigar direito também pode agravar o problema para os que já apresentam TENDÊNCIA a engordar, o que a princípio depende do que se come. A mastigação lenta permite que as enzimas digestivas tenham mais tempo para metabolizar os alimentos.
  • 2. A saliva é bem mais do que um mero lubrificante para fazer descer os alimentos pelo tubo digestivo. A mastigação é a primeira fase da digestão, a trituração mecânica dos alimentos, em que eles recebem uma carga de digestivos pela saliva. O processo é fundamental também por um motivo óbvio: quanto mais tempo leva a mastigação, mais tempo terá o alimento a gotejar liqüefeito no estômago. Isso dá tempo ao cérebro de receber o estímulo e enviar sua mensagem de saciedade – o que leva um mínimo de 15 minutos. Quem come devagar também quase nunca passa do primeiro prato, dificilmente repete. Além disso,o estômago prepara melhor os nutrientes para absorção pelo intestino delgado. Outro desconforto que evitamos ao mastigarmos melhor:DIMINUIÇÃO DOS GASES.LEMBRE-SE VOCE NÃO TEM DENTE NO ESTÔMAGO!
  • 3. Enquanto isso,lá no cérebro........... Quando comemos, hormônios do estômago mandam um sinal para o hipotálamo no cérebro (o hipotálamo é a parte do cérebro que controla o apetite). Quando o estômago está na medida, o hipotálamo sinaliza, e a saciedade vem através de outro hormônio. Se mastigamos ,engolimos depressa demais,enchemos demais o estômago antes da mensagem mesentérica.Não sobrará espaço hábil,para que o estômago movimente-se triturando o alimento.Há também o desequilíbrio hormonal.Essa medida,esse espaço é essencial para que o ácido também se delimite a ficar restrito ao estômago,caso contrário promoverá refluxo esofagiano.Mastigando devagar,o hipotálamo detecta através dos hormônios,ainda com baixos níveis de ingestão a saciedade.Você come menos e aproveita mais e ingere menos calorias . ASSIM COMO VOCÊ,SEU ESTÔMAGO, TAMBÉM PRECISA DE ESPAÇO! NÃO O VIOLENTE!
  • 4. Cabe ao intestino selecionar o que deve ou não ser aproveitado pelo organismo. Com o alimento adequadamente mastigado, esta seleção se faz de forma mais apropriada. Mal mastigados, ao contrário, terminam sendo mal selecionados e o organismo absorve errado,deixando retornar pelas vilosidades(poros dilatados)gorduras e radicais livres através da água que ele devolve ao organismo.Ou acaba por eliminar nutrientes que deveriam ser absorvidos.
  • 5. SBH(Soc.Brasileira de Hipertensão): precisamos de bem menos: 2,5g/dia, quantidade encontrada nos próprios alimentos. Cada grama de sal tem 0,4g de sódio. Mas, além do sódio,adicionamos também o cloreto e a bola da vez”O GLUTAMATO MONOSSÓDICO”.Todos são sais e esse último...... O aditivo glutamato além de ser um hipertensor mais potente que o sódio e o cloreto,não é aversivo ao paladar.A língua na presença do sal, reage de forma automática informando para o cérebro que deve ir com cuidado .O Glutamato inibe essa defesa neuronal e o indivíduo acaba por ingerir dosagens que não seriam viavéis nem em um mês.O Sal puxa a água e desidrata a língua.O indivíduo beberá mais água durante a refeição.A consequência disso é o ph do ácido clorídrico alterado.Um exemplo: coloque água no vinagre.A acidez diminui?Assim ocorrerá com o estômago,a acidez estará alterada e terá dificuldades na digestão.E o estômago estufado
  • 6. Outro efeito maravilhoso da mastigação é o exercício facial que promovemos.A Irrigação de todos os muscúlos e o fortalecimento dos mesmos acontece.Propiciando uma expressão menos flácida e opaca,pois a irrigação sanguínea alimenta toda a vascularização circular.
  • 7. As primeiras glândulas são as que estão na cavidade oral ( glândulas salivares) . A saliva produzida por essas glândulas , contém uma enzima que inicia o processo da digestão , agindo sobre o amido presente nos alimentos degradando-o a moléculas menores. Os amidos são açucares complexos.Células grandes,que fermentam e na maior parte das vezes trazem consigo o GLÚTEN que já apresenta uma digestão dificil de até 26 horas dentro de seu intestino.Aderido às paredes intestinais como um chicletes é uma das causas da alta permeabilidade intestinal,que tem como consequência a OBESIDADE.MASTIGAR. É importante!
  • 8. TIPOS DE SALIVA Serosa Mucosa Mista SEROSA - É a saliva rica em albuminóides , sendo por isso também chamada de saliva albuminosa . Atua preponderantemente na mastigação dos alimentos. MUCOSA -É a saliva rica em glicoproteínas tais como mucina. Atua preponderantemente na gustação e deglutição (vai lhe ajudar a engolir) MISTA - É a saliva que ou tem mais albumina do que mucina (seromucosa) ou mais mucina do que albuminóides (mucosserosa) . Tem ação importante tanto na mastigação dos alimentos como na gustação e deglutição .Contém outros componentes como:fluído gengival,células descamativas,e produtos bacterianos. Possuem proteínas estruturais ( mucinas , estaterrina , aglutininas , lactoferrina , gustina e sialina ) , enzimáticas ( amilase , fosfatase ácida , estearase , lisozima , peroxidase, anidrase carbônica e calicreína ) e imunológicas ( imunoglobulinas , IgA salivar ou imunoglobulinas secretoras), e irão orientar sua digestão e absorção funcional.MASTIGUE BEM!
  • 9. ESTE HÁBITO TEM DE VIR JUNTO!!!! Esta imagem microscópia mostra a língua com resíduos alimentares,que com o passar do tempo irão fermentar e emitir ao cérebro mensagens de fome e da presença de bactérias próprias dos períodos alimentares.Assim como ocorre quando o cheiro de alimento sendo feito é forte e o olfato avisa da presença do alimento,a gustação também desencadeará esse processo.Fazendo com que apareça aquela fome ‘DE NÃO SEI O QUÊ! É importante que após sua alimentação e boa escovação dos dentes,e escovação da língua,use após a operação um enxaguatório que potencializa essa desconexão de sinais.Esse promoverá por mais tempo a assepsia oral que prolonga a sensação de saciedade. Uma boa observação: como é o sabor de uma mexerica após a escovação?Pois é.Horrível não é mesmo?O cérebro rejeita....
  • 10. Não faça as refeições a frente da televisão ; evite ambientes ruidosos ; não leia jornal comendo; preste atenção se está utilizando todos os dentes na mastigação; Não permaneça com os talheres à mão durante a mastigação; Não misture água ou qualquer líquido ao mastigado; Evite pensar nos compromissos assumidos após a refeição ou problemas.Eles continuarão lá...Pelo ao menos esse tempo é seu!
  • 11. A boa mastigação associada à qualidade dos alimentos que consumimos diariamente é fundamental na nutrição do cérebro, pode acreditar,INTERFERE nos muitos papéis do seu dia-a-dia. Então, já pela manhãzinha , lembre-se: TUDO COMEÇA PELA BOCA!!! Formatação e criação:Rosane Soares Portilho – Psicóloga/Nutricionista com especialização em Saúde Pública - [email_address]