SlideShare una empresa de Scribd logo
1 de 4
Descargar para leer sin conexión
Comunicação 
Não, eu não espero que alguém acredite, eu não acreditaria a menos que viesse de uma pessoa de minha total confiança. Graças a Deus tenho algumas. 
Quando planejo um curso para uma cidade, independentemente de ter ou não estado nela mando e-mail com solicitação de orçamento, pois em cada lugar os valores são diferentes. 
Permitam-me esclarecer que circulo em Hotéis de quatro e cinco estrelas por sistema, isso se tivéssemos classificação em vigência. Acreditam que de cada 20 orçamentos solicitados recebo na melhor das hipóteses três respostas e isto é um achado três em 20 são exceções absolutamente raras, a cidade brasileira com o maior número de respostas em tempo correto é Uberlândia-MG. Já tive mais de um caso em que recebi a resposta de solicitação de orçamento uma semana depois da realização dos cursos e o gerente deste hotel fez o curso comigo (os gerentes que me desculpem). 
A Comunicação segundo o Dicionário “Aulete digital”: 
(co.mu.ni.ca.ção) 
sf. 
1. Conceito, capacidade, processo e técnicas de transmitir e receber ideias, mensagens, com vistas à troca de informações, instruções etc.: A comunicação é um pré-requisito para a formação e consolidação de uma sociedade. 
2. Ação ou resultado de comunicar(-se), de transmitir e receber mensagens: Esta empresa precisa melhorar a comunicação com as filiais. 
3. A mensagem transmitida ou recebida, oral ou por escrito: Chegou uma comunicação da matriz. 
4. O conjunto de conhecimentos, técnicas e procedimentos sobre essa transmissão e recepção de ideias, informações e mensagens, ministrado como disciplina: Ela estudou comunicação. 
5. Exposição oral ou escrita sobre determinado tema 
6. Capacidade de dialogar; ENTENDIMENTO: A comunicação entre os cônjuges é fundamental. 
7. Ação de conversar; COLÓQUIO; CONVERSÇÃO: Só têm comunicação por telefone. 
8. Aviso, participação (comunicação de noivado) 
Comunicação de massa 1 Teor.in. Circulação ou difusão de mensagens dirigidas indiferenciadamente a grandes parcelas da população, através dos meios de comunicação de massa (televisão, rádio, jornais, etc.). 
Comunicação humana 1 Teor.in. A que se faz entre seres humanos, por meio de sistemas de signos (como a linguagem falada e escrita), e não por instruções ou comandos (como a que envolve animais e máquinas); comunicação social. 
Comunicação interpessoal 1 Teor.in. A que que se faz diretamente entre dois ou mais indivíduos (pela fala, por carta ou mensagem, por e-mail, pelo telefone etc.). 
Comunicação social 1 Teor.in. A que, através de meios especializados e tecnicamente estruturados, se realiza entre um órgão de informação (empresa, organização oficial ou governamental etc.) e a sociedade. 2 A atividade profissional que se dedica a planejar e realiza essa comunicação.
3 Lus. Ver Comunicação de massa. 4 Ver Comunicação humana. 
Comunicação verbal 1 Teor.in. A que se realiza por meio da linguagem falada ou escrita, exclusiva dos seres humanos. Read more: http://www.aulete.com.br/comunica%C3%A7%C3%A3o#ixzz3GVO7NhM9 
Cortei parte que não interessava ao caso e grifei a parte que diz e transcrevo: 
1. Conceito, capacidade, processo e técnicas de transmitir e receber ideias, mensagens, com vistas à troca de informações, instruções etc.: A comunicação é um pré-requisito para a formação e consolidação de uma sociedade. 
2. Ação ou resultado de comunicar (-se), de transmitir e receber mensagens: Esta empresa precisa melhorar a comunicação com as filiais. 
“Transmitir e receber” “trocar informações” Gente isto é Básico, assim que a escola me ensinou as primeiras letras o mesmo professor me disse que eu poderia escrever cartas (há 50 anos não havia PCs) e que sempre que recebesse uma carta de alguém eu tinha que responde-la e a maioria das cartas termina numa terceira etapa – ou seja – Eu envio com uma informação ou instrução – a pessoa me responde dizendo o que fez ou não e se tudo foi feito e eu agradeço. O Assunto entre pessoas civilizadas só termina aqui. 
O dicionário é claro “troca de informações e instruções” pressupões respostas, TROCA. 
Há os tempos são outros – A EDUCAÇÃO TAMBÉM porque isto é uma questão de educação, antigamente você tinha que ler parar para escrever, “a gente sabia escrever” e levar ou mandar ao correio. E pasmem era feito. E todos faziam, não só os educados, mas os outros acabavam isolados, se não fizessem. 
Hoje a tecnologia permite apertar um botão, meia dúzia de teclas e uma para finalizar – “envio” e as pessoas não fazem. Não existe nada que eu me recrimine mais que ter passado por uma mensagem e não ter visto logo eu não a vi não posso responder. Isso é FALTA DE EDUCAÇÃO, não, não tem nada a ver com tempo. Tem a ver com e-du-ca-ção, e este tem que vir de berço. 
Tenho um conhecido que ganha muito dinheiro, não nem pensem que quem ganha muito dinheiro não faz nada, um destes anos para terem uma ideia eu ajudei-o a contar (ele faz estatísticas de tudo) as passagens aéreas que ele usou durante o ano em 365 dias ele fez 293 voos. 48% deles Intercontinentais, nunca pedi a esse homem, nada que ele não fizesse, às vezes demora um pouco, mas ele tem o cuidado de avisar que não esqueceu e que vai fazer, nunca deixou de me responder a uma mensagem de aniversário. O tempo dele é como o nosso o dia dele tem 24 Horas, a diferença é o que ele faz com elas. 
Falta tempo? Não, FALTA EDUCAÇÃO. Fiz uma consultoria certa vez ao Exmo.
Senhor António Ermínio de Morais, e depois de tudo pronto ele precisava de umas coisas particulares e eu fiquei trancado na sala dele e fiz o serviço ali para que ninguém soubesse o que estava sendo feito. Este senhor não deixava de atender um telefonema, não deixava de responder a uma pessoa, não deixava uma pergunta sem resposta. Ele trabalhava pelo menos 18 Horas por dia e segundo os seus colaboradores mais antigos estava trabalhando pouco. 
Você trabalha 44 horas por semana e não tem tempo. Com licença ou é incompetente ou é mal educado, mas o seu tempo e o meu são iguais. Diga que é incapaz de organizar o seu tempo e então eu acredito e o considero, porque o que a gente não sabe fazer e assume, aprende; o que não sabe fazer e arranja desculpas acaba passando por mentiroso. 
É eu comecei e vou continuar a falar de Hotéis, um destes dias liguei para um que usava normalmente, não podia fazer a reserva porque o sistema tinha caído? Quando o sistema voltou, ou disso eles me avisaram, não precisava mais eu tinha feito a reserva em outro hotel. Que bom o custo benefício é melhor. 
O Park hoteleiro brasileiro tem tamanho, mas não tem qualidade, e o pior, enquanto não perceberem isso a tendência é piorar. E não, não é culpa do recepcionista ou do menino ou menina das reservas, é da diretoria que não teve capacidade de contratar um Gerente que faça a coisa funcionar como deve por isso eu como “hoteleiro compulsivo” vejo os grandes executivos serem levados por empresas que precisam e valorizam competência, exemplo e determinação não sobe, desce. Você precisa saber como se faz para poder mandar fazer, e dar o exemplo. O Exemplo tem que vir de cima senão não funciona, se este não acontece, as coisas não funcionam. 
Há pessoas que dependem de departamentos comerciais que levam uma semana para dar a resposta, a mim, quando eles levam mais de 4 horas entre as 8 e as 18 eu troco, admito e conclamo todos a fazerem isso, só assim vamos EDUCAR, porque é falta de educação. 
Pensem bem, e vejam o quanto se perde pela falta de comunicação correta, infelizmente não vão conseguir mensurar. Qual é a sua taxa de conversão de reservas? Eu não admito menos de 92%, você não sabe qual é a sua e se descobrir não vai contar porque sentirá vergonha. 
Vamos dar importância ao que realmente é importante. E de dois ou três centos de hotéis com quem me comunico por escrito anualmente, menos de 2% se comunica de forma satisfatória, e de forma correta não passa de 1%. 
Não tomem como uma reclamação, pode até ser um desabafo, mas a ideia é que usem pra melhorar, pois precisam e muito. Há! Hoje não precisa, a ocupação está boa, tá, conversamos no final de 2015 porque até Junho de 2017 provavelmente vamos conversar de outro assunto, porque vão sobreviver os BONS e EDUCADOS. - O Alerta vem de longe - http://goo.gl/IWEUsY
Comunicação

Más contenido relacionado

Destacado

Efeseni 4.11-16 Echipati
Efeseni 4.11-16 EchipatiEfeseni 4.11-16 Echipati
Efeseni 4.11-16 EchipatiFlorin Enescu
 
Eugen nicolae gisca vechiul testament studiat prin clarvedere directa
Eugen nicolae gisca   vechiul testament studiat prin clarvedere directaEugen nicolae gisca   vechiul testament studiat prin clarvedere directa
Eugen nicolae gisca vechiul testament studiat prin clarvedere directaEugen Nicolae
 
New historicismo 2_
New historicismo 2_New historicismo 2_
New historicismo 2_kiomka28
 
External Or Eternal
External Or EternalExternal Or Eternal
External Or EternalGreg Ellis
 
Understanding the call of God on your life (part two)
Understanding the call of God on your life (part two)Understanding the call of God on your life (part two)
Understanding the call of God on your life (part two)Kayode Crown
 
ржешевский сталин и черчилль. встречи. беседы. дискуссии
ржешевский   сталин и черчилль. встречи. беседы. дискуссииржешевский   сталин и черчилль. встречи. беседы. дискуссии
ржешевский сталин и черчилль. встречи. беседы. дискуссииGrigory Ushkuynik
 
Efeseni 2.1-10 Salvati prin har
Efeseni 2.1-10 Salvati prin harEfeseni 2.1-10 Salvati prin har
Efeseni 2.1-10 Salvati prin harFlorin Enescu
 
ходжа со сталиным воспоминания
ходжа   со сталиным воспоминанияходжа   со сталиным воспоминания
ходжа со сталиным воспоминанияGrigory Ushkuynik
 
Khu đô thị suối son – dự án bất động sản hot nhất phía nam
Khu đô thị suối son – dự án bất động sản hot nhất phía namKhu đô thị suối son – dự án bất động sản hot nhất phía nam
Khu đô thị suối son – dự án bất động sản hot nhất phía namThịnh Trần
 
Барное меню спорт бара "Торнадо"
Барное меню спорт бара "Торнадо"Барное меню спорт бара "Торнадо"
Барное меню спорт бара "Торнадо"tornadobar
 
Giza eskubideak
Giza eskubideakGiza eskubideak
Giza eskubideakAURKITU .
 
Procurai O Reino De Deus
Procurai O Reino De DeusProcurai O Reino De Deus
Procurai O Reino De DeusLeone Orlando
 

Destacado (20)

Efeseni 4.11-16 Echipati
Efeseni 4.11-16 EchipatiEfeseni 4.11-16 Echipati
Efeseni 4.11-16 Echipati
 
Gaizkia
GaizkiaGaizkia
Gaizkia
 
Messianism
MessianismMessianism
Messianism
 
Eugen nicolae gisca vechiul testament studiat prin clarvedere directa
Eugen nicolae gisca   vechiul testament studiat prin clarvedere directaEugen nicolae gisca   vechiul testament studiat prin clarvedere directa
Eugen nicolae gisca vechiul testament studiat prin clarvedere directa
 
New historicismo 2_
New historicismo 2_New historicismo 2_
New historicismo 2_
 
External Or Eternal
External Or EternalExternal Or Eternal
External Or Eternal
 
A ru-mg-am-099-x
A ru-mg-am-099-xA ru-mg-am-099-x
A ru-mg-am-099-x
 
17 sesion
17 sesion17 sesion
17 sesion
 
Understanding the call of God on your life (part two)
Understanding the call of God on your life (part two)Understanding the call of God on your life (part two)
Understanding the call of God on your life (part two)
 
ржешевский сталин и черчилль. встречи. беседы. дискуссии
ржешевский   сталин и черчилль. встречи. беседы. дискуссииржешевский   сталин и черчилль. встречи. беседы. дискуссии
ржешевский сталин и черчилль. встречи. беседы. дискуссии
 
REVENUE MANAGEMENT - Cursos do tour brasil
REVENUE MANAGEMENT - Cursos do tour brasilREVENUE MANAGEMENT - Cursos do tour brasil
REVENUE MANAGEMENT - Cursos do tour brasil
 
Efeseni 2.1-10 Salvati prin har
Efeseni 2.1-10 Salvati prin harEfeseni 2.1-10 Salvati prin har
Efeseni 2.1-10 Salvati prin har
 
ходжа со сталиным воспоминания
ходжа   со сталиным воспоминанияходжа   со сталиным воспоминания
ходжа со сталиным воспоминания
 
Khu đô thị suối son – dự án bất động sản hot nhất phía nam
Khu đô thị suối son – dự án bất động sản hot nhất phía namKhu đô thị suối son – dự án bất động sản hot nhất phía nam
Khu đô thị suối son – dự án bất động sản hot nhất phía nam
 
Capa behavio b
Capa behavio bCapa behavio b
Capa behavio b
 
Барное меню спорт бара "Торнадо"
Барное меню спорт бара "Торнадо"Барное меню спорт бара "Торнадо"
Барное меню спорт бара "Торнадо"
 
Giza eskubideak
Giza eskubideakGiza eskubideak
Giza eskubideak
 
Procurai O Reino De Deus
Procurai O Reino De DeusProcurai O Reino De Deus
Procurai O Reino De Deus
 
Administrar, Gerenciar, Dirigir - lucrando
Administrar, Gerenciar, Dirigir -  lucrandoAdministrar, Gerenciar, Dirigir -  lucrando
Administrar, Gerenciar, Dirigir - lucrando
 
Pessoa que recomendaram nossos serviços
Pessoa que recomendaram nossos serviçosPessoa que recomendaram nossos serviços
Pessoa que recomendaram nossos serviços
 

Similar a Comunicação

Ebook a-arte-de-convencer
Ebook a-arte-de-convencerEbook a-arte-de-convencer
Ebook a-arte-de-convencerGiovannaTom
 
Oficina MetaSorocaba 23.10.2007
Oficina MetaSorocaba 23.10.2007Oficina MetaSorocaba 23.10.2007
Oficina MetaSorocaba 23.10.2007Hudson Augusto
 
A arte de_conversar_-_luiz_carlos_martins
A arte de_conversar_-_luiz_carlos_martinsA arte de_conversar_-_luiz_carlos_martins
A arte de_conversar_-_luiz_carlos_martinsEmanuel Francisco
 
Análise processual e redação de manifestações processuais
Análise processual e redação de manifestações processuaisAnálise processual e redação de manifestações processuais
Análise processual e redação de manifestações processuaiszippado
 
Análise processual e redação de manifestações processuais
Análise processual e redação de manifestações processuaisAnálise processual e redação de manifestações processuais
Análise processual e redação de manifestações processuaiszippado
 
Tratamento de assuntos reservados e seguranca da informacao na Industria Farm...
Tratamento de assuntos reservados e seguranca da informacao na Industria Farm...Tratamento de assuntos reservados e seguranca da informacao na Industria Farm...
Tratamento de assuntos reservados e seguranca da informacao na Industria Farm...USP e Plexus
 
Oficina comunicacao dia2
Oficina comunicacao dia2Oficina comunicacao dia2
Oficina comunicacao dia2Carolina Nalon
 
Apresentação PNL para Vendas Azenka
Apresentação PNL para Vendas AzenkaApresentação PNL para Vendas Azenka
Apresentação PNL para Vendas AzenkaPaulo Vieira
 
Educação a distância mitos e verdades
Educação a distância mitos e verdadesEducação a distância mitos e verdades
Educação a distância mitos e verdadesLuciana Salviano
 
1º capitulo uau! como causar uma otima impressão
1º capitulo   uau! como causar uma otima impressão1º capitulo   uau! como causar uma otima impressão
1º capitulo uau! como causar uma otima impressãoDayane Oliveira
 
Comunicação interpessoal2
Comunicação interpessoal2Comunicação interpessoal2
Comunicação interpessoal2DiogoHFrancisco
 
Comunicação efetiva para Times Ágeis
Comunicação efetiva para Times ÁgeisComunicação efetiva para Times Ágeis
Comunicação efetiva para Times ÁgeisKarina Kohl
 
Comunicação efetiva para Times Ágeis
Comunicação efetiva para Times ÁgeisComunicação efetiva para Times Ágeis
Comunicação efetiva para Times ÁgeisKarina Kohl
 
COMO ATIVAR SEU PODER DE CONCENTRAÇÃO E TURBINAR SEU FOCO PARA ACABAR DE VEZ ...
COMO ATIVAR SEU PODER DE CONCENTRAÇÃO E TURBINAR SEU FOCO PARA ACABAR DE VEZ ...COMO ATIVAR SEU PODER DE CONCENTRAÇÃO E TURBINAR SEU FOCO PARA ACABAR DE VEZ ...
COMO ATIVAR SEU PODER DE CONCENTRAÇÃO E TURBINAR SEU FOCO PARA ACABAR DE VEZ ...Henrique Carvalho
 
1223846171 apostila auxiliar_administrativo
1223846171 apostila auxiliar_administrativo1223846171 apostila auxiliar_administrativo
1223846171 apostila auxiliar_administrativoEraldo Costa
 
Webinar como se tornar um comunicador eficiente
Webinar como se tornar um comunicador eficienteWebinar como se tornar um comunicador eficiente
Webinar como se tornar um comunicador eficienteMaria Angelica Castellani
 

Similar a Comunicação (20)

Ebook a-arte-de-convencer
Ebook a-arte-de-convencerEbook a-arte-de-convencer
Ebook a-arte-de-convencer
 
Comunicação para a equipe administrativa por Andréa Rosa
Comunicação para a equipe administrativa por Andréa RosaComunicação para a equipe administrativa por Andréa Rosa
Comunicação para a equipe administrativa por Andréa Rosa
 
Oficina MetaSorocaba 23.10.2007
Oficina MetaSorocaba 23.10.2007Oficina MetaSorocaba 23.10.2007
Oficina MetaSorocaba 23.10.2007
 
A arte de_conversar_-_luiz_carlos_martins
A arte de_conversar_-_luiz_carlos_martinsA arte de_conversar_-_luiz_carlos_martins
A arte de_conversar_-_luiz_carlos_martins
 
Análise processual e redação de manifestações processuais
Análise processual e redação de manifestações processuaisAnálise processual e redação de manifestações processuais
Análise processual e redação de manifestações processuais
 
Análise processual e redação de manifestações processuais
Análise processual e redação de manifestações processuaisAnálise processual e redação de manifestações processuais
Análise processual e redação de manifestações processuais
 
Tratamento de assuntos reservados e seguranca da informacao na Industria Farm...
Tratamento de assuntos reservados e seguranca da informacao na Industria Farm...Tratamento de assuntos reservados e seguranca da informacao na Industria Farm...
Tratamento de assuntos reservados e seguranca da informacao na Industria Farm...
 
Curso
CursoCurso
Curso
 
Oficina comunicacao dia2
Oficina comunicacao dia2Oficina comunicacao dia2
Oficina comunicacao dia2
 
A batalha do pastor contra seu smartphone
A batalha do pastor contra seu smartphoneA batalha do pastor contra seu smartphone
A batalha do pastor contra seu smartphone
 
Apresentação PNL para Vendas Azenka
Apresentação PNL para Vendas AzenkaApresentação PNL para Vendas Azenka
Apresentação PNL para Vendas Azenka
 
Série Mentalidade - 1
Série Mentalidade - 1Série Mentalidade - 1
Série Mentalidade - 1
 
Educação a distância mitos e verdades
Educação a distância mitos e verdadesEducação a distância mitos e verdades
Educação a distância mitos e verdades
 
1º capitulo uau! como causar uma otima impressão
1º capitulo   uau! como causar uma otima impressão1º capitulo   uau! como causar uma otima impressão
1º capitulo uau! como causar uma otima impressão
 
Comunicação interpessoal2
Comunicação interpessoal2Comunicação interpessoal2
Comunicação interpessoal2
 
Comunicação efetiva para Times Ágeis
Comunicação efetiva para Times ÁgeisComunicação efetiva para Times Ágeis
Comunicação efetiva para Times Ágeis
 
Comunicação efetiva para Times Ágeis
Comunicação efetiva para Times ÁgeisComunicação efetiva para Times Ágeis
Comunicação efetiva para Times Ágeis
 
COMO ATIVAR SEU PODER DE CONCENTRAÇÃO E TURBINAR SEU FOCO PARA ACABAR DE VEZ ...
COMO ATIVAR SEU PODER DE CONCENTRAÇÃO E TURBINAR SEU FOCO PARA ACABAR DE VEZ ...COMO ATIVAR SEU PODER DE CONCENTRAÇÃO E TURBINAR SEU FOCO PARA ACABAR DE VEZ ...
COMO ATIVAR SEU PODER DE CONCENTRAÇÃO E TURBINAR SEU FOCO PARA ACABAR DE VEZ ...
 
1223846171 apostila auxiliar_administrativo
1223846171 apostila auxiliar_administrativo1223846171 apostila auxiliar_administrativo
1223846171 apostila auxiliar_administrativo
 
Webinar como se tornar um comunicador eficiente
Webinar como se tornar um comunicador eficienteWebinar como se tornar um comunicador eficiente
Webinar como se tornar um comunicador eficiente
 

Más de Rui da Silveira Cruz Ventura

lei complementar-099-2017 - Regulamente AirB&B em Caldas Novas
lei complementar-099-2017 - Regulamente AirB&B em Caldas Novaslei complementar-099-2017 - Regulamente AirB&B em Caldas Novas
lei complementar-099-2017 - Regulamente AirB&B em Caldas NovasRui da Silveira Cruz Ventura
 
Preços menores não garantem a sobrevivência do hotel
Preços menores não garantem a sobrevivência do hotelPreços menores não garantem a sobrevivência do hotel
Preços menores não garantem a sobrevivência do hotelRui da Silveira Cruz Ventura
 
1º curso Revenue Management c/ Participação Especial
1º curso Revenue Management c/ Participação Especial1º curso Revenue Management c/ Participação Especial
1º curso Revenue Management c/ Participação EspecialRui da Silveira Cruz Ventura
 

Más de Rui da Silveira Cruz Ventura (20)

A nossa consultoria
A nossa consultoriaA nossa consultoria
A nossa consultoria
 
Hotel tech brasil programação
Hotel tech brasil   programaçãoHotel tech brasil   programação
Hotel tech brasil programação
 
Previsão de ocupação - 2017 a 2022
Previsão de ocupação - 2017 a 2022Previsão de ocupação - 2017 a 2022
Previsão de ocupação - 2017 a 2022
 
lei complementar-099-2017 - Regulamente AirB&B em Caldas Novas
lei complementar-099-2017 - Regulamente AirB&B em Caldas Novaslei complementar-099-2017 - Regulamente AirB&B em Caldas Novas
lei complementar-099-2017 - Regulamente AirB&B em Caldas Novas
 
ApresentaçãoRevenue Management
 ApresentaçãoRevenue Management ApresentaçãoRevenue Management
ApresentaçãoRevenue Management
 
Voltamos aos custos
Voltamos aos custosVoltamos aos custos
Voltamos aos custos
 
E o revenue managemen
E o revenue managemenE o revenue managemen
E o revenue managemen
 
Revenue management
Revenue managementRevenue management
Revenue management
 
Gestão de restaurantes e hotelaria II
Gestão de restaurantes e hotelaria IIGestão de restaurantes e hotelaria II
Gestão de restaurantes e hotelaria II
 
Gestão de restaurantes e hotelaria Parte I
Gestão de restaurantes e hotelaria Parte IGestão de restaurantes e hotelaria Parte I
Gestão de restaurantes e hotelaria Parte I
 
Programas de alguns de nossos cursos
Programas de alguns de nossos cursosProgramas de alguns de nossos cursos
Programas de alguns de nossos cursos
 
Revenue Management consciente
Revenue Management conscienteRevenue Management consciente
Revenue Management consciente
 
Revpash - A métrica Correta para A & B
Revpash - A métrica Correta para A & BRevpash - A métrica Correta para A & B
Revpash - A métrica Correta para A & B
 
Hotelaria e ou hospedaria
Hotelaria e ou hospedariaHotelaria e ou hospedaria
Hotelaria e ou hospedaria
 
Proposta de parceria
Proposta de parceriaProposta de parceria
Proposta de parceria
 
Colocações em uma conversa no grupo
Colocações em uma conversa no grupoColocações em uma conversa no grupo
Colocações em uma conversa no grupo
 
Preços menores não garantem a sobrevivência do hotel
Preços menores não garantem a sobrevivência do hotelPreços menores não garantem a sobrevivência do hotel
Preços menores não garantem a sobrevivência do hotel
 
Conheça revenue management antes de comprar
Conheça revenue management antes de comprarConheça revenue management antes de comprar
Conheça revenue management antes de comprar
 
1º curso Revenue Management c/ Participação Especial
1º curso Revenue Management c/ Participação Especial1º curso Revenue Management c/ Participação Especial
1º curso Revenue Management c/ Participação Especial
 
Revenue management
Revenue managementRevenue management
Revenue management
 

Comunicação

  • 1. Comunicação Não, eu não espero que alguém acredite, eu não acreditaria a menos que viesse de uma pessoa de minha total confiança. Graças a Deus tenho algumas. Quando planejo um curso para uma cidade, independentemente de ter ou não estado nela mando e-mail com solicitação de orçamento, pois em cada lugar os valores são diferentes. Permitam-me esclarecer que circulo em Hotéis de quatro e cinco estrelas por sistema, isso se tivéssemos classificação em vigência. Acreditam que de cada 20 orçamentos solicitados recebo na melhor das hipóteses três respostas e isto é um achado três em 20 são exceções absolutamente raras, a cidade brasileira com o maior número de respostas em tempo correto é Uberlândia-MG. Já tive mais de um caso em que recebi a resposta de solicitação de orçamento uma semana depois da realização dos cursos e o gerente deste hotel fez o curso comigo (os gerentes que me desculpem). A Comunicação segundo o Dicionário “Aulete digital”: (co.mu.ni.ca.ção) sf. 1. Conceito, capacidade, processo e técnicas de transmitir e receber ideias, mensagens, com vistas à troca de informações, instruções etc.: A comunicação é um pré-requisito para a formação e consolidação de uma sociedade. 2. Ação ou resultado de comunicar(-se), de transmitir e receber mensagens: Esta empresa precisa melhorar a comunicação com as filiais. 3. A mensagem transmitida ou recebida, oral ou por escrito: Chegou uma comunicação da matriz. 4. O conjunto de conhecimentos, técnicas e procedimentos sobre essa transmissão e recepção de ideias, informações e mensagens, ministrado como disciplina: Ela estudou comunicação. 5. Exposição oral ou escrita sobre determinado tema 6. Capacidade de dialogar; ENTENDIMENTO: A comunicação entre os cônjuges é fundamental. 7. Ação de conversar; COLÓQUIO; CONVERSÇÃO: Só têm comunicação por telefone. 8. Aviso, participação (comunicação de noivado) Comunicação de massa 1 Teor.in. Circulação ou difusão de mensagens dirigidas indiferenciadamente a grandes parcelas da população, através dos meios de comunicação de massa (televisão, rádio, jornais, etc.). Comunicação humana 1 Teor.in. A que se faz entre seres humanos, por meio de sistemas de signos (como a linguagem falada e escrita), e não por instruções ou comandos (como a que envolve animais e máquinas); comunicação social. Comunicação interpessoal 1 Teor.in. A que que se faz diretamente entre dois ou mais indivíduos (pela fala, por carta ou mensagem, por e-mail, pelo telefone etc.). Comunicação social 1 Teor.in. A que, através de meios especializados e tecnicamente estruturados, se realiza entre um órgão de informação (empresa, organização oficial ou governamental etc.) e a sociedade. 2 A atividade profissional que se dedica a planejar e realiza essa comunicação.
  • 2. 3 Lus. Ver Comunicação de massa. 4 Ver Comunicação humana. Comunicação verbal 1 Teor.in. A que se realiza por meio da linguagem falada ou escrita, exclusiva dos seres humanos. Read more: http://www.aulete.com.br/comunica%C3%A7%C3%A3o#ixzz3GVO7NhM9 Cortei parte que não interessava ao caso e grifei a parte que diz e transcrevo: 1. Conceito, capacidade, processo e técnicas de transmitir e receber ideias, mensagens, com vistas à troca de informações, instruções etc.: A comunicação é um pré-requisito para a formação e consolidação de uma sociedade. 2. Ação ou resultado de comunicar (-se), de transmitir e receber mensagens: Esta empresa precisa melhorar a comunicação com as filiais. “Transmitir e receber” “trocar informações” Gente isto é Básico, assim que a escola me ensinou as primeiras letras o mesmo professor me disse que eu poderia escrever cartas (há 50 anos não havia PCs) e que sempre que recebesse uma carta de alguém eu tinha que responde-la e a maioria das cartas termina numa terceira etapa – ou seja – Eu envio com uma informação ou instrução – a pessoa me responde dizendo o que fez ou não e se tudo foi feito e eu agradeço. O Assunto entre pessoas civilizadas só termina aqui. O dicionário é claro “troca de informações e instruções” pressupões respostas, TROCA. Há os tempos são outros – A EDUCAÇÃO TAMBÉM porque isto é uma questão de educação, antigamente você tinha que ler parar para escrever, “a gente sabia escrever” e levar ou mandar ao correio. E pasmem era feito. E todos faziam, não só os educados, mas os outros acabavam isolados, se não fizessem. Hoje a tecnologia permite apertar um botão, meia dúzia de teclas e uma para finalizar – “envio” e as pessoas não fazem. Não existe nada que eu me recrimine mais que ter passado por uma mensagem e não ter visto logo eu não a vi não posso responder. Isso é FALTA DE EDUCAÇÃO, não, não tem nada a ver com tempo. Tem a ver com e-du-ca-ção, e este tem que vir de berço. Tenho um conhecido que ganha muito dinheiro, não nem pensem que quem ganha muito dinheiro não faz nada, um destes anos para terem uma ideia eu ajudei-o a contar (ele faz estatísticas de tudo) as passagens aéreas que ele usou durante o ano em 365 dias ele fez 293 voos. 48% deles Intercontinentais, nunca pedi a esse homem, nada que ele não fizesse, às vezes demora um pouco, mas ele tem o cuidado de avisar que não esqueceu e que vai fazer, nunca deixou de me responder a uma mensagem de aniversário. O tempo dele é como o nosso o dia dele tem 24 Horas, a diferença é o que ele faz com elas. Falta tempo? Não, FALTA EDUCAÇÃO. Fiz uma consultoria certa vez ao Exmo.
  • 3. Senhor António Ermínio de Morais, e depois de tudo pronto ele precisava de umas coisas particulares e eu fiquei trancado na sala dele e fiz o serviço ali para que ninguém soubesse o que estava sendo feito. Este senhor não deixava de atender um telefonema, não deixava de responder a uma pessoa, não deixava uma pergunta sem resposta. Ele trabalhava pelo menos 18 Horas por dia e segundo os seus colaboradores mais antigos estava trabalhando pouco. Você trabalha 44 horas por semana e não tem tempo. Com licença ou é incompetente ou é mal educado, mas o seu tempo e o meu são iguais. Diga que é incapaz de organizar o seu tempo e então eu acredito e o considero, porque o que a gente não sabe fazer e assume, aprende; o que não sabe fazer e arranja desculpas acaba passando por mentiroso. É eu comecei e vou continuar a falar de Hotéis, um destes dias liguei para um que usava normalmente, não podia fazer a reserva porque o sistema tinha caído? Quando o sistema voltou, ou disso eles me avisaram, não precisava mais eu tinha feito a reserva em outro hotel. Que bom o custo benefício é melhor. O Park hoteleiro brasileiro tem tamanho, mas não tem qualidade, e o pior, enquanto não perceberem isso a tendência é piorar. E não, não é culpa do recepcionista ou do menino ou menina das reservas, é da diretoria que não teve capacidade de contratar um Gerente que faça a coisa funcionar como deve por isso eu como “hoteleiro compulsivo” vejo os grandes executivos serem levados por empresas que precisam e valorizam competência, exemplo e determinação não sobe, desce. Você precisa saber como se faz para poder mandar fazer, e dar o exemplo. O Exemplo tem que vir de cima senão não funciona, se este não acontece, as coisas não funcionam. Há pessoas que dependem de departamentos comerciais que levam uma semana para dar a resposta, a mim, quando eles levam mais de 4 horas entre as 8 e as 18 eu troco, admito e conclamo todos a fazerem isso, só assim vamos EDUCAR, porque é falta de educação. Pensem bem, e vejam o quanto se perde pela falta de comunicação correta, infelizmente não vão conseguir mensurar. Qual é a sua taxa de conversão de reservas? Eu não admito menos de 92%, você não sabe qual é a sua e se descobrir não vai contar porque sentirá vergonha. Vamos dar importância ao que realmente é importante. E de dois ou três centos de hotéis com quem me comunico por escrito anualmente, menos de 2% se comunica de forma satisfatória, e de forma correta não passa de 1%. Não tomem como uma reclamação, pode até ser um desabafo, mas a ideia é que usem pra melhorar, pois precisam e muito. Há! Hoje não precisa, a ocupação está boa, tá, conversamos no final de 2015 porque até Junho de 2017 provavelmente vamos conversar de outro assunto, porque vão sobreviver os BONS e EDUCADOS. - O Alerta vem de longe - http://goo.gl/IWEUsY