SlideShare una empresa de Scribd logo
1 de 5
Descargar para leer sin conexión
UTILIZAÇÃO DE PASTO NA PRODUÇÃO DE OVINOS 
Gabriela Aferri 
Zoot., Dra., PqC da UPD Jaú do Polo Regional Centro Oeste/APTA 
gabriela@apta.sp.gov.br 
Cristina Maria Pacheco Barbosa 
Zoot., Dra., PqC da UPD Itapetininga do Polo Regional Sudoeste Paulista/APTA 
cristina@apta.sp.gov.br 
A criação de ovelhas a pasto é um grande apelo em nossas condições ambientais. Em tempos onde se busca o uso racional de recursos, sejam eles de ordem econômica ou ambiental, há que se entender que a produção de uma pastagem deva ser interpretada como o resultado de uma relação de fatores que envolvem dois sistemas biológicos básicos: o pasto e o animal. A disponibilidade de terras férteis, relevo favorável, clima ameno e precipitação chuvosa distribuída ao longo do ano parecem ser os elementos fundamentais à composição de um cenário perfeito para um ambiente de produção de qualidade. 
Foto: Ovelhas em pastagem (C. M. P. Barbosa).
www.aptaregional.sp.gov.br 
ISSN 2316-5146 
Pesquisa & Tecnologia, vol. 11, n. 2, Jul-Dez 2014 
Há uma impressão secular de que os ovinos são grandes companheiros do homem, aquecendo-o com sua lã, fazendo-lhe companhia em suas andanças e pousos, fornecendo leite e carne para sua alimentação e entregando-se ao sacrifício do modo mais honroso conhecido no reino animal, que é morrer em silêncio. 
Realmente, é possível estabelecer grande vínculo com estes animais, nem tanto por sua cordial submissão, mas muito mais por sua posição desprivilegiada na cadeia alimentar de ser a presa ideal de vários predadores. Em nossas condições, os ataques de cães, onças e urubus são perigos constantes que, se ignorados, causam grandes baixas nos rebanhos. E aquele cenário bucólico das ovelhas ao campo torna-se o pesadelo do produtor. 
O comportamento gregário dos ovinos deve ser sempre considerado quando do manejo dos lotes em instalações e pastagens ou apartação de animais. Animais fora de seu grupo sentem-se desprotegidos e, na busca por voltar à sua condição de conforto, causam ferimentos a si mesmos e às pessoas que trabalham com eles. Considere também que o estresse causado por estas situações podem ser maiores que os benefícios advindos do manejo idealizado. 
Foto: Ovelha interrompe alimentação à procura do grupo (C. M. P. Barbosa). 
As mudanças inerentes à atividade como troca de tratador, inserção e retida de animais de lotes, transporte ou mudanças alimentares devem ocorrer preferencialmente de modo gradual, considerando os hábitos naturais dos animais. Mudanças abruptas nem sempre podem ser evitadas. As ações para minimizar o estresse adicional provocado por fatores conhecidos como a presença de cães, movimento excessivo de pessoas, fonte de barulho, ambiente úmido, são fundamentais para auxiliar na prevenção de doenças ou perda de peso dos animais.
www.aptaregional.sp.gov.br 
ISSN 2316-5146 
Pesquisa & Tecnologia, vol. 11, n. 2, Jul-Dez 2014 
Proporcionar uma alimentação mais rica em energia e proteína durante esses períodos é uma forma de amenizar os danos produtivos desencadeados por estresse. Equívocos com a qualidade da alimentação a pasto para ovinos é um fato que ocorre corriqueiramente nas criações. 
Em geral, as exigências nutricionais dos ovinos são maiores que as dos bovinos para categorias semelhantes. O que significa dizer que uma pastagem que pode proporcionar ganhos de produção aos bovinos não é suficiente para alimentar um rebanho ovino produtivo. Assim vemos diminuir os índices produtivos da criação e até mesmo um aumento nos gastos com medicamentos e suplementação alimentar emergencial. 
Embora tenhamos terras nobres em abundância, elas são direcionadas para a agricultura, ficando as áreas marginais a cargo da produção animal. Nestes pastos, dificilmente há adubação para correção de nutrientes no solo. O uso de uréia para adubação nitrogenada, por exemplo, melhora a concentração de proteínas na pastagem. Ovelhas consumindo forragem produzida em terras fertilizadas têm melhores condições para defender-se de parasitas diminuindo a necessidade de aplicação de vermífugo nos animais, mesmo em período favoráveis à infestação. 
A pastagem pode sim ser fonte de alimento de alta qualidade, mas também pode ser fonte de problemas nutricionais. Pasto rapado, plantas tóxicas, capim passado, alta concentração de animais são problemas comuns que fazem da pastagem um vilão no sistema de produção, quando deveria ser uma fonte de alimentos barata e de fácil manejo. Isto é tão comum que para ovinocultores falar de pastagem é falar de manejo antiparasitário e não nutricional. 
Ao contrário do modelo seguido, de que ovelhas gostam de pasto baixo, o que ocorre é que os ovinos são bastante seletivos e não gostam de pasto velho (fibroso), situação que se repete frequentemente em pastos altos. Ao contrário disso, pastos baixos (rapados) restringirão o consumo dos animais e impedirão a expressão do potencial produtivo e atuarão contra a sustentabilidade do sistema levando a pastos degradados. 
A suplementação alimentar em cocho, durante períodos de estiagem, é uma realidade que deve ser encarada com naturalidade em ambiente de produção tropical. Em anos favoráveis, a necessidade de suplementação pode ser de apenas dois meses. Acreditar que ela não será necessária em nenhum período do ano é iludir-se e correr atrás do prejuízo depois. O melhor é aproveitar a época favorável e providenciar um estoque de alimento.
www.aptaregional.sp.gov.br 
ISSN 2316-5146 
Pesquisa & Tecnologia, vol. 11, n. 2, Jul-Dez 2014 
Quando a provisão de alimentos não é feita antecipadamente poucas são as opções de alimentação, sendo o uso de alimentos concentrados, as rações, o socorro mais empregado, mas que aumenta o custo de produção e reduz, consideravelmente, os lucros. Como esta ação é emergencial e geralmente com custos reduzidos, podem ocorrer distúrbios de origem alimentar com consequências que vão desde o enfraquecimento dos animais até a morte. 
Foto: Bexiga e rins de carneiro que teve morte por alimentação errada (G. Aferri). 
O mesmo alimento pode ser muito bom para cordeiros e ruim para carneiros. A divisão de animais em lotes, de acordo com sua idade, para escolha da melhor alimentação é prática necessária para evitar a doença e morte de animais por alimentação inadequada. Os erros podem ter efeitos negativos apresentados em poucas horas, como no excesso de uréia, ou depois de semanas de alimentação equivocada, como no fornecimento de altos teores de proteína para reprodutores. 
Foto: Estômagos de cordeiro com problemas de ingestão de alimentos (G. Aferri). 
Enfim, não há necessidade de complicar o manejo alimentar. Podemos sim, produzir ovinos a pasto. Se o animal estiver fechado ou cercado em algum lugar, poucas serão suas opções de escolha. Então deveremos providenciar aquilo de que ele necessita. Quanto maior a produção, maior a necessidade de nutrientes. Se faltar alimento, a necessidade de medicamento aumenta.
www.aptaregional.sp.gov.br 
ISSN 2316-5146 
Pesquisa & Tecnologia, vol. 11, n. 2, Jul-Dez 2014 
Na época das águas, pasto farto e de boa qualidade se consegue com manejo, respeitar altura da planta forrageira para entrada e saída de animais, e adubação, de acordo com cada tipo de solo. Na época seca silagem e feno são alimentos que suprem a necessidade de alimento de grande parte do rebanho. Alimentação intensiva em confinamento deve ser utilizada para animais que serão abatidos para produção de carne. 
O sal mineral deve ser específico para ovinos, pois o desequilíbrio de minerais reduz a produtividade do rebanho. Não há necessidade de manter os animais confinados, salvo se estiverem sob o risco de ataque de predadores. Mas eles não gostam de tomar chuva, providenciar um abrigo aumenta o conforto animal e melhora a produtividade. 
Dessa forma, uma exploração planejada e alicerçada em um ambiente de produção adequado às exigências da nova sociedade consumidora passa, necessariamente, pelo manejo racional do recurso forrageiro sob novos conceitos de sustentabilidade.

Más contenido relacionado

La actualidad más candente

Vitrine Tecnológica DBO - Capítulo 5
Vitrine Tecnológica DBO - Capítulo 5Vitrine Tecnológica DBO - Capítulo 5
Vitrine Tecnológica DBO - Capítulo 5Tiago de Jesus Costa
 
Manejos nutricional para aves
Manejos nutricional para avesManejos nutricional para aves
Manejos nutricional para avesMarília Gomes
 
Zootecnia Geral, Sistema De Criação
Zootecnia Geral, Sistema De CriaçãoZootecnia Geral, Sistema De Criação
Zootecnia Geral, Sistema De CriaçãoSilvano Rodrigues
 
[Palestra] Armindo Kichel: Manejo de Pastangem
[Palestra] Armindo Kichel: Manejo de Pastangem[Palestra] Armindo Kichel: Manejo de Pastangem
[Palestra] Armindo Kichel: Manejo de PastangemAgroTalento
 
Manual de Confinamento de Bovinos de Corte da Guabi
Manual de Confinamento de Bovinos de Corte da GuabiManual de Confinamento de Bovinos de Corte da Guabi
Manual de Confinamento de Bovinos de Corte da GuabiSérgio Amaral
 
Criacao organica de_aves
Criacao organica de_avesCriacao organica de_aves
Criacao organica de_avesJoyce Muzy
 
Apostila 10 - Índices zootécnicos e resultados econômicos
Apostila 10 -  Índices zootécnicos e resultados econômicosApostila 10 -  Índices zootécnicos e resultados econômicos
Apostila 10 - Índices zootécnicos e resultados econômicosPortal Canal Rural
 
Sistemas de criação para ovinos e caprinos
Sistemas de criação para ovinos e caprinosSistemas de criação para ovinos e caprinos
Sistemas de criação para ovinos e caprinosKiller Max
 
Sistema de criação bovina
 Sistema de criação bovina Sistema de criação bovina
Sistema de criação bovinaRaphaella Huhu
 
Apostila Produçao de Leite Agroecologico
Apostila Produçao de Leite AgroecologicoApostila Produçao de Leite Agroecologico
Apostila Produçao de Leite AgroecologicoDaniel Mol
 
Alimentação e nutrição de ovinos pbsm [modo de compatibilidade]
Alimentação e nutrição de ovinos pbsm [modo de compatibilidade]Alimentação e nutrição de ovinos pbsm [modo de compatibilidade]
Alimentação e nutrição de ovinos pbsm [modo de compatibilidade]Pbsmal
 
Potencialidad del Campo Natural - Nabinger
Potencialidad del Campo Natural - NabingerPotencialidad del Campo Natural - Nabinger
Potencialidad del Campo Natural - NabingerPastizalesdelconosur
 
Realidade local prod. de ovinos & caprinos pbsm [modo de compatibil
Realidade local   prod. de ovinos & caprinos pbsm [modo de compatibilRealidade local   prod. de ovinos & caprinos pbsm [modo de compatibil
Realidade local prod. de ovinos & caprinos pbsm [modo de compatibilPbsmal
 
Frango corte
Frango corteFrango corte
Frango cortemvezzone
 
Manejo racional de bovinos de leite e corte em confinamento
Manejo racional de bovinos de leite e corte em confinamentoManejo racional de bovinos de leite e corte em confinamento
Manejo racional de bovinos de leite e corte em confinamentoIngrid Carvalho
 

La actualidad más candente (20)

Vitrine Tecnológica DBO - Capítulo 5
Vitrine Tecnológica DBO - Capítulo 5Vitrine Tecnológica DBO - Capítulo 5
Vitrine Tecnológica DBO - Capítulo 5
 
Forragicultura aula1
Forragicultura aula1Forragicultura aula1
Forragicultura aula1
 
Manejos nutricional para aves
Manejos nutricional para avesManejos nutricional para aves
Manejos nutricional para aves
 
Zootecnia Geral, Sistema De Criação
Zootecnia Geral, Sistema De CriaçãoZootecnia Geral, Sistema De Criação
Zootecnia Geral, Sistema De Criação
 
[Palestra] Armindo Kichel: Manejo de Pastangem
[Palestra] Armindo Kichel: Manejo de Pastangem[Palestra] Armindo Kichel: Manejo de Pastangem
[Palestra] Armindo Kichel: Manejo de Pastangem
 
Manual de Confinamento de Bovinos de Corte da Guabi
Manual de Confinamento de Bovinos de Corte da GuabiManual de Confinamento de Bovinos de Corte da Guabi
Manual de Confinamento de Bovinos de Corte da Guabi
 
Criacao organica de_aves
Criacao organica de_avesCriacao organica de_aves
Criacao organica de_aves
 
Apostila 10 - Índices zootécnicos e resultados econômicos
Apostila 10 -  Índices zootécnicos e resultados econômicosApostila 10 -  Índices zootécnicos e resultados econômicos
Apostila 10 - Índices zootécnicos e resultados econômicos
 
Métodos de pastejo
Métodos de pastejoMétodos de pastejo
Métodos de pastejo
 
Sistemas de criação para ovinos e caprinos
Sistemas de criação para ovinos e caprinosSistemas de criação para ovinos e caprinos
Sistemas de criação para ovinos e caprinos
 
Sistema de criação bovina
 Sistema de criação bovina Sistema de criação bovina
Sistema de criação bovina
 
Apostila Produçao de Leite Agroecologico
Apostila Produçao de Leite AgroecologicoApostila Produçao de Leite Agroecologico
Apostila Produçao de Leite Agroecologico
 
Alimentação e nutrição de ovinos pbsm [modo de compatibilidade]
Alimentação e nutrição de ovinos pbsm [modo de compatibilidade]Alimentação e nutrição de ovinos pbsm [modo de compatibilidade]
Alimentação e nutrição de ovinos pbsm [modo de compatibilidade]
 
Potencialidad del Campo Natural - Nabinger
Potencialidad del Campo Natural - NabingerPotencialidad del Campo Natural - Nabinger
Potencialidad del Campo Natural - Nabinger
 
Realidade local prod. de ovinos & caprinos pbsm [modo de compatibil
Realidade local   prod. de ovinos & caprinos pbsm [modo de compatibilRealidade local   prod. de ovinos & caprinos pbsm [modo de compatibil
Realidade local prod. de ovinos & caprinos pbsm [modo de compatibil
 
Frango corte
Frango corteFrango corte
Frango corte
 
Tudo sobre criação de codornas
Tudo sobre criação de codornasTudo sobre criação de codornas
Tudo sobre criação de codornas
 
Manejo racional de bovinos de leite e corte em confinamento
Manejo racional de bovinos de leite e corte em confinamentoManejo racional de bovinos de leite e corte em confinamento
Manejo racional de bovinos de leite e corte em confinamento
 
Apresentação const.
Apresentação const.Apresentação const.
Apresentação const.
 
F95 a3f16
F95 a3f16F95 a3f16
F95 a3f16
 

Similar a Utilização de Pasto na Produção de Ovinos

Planejamento Forrageiro: Técnicas para Aumento da Produção Ovina
Planejamento Forrageiro: Técnicas para Aumento da Produção OvinaPlanejamento Forrageiro: Técnicas para Aumento da Produção Ovina
Planejamento Forrageiro: Técnicas para Aumento da Produção OvinaRural Pecuária
 
Jornal o momento.(11 set2013).n03
Jornal o momento.(11 set2013).n03Jornal o momento.(11 set2013).n03
Jornal o momento.(11 set2013).n03gepaunipampa
 
Produção e reprodução de búfalas leiteiras : um modelo tecnológico de sucesso
Produção e reprodução de búfalas leiteiras : um modelo tecnológico de sucessoProdução e reprodução de búfalas leiteiras : um modelo tecnológico de sucesso
Produção e reprodução de búfalas leiteiras : um modelo tecnológico de sucessoRural Pecuária
 
Banco de proteina para ração animal
Banco de proteina para ração animalBanco de proteina para ração animal
Banco de proteina para ração animalLenildo Araujo
 
Pastagem de tifton 85.pdf
Pastagem de tifton 85.pdfPastagem de tifton 85.pdf
Pastagem de tifton 85.pdfRegisSantos42
 
Importância da manutenção de variabilidade genética para os produtores rurais
Importância da manutenção de variabilidade genética para os produtores ruraisImportância da manutenção de variabilidade genética para os produtores rurais
Importância da manutenção de variabilidade genética para os produtores ruraisRural Pecuária
 
AAC-Estacao-de-monta.pdf - MANEJO REPRODUTIVO
AAC-Estacao-de-monta.pdf - MANEJO REPRODUTIVOAAC-Estacao-de-monta.pdf - MANEJO REPRODUTIVO
AAC-Estacao-de-monta.pdf - MANEJO REPRODUTIVOJussara Telma dos Santos
 
Manejo alimentar em tanques rede
Manejo alimentar em tanques redeManejo alimentar em tanques rede
Manejo alimentar em tanques redeRural Pecuária
 
Uso do milheto como forrageira
Uso do milheto como forrageiraUso do milheto como forrageira
Uso do milheto como forrageiraPatricia Epifanio
 
O quê faz um cordeiro confinado?
O quê faz um cordeiro confinado?O quê faz um cordeiro confinado?
O quê faz um cordeiro confinado?Rural Pecuária
 
Relatório Semestral (Ovinos e Caprinos)
Relatório Semestral (Ovinos e Caprinos)Relatório Semestral (Ovinos e Caprinos)
Relatório Semestral (Ovinos e Caprinos)David Quintino
 
E book triplicar-produtividade_pasto
E book triplicar-produtividade_pastoE book triplicar-produtividade_pasto
E book triplicar-produtividade_pastoMarceloValadoLeite
 
Abc da agricultura como alimentar enxames
Abc da agricultura como alimentar enxamesAbc da agricultura como alimentar enxames
Abc da agricultura como alimentar enxamesLenildo Araujo
 

Similar a Utilização de Pasto na Produção de Ovinos (20)

Planejamento Forrageiro: Técnicas para Aumento da Produção Ovina
Planejamento Forrageiro: Técnicas para Aumento da Produção OvinaPlanejamento Forrageiro: Técnicas para Aumento da Produção Ovina
Planejamento Forrageiro: Técnicas para Aumento da Produção Ovina
 
Jornal o momento.(11 set2013).n03
Jornal o momento.(11 set2013).n03Jornal o momento.(11 set2013).n03
Jornal o momento.(11 set2013).n03
 
Produção e reprodução de búfalas leiteiras : um modelo tecnológico de sucesso
Produção e reprodução de búfalas leiteiras : um modelo tecnológico de sucessoProdução e reprodução de búfalas leiteiras : um modelo tecnológico de sucesso
Produção e reprodução de búfalas leiteiras : um modelo tecnológico de sucesso
 
Banco de proteina para ração animal
Banco de proteina para ração animalBanco de proteina para ração animal
Banco de proteina para ração animal
 
Pastagem de tifton 85.pdf
Pastagem de tifton 85.pdfPastagem de tifton 85.pdf
Pastagem de tifton 85.pdf
 
Aula sobre manejo alimentar
Aula sobre manejo alimentarAula sobre manejo alimentar
Aula sobre manejo alimentar
 
Apostila agroflorestas
Apostila agroflorestasApostila agroflorestas
Apostila agroflorestas
 
Aula_3
Aula_3Aula_3
Aula_3
 
Importância da manutenção de variabilidade genética para os produtores rurais
Importância da manutenção de variabilidade genética para os produtores ruraisImportância da manutenção de variabilidade genética para os produtores rurais
Importância da manutenção de variabilidade genética para os produtores rurais
 
Epamig braquiaria
Epamig braquiariaEpamig braquiaria
Epamig braquiaria
 
Agrocurso cartilha
Agrocurso cartilhaAgrocurso cartilha
Agrocurso cartilha
 
AAC-Estacao-de-monta.pdf - MANEJO REPRODUTIVO
AAC-Estacao-de-monta.pdf - MANEJO REPRODUTIVOAAC-Estacao-de-monta.pdf - MANEJO REPRODUTIVO
AAC-Estacao-de-monta.pdf - MANEJO REPRODUTIVO
 
Manejo alimentar em tanques rede
Manejo alimentar em tanques redeManejo alimentar em tanques rede
Manejo alimentar em tanques rede
 
Uso do milheto como forrageira
Uso do milheto como forrageiraUso do milheto como forrageira
Uso do milheto como forrageira
 
O quê faz um cordeiro confinado?
O quê faz um cordeiro confinado?O quê faz um cordeiro confinado?
O quê faz um cordeiro confinado?
 
Integração Lavoura-Pecuária-Floresta(ILPF)
Integração Lavoura-Pecuária-Floresta(ILPF)Integração Lavoura-Pecuária-Floresta(ILPF)
Integração Lavoura-Pecuária-Floresta(ILPF)
 
Relatório Semestral (Ovinos e Caprinos)
Relatório Semestral (Ovinos e Caprinos)Relatório Semestral (Ovinos e Caprinos)
Relatório Semestral (Ovinos e Caprinos)
 
E book triplicar-produtividade_pasto
E book triplicar-produtividade_pastoE book triplicar-produtividade_pasto
E book triplicar-produtividade_pasto
 
Abc da agricultura como alimentar enxames
Abc da agricultura como alimentar enxamesAbc da agricultura como alimentar enxames
Abc da agricultura como alimentar enxames
 
ILPF_iba.pdf
ILPF_iba.pdfILPF_iba.pdf
ILPF_iba.pdf
 

Más de Rural Pecuária

Pecuária leiteira de precisão: uso de sensores para monitoramento e detecção ...
Pecuária leiteira de precisão: uso de sensores para monitoramento e detecção ...Pecuária leiteira de precisão: uso de sensores para monitoramento e detecção ...
Pecuária leiteira de precisão: uso de sensores para monitoramento e detecção ...Rural Pecuária
 
50 perguntas, 50 respostas sobre a Carne Carbono Neutro (CCN).
50 perguntas, 50 respostas sobre a Carne Carbono Neutro (CCN).50 perguntas, 50 respostas sobre a Carne Carbono Neutro (CCN).
50 perguntas, 50 respostas sobre a Carne Carbono Neutro (CCN).Rural Pecuária
 
Soro de queijo tipo coalho de leite bovino: alternativa para a terminação de ...
Soro de queijo tipo coalho de leite bovino: alternativa para a terminação de ...Soro de queijo tipo coalho de leite bovino: alternativa para a terminação de ...
Soro de queijo tipo coalho de leite bovino: alternativa para a terminação de ...Rural Pecuária
 
Staphylococcus coagulase-negativos no leite de vacas com mastite tratadas com...
Staphylococcus coagulase-negativos no leite de vacas com mastite tratadas com...Staphylococcus coagulase-negativos no leite de vacas com mastite tratadas com...
Staphylococcus coagulase-negativos no leite de vacas com mastite tratadas com...Rural Pecuária
 
Tecnologia e custo da cana-de-açúcar para a alimentação animal
Tecnologia e custo da cana-de-açúcar para a alimentação animalTecnologia e custo da cana-de-açúcar para a alimentação animal
Tecnologia e custo da cana-de-açúcar para a alimentação animalRural Pecuária
 
BRS Capiaçu: cultivar de capim-elefante de alto rendimento para produção de s...
BRS Capiaçu: cultivar de capim-elefante de alto rendimento para produção de s...BRS Capiaçu: cultivar de capim-elefante de alto rendimento para produção de s...
BRS Capiaçu: cultivar de capim-elefante de alto rendimento para produção de s...Rural Pecuária
 
Reaproveitamento de água residuária em sistemas de produção de leite em confi...
Reaproveitamento de água residuária em sistemas de produção de leite em confi...Reaproveitamento de água residuária em sistemas de produção de leite em confi...
Reaproveitamento de água residuária em sistemas de produção de leite em confi...Rural Pecuária
 
Boas práticas agropecuárias na produção de leite: da pesquisa para o produtor
Boas práticas agropecuárias na produção de leite: da pesquisa para o produtorBoas práticas agropecuárias na produção de leite: da pesquisa para o produtor
Boas práticas agropecuárias na produção de leite: da pesquisa para o produtorRural Pecuária
 
Catálogo de forrageiras recomendadas pela Embrapa
Catálogo de forrageiras recomendadas pela EmbrapaCatálogo de forrageiras recomendadas pela Embrapa
Catálogo de forrageiras recomendadas pela EmbrapaRural Pecuária
 
Dez dicas para produção de milho
Dez dicas para produção de milhoDez dicas para produção de milho
Dez dicas para produção de milhoRural Pecuária
 
Criação de Bezerras Leiteiras
Criação de Bezerras LeiteirasCriação de Bezerras Leiteiras
Criação de Bezerras LeiteirasRural Pecuária
 
Como produzir-Goiaba Orgânica
Como produzir-Goiaba Orgânica Como produzir-Goiaba Orgânica
Como produzir-Goiaba Orgânica Rural Pecuária
 
Principais cogumelos comestíveis cultivados e nativos do estado de são paulo ...
Principais cogumelos comestíveis cultivados e nativos do estado de são paulo ...Principais cogumelos comestíveis cultivados e nativos do estado de são paulo ...
Principais cogumelos comestíveis cultivados e nativos do estado de são paulo ...Rural Pecuária
 
Potencial de cultivo da planta alimentícia não convencional “major gomes” ap...
Potencial de cultivo da planta alimentícia não convencional “major gomes”  ap...Potencial de cultivo da planta alimentícia não convencional “major gomes”  ap...
Potencial de cultivo da planta alimentícia não convencional “major gomes” ap...Rural Pecuária
 
Horticultura de baixo carbono e segurança hídrica no cultivo de bananeira agr...
Horticultura de baixo carbono e segurança hídrica no cultivo de bananeira agr...Horticultura de baixo carbono e segurança hídrica no cultivo de bananeira agr...
Horticultura de baixo carbono e segurança hídrica no cultivo de bananeira agr...Rural Pecuária
 
Silício auxilia as plantas na defesa contra os estresses ambientais aprovado
Silício auxilia as plantas na defesa contra os estresses ambientais  aprovadoSilício auxilia as plantas na defesa contra os estresses ambientais  aprovado
Silício auxilia as plantas na defesa contra os estresses ambientais aprovadoRural Pecuária
 
Manual Técnico de Ranicultura está disponível
Manual Técnico de Ranicultura está disponívelManual Técnico de Ranicultura está disponível
Manual Técnico de Ranicultura está disponívelRural Pecuária
 
Infiltração em viveiros escavados destinados à criação de peixes
Infiltração em viveiros escavados destinados à criação de peixesInfiltração em viveiros escavados destinados à criação de peixes
Infiltração em viveiros escavados destinados à criação de peixesRural Pecuária
 
A importância da longevidade das vacas de corte
A importância da longevidade das vacas de corteA importância da longevidade das vacas de corte
A importância da longevidade das vacas de corteRural Pecuária
 
Uso da água no enraizamento de estacas de Amoreira
Uso da água no enraizamento de estacas de Amoreira Uso da água no enraizamento de estacas de Amoreira
Uso da água no enraizamento de estacas de Amoreira Rural Pecuária
 

Más de Rural Pecuária (20)

Pecuária leiteira de precisão: uso de sensores para monitoramento e detecção ...
Pecuária leiteira de precisão: uso de sensores para monitoramento e detecção ...Pecuária leiteira de precisão: uso de sensores para monitoramento e detecção ...
Pecuária leiteira de precisão: uso de sensores para monitoramento e detecção ...
 
50 perguntas, 50 respostas sobre a Carne Carbono Neutro (CCN).
50 perguntas, 50 respostas sobre a Carne Carbono Neutro (CCN).50 perguntas, 50 respostas sobre a Carne Carbono Neutro (CCN).
50 perguntas, 50 respostas sobre a Carne Carbono Neutro (CCN).
 
Soro de queijo tipo coalho de leite bovino: alternativa para a terminação de ...
Soro de queijo tipo coalho de leite bovino: alternativa para a terminação de ...Soro de queijo tipo coalho de leite bovino: alternativa para a terminação de ...
Soro de queijo tipo coalho de leite bovino: alternativa para a terminação de ...
 
Staphylococcus coagulase-negativos no leite de vacas com mastite tratadas com...
Staphylococcus coagulase-negativos no leite de vacas com mastite tratadas com...Staphylococcus coagulase-negativos no leite de vacas com mastite tratadas com...
Staphylococcus coagulase-negativos no leite de vacas com mastite tratadas com...
 
Tecnologia e custo da cana-de-açúcar para a alimentação animal
Tecnologia e custo da cana-de-açúcar para a alimentação animalTecnologia e custo da cana-de-açúcar para a alimentação animal
Tecnologia e custo da cana-de-açúcar para a alimentação animal
 
BRS Capiaçu: cultivar de capim-elefante de alto rendimento para produção de s...
BRS Capiaçu: cultivar de capim-elefante de alto rendimento para produção de s...BRS Capiaçu: cultivar de capim-elefante de alto rendimento para produção de s...
BRS Capiaçu: cultivar de capim-elefante de alto rendimento para produção de s...
 
Reaproveitamento de água residuária em sistemas de produção de leite em confi...
Reaproveitamento de água residuária em sistemas de produção de leite em confi...Reaproveitamento de água residuária em sistemas de produção de leite em confi...
Reaproveitamento de água residuária em sistemas de produção de leite em confi...
 
Boas práticas agropecuárias na produção de leite: da pesquisa para o produtor
Boas práticas agropecuárias na produção de leite: da pesquisa para o produtorBoas práticas agropecuárias na produção de leite: da pesquisa para o produtor
Boas práticas agropecuárias na produção de leite: da pesquisa para o produtor
 
Catálogo de forrageiras recomendadas pela Embrapa
Catálogo de forrageiras recomendadas pela EmbrapaCatálogo de forrageiras recomendadas pela Embrapa
Catálogo de forrageiras recomendadas pela Embrapa
 
Dez dicas para produção de milho
Dez dicas para produção de milhoDez dicas para produção de milho
Dez dicas para produção de milho
 
Criação de Bezerras Leiteiras
Criação de Bezerras LeiteirasCriação de Bezerras Leiteiras
Criação de Bezerras Leiteiras
 
Como produzir-Goiaba Orgânica
Como produzir-Goiaba Orgânica Como produzir-Goiaba Orgânica
Como produzir-Goiaba Orgânica
 
Principais cogumelos comestíveis cultivados e nativos do estado de são paulo ...
Principais cogumelos comestíveis cultivados e nativos do estado de são paulo ...Principais cogumelos comestíveis cultivados e nativos do estado de são paulo ...
Principais cogumelos comestíveis cultivados e nativos do estado de são paulo ...
 
Potencial de cultivo da planta alimentícia não convencional “major gomes” ap...
Potencial de cultivo da planta alimentícia não convencional “major gomes”  ap...Potencial de cultivo da planta alimentícia não convencional “major gomes”  ap...
Potencial de cultivo da planta alimentícia não convencional “major gomes” ap...
 
Horticultura de baixo carbono e segurança hídrica no cultivo de bananeira agr...
Horticultura de baixo carbono e segurança hídrica no cultivo de bananeira agr...Horticultura de baixo carbono e segurança hídrica no cultivo de bananeira agr...
Horticultura de baixo carbono e segurança hídrica no cultivo de bananeira agr...
 
Silício auxilia as plantas na defesa contra os estresses ambientais aprovado
Silício auxilia as plantas na defesa contra os estresses ambientais  aprovadoSilício auxilia as plantas na defesa contra os estresses ambientais  aprovado
Silício auxilia as plantas na defesa contra os estresses ambientais aprovado
 
Manual Técnico de Ranicultura está disponível
Manual Técnico de Ranicultura está disponívelManual Técnico de Ranicultura está disponível
Manual Técnico de Ranicultura está disponível
 
Infiltração em viveiros escavados destinados à criação de peixes
Infiltração em viveiros escavados destinados à criação de peixesInfiltração em viveiros escavados destinados à criação de peixes
Infiltração em viveiros escavados destinados à criação de peixes
 
A importância da longevidade das vacas de corte
A importância da longevidade das vacas de corteA importância da longevidade das vacas de corte
A importância da longevidade das vacas de corte
 
Uso da água no enraizamento de estacas de Amoreira
Uso da água no enraizamento de estacas de Amoreira Uso da água no enraizamento de estacas de Amoreira
Uso da água no enraizamento de estacas de Amoreira
 

Utilização de Pasto na Produção de Ovinos

  • 1. UTILIZAÇÃO DE PASTO NA PRODUÇÃO DE OVINOS Gabriela Aferri Zoot., Dra., PqC da UPD Jaú do Polo Regional Centro Oeste/APTA gabriela@apta.sp.gov.br Cristina Maria Pacheco Barbosa Zoot., Dra., PqC da UPD Itapetininga do Polo Regional Sudoeste Paulista/APTA cristina@apta.sp.gov.br A criação de ovelhas a pasto é um grande apelo em nossas condições ambientais. Em tempos onde se busca o uso racional de recursos, sejam eles de ordem econômica ou ambiental, há que se entender que a produção de uma pastagem deva ser interpretada como o resultado de uma relação de fatores que envolvem dois sistemas biológicos básicos: o pasto e o animal. A disponibilidade de terras férteis, relevo favorável, clima ameno e precipitação chuvosa distribuída ao longo do ano parecem ser os elementos fundamentais à composição de um cenário perfeito para um ambiente de produção de qualidade. Foto: Ovelhas em pastagem (C. M. P. Barbosa).
  • 2. www.aptaregional.sp.gov.br ISSN 2316-5146 Pesquisa & Tecnologia, vol. 11, n. 2, Jul-Dez 2014 Há uma impressão secular de que os ovinos são grandes companheiros do homem, aquecendo-o com sua lã, fazendo-lhe companhia em suas andanças e pousos, fornecendo leite e carne para sua alimentação e entregando-se ao sacrifício do modo mais honroso conhecido no reino animal, que é morrer em silêncio. Realmente, é possível estabelecer grande vínculo com estes animais, nem tanto por sua cordial submissão, mas muito mais por sua posição desprivilegiada na cadeia alimentar de ser a presa ideal de vários predadores. Em nossas condições, os ataques de cães, onças e urubus são perigos constantes que, se ignorados, causam grandes baixas nos rebanhos. E aquele cenário bucólico das ovelhas ao campo torna-se o pesadelo do produtor. O comportamento gregário dos ovinos deve ser sempre considerado quando do manejo dos lotes em instalações e pastagens ou apartação de animais. Animais fora de seu grupo sentem-se desprotegidos e, na busca por voltar à sua condição de conforto, causam ferimentos a si mesmos e às pessoas que trabalham com eles. Considere também que o estresse causado por estas situações podem ser maiores que os benefícios advindos do manejo idealizado. Foto: Ovelha interrompe alimentação à procura do grupo (C. M. P. Barbosa). As mudanças inerentes à atividade como troca de tratador, inserção e retida de animais de lotes, transporte ou mudanças alimentares devem ocorrer preferencialmente de modo gradual, considerando os hábitos naturais dos animais. Mudanças abruptas nem sempre podem ser evitadas. As ações para minimizar o estresse adicional provocado por fatores conhecidos como a presença de cães, movimento excessivo de pessoas, fonte de barulho, ambiente úmido, são fundamentais para auxiliar na prevenção de doenças ou perda de peso dos animais.
  • 3. www.aptaregional.sp.gov.br ISSN 2316-5146 Pesquisa & Tecnologia, vol. 11, n. 2, Jul-Dez 2014 Proporcionar uma alimentação mais rica em energia e proteína durante esses períodos é uma forma de amenizar os danos produtivos desencadeados por estresse. Equívocos com a qualidade da alimentação a pasto para ovinos é um fato que ocorre corriqueiramente nas criações. Em geral, as exigências nutricionais dos ovinos são maiores que as dos bovinos para categorias semelhantes. O que significa dizer que uma pastagem que pode proporcionar ganhos de produção aos bovinos não é suficiente para alimentar um rebanho ovino produtivo. Assim vemos diminuir os índices produtivos da criação e até mesmo um aumento nos gastos com medicamentos e suplementação alimentar emergencial. Embora tenhamos terras nobres em abundância, elas são direcionadas para a agricultura, ficando as áreas marginais a cargo da produção animal. Nestes pastos, dificilmente há adubação para correção de nutrientes no solo. O uso de uréia para adubação nitrogenada, por exemplo, melhora a concentração de proteínas na pastagem. Ovelhas consumindo forragem produzida em terras fertilizadas têm melhores condições para defender-se de parasitas diminuindo a necessidade de aplicação de vermífugo nos animais, mesmo em período favoráveis à infestação. A pastagem pode sim ser fonte de alimento de alta qualidade, mas também pode ser fonte de problemas nutricionais. Pasto rapado, plantas tóxicas, capim passado, alta concentração de animais são problemas comuns que fazem da pastagem um vilão no sistema de produção, quando deveria ser uma fonte de alimentos barata e de fácil manejo. Isto é tão comum que para ovinocultores falar de pastagem é falar de manejo antiparasitário e não nutricional. Ao contrário do modelo seguido, de que ovelhas gostam de pasto baixo, o que ocorre é que os ovinos são bastante seletivos e não gostam de pasto velho (fibroso), situação que se repete frequentemente em pastos altos. Ao contrário disso, pastos baixos (rapados) restringirão o consumo dos animais e impedirão a expressão do potencial produtivo e atuarão contra a sustentabilidade do sistema levando a pastos degradados. A suplementação alimentar em cocho, durante períodos de estiagem, é uma realidade que deve ser encarada com naturalidade em ambiente de produção tropical. Em anos favoráveis, a necessidade de suplementação pode ser de apenas dois meses. Acreditar que ela não será necessária em nenhum período do ano é iludir-se e correr atrás do prejuízo depois. O melhor é aproveitar a época favorável e providenciar um estoque de alimento.
  • 4. www.aptaregional.sp.gov.br ISSN 2316-5146 Pesquisa & Tecnologia, vol. 11, n. 2, Jul-Dez 2014 Quando a provisão de alimentos não é feita antecipadamente poucas são as opções de alimentação, sendo o uso de alimentos concentrados, as rações, o socorro mais empregado, mas que aumenta o custo de produção e reduz, consideravelmente, os lucros. Como esta ação é emergencial e geralmente com custos reduzidos, podem ocorrer distúrbios de origem alimentar com consequências que vão desde o enfraquecimento dos animais até a morte. Foto: Bexiga e rins de carneiro que teve morte por alimentação errada (G. Aferri). O mesmo alimento pode ser muito bom para cordeiros e ruim para carneiros. A divisão de animais em lotes, de acordo com sua idade, para escolha da melhor alimentação é prática necessária para evitar a doença e morte de animais por alimentação inadequada. Os erros podem ter efeitos negativos apresentados em poucas horas, como no excesso de uréia, ou depois de semanas de alimentação equivocada, como no fornecimento de altos teores de proteína para reprodutores. Foto: Estômagos de cordeiro com problemas de ingestão de alimentos (G. Aferri). Enfim, não há necessidade de complicar o manejo alimentar. Podemos sim, produzir ovinos a pasto. Se o animal estiver fechado ou cercado em algum lugar, poucas serão suas opções de escolha. Então deveremos providenciar aquilo de que ele necessita. Quanto maior a produção, maior a necessidade de nutrientes. Se faltar alimento, a necessidade de medicamento aumenta.
  • 5. www.aptaregional.sp.gov.br ISSN 2316-5146 Pesquisa & Tecnologia, vol. 11, n. 2, Jul-Dez 2014 Na época das águas, pasto farto e de boa qualidade se consegue com manejo, respeitar altura da planta forrageira para entrada e saída de animais, e adubação, de acordo com cada tipo de solo. Na época seca silagem e feno são alimentos que suprem a necessidade de alimento de grande parte do rebanho. Alimentação intensiva em confinamento deve ser utilizada para animais que serão abatidos para produção de carne. O sal mineral deve ser específico para ovinos, pois o desequilíbrio de minerais reduz a produtividade do rebanho. Não há necessidade de manter os animais confinados, salvo se estiverem sob o risco de ataque de predadores. Mas eles não gostam de tomar chuva, providenciar um abrigo aumenta o conforto animal e melhora a produtividade. Dessa forma, uma exploração planejada e alicerçada em um ambiente de produção adequado às exigências da nova sociedade consumidora passa, necessariamente, pelo manejo racional do recurso forrageiro sob novos conceitos de sustentabilidade.