SlideShare una empresa de Scribd logo
1 de 95
ENCONTRO ENTRE PAIS E EDUCADORES 1º ANO  - 2011
Na minha época, a alfabetização era tão diferente! Como o CIMAN trabalha a alfabetização? Quando meu(minha) filho(a) vai começar a ler e a escrever? Por que meu(minha) filho(a) traz tarefas para casa que envolvem a escrita se ele ainda não está totalmente alfabetizado? Eu vi, no mural da sala do meu filho, algumas produções de crianças com palavras escritas “ errado ”. Por que isso não é corrigido? Meu filho, quando vai escrever do “seu jeito”, deixa de colocar algumas letras na palavra. Por que isso acontece? Como devo orientar as tarefas de casa?
OBJETIVOS DA REUNIÃO 1- APRESENTAR  COMO  ENTENDEMOS  A  ALFABETIZAÇÃO   NO COLÉGIO CIMAN
OBJETIVOS DA REUNIÃO   2- COMPARTILHAR  ALGUMAS PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO  UTILIZADAS NO CIMAN
OBJETIVOS DA REUNIÃO  3-  SUGERIR AÇÕES E POSTURAS  (PARA A FAMÍLIA) QUE PODEM COLABORAR COM O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
COMO  ENTENDEMOS  A  ALFABETIZAÇÃO    NO COLÉGIO CIMAN?
DURANTE ALGUM TEMPO, ERA IMPOSSÍVEL FALAR DE ALFABETIZAÇÃO SEM FALAR EM PERÍODO PREPARATÓRIO E EM TORNAR A CRIANÇA  PRONTA PARA A APRENDIZAGEM (“PRÉ-ESCOLA”)
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
CONSTRUTIVISMO A DIFERENÇA FUNDAMENTAL JÁ NÃO SE SITUAVA ENTRE APRENDIZAGENS PRÉVIAS OU PRÉ-REQUISITOS QUE DARIAM LUGAR A APRENDIZAGENS POSTERIORES.
QUEBRA DE PARADIGMA CONSTRUTIVISMO APRENDIZAGENS CONVENCIONAIS (NORMATIVAS) x APRENDIZAGENS  NÃO CONVENCIONAIS  ( NÃO NORMATIVAS)
“ SENDO CAPAZES DE ACEITAR COMO  APRENDIZAGENS  AS RESPOSTAS  NÃO NORMATIVAS DAS CRIANÇAS, ENTÃO, PODÍAMOS VER QUAIS OS ANTECEDENTES QUE FAZIAM PARTE DA  CONSTRUÇÃO  DO CONHECIMENTO.” Ana Teberosky
O TRABALHO PEDAGÓGICO DO  CIMAN , INCLUSIVE DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO,  TEM O FOCO NA   APRENDIZAGEM DA CRIANÇA .
A  APRENDIZAGEM  É ENTENDIDA COM UM  PROCESSO CONTÍNO  DE  DESENVOLVIMENTO .
“ ... POR TRÁS DA MÃO  QUE PEGA O LÁPIS, DOS OLHOS QUE OLHAM,  DOS OUVIDOS QUE ESCUTAM, HÁ UMA CRIANÇA QUE PENSA "  (EMÍLIA FERREIRO)
ALFABETIZAÇÃO =  MUITOS DESAFIOS  1- DESVENDAR O SISTEMA ALFABÉTICO DE ESCRITA,  OU SEJA, DESCOBRIR COMO É POSSÍVEL, COM UM NÚMERO LIMITADO DE LETRAS (O ALFABETO), REPRESENTAR UM NÚMERO INFINITO DE PALAVRAS.
ALFABETIZAÇÃO = MUITOS DESAFIOS  2-  COMPREENDER A TRANSFORMAÇÃO DE MARCAS GRÁFICAS EM LINGUAGEM  (O ATO DE LER ENVOLVE A DECOFICAÇÃO E  A ATRIBUIÇÃO DE SIGNIFICADO).
ALFABETIZAÇÃO =  MUITOS DESAFIOS    APODERAR-SE DE  UM SISTEMA DE GRAFIA  QUE ENVOLVE RECONHECER  E, PROGRESSIVAMENTE, ESTABELECER RELAÇÕES    GRÁFICAS, SONORAS E    ORTOGRÁFICAS .
AS CRIANÇAS  Têm muitos  conhecimentos adquiridos ao longo da vida.    Têm histórias de vida ( e de aprendizagens)  diferentes.
AS CRIANÇAS  Pensam e, portanto, são  capazes de pensar sobre o que precisa ser feito, sobre o que fazem ou sobre o que queriam fazer.  Aprendem quando são convidadas a pensar/repensar sobre suas ações e produções.
  AS CRIANÇAS  Desenvolvem “ lógicas próprias ” para pensar sobre a escrita.  São capazes de desenvolver, progressivamente e em momentos diferentes,  habilidades para utilizar o sistema alfabético da escrita .
Apropriar-se da língua escrita envolve, dentre outras coisas, estabelecer relações entre dois processos:  ler e escrever .
Na aprendizagem desses processos, as crianças percorrem um longo caminho, passando por diferentes momentos de elaboração.
A  criança constrói hipóteses, resolve problemas e elabora conceituações sobre o escrito – um processo que permite construções  não convencionais (não normativas).
HIPÓTESES
  Pré-silábica Ausência de correspondência entre letras e sons. Elas escrevem uma série de letras e depois leem-nas sem fazer nenhum tipo de análise.
 
 
 
 
O QUE ESSAS CRIANÇAS JÁ SABEM?
  Silábica A criança descobre que as partes do escrito (suas letras) podem ser controladas por meio das sílabas da palavra.  As letras que utiliza podem  ou não ser pertinentes sob o ponto de vista do valor sonoro; no entanto, sempre há uma correspondência entre quantidade de sílabas e quantidade de letras.
Uma  letra  para  representar  cada  sílaba... ELEFANTE RÁPIDO
RONALDO Uma  letra  para  representar  cada  sílaba... PICOLÉ ROMERO BRITTO VACA QUADRO
Uma  letra  para  representar  cada  sílaba... ... BOTOU O GATO NA GAIOLA
Uma  letra  para  representar  cada  sílaba... BEBÊ  MALUCO
Uma  letra  para  representar  cada  sílaba... EU  TENHO  MUITO  CABELO
O QUE ESSAS  CRIANÇAS JÁ SABEM?
Silábico-alfabético    A criança começa a superar a hipótese silábica e avança para a hipótese alfabética, podendo “misturar” as duas hipóteses na mesma palavra.   A criança pode escolher as letras de forma ortográfica ou fonética .
Oscilando entre usar uma letra para representar cada sílaba e a representação da sílaba completa...
Onde há muitos computadores? Onde há cadeiras e mesas e fazemos nossas atividades todos os dias? VOCÊ SABE ONDE É?
O QUE QUER DIZER? BAFO  DE  ONÇA
O QUE QUER DIZER? BAFO  DE  ONÇA
O QUE QUER DIZER? PENTEAR  A  JUBA
 
 
O QUE  É ?  PARA QUE SERVE ?
O QUE  É ?  PARA QUE SERVE ?
 
O QUE  É ? PARA QUE SERVE ?
O QUE ESSAS  CRIANÇAS JÁ SABEM?
Alfabética Caracteriza-se pela correspondência sistemática entre letras e fonemas, mesmo que, muitas vezes, a ortografia não seja convencional.
Representa alfabeticamente (nem sempre ortograficamente) cada fonema da palavra...
 
 
 
O QUE QUER DIZER? PENTEAR  A  JUBA
O QUE  É ?  PARA QUE SERVE ?
 
Incluindo,  progressivamente,  aspectos  ortográficos  em  sua  produção  escrita
Incluindo,  progressivamente,  aspectos  ortográficos  em  sua  produção  escrita
O QUE ESSAS  CRIANÇAS JÁ SABEM?
Podemos entender o processo de aquisição da escrita pelas crianças sob diferentes pontos de vista.
 O ponto de vista mais comum é o de que a escrita é imutável e deve seguir o modelo "correto" do adulto.    APRENDIZAGENS CONVENCIONAIS (NORMATIVAS)
 O ponto de vista da psicogênese da língua escrita  é o de que ela é um objeto de conhecimento, que leva em conta as tentativas individuais infantis . O  “erro”  é construtivo – demonstra um processo de construção.   APRENDIZAGENS NÃO CONVENCIONAIS (NÃO NORMATIVAS)
Quando a criança “erra” é interessante:   perceber e verbalizar o que ela “acertou” (ter em mente que ela está aprendendo);  desafiá-la, por meio de questionamentos, a refletir sobre  o que fez e o que pretendia fazer;   fornecer informações complementares;  problematizar e/ou desafiá-la a revisar sua  produção e a tentar novamente;
Quando a criança “erra”, NÃO é interessante:   criticá-la  ou demonstrar aborrecimento por ela ter “errado”  (ter em mente que ela está aprendendo);  compará-la com outras pessoas que “erram menos” (irmãos, colegas, primos,  com a mãe ou com o pai quando eram crianças);   “desautorizar” a criança e toda a sua produção por causa dos “erros” – sua produção se baseia em uma hipótese sobre a escrita (aprendizagens não normativas / convencionais).
Então, vamos deixar a criança fazer do seu jeito, escrever do seu jeito, não se preocupar com os erros, deixar que ela vá aprendendo sozinha, no seu ritmo?
NÃO! Não é porque a criança participa de forma direta da construção do seu conhecimento que não é preciso ensiná-la.
Nessa perspectiva, ENSINAR é  organizar atividades e intervenções que favoreçam a reflexão da criança sobre a escrita, porque  é pensando que ela aprende . AÇÃO – REFLEXÃO – AÇÃO
O PAPEL DO PROFESSOR É  PROBLEMATIZAR...
O DA CRIANÇA  É PENSAR  E  ENCONTRAR SOLUÇÕES QUE A AJUDEM A RESOLVER O PROBLEMA. ESSE PROCESSO PERMITE A  AMPLIAÇÃO DA SUA HIPÓTESE.
Exemplo de uma possibilidade de  mediação pelo professor para intervir na hipótese da criança.     B_R__ _L_TA Escrita  inicial da criança para a palavra BORBOLETA. Hipótese silábico-alfabética. Jogo proposto pela professora – Cada tracinho que você está vendo é uma letra que você terá que descobrir  (pensando) qual é, pois faz parte dessa palavra.  Escrita  final da criança. .
PARA NÍVEIS DIFERENTES, OBJETIVOS DIFERENTES.  PARA OBJETIVOS DIFERENTES, INTERVENÇÕES DIFERENTES E DIVERSIFICADAS.
 PRODUÇÕES EM DUPLA
 INTERVENÇÕES DA PROFESSORA
ATIVIDADES  DIVERSIFICADAS NÍVEIS DIFERENCIADOS DE EXIGÊNCIA 1 2 3 4 P LEITURA – GIBIS ILUSTRAÇÃO – ANIMAIS DO CERRADO JOGOS DE CONTAGEM ESCRITA
 ATIVIDADES DIVERSIFICADAS  NÍVEIS DIFERENCIADOS DE EXIGÊNCIA
ATIVIDADES DIVERSIFICADAS NÍVEIS DIFERENCIADOS DE EXIGÊNCIA
ATIVIDADES DIVERSIFICADAS NÍVEIS DIFERENCIADOS DE EXIGÊNCIA
ATIVIDADES DIVERSIFICADAS NÍVEIS DIFERENCIADOS DE EXIGÊNCIA
Em que aspectos a criança precisa pensar quando é convidada a escrever? TROCAR A FOTO .
 O que quero escrever?  Como se escreve?   Quantas letras usar?   Quais letras usar?  Como se fazem essas letras?  Na segmentação dos espaços em branco.  Na relação fonema-grafema.  Para que/quem estou escrevendo?  Quem ler o que escrevi vai entender?
  DESAFIOS A SEREM VENCIDOS  PELA CRIANÇA    NO DECORRER DO 1o ANO  Refletir sobre o código escrito, avançar em suas hipóteses.    Reconhecer e empregar letras e fonemas adequados ao que quer escrever.  Transformar, progresivamente, a escrita “hipotética” em escrita “alfabética”.
DESAFIOS A SEREM VENCIDOS PELA CRIANÇA,    NO DECORRER DO 1o ANO  Ter habilidade para se comunicar por escrito.  Ter habilidade para decodificar e interpretar textos escritos.  Ler e atribuir sentido ao que foi lido.  Associar, progressivamente, algumas características ortográficas à escrita das palavras.
 Produzir textos de autoria, com uma função social definida e com “leitores de verdade” (projetos).  Conhecer e utilizar alguns  elementos básicos de organização textual e pontuação.   Desenvolver habilidades para revisar o que escreveu.   Conhecer, identificar, traçar corretamente e utilizar a letra cursiva.
 
 
E NAS TAREFAS DE CASA, COMO AJUDAR?  DEFINA E PREPARE UM LOCAL ADEQUADO.  ORGANIZE ROTINA (CRITÉRIOS) E HORÁRIOS.  A TAREFA É DA CRIANÇA – ENSINE-A A  RESPONSABILIZAR-SE POR ELA.  A TAREFA É REFERENTE A ALGO QUE ELA JÁ VIVENCIOU/APRENDEU NA ESCOLA.   DIFERENCIE “AJUDAR” DE “FAZER POR”.   OUÇA COM ATENÇÃO E, SEMPRE QUE POSSÍVEL, “DEVOLVA” AS PERGUNTAS DA CRIANÇA SOBRE A TAREFA AO INVÉS DE RESPONDÊ-LAS PRONTAMENTE.   VALORIZE AS PRODUÇÕES DA CRIANÇA.   SEJA CUIDADOSO AO FAZER COMENTÁRIOS.
É IMPORTANTE QUE A CRIANÇA TENHA, EM DIFERENTES MOMENTOS, CONTATO COM DIVERSOS MODELOS DE LEITOR.  LEIA PARA ELA!
A FANTÁSTICA FÁBRICA DE CHOCOLATES
  O que é necessário para construir uma história de sucesso na alfabetização?
O(A) protagonista  – um(a) pequeno(a) aprendiz inteligente, que realiza inferências, que estabelece relações, que procura explicações, que  pensa sobre o que faz.
Cenários  (casa/escola)–  ambientes (alfabetizadores) ricos, estimulantes e organizados intencionalmente para que a  aprendizagem  se estabeleça da melhor maneira possível .
Os (As) coprotagonistas  –  pais e professores que se interessam pelo(a) pequeno(a), a quem ensinam, que dele(a) se  ocupam  e o(a) ajudam a  crescer .  Pessoas solícitas, atentas, intuitivas, instigantes, questionadoras, exigentes (não intransigentes) e apaixonadamente interessadas pelo que a criança faz, diz e pensa.
 

Más contenido relacionado

La actualidad más candente

Resumo psicogênese da língua escrita
Resumo psicogênese da língua escritaResumo psicogênese da língua escrita
Resumo psicogênese da língua escritaJullyanna Da Silva
 
Com todas as letras emilia ferreiro
Com todas as letras emilia ferreiroCom todas as letras emilia ferreiro
Com todas as letras emilia ferreiroSi Si
 
Organizando o trabalho a partir dos níveis da escrita
Organizando o trabalho a partir dos níveis da escritaOrganizando o trabalho a partir dos níveis da escrita
Organizando o trabalho a partir dos níveis da escritaassessoriapedagogica
 
Reunião de pais 2º bim
Reunião de pais 2º bimReunião de pais 2º bim
Reunião de pais 2º bimValeriacamolesi
 
Sintese síntese do livro “psicogênese da língua escrita”
Sintese síntese do livro “psicogênese da língua escrita”   Sintese síntese do livro “psicogênese da língua escrita”
Sintese síntese do livro “psicogênese da língua escrita” ♥Marcinhatinelli♥
 
Alfabetização e Letramento
Alfabetização e LetramentoAlfabetização e Letramento
Alfabetização e LetramentoMárcia Miranda
 
O melhor-percurso-para-ensinar-seu-filho-a-ler
O melhor-percurso-para-ensinar-seu-filho-a-lerO melhor-percurso-para-ensinar-seu-filho-a-ler
O melhor-percurso-para-ensinar-seu-filho-a-lerLeitor Adiantado
 
Concepções de Alfabetização - PNAIC
Concepções de Alfabetização - PNAICConcepções de Alfabetização - PNAIC
Concepções de Alfabetização - PNAICVera Marlize Schröer
 
Hipóteses de escrita
Hipóteses de escritaHipóteses de escrita
Hipóteses de escritaRosalia Rocha
 
Cartilha Caminho Suave Letras e Fonemas os sons das letras
Cartilha Caminho Suave Letras e Fonemas os sons das letrasCartilha Caminho Suave Letras e Fonemas os sons das letras
Cartilha Caminho Suave Letras e Fonemas os sons das letrasLeitor Adiantado
 
Alfabetização-Psicogênese da Língua escrita
Alfabetização-Psicogênese da Língua escritaAlfabetização-Psicogênese da Língua escrita
Alfabetização-Psicogênese da Língua escritaMagda Marques
 
Atividades de alfabetizacao_2014-1
Atividades de alfabetizacao_2014-1Atividades de alfabetizacao_2014-1
Atividades de alfabetizacao_2014-1Valdirene Paiva
 

La actualidad más candente (20)

Resumo psicogênese da língua escrita
Resumo psicogênese da língua escritaResumo psicogênese da língua escrita
Resumo psicogênese da língua escrita
 
Com todas as letras emilia ferreiro
Com todas as letras emilia ferreiroCom todas as letras emilia ferreiro
Com todas as letras emilia ferreiro
 
Organizando o trabalho a partir dos níveis da escrita
Organizando o trabalho a partir dos níveis da escritaOrganizando o trabalho a partir dos níveis da escrita
Organizando o trabalho a partir dos níveis da escrita
 
Reunião de pais 2º bim
Reunião de pais 2º bimReunião de pais 2º bim
Reunião de pais 2º bim
 
Sintese síntese do livro “psicogênese da língua escrita”
Sintese síntese do livro “psicogênese da língua escrita”   Sintese síntese do livro “psicogênese da língua escrita”
Sintese síntese do livro “psicogênese da língua escrita”
 
Aprendizagem da leitura e escrita
Aprendizagem da leitura e escritaAprendizagem da leitura e escrita
Aprendizagem da leitura e escrita
 
Cartilha
CartilhaCartilha
Cartilha
 
Alfabetização e Letramento
Alfabetização e LetramentoAlfabetização e Letramento
Alfabetização e Letramento
 
B+–+a+–+b..2 pronto
B+–+a+–+b..2 prontoB+–+a+–+b..2 pronto
B+–+a+–+b..2 pronto
 
Alfabetização e letramento
Alfabetização e letramentoAlfabetização e letramento
Alfabetização e letramento
 
Palestra alfabetização
Palestra alfabetizaçãoPalestra alfabetização
Palestra alfabetização
 
O melhor-percurso-para-ensinar-seu-filho-a-ler
O melhor-percurso-para-ensinar-seu-filho-a-lerO melhor-percurso-para-ensinar-seu-filho-a-ler
O melhor-percurso-para-ensinar-seu-filho-a-ler
 
Concepções de Alfabetização - PNAIC
Concepções de Alfabetização - PNAICConcepções de Alfabetização - PNAIC
Concepções de Alfabetização - PNAIC
 
Hipóteses de escrita
Hipóteses de escritaHipóteses de escrita
Hipóteses de escrita
 
Emilia ferreiro
Emilia ferreiroEmilia ferreiro
Emilia ferreiro
 
ALFABETIZAÇÃO
ALFABETIZAÇÃOALFABETIZAÇÃO
ALFABETIZAÇÃO
 
Sondagem etapa 2
Sondagem etapa 2Sondagem etapa 2
Sondagem etapa 2
 
Cartilha Caminho Suave Letras e Fonemas os sons das letras
Cartilha Caminho Suave Letras e Fonemas os sons das letrasCartilha Caminho Suave Letras e Fonemas os sons das letras
Cartilha Caminho Suave Letras e Fonemas os sons das letras
 
Alfabetização-Psicogênese da Língua escrita
Alfabetização-Psicogênese da Língua escritaAlfabetização-Psicogênese da Língua escrita
Alfabetização-Psicogênese da Língua escrita
 
Atividades de alfabetizacao_2014-1
Atividades de alfabetizacao_2014-1Atividades de alfabetizacao_2014-1
Atividades de alfabetizacao_2014-1
 

Destacado

Primeira Reunião de Pais 2015 Direção
Primeira Reunião de Pais 2015 DireçãoPrimeira Reunião de Pais 2015 Direção
Primeira Reunião de Pais 2015 DireçãoRute Teles
 
Coleção educacional discovery channel na escola
Coleção educacional discovery channel na escolaColeção educacional discovery channel na escola
Coleção educacional discovery channel na escolaRosemary Batista
 
Ii reunião alfabetização_eixos_norteadores
Ii reunião alfabetização_eixos_norteadoresIi reunião alfabetização_eixos_norteadores
Ii reunião alfabetização_eixos_norteadoresRosemary Batista
 
Apresentacão para Reuniao de pais em powerpoint
Apresentacão para Reuniao de pais em powerpointApresentacão para Reuniao de pais em powerpoint
Apresentacão para Reuniao de pais em powerpointNatalia Pina
 
1 apresentação reunião de pais
1 apresentação reunião de pais1 apresentação reunião de pais
1 apresentação reunião de paisColmanetti
 
Reunião de pais inicio de ano 2011.2012
Reunião de pais inicio de ano 2011.2012Reunião de pais inicio de ano 2011.2012
Reunião de pais inicio de ano 2011.2012Diana Mendes Crespo
 
Reunião de pais
Reunião de paisReunião de pais
Reunião de paisRoseli Tejo
 
Reunião de pais inicio de ano 2013.2014 sala da diana
Reunião de pais inicio de ano 2013.2014 sala da dianaReunião de pais inicio de ano 2013.2014 sala da diana
Reunião de pais inicio de ano 2013.2014 sala da dianaDiana Mendes Crespo
 
Atividades para silabicos
Atividades para silabicosAtividades para silabicos
Atividades para silabicosJosi Cotrim
 
Direitos de aprendizagens do ciclo de alfabetização
Direitos de aprendizagens do ciclo de alfabetizaçãoDireitos de aprendizagens do ciclo de alfabetização
Direitos de aprendizagens do ciclo de alfabetizaçãoValéria Maciel
 

Destacado (14)

Reunião de pais
Reunião de paisReunião de pais
Reunião de pais
 
Primeira Reunião de Pais 2015 Direção
Primeira Reunião de Pais 2015 DireçãoPrimeira Reunião de Pais 2015 Direção
Primeira Reunião de Pais 2015 Direção
 
Reunião de Pais
Reunião de PaisReunião de Pais
Reunião de Pais
 
Coleção educacional discovery channel na escola
Coleção educacional discovery channel na escolaColeção educacional discovery channel na escola
Coleção educacional discovery channel na escola
 
Ii reunião alfabetização_eixos_norteadores
Ii reunião alfabetização_eixos_norteadoresIi reunião alfabetização_eixos_norteadores
Ii reunião alfabetização_eixos_norteadores
 
Apresentacão para Reuniao de pais em powerpoint
Apresentacão para Reuniao de pais em powerpointApresentacão para Reuniao de pais em powerpoint
Apresentacão para Reuniao de pais em powerpoint
 
Provinha Brasil 2014
Provinha Brasil 2014Provinha Brasil 2014
Provinha Brasil 2014
 
1 apresentação reunião de pais
1 apresentação reunião de pais1 apresentação reunião de pais
1 apresentação reunião de pais
 
Reunião de pais inicio de ano 2011.2012
Reunião de pais inicio de ano 2011.2012Reunião de pais inicio de ano 2011.2012
Reunião de pais inicio de ano 2011.2012
 
Reunião de pais
Reunião de paisReunião de pais
Reunião de pais
 
Reunião de pais
Reunião de paisReunião de pais
Reunião de pais
 
Reunião de pais inicio de ano 2013.2014 sala da diana
Reunião de pais inicio de ano 2013.2014 sala da dianaReunião de pais inicio de ano 2013.2014 sala da diana
Reunião de pais inicio de ano 2013.2014 sala da diana
 
Atividades para silabicos
Atividades para silabicosAtividades para silabicos
Atividades para silabicos
 
Direitos de aprendizagens do ciclo de alfabetização
Direitos de aprendizagens do ciclo de alfabetizaçãoDireitos de aprendizagens do ciclo de alfabetização
Direitos de aprendizagens do ciclo de alfabetização
 

Similar a Processo e objetivos da alfabetização

JOGOS PARA TRABALHAR OS NÍVEIS DE LEITURA E ESCRITA
JOGOS PARA TRABALHAR OS NÍVEIS DE LEITURA E ESCRITAJOGOS PARA TRABALHAR OS NÍVEIS DE LEITURA E ESCRITA
JOGOS PARA TRABALHAR OS NÍVEIS DE LEITURA E ESCRITAFabiana Lopes
 
AlfabetizaçãO E Letramento
AlfabetizaçãO E LetramentoAlfabetizaçãO E Letramento
AlfabetizaçãO E Letramentohenriqueocarvalho
 
2slideprimeiroencontroencontro 120628123600-phpapp02
2slideprimeiroencontroencontro 120628123600-phpapp022slideprimeiroencontroencontro 120628123600-phpapp02
2slideprimeiroencontroencontro 120628123600-phpapp02Isabela Maggot
 
2º slide primeiro encontro encontro
2º slide primeiro encontro encontro2º slide primeiro encontro encontro
2º slide primeiro encontro encontroorientacoesdidaticas
 
2slideprimeiroencontroencontro 120628123600-phpapp02
2slideprimeiroencontroencontro 120628123600-phpapp022slideprimeiroencontroencontro 120628123600-phpapp02
2slideprimeiroencontroencontro 120628123600-phpapp02Flávia Boni
 
As particularidades das escritas silábico
As particularidades das escritas silábicoAs particularidades das escritas silábico
As particularidades das escritas silábicoEdna Silva Santos
 
Alfabetizao-e-Letramento.ppt
Alfabetizao-e-Letramento.pptAlfabetizao-e-Letramento.ppt
Alfabetizao-e-Letramento.pptguiomar4
 
Hipóteses da escrita
Hipóteses da escritaHipóteses da escrita
Hipóteses da escritachagasl
 
Hipóteses da escrita
Hipóteses da escritaHipóteses da escrita
Hipóteses da escritachagasl
 
SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA - SEA
SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA - SEA SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA - SEA
SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA - SEA Claudio Pessoa
 
Peb i hipóteses de escrita texto
Peb i hipóteses de  escrita  textoPeb i hipóteses de  escrita  texto
Peb i hipóteses de escrita textomarcaocampos
 
Emilia ferreiro e a psicogênese da língua escrita
Emilia ferreiro e a psicogênese da língua escritaEmilia ferreiro e a psicogênese da língua escrita
Emilia ferreiro e a psicogênese da língua escritaDennyse Azevedo
 
A construção da linguagem
A construção da linguagem A construção da linguagem
A construção da linguagem Dany Cavalcante
 

Similar a Processo e objetivos da alfabetização (20)

JOGOS PARA TRABALHAR OS NÍVEIS DE LEITURA E ESCRITA
JOGOS PARA TRABALHAR OS NÍVEIS DE LEITURA E ESCRITAJOGOS PARA TRABALHAR OS NÍVEIS DE LEITURA E ESCRITA
JOGOS PARA TRABALHAR OS NÍVEIS DE LEITURA E ESCRITA
 
AlfabetizaçãO E Letramento
AlfabetizaçãO E LetramentoAlfabetizaçãO E Letramento
AlfabetizaçãO E Letramento
 
2slideprimeiroencontroencontro 120628123600-phpapp02
2slideprimeiroencontroencontro 120628123600-phpapp022slideprimeiroencontroencontro 120628123600-phpapp02
2slideprimeiroencontroencontro 120628123600-phpapp02
 
2º slide primeiro encontro encontro
2º slide primeiro encontro encontro2º slide primeiro encontro encontro
2º slide primeiro encontro encontro
 
2slideprimeiroencontroencontro 120628123600-phpapp02
2slideprimeiroencontroencontro 120628123600-phpapp022slideprimeiroencontroencontro 120628123600-phpapp02
2slideprimeiroencontroencontro 120628123600-phpapp02
 
unidade 1
unidade 1unidade 1
unidade 1
 
As particularidades das escritas silábico
As particularidades das escritas silábicoAs particularidades das escritas silábico
As particularidades das escritas silábico
 
Alfabetizaoeletramento 12963975630575-phpapp01
Alfabetizaoeletramento 12963975630575-phpapp01Alfabetizaoeletramento 12963975630575-phpapp01
Alfabetizaoeletramento 12963975630575-phpapp01
 
Alfabetizaoeletramento 12963975630575-phpapp01
Alfabetizaoeletramento 12963975630575-phpapp01Alfabetizaoeletramento 12963975630575-phpapp01
Alfabetizaoeletramento 12963975630575-phpapp01
 
un-3-e-4-ano-2 (1).ppt
un-3-e-4-ano-2 (1).pptun-3-e-4-ano-2 (1).ppt
un-3-e-4-ano-2 (1).ppt
 
un-3-e-4-ano-2 (1).ppt
un-3-e-4-ano-2 (1).pptun-3-e-4-ano-2 (1).ppt
un-3-e-4-ano-2 (1).ppt
 
Alfabetizao-e-Letramento.ppt
Alfabetizao-e-Letramento.pptAlfabetizao-e-Letramento.ppt
Alfabetizao-e-Letramento.ppt
 
Hipóteses da escrita
Hipóteses da escritaHipóteses da escrita
Hipóteses da escrita
 
Hipóteses da escrita
Hipóteses da escritaHipóteses da escrita
Hipóteses da escrita
 
SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA - SEA
SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA - SEA SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA - SEA
SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA - SEA
 
Resumo sea
Resumo seaResumo sea
Resumo sea
 
Peb i hipóteses de escrita texto
Peb i hipóteses de  escrita  textoPeb i hipóteses de  escrita  texto
Peb i hipóteses de escrita texto
 
Revista peb1
Revista peb1Revista peb1
Revista peb1
 
Emilia ferreiro e a psicogênese da língua escrita
Emilia ferreiro e a psicogênese da língua escritaEmilia ferreiro e a psicogênese da língua escrita
Emilia ferreiro e a psicogênese da língua escrita
 
A construção da linguagem
A construção da linguagem A construção da linguagem
A construção da linguagem
 

Más de Jean Carvalho

Más de Jean Carvalho (20)

Os simpsons
Os simpsonsOs simpsons
Os simpsons
 
Trabalho do lucas
Trabalho do lucasTrabalho do lucas
Trabalho do lucas
 
Handebol informática
Handebol informáticaHandebol informática
Handebol informática
 
Esportes ana carolina
Esportes   ana carolinaEsportes   ana carolina
Esportes ana carolina
 
Esmalte
EsmalteEsmalte
Esmalte
 
Yorkshire terrier
Yorkshire terrierYorkshire terrier
Yorkshire terrier
 
Apresentaçao mil e uma noites
Apresentaçao mil e uma noitesApresentaçao mil e uma noites
Apresentaçao mil e uma noites
 
Slides sobre cães último 2
Slides sobre cães último 2Slides sobre cães último 2
Slides sobre cães último 2
 
Taekwondo 1010
Taekwondo 1010Taekwondo 1010
Taekwondo 1010
 
Internet Segura
Internet SeguraInternet Segura
Internet Segura
 
Brasília
BrasíliaBrasília
Brasília
 
Dia do índio
Dia do índioDia do índio
Dia do índio
 
Gêneros orais
Gêneros oraisGêneros orais
Gêneros orais
 
rugas irretocáveis
rugas irretocáveisrugas irretocáveis
rugas irretocáveis
 
Dicionário de humor infantil pedro bloch
Dicionário de humor infantil   pedro blochDicionário de humor infantil   pedro bloch
Dicionário de humor infantil pedro bloch
 
Relações Públicas na Era Digital
Relações Públicas na Era DigitalRelações Públicas na Era Digital
Relações Públicas na Era Digital
 
prolog
prologprolog
prolog
 
sistemas especialistas
sistemas especialistassistemas especialistas
sistemas especialistas
 
inteligencia artificial
inteligencia artificialinteligencia artificial
inteligencia artificial
 
Comunicação eletrônica
Comunicação eletrônicaComunicação eletrônica
Comunicação eletrônica
 

Processo e objetivos da alfabetização

  • 1. ENCONTRO ENTRE PAIS E EDUCADORES 1º ANO - 2011
  • 2. Na minha época, a alfabetização era tão diferente! Como o CIMAN trabalha a alfabetização? Quando meu(minha) filho(a) vai começar a ler e a escrever? Por que meu(minha) filho(a) traz tarefas para casa que envolvem a escrita se ele ainda não está totalmente alfabetizado? Eu vi, no mural da sala do meu filho, algumas produções de crianças com palavras escritas “ errado ”. Por que isso não é corrigido? Meu filho, quando vai escrever do “seu jeito”, deixa de colocar algumas letras na palavra. Por que isso acontece? Como devo orientar as tarefas de casa?
  • 3. OBJETIVOS DA REUNIÃO 1- APRESENTAR COMO ENTENDEMOS A ALFABETIZAÇÃO NO COLÉGIO CIMAN
  • 4. OBJETIVOS DA REUNIÃO 2- COMPARTILHAR ALGUMAS PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO UTILIZADAS NO CIMAN
  • 5. OBJETIVOS DA REUNIÃO 3- SUGERIR AÇÕES E POSTURAS (PARA A FAMÍLIA) QUE PODEM COLABORAR COM O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
  • 6. COMO ENTENDEMOS A ALFABETIZAÇÃO NO COLÉGIO CIMAN?
  • 7. DURANTE ALGUM TEMPO, ERA IMPOSSÍVEL FALAR DE ALFABETIZAÇÃO SEM FALAR EM PERÍODO PREPARATÓRIO E EM TORNAR A CRIANÇA PRONTA PARA A APRENDIZAGEM (“PRÉ-ESCOLA”)
  • 8.
  • 9. CONSTRUTIVISMO A DIFERENÇA FUNDAMENTAL JÁ NÃO SE SITUAVA ENTRE APRENDIZAGENS PRÉVIAS OU PRÉ-REQUISITOS QUE DARIAM LUGAR A APRENDIZAGENS POSTERIORES.
  • 10. QUEBRA DE PARADIGMA CONSTRUTIVISMO APRENDIZAGENS CONVENCIONAIS (NORMATIVAS) x APRENDIZAGENS NÃO CONVENCIONAIS ( NÃO NORMATIVAS)
  • 11. “ SENDO CAPAZES DE ACEITAR COMO APRENDIZAGENS AS RESPOSTAS NÃO NORMATIVAS DAS CRIANÇAS, ENTÃO, PODÍAMOS VER QUAIS OS ANTECEDENTES QUE FAZIAM PARTE DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO.” Ana Teberosky
  • 12. O TRABALHO PEDAGÓGICO DO CIMAN , INCLUSIVE DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO, TEM O FOCO NA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA .
  • 13. A APRENDIZAGEM É ENTENDIDA COM UM PROCESSO CONTÍNO DE DESENVOLVIMENTO .
  • 14. “ ... POR TRÁS DA MÃO QUE PEGA O LÁPIS, DOS OLHOS QUE OLHAM, DOS OUVIDOS QUE ESCUTAM, HÁ UMA CRIANÇA QUE PENSA " (EMÍLIA FERREIRO)
  • 15. ALFABETIZAÇÃO = MUITOS DESAFIOS 1- DESVENDAR O SISTEMA ALFABÉTICO DE ESCRITA, OU SEJA, DESCOBRIR COMO É POSSÍVEL, COM UM NÚMERO LIMITADO DE LETRAS (O ALFABETO), REPRESENTAR UM NÚMERO INFINITO DE PALAVRAS.
  • 16. ALFABETIZAÇÃO = MUITOS DESAFIOS 2- COMPREENDER A TRANSFORMAÇÃO DE MARCAS GRÁFICAS EM LINGUAGEM (O ATO DE LER ENVOLVE A DECOFICAÇÃO E A ATRIBUIÇÃO DE SIGNIFICADO).
  • 17. ALFABETIZAÇÃO = MUITOS DESAFIOS APODERAR-SE DE UM SISTEMA DE GRAFIA QUE ENVOLVE RECONHECER E, PROGRESSIVAMENTE, ESTABELECER RELAÇÕES GRÁFICAS, SONORAS E ORTOGRÁFICAS .
  • 18. AS CRIANÇAS  Têm muitos conhecimentos adquiridos ao longo da vida.  Têm histórias de vida ( e de aprendizagens) diferentes.
  • 19. AS CRIANÇAS  Pensam e, portanto, são capazes de pensar sobre o que precisa ser feito, sobre o que fazem ou sobre o que queriam fazer.  Aprendem quando são convidadas a pensar/repensar sobre suas ações e produções.
  • 20. AS CRIANÇAS  Desenvolvem “ lógicas próprias ” para pensar sobre a escrita.  São capazes de desenvolver, progressivamente e em momentos diferentes, habilidades para utilizar o sistema alfabético da escrita .
  • 21. Apropriar-se da língua escrita envolve, dentre outras coisas, estabelecer relações entre dois processos: ler e escrever .
  • 22. Na aprendizagem desses processos, as crianças percorrem um longo caminho, passando por diferentes momentos de elaboração.
  • 23. A criança constrói hipóteses, resolve problemas e elabora conceituações sobre o escrito – um processo que permite construções não convencionais (não normativas).
  • 25. Pré-silábica Ausência de correspondência entre letras e sons. Elas escrevem uma série de letras e depois leem-nas sem fazer nenhum tipo de análise.
  • 26.  
  • 27.  
  • 28.  
  • 29.  
  • 30. O QUE ESSAS CRIANÇAS JÁ SABEM?
  • 31. Silábica A criança descobre que as partes do escrito (suas letras) podem ser controladas por meio das sílabas da palavra. As letras que utiliza podem ou não ser pertinentes sob o ponto de vista do valor sonoro; no entanto, sempre há uma correspondência entre quantidade de sílabas e quantidade de letras.
  • 32. Uma letra para representar cada sílaba... ELEFANTE RÁPIDO
  • 33. RONALDO Uma letra para representar cada sílaba... PICOLÉ ROMERO BRITTO VACA QUADRO
  • 34. Uma letra para representar cada sílaba... ... BOTOU O GATO NA GAIOLA
  • 35. Uma letra para representar cada sílaba... BEBÊ MALUCO
  • 36. Uma letra para representar cada sílaba... EU TENHO MUITO CABELO
  • 37. O QUE ESSAS CRIANÇAS JÁ SABEM?
  • 38. Silábico-alfabético  A criança começa a superar a hipótese silábica e avança para a hipótese alfabética, podendo “misturar” as duas hipóteses na mesma palavra.  A criança pode escolher as letras de forma ortográfica ou fonética .
  • 39. Oscilando entre usar uma letra para representar cada sílaba e a representação da sílaba completa...
  • 40. Onde há muitos computadores? Onde há cadeiras e mesas e fazemos nossas atividades todos os dias? VOCÊ SABE ONDE É?
  • 41. O QUE QUER DIZER? BAFO DE ONÇA
  • 42. O QUE QUER DIZER? BAFO DE ONÇA
  • 43. O QUE QUER DIZER? PENTEAR A JUBA
  • 44.  
  • 45.  
  • 46. O QUE É ? PARA QUE SERVE ?
  • 47. O QUE É ? PARA QUE SERVE ?
  • 48.  
  • 49. O QUE É ? PARA QUE SERVE ?
  • 50. O QUE ESSAS CRIANÇAS JÁ SABEM?
  • 51. Alfabética Caracteriza-se pela correspondência sistemática entre letras e fonemas, mesmo que, muitas vezes, a ortografia não seja convencional.
  • 52. Representa alfabeticamente (nem sempre ortograficamente) cada fonema da palavra...
  • 53.  
  • 54.  
  • 55.  
  • 56. O QUE QUER DIZER? PENTEAR A JUBA
  • 57. O QUE É ? PARA QUE SERVE ?
  • 58.  
  • 59. Incluindo, progressivamente, aspectos ortográficos em sua produção escrita
  • 60. Incluindo, progressivamente, aspectos ortográficos em sua produção escrita
  • 61. O QUE ESSAS CRIANÇAS JÁ SABEM?
  • 62. Podemos entender o processo de aquisição da escrita pelas crianças sob diferentes pontos de vista.
  • 63.  O ponto de vista mais comum é o de que a escrita é imutável e deve seguir o modelo "correto" do adulto. APRENDIZAGENS CONVENCIONAIS (NORMATIVAS)
  • 64.  O ponto de vista da psicogênese da língua escrita é o de que ela é um objeto de conhecimento, que leva em conta as tentativas individuais infantis . O “erro” é construtivo – demonstra um processo de construção. APRENDIZAGENS NÃO CONVENCIONAIS (NÃO NORMATIVAS)
  • 65. Quando a criança “erra” é interessante:  perceber e verbalizar o que ela “acertou” (ter em mente que ela está aprendendo);  desafiá-la, por meio de questionamentos, a refletir sobre o que fez e o que pretendia fazer;  fornecer informações complementares;  problematizar e/ou desafiá-la a revisar sua produção e a tentar novamente;
  • 66. Quando a criança “erra”, NÃO é interessante:  criticá-la ou demonstrar aborrecimento por ela ter “errado” (ter em mente que ela está aprendendo);  compará-la com outras pessoas que “erram menos” (irmãos, colegas, primos, com a mãe ou com o pai quando eram crianças);  “desautorizar” a criança e toda a sua produção por causa dos “erros” – sua produção se baseia em uma hipótese sobre a escrita (aprendizagens não normativas / convencionais).
  • 67. Então, vamos deixar a criança fazer do seu jeito, escrever do seu jeito, não se preocupar com os erros, deixar que ela vá aprendendo sozinha, no seu ritmo?
  • 68. NÃO! Não é porque a criança participa de forma direta da construção do seu conhecimento que não é preciso ensiná-la.
  • 69. Nessa perspectiva, ENSINAR é organizar atividades e intervenções que favoreçam a reflexão da criança sobre a escrita, porque é pensando que ela aprende . AÇÃO – REFLEXÃO – AÇÃO
  • 70. O PAPEL DO PROFESSOR É PROBLEMATIZAR...
  • 71. O DA CRIANÇA É PENSAR E ENCONTRAR SOLUÇÕES QUE A AJUDEM A RESOLVER O PROBLEMA. ESSE PROCESSO PERMITE A AMPLIAÇÃO DA SUA HIPÓTESE.
  • 72. Exemplo de uma possibilidade de mediação pelo professor para intervir na hipótese da criança. B_R__ _L_TA Escrita inicial da criança para a palavra BORBOLETA. Hipótese silábico-alfabética. Jogo proposto pela professora – Cada tracinho que você está vendo é uma letra que você terá que descobrir (pensando) qual é, pois faz parte dessa palavra. Escrita final da criança. .
  • 73. PARA NÍVEIS DIFERENTES, OBJETIVOS DIFERENTES. PARA OBJETIVOS DIFERENTES, INTERVENÇÕES DIFERENTES E DIVERSIFICADAS.
  • 75.  INTERVENÇÕES DA PROFESSORA
  • 76. ATIVIDADES DIVERSIFICADAS NÍVEIS DIFERENCIADOS DE EXIGÊNCIA 1 2 3 4 P LEITURA – GIBIS ILUSTRAÇÃO – ANIMAIS DO CERRADO JOGOS DE CONTAGEM ESCRITA
  • 77.  ATIVIDADES DIVERSIFICADAS  NÍVEIS DIFERENCIADOS DE EXIGÊNCIA
  • 78. ATIVIDADES DIVERSIFICADAS NÍVEIS DIFERENCIADOS DE EXIGÊNCIA
  • 79. ATIVIDADES DIVERSIFICADAS NÍVEIS DIFERENCIADOS DE EXIGÊNCIA
  • 80. ATIVIDADES DIVERSIFICADAS NÍVEIS DIFERENCIADOS DE EXIGÊNCIA
  • 81. Em que aspectos a criança precisa pensar quando é convidada a escrever? TROCAR A FOTO .
  • 82.  O que quero escrever?  Como se escreve?  Quantas letras usar?  Quais letras usar?  Como se fazem essas letras?  Na segmentação dos espaços em branco.  Na relação fonema-grafema.  Para que/quem estou escrevendo?  Quem ler o que escrevi vai entender?
  • 83. DESAFIOS A SEREM VENCIDOS PELA CRIANÇA NO DECORRER DO 1o ANO  Refletir sobre o código escrito, avançar em suas hipóteses.  Reconhecer e empregar letras e fonemas adequados ao que quer escrever.  Transformar, progresivamente, a escrita “hipotética” em escrita “alfabética”.
  • 84. DESAFIOS A SEREM VENCIDOS PELA CRIANÇA, NO DECORRER DO 1o ANO  Ter habilidade para se comunicar por escrito.  Ter habilidade para decodificar e interpretar textos escritos.  Ler e atribuir sentido ao que foi lido.  Associar, progressivamente, algumas características ortográficas à escrita das palavras.
  • 85.  Produzir textos de autoria, com uma função social definida e com “leitores de verdade” (projetos).  Conhecer e utilizar alguns elementos básicos de organização textual e pontuação.  Desenvolver habilidades para revisar o que escreveu.  Conhecer, identificar, traçar corretamente e utilizar a letra cursiva.
  • 86.  
  • 87.  
  • 88. E NAS TAREFAS DE CASA, COMO AJUDAR?  DEFINA E PREPARE UM LOCAL ADEQUADO.  ORGANIZE ROTINA (CRITÉRIOS) E HORÁRIOS.  A TAREFA É DA CRIANÇA – ENSINE-A A RESPONSABILIZAR-SE POR ELA.  A TAREFA É REFERENTE A ALGO QUE ELA JÁ VIVENCIOU/APRENDEU NA ESCOLA.  DIFERENCIE “AJUDAR” DE “FAZER POR”.  OUÇA COM ATENÇÃO E, SEMPRE QUE POSSÍVEL, “DEVOLVA” AS PERGUNTAS DA CRIANÇA SOBRE A TAREFA AO INVÉS DE RESPONDÊ-LAS PRONTAMENTE.  VALORIZE AS PRODUÇÕES DA CRIANÇA.  SEJA CUIDADOSO AO FAZER COMENTÁRIOS.
  • 89. É IMPORTANTE QUE A CRIANÇA TENHA, EM DIFERENTES MOMENTOS, CONTATO COM DIVERSOS MODELOS DE LEITOR. LEIA PARA ELA!
  • 90. A FANTÁSTICA FÁBRICA DE CHOCOLATES
  • 91. O que é necessário para construir uma história de sucesso na alfabetização?
  • 92. O(A) protagonista – um(a) pequeno(a) aprendiz inteligente, que realiza inferências, que estabelece relações, que procura explicações, que pensa sobre o que faz.
  • 93. Cenários (casa/escola)– ambientes (alfabetizadores) ricos, estimulantes e organizados intencionalmente para que a aprendizagem se estabeleça da melhor maneira possível .
  • 94. Os (As) coprotagonistas – pais e professores que se interessam pelo(a) pequeno(a), a quem ensinam, que dele(a) se ocupam e o(a) ajudam a crescer . Pessoas solícitas, atentas, intuitivas, instigantes, questionadoras, exigentes (não intransigentes) e apaixonadamente interessadas pelo que a criança faz, diz e pensa.
  • 95.