• Me gusta
Mat dg exercicios resolvidos  002
Próxima SlideShare
Cargando en...5
×

Mat dg exercicios resolvidos 002

  • 1,362 reproducciones
Subido el

 

Más en: Educación
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    ¿Está seguro?
    Tu mensaje aparecerá aquí
    Sea el primero en comentar
Sin descargas

reproducciones

reproducciones totales
1,362
En SlideShare
0
De insertados
0
Número de insertados
0

Acciones

Compartido
Descargas
52
Comentarios
0
Me gusta
1

Insertados 0

No embeds

Denunciar contenido

Marcada como inapropiada Marcar como inapropiada
Marcar como inapropiada

Seleccione la razón para marcar esta presentación como inapropiada.

Cancelar
    No notes for slide

Transcript

  • 1. 1Desenho, Geometria e Arquitetura On-Line Resumo. Maria Bernadete Barison apresenta exercícios e resoluções sobre ÂNGULOS www.mat.uel.br/geometrica em Desenho Geométrico. Geométrica vol.1 n.2b. 2005. Desenhos construídos por: Enéias de A. Prado, Guilherme S. Fais, e Giuliano M. Belussi.DESENHO GEOMÉTRICO – AULA 2T EXERCÍCIOS RESOLVIDOS1. TRANSPORTAR UM ÂNGULO PARA SOBRE UMA SEMI-RETA: - Construa o ângulo BÔA qualquer e ao lado a semi-reta O. - Abra no compasso a medida OA, coloque a ponta seca no ponto O e trace um arco, sendo o ponto A a intersecção do arco com a semi-reta. - Abra no compasso a medida AB, coloque a ponta seca em A e trace um arco que corte o arco anteriormente traçado no ponto B. - Trace o segmento OB.
  • 2. 2Desenho, Geometria e Arquitetura On-Line Resumo. Maria Bernadete Barison apresenta exercícios e resoluções sobre ÂNGULOS www.mat.uel.br/geometrica em Desenho Geométrico. Geométrica vol.1 n.2b. 2005. Desenhos construídos por: Enéias de A. Prado, Guilherme S. Fais, e Giuliano M. Belussi. 2. DIVIDIR UM ÂNGULO RETO EM 3 PARTES IGUAIS - Seja AÔB um ângulo reto onde o ponto O é o vértice. - Coloque a ponta seca do compasso no vértice do ângulo e com uma abertura qualquer trace um arco que corte ambos os lados, sendo P a intersecção do arco com OA.
  • 3. 3Desenho, Geometria e Arquitetura On-Line Resumo. Maria Bernadete Barison apresenta exercícios e resoluções sobre ÂNGULOS www.mat.uel.br/geometrica em Desenho Geométrico. Geométrica vol.1 n.2b. 2005. Desenhos construídos por: Enéias de A. Prado, Guilherme S. Fais, e Giuliano M. Belussi. - Com a mesma abertura coloque a ponta seca do compasso em P e trace um arco encontrando o ponto Q. - Trace a semi-reta OQ, obtendo assim o Ângulo de 60º QÔP.
  • 4. 4Desenho, Geometria e Arquitetura On-Line Resumo. Maria Bernadete Barison apresenta exercícios e resoluções sobre ÂNGULOS www.mat.uel.br/geometrica em Desenho Geométrico. Geométrica vol.1 n.2b. 2005. Desenhos construídos por: Enéias de A. Prado, Guilherme S. Fais, e Giuliano M. Belussi._ Trace a bissetriz do ângulo RÔB, obtendo assim os três ângulos de 30º, sendo elesAÔR, RÔQ e QÔB.3. DIVIDIR UM ÂNGULO EM 3 PARTES IGUAIS - Trace um ângulo qualquer AÔB. - Com centro em O trace uma circunferência de qualquer raio que corte os dois lados do ângulo em M, N, R, e S.
  • 5. 5Desenho, Geometria e Arquitetura On-Line Resumo. Maria Bernadete Barison apresenta exercícios e resoluções sobre ÂNGULOS www.mat.uel.br/geometrica em Desenho Geométrico. Geométrica vol.1 n.2b. 2005. Desenhos construídos por: Enéias de A. Prado, Guilherme S. Fais, e Giuliano M. Belussi. - Trace a bissetriz do ângulo AÔB que cortará a circunferência em S. - A partir de S marque na bissetriz a medida OS = raio, encontrando assim o ponto T. - Ligue T a S e R encontrando as divisões U e V na circunferência. - Os pontos U e V determinarão os três ângulos procurados AÔU, UÔV e VÔB.
  • 6. 6Desenho, Geometria e Arquitetura On-Line Resumo. Maria Bernadete Barison apresenta exercícios e resoluções sobre ÂNGULOS www.mat.uel.br/geometrica em Desenho Geométrico. Geométrica vol.1 n.2b. 2005. Desenhos construídos por: Enéias de A. Prado, Guilherme S. Fais, e Giuliano M. Belussi.4. DIVIDIR UM ÂNGULO QUALQUER EM "N" PARTES IGUAIS - Seja AÔB um ângulo qualquer. - Trace uma circunferência com centro em O e com qualquer valor de raio mas que corte os dois lados do ângulo. Em seguida, marque o ponto C. - Com centro em C e raio igual ao diâmetro CB trace um arco de circunferência. Repita o procedimento mas agora com centro em B e mesmo valor de raio. Em seguida, marque o ponto F na intersecção dos dois arcos. - Ligue AF encontrando o ponto D em OB.
  • 7. 7Desenho, Geometria e Arquitetura On-Line Resumo. Maria Bernadete Barison apresenta exercícios e resoluções sobre ÂNGULOS www.mat.uel.br/geometrica em Desenho Geométrico. Geométrica vol.1 n.2b. 2005. Desenhos construídos por: Enéias de A. Prado, Guilherme S. Fais, e Giuliano M. Belussi. - Divida o segmento DB em n partes iguais, neste caso tome n igual a 4. - Utilizando o método de divisão de segmentos marque os pontos das divisões em DB. - Ligue F a cada uma das divisões de DB, encontrando assim, as divisões no arco AB. - Trace semi-retas de origem em O que passem pelos pontos encontrados no arco, obtendo assim as divisões do ângulo.
  • 8. 8Desenho, Geometria e Arquitetura On-Line Resumo. Maria Bernadete Barison apresenta exercícios e resoluções sobre ÂNGULOS www.mat.uel.br/geometrica em Desenho Geométrico. Geométrica vol.1 n.2b. 2005. Desenhos construídos por: Enéias de A. Prado, Guilherme S. Fais, e Giuliano M. Belussi.5. TRAÇAR A BISSETRIZ DE UM ÂNGULO QUALQUER CUJO VÉRTICE NÃO É CONHECIDO.PROCESSO I - Seja AÔB qualquer com O desconhecido. - Marque M sobre a semi-reta A e N sobre a semi-reta B. Em seguida, trace a semi-reta MN.
  • 9. Desenho, Geometria e Arquitetura On-Line Resumo. Maria Bernadete Barison apresenta exercícios e resoluções sobre RETAS em www.mat.uel.br/geometrica Desenho Geométrico. Geométrica vol.1 n.1b. 2005. Desenhos construídos por: Enéias de A. Prado, Guilherme S. Fais, e Giuliano M. Belussi. - Trace as bissetrizes dos ângulos, sendo os pontos S e T a intersecção das bissetrizes. - Trace a semi-reta ST que será a bissetriz do ângulo AÔB.
  • 10. Desenho, Geometria e Arquitetura On-Line Resumo. Maria Bernadete Barison apresenta exercícios e resoluções sobre RETAS em www.mat.uel.br/geometrica Desenho Geométrico. Geométrica vol.1 n.1b. 2005. Desenhos construídos por: Enéias de A. Prado, Guilherme S. Fais, e Giuliano M. Belussi.PROCESSO IISeja AÔB um ângulo qualquer cujo vértice O é desconhecido.Trace duas retas paralelas a dois lados do ângulo, mas que estejam situadas a umaigual distancia (d) os mesmos.Trace a bissetriz do ângulo formado pelas paralelas obtendo assim, a bissetriz doângulo AÔB.6. CONSTRUIR OS ÂNGULOS DE 30°, 45° E 60° - Trace uma semi-reta de origem O. - Coloque a ponta seca do compasso em O e trace um arco qualquer.
  • 11. www.mat.uel.br/geometrica 11 - Com a mesma abertura no compasso, coloque a ponta seca na intersecção do arco traçado e a semi-reta e trace outro arco que corte o primeiro. - Trace a semi-reta de origem O que passa pela intersecção dos dois arcos, encontrando assim o ângulo de 60º. - Trace a bissetriz, encontrando o ângulo de 30º. - Trace a bissetriz entre o ângulo de 30º e 60º, obtendo assim o ângulo de 45º.
  • 12. 12Desenho, Geometria e Arquitetura On-Line Resumo. Maria Bernadete Barison apresenta definições e generalidades sobre retas www.mat.uel.br/geometrica em Desenho Geométrico. Geométrica vol.1 n.1a. 20057. CONSTRUIR A POLIGONAL DE UM TERRENO PELO MÉTODO DO CAMINHAMENTO E:1/100 - Construa o eixo das coordenadas. Em seguida, marque a estaca 1 na origem dos dois eixos.
  • 13. 13Desenho, Geometria e Arquitetura On-Line Resumo. Maria Bernadete Barison apresenta definições e generalidades sobre retas www.mat.uel.br/geometrica em Desenho Geométrico. Geométrica vol.1 n.1a. 2005 - Trace o rumo SW30ºNE da poligonal. Para isto, construa o ângulo de 30º a partir de N no quadrante NE. Em seguida, marque nesta semi-reta uma distância igual a 40 metros que na escala 1/100 corresponde a 4 cm, encontrando assim, a estaca 2. - Trace o eixo das coordenadas com origem na estaca 2. - Trace o rumo NW70ºSE da poligonal. Para isto, construa o ângulo de 70º a partir de S no quadrante SE. Em seguida, marque nesta semi-reta uma distância igual a 50 metros, que na escala 1/100 corresponde a 5 cm, encontrando assim, a estaca 3. - Trace o eixo das coordenadas com origem na estaca 3.
  • 14. 14Desenho, Geometria e Arquitetura On-Line Resumo. Maria Bernadete Barison apresenta definições e generalidades sobre retas www.mat.uel.br/geometrica em Desenho Geométrico. Geométrica vol.1 n.1a. 2005 - Trace o rumo NE40ºSW da poligonal. Para isto, construa o ângulo de 40º a partir de S no quadrante SW. Em seguida, marque nesta semi-reta uma distância igual a 57 metros, que na escala 1/100 corresponde a 5,7 cm, encontrando assim, a estaca 4. - Trace o eixo das coordenadas com origem na estaca 4.
  • 15. 15Desenho, Geometria e Arquitetura On-Line Resumo. Maria Bernadete Barison apresenta definições e generalidades sobre retas www.mat.uel.br/geometrica em Desenho Geométrico. Geométrica vol.1 n.1a. 2005 - Trace o rumo SE50ºNW da poligonal. Para isto, construa o ângulo de 50º a partir de N no quadrante NW. Em seguida, marque nesta semi-reta uma distância igual a 41 metros, que na escala 1/100 corresponde a 4,1 cm, encontrando assim, a estaca 1.BIBLIOGRAFIABRAGA, Theodoro . Desenho Linear Geométrico. São Paulo : Ícone. 13° ed. 230 p.