SlideShare una empresa de Scribd logo
1 de 43
SISTEMAS OPERACIONAIS  Open suse 11 POR ANDERSON DINIZ VIEIRA RA 2007 12 100 4
HISTÓRIA A SuSE, mais precisamente SUSE LINUX AG, era uma empresa alemã, que disponibilizava soluções baseadas no sistema operacional, GNU/Linux.
HISTÓRIA Em Janeiro de 2004 a empresa foi adquirida pela Novell, uma companhia americana que na década de 1980 ficou famosa por seu sistema operacional de rede (Netware) e que perdeu fatia substancial de mercado com o advento do Windows NT da Microsoft.
NOVELL A Novell comprou SuSE  por  cerca de US$ 210 milhões.
DISPONIBILIDADE Sua ultima versão é a 11.0, lançada em 19 de junho de 2008. Em breve teremos em mãos a nova versão a 11.1.
REQUISITOS DE HARDWARE Processador:  Intel Pentium 1.4 ou xeon; AMD Duron, Athlon, Athlon XP, Athlon MP, Athlon 64 e Sempron  Memória Principal: Pelo menos 256 MB,  512 MB recomendados  Disco Rígido: Pelo menos 500 MB (para um sistema mínimo); 3 GB recomendados para um sistema normal  Placas de som e gráficas: São suportadas a maioria das placas de som e gráficas modernas
KDE 4.0  KDE significa K Desktop Environment e, O  gerenciador de janelas  disponibilizado (KWin) é responsável por fornecer uma interface gráfica organizada e consistente para que aplicativos sejam executados e para que o usuário interaja com o computador, KDE foi inteiramente criado em C++. Bem mais trabalhado e bonito que o Gnome.
GNOME GNOME (acrônimo para GNU Network Object Model Environment) é um esforço global para a criação de um ambiente de trabalho completo, gratuito e composto inteiramente por software livre. Ele é mais leve que o KDE, mas não tem os mesmos recursos que ele. A sua versão é 2.24
COMPIZ FUSION Compiz um dos primeiros gerenciadores de janelas para o servidor de janela X que oferece aceleração OpenGL. O gerenciador permite que as janelas possuam efeitos visuais, como animações ao minimizar e uma área de trabalho em forma de cubo
 
 
BERYL O Beryl é um ambiente de trabalho acelerado por OpenGL que proporciona uma experiência de ambiente de trabalho livre, open source à comunidade que reflecte os desejos dos utilizadores. Acima de tudo, o projecto procura ouvir e responder aos pedidos dos utilizadores. O Beryl é um fora do Compiz.  O Beryl possui mais alguns efeitos do que o gestor de janelas comum Compiz, incluindo novas animações tais como Window Burns, um Plugin 3D (colorido).
 
 
[object Object]
 
 
 
 
 
 
 
 
YAST Pelo yast fica muito fácil configurar hadware, perifericos e diversos serviços, rede em geral, ADSL, seleconar serviços que devem iniciar junto com o boot, manutenão de usuários e muito mais, a lista é grande, também configura servidores como samba, nis, nfs, proxy, web, ftp e muitos outros, somente acessando para conferir, muito prático e intuitivo.
 
SAX2 Configurador do mouse, teclado, monitor, video, VNC e outros aplicativos, como root na linha de comando;SAX 2
SAX2 Configurador do mouse, teclado, monitor, video, VNC e outros aplicativos, como root na linha de comando;SAX 2 SAX2 Configurador do mouse, teclado, monitor, video, VNC e outros aplicativos, como root na linha de comando;SAX 2
GESTÃO  DE  PACOTES O gestor de pacotes obtem os pacotes de software através De repositórios(servidores online, CD's, DVD's e etc.) O gestor de pacotes também torna fácil removê-los mais tarde ou atualizá-los. O número de pacotes disponíveis para instalação depende dos repositórios que adicionou.
GERÊNCIA DE PROCESSOS O sistema operacional multitarefa é preparado para dar ao usuário a ilusão que o número de processos em execução simultânea no computador é maior que o número de processadores instalados. Cada processo recebe uma fatia do tempo e a alternância entre vários processos é tão rápida que o usuário pensa que sua execução é simultânea.
KERNEL O Kernel  do Suse 11 é o 2.6.25  Ou seja núcleo pode ser considerado o próprio sistema operacional, quando este é definido como um gerenciador de recursos de hardware. O kernel  mode do Suse é um processo não preemptivo, ou seja ele nunca é interropido por outro processo
THREADS Thread, ou linha de execução em português, é uma forma de um processo dividir a si mesmo em duas ou mais tarefas que podem ser executadas simultaneamente. O suporte à  thread  é fornecido pelo próprio sistema operacional (SO).
ESCALONADOR (SCHEDULE) É um componente do s.o. , que determina qual processo  recebera posse do cpu. O escalonador do Suse 11 é o escalonador circular com preenpcão para os processos de mesma prioridade. A chegada de um processo de maior prioridade, força a preempençao do processo executando em user mode.
GERÊNCIA DE MEMÓRIA O sistema operacional tem acesso completo à memória do sistema e deve permitir que os processos dos usuários tenham acesso seguro à memória quando o requisitam.
PACOTES RPM O sistema operacional Linux, até hoje, tem a fama de ter instalações complicadas, o que, muitas vezes, não deixa de ser verdade. Na tentativa de resolver esses problemas de instalação, A empresa Red Hat criou uma  tecnologia  chamada RPM, que significa RedHat Package Manager (Gerenciador de Pacotes RedHat). O RPM é um poderoso gerenciador de pacotes, que pode ser usado para criar, instalar, desinstalar, pesquisar, verificar e atualizar pacotes individuais de software. Um pacote consiste em armazenagem de  arquivos  e informações, incluindo nome, versão e descrição.
TIPOS DE SUBDIRETÓRIOS BIN:  arquivos executáveis(binários) de comandos essenciais pertencentes ao sistema  e que são usados com freqüencia.  BOOT: arquivos estáticos de boot de inicialização(boot-loader) DEV:  arquivos de dispositivos de entrada/saída ETC: Configuração  do  sistema  da  máquina local  com  arquivos  diversos  para  a  administração de sistema. HOME:  diretórios  local(home) dos usuários.
TIPOS DE SUBDIRETÓRIOS LIB: arquivos da biblilotecas compartilhadas usados com freqüencia MMT:  Ponto de  montagem de partição temporários ROOT:Diretório local do  superusuário (root) SBIN:  Arquvios de sistema essenciais
TIPOS DE SUBDIRETÓRIOS TMP:  arquivos temporários gerados por alguns utilitários USR:  todos os arquivos de usuários devem estar aqui (segunda maior hierárquia) VAR:  Informação variável
PONTOS POSITIVOS A primeira surpresa foi que o ambiente está muito agradável, estável, rápido. Outra surpresa, foi que ele veio com o Firefox 3 Beta 5, coisa que logo foi resolvida com um update, pois nos repositórios já está a versão 3 Final. Mais um ponto para o OpenSuse 11! Muito interessante que o OpenSuse 11 traz muita coisa boa instalada com ele. Firefox, Pidgin, OpenOffice 2.4, um cliente de torrent chamado Monsoon, Xchat , etc...
PONTOS POSITIVOS O Yast parece ter ficado mais rápido, mesmo, de verdade.  Acredito que é um dos trabalhos de refinamento do Gnome mais bem feito.  Para rodar mp3 muito fácil, com mais de 1000 programas,e pacotes para você usar e abusar. Fácil de instalar e muito pratico e uma das distribuições mais completas.
PONTOS NEGATIVOS A única observação fica por conta do idioma, instalei em Português do Brasil e várias coisas ficaram ainda em inglês. Nada como o idioma que domina a TI, também os detalhes em inglês não atrapalham em nada os aspectos positivos que essa versão trouxe. Outro ponto negativo ele vir com a versão 4.0 do KDE e não com a 4.1, algo que será corrigido na versão 11.1 a ser lançada em breve.
PONTOS NEGATIVOS Uma coisa que realmente é chato nesta distribuição é na barra do gestor de tarefas, ou seja, a barra onde estão as janelas abertas (ou minimizadas), elas não piscam nem dão qualquer outro sinal quando por exemplo recebemos uma mensagem no Emesene. Um dos problema no Linux era a falta de aplicativos. Vários programas desenvolvidos em Java, Python, Delphi/C++ (via Wine) e C++ (usando a biblioteca QT ou GTK) podem ser executados no Linux de forma nativa. Porém, muitos software que são desenvolvidos rodam apenas na plataforma Windows.
BIBLIOGRAFIA http://opensuse.org Home Page  Suse http://www.openline.com.br/linux-br/  Home Page do Linux no Brasil http://www.br.freebsd.org/linux-br/index.html  Home Page do Linux em português http://www.inf.ufrgs.br/~kojima/linux/faq-linux.html  Perguntas frequentemente colocadas na linux-br (FAQ)
THE  END

Más contenido relacionado

La actualidad más candente

La actualidad más candente (20)

Cent-OS - Sistema Operacional
Cent-OS - Sistema OperacionalCent-OS - Sistema Operacional
Cent-OS - Sistema Operacional
 
Sistema operativo linux e as suas versões
Sistema operativo linux e as suas versõesSistema operativo linux e as suas versões
Sistema operativo linux e as suas versões
 
SlackWare - Leonel
SlackWare - LeonelSlackWare - Leonel
SlackWare - Leonel
 
Sistema Operativo Linux
Sistema Operativo LinuxSistema Operativo Linux
Sistema Operativo Linux
 
História do linux ppt
História do linux pptHistória do linux ppt
História do linux ppt
 
Trabalho OpenSUSe
Trabalho OpenSUSeTrabalho OpenSUSe
Trabalho OpenSUSe
 
Apresentação slackware
Apresentação slackwareApresentação slackware
Apresentação slackware
 
Linux, Software Livre e tudo mais
Linux, Software Livre e tudo maisLinux, Software Livre e tudo mais
Linux, Software Livre e tudo mais
 
Apresentação de Linux Ubuntu
Apresentação de Linux UbuntuApresentação de Linux Ubuntu
Apresentação de Linux Ubuntu
 
Sistemas Operacionais Linux
Sistemas Operacionais LinuxSistemas Operacionais Linux
Sistemas Operacionais Linux
 
Ubuntu 14.04
Ubuntu 14.04Ubuntu 14.04
Ubuntu 14.04
 
Linux basico ubuntu
Linux basico ubuntuLinux basico ubuntu
Linux basico ubuntu
 
Ubuntu Linux
Ubuntu LinuxUbuntu Linux
Ubuntu Linux
 
Mandriva - Sistema Operacional
Mandriva - Sistema OperacionalMandriva - Sistema Operacional
Mandriva - Sistema Operacional
 
sistema operacional Slackware
sistema operacional Slackwaresistema operacional Slackware
sistema operacional Slackware
 
Introdução ao Linux Ubuntu
Introdução ao Linux UbuntuIntrodução ao Linux Ubuntu
Introdução ao Linux Ubuntu
 
Aula 1 sistema operacional linux
Aula 1 sistema operacional linuxAula 1 sistema operacional linux
Aula 1 sistema operacional linux
 
Linux
LinuxLinux
Linux
 
Oficinalinux Comotudo Começou
Oficinalinux Comotudo ComeçouOficinalinux Comotudo Começou
Oficinalinux Comotudo Começou
 
Introdução ao Linux
Introdução ao LinuxIntrodução ao Linux
Introdução ao Linux
 

Destacado

Destacado (7)

Open suse
Open suseOpen suse
Open suse
 
Open suse
Open suseOpen suse
Open suse
 
Apresentação OpenSUSE 11.3 para Power Users - Portuguese
Apresentação OpenSUSE 11.3 para Power Users - PortugueseApresentação OpenSUSE 11.3 para Power Users - Portuguese
Apresentação OpenSUSE 11.3 para Power Users - Portuguese
 
Open suse
Open suseOpen suse
Open suse
 
OpenSUSE
OpenSUSEOpenSUSE
OpenSUSE
 
openSUSE
openSUSEopenSUSE
openSUSE
 
DIAPOSITIVAS Suse sistema operativo
DIAPOSITIVAS Suse sistema operativo DIAPOSITIVAS Suse sistema operativo
DIAPOSITIVAS Suse sistema operativo
 

Similar a Suse - GNU/Linux

Apresentação Final
Apresentação FinalApresentação Final
Apresentação FinalElisa
 
Apresentação Semi-Final
Apresentação Semi-FinalApresentação Semi-Final
Apresentação Semi-FinalJordan Claussen
 
Apresentação Final Ambientes Operacionais - Biblio's Fanatic
Apresentação Final Ambientes Operacionais - Biblio's FanaticApresentação Final Ambientes Operacionais - Biblio's Fanatic
Apresentação Final Ambientes Operacionais - Biblio's FanaticJordan Claussen
 
Apresentação Final Ambientes Operacionais - Biblio's Fanatic
Apresentação Final Ambientes Operacionais - Biblio's FanaticApresentação Final Ambientes Operacionais - Biblio's Fanatic
Apresentação Final Ambientes Operacionais - Biblio's FanaticJordan Claussen
 
Apresentação OpenSUSE 11.3 para Desenvolvedores - Portuguese
Apresentação OpenSUSE 11.3 para Desenvolvedores - PortugueseApresentação OpenSUSE 11.3 para Desenvolvedores - Portuguese
Apresentação OpenSUSE 11.3 para Desenvolvedores - PortugueseKomputer
 
Gentoo - Sistema Operacional
Gentoo - Sistema OperacionalGentoo - Sistema Operacional
Gentoo - Sistema OperacionalAnderson Favaro
 
TELECENTRO COMUNITÁRIO VOZ POPULAR - MÓDULO SISTEMAS OPERACIONAIS
TELECENTRO COMUNITÁRIO VOZ POPULAR - MÓDULO SISTEMAS OPERACIONAISTELECENTRO COMUNITÁRIO VOZ POPULAR - MÓDULO SISTEMAS OPERACIONAIS
TELECENTRO COMUNITÁRIO VOZ POPULAR - MÓDULO SISTEMAS OPERACIONAISINSTITUTO VOZ POPULAR
 
Sistemas Operativos - Linux
Sistemas Operativos - LinuxSistemas Operativos - Linux
Sistemas Operativos - LinuxFernando de Sá
 
Manuscrito Final
Manuscrito FinalManuscrito Final
Manuscrito Finalleofinato
 
Ubuntu Fábio Alves
Ubuntu Fábio AlvesUbuntu Fábio Alves
Ubuntu Fábio Alvesflukso
 
Mini-curso de Linux na CPRecife2
Mini-curso de Linux na CPRecife2Mini-curso de Linux na CPRecife2
Mini-curso de Linux na CPRecife2Adriano Melo
 
Aula 1 Mini Curso de Linux
Aula 1 Mini Curso de LinuxAula 1 Mini Curso de Linux
Aula 1 Mini Curso de LinuxRogério Cardoso
 

Similar a Suse - GNU/Linux (20)

Apresentação Final
Apresentação FinalApresentação Final
Apresentação Final
 
Apresentação Semi-Final
Apresentação Semi-FinalApresentação Semi-Final
Apresentação Semi-Final
 
Apresentação Final Ambientes Operacionais - Biblio's Fanatic
Apresentação Final Ambientes Operacionais - Biblio's FanaticApresentação Final Ambientes Operacionais - Biblio's Fanatic
Apresentação Final Ambientes Operacionais - Biblio's Fanatic
 
Apresentação Final Ambientes Operacionais - Biblio's Fanatic
Apresentação Final Ambientes Operacionais - Biblio's FanaticApresentação Final Ambientes Operacionais - Biblio's Fanatic
Apresentação Final Ambientes Operacionais - Biblio's Fanatic
 
Apresentação OpenSUSE 11.3 para Desenvolvedores - Portuguese
Apresentação OpenSUSE 11.3 para Desenvolvedores - PortugueseApresentação OpenSUSE 11.3 para Desenvolvedores - Portuguese
Apresentação OpenSUSE 11.3 para Desenvolvedores - Portuguese
 
1 - Introdução ao linux
1 - Introdução ao linux1 - Introdução ao linux
1 - Introdução ao linux
 
Gentoo - Sistema Operacional
Gentoo - Sistema OperacionalGentoo - Sistema Operacional
Gentoo - Sistema Operacional
 
snto
sntosnto
snto
 
TELECENTRO COMUNITÁRIO VOZ POPULAR - MÓDULO SISTEMAS OPERACIONAIS
TELECENTRO COMUNITÁRIO VOZ POPULAR - MÓDULO SISTEMAS OPERACIONAISTELECENTRO COMUNITÁRIO VOZ POPULAR - MÓDULO SISTEMAS OPERACIONAIS
TELECENTRO COMUNITÁRIO VOZ POPULAR - MÓDULO SISTEMAS OPERACIONAIS
 
Aula5
Aula5Aula5
Aula5
 
Sistemas Operativos - Linux
Sistemas Operativos - LinuxSistemas Operativos - Linux
Sistemas Operativos - Linux
 
Módulo 6 - Gnu/Linux
Módulo 6 - Gnu/LinuxMódulo 6 - Gnu/Linux
Módulo 6 - Gnu/Linux
 
Sistemas operacionais 5
Sistemas operacionais   5Sistemas operacionais   5
Sistemas operacionais 5
 
Manuscrito Final
Manuscrito FinalManuscrito Final
Manuscrito Final
 
Ubuntu Fábio Alves
Ubuntu Fábio AlvesUbuntu Fábio Alves
Ubuntu Fábio Alves
 
Windows X linux
Windows X linuxWindows X linux
Windows X linux
 
Sasha&Jorge Pereira
Sasha&Jorge PereiraSasha&Jorge Pereira
Sasha&Jorge Pereira
 
Mini-curso de Linux na CPRecife2
Mini-curso de Linux na CPRecife2Mini-curso de Linux na CPRecife2
Mini-curso de Linux na CPRecife2
 
Aula 1 Mini Curso de Linux
Aula 1 Mini Curso de LinuxAula 1 Mini Curso de Linux
Aula 1 Mini Curso de Linux
 
apostila linux
apostila linuxapostila linux
apostila linux
 

Más de Anderson Favaro

Windows 7 - Fabrício de Oliveira e Marcelo Buscaratti
Windows 7 - Fabrício de Oliveira e Marcelo BuscarattiWindows 7 - Fabrício de Oliveira e Marcelo Buscaratti
Windows 7 - Fabrício de Oliveira e Marcelo BuscarattiAnderson Favaro
 
SlackWare - Francisco e Valnir
SlackWare - Francisco e ValnirSlackWare - Francisco e Valnir
SlackWare - Francisco e ValnirAnderson Favaro
 
Free BSD - Beatriz Monteiro e Fabio da Costa
Free BSD - Beatriz Monteiro e Fabio da CostaFree BSD - Beatriz Monteiro e Fabio da Costa
Free BSD - Beatriz Monteiro e Fabio da CostaAnderson Favaro
 
Windows Vista - Arthur Duarte Rosa - Henrique Bueno
Windows Vista - Arthur Duarte Rosa - Henrique BuenoWindows Vista - Arthur Duarte Rosa - Henrique Bueno
Windows Vista - Arthur Duarte Rosa - Henrique BuenoAnderson Favaro
 
Mac - Leandro dos Santos Costa
Mac - Leandro dos Santos CostaMac - Leandro dos Santos Costa
Mac - Leandro dos Santos CostaAnderson Favaro
 
Debian-Leandro Antonio da Costa Bera
Debian-Leandro Antonio da Costa BeraDebian-Leandro Antonio da Costa Bera
Debian-Leandro Antonio da Costa BeraAnderson Favaro
 
Unix - Sistema Operacional
Unix - Sistema OperacionalUnix - Sistema Operacional
Unix - Sistema OperacionalAnderson Favaro
 
Windows Vista - Sistema Operacional
Windows Vista - Sistema OperacionalWindows Vista - Sistema Operacional
Windows Vista - Sistema OperacionalAnderson Favaro
 
RedHat - Fedora - Sistemas Operacionais
RedHat - Fedora - Sistemas OperacionaisRedHat - Fedora - Sistemas Operacionais
RedHat - Fedora - Sistemas OperacionaisAnderson Favaro
 
Windows Server 2008 - Marcio
Windows Server 2008 - MarcioWindows Server 2008 - Marcio
Windows Server 2008 - MarcioAnderson Favaro
 

Más de Anderson Favaro (16)

Windows 7 - Fabrício de Oliveira e Marcelo Buscaratti
Windows 7 - Fabrício de Oliveira e Marcelo BuscarattiWindows 7 - Fabrício de Oliveira e Marcelo Buscaratti
Windows 7 - Fabrício de Oliveira e Marcelo Buscaratti
 
SlackWare - Francisco e Valnir
SlackWare - Francisco e ValnirSlackWare - Francisco e Valnir
SlackWare - Francisco e Valnir
 
Free BSD - Beatriz Monteiro e Fabio da Costa
Free BSD - Beatriz Monteiro e Fabio da CostaFree BSD - Beatriz Monteiro e Fabio da Costa
Free BSD - Beatriz Monteiro e Fabio da Costa
 
Windows Vista - Arthur Duarte Rosa - Henrique Bueno
Windows Vista - Arthur Duarte Rosa - Henrique BuenoWindows Vista - Arthur Duarte Rosa - Henrique Bueno
Windows Vista - Arthur Duarte Rosa - Henrique Bueno
 
Mac - Leandro dos Santos Costa
Mac - Leandro dos Santos CostaMac - Leandro dos Santos Costa
Mac - Leandro dos Santos Costa
 
Debian-Leandro Antonio da Costa Bera
Debian-Leandro Antonio da Costa BeraDebian-Leandro Antonio da Costa Bera
Debian-Leandro Antonio da Costa Bera
 
Windows Vista
Windows VistaWindows Vista
Windows Vista
 
Unix - Sistema Operacional
Unix - Sistema OperacionalUnix - Sistema Operacional
Unix - Sistema Operacional
 
Windows Vista - Sistema Operacional
Windows Vista - Sistema OperacionalWindows Vista - Sistema Operacional
Windows Vista - Sistema Operacional
 
FreeBSD
FreeBSDFreeBSD
FreeBSD
 
RedHat - Fedora - Sistemas Operacionais
RedHat - Fedora - Sistemas OperacionaisRedHat - Fedora - Sistemas Operacionais
RedHat - Fedora - Sistemas Operacionais
 
Solaris - SO-Sun
Solaris - SO-SunSolaris - SO-Sun
Solaris - SO-Sun
 
OS/2
OS/2OS/2
OS/2
 
Windows Server 2008 - Marcio
Windows Server 2008 - MarcioWindows Server 2008 - Marcio
Windows Server 2008 - Marcio
 
MAC OS X - Caio
MAC OS X - CaioMAC OS X - Caio
MAC OS X - Caio
 
Unix - Robert
Unix - RobertUnix - Robert
Unix - Robert
 

Suse - GNU/Linux

  • 1. SISTEMAS OPERACIONAIS Open suse 11 POR ANDERSON DINIZ VIEIRA RA 2007 12 100 4
  • 2. HISTÓRIA A SuSE, mais precisamente SUSE LINUX AG, era uma empresa alemã, que disponibilizava soluções baseadas no sistema operacional, GNU/Linux.
  • 3. HISTÓRIA Em Janeiro de 2004 a empresa foi adquirida pela Novell, uma companhia americana que na década de 1980 ficou famosa por seu sistema operacional de rede (Netware) e que perdeu fatia substancial de mercado com o advento do Windows NT da Microsoft.
  • 4. NOVELL A Novell comprou SuSE por cerca de US$ 210 milhões.
  • 5. DISPONIBILIDADE Sua ultima versão é a 11.0, lançada em 19 de junho de 2008. Em breve teremos em mãos a nova versão a 11.1.
  • 6. REQUISITOS DE HARDWARE Processador: Intel Pentium 1.4 ou xeon; AMD Duron, Athlon, Athlon XP, Athlon MP, Athlon 64 e Sempron Memória Principal: Pelo menos 256 MB, 512 MB recomendados Disco Rígido: Pelo menos 500 MB (para um sistema mínimo); 3 GB recomendados para um sistema normal Placas de som e gráficas: São suportadas a maioria das placas de som e gráficas modernas
  • 7. KDE 4.0 KDE significa K Desktop Environment e, O gerenciador de janelas disponibilizado (KWin) é responsável por fornecer uma interface gráfica organizada e consistente para que aplicativos sejam executados e para que o usuário interaja com o computador, KDE foi inteiramente criado em C++. Bem mais trabalhado e bonito que o Gnome.
  • 8. GNOME GNOME (acrônimo para GNU Network Object Model Environment) é um esforço global para a criação de um ambiente de trabalho completo, gratuito e composto inteiramente por software livre. Ele é mais leve que o KDE, mas não tem os mesmos recursos que ele. A sua versão é 2.24
  • 9. COMPIZ FUSION Compiz um dos primeiros gerenciadores de janelas para o servidor de janela X que oferece aceleração OpenGL. O gerenciador permite que as janelas possuam efeitos visuais, como animações ao minimizar e uma área de trabalho em forma de cubo
  • 10.  
  • 11.  
  • 12. BERYL O Beryl é um ambiente de trabalho acelerado por OpenGL que proporciona uma experiência de ambiente de trabalho livre, open source à comunidade que reflecte os desejos dos utilizadores. Acima de tudo, o projecto procura ouvir e responder aos pedidos dos utilizadores. O Beryl é um fora do Compiz. O Beryl possui mais alguns efeitos do que o gestor de janelas comum Compiz, incluindo novas animações tais como Window Burns, um Plugin 3D (colorido).
  • 13.  
  • 14.  
  • 15.
  • 16.  
  • 17.  
  • 18.  
  • 19.  
  • 20.  
  • 21.  
  • 22.  
  • 23.  
  • 24. YAST Pelo yast fica muito fácil configurar hadware, perifericos e diversos serviços, rede em geral, ADSL, seleconar serviços que devem iniciar junto com o boot, manutenão de usuários e muito mais, a lista é grande, também configura servidores como samba, nis, nfs, proxy, web, ftp e muitos outros, somente acessando para conferir, muito prático e intuitivo.
  • 25.  
  • 26. SAX2 Configurador do mouse, teclado, monitor, video, VNC e outros aplicativos, como root na linha de comando;SAX 2
  • 27. SAX2 Configurador do mouse, teclado, monitor, video, VNC e outros aplicativos, como root na linha de comando;SAX 2 SAX2 Configurador do mouse, teclado, monitor, video, VNC e outros aplicativos, como root na linha de comando;SAX 2
  • 28. GESTÃO DE PACOTES O gestor de pacotes obtem os pacotes de software através De repositórios(servidores online, CD's, DVD's e etc.) O gestor de pacotes também torna fácil removê-los mais tarde ou atualizá-los. O número de pacotes disponíveis para instalação depende dos repositórios que adicionou.
  • 29. GERÊNCIA DE PROCESSOS O sistema operacional multitarefa é preparado para dar ao usuário a ilusão que o número de processos em execução simultânea no computador é maior que o número de processadores instalados. Cada processo recebe uma fatia do tempo e a alternância entre vários processos é tão rápida que o usuário pensa que sua execução é simultânea.
  • 30. KERNEL O Kernel do Suse 11 é o 2.6.25 Ou seja núcleo pode ser considerado o próprio sistema operacional, quando este é definido como um gerenciador de recursos de hardware. O kernel mode do Suse é um processo não preemptivo, ou seja ele nunca é interropido por outro processo
  • 31. THREADS Thread, ou linha de execução em português, é uma forma de um processo dividir a si mesmo em duas ou mais tarefas que podem ser executadas simultaneamente. O suporte à thread é fornecido pelo próprio sistema operacional (SO).
  • 32. ESCALONADOR (SCHEDULE) É um componente do s.o. , que determina qual processo recebera posse do cpu. O escalonador do Suse 11 é o escalonador circular com preenpcão para os processos de mesma prioridade. A chegada de um processo de maior prioridade, força a preempençao do processo executando em user mode.
  • 33. GERÊNCIA DE MEMÓRIA O sistema operacional tem acesso completo à memória do sistema e deve permitir que os processos dos usuários tenham acesso seguro à memória quando o requisitam.
  • 34. PACOTES RPM O sistema operacional Linux, até hoje, tem a fama de ter instalações complicadas, o que, muitas vezes, não deixa de ser verdade. Na tentativa de resolver esses problemas de instalação, A empresa Red Hat criou uma tecnologia chamada RPM, que significa RedHat Package Manager (Gerenciador de Pacotes RedHat). O RPM é um poderoso gerenciador de pacotes, que pode ser usado para criar, instalar, desinstalar, pesquisar, verificar e atualizar pacotes individuais de software. Um pacote consiste em armazenagem de arquivos e informações, incluindo nome, versão e descrição.
  • 35. TIPOS DE SUBDIRETÓRIOS BIN: arquivos executáveis(binários) de comandos essenciais pertencentes ao sistema e que são usados com freqüencia. BOOT: arquivos estáticos de boot de inicialização(boot-loader) DEV: arquivos de dispositivos de entrada/saída ETC: Configuração do sistema da máquina local com arquivos diversos para a administração de sistema. HOME: diretórios local(home) dos usuários.
  • 36. TIPOS DE SUBDIRETÓRIOS LIB: arquivos da biblilotecas compartilhadas usados com freqüencia MMT: Ponto de montagem de partição temporários ROOT:Diretório local do superusuário (root) SBIN: Arquvios de sistema essenciais
  • 37. TIPOS DE SUBDIRETÓRIOS TMP: arquivos temporários gerados por alguns utilitários USR: todos os arquivos de usuários devem estar aqui (segunda maior hierárquia) VAR: Informação variável
  • 38. PONTOS POSITIVOS A primeira surpresa foi que o ambiente está muito agradável, estável, rápido. Outra surpresa, foi que ele veio com o Firefox 3 Beta 5, coisa que logo foi resolvida com um update, pois nos repositórios já está a versão 3 Final. Mais um ponto para o OpenSuse 11! Muito interessante que o OpenSuse 11 traz muita coisa boa instalada com ele. Firefox, Pidgin, OpenOffice 2.4, um cliente de torrent chamado Monsoon, Xchat , etc...
  • 39. PONTOS POSITIVOS O Yast parece ter ficado mais rápido, mesmo, de verdade. Acredito que é um dos trabalhos de refinamento do Gnome mais bem feito. Para rodar mp3 muito fácil, com mais de 1000 programas,e pacotes para você usar e abusar. Fácil de instalar e muito pratico e uma das distribuições mais completas.
  • 40. PONTOS NEGATIVOS A única observação fica por conta do idioma, instalei em Português do Brasil e várias coisas ficaram ainda em inglês. Nada como o idioma que domina a TI, também os detalhes em inglês não atrapalham em nada os aspectos positivos que essa versão trouxe. Outro ponto negativo ele vir com a versão 4.0 do KDE e não com a 4.1, algo que será corrigido na versão 11.1 a ser lançada em breve.
  • 41. PONTOS NEGATIVOS Uma coisa que realmente é chato nesta distribuição é na barra do gestor de tarefas, ou seja, a barra onde estão as janelas abertas (ou minimizadas), elas não piscam nem dão qualquer outro sinal quando por exemplo recebemos uma mensagem no Emesene. Um dos problema no Linux era a falta de aplicativos. Vários programas desenvolvidos em Java, Python, Delphi/C++ (via Wine) e C++ (usando a biblioteca QT ou GTK) podem ser executados no Linux de forma nativa. Porém, muitos software que são desenvolvidos rodam apenas na plataforma Windows.
  • 42. BIBLIOGRAFIA http://opensuse.org Home Page Suse http://www.openline.com.br/linux-br/ Home Page do Linux no Brasil http://www.br.freebsd.org/linux-br/index.html Home Page do Linux em português http://www.inf.ufrgs.br/~kojima/linux/faq-linux.html Perguntas frequentemente colocadas na linux-br (FAQ)