SlideShare una empresa de Scribd logo
1 de 56
TUTORIAL BIBLIOTECA CENTRAL
Centro Universitário do Planalto de Araxá - UNIARAXÁ BIBLIOTECA CENTRAL Fachada do prédio da Biblioteca Central, abrangendo uma área de aproximadamente  600m 2  e fica ao lado do  prédio da Reitoria e da Secretaria Acadêmica.
BIBLIOTECAS DA ATUALIDADE  Sem paredes Digital Virtual Eletrônica Vivemos hoje na era da informação e do conhecimento.  As tecnologias de informação e comunicação contribuíram para o surgimento de novas modalidades de bibliotecas. Além da biblioteca tradicional, formada por livros e outros materiais impressos em papel, surgem outras categorias, conhecidas como:  biblioteca sem parede ou   virtual   (aquela que para existir depende da tecnologia, da realidade virtual, que por meio de software próprio, acoplado a um computador, usa uma tecnologia sofisticada e reproduz o ambiente de uma biblioteca convencional);  digita l  (aquela que só dispõe da informação digitalizada, armazenada em diferentes suportes, como dispositivos magnéticos e ópticos); e  eletrônica  (aquela que amplia o uso do computador na armazenagem, recuperação e disponibilidade de informação).
BIBLIOGRÁFICO Livros  Revistas Jornais  Folhetos Periódicos Científicos Boletins Informativos NÃO BIBLIOGRÁFICO Fitas de Vídeo DVD Slides Cd-Roms Acervo O acervo da Biblioteca é formado por  materiais bibliográficos  (impressos em papel) e  não bibliográficos  (dispositivos magnéticos). O empréstimo desses diferentes materiais é diferenciado, conforme o  Regulamento  contido no folder e também na página da Biblioteca. Em caso de dúvidas e interpretação das normas, procure a Coordenação e ou funcionários da Biblioteca para esclarecimentos.
[object Object],[object Object],[object Object],UNIVERSIDADE BIBLIOTECA Informação Qual é a relação Universidade e Biblioteca? O  “coração”  da universidade é o aprendizado, alunos e professores. A Biblioteca é a  “veia aorta”  onde circula a informação e o conhecimento.
BIBLIOTECA Biblioteca Universitária CENTRAL  Existem vários tipos de Bibliotecas (Pública, Escolar, Especializada, etc). A nossa Biblioteca é uma  Biblioteca Universitária ou Acadêmica  e, esta, por sua vez, é  Central  por reunir em um único espaço físico o acervo de todas as área e cursos.
USUÁRIOS Os nossos usuários são os alunos de graduação e pós-graduação, professores, alunos do UNISENIOR, alunos da Escola de Aplicação e comunidade em geral.
ESPAÇO FÍSICO   ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],O espaço físico da Biblioteca está distribuído em  12 ambientes diferenciados  os quais encontram-se sinalizados no hall de entrada.
GUARDA-VOLUME   O guarda volume é um espaço/serviço que dá segurança e comodidade ao usuário. Neste local, os alunos deverão deixar um documento de identificação (preferencialmente a carteirinha com foto: da Biblioteca ou do DCE), e, em troca, receberá uma chave numerada, correspondente a um compartimento, no qual o aluno guardará os seus pertences. A Chave será registrada no sistema, pela matrícula, e caberá ao aluno cobrar a devolução ao funcionário do setor. É permitido ao aluno entrar com lápis, caderno, folhas. O material levado para dentro da Biblioteca é de  responsabilidade exclusiva do aluno .  No guarda-volume, o aluno receberá ou requisitará ao funcionário um  formulário de registro de sua presença , que será importante para que no final do semestre seja realizada a estatística de uso. Essa estatística gera um gráfico que será socializado com os coordenadores e demais dirigentes da Instituição.
Empréstimo Domiciliar A apresentação da carteirinha é indispensável e intransferível.  O empréstimo domiciliar é informatizado e o atendimento ao usuário é realizado no  Balcão de Empréstimo. O aluno do  1º ao antepenúltimo período  tem direito a  03 (três)  livros  por vez, em um prazo de  7 dias,  podendo renovar o material, desde que não haja reserva do mesmo. No caso dos cursos do ICS, o prazo de empréstimo das obras é de  3 dias,  devido a alta circulação do acervo na área da Saúde.  Evite pagar multa, observando a data limite de entrega contida no recibo e na contra-capa do livro. Atenção! Livros em reserva terá multa dobrada .
Devolução do Livro 03/02/11 A  responsabilidade do empréstimo   é do usuário , portanto é necessário conferir os dados constantes no recibo como: nome do usuário, título do livro, data de devolução. Após conferência, assinar e guardar a cópia do recibo. A data de entrega preenchida na ficha do final do livro é somente um lembrete.
Internet  Acesso monitorado Uso de sites acadêmicos  Permite o acesso à rede sem fio   A Biblioteca dispõe de  31 computadores , com acesso à internet, destinado à consulta e à pesquisa. Os computadores são  monitorados por um software específico que controla o acesso, bem como os endereços acessados, permitindo aos funcionários o bloqueio  do computador em caso de uso indevido. Notebooks deverão ser cadastrados no  service desk , próximo à Secretaria Acadêmica.
Área de Pesquisa   Espaço aberto com aproximadamente 70 lugares disponíveis para o estudo e a pesquisa.
Estudo em Grupo As cabines de estudo em grupo são destinadas ao estudo preferencial a grupos acima de 4 alunos. Por possuírem aberturas na parte superior do ambiente, deve-se  conter o tom de voz , respeitando a qualidade do ambiente da Biblioteca. Essas salas, bem como todos os ambientes da Biblioteca são monitorados pelo Circuito Interno de TV.
Estudo Individual Para melhor concentração nos estudos, a Biblioteca oferece também, um ambiente apropriado para o estudo individualizado. As cabines encontram-se em área reservada sem  fluxo de usuário, no fundo do prédio.
Fontes de Pesquisa Bússola para a escolha Documentos resultantes das investigações técnico-científicas e literárias
Fontes Primárias As  mais conhecidas e utilizadas fontes de pesquisa da Biblioteca são: 1) Fonte primária:  onde se encontra a informação na forma original: livro texto, periódico científico, dissertações, teses, legislação e publicações de eventos (anais de congresso)
  Fontes Secundárias 2)  Fontes secundárias  são obras que remetem ao usuário às fontes originais, ou seja, as fontes primárias. Tais fontes são representadas por enciclopédias, dicionários especializados, almanaques, anuários, etc.
Revistas e Jornais ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],Espaço onde os usuários encontram  informações atualizadas de cunho informativo e cultural.  A coleção é formada basicamente por revistas e jornais de assuntos gerais.
Periódicos Científicos Diferente das revistas comuns, por apresentar  conteúdos científicos , os  periódicos  têm o  formato semelhante ao livro. O que caracteriza um periódico é o fato de ser editado por entidades públicas e ou privadas, em intervalos variados (semanal, mensal, trimestral, semestral, etc). A obra reúne vários artigos científicos com  uma ou mais autoria.
Publicações do UNIARAXÁ                         Agenda Semanal O UNIARAXÁ edita  algumas publicações de caráter científico, tais como: a  Revista Jurídica do UNIARAXÁ, Evidência e o Manual de Normalização. O Informativo UNIARAXÁ e a Agenda Semanal são veículos de circulação interna do meio acadêmico que tem como objetivo divulgar as ações de ensino, pesquisa  e extensão.
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],PORTAL UNIVERSITÁRIO A Biblioteca do UNIARAXÁ divulga por meio do Portal Universitário três títulos de assinaturas periódicas por curso, além de avisos e notícias referentes ao funcionamento do setor.
  Coleções Especiais   Além dos livros e revistas já mencionados, a Biblioteca dispõe de coleções especiais, conhecidas também como  Obras Raras. São livros valiosos, não mais editados e que possuem um valor histórico e cultural enorme para as pesquisas retrospectivas. As obras necessitam de acondicionamento em ambiente mais reservado e controlado pelos funcionários.
Multimeios   O acervo multimeios é representado por materiais audiovisuais, tais como: fitas de vídeos, DVDs, CDs, etc de diversas áreas e assuntos.
Àreas do Conhecimento – C.D.U 000 - Obras Gerais 004 Sistema de Informação 100 - Filosofia 200 - Religião 300 - Ciências Sociais 339 Comércio 340  Direito 370 Educação 500 - Ciências Físicas.e Biológicas 540 Biologia 600 - Ciências Aplicadas 615  Fisioterapia 616  Enfermagem 628 Engenharia Ambiental  631 Agronomia / Agronegócio 657 Ciên.Contábeis 658 Administração  658.5 Adm. de Produção 700 - Educação Física 800 - Lingüística e Literatura 900 - História e Geografia A organização dos livros nas estantes segue uma  sequência   numérica  universal  –  C LASSIFICAÇÃO  D ECIMAL  U NIVERSAL- que representa o assunto principal de cada livro, seguido do nº do sobrenome do autor, letra do título e o nº do exemplar. Qualquer dificuldade na localização do livro, procurem os funcionários para auxiliá-los.
Disposição dos livros nas estantes:   da esquerda para direita na posição vertical   Os livros estão dispostos nas estantes de acordo com a indicação das setas.
Endereço do Livro Para localizar o  livro na estante, o usuário deve consultar a tela do quiosque, anotar o seu endereço,  observar atentamente sinalização contida na lateral da estante e seguir as informações das prateleiras, observando a ordem dos números nas etiquetas.  O  1º número  da etiqueta representa o assunto. Ex. 310  Estatística. A  letra maiúscula  significa a primeira letra do sobrenome do autor. Ex: V de Vieira, seguida do número correspondente daquele autor. A  letra minúscula  é a primeira letra do título do livro.
Localização dos Livros nas Estantes 528.4 M478t 558 F32p 540 R12p 631 T32z 631.8 R12a 631.5 R16g 310 A23a 310 A23a Ex.3 310 A23a Ex. 2 310 A23a Ex.4 Localize o livro na estante pela etiqueta da lombada.
Novas Aquisições ,[object Object],[object Object],A cada semestre, a Biblioteca renova e complementa o seu acervo. Dá-se prioridade às bibliografias básicas e complementares de cada disciplina, atendendo também às sugestões do corpo discente, docente e funcionários.
Consulta   ao Acervo A consulta ao acervo é feita pelo próprio aluno nos quiosques localizados na entrada da Biblioteca. È  importante saber pelo menos um dos campos acima: autor, título ou assunto. Exemplo:  Título do livro  – Metodologia do trabalho científico Autor  – Eva Maria Lakatos Assunto  – metodologia científica
Localização do livro na estante.   Nº de obras encontradas sobre o assunto.  Para verificar outros resultados, “clicar” em um dos botões abaixo.  Nova pesquisa? “ Clicar” nesse campo.  A tela mostra  o resultado da busca no quiosque.  Os balões contêm as principais informações para prosseguir ou encerrar a consulta da tela.
Localização do livro na estante.   Nº de obras encontradas sobre o assunto.  Para verificar outros resultados, “clicar” em um dos botões abaixo.  Nova pesquisa? “ Clicar” nesse campo.  Outro formato da tela de resultado.
  Consulta On Line  É possível fazer também a pesquisa dos livros na site do UNIARAXÁ. Clique em Biblioteca e em seguida, consulte o acervo clicando na palavra “mais”, destacada em vermelho.
Os campos da opção  Consulta Direcionada  são semelhantes à tela do quiosque e segue o mesmo conceito.
Basta preencher um dos campos e clicar na tecla  enter.
Resultado da Consulta  Reserva Referência completa Ficha completa do documento  Materiais dessa autoria  Resultado de uma busca pela internet. Neste caso você tem a opção de fazer reserva, consultar outros materiais do resultado e ter acesso a referência  completa do material escolhido.  Endereço para localização do livro diretamente nas estantes.
Renovação via Internet  As renovações pela internet acontecem na Central Acadêmica e, para acessá-las, basta clicar em ALUNOS no menu...
...clicar na palavra “ mais”  em vermelho, referente à Central Acadêmica. Ao abrir a página, você verá uma indicação de  Biblioteca
 Clique na palavra  “mais”  em azul. Seus atuais empréstimos, juntamente com um histórico dos antigos será listado. Basta escolher qual livro emprestado atualmente, deseja renovar e proceder à renovação. Lembrando que a renovação deverá ser feita com 1 ou 2 dias de antecedência, pois se não for possível realizar o processo por motivo de reserva, você terá tempo de ir à Biblioteca devolver o livro.
 Clique aqui para  renovar o livro
BIBLIOTECAS VIRTUAIS
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],Basta  clicar  com o mouse para  acessar a Biblioteca Digital de  seu interesse. Uma página será aberta para posterior consulta. Esses links estarão disponíveis na página da Biblioteca, no site  do UNIARAXÁ, em  Bibliotecas  Digitais .
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
ESTAÇÃO BVS www.bvs.br Informações científicas em saúde A Biblioteca do UNIARAXÁ foi a 3ª Instituição Privada do País a receber uma Estação BVS – Biblioteca Virtual de Saúde, inaugurada em Outubro de 2007, um espaço destinado a pesquisa, reservado aos alunos e professores do Instituto de Ciências da Saúde. Além das pesquisas, também são realizados treinamentos sobre o uso desse site e plantão de atendimento individual, que deverão ser agendados.
SERVIÇO DE CÓPIA DE DOCUMENTOS   Caso você encontre algum artigo nas bases de dados, que não esteja integralmente disponível para consulta, tem-se a opção de fazer o pedido pela internet. Esse serviço é disponível pelo  COMUT e pelo SCAD . São serviços pagos e dependente do número de páginas do artigo. O serviço pelo SCAD fica em torno de R$8,00 a cada 20 páginas.
Preserve o patrimônio cultural que lhe é confiado .     Cuide do Acervo da Biblioteca   Todos têm o direito de usar o acervo da Biblioteca e a responsabilidade de preservá-lo.
Manuseie corretamente o livro     O cuidado com livro começa quando ele é retirado da estante. A maneira correta indica que não devemos forçar a  lombada superior,  puxando-o sempre pelo meio .
Colabore, mantendo as prateleiras organizadas Sempre deixe os livros retirados da estante sobre os balcões ou mesas A Biblioteca preocupa-se sempre, em manter a organização  das estantes, portanto, ao retirar o livro,  nunca  devolva-o para a prateleira. Os demais livros, mantenha-os na posição vertical.
Mantenha as folhas dos jornais  ordenadas Abra o livro sem dobrar a capa   Esses são outros cuidados importantes.
Nunca faça anotações ou marcações no livro da biblioteca.
Fale em tom baixo Devolva o formulário preenchido Desligue o celular Nunca leve alimento e bebida Deixe os  livros consultados sobre a mesa Cuide da chave do guarda-volumes No ambiente da Biblioteca não é permitido entrar com alimentos e bebidas.  Próximo aos banheiros há um bebedouro para uso coletivo. Ao entrar no recinto da Biblioteca, os celulares  deverão ser desligados . O tom de voz deve ser baixo, respeitando os demais usuários do recinto. O descumprimento de qualquer norma do regulamento permite aos funcionários chamar a atenção do usuário, e, em caso de insistência, convidá-lo a se  retirar do ambiente.
Circuito Fechado de TV   Imagens confidenciais e protegidas nos termos da lei Todos os ambientes da Biblioteca são monitorados por câmeras.
REGULAMENTO As normas não são imposições arbitrárias, mas indicação de respeito mútuo. O regulamento também está disponível no site da Instituição, na página da Biblioteca.
Conheça o Acervo Literário A Leitura é uma  Opção de Lazer O Projeto Universitário Leitor, criado pela Coordenação da Biblioteca para incentivar a leitura,  recebe todo semestre, obras clássicas e best-sellers, sugeridos ou não.  Faça a diferença! Seja um Universitário Leitor!
 
Visite a Biblioteca!!! Dúvidas, sugestões ou correções procure-nos na Biblioteca, ou entre em contato pelo telefone (34) 3669-2025 ou pelo e-mail:  [email_address] Obrigada!

Más contenido relacionado

La actualidad más candente

Glossário de Biblioteconomia
Glossário de BiblioteconomiaGlossário de Biblioteconomia
Glossário de BiblioteconomiaRodrigo Rocha
 
Apostila de auxiliar de biblioteca
Apostila de auxiliar de bibliotecaApostila de auxiliar de biblioteca
Apostila de auxiliar de bibliotecaDayzeCampany
 
Novos produtos e serviços em bibliotecas
Novos produtos e serviços em bibliotecasNovos produtos e serviços em bibliotecas
Novos produtos e serviços em bibliotecasUFSC
 
MARC 21
MARC 21MARC 21
MARC 21UNESP
 
A2 livro- auxiliar-de-biblioteca-pdf
A2  livro- auxiliar-de-biblioteca-pdfA2  livro- auxiliar-de-biblioteca-pdf
A2 livro- auxiliar-de-biblioteca-pdfLucianoLLC
 
Basicão de auxiliar de biblioteca
Basicão de auxiliar de bibliotecaBasicão de auxiliar de biblioteca
Basicão de auxiliar de bibliotecaLucianoLLC
 
A1 apostila auxiliar de biblioteca
A1  apostila auxiliar de bibliotecaA1  apostila auxiliar de biblioteca
A1 apostila auxiliar de bibliotecaLucianoLLC
 
2 Desenvolvimento de coleções: política
2 Desenvolvimento de coleções: política2 Desenvolvimento de coleções: política
2 Desenvolvimento de coleções: políticaLeticia Strehl
 
A3 slide-auxiliar de biblioteca
A3  slide-auxiliar de bibliotecaA3  slide-auxiliar de biblioteca
A3 slide-auxiliar de bibliotecaLucianoLLC
 
Classificação e Catalogação em Bibliotecas
Classificação e Catalogação em BibliotecasClassificação e Catalogação em Bibliotecas
Classificação e Catalogação em BibliotecasLygia Canelas
 
RDA como novo código de catalogação
RDA como novo código de catalogaçãoRDA como novo código de catalogação
RDA como novo código de catalogaçãoMarcelo Votto
 
Bibliotecas públicas vs bibliotecas escolares
Bibliotecas públicas vs bibliotecas escolaresBibliotecas públicas vs bibliotecas escolares
Bibliotecas públicas vs bibliotecas escolaresnataliacarias
 
Slide - apresentação seminário conservação preventiva
Slide - apresentação seminário conservação preventivaSlide - apresentação seminário conservação preventiva
Slide - apresentação seminário conservação preventivaAlexSalustino
 

La actualidad más candente (20)

Glossário de Biblioteconomia
Glossário de BiblioteconomiaGlossário de Biblioteconomia
Glossário de Biblioteconomia
 
Apostila de auxiliar de biblioteca
Apostila de auxiliar de bibliotecaApostila de auxiliar de biblioteca
Apostila de auxiliar de biblioteca
 
Novos produtos e serviços em bibliotecas
Novos produtos e serviços em bibliotecasNovos produtos e serviços em bibliotecas
Novos produtos e serviços em bibliotecas
 
MARC 21
MARC 21MARC 21
MARC 21
 
A2 livro- auxiliar-de-biblioteca-pdf
A2  livro- auxiliar-de-biblioteca-pdfA2  livro- auxiliar-de-biblioteca-pdf
A2 livro- auxiliar-de-biblioteca-pdf
 
Basicão de auxiliar de biblioteca
Basicão de auxiliar de bibliotecaBasicão de auxiliar de biblioteca
Basicão de auxiliar de biblioteca
 
A1 apostila auxiliar de biblioteca
A1  apostila auxiliar de bibliotecaA1  apostila auxiliar de biblioteca
A1 apostila auxiliar de biblioteca
 
Origem da biblioteconomia
Origem da biblioteconomiaOrigem da biblioteconomia
Origem da biblioteconomia
 
1ª aula indexacao 2013
1ª aula indexacao 20131ª aula indexacao 2013
1ª aula indexacao 2013
 
Catalogação
CatalogaçãoCatalogação
Catalogação
 
Bibliotecas Digitais
Bibliotecas DigitaisBibliotecas Digitais
Bibliotecas Digitais
 
Catalogacao aulas1
Catalogacao aulas1Catalogacao aulas1
Catalogacao aulas1
 
2 Desenvolvimento de coleções: política
2 Desenvolvimento de coleções: política2 Desenvolvimento de coleções: política
2 Desenvolvimento de coleções: política
 
A3 slide-auxiliar de biblioteca
A3  slide-auxiliar de bibliotecaA3  slide-auxiliar de biblioteca
A3 slide-auxiliar de biblioteca
 
Classificação e Catalogação em Bibliotecas
Classificação e Catalogação em BibliotecasClassificação e Catalogação em Bibliotecas
Classificação e Catalogação em Bibliotecas
 
Biblioteca escolar
Biblioteca escolarBiblioteca escolar
Biblioteca escolar
 
RDA como novo código de catalogação
RDA como novo código de catalogaçãoRDA como novo código de catalogação
RDA como novo código de catalogação
 
Bibliotecas públicas vs bibliotecas escolares
Bibliotecas públicas vs bibliotecas escolaresBibliotecas públicas vs bibliotecas escolares
Bibliotecas públicas vs bibliotecas escolares
 
Slide - apresentação seminário conservação preventiva
Slide - apresentação seminário conservação preventivaSlide - apresentação seminário conservação preventiva
Slide - apresentação seminário conservação preventiva
 
Minicurso - Catalogação em RDA
Minicurso - Catalogação em RDAMinicurso - Catalogação em RDA
Minicurso - Catalogação em RDA
 

Destacado

Biblioteca power point
Biblioteca  power pointBiblioteca  power point
Biblioteca power pointtotinhadno
 
Tutorial apresentação biblioteca
Tutorial apresentação bibliotecaTutorial apresentação biblioteca
Tutorial apresentação bibliotecanataliacarias
 
Atividades da Biblioteca
Atividades da BibliotecaAtividades da Biblioteca
Atividades da BibliotecaMônica Inácio
 
Proposta de atividades para uma biblioteca dinâmica
Proposta de atividades para uma biblioteca dinâmicaProposta de atividades para uma biblioteca dinâmica
Proposta de atividades para uma biblioteca dinâmicaArmanda Ribeiro
 
Projeto biblioteca 2012
Projeto biblioteca 2012 Projeto biblioteca 2012
Projeto biblioteca 2012 liriovales
 
Modelo para Ficha Prestamo de libros
Modelo para Ficha Prestamo de librosModelo para Ficha Prestamo de libros
Modelo para Ficha Prestamo de librosAndres Arce
 
Biblioteca escolar
Biblioteca escolarBiblioteca escolar
Biblioteca escolarelzirene
 
Carteirinha biblioteca do polo
Carteirinha biblioteca do poloCarteirinha biblioteca do polo
Carteirinha biblioteca do polouab
 
À descoberta da Biblioteca Escolar
À descoberta da Biblioteca EscolarÀ descoberta da Biblioteca Escolar
À descoberta da Biblioteca EscolarSilvio Maltez
 
Bibliotecas Escolares: concepção e organização
Bibliotecas Escolares: concepção e organizaçãoBibliotecas Escolares: concepção e organização
Bibliotecas Escolares: concepção e organizaçãoFilipa Marinho
 
Ficha de utente da biblioteca 2013
Ficha de utente da biblioteca 2013Ficha de utente da biblioteca 2013
Ficha de utente da biblioteca 2013ideiaa2
 
Biblioteca centro educativo_formaçao utilizadores
Biblioteca centro educativo_formaçao utilizadoresBiblioteca centro educativo_formaçao utilizadores
Biblioteca centro educativo_formaçao utilizadoresCarla Valente
 
Regras biblioteca
Regras bibliotecaRegras biblioteca
Regras bibliotecapoletef
 
Regras básicas para biblioteca
Regras básicas para bibliotecaRegras básicas para biblioteca
Regras básicas para bibliotecaSeduc MT
 
Profª Graça:Leitura deleite Poemas Problemas.ppt-8º Encontro-QUANTIFICAÇÃO, R...
Profª Graça:Leitura deleite Poemas Problemas.ppt-8º Encontro-QUANTIFICAÇÃO, R...Profª Graça:Leitura deleite Poemas Problemas.ppt-8º Encontro-QUANTIFICAÇÃO, R...
Profª Graça:Leitura deleite Poemas Problemas.ppt-8º Encontro-QUANTIFICAÇÃO, R...Graça Sousa
 
LEITURA DELEITE SEJA GIRASSOL
LEITURA DELEITE SEJA GIRASSOLLEITURA DELEITE SEJA GIRASSOL
LEITURA DELEITE SEJA GIRASSOLMarisa Seara
 

Destacado (20)

Biblioteca power point
Biblioteca  power pointBiblioteca  power point
Biblioteca power point
 
Apresentação da biblioteca
Apresentação da bibliotecaApresentação da biblioteca
Apresentação da biblioteca
 
Tutorial apresentação biblioteca
Tutorial apresentação bibliotecaTutorial apresentação biblioteca
Tutorial apresentação biblioteca
 
Atividades da Biblioteca
Atividades da BibliotecaAtividades da Biblioteca
Atividades da Biblioteca
 
Proposta de atividades para uma biblioteca dinâmica
Proposta de atividades para uma biblioteca dinâmicaProposta de atividades para uma biblioteca dinâmica
Proposta de atividades para uma biblioteca dinâmica
 
Atividades desenvolvidas na biblioteca
Atividades desenvolvidas na bibliotecaAtividades desenvolvidas na biblioteca
Atividades desenvolvidas na biblioteca
 
Apresentação biblioteca iscap
Apresentação biblioteca iscapApresentação biblioteca iscap
Apresentação biblioteca iscap
 
Carteirinha biblioteca
Carteirinha bibliotecaCarteirinha biblioteca
Carteirinha biblioteca
 
Projeto biblioteca 2012
Projeto biblioteca 2012 Projeto biblioteca 2012
Projeto biblioteca 2012
 
Modelo para Ficha Prestamo de libros
Modelo para Ficha Prestamo de librosModelo para Ficha Prestamo de libros
Modelo para Ficha Prestamo de libros
 
Biblioteca escolar
Biblioteca escolarBiblioteca escolar
Biblioteca escolar
 
Carteirinha biblioteca do polo
Carteirinha biblioteca do poloCarteirinha biblioteca do polo
Carteirinha biblioteca do polo
 
À descoberta da Biblioteca Escolar
À descoberta da Biblioteca EscolarÀ descoberta da Biblioteca Escolar
À descoberta da Biblioteca Escolar
 
Bibliotecas Escolares: concepção e organização
Bibliotecas Escolares: concepção e organizaçãoBibliotecas Escolares: concepção e organização
Bibliotecas Escolares: concepção e organização
 
Ficha de utente da biblioteca 2013
Ficha de utente da biblioteca 2013Ficha de utente da biblioteca 2013
Ficha de utente da biblioteca 2013
 
Biblioteca centro educativo_formaçao utilizadores
Biblioteca centro educativo_formaçao utilizadoresBiblioteca centro educativo_formaçao utilizadores
Biblioteca centro educativo_formaçao utilizadores
 
Regras biblioteca
Regras bibliotecaRegras biblioteca
Regras biblioteca
 
Regras básicas para biblioteca
Regras básicas para bibliotecaRegras básicas para biblioteca
Regras básicas para biblioteca
 
Profª Graça:Leitura deleite Poemas Problemas.ppt-8º Encontro-QUANTIFICAÇÃO, R...
Profª Graça:Leitura deleite Poemas Problemas.ppt-8º Encontro-QUANTIFICAÇÃO, R...Profª Graça:Leitura deleite Poemas Problemas.ppt-8º Encontro-QUANTIFICAÇÃO, R...
Profª Graça:Leitura deleite Poemas Problemas.ppt-8º Encontro-QUANTIFICAÇÃO, R...
 
LEITURA DELEITE SEJA GIRASSOL
LEITURA DELEITE SEJA GIRASSOLLEITURA DELEITE SEJA GIRASSOL
LEITURA DELEITE SEJA GIRASSOL
 

Similar a GUIA BIBLIOTECA UNIARAXÁ

Exploração e pesquisa no mundo da web
Exploração e pesquisa no mundo da webExploração e pesquisa no mundo da web
Exploração e pesquisa no mundo da webÉlio Geadas
 
Aula 5 biblioteca universitaria 2010
Aula 5 biblioteca universitaria 2010Aula 5 biblioteca universitaria 2010
Aula 5 biblioteca universitaria 2010Biblio 2010
 
Projeto de estudo de usuários biblioteca do Centro de Ciências da Educação - ...
Projeto de estudo de usuários biblioteca do Centro de Ciências da Educação - ...Projeto de estudo de usuários biblioteca do Centro de Ciências da Educação - ...
Projeto de estudo de usuários biblioteca do Centro de Ciências da Educação - ...daianadelima
 
Conhecer a BE/CRE Viriato
Conhecer a BE/CRE ViriatoConhecer a BE/CRE Viriato
Conhecer a BE/CRE Viriatoesb3viriato
 
Guia de informações, serviços e produtos da Biblioteca Florestan Fernandes FF...
Guia de informações, serviços e produtos da Biblioteca Florestan Fernandes FF...Guia de informações, serviços e produtos da Biblioteca Florestan Fernandes FF...
Guia de informações, serviços e produtos da Biblioteca Florestan Fernandes FF...Ana Cristina Dudziak Guimarães
 
Cursodeauxiliardebiblioteca 100115153945-phpapp02
Cursodeauxiliardebiblioteca 100115153945-phpapp02Cursodeauxiliardebiblioteca 100115153945-phpapp02
Cursodeauxiliardebiblioteca 100115153945-phpapp02Fatima
 
Guia utilizador do CRE 2014
Guia utilizador do CRE 2014Guia utilizador do CRE 2014
Guia utilizador do CRE 2014Fátima Rocha
 
Apostila como utilizar a internet como fonte de pesquisa
Apostila   como utilizar a internet como fonte de pesquisaApostila   como utilizar a internet como fonte de pesquisa
Apostila como utilizar a internet como fonte de pesquisaSandy Lorena
 
À (Re)descoberta da Biblioteca Escolar
À (Re)descoberta da Biblioteca EscolarÀ (Re)descoberta da Biblioteca Escolar
À (Re)descoberta da Biblioteca EscolarBibliotecaAroes
 
Formação do utilizador espaços da biblioteca
Formação do utilizador espaços da bibliotecaFormação do utilizador espaços da biblioteca
Formação do utilizador espaços da bibliotecaMaria José Ramalho
 
Formação de utilizadores
Formação de utilizadoresFormação de utilizadores
Formação de utilizadoresLucilia Fonseca
 
Formação de utilizadores
Formação de utilizadoresFormação de utilizadores
Formação de utilizadoresLucilia Fonseca
 
Apresentacao 2021 modulos unificados
Apresentacao 2021   modulos unificadosApresentacao 2021   modulos unificados
Apresentacao 2021 modulos unificadosEuclides Daniel
 
Apresentacao 2021 modulos unificados
Apresentacao 2021   modulos unificadosApresentacao 2021   modulos unificados
Apresentacao 2021 modulos unificadosEuclides Cumbe
 
Guia do utilizador da BE - MT 2014-15
Guia do utilizador da BE - MT 2014-15Guia do utilizador da BE - MT 2014-15
Guia do utilizador da BE - MT 2014-15Biblioteca Torga
 
Guia do utilizador be 14 15
Guia do utilizador be 14 15Guia do utilizador be 14 15
Guia do utilizador be 14 15Biblioteca Torga
 

Similar a GUIA BIBLIOTECA UNIARAXÁ (20)

Sobre a Biblioteca do IME-USP
Sobre a Biblioteca do IME-USPSobre a Biblioteca do IME-USP
Sobre a Biblioteca do IME-USP
 
Exploração e pesquisa no mundo da web
Exploração e pesquisa no mundo da webExploração e pesquisa no mundo da web
Exploração e pesquisa no mundo da web
 
Aula 5 biblioteca universitaria 2010
Aula 5 biblioteca universitaria 2010Aula 5 biblioteca universitaria 2010
Aula 5 biblioteca universitaria 2010
 
Boletim Biblioteca EEFE-USP
Boletim Biblioteca EEFE-USPBoletim Biblioteca EEFE-USP
Boletim Biblioteca EEFE-USP
 
Projeto de estudo de usuários biblioteca do Centro de Ciências da Educação - ...
Projeto de estudo de usuários biblioteca do Centro de Ciências da Educação - ...Projeto de estudo de usuários biblioteca do Centro de Ciências da Educação - ...
Projeto de estudo de usuários biblioteca do Centro de Ciências da Educação - ...
 
Conhecer a BE/CRE Viriato
Conhecer a BE/CRE ViriatoConhecer a BE/CRE Viriato
Conhecer a BE/CRE Viriato
 
Guia de informações, serviços e produtos da Biblioteca Florestan Fernandes FF...
Guia de informações, serviços e produtos da Biblioteca Florestan Fernandes FF...Guia de informações, serviços e produtos da Biblioteca Florestan Fernandes FF...
Guia de informações, serviços e produtos da Biblioteca Florestan Fernandes FF...
 
Cursodeauxiliardebiblioteca 100115153945-phpapp02
Cursodeauxiliardebiblioteca 100115153945-phpapp02Cursodeauxiliardebiblioteca 100115153945-phpapp02
Cursodeauxiliardebiblioteca 100115153945-phpapp02
 
Guia utilizador do CRE 2014
Guia utilizador do CRE 2014Guia utilizador do CRE 2014
Guia utilizador do CRE 2014
 
Apostila como utilizar a internet como fonte de pesquisa
Apostila   como utilizar a internet como fonte de pesquisaApostila   como utilizar a internet como fonte de pesquisa
Apostila como utilizar a internet como fonte de pesquisa
 
Localizar documentos nas bibliotecas da ua
Localizar documentos nas bibliotecas da uaLocalizar documentos nas bibliotecas da ua
Localizar documentos nas bibliotecas da ua
 
À (Re)descoberta da Biblioteca Escolar
À (Re)descoberta da Biblioteca EscolarÀ (Re)descoberta da Biblioteca Escolar
À (Re)descoberta da Biblioteca Escolar
 
Formação do utilizador espaços da biblioteca
Formação do utilizador espaços da bibliotecaFormação do utilizador espaços da biblioteca
Formação do utilizador espaços da biblioteca
 
Formação de utilizadores
Formação de utilizadoresFormação de utilizadores
Formação de utilizadores
 
Formação de utilizadores
Formação de utilizadoresFormação de utilizadores
Formação de utilizadores
 
Guia Online da Biblioteca do IME-USP
Guia Online da Biblioteca do IME-USPGuia Online da Biblioteca do IME-USP
Guia Online da Biblioteca do IME-USP
 
Apresentacao 2021 modulos unificados
Apresentacao 2021   modulos unificadosApresentacao 2021   modulos unificados
Apresentacao 2021 modulos unificados
 
Apresentacao 2021 modulos unificados
Apresentacao 2021   modulos unificadosApresentacao 2021   modulos unificados
Apresentacao 2021 modulos unificados
 
Guia do utilizador da BE - MT 2014-15
Guia do utilizador da BE - MT 2014-15Guia do utilizador da BE - MT 2014-15
Guia do utilizador da BE - MT 2014-15
 
Guia do utilizador be 14 15
Guia do utilizador be 14 15Guia do utilizador be 14 15
Guia do utilizador be 14 15
 

Último

Free-Netflix-PowerPoint-Template-pptheme-1.pptx
Free-Netflix-PowerPoint-Template-pptheme-1.pptxFree-Netflix-PowerPoint-Template-pptheme-1.pptx
Free-Netflix-PowerPoint-Template-pptheme-1.pptxkarinasantiago54
 
Slide de exemplo sobre o Sítio do Pica Pau Amarelo.pptx
Slide de exemplo sobre o Sítio do Pica Pau Amarelo.pptxSlide de exemplo sobre o Sítio do Pica Pau Amarelo.pptx
Slide de exemplo sobre o Sítio do Pica Pau Amarelo.pptxconcelhovdragons
 
Revolução Industrial - Revolução Industrial .pptx
Revolução Industrial - Revolução Industrial .pptxRevolução Industrial - Revolução Industrial .pptx
Revolução Industrial - Revolução Industrial .pptxHlioMachado1
 
v19n2s3a25.pdfgcbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbb
v19n2s3a25.pdfgcbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbv19n2s3a25.pdfgcbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbb
v19n2s3a25.pdfgcbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbyasminlarissa371
 
AVALIAÇÃO INTEGRADA 1ª SÉRIE - EM - 1º BIMESTRE ITINERÁRIO CIÊNCIAS DAS NATUREZA
AVALIAÇÃO INTEGRADA 1ª SÉRIE - EM - 1º BIMESTRE ITINERÁRIO CIÊNCIAS DAS NATUREZAAVALIAÇÃO INTEGRADA 1ª SÉRIE - EM - 1º BIMESTRE ITINERÁRIO CIÊNCIAS DAS NATUREZA
AVALIAÇÃO INTEGRADA 1ª SÉRIE - EM - 1º BIMESTRE ITINERÁRIO CIÊNCIAS DAS NATUREZAEdioFnaf
 
PLANEJAMENTO anual do 3ANO fundamental 1 MG.pdf
PLANEJAMENTO anual do  3ANO fundamental 1 MG.pdfPLANEJAMENTO anual do  3ANO fundamental 1 MG.pdf
PLANEJAMENTO anual do 3ANO fundamental 1 MG.pdfProfGleide
 
Slides Lição 3, Betel, Ordenança para congregar e prestar culto racional, 2Tr...
Slides Lição 3, Betel, Ordenança para congregar e prestar culto racional, 2Tr...Slides Lição 3, Betel, Ordenança para congregar e prestar culto racional, 2Tr...
Slides Lição 3, Betel, Ordenança para congregar e prestar culto racional, 2Tr...LuizHenriquedeAlmeid6
 
Linguagem verbal , não verbal e mista.pdf
Linguagem verbal , não verbal e mista.pdfLinguagem verbal , não verbal e mista.pdf
Linguagem verbal , não verbal e mista.pdfLaseVasconcelos1
 
TIPOS DE DISCURSO - TUDO SALA DE AULA.pdf
TIPOS DE DISCURSO - TUDO SALA DE AULA.pdfTIPOS DE DISCURSO - TUDO SALA DE AULA.pdf
TIPOS DE DISCURSO - TUDO SALA DE AULA.pdfmarialuciadasilva17
 
Baladão sobre Variação Linguistica para o spaece.pptx
Baladão sobre Variação Linguistica para o spaece.pptxBaladão sobre Variação Linguistica para o spaece.pptx
Baladão sobre Variação Linguistica para o spaece.pptxacaciocarmo1
 
Aula 1, 2 Bacterias Características e Morfologia.pptx
Aula 1, 2  Bacterias Características e Morfologia.pptxAula 1, 2  Bacterias Características e Morfologia.pptx
Aula 1, 2 Bacterias Características e Morfologia.pptxpamelacastro71
 
A Inteligência Artificial na Educação e a Inclusão Linguística
A Inteligência Artificial na Educação e a Inclusão LinguísticaA Inteligência Artificial na Educação e a Inclusão Linguística
A Inteligência Artificial na Educação e a Inclusão LinguísticaFernanda Ledesma
 
EVANGELISMO É MISSÕES ATUALIZADO 2024.pptx
EVANGELISMO É MISSÕES ATUALIZADO 2024.pptxEVANGELISMO É MISSÕES ATUALIZADO 2024.pptx
EVANGELISMO É MISSÕES ATUALIZADO 2024.pptxHenriqueLuciano2
 
Junto ao poço estava eu Quando um homem judeu Viu a sede que havia em mim
Junto ao poço estava eu Quando um homem judeu Viu a sede que havia em mimJunto ao poço estava eu Quando um homem judeu Viu a sede que havia em mim
Junto ao poço estava eu Quando um homem judeu Viu a sede que havia em mimWashingtonSampaio5
 
LIVRO A BELA BORBOLETA. Ziraldo e Zélio.
LIVRO A BELA BORBOLETA. Ziraldo e Zélio.LIVRO A BELA BORBOLETA. Ziraldo e Zélio.
LIVRO A BELA BORBOLETA. Ziraldo e Zélio.HildegardeAngel
 
VACINAR E DOAR, É SÓ COMEÇAR - - 1º BIMESTRE
VACINAR E DOAR, É SÓ COMEÇAR - - 1º BIMESTREVACINAR E DOAR, É SÓ COMEÇAR - - 1º BIMESTRE
VACINAR E DOAR, É SÓ COMEÇAR - - 1º BIMESTREIVONETETAVARESRAMOS
 
Empreendedorismo: O que é ser empreendedor?
Empreendedorismo: O que é ser empreendedor?Empreendedorismo: O que é ser empreendedor?
Empreendedorismo: O que é ser empreendedor?MrciaRocha48
 
6°ano Uso de pontuação e acentuação.pptx
6°ano Uso de pontuação e acentuação.pptx6°ano Uso de pontuação e acentuação.pptx
6°ano Uso de pontuação e acentuação.pptxErivaldoLima15
 
Gametogênese, formação dos gametas masculino e feminino
Gametogênese, formação dos gametas masculino e femininoGametogênese, formação dos gametas masculino e feminino
Gametogênese, formação dos gametas masculino e femininoCelianeOliveira8
 
AULA-06---DIZIMA-PERIODICA_9fdc896dbd1d4cce85a9fbd2e670e62f.pptx
AULA-06---DIZIMA-PERIODICA_9fdc896dbd1d4cce85a9fbd2e670e62f.pptxAULA-06---DIZIMA-PERIODICA_9fdc896dbd1d4cce85a9fbd2e670e62f.pptx
AULA-06---DIZIMA-PERIODICA_9fdc896dbd1d4cce85a9fbd2e670e62f.pptxGislaineDuresCruz
 

Último (20)

Free-Netflix-PowerPoint-Template-pptheme-1.pptx
Free-Netflix-PowerPoint-Template-pptheme-1.pptxFree-Netflix-PowerPoint-Template-pptheme-1.pptx
Free-Netflix-PowerPoint-Template-pptheme-1.pptx
 
Slide de exemplo sobre o Sítio do Pica Pau Amarelo.pptx
Slide de exemplo sobre o Sítio do Pica Pau Amarelo.pptxSlide de exemplo sobre o Sítio do Pica Pau Amarelo.pptx
Slide de exemplo sobre o Sítio do Pica Pau Amarelo.pptx
 
Revolução Industrial - Revolução Industrial .pptx
Revolução Industrial - Revolução Industrial .pptxRevolução Industrial - Revolução Industrial .pptx
Revolução Industrial - Revolução Industrial .pptx
 
v19n2s3a25.pdfgcbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbb
v19n2s3a25.pdfgcbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbv19n2s3a25.pdfgcbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbb
v19n2s3a25.pdfgcbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbb
 
AVALIAÇÃO INTEGRADA 1ª SÉRIE - EM - 1º BIMESTRE ITINERÁRIO CIÊNCIAS DAS NATUREZA
AVALIAÇÃO INTEGRADA 1ª SÉRIE - EM - 1º BIMESTRE ITINERÁRIO CIÊNCIAS DAS NATUREZAAVALIAÇÃO INTEGRADA 1ª SÉRIE - EM - 1º BIMESTRE ITINERÁRIO CIÊNCIAS DAS NATUREZA
AVALIAÇÃO INTEGRADA 1ª SÉRIE - EM - 1º BIMESTRE ITINERÁRIO CIÊNCIAS DAS NATUREZA
 
PLANEJAMENTO anual do 3ANO fundamental 1 MG.pdf
PLANEJAMENTO anual do  3ANO fundamental 1 MG.pdfPLANEJAMENTO anual do  3ANO fundamental 1 MG.pdf
PLANEJAMENTO anual do 3ANO fundamental 1 MG.pdf
 
Slides Lição 3, Betel, Ordenança para congregar e prestar culto racional, 2Tr...
Slides Lição 3, Betel, Ordenança para congregar e prestar culto racional, 2Tr...Slides Lição 3, Betel, Ordenança para congregar e prestar culto racional, 2Tr...
Slides Lição 3, Betel, Ordenança para congregar e prestar culto racional, 2Tr...
 
Linguagem verbal , não verbal e mista.pdf
Linguagem verbal , não verbal e mista.pdfLinguagem verbal , não verbal e mista.pdf
Linguagem verbal , não verbal e mista.pdf
 
TIPOS DE DISCURSO - TUDO SALA DE AULA.pdf
TIPOS DE DISCURSO - TUDO SALA DE AULA.pdfTIPOS DE DISCURSO - TUDO SALA DE AULA.pdf
TIPOS DE DISCURSO - TUDO SALA DE AULA.pdf
 
Baladão sobre Variação Linguistica para o spaece.pptx
Baladão sobre Variação Linguistica para o spaece.pptxBaladão sobre Variação Linguistica para o spaece.pptx
Baladão sobre Variação Linguistica para o spaece.pptx
 
Aula 1, 2 Bacterias Características e Morfologia.pptx
Aula 1, 2  Bacterias Características e Morfologia.pptxAula 1, 2  Bacterias Características e Morfologia.pptx
Aula 1, 2 Bacterias Características e Morfologia.pptx
 
A Inteligência Artificial na Educação e a Inclusão Linguística
A Inteligência Artificial na Educação e a Inclusão LinguísticaA Inteligência Artificial na Educação e a Inclusão Linguística
A Inteligência Artificial na Educação e a Inclusão Linguística
 
EVANGELISMO É MISSÕES ATUALIZADO 2024.pptx
EVANGELISMO É MISSÕES ATUALIZADO 2024.pptxEVANGELISMO É MISSÕES ATUALIZADO 2024.pptx
EVANGELISMO É MISSÕES ATUALIZADO 2024.pptx
 
Junto ao poço estava eu Quando um homem judeu Viu a sede que havia em mim
Junto ao poço estava eu Quando um homem judeu Viu a sede que havia em mimJunto ao poço estava eu Quando um homem judeu Viu a sede que havia em mim
Junto ao poço estava eu Quando um homem judeu Viu a sede que havia em mim
 
LIVRO A BELA BORBOLETA. Ziraldo e Zélio.
LIVRO A BELA BORBOLETA. Ziraldo e Zélio.LIVRO A BELA BORBOLETA. Ziraldo e Zélio.
LIVRO A BELA BORBOLETA. Ziraldo e Zélio.
 
VACINAR E DOAR, É SÓ COMEÇAR - - 1º BIMESTRE
VACINAR E DOAR, É SÓ COMEÇAR - - 1º BIMESTREVACINAR E DOAR, É SÓ COMEÇAR - - 1º BIMESTRE
VACINAR E DOAR, É SÓ COMEÇAR - - 1º BIMESTRE
 
Empreendedorismo: O que é ser empreendedor?
Empreendedorismo: O que é ser empreendedor?Empreendedorismo: O que é ser empreendedor?
Empreendedorismo: O que é ser empreendedor?
 
6°ano Uso de pontuação e acentuação.pptx
6°ano Uso de pontuação e acentuação.pptx6°ano Uso de pontuação e acentuação.pptx
6°ano Uso de pontuação e acentuação.pptx
 
Gametogênese, formação dos gametas masculino e feminino
Gametogênese, formação dos gametas masculino e femininoGametogênese, formação dos gametas masculino e feminino
Gametogênese, formação dos gametas masculino e feminino
 
AULA-06---DIZIMA-PERIODICA_9fdc896dbd1d4cce85a9fbd2e670e62f.pptx
AULA-06---DIZIMA-PERIODICA_9fdc896dbd1d4cce85a9fbd2e670e62f.pptxAULA-06---DIZIMA-PERIODICA_9fdc896dbd1d4cce85a9fbd2e670e62f.pptx
AULA-06---DIZIMA-PERIODICA_9fdc896dbd1d4cce85a9fbd2e670e62f.pptx
 

GUIA BIBLIOTECA UNIARAXÁ

  • 2. Centro Universitário do Planalto de Araxá - UNIARAXÁ BIBLIOTECA CENTRAL Fachada do prédio da Biblioteca Central, abrangendo uma área de aproximadamente 600m 2 e fica ao lado do prédio da Reitoria e da Secretaria Acadêmica.
  • 3. BIBLIOTECAS DA ATUALIDADE Sem paredes Digital Virtual Eletrônica Vivemos hoje na era da informação e do conhecimento. As tecnologias de informação e comunicação contribuíram para o surgimento de novas modalidades de bibliotecas. Além da biblioteca tradicional, formada por livros e outros materiais impressos em papel, surgem outras categorias, conhecidas como: biblioteca sem parede ou virtual (aquela que para existir depende da tecnologia, da realidade virtual, que por meio de software próprio, acoplado a um computador, usa uma tecnologia sofisticada e reproduz o ambiente de uma biblioteca convencional); digita l (aquela que só dispõe da informação digitalizada, armazenada em diferentes suportes, como dispositivos magnéticos e ópticos); e eletrônica (aquela que amplia o uso do computador na armazenagem, recuperação e disponibilidade de informação).
  • 4. BIBLIOGRÁFICO Livros Revistas Jornais Folhetos Periódicos Científicos Boletins Informativos NÃO BIBLIOGRÁFICO Fitas de Vídeo DVD Slides Cd-Roms Acervo O acervo da Biblioteca é formado por materiais bibliográficos (impressos em papel) e não bibliográficos (dispositivos magnéticos). O empréstimo desses diferentes materiais é diferenciado, conforme o Regulamento contido no folder e também na página da Biblioteca. Em caso de dúvidas e interpretação das normas, procure a Coordenação e ou funcionários da Biblioteca para esclarecimentos.
  • 5.
  • 6. BIBLIOTECA Biblioteca Universitária CENTRAL Existem vários tipos de Bibliotecas (Pública, Escolar, Especializada, etc). A nossa Biblioteca é uma Biblioteca Universitária ou Acadêmica e, esta, por sua vez, é Central por reunir em um único espaço físico o acervo de todas as área e cursos.
  • 7. USUÁRIOS Os nossos usuários são os alunos de graduação e pós-graduação, professores, alunos do UNISENIOR, alunos da Escola de Aplicação e comunidade em geral.
  • 8.
  • 9. GUARDA-VOLUME O guarda volume é um espaço/serviço que dá segurança e comodidade ao usuário. Neste local, os alunos deverão deixar um documento de identificação (preferencialmente a carteirinha com foto: da Biblioteca ou do DCE), e, em troca, receberá uma chave numerada, correspondente a um compartimento, no qual o aluno guardará os seus pertences. A Chave será registrada no sistema, pela matrícula, e caberá ao aluno cobrar a devolução ao funcionário do setor. É permitido ao aluno entrar com lápis, caderno, folhas. O material levado para dentro da Biblioteca é de responsabilidade exclusiva do aluno . No guarda-volume, o aluno receberá ou requisitará ao funcionário um formulário de registro de sua presença , que será importante para que no final do semestre seja realizada a estatística de uso. Essa estatística gera um gráfico que será socializado com os coordenadores e demais dirigentes da Instituição.
  • 10. Empréstimo Domiciliar A apresentação da carteirinha é indispensável e intransferível. O empréstimo domiciliar é informatizado e o atendimento ao usuário é realizado no Balcão de Empréstimo. O aluno do 1º ao antepenúltimo período tem direito a 03 (três) livros por vez, em um prazo de 7 dias, podendo renovar o material, desde que não haja reserva do mesmo. No caso dos cursos do ICS, o prazo de empréstimo das obras é de 3 dias, devido a alta circulação do acervo na área da Saúde. Evite pagar multa, observando a data limite de entrega contida no recibo e na contra-capa do livro. Atenção! Livros em reserva terá multa dobrada .
  • 11. Devolução do Livro 03/02/11 A responsabilidade do empréstimo é do usuário , portanto é necessário conferir os dados constantes no recibo como: nome do usuário, título do livro, data de devolução. Após conferência, assinar e guardar a cópia do recibo. A data de entrega preenchida na ficha do final do livro é somente um lembrete.
  • 12. Internet Acesso monitorado Uso de sites acadêmicos Permite o acesso à rede sem fio A Biblioteca dispõe de 31 computadores , com acesso à internet, destinado à consulta e à pesquisa. Os computadores são monitorados por um software específico que controla o acesso, bem como os endereços acessados, permitindo aos funcionários o bloqueio do computador em caso de uso indevido. Notebooks deverão ser cadastrados no service desk , próximo à Secretaria Acadêmica.
  • 13. Área de Pesquisa Espaço aberto com aproximadamente 70 lugares disponíveis para o estudo e a pesquisa.
  • 14. Estudo em Grupo As cabines de estudo em grupo são destinadas ao estudo preferencial a grupos acima de 4 alunos. Por possuírem aberturas na parte superior do ambiente, deve-se conter o tom de voz , respeitando a qualidade do ambiente da Biblioteca. Essas salas, bem como todos os ambientes da Biblioteca são monitorados pelo Circuito Interno de TV.
  • 15. Estudo Individual Para melhor concentração nos estudos, a Biblioteca oferece também, um ambiente apropriado para o estudo individualizado. As cabines encontram-se em área reservada sem fluxo de usuário, no fundo do prédio.
  • 16. Fontes de Pesquisa Bússola para a escolha Documentos resultantes das investigações técnico-científicas e literárias
  • 17. Fontes Primárias As mais conhecidas e utilizadas fontes de pesquisa da Biblioteca são: 1) Fonte primária: onde se encontra a informação na forma original: livro texto, periódico científico, dissertações, teses, legislação e publicações de eventos (anais de congresso)
  • 18.   Fontes Secundárias 2) Fontes secundárias são obras que remetem ao usuário às fontes originais, ou seja, as fontes primárias. Tais fontes são representadas por enciclopédias, dicionários especializados, almanaques, anuários, etc.
  • 19.
  • 20. Periódicos Científicos Diferente das revistas comuns, por apresentar conteúdos científicos , os periódicos têm o formato semelhante ao livro. O que caracteriza um periódico é o fato de ser editado por entidades públicas e ou privadas, em intervalos variados (semanal, mensal, trimestral, semestral, etc). A obra reúne vários artigos científicos com uma ou mais autoria.
  • 21. Publicações do UNIARAXÁ                         Agenda Semanal O UNIARAXÁ edita algumas publicações de caráter científico, tais como: a Revista Jurídica do UNIARAXÁ, Evidência e o Manual de Normalização. O Informativo UNIARAXÁ e a Agenda Semanal são veículos de circulação interna do meio acadêmico que tem como objetivo divulgar as ações de ensino, pesquisa e extensão.
  • 22.
  • 23.   Coleções Especiais   Além dos livros e revistas já mencionados, a Biblioteca dispõe de coleções especiais, conhecidas também como Obras Raras. São livros valiosos, não mais editados e que possuem um valor histórico e cultural enorme para as pesquisas retrospectivas. As obras necessitam de acondicionamento em ambiente mais reservado e controlado pelos funcionários.
  • 24. Multimeios O acervo multimeios é representado por materiais audiovisuais, tais como: fitas de vídeos, DVDs, CDs, etc de diversas áreas e assuntos.
  • 25. Àreas do Conhecimento – C.D.U 000 - Obras Gerais 004 Sistema de Informação 100 - Filosofia 200 - Religião 300 - Ciências Sociais 339 Comércio 340 Direito 370 Educação 500 - Ciências Físicas.e Biológicas 540 Biologia 600 - Ciências Aplicadas 615 Fisioterapia 616 Enfermagem 628 Engenharia Ambiental 631 Agronomia / Agronegócio 657 Ciên.Contábeis 658 Administração 658.5 Adm. de Produção 700 - Educação Física 800 - Lingüística e Literatura 900 - História e Geografia A organização dos livros nas estantes segue uma sequência numérica universal – C LASSIFICAÇÃO D ECIMAL U NIVERSAL- que representa o assunto principal de cada livro, seguido do nº do sobrenome do autor, letra do título e o nº do exemplar. Qualquer dificuldade na localização do livro, procurem os funcionários para auxiliá-los.
  • 26. Disposição dos livros nas estantes: da esquerda para direita na posição vertical Os livros estão dispostos nas estantes de acordo com a indicação das setas.
  • 27. Endereço do Livro Para localizar o livro na estante, o usuário deve consultar a tela do quiosque, anotar o seu endereço, observar atentamente sinalização contida na lateral da estante e seguir as informações das prateleiras, observando a ordem dos números nas etiquetas. O 1º número da etiqueta representa o assunto. Ex. 310 Estatística. A letra maiúscula significa a primeira letra do sobrenome do autor. Ex: V de Vieira, seguida do número correspondente daquele autor. A letra minúscula é a primeira letra do título do livro.
  • 28. Localização dos Livros nas Estantes 528.4 M478t 558 F32p 540 R12p 631 T32z 631.8 R12a 631.5 R16g 310 A23a 310 A23a Ex.3 310 A23a Ex. 2 310 A23a Ex.4 Localize o livro na estante pela etiqueta da lombada.
  • 29.
  • 30. Consulta ao Acervo A consulta ao acervo é feita pelo próprio aluno nos quiosques localizados na entrada da Biblioteca. È importante saber pelo menos um dos campos acima: autor, título ou assunto. Exemplo: Título do livro – Metodologia do trabalho científico Autor – Eva Maria Lakatos Assunto – metodologia científica
  • 31. Localização do livro na estante. Nº de obras encontradas sobre o assunto. Para verificar outros resultados, “clicar” em um dos botões abaixo. Nova pesquisa? “ Clicar” nesse campo. A tela mostra o resultado da busca no quiosque. Os balões contêm as principais informações para prosseguir ou encerrar a consulta da tela.
  • 32. Localização do livro na estante. Nº de obras encontradas sobre o assunto. Para verificar outros resultados, “clicar” em um dos botões abaixo. Nova pesquisa? “ Clicar” nesse campo. Outro formato da tela de resultado.
  • 33. Consulta On Line É possível fazer também a pesquisa dos livros na site do UNIARAXÁ. Clique em Biblioteca e em seguida, consulte o acervo clicando na palavra “mais”, destacada em vermelho.
  • 34. Os campos da opção Consulta Direcionada são semelhantes à tela do quiosque e segue o mesmo conceito.
  • 35. Basta preencher um dos campos e clicar na tecla enter.
  • 36. Resultado da Consulta Reserva Referência completa Ficha completa do documento Materiais dessa autoria Resultado de uma busca pela internet. Neste caso você tem a opção de fazer reserva, consultar outros materiais do resultado e ter acesso a referência completa do material escolhido. Endereço para localização do livro diretamente nas estantes.
  • 37. Renovação via Internet As renovações pela internet acontecem na Central Acadêmica e, para acessá-las, basta clicar em ALUNOS no menu...
  • 38. ...clicar na palavra “ mais” em vermelho, referente à Central Acadêmica. Ao abrir a página, você verá uma indicação de Biblioteca
  • 39.  Clique na palavra “mais” em azul. Seus atuais empréstimos, juntamente com um histórico dos antigos será listado. Basta escolher qual livro emprestado atualmente, deseja renovar e proceder à renovação. Lembrando que a renovação deverá ser feita com 1 ou 2 dias de antecedência, pois se não for possível realizar o processo por motivo de reserva, você terá tempo de ir à Biblioteca devolver o livro.
  • 40.  Clique aqui para renovar o livro
  • 42.
  • 43.
  • 44. ESTAÇÃO BVS www.bvs.br Informações científicas em saúde A Biblioteca do UNIARAXÁ foi a 3ª Instituição Privada do País a receber uma Estação BVS – Biblioteca Virtual de Saúde, inaugurada em Outubro de 2007, um espaço destinado a pesquisa, reservado aos alunos e professores do Instituto de Ciências da Saúde. Além das pesquisas, também são realizados treinamentos sobre o uso desse site e plantão de atendimento individual, que deverão ser agendados.
  • 45. SERVIÇO DE CÓPIA DE DOCUMENTOS Caso você encontre algum artigo nas bases de dados, que não esteja integralmente disponível para consulta, tem-se a opção de fazer o pedido pela internet. Esse serviço é disponível pelo COMUT e pelo SCAD . São serviços pagos e dependente do número de páginas do artigo. O serviço pelo SCAD fica em torno de R$8,00 a cada 20 páginas.
  • 46. Preserve o patrimônio cultural que lhe é confiado .     Cuide do Acervo da Biblioteca Todos têm o direito de usar o acervo da Biblioteca e a responsabilidade de preservá-lo.
  • 47. Manuseie corretamente o livro   O cuidado com livro começa quando ele é retirado da estante. A maneira correta indica que não devemos forçar a lombada superior, puxando-o sempre pelo meio .
  • 48. Colabore, mantendo as prateleiras organizadas Sempre deixe os livros retirados da estante sobre os balcões ou mesas A Biblioteca preocupa-se sempre, em manter a organização das estantes, portanto, ao retirar o livro, nunca devolva-o para a prateleira. Os demais livros, mantenha-os na posição vertical.
  • 49. Mantenha as folhas dos jornais ordenadas Abra o livro sem dobrar a capa Esses são outros cuidados importantes.
  • 50. Nunca faça anotações ou marcações no livro da biblioteca.
  • 51. Fale em tom baixo Devolva o formulário preenchido Desligue o celular Nunca leve alimento e bebida Deixe os livros consultados sobre a mesa Cuide da chave do guarda-volumes No ambiente da Biblioteca não é permitido entrar com alimentos e bebidas. Próximo aos banheiros há um bebedouro para uso coletivo. Ao entrar no recinto da Biblioteca, os celulares deverão ser desligados . O tom de voz deve ser baixo, respeitando os demais usuários do recinto. O descumprimento de qualquer norma do regulamento permite aos funcionários chamar a atenção do usuário, e, em caso de insistência, convidá-lo a se retirar do ambiente.
  • 52. Circuito Fechado de TV Imagens confidenciais e protegidas nos termos da lei Todos os ambientes da Biblioteca são monitorados por câmeras.
  • 53. REGULAMENTO As normas não são imposições arbitrárias, mas indicação de respeito mútuo. O regulamento também está disponível no site da Instituição, na página da Biblioteca.
  • 54. Conheça o Acervo Literário A Leitura é uma Opção de Lazer O Projeto Universitário Leitor, criado pela Coordenação da Biblioteca para incentivar a leitura, recebe todo semestre, obras clássicas e best-sellers, sugeridos ou não. Faça a diferença! Seja um Universitário Leitor!
  • 55.  
  • 56. Visite a Biblioteca!!! Dúvidas, sugestões ou correções procure-nos na Biblioteca, ou entre em contato pelo telefone (34) 3669-2025 ou pelo e-mail: [email_address] Obrigada!