SlideShare una empresa de Scribd logo
1 de 17
Texto de Regina Pereira – via Internet  PARA SUA COMODIDADE NA LEITURA    FAVOR CLICAR
Olha aí que interessante!!!  A jabuticaba, nossa pequena notável!!!  Fruta 100% brasileira. É dela que vamos falar. Discreta no quintal de nossa casa, ela contém teores espantosos de substâncias protetoras do peito. Ganha até da uva, e provavelmente do vinho, que é festejado no mundo inteiro por evitar infartos. Você vai conhecer agora uma revelação científica, e das boas, que acaba de cair do pé!
A química Daniela Brotto Lopes Terci nem estava preocupada com as coisas que se passam com o coração. Tudo o que ela queria, em um laboratório da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no interior paulista, era encontrar na natureza pigmentos capazes de substituir os corantes artificiais usados na indústria alimentícia.
E, claro, quando se fala em cores, a jabuticaba chama a atenção.  Roxa? Azulada? Cá entre nós, jabuticaba tem cor de... jabuticaba.  Mas o que tingiria a sua casca? A cientista quase deu um pulo para trás ao conferir: "enormes porções de antocianinas", foi a resposta.  Desculpe o palavrão, mas é como são chamadas aquelas substâncias que, sim, são pigmentos presentes nas uvas escuras e, conseqüentemente, no vinho tinto, apontados como grandes benfeitores das artérias.
Daniela jamais tinha suspeitado de que havia tanta antocianina ali, na jabuticaba, aliás, nem ela nem ninguém.  “ Os trabalhos a respeito dessa fruta são muito escassos”, tenta justificar a pesquisadora, que também mediu a dosagem de antocianinas da amora.  Ironia, o fruto da videira saiu perdendo no ranking, enquanto o da jabuticabeira......  Dê só uma olhada (o número representa a quantidade de miligramas das benditas antocianinas por grama da fruta):  Jabuticaba: 314  Amora: 290 Uva: 227
As antocianinas dão o tom. 'Se um fruto tem cor arroxeada é porque elas estão ali', entrega a nutricionista Karla Silva, da Universidade Estadual do Norte Fluminense, no Rio de Janeiro.  No reino vegetal, esse tingimento serve para atrair os pássaros.  E isso é importante para espalhar as sementes e garantir a perpetuação da espécie', explica Daniela Terci, da Unicamp.  Para a Medicina, o interesse nas antocianinas é outro. “Elas têm uma potente ação antioxidante”, completa a pesquisadora de Campinas. Ou seja, uma vez em circulação, ajudam a varrer as moléculas instáveis de radicais livres. Esse efeito, observado em tubos de ensaio, dá uma pista para a gente compreender por que a incidência de tumores e problemas cardíacos é menor entre consumidores de alimentos ricos no pigmento.
Ultimamente surgem estudos apontando uma nova ligação: as tais substâncias antioxidantes também auxiliariam a estabilizar o açúcar no sangue dos diabéticos.  Se a maior concentração de antocianinas está na casca, não dá para você simplesmente cuspi-la. Tudo bem, engolir a capa preta também é difícil. A saída, sugerida pelos especialistas, é batê-la no preparo de sucos ou usá-la em geléias. A boa notícia é que altas temperaturas não degradam suas substâncias benéficas.
Os sucos, particularmente, rendem experiências bem coloridas. A nutricionista Solange Brazaca, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), em Piracicaba, interior paulista, dá lições que parecem saídas da alquimia. “Misturar a jabuticaba com o abacaxi resulta numa bebida azulada”, ensina. “Já algumas gotas de limão deixam o suco avermelhado”. As variações ocorrem devido a diferenças de pH e pela união de pigmentos ácidos.
Mas vale lembrar a velha máxima saudável: bateu, tomou. “Luz e oxigênio reagem com as moléculas protetoras”, diz a professora. Não é só a saúde que sai perdendo: o líquido fica com cor e sabor alterados.   
Aliás, no caso da jabuticaba, há outro complicador. Delicada, a fruta se modifica assim que é arrancada da árvore. “Como tem muito açúcar, a fermentação acontece no mesmo dia da colheita”, conta a engenheira agrônoma Sarita Leonel, da Universidade Estadual Paulista, em Botucatu. A dica é guardá-la em saco plástico e na geladeira. Agora, para quem tem uma jabuticabeira, que privilégio!  A professora repete o que já diziam os nossos avós: “Jabuticaba se chupa no pé”.
O branco tem seu valor.  A bioquímica Edna Amante, do laboratório de frutas e hortaliças da Universidade Federal de Santa Catarina, destaca alguns nutrientes da parte branca e mais consumida da jabuticaba. “É na polpa que a gente encontra ferro, fósforo, vitamina C e boas doses de niacina, uma vitamina do complexo B que facilita a digestão e ainda nos ajuda a eliminar toxinas”.
Ufa! E não só nessa polpa, mas também na casca escura, você tem excelentes teores de pectina. “Essa fibra tem sido muito indicada para derrubar os níveis de colesterol, entre outras coisas”, conta a nutricionista Karla Silva. A pectina, portanto, faz uma excelente dobradinha com as antocianinas no fruto da jabuticabeira. Daí o discurso inflamado dessa especialista, fã de carteirinha: “A jabuticaba deveria ser mais valorizada, consumida e explorada”.  Nós concordamos, e você?
A jabuticabeira  Nativa do Brasil, ela costuma medir entre 6 e 9 metros e é conhecida desde o período do descobrimento. “A espécie é encontrada de norte a sul, desde o Pará até o Rio Grande do Sul”, diz o engenheiro agrônomo João Alexio Scarpare Filho, da ESALQ. Segundo ele, a palavra jabuticaba é tupi e quer dizer “fruto em botão”.   
A invenção é esta: vinho de jabuticaba. O nome não deixa de ser uma espécie de licença poética, já que só pode ser denominado vinho pra valer o que deriva das uvas. Mas, sim, existe um fermentado feito de jabuticaba que, aliás, já está sendo exportado.    “ O concentrado da fruta passa um ano inteiro em barris de carvalho”, conta o farmacêutico-bioquímico Marcos Antônio Cândido, da Vinícola Jabuticabal,  em Hidrolândia, Goiás.   
A jabuticaba é a matéria-prima de delícias já conhecidas, como a geléia e o licor, e também de uma espécie de vinho. Quem provou a bebida  garante : é uma delícia.
    Tire proveito da jabuticaba    Atributos, para essa fruta tipicamente brasileira, são o que não faltam. Vitaminas, fibras e sais minerais aparecem nela ao montes.  Agora, para melhorar ainda mais esse perfil nutritivo, pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas descobriram que ela está cheia de antocianinas, substâncias que protegem o coração.  Mais uma razão para que a jabuticaba esteja sempre em seu cardápio. Em 100 gramas ou 1 copo:   Calorias 51 / Vitamina C 12 mg / Niacina 2,50 mg / Ferro 1,90 mg / Fósforo 14 g .
Imagens via  INTERNET (Google) Formatação em Power Point Slide by AGAVEH HESSE Fundo musical: “L’AMOUR REVÊ “ – André Gagnon JANEIRO DE 2010

Más contenido relacionado

La actualidad más candente

Amazonas - uatumã pteridophyta [ferns, etc.]
Amazonas  - uatumã pteridophyta [ferns, etc.]Amazonas  - uatumã pteridophyta [ferns, etc.]
Amazonas - uatumã pteridophyta [ferns, etc.]Andre Benedito
 
Pará - plantas uteis [useful plants] da capoeira
Pará  - plantas uteis [useful plants] da capoeiraPará  - plantas uteis [useful plants] da capoeira
Pará - plantas uteis [useful plants] da capoeiraAndre Benedito
 
Paraná - parque baitaca, morro de anhangava arvores comuns [common trees]
Paraná  - parque baitaca, morro de anhangava arvores comuns [common trees]Paraná  - parque baitaca, morro de anhangava arvores comuns [common trees]
Paraná - parque baitaca, morro de anhangava arvores comuns [common trees]Andre Benedito
 
Minas gerais - toca dos urubus plantas
Minas gerais  - toca dos urubus plantasMinas gerais  - toca dos urubus plantas
Minas gerais - toca dos urubus plantasAndre Benedito
 
Asteraceae of brasil eupatorieae gyptidinae
Asteraceae of brasil eupatorieae gyptidinaeAsteraceae of brasil eupatorieae gyptidinae
Asteraceae of brasil eupatorieae gyptidinaeAndre Benedito
 
Newsletter licinia de campos 35 super frutas
Newsletter licinia de campos 35   super frutasNewsletter licinia de campos 35   super frutas
Newsletter licinia de campos 35 super frutasMarcos Azevedo
 
Agrishow: plantas 'discretas' em pauta
Agrishow: plantas 'discretas' em pautaAgrishow: plantas 'discretas' em pauta
Agrishow: plantas 'discretas' em pautaAgricultura Sao Paulo
 
Fenicafé 2010 - Os Nematóides e a Cafeicultura - Jaime Maia dos Santos
Fenicafé 2010 - Os Nematóides e a Cafeicultura - Jaime Maia dos SantosFenicafé 2010 - Os Nematóides e a Cafeicultura - Jaime Maia dos Santos
Fenicafé 2010 - Os Nematóides e a Cafeicultura - Jaime Maia dos SantosRevista Cafeicultura
 
Aula Pós IAC - Manejo de Recursos Genéticos de Plantas Perenes - Parte 2
Aula Pós IAC - Manejo de Recursos Genéticos de Plantas Perenes - Parte 2Aula Pós IAC - Manejo de Recursos Genéticos de Plantas Perenes - Parte 2
Aula Pós IAC - Manejo de Recursos Genéticos de Plantas Perenes - Parte 2Renato Ferraz de Arruda Veiga
 
Minas gerais - cadeia espinhaco palmeiras [palms]
Minas gerais  - cadeia espinhaco palmeiras [palms]Minas gerais  - cadeia espinhaco palmeiras [palms]
Minas gerais - cadeia espinhaco palmeiras [palms]Andre Benedito
 

La actualidad más candente (11)

Embrapa urucum
Embrapa urucumEmbrapa urucum
Embrapa urucum
 
Amazonas - uatumã pteridophyta [ferns, etc.]
Amazonas  - uatumã pteridophyta [ferns, etc.]Amazonas  - uatumã pteridophyta [ferns, etc.]
Amazonas - uatumã pteridophyta [ferns, etc.]
 
Pará - plantas uteis [useful plants] da capoeira
Pará  - plantas uteis [useful plants] da capoeiraPará  - plantas uteis [useful plants] da capoeira
Pará - plantas uteis [useful plants] da capoeira
 
Paraná - parque baitaca, morro de anhangava arvores comuns [common trees]
Paraná  - parque baitaca, morro de anhangava arvores comuns [common trees]Paraná  - parque baitaca, morro de anhangava arvores comuns [common trees]
Paraná - parque baitaca, morro de anhangava arvores comuns [common trees]
 
Minas gerais - toca dos urubus plantas
Minas gerais  - toca dos urubus plantasMinas gerais  - toca dos urubus plantas
Minas gerais - toca dos urubus plantas
 
Asteraceae of brasil eupatorieae gyptidinae
Asteraceae of brasil eupatorieae gyptidinaeAsteraceae of brasil eupatorieae gyptidinae
Asteraceae of brasil eupatorieae gyptidinae
 
Newsletter licinia de campos 35 super frutas
Newsletter licinia de campos 35   super frutasNewsletter licinia de campos 35   super frutas
Newsletter licinia de campos 35 super frutas
 
Agrishow: plantas 'discretas' em pauta
Agrishow: plantas 'discretas' em pautaAgrishow: plantas 'discretas' em pauta
Agrishow: plantas 'discretas' em pauta
 
Fenicafé 2010 - Os Nematóides e a Cafeicultura - Jaime Maia dos Santos
Fenicafé 2010 - Os Nematóides e a Cafeicultura - Jaime Maia dos SantosFenicafé 2010 - Os Nematóides e a Cafeicultura - Jaime Maia dos Santos
Fenicafé 2010 - Os Nematóides e a Cafeicultura - Jaime Maia dos Santos
 
Aula Pós IAC - Manejo de Recursos Genéticos de Plantas Perenes - Parte 2
Aula Pós IAC - Manejo de Recursos Genéticos de Plantas Perenes - Parte 2Aula Pós IAC - Manejo de Recursos Genéticos de Plantas Perenes - Parte 2
Aula Pós IAC - Manejo de Recursos Genéticos de Plantas Perenes - Parte 2
 
Minas gerais - cadeia espinhaco palmeiras [palms]
Minas gerais  - cadeia espinhaco palmeiras [palms]Minas gerais  - cadeia espinhaco palmeiras [palms]
Minas gerais - cadeia espinhaco palmeiras [palms]
 

Destacado

Foncière des régions choisit EverSuite
Foncière des régions choisit EverSuiteFoncière des régions choisit EverSuite
Foncière des régions choisit EverSuiteEverteam
 
Mi querida y amada Marina
Mi querida y amada MarinaMi querida y amada Marina
Mi querida y amada Marinaapasioman
 
Calendário 2012 de 8 a 12 anos - PRM
Calendário 2012 de 8 a 12 anos - PRMCalendário 2012 de 8 a 12 anos - PRM
Calendário 2012 de 8 a 12 anos - PRMferrazrx
 
El sistema solar
El sistema solarEl sistema solar
El sistema solardiegosala
 
Boletim bimba 17-05-15 - dia da oferta missionária
Boletim bimba   17-05-15 - dia da oferta missionáriaBoletim bimba   17-05-15 - dia da oferta missionária
Boletim bimba 17-05-15 - dia da oferta missionáriaJoão Carlos Lissone
 
Réseaux sociaux en contexte pédagogique : des alternatives à Facebook
Réseaux sociaux en contexte pédagogique : des alternatives à FacebookRéseaux sociaux en contexte pédagogique : des alternatives à Facebook
Réseaux sociaux en contexte pédagogique : des alternatives à FacebookSophie Ferrandino
 
SKYLIGHTS PRISMATICOS - ILUMINACION LUZ NATURAL
SKYLIGHTS PRISMATICOS - ILUMINACION LUZ NATURALSKYLIGHTS PRISMATICOS - ILUMINACION LUZ NATURAL
SKYLIGHTS PRISMATICOS - ILUMINACION LUZ NATURALluminariasboreal
 
Brand experience creation1
Brand experience creation1Brand experience creation1
Brand experience creation1PESHWA ACHARYA
 
Applet Tools (Teacher workshop) (23-1-2010)
Applet Tools (Teacher workshop) (23-1-2010)Applet Tools (Teacher workshop) (23-1-2010)
Applet Tools (Teacher workshop) (23-1-2010)KBTNHKU
 
The reformation (chapter 25) exam study guide
The reformation (chapter 25) exam study guideThe reformation (chapter 25) exam study guide
The reformation (chapter 25) exam study guidemasenhimerd
 

Destacado (20)

Foncière des régions choisit EverSuite
Foncière des régions choisit EverSuiteFoncière des régions choisit EverSuite
Foncière des régions choisit EverSuite
 
Mi querida y amada Marina
Mi querida y amada MarinaMi querida y amada Marina
Mi querida y amada Marina
 
Diretor
DiretorDiretor
Diretor
 
El volumen
El volumenEl volumen
El volumen
 
Calendário 2012 de 8 a 12 anos - PRM
Calendário 2012 de 8 a 12 anos - PRMCalendário 2012 de 8 a 12 anos - PRM
Calendário 2012 de 8 a 12 anos - PRM
 
El sistema solar
El sistema solarEl sistema solar
El sistema solar
 
Boletim bimba 17-05-15 - dia da oferta missionária
Boletim bimba   17-05-15 - dia da oferta missionáriaBoletim bimba   17-05-15 - dia da oferta missionária
Boletim bimba 17-05-15 - dia da oferta missionária
 
Tarea 2
Tarea 2Tarea 2
Tarea 2
 
Réseaux sociaux en contexte pédagogique : des alternatives à Facebook
Réseaux sociaux en contexte pédagogique : des alternatives à FacebookRéseaux sociaux en contexte pédagogique : des alternatives à Facebook
Réseaux sociaux en contexte pédagogique : des alternatives à Facebook
 
Tecnologia
TecnologiaTecnologia
Tecnologia
 
dual vs nondual consciouness
dual vs nondual consciounessdual vs nondual consciouness
dual vs nondual consciouness
 
Qué es excel
Qué es excelQué es excel
Qué es excel
 
Teacher1
Teacher1Teacher1
Teacher1
 
Practica10
Practica10Practica10
Practica10
 
Ms.PowerPoint Bab 1
Ms.PowerPoint Bab 1Ms.PowerPoint Bab 1
Ms.PowerPoint Bab 1
 
SKYLIGHTS PRISMATICOS - ILUMINACION LUZ NATURAL
SKYLIGHTS PRISMATICOS - ILUMINACION LUZ NATURALSKYLIGHTS PRISMATICOS - ILUMINACION LUZ NATURAL
SKYLIGHTS PRISMATICOS - ILUMINACION LUZ NATURAL
 
Brand experience creation1
Brand experience creation1Brand experience creation1
Brand experience creation1
 
Applet Tools (Teacher workshop) (23-1-2010)
Applet Tools (Teacher workshop) (23-1-2010)Applet Tools (Teacher workshop) (23-1-2010)
Applet Tools (Teacher workshop) (23-1-2010)
 
Mission4
Mission4Mission4
Mission4
 
The reformation (chapter 25) exam study guide
The reformation (chapter 25) exam study guideThe reformation (chapter 25) exam study guide
The reformation (chapter 25) exam study guide
 

Similar a A nossa jabuticaba

Similar a A nossa jabuticaba (20)

478 an 02_junho_2014.ok
478 an 02_junho_2014.ok478 an 02_junho_2014.ok
478 an 02_junho_2014.ok
 
Frutas exoticas
Frutas exoticasFrutas exoticas
Frutas exoticas
 
Bxo webcast
Bxo webcastBxo webcast
Bxo webcast
 
Sucos SaúDe E Sabor
Sucos SaúDe E SaborSucos SaúDe E Sabor
Sucos SaúDe E Sabor
 
Art15
Art15Art15
Art15
 
Sucos Mistos
Sucos MistosSucos Mistos
Sucos Mistos
 
Receitas com maçã
Receitas com maçãReceitas com maçã
Receitas com maçã
 
Cranberry: saiba tudo sobre esta fruta
Cranberry: saiba tudo sobre esta frutaCranberry: saiba tudo sobre esta fruta
Cranberry: saiba tudo sobre esta fruta
 
28911780 a-cura-saude-alimentos-volume-02
28911780 a-cura-saude-alimentos-volume-0228911780 a-cura-saude-alimentos-volume-02
28911780 a-cura-saude-alimentos-volume-02
 
329 an 27_abril_2011.okok
329 an 27_abril_2011.okok329 an 27_abril_2011.okok
329 an 27_abril_2011.okok
 
Á Procura da Vitamina C
Á Procura da Vitamina CÁ Procura da Vitamina C
Á Procura da Vitamina C
 
à Procura da vitamina c exp
à Procura da vitamina c expà Procura da vitamina c exp
à Procura da vitamina c exp
 
Uvas a longevidade e a beleza estão no suco das uvas
Uvas a longevidade e a beleza estão no suco das uvasUvas a longevidade e a beleza estão no suco das uvas
Uvas a longevidade e a beleza estão no suco das uvas
 
Fitoterapia: Tradição e ciência
Fitoterapia: Tradição e ciênciaFitoterapia: Tradição e ciência
Fitoterapia: Tradição e ciência
 
Benefícios do Cranberry
Benefícios do CranberryBenefícios do Cranberry
Benefícios do Cranberry
 
LinhaçA Saude
LinhaçA SaudeLinhaçA Saude
LinhaçA Saude
 
As Maravilhas Da Uva
As Maravilhas Da UvaAs Maravilhas Da Uva
As Maravilhas Da Uva
 
As maravilhas da uva
As maravilhas da uvaAs maravilhas da uva
As maravilhas da uva
 
As maravilhasdauva
As maravilhasdauvaAs maravilhasdauva
As maravilhasdauva
 
Nura slides asmaravilhasdauva-som
Nura slides asmaravilhasdauva-somNura slides asmaravilhasdauva-som
Nura slides asmaravilhasdauva-som
 

Más de Pride Commerce - Assessoria e Consultoria na Internet - Uma empresa do Grupo DESTAKE --- Diretor: Vagner Fernandes David

Más de Pride Commerce - Assessoria e Consultoria na Internet - Uma empresa do Grupo DESTAKE --- Diretor: Vagner Fernandes David (20)

Cortes de carnes - Explicativo
Cortes de carnes - ExplicativoCortes de carnes - Explicativo
Cortes de carnes - Explicativo
 
Apresentação Isla Negra by Emporio Villa Real
Apresentação Isla Negra by Emporio Villa RealApresentação Isla Negra by Emporio Villa Real
Apresentação Isla Negra by Emporio Villa Real
 
Palavras positivas
Palavras positivasPalavras positivas
Palavras positivas
 
Sinais
SinaisSinais
Sinais
 
Hino a alegria
Hino a alegriaHino a alegria
Hino a alegria
 
Neuropeptideos
NeuropeptideosNeuropeptideos
Neuropeptideos
 
Uma mente dois cerebros
Uma mente dois cerebrosUma mente dois cerebros
Uma mente dois cerebros
 
Rain drops
Rain dropsRain drops
Rain drops
 
Principio 90 10-stephen covey
Principio 90 10-stephen coveyPrincipio 90 10-stephen covey
Principio 90 10-stephen covey
 
O tempo do tempo
O tempo do tempoO tempo do tempo
O tempo do tempo
 
Gente fina
Gente finaGente fina
Gente fina
 
Eu desisto
Eu desistoEu desisto
Eu desisto
 
Danca nas nuvens
Danca nas nuvensDanca nas nuvens
Danca nas nuvens
 
Amizade não é isso
Amizade não é issoAmizade não é isso
Amizade não é isso
 
A velhice existe
A velhice existeA velhice existe
A velhice existe
 
O baile da vida
O baile da vidaO baile da vida
O baile da vida
 
Vai passar
Vai passarVai passar
Vai passar
 
Um mestre indiano osho
Um mestre indiano oshoUm mestre indiano osho
Um mestre indiano osho
 
Sem etiqueta sem preço
Sem etiqueta   sem preçoSem etiqueta   sem preço
Sem etiqueta sem preço
 
Seja
Seja Seja
Seja
 

A nossa jabuticaba

  • 1. Texto de Regina Pereira – via Internet PARA SUA COMODIDADE NA LEITURA  FAVOR CLICAR
  • 2. Olha aí que interessante!!! A jabuticaba, nossa pequena notável!!! Fruta 100% brasileira. É dela que vamos falar. Discreta no quintal de nossa casa, ela contém teores espantosos de substâncias protetoras do peito. Ganha até da uva, e provavelmente do vinho, que é festejado no mundo inteiro por evitar infartos. Você vai conhecer agora uma revelação científica, e das boas, que acaba de cair do pé!
  • 3. A química Daniela Brotto Lopes Terci nem estava preocupada com as coisas que se passam com o coração. Tudo o que ela queria, em um laboratório da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no interior paulista, era encontrar na natureza pigmentos capazes de substituir os corantes artificiais usados na indústria alimentícia.
  • 4. E, claro, quando se fala em cores, a jabuticaba chama a atenção. Roxa? Azulada? Cá entre nós, jabuticaba tem cor de... jabuticaba. Mas o que tingiria a sua casca? A cientista quase deu um pulo para trás ao conferir: "enormes porções de antocianinas", foi a resposta. Desculpe o palavrão, mas é como são chamadas aquelas substâncias que, sim, são pigmentos presentes nas uvas escuras e, conseqüentemente, no vinho tinto, apontados como grandes benfeitores das artérias.
  • 5. Daniela jamais tinha suspeitado de que havia tanta antocianina ali, na jabuticaba, aliás, nem ela nem ninguém. “ Os trabalhos a respeito dessa fruta são muito escassos”, tenta justificar a pesquisadora, que também mediu a dosagem de antocianinas da amora. Ironia, o fruto da videira saiu perdendo no ranking, enquanto o da jabuticabeira...... Dê só uma olhada (o número representa a quantidade de miligramas das benditas antocianinas por grama da fruta): Jabuticaba: 314 Amora: 290 Uva: 227
  • 6. As antocianinas dão o tom. 'Se um fruto tem cor arroxeada é porque elas estão ali', entrega a nutricionista Karla Silva, da Universidade Estadual do Norte Fluminense, no Rio de Janeiro. No reino vegetal, esse tingimento serve para atrair os pássaros. E isso é importante para espalhar as sementes e garantir a perpetuação da espécie', explica Daniela Terci, da Unicamp. Para a Medicina, o interesse nas antocianinas é outro. “Elas têm uma potente ação antioxidante”, completa a pesquisadora de Campinas. Ou seja, uma vez em circulação, ajudam a varrer as moléculas instáveis de radicais livres. Esse efeito, observado em tubos de ensaio, dá uma pista para a gente compreender por que a incidência de tumores e problemas cardíacos é menor entre consumidores de alimentos ricos no pigmento.
  • 7. Ultimamente surgem estudos apontando uma nova ligação: as tais substâncias antioxidantes também auxiliariam a estabilizar o açúcar no sangue dos diabéticos. Se a maior concentração de antocianinas está na casca, não dá para você simplesmente cuspi-la. Tudo bem, engolir a capa preta também é difícil. A saída, sugerida pelos especialistas, é batê-la no preparo de sucos ou usá-la em geléias. A boa notícia é que altas temperaturas não degradam suas substâncias benéficas.
  • 8. Os sucos, particularmente, rendem experiências bem coloridas. A nutricionista Solange Brazaca, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), em Piracicaba, interior paulista, dá lições que parecem saídas da alquimia. “Misturar a jabuticaba com o abacaxi resulta numa bebida azulada”, ensina. “Já algumas gotas de limão deixam o suco avermelhado”. As variações ocorrem devido a diferenças de pH e pela união de pigmentos ácidos.
  • 9. Mas vale lembrar a velha máxima saudável: bateu, tomou. “Luz e oxigênio reagem com as moléculas protetoras”, diz a professora. Não é só a saúde que sai perdendo: o líquido fica com cor e sabor alterados.  
  • 10. Aliás, no caso da jabuticaba, há outro complicador. Delicada, a fruta se modifica assim que é arrancada da árvore. “Como tem muito açúcar, a fermentação acontece no mesmo dia da colheita”, conta a engenheira agrônoma Sarita Leonel, da Universidade Estadual Paulista, em Botucatu. A dica é guardá-la em saco plástico e na geladeira. Agora, para quem tem uma jabuticabeira, que privilégio! A professora repete o que já diziam os nossos avós: “Jabuticaba se chupa no pé”.
  • 11. O branco tem seu valor. A bioquímica Edna Amante, do laboratório de frutas e hortaliças da Universidade Federal de Santa Catarina, destaca alguns nutrientes da parte branca e mais consumida da jabuticaba. “É na polpa que a gente encontra ferro, fósforo, vitamina C e boas doses de niacina, uma vitamina do complexo B que facilita a digestão e ainda nos ajuda a eliminar toxinas”.
  • 12. Ufa! E não só nessa polpa, mas também na casca escura, você tem excelentes teores de pectina. “Essa fibra tem sido muito indicada para derrubar os níveis de colesterol, entre outras coisas”, conta a nutricionista Karla Silva. A pectina, portanto, faz uma excelente dobradinha com as antocianinas no fruto da jabuticabeira. Daí o discurso inflamado dessa especialista, fã de carteirinha: “A jabuticaba deveria ser mais valorizada, consumida e explorada”. Nós concordamos, e você?
  • 13. A jabuticabeira Nativa do Brasil, ela costuma medir entre 6 e 9 metros e é conhecida desde o período do descobrimento. “A espécie é encontrada de norte a sul, desde o Pará até o Rio Grande do Sul”, diz o engenheiro agrônomo João Alexio Scarpare Filho, da ESALQ. Segundo ele, a palavra jabuticaba é tupi e quer dizer “fruto em botão”.  
  • 14. A invenção é esta: vinho de jabuticaba. O nome não deixa de ser uma espécie de licença poética, já que só pode ser denominado vinho pra valer o que deriva das uvas. Mas, sim, existe um fermentado feito de jabuticaba que, aliás, já está sendo exportado.   “ O concentrado da fruta passa um ano inteiro em barris de carvalho”, conta o farmacêutico-bioquímico Marcos Antônio Cândido, da Vinícola Jabuticabal, em Hidrolândia, Goiás.  
  • 15. A jabuticaba é a matéria-prima de delícias já conhecidas, como a geléia e o licor, e também de uma espécie de vinho. Quem provou a bebida garante : é uma delícia.
  • 16.     Tire proveito da jabuticaba   Atributos, para essa fruta tipicamente brasileira, são o que não faltam. Vitaminas, fibras e sais minerais aparecem nela ao montes. Agora, para melhorar ainda mais esse perfil nutritivo, pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas descobriram que ela está cheia de antocianinas, substâncias que protegem o coração. Mais uma razão para que a jabuticaba esteja sempre em seu cardápio. Em 100 gramas ou 1 copo:  Calorias 51 / Vitamina C 12 mg / Niacina 2,50 mg / Ferro 1,90 mg / Fósforo 14 g .
  • 17. Imagens via INTERNET (Google) Formatação em Power Point Slide by AGAVEH HESSE Fundo musical: “L’AMOUR REVÊ “ – André Gagnon JANEIRO DE 2010