SlideShare una empresa de Scribd logo
1 de 90
TEOLOGIA DA LIDERANÇA E DA ADMINISTRAÇÃO
INTRODUÇÃO Você quer ser um líder, mas receia que as suas imperfeições o impeçam de ser bem sucedido? Você teme  ser fraco demais para tornar-se um líder forte? Talvez esteja ocupando posição de liderança e esteja enfrentando frustrações e até fracasso. Se este é o caso, anime-se. Deus tem boas novas para você através desta matéria.
FUNDAMENTOS DA LIDERANÇA Singularidade e a Identidade de cada um.  As perspectivas de Jesus. A Perseverança de José.  A Preparação de Moisés.  A disposição e ousadia de Paulo em servir o Reino de Deus.
SINGULARIDADE E A IDENTIDADE DE CADA UM.  ,[object Object]
Cada pessoa é única; contudo, Deus não depende da perfeição e nem da igualdade.
Deus usa pessoas diferentes.,[object Object]
“Destruirei a sabedoria dos sábios, e aniquilarei a inteligência dos entendidos”,  I Coríntios 1.19 Paulo ainda diz:
“A loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens. Irmãos, reparai, pois, na vossa vocação; visto que não foram chamados muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos nobres de nascimento; pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios, e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes; e Deus escolheu ... As desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são”
	Há uma grande lição nesta passagem. De nossas fraquezas, nossos tropeços e falhas, Deus pode elaborar Sua sabedoria. De nossas incompetências Deus pode elaborar Sua competência. Sua força se aperfeiçoa na fraqueza. Dá para ficar atônito com o tipo de pessoas que Deus escolhe para determinadas tarefas. Por exemplo, Ele mandou Paulo
aos gentios. Quem havia estudado com Gamaliel, sabendo recitar todo o pentateuco de cor, sendo, portanto, fariseu, um judeu por excelência. Por conseguinte, ninguém melhor para evangelizar os judeus. Mas Paulo foi bem sucedido entre os gentios e não entre os judeus. Toda a instrução, talento, conhecimento cultural, tiveram de ser postos de lado.
Ele teve de aprender a proclamar o Evangelho “não ... Em linguagem plausível de sabedoria, mas em demonstração de Espírito e poder.” Os gentios entre os quais trabalhou, tinham pouca apreciação por sua grande instrução. Pedro, no entanto, embora tenha iniciado o ministério entre os gentios, foi chamado por Deus a permanecer em Jerusalém e a
trabalhar entre a elite dos judeus de todo o Império Romano. O que o habilitaria para esta tarefa? Certamente não foi a sua inteligência ou instrução. Ele era pouco instruído, era um pescador. Mas Deus o habilitou para o exercício da grande liderança.
Como Deus Usa As Nossas Fraquezas? 	A Lei mostra o padrão de justiça de Deus, e ao mesmo tempo, o quanto somos profanos, pecadores, imperfeitos, mas a própria Lei nos serviu de Aio para nos conduzir a Cristo, Gl 3.24, que nos abraça em misericórdia e veste-nos com a sua própria justiça. Neste caso, “Faz forte ao fraco, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor.”
Como Lidar Com Um Complexo de Inferioridade? Nossas fraquezas deveriam nos impelir para Cristo e não fazer-nos chafurdar em auto-aversão, auto-comiseração, ou introspecção. Após a ressurreição, Jesus lançou em rosto a incredulidade dos discípulos, e ao mesmo tempo, disse-lhes: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura.”
“Jesus não estava vendo o que eles eram, mas o que podia fazer deles”. Deus quer que experimentemos a suficiência que vem dele. Ele aumenta a força. Sua graça é suficiente. Ele é a nossa força. Devemos também evitar a auto-consciência expressa nas seguintes frases: “Deus nunca poderia usar-me”, “Eu não presto para nada”, “Sou um fracassado, inútil”.
Estas expressões revelam o sentimento que controla a nossa vida, o qual impede que sejamos os canais que Deus deseja fazer fluir o seu poder. Também não podemos cair na armadilha de pensar que Deus abençoa o complexo de inferioridade. O tipo de fraqueza à qual Ele responde é a “fraqueza dependente”, que diz: “Preciso de Deus e nada posso sem Ele.
SEGUNDO PRINCÍPIO DEUS USA AQUELES QUE TROCARAM A SUA FORÇA PELA DELE “Os jovens se cansam e se fatigam, e os moços de exaustos caem, mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças”, Is 40.30,31 	Renovar significa trocar. Deus não junta a nossa força à Dele. Ele troca, tira as nossas e insufla a Dele.
TERCEIRO PRINCÍPIO DEUS TROCA FORÇAS COM OS QUE ESPERAM NELE “Os que esperam no Senhor trocam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam”, Is 40.32” 	Quando o crente aprende a esperar no Senhor em oração e obediência, ocorre a lei do deslocamento.
A FORNALHA DA AFLIÇÃO 	Alguém pode perguntar: Como posso fazer com que minha vida seja cheia da força de Deus? Quando você era pequeno pensava no seu crescimento, mas este pensamento não lhe fazia crescer. Você cresceu porque permaneceu vivo e alimentando. Na vida espiritual não é diferente, quem permanece vivo e
alimentando da palavra em oração e em obediência, experimentará a força divina lhe encher. Se você pôr uma chaleira d’água ao fogo, a água vai entrar em ebulição. Quando somos levados ao fogo da aflição, acontece algo em nosso interior. Nossas motivações são purificadas, as aspirações pelo pecado, são queimadas.
Pedro afirmou: “...que aquele que padeceu na carne já cessou do pecado’, I Pe 4.1b. À medida que permanecemos esperando no Senhor, Ele intensifica o fogo das tribulações, dos testes e das tentações, e a sua vida começa a esquentar, com dois resultados:
A escória do pecado e do “eu” são inteiramente queimados. O poder de Deus começa a iniciar a sua ação, dentro e através de nós, com empolgantes resultados sobrenaturais.  ,[object Object],[object Object]
Foi-me bom ter sido afligido, para que aprendesse os teus estatutos.Salmos 119.71
Quando Você Espera No Senhor, Ele Vem Por Meios Não Identificáveis 	Você ora: “Senhor, quero a Sua semelhança aperfeiçoada em mim”. E o que faz Deus? Ele o manda para prisão, como José, e você começa a se irritar debaixo do cativeiro, das limitações e das restrições. E você diz: “Como eu gostaria de sair deste lugar”. Mas não; foi Deus quem o colocou nele.
Ele está respondendo a sua oração, mas não da maneira que você esperava. Sua resposta às circunstâncias que Deus cria, determinará se você se torna “amargo” ou “melhor”. Deus está agindo para tornar-te melhor. Isso ocorrerá se você ver Deus na adversidade, nos testes, nas provações, nas dificuldades e na frustrações.
“O Líder é alguém que enxerga  a oportunidade em cada dificuldade, e não a dificuldade em cada oportunidade.”
AS PERSPECTIVAS DE JESUS PARA A LIDERANÇA O que capacita alguém a exercer a liderança é: ,[object Object]
Submissão à autoridade do Pai.
Conhecer a fonte de autoridade, o Pai, Mt 20.23.
Seguir o modelo de Cristo, Mt 20.28,[object Object]
O que mais dificulta é a volúpia pelo poder.
O líder precisa de um coração de servo.
A tensão líder-servo pode ser criativa.,[object Object]
cortou o casulo. Porém, a parte da borboleta que ainda estava dentro do casulo não estava plenamente desenvolvida. Somente aquela luta árdua e prolongada é que poderia completar o desenvolvimento da borboleta. Em vez de ajudar a larva a tornar-se uma borboleta, ele havia executado um aborto. A borboleta, semi-desenvolvida, morreu.
Para exercer a liderança com sucesso é necessário primeiro calejar, provar o calor das provações, e amadurecer através do conhecimento experimental. 	José era o filho de Jacó, Gn 37. Deus dissera-lhe, num sonho, que grandes coisas lhe aconteceriam. Como ele deve ter ficado excitado ao relatar o sonho a seu pai e seus irmãos.
Mas eles rejeitaram-no e odiaram-no por isso. De fato, seus irmãos tiveram tanto ciúme que acabaram vendendo-o como escravo a uns midianitas a caminho do Egito. Como poderia José conciliar as correntes que atavam os seus pulsos e tornozelos, com a visão que sabia ter recebido do Senhor? Os midianitas levaram José ao Egito e venderam-no a Potifar, o capitão da
guarda de Faraó. Potifar, em breve, confiou tanto em José, que incumbiu-o de todos os seus negócios domésticos. Talvez José pensasse:  “Aleluia” Não  pude visualizar isto lá no fosso em que meus irmãos me jogaram, mas posso visualizar agora! O Senhor está me elevando. Dentro em breve Potifar falará a meu respeito com o Faraó, e darei início ao meu importante ministério”.
Mas os sofrimentos de José ainda não tinham chegado bem ao nível da glória de seu chamado. Em vez de Potifar falar com Faraó, a mulher de Potifar tentou envolver José em imoralidade. Ao resistir à forte tentação para o mal, ele foi falsamente  acusado, e atirado à masmorra. Pode ter parecido a José, que Deus tivesse recompensado a sua retidão jogando-o na prisão.
Quantas vezes sentimos que se obedecemos a Deus, as coisas deveriam andar direito para nós? Bem quando esperando entrar na glória que Deus lhe prometera, ele encontrou-se no meio de uma prisão escura, fedorenta e imunda. Oh, que desespero! Depois de mais de 10 anos de cativeiro, José deve ter começado a duvidar da visão.
É possível que tivesse perdido a esperança do cumprimento dos seus sonhos. Mesmo quando interpretou o sonho do padeiro e do copeiro do rei, é pouco provável que pensasse que isso o elevaria à Primeiro ministro do Egito. Mas a história de José não termina no cárcere. Embora José deva ter se desesperado, ele manteve-se em retidão.
Não abandonou a Deus no meio das provações e dos aborrecimentos. Mas chegou o dia quando, mal tendo tido tempo de fazer a barba e tomar banho, foi-lhe dada autoridade sobre todo o Egito, ficando somente abaixo do Faraó. Dali a poucos anos veria os seus irmãos e seu pai curvarem-se diante dele; e veria cumprida a palavra de Deus em todos os detalhes.
PREPARAÇÃO DE MOISÉS 	O preparo para a liderança acarreta muitas lágrimas e testes penosos, Hb 5.7,8. Isto se dá porque você está sendo treinado para suportar as árduas pressões que são o quinhão de um líder. A liderança cristã não é glamorosa, mas um combate. Você está em guerra contra Satanás e contra o mundo.
Você é mal compreendido pelos membros de sua família, por seus amigos, e pelos outros cristãos. O pior de tudo é que, às vezes, você vem a ser criticado por pessoas motivadas pelo ciúme ou pelo medo. A Bíblia relata, no livro de Êxodo, uma imagem precisa do que a liderança acarreta. Moisés era o cabeça de mais de três milhões de pessoas.
Eram um monte de rebeldes resmungões, reclamadores e fuxiqueiros que, às vezes, incluíam o irmão e a irmã dele. Viam milagres e logo depois resmungavam a respeito de uma coisa qualquer. Eles fomentavam uma rebelião atrás da outra. Não é de surpreender que Deus preparou Moisés por mais de 40 anos, antes que fosse colocado na sua
posição de liderança. Se Moisés não tivesse passado aqueles  quarenta anos no fundo do deserto com os carneiros cheios de problemas, do seu sogro, ele nunca teria se tornado o grande líder que veio a ser. Dois terços da sua vida foram de preparação e um terço no exercício de sua liderança.
Aprendeu que  Deus é tudo Liderando 40 Aprendeu  que não era  ninguém  no deserto Aprendeu ser alguém No Egito 40 40
DISPOSIÇÃO E OUSADIA DE PAULO EM SERVIR O REINO DE DEUS 	A liderança exercida pelo apóstolo Paulo, não deixa dúvidas de que tinha plena convicção de que fora chamado não somente para anunciar a Cristo, mas sobretudo para padecer por pelo seu Nome.
VINTE RESOLUÇÕES DE UM LÍDER CRISTÃO  Autor A. S. Worley Como líder cristão, pretendo: Tomar a mim a parte mais dura da tarefa e não deixar a parte enfadonha para os outros.
 Tomar cuidado com as coisas que me foram emprestadas.
Seguir o Senhor com constância sabendo sempre qual é a Sua vontade para mim, e não estar mudando de direção a toda hora.
Ser o primeiro a pedir desculpas num relacionamento estremecido, antes que a outra pessoa entregue os pontos.
Alegrar-me quando vir Deus usar outra pessoa sem ficar enciumado.
Entregar as circunstâncias adversas a Deus e não murmurar nem lamuriar-me.
Esperar tranquilamente que Deus supra a todas as minhas necessidades e não insistir em sempre ter abundância de tudo, para ter paz de espírito.
Enxergar a oportunidade em cada dificuldade, e não a dificuldade em cada oportunidade.
Usar o meu dinheiro para manter as coisas em andamento e não esperar que os outros gastem o deles.
Perseverar até à vitória com a mesma alma com a qual comecei e não abandoná-la depois de algum tempo.
Prazeirosamente ajustar-me aos outros e não permitir que eles me dêem nos nervos.
Aceitar de boa vontade a invasão do meu programa e não permitir que isto estrague o meu dia.
Preocupar-me verdadeiramente com as pessoas e não deixá-las simplesmente de lado.
Servir alegremente, de coração, para glorificar a Deus, não simplesmente fazer o mínimo necessário para fazer jus ao meu salário.
Ser limpo e ordeiro em tudo que faço para que outro não tenha que vir atrás de mim, arrumar a minha bagunça. O lugar em que estive deverá estar em condições melhores depois que eu o deixar.
Esperar diretamente de Deus a provisão para todas as minhas necessidades e não de alguém que me ajudou antes .
Ser tão cuidadoso com os fundos do ministério quanto o sou com o meu próprio dinheiro.
Ser capaz de louvar a Deus por todo o trabalho que os meus predecessores fizeram antes de minha chegada e tomar bastante tempo, até que eu esteja completamente familiarizado com todos os aspectos da organização, antes de fazer mudanças.
Tocar para frente cada dia, em vez de ir levando.
Dentro da medida de minha capacidade, prover às necessidades que eu vejo os outros terem.
O PAPEL  DO LÍDER
O PAPEL DE CRISTO COMO LÍDER Qual a razão pela qual Jesus estava preparado para exercer a liderança? Em quais áreas Jesus pagou um alto preço para finalmente exercer a sua liderança eficiente? O que é exercer a liderança consciente da sua embaixada? Fale sobre o período de preparação em relação ao período do ministério de Jesus.
QUALIDADES DO LÍDER Qual o tipo de liderança que mais se busca em termos de presidência? A relevância da vida espiritual do líder dentro do conceito cristão, consiste em três aspectos. Quais são?
O LÍDER UM SERVO Como alguém pode ser servo sem fazer tudo em lugar de todos? Que habilidade é esse de ser líder sem se impor perante o grupo?
O LÍDER É UM PASTOR Quais as principais características que definem o líder como um pastor?
O LÍDER É UM EXEMPLO Em quais áreas da vida o líder deve ser um exemplo?
	PERSONALIDADE         É FUNDAMENTAL O que é necessário na vida de um líder, para que ele lidere melhor e por mais tempo?
MOTIVAÇÃO POSITIVA É ESSENCIAL Quais são as três emoções que o líder, pode provocar? Qual a motivação positiva que o líder deve provocar?
AS VISÕES INDICAM O CAMINHO Quais são as cinco visões importante do líder?
VISÃO AMPLA Como você define uma visão ampla, se tratando de ministério cristão?
VISÃO COMPASSIVA Explique com suas palavras o que é uma visão compassiva
VISÃO DE FÉ Qual é a capacitação proporcionada pela visão de fé?
VISÃO PRÁTICA Em que consiste a relevância da visão prática?
VISÃO URGENTE Discurse com base bíblica sobre a necessidade da visão urgente.
POSIÇÃO CONCEDE RESPONSABILIDADE A influência de alguém sobre as pessoas é condicionada pelo papel psicológico de sua personalidade e pelo símbolo que representa. ,[object Object],[object Object]
NORMAS DE DECORO Ao faltar com as normas de decoro, dando a impressão que é antiquado, o que o liderados poderão pensar a respeito do seu líder?
AUSÊNCIA DE EXTRAVAGÂNCIA Que tipo de leitura os liderados fazem de um líder extravagante?
ADEQUAÇÃO À OCASIÃO Como o líder deve adequar-se à ocasião, com respeito ao seu traje? Que tipo de contribuição tem o traje na construção da imagem do líder?
TÍTULOS PODEM DETERMINAR Até que ponto um título é importante no exercício da liderança? O que se deve considerar no uso de títulos?
APRESENTAÇÕES AJUDAM OU DESTROEM Fale sobre o que é certo e errado na apresentação de um líder, e até que ponto isso pode comprometer o seu trabalho.
PAPÉIS EXTREMOS DEVEM SER EVITADOS Sabemos que às vezes que o político usa gravata preta e beija bebês exageradamente. Fale sobre os extremos que devem ser evitados por parte de um líder cristão?
PLANEJAR O que precisa ser considerado ao fazer um planejamento
ORGANIZAR Ao organizar uma atividade quais são atitudes que deve tomar o líder?

Más contenido relacionado

La actualidad más candente

7165570 os-valentes-de-deus-rene-terra-nova
7165570 os-valentes-de-deus-rene-terra-nova7165570 os-valentes-de-deus-rene-terra-nova
7165570 os-valentes-de-deus-rene-terra-novaAntonio Ferreira
 
Primeiro a dedicação
Primeiro a dedicaçãoPrimeiro a dedicação
Primeiro a dedicaçãoHelio Cruz
 
Um Jovem Segundo O Coração de Deus - Jim George
Um Jovem Segundo O Coração de Deus - Jim GeorgeUm Jovem Segundo O Coração de Deus - Jim George
Um Jovem Segundo O Coração de Deus - Jim GeorgeEvandro Santos
 
Sindrome de Burnout - Aula Escola Biblica
Sindrome de Burnout - Aula Escola BiblicaSindrome de Burnout - Aula Escola Biblica
Sindrome de Burnout - Aula Escola BiblicaDaniel de Carvalho Luz
 
A decisão mais importante que você deve tomar
A decisão mais importante que você deve tomarA decisão mais importante que você deve tomar
A decisão mais importante que você deve tomarLuiz Santos
 
1ª Avaliação - EBD Classe Teen
1ª Avaliação - EBD Classe Teen1ª Avaliação - EBD Classe Teen
1ª Avaliação - EBD Classe TeenSergio Silva
 
Humildade, a primeira virtude - 2a. edição
Humildade, a primeira virtude - 2a. ediçãoHumildade, a primeira virtude - 2a. edição
Humildade, a primeira virtude - 2a. ediçãoRicardo Azevedo
 
A consciência cristã
A consciência cristãA consciência cristã
A consciência cristãViva a Igreja
 
6481950 curando-feridas-emocionais-j-m-
6481950 curando-feridas-emocionais-j-m-6481950 curando-feridas-emocionais-j-m-
6481950 curando-feridas-emocionais-j-m-Wstallony Gomes
 
Os Que Esperam no Senhor
Os Que Esperam no SenhorOs Que Esperam no Senhor
Os Que Esperam no SenhorGersonPinto
 
O pior inimigo
O pior inimigoO pior inimigo
O pior inimigoHelio Cruz
 
MistéRios Ocultos Aos Doutos E Aos Prudentes
MistéRios Ocultos Aos Doutos E Aos PrudentesMistéRios Ocultos Aos Doutos E Aos Prudentes
MistéRios Ocultos Aos Doutos E Aos PrudentesGrupo Espírita Cristão
 
Primeiro a dedicação
Primeiro a dedicaçãoPrimeiro a dedicação
Primeiro a dedicaçãoHelio Cruz
 

La actualidad más candente (18)

7165570 os-valentes-de-deus-rene-terra-nova
7165570 os-valentes-de-deus-rene-terra-nova7165570 os-valentes-de-deus-rene-terra-nova
7165570 os-valentes-de-deus-rene-terra-nova
 
Primeiro a dedicação
Primeiro a dedicaçãoPrimeiro a dedicação
Primeiro a dedicação
 
Um Jovem Segundo O Coração de Deus - Jim George
Um Jovem Segundo O Coração de Deus - Jim GeorgeUm Jovem Segundo O Coração de Deus - Jim George
Um Jovem Segundo O Coração de Deus - Jim George
 
Sindrome de Burnout - Aula Escola Biblica
Sindrome de Burnout - Aula Escola BiblicaSindrome de Burnout - Aula Escola Biblica
Sindrome de Burnout - Aula Escola Biblica
 
Humildade
Humildade   Humildade
Humildade
 
A decisão mais importante que você deve tomar
A decisão mais importante que você deve tomarA decisão mais importante que você deve tomar
A decisão mais importante que você deve tomar
 
1ª Avaliação - EBD Classe Teen
1ª Avaliação - EBD Classe Teen1ª Avaliação - EBD Classe Teen
1ª Avaliação - EBD Classe Teen
 
Humildade, a primeira virtude - 2a. edição
Humildade, a primeira virtude - 2a. ediçãoHumildade, a primeira virtude - 2a. edição
Humildade, a primeira virtude - 2a. edição
 
Humildade
HumildadeHumildade
Humildade
 
A consciência cristã
A consciência cristãA consciência cristã
A consciência cristã
 
6481950 curando-feridas-emocionais-j-m-
6481950 curando-feridas-emocionais-j-m-6481950 curando-feridas-emocionais-j-m-
6481950 curando-feridas-emocionais-j-m-
 
Os Que Esperam no Senhor
Os Que Esperam no SenhorOs Que Esperam no Senhor
Os Que Esperam no Senhor
 
O pior inimigo
O pior inimigoO pior inimigo
O pior inimigo
 
Tentação
TentaçãoTentação
Tentação
 
Quatro estágios importantes na jornada da vida
Quatro estágios importantes na jornada da vidaQuatro estágios importantes na jornada da vida
Quatro estágios importantes na jornada da vida
 
MistéRios Ocultos Aos Doutos E Aos Prudentes
MistéRios Ocultos Aos Doutos E Aos PrudentesMistéRios Ocultos Aos Doutos E Aos Prudentes
MistéRios Ocultos Aos Doutos E Aos Prudentes
 
Boletim CBG -11 ago_2013
Boletim  CBG -11 ago_2013Boletim  CBG -11 ago_2013
Boletim CBG -11 ago_2013
 
Primeiro a dedicação
Primeiro a dedicaçãoPrimeiro a dedicação
Primeiro a dedicação
 

Destacado

3T14 - L01 - O perfil bíblico de um líder
3T14 - L01 - O perfil bíblico de um líder3T14 - L01 - O perfil bíblico de um líder
3T14 - L01 - O perfil bíblico de um líderElieser Fidelis de Souza
 
Liderança cristã
Liderança cristãLiderança cristã
Liderança cristãDiego Rocha
 
estudo sobre Liderança cristã
estudo sobre Liderança cristãestudo sobre Liderança cristã
estudo sobre Liderança cristãReginaldo Pacheco
 
Historia da igreja I aula 2
Historia da igreja I  aula 2Historia da igreja I  aula 2
Historia da igreja I aula 2Moisés Sampaio
 
SemináRio LiderançA
SemináRio LiderançASemináRio LiderançA
SemináRio LiderançAOCWillians
 
Curso de liderança Igreja Urbana
 Curso de liderança Igreja Urbana  Curso de liderança Igreja Urbana
Curso de liderança Igreja Urbana IgrejaUrbana
 
A história da igreja cristã
A história da igreja cristãA história da igreja cristã
A história da igreja cristãFilipe
 
Aula 1 - Primeiro Período - A Igreja Apostólica
Aula 1 - Primeiro Período - A Igreja ApostólicaAula 1 - Primeiro Período - A Igreja Apostólica
Aula 1 - Primeiro Período - A Igreja ApostólicaAdriano Pascoa
 
Curso de teologia IBADEP
Curso de teologia IBADEPCurso de teologia IBADEP
Curso de teologia IBADEPMoisés Sampaio
 

Destacado (10)

3T14 - L01 - O perfil bíblico de um líder
3T14 - L01 - O perfil bíblico de um líder3T14 - L01 - O perfil bíblico de um líder
3T14 - L01 - O perfil bíblico de um líder
 
Liderança cristã
Liderança cristãLiderança cristã
Liderança cristã
 
estudo sobre Liderança cristã
estudo sobre Liderança cristãestudo sobre Liderança cristã
estudo sobre Liderança cristã
 
Historia da igreja I aula 2
Historia da igreja I  aula 2Historia da igreja I  aula 2
Historia da igreja I aula 2
 
SemináRio LiderançA
SemináRio LiderançASemináRio LiderançA
SemináRio LiderançA
 
Curso de liderança Igreja Urbana
 Curso de liderança Igreja Urbana  Curso de liderança Igreja Urbana
Curso de liderança Igreja Urbana
 
A história da igreja cristã
A história da igreja cristãA história da igreja cristã
A história da igreja cristã
 
Aula 1 - Primeiro Período - A Igreja Apostólica
Aula 1 - Primeiro Período - A Igreja ApostólicaAula 1 - Primeiro Período - A Igreja Apostólica
Aula 1 - Primeiro Período - A Igreja Apostólica
 
Liderança cristã apresentação
Liderança cristã apresentaçãoLiderança cristã apresentação
Liderança cristã apresentação
 
Curso de teologia IBADEP
Curso de teologia IBADEPCurso de teologia IBADEP
Curso de teologia IBADEP
 

Similar a Teologia da liderança e da administração

Encontrando o equilíbrio - Paul Washer
Encontrando o equilíbrio - Paul WasherEncontrando o equilíbrio - Paul Washer
Encontrando o equilíbrio - Paul WasherPortal Cristão
 
Lançando todo meu cuidado sobre ele
Lançando todo meu cuidado sobre eleLançando todo meu cuidado sobre ele
Lançando todo meu cuidado sobre eleantonio ferreira
 
Cheias da Graça
Cheias da GraçaCheias da Graça
Cheias da GraçaJaegloak
 
O adolescente e a temperança - lição 4
O adolescente e a temperança - lição 4 O adolescente e a temperança - lição 4
O adolescente e a temperança - lição 4 Quenia Damata
 
As 12 Pedras do Alicerce — Aula 11A - Superando problemas - Passos para a vit...
As 12 Pedras do Alicerce — Aula 11A - Superando problemas - Passos para a vit...As 12 Pedras do Alicerce — Aula 11A - Superando problemas - Passos para a vit...
As 12 Pedras do Alicerce — Aula 11A - Superando problemas - Passos para a vit...Freekidstories
 
Palestra Espirita De Onde Vem as Tentacoes - KSSF
Palestra Espirita De Onde Vem as  Tentacoes - KSSFPalestra Espirita De Onde Vem as  Tentacoes - KSSF
Palestra Espirita De Onde Vem as Tentacoes - KSSFClea Alves
 
52447710 escola-de-lideres-professor
52447710 escola-de-lideres-professor52447710 escola-de-lideres-professor
52447710 escola-de-lideres-professorRoberto Fernandes
 
18. como estudar a biblía ii
18. como estudar a biblía ii18. como estudar a biblía ii
18. como estudar a biblía iipohlos
 
Livro quebrando as cadeias da intimidação
Livro quebrando as cadeias da intimidaçãoLivro quebrando as cadeias da intimidação
Livro quebrando as cadeias da intimidaçãoROSANGELA LISBOA
 
Quebrando as cadeias da intimidação
Quebrando as cadeias da intimidaçãoQuebrando as cadeias da intimidação
Quebrando as cadeias da intimidaçãoEdevaldoCMonteiro
 
Reconhece cristao l.ppt
Reconhece cristao l.pptReconhece cristao l.ppt
Reconhece cristao l.pptVanda Machado
 
Porque o bem que quero esse não faço.pptx
Porque o bem que quero esse não faço.pptxPorque o bem que quero esse não faço.pptx
Porque o bem que quero esse não faço.pptxM.R.L
 
A melhor posição de um homem
A melhor posição de um homemA melhor posição de um homem
A melhor posição de um homemCarla Machado
 
CHEIOS DO ESPÍRITO.pptx
CHEIOS DO ESPÍRITO.pptxCHEIOS DO ESPÍRITO.pptx
CHEIOS DO ESPÍRITO.pptxTalitaNeves22
 

Similar a Teologia da liderança e da administração (20)

Jormi - Jornal Missionário n° 76
Jormi  -   Jornal Missionário n° 76Jormi  -   Jornal Missionário n° 76
Jormi - Jornal Missionário n° 76
 
Encontrando o equilíbrio - Paul Washer
Encontrando o equilíbrio - Paul WasherEncontrando o equilíbrio - Paul Washer
Encontrando o equilíbrio - Paul Washer
 
Lançando todo meu cuidado sobre ele
Lançando todo meu cuidado sobre eleLançando todo meu cuidado sobre ele
Lançando todo meu cuidado sobre ele
 
Cheias da Graça
Cheias da GraçaCheias da Graça
Cheias da Graça
 
O adolescente e a temperança - lição 4
O adolescente e a temperança - lição 4 O adolescente e a temperança - lição 4
O adolescente e a temperança - lição 4
 
IGREJA QUADRANGULAR.pptx
IGREJA QUADRANGULAR.pptxIGREJA QUADRANGULAR.pptx
IGREJA QUADRANGULAR.pptx
 
As 12 Pedras do Alicerce — Aula 11A - Superando problemas - Passos para a vit...
As 12 Pedras do Alicerce — Aula 11A - Superando problemas - Passos para a vit...As 12 Pedras do Alicerce — Aula 11A - Superando problemas - Passos para a vit...
As 12 Pedras do Alicerce — Aula 11A - Superando problemas - Passos para a vit...
 
Palestra Espirita De Onde Vem as Tentacoes - KSSF
Palestra Espirita De Onde Vem as  Tentacoes - KSSFPalestra Espirita De Onde Vem as  Tentacoes - KSSF
Palestra Espirita De Onde Vem as Tentacoes - KSSF
 
C1214 a voz_de_deus
C1214 a voz_de_deusC1214 a voz_de_deus
C1214 a voz_de_deus
 
52447710 escola-de-lideres-professor
52447710 escola-de-lideres-professor52447710 escola-de-lideres-professor
52447710 escola-de-lideres-professor
 
18. como estudar a biblía ii
18. como estudar a biblía ii18. como estudar a biblía ii
18. como estudar a biblía ii
 
A tentação
A tentaçãoA tentação
A tentação
 
Livro quebrando as cadeias da intimidação
Livro quebrando as cadeias da intimidaçãoLivro quebrando as cadeias da intimidação
Livro quebrando as cadeias da intimidação
 
Quebrando as cadeias da intimidação
Quebrando as cadeias da intimidaçãoQuebrando as cadeias da intimidação
Quebrando as cadeias da intimidação
 
Reconhece cristao l.ppt
Reconhece cristao l.pptReconhece cristao l.ppt
Reconhece cristao l.ppt
 
Ebook 327.site
Ebook 327.site Ebook 327.site
Ebook 327.site
 
A verdadeira prosperidade do corpo e da alma
A verdadeira prosperidade do corpo e da almaA verdadeira prosperidade do corpo e da alma
A verdadeira prosperidade do corpo e da alma
 
Porque o bem que quero esse não faço.pptx
Porque o bem que quero esse não faço.pptxPorque o bem que quero esse não faço.pptx
Porque o bem que quero esse não faço.pptx
 
A melhor posição de um homem
A melhor posição de um homemA melhor posição de um homem
A melhor posição de um homem
 
CHEIOS DO ESPÍRITO.pptx
CHEIOS DO ESPÍRITO.pptxCHEIOS DO ESPÍRITO.pptx
CHEIOS DO ESPÍRITO.pptx
 

Más de Jose Ventura

Lição 6 tiatira a igreja tolerante
Lição 6 tiatira a igreja toleranteLição 6 tiatira a igreja tolerante
Lição 6 tiatira a igreja toleranteJose Ventura
 
Lição 5 Pergamo a igreja casada com o mundo
Lição 5 Pergamo a igreja casada com o mundoLição 5 Pergamo a igreja casada com o mundo
Lição 5 Pergamo a igreja casada com o mundoJose Ventura
 
Lição 4 Esmirna a igreja confessante e mártir
Lição 4 Esmirna a igreja confessante e mártirLição 4 Esmirna a igreja confessante e mártir
Lição 4 Esmirna a igreja confessante e mártirJose Ventura
 
Lição 3 A igreja do amor esquecido
Lição 3 A igreja do amor esquecidoLição 3 A igreja do amor esquecido
Lição 3 A igreja do amor esquecidoJose Ventura
 
Lição 1 Apocalipse a revelação de jesus cristo
Lição 1 Apocalipse a revelação de jesus cristoLição 1 Apocalipse a revelação de jesus cristo
Lição 1 Apocalipse a revelação de jesus cristoJose Ventura
 
Lição 13 aviva ó senhor a tua obra
Lição 13   aviva ó senhor a tua obraLição 13   aviva ó senhor a tua obra
Lição 13 aviva ó senhor a tua obraJose Ventura
 
Lição 12 conservando a pureza do movimento pentecostal
Lição 12   conservando a pureza do movimento pentecostalLição 12   conservando a pureza do movimento pentecostal
Lição 12 conservando a pureza do movimento pentecostalJose Ventura
 
Lição 9 a pureza do movimento pentecostal
Lição 9   a pureza do movimento pentecostalLição 9   a pureza do movimento pentecostal
Lição 9 a pureza do movimento pentecostalJose Ventura
 
Teologia da liderança e da administração dias 25 de maio e 2 de junho
Teologia da liderança e da administração dias 25 de maio e 2 de junhoTeologia da liderança e da administração dias 25 de maio e 2 de junho
Teologia da liderança e da administração dias 25 de maio e 2 de junhoJose Ventura
 
Teologia da liderança e da administração dias 9 e 16 de junho
Teologia da liderança e da administração dias 9 e 16 de junhoTeologia da liderança e da administração dias 9 e 16 de junho
Teologia da liderança e da administração dias 9 e 16 de junhoJose Ventura
 
Teologia da liderança e da administração dias 9 e 16 de junho
Teologia da liderança e da administração dias 9 e 16 de junhoTeologia da liderança e da administração dias 9 e 16 de junho
Teologia da liderança e da administração dias 9 e 16 de junhoJose Ventura
 
Teologia da educação cristã bacharel aula do dia 11 de maio
Teologia da educação cristã   bacharel aula do dia 11 de maioTeologia da educação cristã   bacharel aula do dia 11 de maio
Teologia da educação cristã bacharel aula do dia 11 de maioJose Ventura
 
Teologia da educação cristã bacharel aula 3
Teologia da educação cristã   bacharel aula 3Teologia da educação cristã   bacharel aula 3
Teologia da educação cristã bacharel aula 3Jose Ventura
 
Pentecostalismo e a heresia unicista professor alberto
Pentecostalismo e a heresia unicista   professor albertoPentecostalismo e a heresia unicista   professor alberto
Pentecostalismo e a heresia unicista professor albertoJose Ventura
 
Raizes historico teologicas do movimento pentecostal
Raizes historico teologicas do movimento pentecostalRaizes historico teologicas do movimento pentecostal
Raizes historico teologicas do movimento pentecostalJose Ventura
 
Educacao Teologica nas Assembleias de Deus
Educacao Teologica nas Assembleias de Deus Educacao Teologica nas Assembleias de Deus
Educacao Teologica nas Assembleias de Deus Jose Ventura
 
Teologia da educação cristã bacharel aula 3
Teologia da educação cristã   bacharel aula 3Teologia da educação cristã   bacharel aula 3
Teologia da educação cristã bacharel aula 3Jose Ventura
 
Teologia da educação cristã bacharel aula 3
Teologia da educação cristã   bacharel aula 3Teologia da educação cristã   bacharel aula 3
Teologia da educação cristã bacharel aula 3Jose Ventura
 
Escatologia aula 5
Escatologia   aula 5Escatologia   aula 5
Escatologia aula 5Jose Ventura
 
Teologia da educação cristã
Teologia da educação cristã  Teologia da educação cristã
Teologia da educação cristã Jose Ventura
 

Más de Jose Ventura (20)

Lição 6 tiatira a igreja tolerante
Lição 6 tiatira a igreja toleranteLição 6 tiatira a igreja tolerante
Lição 6 tiatira a igreja tolerante
 
Lição 5 Pergamo a igreja casada com o mundo
Lição 5 Pergamo a igreja casada com o mundoLição 5 Pergamo a igreja casada com o mundo
Lição 5 Pergamo a igreja casada com o mundo
 
Lição 4 Esmirna a igreja confessante e mártir
Lição 4 Esmirna a igreja confessante e mártirLição 4 Esmirna a igreja confessante e mártir
Lição 4 Esmirna a igreja confessante e mártir
 
Lição 3 A igreja do amor esquecido
Lição 3 A igreja do amor esquecidoLição 3 A igreja do amor esquecido
Lição 3 A igreja do amor esquecido
 
Lição 1 Apocalipse a revelação de jesus cristo
Lição 1 Apocalipse a revelação de jesus cristoLição 1 Apocalipse a revelação de jesus cristo
Lição 1 Apocalipse a revelação de jesus cristo
 
Lição 13 aviva ó senhor a tua obra
Lição 13   aviva ó senhor a tua obraLição 13   aviva ó senhor a tua obra
Lição 13 aviva ó senhor a tua obra
 
Lição 12 conservando a pureza do movimento pentecostal
Lição 12   conservando a pureza do movimento pentecostalLição 12   conservando a pureza do movimento pentecostal
Lição 12 conservando a pureza do movimento pentecostal
 
Lição 9 a pureza do movimento pentecostal
Lição 9   a pureza do movimento pentecostalLição 9   a pureza do movimento pentecostal
Lição 9 a pureza do movimento pentecostal
 
Teologia da liderança e da administração dias 25 de maio e 2 de junho
Teologia da liderança e da administração dias 25 de maio e 2 de junhoTeologia da liderança e da administração dias 25 de maio e 2 de junho
Teologia da liderança e da administração dias 25 de maio e 2 de junho
 
Teologia da liderança e da administração dias 9 e 16 de junho
Teologia da liderança e da administração dias 9 e 16 de junhoTeologia da liderança e da administração dias 9 e 16 de junho
Teologia da liderança e da administração dias 9 e 16 de junho
 
Teologia da liderança e da administração dias 9 e 16 de junho
Teologia da liderança e da administração dias 9 e 16 de junhoTeologia da liderança e da administração dias 9 e 16 de junho
Teologia da liderança e da administração dias 9 e 16 de junho
 
Teologia da educação cristã bacharel aula do dia 11 de maio
Teologia da educação cristã   bacharel aula do dia 11 de maioTeologia da educação cristã   bacharel aula do dia 11 de maio
Teologia da educação cristã bacharel aula do dia 11 de maio
 
Teologia da educação cristã bacharel aula 3
Teologia da educação cristã   bacharel aula 3Teologia da educação cristã   bacharel aula 3
Teologia da educação cristã bacharel aula 3
 
Pentecostalismo e a heresia unicista professor alberto
Pentecostalismo e a heresia unicista   professor albertoPentecostalismo e a heresia unicista   professor alberto
Pentecostalismo e a heresia unicista professor alberto
 
Raizes historico teologicas do movimento pentecostal
Raizes historico teologicas do movimento pentecostalRaizes historico teologicas do movimento pentecostal
Raizes historico teologicas do movimento pentecostal
 
Educacao Teologica nas Assembleias de Deus
Educacao Teologica nas Assembleias de Deus Educacao Teologica nas Assembleias de Deus
Educacao Teologica nas Assembleias de Deus
 
Teologia da educação cristã bacharel aula 3
Teologia da educação cristã   bacharel aula 3Teologia da educação cristã   bacharel aula 3
Teologia da educação cristã bacharel aula 3
 
Teologia da educação cristã bacharel aula 3
Teologia da educação cristã   bacharel aula 3Teologia da educação cristã   bacharel aula 3
Teologia da educação cristã bacharel aula 3
 
Escatologia aula 5
Escatologia   aula 5Escatologia   aula 5
Escatologia aula 5
 
Teologia da educação cristã
Teologia da educação cristã  Teologia da educação cristã
Teologia da educação cristã
 

Último

9ª aula - livro de Atos dos apóstolos Cap 18 e 19
9ª aula - livro de Atos dos apóstolos Cap 18 e 199ª aula - livro de Atos dos apóstolos Cap 18 e 19
9ª aula - livro de Atos dos apóstolos Cap 18 e 19PIB Penha
 
TEMPERAMENTOS.pdf.......................
TEMPERAMENTOS.pdf.......................TEMPERAMENTOS.pdf.......................
TEMPERAMENTOS.pdf.......................CarlosJnior997101
 
Taoismo (Origem e Taoismo no Brasil) - Carlos vinicius
Taoismo (Origem e Taoismo no Brasil) - Carlos viniciusTaoismo (Origem e Taoismo no Brasil) - Carlos vinicius
Taoismo (Origem e Taoismo no Brasil) - Carlos viniciusVini Master
 
Série: O Conflito - Palestra 08. Igreja Adventista do Sétimo Dia
Série: O Conflito - Palestra 08. Igreja Adventista do Sétimo DiaSérie: O Conflito - Palestra 08. Igreja Adventista do Sétimo Dia
Série: O Conflito - Palestra 08. Igreja Adventista do Sétimo DiaDenisRocha28
 
Baralho Cigano Significado+das+cartas+slides.pdf
Baralho Cigano Significado+das+cartas+slides.pdfBaralho Cigano Significado+das+cartas+slides.pdf
Baralho Cigano Significado+das+cartas+slides.pdfJacquelineGomes57
 
Formação de Formadores III - Documentos Concílio.pptx
Formação de Formadores III - Documentos Concílio.pptxFormação de Formadores III - Documentos Concílio.pptx
Formação de Formadores III - Documentos Concílio.pptxVivianeGomes635254
 
A Besta que emergiu do Abismo (O OITAVO REI).
A Besta que emergiu do Abismo (O OITAVO REI).A Besta que emergiu do Abismo (O OITAVO REI).
A Besta que emergiu do Abismo (O OITAVO REI).natzarimdonorte
 
AS FESTAS DO CRIADOR FORAM ABOLIDAS NA CRUZ?.pdf
AS FESTAS DO CRIADOR FORAM ABOLIDAS NA CRUZ?.pdfAS FESTAS DO CRIADOR FORAM ABOLIDAS NA CRUZ?.pdf
AS FESTAS DO CRIADOR FORAM ABOLIDAS NA CRUZ?.pdfnatzarimdonorte
 
Oração Pelos Cristãos Refugiados
Oração Pelos Cristãos RefugiadosOração Pelos Cristãos Refugiados
Oração Pelos Cristãos RefugiadosNilson Almeida
 
MATERIAL DE APOIO - E-BOOK - CURSO TEOLOGIA DA BÍBLIA
MATERIAL DE APOIO - E-BOOK - CURSO TEOLOGIA DA BÍBLIAMATERIAL DE APOIO - E-BOOK - CURSO TEOLOGIA DA BÍBLIA
MATERIAL DE APOIO - E-BOOK - CURSO TEOLOGIA DA BÍBLIAInsituto Propósitos de Ensino
 
G6 - AULA 7.pdf ESDE G6 - MEDIUNIDADE de efeitos intelectuais
G6 - AULA 7.pdf ESDE G6 - MEDIUNIDADE  de efeitos intelectuaisG6 - AULA 7.pdf ESDE G6 - MEDIUNIDADE  de efeitos intelectuais
G6 - AULA 7.pdf ESDE G6 - MEDIUNIDADE de efeitos intelectuaisFilipeDuartedeBem
 
Ha muitas moradas na Casa de meu Pai - Palestra Espirita
Ha muitas moradas na Casa de meu Pai - Palestra EspiritaHa muitas moradas na Casa de meu Pai - Palestra Espirita
Ha muitas moradas na Casa de meu Pai - Palestra EspiritaSessuana Polanski
 
O SELO DO ALTÍSSIMO E A MARCA DA BESTA .
O SELO DO ALTÍSSIMO E A MARCA DA BESTA .O SELO DO ALTÍSSIMO E A MARCA DA BESTA .
O SELO DO ALTÍSSIMO E A MARCA DA BESTA .natzarimdonorte
 
DIP Domingo da Igreja Perseguida 2024.pptx
DIP Domingo da Igreja Perseguida 2024.pptxDIP Domingo da Igreja Perseguida 2024.pptx
DIP Domingo da Igreja Perseguida 2024.pptxRoseLucia2
 
Série Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 131 - O Mundo e a Crença
Série Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 131 - O Mundo e a CrençaSérie Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 131 - O Mundo e a Crença
Série Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 131 - O Mundo e a CrençaRicardo Azevedo
 

Último (17)

Mediunidade e Obsessão - Doutrina Espírita
Mediunidade e Obsessão - Doutrina EspíritaMediunidade e Obsessão - Doutrina Espírita
Mediunidade e Obsessão - Doutrina Espírita
 
9ª aula - livro de Atos dos apóstolos Cap 18 e 19
9ª aula - livro de Atos dos apóstolos Cap 18 e 199ª aula - livro de Atos dos apóstolos Cap 18 e 19
9ª aula - livro de Atos dos apóstolos Cap 18 e 19
 
TEMPERAMENTOS.pdf.......................
TEMPERAMENTOS.pdf.......................TEMPERAMENTOS.pdf.......................
TEMPERAMENTOS.pdf.......................
 
Taoismo (Origem e Taoismo no Brasil) - Carlos vinicius
Taoismo (Origem e Taoismo no Brasil) - Carlos viniciusTaoismo (Origem e Taoismo no Brasil) - Carlos vinicius
Taoismo (Origem e Taoismo no Brasil) - Carlos vinicius
 
Aprendendo a se amar e a perdoar a si mesmo
Aprendendo a se amar e a perdoar a si mesmoAprendendo a se amar e a perdoar a si mesmo
Aprendendo a se amar e a perdoar a si mesmo
 
Série: O Conflito - Palestra 08. Igreja Adventista do Sétimo Dia
Série: O Conflito - Palestra 08. Igreja Adventista do Sétimo DiaSérie: O Conflito - Palestra 08. Igreja Adventista do Sétimo Dia
Série: O Conflito - Palestra 08. Igreja Adventista do Sétimo Dia
 
Baralho Cigano Significado+das+cartas+slides.pdf
Baralho Cigano Significado+das+cartas+slides.pdfBaralho Cigano Significado+das+cartas+slides.pdf
Baralho Cigano Significado+das+cartas+slides.pdf
 
Formação de Formadores III - Documentos Concílio.pptx
Formação de Formadores III - Documentos Concílio.pptxFormação de Formadores III - Documentos Concílio.pptx
Formação de Formadores III - Documentos Concílio.pptx
 
A Besta que emergiu do Abismo (O OITAVO REI).
A Besta que emergiu do Abismo (O OITAVO REI).A Besta que emergiu do Abismo (O OITAVO REI).
A Besta que emergiu do Abismo (O OITAVO REI).
 
AS FESTAS DO CRIADOR FORAM ABOLIDAS NA CRUZ?.pdf
AS FESTAS DO CRIADOR FORAM ABOLIDAS NA CRUZ?.pdfAS FESTAS DO CRIADOR FORAM ABOLIDAS NA CRUZ?.pdf
AS FESTAS DO CRIADOR FORAM ABOLIDAS NA CRUZ?.pdf
 
Oração Pelos Cristãos Refugiados
Oração Pelos Cristãos RefugiadosOração Pelos Cristãos Refugiados
Oração Pelos Cristãos Refugiados
 
MATERIAL DE APOIO - E-BOOK - CURSO TEOLOGIA DA BÍBLIA
MATERIAL DE APOIO - E-BOOK - CURSO TEOLOGIA DA BÍBLIAMATERIAL DE APOIO - E-BOOK - CURSO TEOLOGIA DA BÍBLIA
MATERIAL DE APOIO - E-BOOK - CURSO TEOLOGIA DA BÍBLIA
 
G6 - AULA 7.pdf ESDE G6 - MEDIUNIDADE de efeitos intelectuais
G6 - AULA 7.pdf ESDE G6 - MEDIUNIDADE  de efeitos intelectuaisG6 - AULA 7.pdf ESDE G6 - MEDIUNIDADE  de efeitos intelectuais
G6 - AULA 7.pdf ESDE G6 - MEDIUNIDADE de efeitos intelectuais
 
Ha muitas moradas na Casa de meu Pai - Palestra Espirita
Ha muitas moradas na Casa de meu Pai - Palestra EspiritaHa muitas moradas na Casa de meu Pai - Palestra Espirita
Ha muitas moradas na Casa de meu Pai - Palestra Espirita
 
O SELO DO ALTÍSSIMO E A MARCA DA BESTA .
O SELO DO ALTÍSSIMO E A MARCA DA BESTA .O SELO DO ALTÍSSIMO E A MARCA DA BESTA .
O SELO DO ALTÍSSIMO E A MARCA DA BESTA .
 
DIP Domingo da Igreja Perseguida 2024.pptx
DIP Domingo da Igreja Perseguida 2024.pptxDIP Domingo da Igreja Perseguida 2024.pptx
DIP Domingo da Igreja Perseguida 2024.pptx
 
Série Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 131 - O Mundo e a Crença
Série Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 131 - O Mundo e a CrençaSérie Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 131 - O Mundo e a Crença
Série Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 131 - O Mundo e a Crença
 

Teologia da liderança e da administração

  • 1. TEOLOGIA DA LIDERANÇA E DA ADMINISTRAÇÃO
  • 2. INTRODUÇÃO Você quer ser um líder, mas receia que as suas imperfeições o impeçam de ser bem sucedido? Você teme ser fraco demais para tornar-se um líder forte? Talvez esteja ocupando posição de liderança e esteja enfrentando frustrações e até fracasso. Se este é o caso, anime-se. Deus tem boas novas para você através desta matéria.
  • 3. FUNDAMENTOS DA LIDERANÇA Singularidade e a Identidade de cada um. As perspectivas de Jesus. A Perseverança de José. A Preparação de Moisés. A disposição e ousadia de Paulo em servir o Reino de Deus.
  • 4.
  • 5. Cada pessoa é única; contudo, Deus não depende da perfeição e nem da igualdade.
  • 6.
  • 7. “Destruirei a sabedoria dos sábios, e aniquilarei a inteligência dos entendidos”, I Coríntios 1.19 Paulo ainda diz:
  • 8. “A loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens. Irmãos, reparai, pois, na vossa vocação; visto que não foram chamados muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos nobres de nascimento; pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios, e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes; e Deus escolheu ... As desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são”
  • 9. Há uma grande lição nesta passagem. De nossas fraquezas, nossos tropeços e falhas, Deus pode elaborar Sua sabedoria. De nossas incompetências Deus pode elaborar Sua competência. Sua força se aperfeiçoa na fraqueza. Dá para ficar atônito com o tipo de pessoas que Deus escolhe para determinadas tarefas. Por exemplo, Ele mandou Paulo
  • 10. aos gentios. Quem havia estudado com Gamaliel, sabendo recitar todo o pentateuco de cor, sendo, portanto, fariseu, um judeu por excelência. Por conseguinte, ninguém melhor para evangelizar os judeus. Mas Paulo foi bem sucedido entre os gentios e não entre os judeus. Toda a instrução, talento, conhecimento cultural, tiveram de ser postos de lado.
  • 11. Ele teve de aprender a proclamar o Evangelho “não ... Em linguagem plausível de sabedoria, mas em demonstração de Espírito e poder.” Os gentios entre os quais trabalhou, tinham pouca apreciação por sua grande instrução. Pedro, no entanto, embora tenha iniciado o ministério entre os gentios, foi chamado por Deus a permanecer em Jerusalém e a
  • 12. trabalhar entre a elite dos judeus de todo o Império Romano. O que o habilitaria para esta tarefa? Certamente não foi a sua inteligência ou instrução. Ele era pouco instruído, era um pescador. Mas Deus o habilitou para o exercício da grande liderança.
  • 13. Como Deus Usa As Nossas Fraquezas? A Lei mostra o padrão de justiça de Deus, e ao mesmo tempo, o quanto somos profanos, pecadores, imperfeitos, mas a própria Lei nos serviu de Aio para nos conduzir a Cristo, Gl 3.24, que nos abraça em misericórdia e veste-nos com a sua própria justiça. Neste caso, “Faz forte ao fraco, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor.”
  • 14. Como Lidar Com Um Complexo de Inferioridade? Nossas fraquezas deveriam nos impelir para Cristo e não fazer-nos chafurdar em auto-aversão, auto-comiseração, ou introspecção. Após a ressurreição, Jesus lançou em rosto a incredulidade dos discípulos, e ao mesmo tempo, disse-lhes: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura.”
  • 15. “Jesus não estava vendo o que eles eram, mas o que podia fazer deles”. Deus quer que experimentemos a suficiência que vem dele. Ele aumenta a força. Sua graça é suficiente. Ele é a nossa força. Devemos também evitar a auto-consciência expressa nas seguintes frases: “Deus nunca poderia usar-me”, “Eu não presto para nada”, “Sou um fracassado, inútil”.
  • 16. Estas expressões revelam o sentimento que controla a nossa vida, o qual impede que sejamos os canais que Deus deseja fazer fluir o seu poder. Também não podemos cair na armadilha de pensar que Deus abençoa o complexo de inferioridade. O tipo de fraqueza à qual Ele responde é a “fraqueza dependente”, que diz: “Preciso de Deus e nada posso sem Ele.
  • 17. SEGUNDO PRINCÍPIO DEUS USA AQUELES QUE TROCARAM A SUA FORÇA PELA DELE “Os jovens se cansam e se fatigam, e os moços de exaustos caem, mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças”, Is 40.30,31 Renovar significa trocar. Deus não junta a nossa força à Dele. Ele troca, tira as nossas e insufla a Dele.
  • 18. TERCEIRO PRINCÍPIO DEUS TROCA FORÇAS COM OS QUE ESPERAM NELE “Os que esperam no Senhor trocam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam”, Is 40.32” Quando o crente aprende a esperar no Senhor em oração e obediência, ocorre a lei do deslocamento.
  • 19. A FORNALHA DA AFLIÇÃO Alguém pode perguntar: Como posso fazer com que minha vida seja cheia da força de Deus? Quando você era pequeno pensava no seu crescimento, mas este pensamento não lhe fazia crescer. Você cresceu porque permaneceu vivo e alimentando. Na vida espiritual não é diferente, quem permanece vivo e
  • 20. alimentando da palavra em oração e em obediência, experimentará a força divina lhe encher. Se você pôr uma chaleira d’água ao fogo, a água vai entrar em ebulição. Quando somos levados ao fogo da aflição, acontece algo em nosso interior. Nossas motivações são purificadas, as aspirações pelo pecado, são queimadas.
  • 21. Pedro afirmou: “...que aquele que padeceu na carne já cessou do pecado’, I Pe 4.1b. À medida que permanecemos esperando no Senhor, Ele intensifica o fogo das tribulações, dos testes e das tentações, e a sua vida começa a esquentar, com dois resultados:
  • 22.
  • 23. Foi-me bom ter sido afligido, para que aprendesse os teus estatutos.Salmos 119.71
  • 24. Quando Você Espera No Senhor, Ele Vem Por Meios Não Identificáveis Você ora: “Senhor, quero a Sua semelhança aperfeiçoada em mim”. E o que faz Deus? Ele o manda para prisão, como José, e você começa a se irritar debaixo do cativeiro, das limitações e das restrições. E você diz: “Como eu gostaria de sair deste lugar”. Mas não; foi Deus quem o colocou nele.
  • 25. Ele está respondendo a sua oração, mas não da maneira que você esperava. Sua resposta às circunstâncias que Deus cria, determinará se você se torna “amargo” ou “melhor”. Deus está agindo para tornar-te melhor. Isso ocorrerá se você ver Deus na adversidade, nos testes, nas provações, nas dificuldades e na frustrações.
  • 26. “O Líder é alguém que enxerga a oportunidade em cada dificuldade, e não a dificuldade em cada oportunidade.”
  • 27.
  • 29. Conhecer a fonte de autoridade, o Pai, Mt 20.23.
  • 30.
  • 31. O que mais dificulta é a volúpia pelo poder.
  • 32. O líder precisa de um coração de servo.
  • 33.
  • 34. cortou o casulo. Porém, a parte da borboleta que ainda estava dentro do casulo não estava plenamente desenvolvida. Somente aquela luta árdua e prolongada é que poderia completar o desenvolvimento da borboleta. Em vez de ajudar a larva a tornar-se uma borboleta, ele havia executado um aborto. A borboleta, semi-desenvolvida, morreu.
  • 35. Para exercer a liderança com sucesso é necessário primeiro calejar, provar o calor das provações, e amadurecer através do conhecimento experimental. José era o filho de Jacó, Gn 37. Deus dissera-lhe, num sonho, que grandes coisas lhe aconteceriam. Como ele deve ter ficado excitado ao relatar o sonho a seu pai e seus irmãos.
  • 36. Mas eles rejeitaram-no e odiaram-no por isso. De fato, seus irmãos tiveram tanto ciúme que acabaram vendendo-o como escravo a uns midianitas a caminho do Egito. Como poderia José conciliar as correntes que atavam os seus pulsos e tornozelos, com a visão que sabia ter recebido do Senhor? Os midianitas levaram José ao Egito e venderam-no a Potifar, o capitão da
  • 37. guarda de Faraó. Potifar, em breve, confiou tanto em José, que incumbiu-o de todos os seus negócios domésticos. Talvez José pensasse: “Aleluia” Não pude visualizar isto lá no fosso em que meus irmãos me jogaram, mas posso visualizar agora! O Senhor está me elevando. Dentro em breve Potifar falará a meu respeito com o Faraó, e darei início ao meu importante ministério”.
  • 38. Mas os sofrimentos de José ainda não tinham chegado bem ao nível da glória de seu chamado. Em vez de Potifar falar com Faraó, a mulher de Potifar tentou envolver José em imoralidade. Ao resistir à forte tentação para o mal, ele foi falsamente acusado, e atirado à masmorra. Pode ter parecido a José, que Deus tivesse recompensado a sua retidão jogando-o na prisão.
  • 39. Quantas vezes sentimos que se obedecemos a Deus, as coisas deveriam andar direito para nós? Bem quando esperando entrar na glória que Deus lhe prometera, ele encontrou-se no meio de uma prisão escura, fedorenta e imunda. Oh, que desespero! Depois de mais de 10 anos de cativeiro, José deve ter começado a duvidar da visão.
  • 40. É possível que tivesse perdido a esperança do cumprimento dos seus sonhos. Mesmo quando interpretou o sonho do padeiro e do copeiro do rei, é pouco provável que pensasse que isso o elevaria à Primeiro ministro do Egito. Mas a história de José não termina no cárcere. Embora José deva ter se desesperado, ele manteve-se em retidão.
  • 41. Não abandonou a Deus no meio das provações e dos aborrecimentos. Mas chegou o dia quando, mal tendo tido tempo de fazer a barba e tomar banho, foi-lhe dada autoridade sobre todo o Egito, ficando somente abaixo do Faraó. Dali a poucos anos veria os seus irmãos e seu pai curvarem-se diante dele; e veria cumprida a palavra de Deus em todos os detalhes.
  • 42. PREPARAÇÃO DE MOISÉS O preparo para a liderança acarreta muitas lágrimas e testes penosos, Hb 5.7,8. Isto se dá porque você está sendo treinado para suportar as árduas pressões que são o quinhão de um líder. A liderança cristã não é glamorosa, mas um combate. Você está em guerra contra Satanás e contra o mundo.
  • 43. Você é mal compreendido pelos membros de sua família, por seus amigos, e pelos outros cristãos. O pior de tudo é que, às vezes, você vem a ser criticado por pessoas motivadas pelo ciúme ou pelo medo. A Bíblia relata, no livro de Êxodo, uma imagem precisa do que a liderança acarreta. Moisés era o cabeça de mais de três milhões de pessoas.
  • 44. Eram um monte de rebeldes resmungões, reclamadores e fuxiqueiros que, às vezes, incluíam o irmão e a irmã dele. Viam milagres e logo depois resmungavam a respeito de uma coisa qualquer. Eles fomentavam uma rebelião atrás da outra. Não é de surpreender que Deus preparou Moisés por mais de 40 anos, antes que fosse colocado na sua
  • 45. posição de liderança. Se Moisés não tivesse passado aqueles quarenta anos no fundo do deserto com os carneiros cheios de problemas, do seu sogro, ele nunca teria se tornado o grande líder que veio a ser. Dois terços da sua vida foram de preparação e um terço no exercício de sua liderança.
  • 46. Aprendeu que Deus é tudo Liderando 40 Aprendeu que não era ninguém no deserto Aprendeu ser alguém No Egito 40 40
  • 47. DISPOSIÇÃO E OUSADIA DE PAULO EM SERVIR O REINO DE DEUS A liderança exercida pelo apóstolo Paulo, não deixa dúvidas de que tinha plena convicção de que fora chamado não somente para anunciar a Cristo, mas sobretudo para padecer por pelo seu Nome.
  • 48. VINTE RESOLUÇÕES DE UM LÍDER CRISTÃO Autor A. S. Worley Como líder cristão, pretendo: Tomar a mim a parte mais dura da tarefa e não deixar a parte enfadonha para os outros.
  • 49. Tomar cuidado com as coisas que me foram emprestadas.
  • 50. Seguir o Senhor com constância sabendo sempre qual é a Sua vontade para mim, e não estar mudando de direção a toda hora.
  • 51. Ser o primeiro a pedir desculpas num relacionamento estremecido, antes que a outra pessoa entregue os pontos.
  • 52. Alegrar-me quando vir Deus usar outra pessoa sem ficar enciumado.
  • 53. Entregar as circunstâncias adversas a Deus e não murmurar nem lamuriar-me.
  • 54. Esperar tranquilamente que Deus supra a todas as minhas necessidades e não insistir em sempre ter abundância de tudo, para ter paz de espírito.
  • 55. Enxergar a oportunidade em cada dificuldade, e não a dificuldade em cada oportunidade.
  • 56. Usar o meu dinheiro para manter as coisas em andamento e não esperar que os outros gastem o deles.
  • 57. Perseverar até à vitória com a mesma alma com a qual comecei e não abandoná-la depois de algum tempo.
  • 58. Prazeirosamente ajustar-me aos outros e não permitir que eles me dêem nos nervos.
  • 59. Aceitar de boa vontade a invasão do meu programa e não permitir que isto estrague o meu dia.
  • 60. Preocupar-me verdadeiramente com as pessoas e não deixá-las simplesmente de lado.
  • 61. Servir alegremente, de coração, para glorificar a Deus, não simplesmente fazer o mínimo necessário para fazer jus ao meu salário.
  • 62. Ser limpo e ordeiro em tudo que faço para que outro não tenha que vir atrás de mim, arrumar a minha bagunça. O lugar em que estive deverá estar em condições melhores depois que eu o deixar.
  • 63. Esperar diretamente de Deus a provisão para todas as minhas necessidades e não de alguém que me ajudou antes .
  • 64. Ser tão cuidadoso com os fundos do ministério quanto o sou com o meu próprio dinheiro.
  • 65. Ser capaz de louvar a Deus por todo o trabalho que os meus predecessores fizeram antes de minha chegada e tomar bastante tempo, até que eu esteja completamente familiarizado com todos os aspectos da organização, antes de fazer mudanças.
  • 66. Tocar para frente cada dia, em vez de ir levando.
  • 67. Dentro da medida de minha capacidade, prover às necessidades que eu vejo os outros terem.
  • 68. O PAPEL DO LÍDER
  • 69. O PAPEL DE CRISTO COMO LÍDER Qual a razão pela qual Jesus estava preparado para exercer a liderança? Em quais áreas Jesus pagou um alto preço para finalmente exercer a sua liderança eficiente? O que é exercer a liderança consciente da sua embaixada? Fale sobre o período de preparação em relação ao período do ministério de Jesus.
  • 70. QUALIDADES DO LÍDER Qual o tipo de liderança que mais se busca em termos de presidência? A relevância da vida espiritual do líder dentro do conceito cristão, consiste em três aspectos. Quais são?
  • 71. O LÍDER UM SERVO Como alguém pode ser servo sem fazer tudo em lugar de todos? Que habilidade é esse de ser líder sem se impor perante o grupo?
  • 72. O LÍDER É UM PASTOR Quais as principais características que definem o líder como um pastor?
  • 73. O LÍDER É UM EXEMPLO Em quais áreas da vida o líder deve ser um exemplo?
  • 74. PERSONALIDADE É FUNDAMENTAL O que é necessário na vida de um líder, para que ele lidere melhor e por mais tempo?
  • 75. MOTIVAÇÃO POSITIVA É ESSENCIAL Quais são as três emoções que o líder, pode provocar? Qual a motivação positiva que o líder deve provocar?
  • 76. AS VISÕES INDICAM O CAMINHO Quais são as cinco visões importante do líder?
  • 77. VISÃO AMPLA Como você define uma visão ampla, se tratando de ministério cristão?
  • 78. VISÃO COMPASSIVA Explique com suas palavras o que é uma visão compassiva
  • 79. VISÃO DE FÉ Qual é a capacitação proporcionada pela visão de fé?
  • 80. VISÃO PRÁTICA Em que consiste a relevância da visão prática?
  • 81. VISÃO URGENTE Discurse com base bíblica sobre a necessidade da visão urgente.
  • 82.
  • 83. NORMAS DE DECORO Ao faltar com as normas de decoro, dando a impressão que é antiquado, o que o liderados poderão pensar a respeito do seu líder?
  • 84. AUSÊNCIA DE EXTRAVAGÂNCIA Que tipo de leitura os liderados fazem de um líder extravagante?
  • 85. ADEQUAÇÃO À OCASIÃO Como o líder deve adequar-se à ocasião, com respeito ao seu traje? Que tipo de contribuição tem o traje na construção da imagem do líder?
  • 86. TÍTULOS PODEM DETERMINAR Até que ponto um título é importante no exercício da liderança? O que se deve considerar no uso de títulos?
  • 87. APRESENTAÇÕES AJUDAM OU DESTROEM Fale sobre o que é certo e errado na apresentação de um líder, e até que ponto isso pode comprometer o seu trabalho.
  • 88. PAPÉIS EXTREMOS DEVEM SER EVITADOS Sabemos que às vezes que o político usa gravata preta e beija bebês exageradamente. Fale sobre os extremos que devem ser evitados por parte de um líder cristão?
  • 89. PLANEJAR O que precisa ser considerado ao fazer um planejamento
  • 90. ORGANIZAR Ao organizar uma atividade quais são atitudes que deve tomar o líder?
  • 91. COMANDAR Comandar é fazer funcionar! Mas o líder não necessita e nem deve intrometer-se em tudo. O que deve fazer então?
  • 92. COORDENAR Qual deve ser a participação do líder ao coordenar uma atividade previamente estabelecida?
  • 93. CONTROLAR O controle é essencial para o sucesso de um plano. Se faltar o controle na execução do plano, o que pode acontecer?