SlideShare uma empresa Scribd logo
1 de 54
Módulo   Básico : Aula 5 Conhecendo Live CD's Linux
Módulo Básico: Aula 5  Apresentação ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
Módulo Básico: Aula 5  Objetivos Objetivos ,[object Object],[object Object],[object Object]
Módulo Básico: Aula 5  Introdução Introdução Estaremos conhecendo outras Distribuições Linux, sem estar precisando instalar, que é denominado como Live CD. Conhecendo novas interfaces gráficas, aplicações novas e comuns.
Módulo Básico: Aula 5  Live CD Live Cd Live CD  é um CD que contém um sistema operacional que não precisa ser instalada no disco rígido do usuário uma vez que  o sistema operacional completo é executado diretamente a partir do CD e da memória RAM.
Módulo Básico: Aula 5  Live Cd Usando Com o BIOS sendo configurado para buscar o sistema operacional no CD, logo após o processo de boot o conteúdo do  live cd  é lido, e o ambiente de trabalho é disponibilizado. Apesar de não estar instalado, o sistema consegue trabalhar como se estivesse acessando todos os dispositivos de hardware, conectando à Internet e executando aplicativos.
Módulo Básico: Aula 5  Live Cd Revolução Representam uma revolução no universo dos sistemas operacionais e no mundo linux em particular, pois permitem aos usuários experimentarem o sistema sem ter que abandonar os sistemas operacional instalado.
Módulo Básico: Aula 5  Live Cd Fazendo um Live Uma outra característica interessante dos live Cds é que eles tem permitido que pessoas com poucos conhecimentos de informática sejam capazes de construir as suas próprias distribuições através de um processo denominado de remasterização. Este processo, porém, é uma característica nem sempre presente numa versão de live CD.
Módulo Básico: Aula 5  Live Cd Re o que? Remasterização é um termo utilizado entre usuários do Linux para designar o ato de personalizar as versões Linux, já existentes, pelos próprios usuários. Criar uma "remaster" não exige muitos conhecimentos de Informática. Hoje em dia existem várias ferramentas que facilitam esse processo, tornando a remasterização menos complicada, exemplo do Kanopus.
Módulo Básico: Aula 5  Ubuntu Ubuntu Ubuntu  é um sistema operacional Linux baseado na distribuição Debian. É patrocinado pela Canonical Ltd (dirigida por Mark Shuttleworth) e o seu nome deriva do conceito Sul Africano Ubuntu (pronuncia-se /ùbúntú/ - u-BÚN-tu;) — diretamente traduzido como  "humanidade para com os outros" .
Módulo Básico: Aula 5  Ubuntu Ubuntu A Comunidade Ubuntu ajuda-se mutuamente, não havendo distinção de novatos ou veteranos; a informação deve ser compartilhada para que se possa ajudar quem quer que seja, independentemente do nível de dificuldade.
Módulo Básico: Aula 5  Ubuntu Características Novas versões do Ubuntu são lançadas com um intervalo aproximado de um mês após os lançamentos do GNOME. Um dos focos principais é a usabilidade, incluindo o uso da ferramenta  sudo  para tarefas administrativas (similar ao Mac OS X) procurando oferecer uma gama de recursos completa a partir de uma instalação padrão.
Módulo Básico: Aula 5  Ubuntu Características Acessibilidade e  internacionalização, permitindo a utilização do sistema pelo maior número de pessoas possível. A partir da versão 5.04, a codificação de caracteres padrão é o UTF-8 (permitindo a utilização de caracteres não utilizados no alfabeto latino). O projeto visa também a oferecer suporte-técnico nos idiomas de seus usuários.
Módulo Básico: Aula 5  Ubuntu Comunidade O Ubuntu possui uma forte ligação com a comunidade Debian, contribuindo directa e imediatamente qualquer modificação nos códigos-fonte, ao invés de apenas anunciar essas mudanças em uma data posterior. Muitos programadores do Ubuntu mantêm pacotes chave do próprio Debian.
Módulo Básico: Aula 5  Ubuntu Disponibilidade Todas as versões do Ubuntu são disponibilizadas sem custo algum. Cópias em CD do Ubuntu são enviadas gratuitamente para quem as solicitar, e estão disponíveis para cópia na internet.a
Módulo Básico: Aula 5  Ubuntu Live Cd Ubuntu O Ubuntu cabe em um único CD e é oferecido como um Live CD que pode ser utilizado para uma instalação permanente. O  Live CD  é utilizado por muitos usuários a fim de testar a compatibilidade de hardware antes de instalar o sistema.
Módulo Básico: Aula 5  Ubuntu Fundação Ubuntu Em 8 de julho de 2005, Mark Shuttleworth e a Canonical Ltd anunciaram a criação da Fundação Ubuntu e providenciaram um aporte inicial de dez milhões de dólares. A finalidade da fundação é garantir apoio e desenvolvimento a todas as versões posteriores à 5.10.
Módulo Básico: Aula 5  Ubuntu Lançamentos Uma nova versão do Ubuntu é lançada semestralmente, e cada lançamento tem um nome de código e um número de versão. O número de versão é baseado no ano e no mês de lançamento. Por exemplo o Ubuntu 4.10 foi lançado em Outubro de 2004.
Módulo Básico: Aula 5  Ubuntu Projetos derivados ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
Módulo Básico: Aula 5  Página Oficial Página Oficial Página do site oficial:  www.ubuntu.com
Módulo Básico: Aula 5  Slax Slax SLAX  é uma distribuição Linux baseada em Slackware Linux. É um Live CD, podendo ser executada sem instalação no disco rígido - ou mesmo em um computador sem disco rígido. Ele pode ser executado pelo CD, por um drive USB ou pela memória RAM - o que libera o drive de CD para outros usos.
Módulo Básico: Aula 5  Slax Tipos de Slax ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
Módulo Básico: Aula 5  Slax Tipos de gerênciadores gráficos SLAX Standard e Kill Bill usam o KDE como seu ambiente desktop, enquanto o Popcorn usa Xfce. O FluxBox é uma opção em todas as versões exceto Frodo.
Módulo Básico: Aula 5  Slax Versão A versão atual estável do SLAX é a  5.1.8.1  que tem cerca de 192MB, entretanto, está disponível a versão de pré-visualização 6 da versão 6 Beta, que contém 204Mb, sendo que se pode escolher para adicionar dentre 27 módulos de linguagens, incluindo o português do Brasil ou de Portugal.
Módulo Básico: Aula 5  Slax Características ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
Módulo Básico: Aula 5  Slax Módulos Como o Slax é uma distribuição derivada do Slackware, se pode adicionar módulos para aumentar sua funcionabilidade. Para isso, entre na sessão Módulos e selecione um módulo de seu interesse, que vai de jogos até aplicativos de console.
Módulo Básico: Aula 5  Página Oficial Página Oficial Página oficial dessa distribuição:  http://www.slax.org
Módulo Básico: Aula 5  Kurumin Kurumin O  Kurumin   Linux  é uma distribuição Linux baseada no Knoppix e que mantém o mesmo sistema de detecção de hardware desta distribuição. Todavia, o Kurumin foi projetado para que fosse bem mais compacto, cabendo, assim, em suas versões iniciais, em um mini-CD de 80 mm.
Módulo Básico: Aula 5  Kurumin História Inicialmente o seu desenvolvedor, Carlos E. Morimoto, deu início ao projeto apenas para fins de uso pessoal; porém, ao anunciar a sua criação no seu site, muita gente demonstrou interesse pelo projeto, o que incentivou Morimoto a levar o projeto adiante. Segundo o sítio DistroWatch, Kurumin é a distribuição Linux mais popular no Brasil.
Módulo Básico: Aula 5  Kurumin Origem O nome  kurumin  vêm da Língua tupi-guarani, onde "curumim" significa “menino”, “criança”, em uma alusão a uma distribuição Linux mais leve e simples. A letra  k  no início da palavra é uma referência ao Knoppix. O logotipo do Kurumin é um pingüim com aspecto infantil: pequeno, simpático e mais magro do que o Tux, o pingüim que representa o Linux em si. Outras características notáveis são o cocar na cabeça do mascote e uma bandeira do Brasil em sua barriga.
Módulo Básico: Aula 5  Kurumin Características ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
Módulo Básico: Aula 5  Kurumin O Sistema O objetivo do Kurumin é ser uma distribuição destinada ao uso em desktops, fácil de usar e instalar e que resolva problemas clássicos como a falta de suporte a softmodems e a multimídia.  A lei é simplificar ao máximo o uso e configuração do sistema. Seguindo está filosofia, o Kurumin já vem em Português do Brasil.
Módulo Básico: Aula 5  Kurumin Instalar Também é possível instalar o Kurumin no HD, usando o utilitário "Instalar Kurumin no HD, mantendo as configurações atuais" encontrado no iniciar(Ícone do K, encontrado na barra de tarefas). Esta é uma versão modificada do knx-hdinstall do Knoppix, afim que a instalação no HD se comporte de forma quase idêntica ao CD, ao contrário do Knoppix.
Módulo Básico: Aula 5  Kurumin Sistema de Arquivos NTFS Assim como no Knoppix você pode montar partições existentes no HD, incluindo partições NTFS (em modo somente leitura) e acessar os arquivos armazenados. Já é possível escrever em partições NTFS com o uso do NTFS-3g.
Módulo Básico: Aula 5  Kurumin Página Oficial Página Oficial do Kurumin:  www.guiadohardware.net/gdhpress/kurumin/
Módulo Básico: Aula 5  Gerênciadores de Janelas Gerênciadores de Janelas Quando se usa um computador em modo gráfico (diferente do modo texto), geralmente se vêem os programas representados por  janelas  na Área de Trabalho. Para que isto ocorra, é preciso que exista um programa que chamamos de Gerenciador de Janelas.
Módulo Básico: Aula 5  Gerênciadores de Janelas Gerênciadores de Janelas A principal função de um gerenciador de janelas é, como o próprio nome diz, gerenciar a apresentação das janelas e fornecer métodos para controlar aplicações, criar e acessar menus, além de fornecer meios para que o usuário possa personalizar o seu ambiente.
Módulo Básico: Aula 5  Gerênciadores de Janelas Gerênciadores de Janelas Existe um Servidor de Janelas que chama o modo gráfico (pode ser, por exemplo, o XFree86 ou o X.org). Assim, toda a complicada configuração gráfica precisa ser feita apenas para este software-servidor. O servidor chama o modo gráfico e permite a execução de programas feitos com bibliotecas especialmente criadas para esse modo.
Módulo Básico: Aula 5  Gerênciadores de Janelas Gerênciadores de Janelas Esses programas especiais na verdade só trazem informações, quanto à janela, o título e o tipo de janela. Assim, se for executado apenas o Servidor Gráfico, tem-se o ambiente gráfico, mas cada programa que esteja neste ambiente gráfico estará parado num canto, sem barra de título. Não se pode sequer maximizar a janela ou tirar uma janela da frente de outra. Até mesmo fechar a janela só será permitido se houver uma opção assim nos menus.
Módulo Básico: Aula 5  Gerênciadores de Janelas Gerênciadores de Janelas ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
Módulo Básico: Aula 5  GNOME GNOME GNOME é acrônimo para  GNU Network Object Model Environment  ou Ambiente GNU de Modelos de Objeto de Rede. É um sistema compatível com muitos gerenciadores de janelas, muito favorável para os usuários que já se sentem à vontade com interfaces gráficas.
Módulo Básico: Aula 5  GNOME GNOME Atualmente o GNOME é uma interface que está em grande desenvolvimento. Existe um grande número de pessoas trabalhando com ele, construindo novas aplicações e deixando o seu ambiente cada vez melhor.
Módulo Básico: Aula 5  GNOME Características ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
Módulo Básico: Aula 5  KDE KDE Software de origem alemã, o  KDE  (sigla inglesa para  K Desktop Environment ) é, simultaneamente, um ambiente gráfico (que inclui um gerenciador de janelas) e uma plataforma de desenvolvimento livre e de código aberto, desenvolvido com base na biblioteca Qt.
Módulo Básico: Aula 5  KDE KDE O  gerenciador de janelas  disponibilizado é responsável por fornecer uma interface gráfica organizada e consistente para que aplicativos sejam executados e para que o usuário interaja com o computador, tanto utilizando aplicativos específicos quanto funções básicas como manipulação de arquivos e dispositivos.
Módulo Básico: Aula 5  KDE Aplicativos do KDE ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
Módulo Básico: Aula 5  xfce xfce Xfce  é um ambiente de trabalho gráfico, executado sobre o sistema de janelas X em sistemas Unix e similares. Assim como GNOME, o Xfce utiliza a biblioteca GTK para fazer a interface com o usuário, o que os tornam ligeiramente parecidos. Entretanto, uma preocupação do Xfce é ser mais rápido e consumir menos recursos da máquina do que o GNOME, que é considerado excessivamente grande e consumidor de recursos desnecessariamente.
Módulo Básico: Aula 5  Aplicações Nativas Aplicações Nativas Em Linux temos algumas Aplicações Nativas, como Navegadores, Editores e Programas Multimídia. Os Lives Cd's veêm com uma lista padrão destes softwares, podemos ver por exemplo, a quantidade de Navegadores que eles tem, editores de textos, etc... Iremos falar dos softwares que geralmente tem nessas distribuições.
Módulo Básico: Aula 5  Aplicações Nativas Navegadores (Browsers) Um  navegador  (também conhecido como  web   browser  ou simplesmente  browser , termos em inglês) é um programa que habilita seus usuários a interagirem com documentos HTML (em linguagem de hipertexto) hospedados em um servidor Web, de acesso à Internet
Módulo Básico: Aula 5  Aplicações Nativas Navegadores ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
Módulo Básico: Aula 5  Aplicativos Nativos Editores de Texto Um processador de texto é um programa de computador destinado a editar e visualizar ficheiros (arquivos) de texto. Um processador de texto faz uso dos recursos computacionais a fim de realizar tarefas que seriam difíceis ou mesmo impossíveis de realizar com uma máquina de escrever.
Módulo Básico: Aula 5  Aplicativos Nativos Editores de Texto ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
Módulo Básico: Aula 5  Aplicativos Nativos Aplicativos Multimídia ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
Módulo Básico: Aula 5  Aplicativos Multimídia ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]

Mais conteúdo relacionado

Mais procurados

Mais procurados (17)

Produtividade & elegância com linux
Produtividade & elegância com linuxProdutividade & elegância com linux
Produtividade & elegância com linux
 
Ubuntu Fábio Alves
Ubuntu Fábio AlvesUbuntu Fábio Alves
Ubuntu Fábio Alves
 
IntroduçãO Ao Linux
IntroduçãO Ao LinuxIntroduçãO Ao Linux
IntroduçãO Ao Linux
 
Aula 2 Mini Curso de Linux
Aula 2 Mini Curso de LinuxAula 2 Mini Curso de Linux
Aula 2 Mini Curso de Linux
 
Desenvolvimento do Kernel Linux Versões 2.6.X - Douglas Schilling Landgraf
Desenvolvimento do Kernel Linux Versões 2.6.X - Douglas Schilling LandgrafDesenvolvimento do Kernel Linux Versões 2.6.X - Douglas Schilling Landgraf
Desenvolvimento do Kernel Linux Versões 2.6.X - Douglas Schilling Landgraf
 
Desenvolvendo uma distribuição Linux - Projeto Fedora
Desenvolvendo uma distribuição Linux - Projeto FedoraDesenvolvendo uma distribuição Linux - Projeto Fedora
Desenvolvendo uma distribuição Linux - Projeto Fedora
 
Apresentação Final
Apresentação FinalApresentação Final
Apresentação Final
 
Aula1
Aula1Aula1
Aula1
 
Aula 1 sistema operacional linux
Aula 1 sistema operacional linuxAula 1 sistema operacional linux
Aula 1 sistema operacional linux
 
Ubuntu
UbuntuUbuntu
Ubuntu
 
Aula 9
Aula 9Aula 9
Aula 9
 
Slackware Linux
Slackware LinuxSlackware Linux
Slackware Linux
 
Trabalho OpenSUSe
Trabalho OpenSUSeTrabalho OpenSUSe
Trabalho OpenSUSe
 
SlackWare - Leonel
SlackWare - LeonelSlackWare - Leonel
SlackWare - Leonel
 
Fedora 24 Release party
Fedora 24 Release partyFedora 24 Release party
Fedora 24 Release party
 
Introducao ao linux
Introducao ao linuxIntroducao ao linux
Introducao ao linux
 
Ubuntu trabalho final
Ubuntu trabalho finalUbuntu trabalho final
Ubuntu trabalho final
 

Destaque

Pré-aquecimento Ubuntu Linux
Pré-aquecimento Ubuntu LinuxPré-aquecimento Ubuntu Linux
Pré-aquecimento Ubuntu LinuxFreedom DayMS
 
Minicurso GNU/Linux básico - Aula1 - Semana Sistemas de Informação 2015 - UNI...
Minicurso GNU/Linux básico - Aula1 - Semana Sistemas de Informação 2015 - UNI...Minicurso GNU/Linux básico - Aula1 - Semana Sistemas de Informação 2015 - UNI...
Minicurso GNU/Linux básico - Aula1 - Semana Sistemas de Informação 2015 - UNI...Marlon Willrich
 
Estudar e trabalhar com o Ubuntu Linux 12.04
Estudar e trabalhar com o Ubuntu Linux 12.04Estudar e trabalhar com o Ubuntu Linux 12.04
Estudar e trabalhar com o Ubuntu Linux 12.04Marcelo Horacio Fortino
 
Sistemas operacionais 12
Sistemas operacionais   12Sistemas operacionais   12
Sistemas operacionais 12Fernando Vieira
 
Introdução ao Linux Ubuntu
Introdução ao Linux UbuntuIntrodução ao Linux Ubuntu
Introdução ao Linux UbuntuFilipe Kulinski
 
Apresentação de Linux Ubuntu
Apresentação de Linux UbuntuApresentação de Linux Ubuntu
Apresentação de Linux UbuntuCDP_Online
 
Ubuntu Linux
Ubuntu LinuxUbuntu Linux
Ubuntu Linuxisraeljrs
 
Tutorial apresentação linux educacional 5.0 alunos by delziene perdoncini
Tutorial apresentação linux educacional 5.0 alunos by delziene perdonciniTutorial apresentação linux educacional 5.0 alunos by delziene perdoncini
Tutorial apresentação linux educacional 5.0 alunos by delziene perdonciniDelziene Jesus
 
Introdução ao Linux - Aula 01
Introdução ao Linux - Aula 01Introdução ao Linux - Aula 01
Introdução ao Linux - Aula 01Ivaldo Cardoso
 
Apostila contabilidade i duplicatas
Apostila contabilidade i   duplicatasApostila contabilidade i   duplicatas
Apostila contabilidade i duplicatasapostilacontabil
 
Apostila contabilidade geral _ concursos
Apostila    contabilidade   geral _ concursosApostila    contabilidade   geral _ concursos
Apostila contabilidade geral _ concursosapostilacontabil
 
Matematica rm triangulo retangulo
Matematica rm triangulo retanguloMatematica rm triangulo retangulo
Matematica rm triangulo retangulosimuladocontabil
 

Destaque (20)

Pré-aquecimento Ubuntu Linux
Pré-aquecimento Ubuntu LinuxPré-aquecimento Ubuntu Linux
Pré-aquecimento Ubuntu Linux
 
Minicurso GNU/Linux básico - Aula1 - Semana Sistemas de Informação 2015 - UNI...
Minicurso GNU/Linux básico - Aula1 - Semana Sistemas de Informação 2015 - UNI...Minicurso GNU/Linux básico - Aula1 - Semana Sistemas de Informação 2015 - UNI...
Minicurso GNU/Linux básico - Aula1 - Semana Sistemas de Informação 2015 - UNI...
 
Estudar e trabalhar com o Ubuntu Linux 12.04
Estudar e trabalhar com o Ubuntu Linux 12.04Estudar e trabalhar com o Ubuntu Linux 12.04
Estudar e trabalhar com o Ubuntu Linux 12.04
 
Aulas 6 e 7
Aulas 6 e 7Aulas 6 e 7
Aulas 6 e 7
 
Sistemas operacionais 12
Sistemas operacionais   12Sistemas operacionais   12
Sistemas operacionais 12
 
Introdução ao Linux Ubuntu
Introdução ao Linux UbuntuIntrodução ao Linux Ubuntu
Introdução ao Linux Ubuntu
 
Apresentação de Linux Ubuntu
Apresentação de Linux UbuntuApresentação de Linux Ubuntu
Apresentação de Linux Ubuntu
 
Writer Linux
Writer LinuxWriter Linux
Writer Linux
 
Ubuntu Linux
Ubuntu LinuxUbuntu Linux
Ubuntu Linux
 
Tutorial apresentação linux educacional 5.0 alunos by delziene perdoncini
Tutorial apresentação linux educacional 5.0 alunos by delziene perdonciniTutorial apresentação linux educacional 5.0 alunos by delziene perdoncini
Tutorial apresentação linux educacional 5.0 alunos by delziene perdoncini
 
Introdução ao Linux - Aula 01
Introdução ao Linux - Aula 01Introdução ao Linux - Aula 01
Introdução ao Linux - Aula 01
 
Ubuntu 14.04
Ubuntu 14.04Ubuntu 14.04
Ubuntu 14.04
 
Cap1 exercicios comandos linux
Cap1 exercicios comandos linuxCap1 exercicios comandos linux
Cap1 exercicios comandos linux
 
Ubuntu
UbuntuUbuntu
Ubuntu
 
Apostila contabilidade i duplicatas
Apostila contabilidade i   duplicatasApostila contabilidade i   duplicatas
Apostila contabilidade i duplicatas
 
Resumo ativo
Resumo ativoResumo ativo
Resumo ativo
 
Aula04
Aula04Aula04
Aula04
 
Apostila contabilidade geral _ concursos
Apostila    contabilidade   geral _ concursosApostila    contabilidade   geral _ concursos
Apostila contabilidade geral _ concursos
 
Matematica rm triangulo retangulo
Matematica rm triangulo retanguloMatematica rm triangulo retangulo
Matematica rm triangulo retangulo
 
El Barroco Del Nuevo Mundo
El Barroco Del Nuevo MundoEl Barroco Del Nuevo Mundo
El Barroco Del Nuevo Mundo
 

Semelhante a Aula5

Aula 1 Mini Curso de Linux
Aula 1 Mini Curso de LinuxAula 1 Mini Curso de Linux
Aula 1 Mini Curso de LinuxRogério Cardoso
 
Linux Educacional 3 Fabio
Linux Educacional 3  FabioLinux Educacional 3  Fabio
Linux Educacional 3 Fabiofabioeduardo27
 
Sistemas Operativos - Linux
Sistemas Operativos - LinuxSistemas Operativos - Linux
Sistemas Operativos - LinuxFernando de Sá
 
Mandriva - Sistema Operacional
Mandriva - Sistema OperacionalMandriva - Sistema Operacional
Mandriva - Sistema OperacionalAnderson Favaro
 
Apresentação OpenSUSE 11.3 para Desenvolvedores - Portuguese
Apresentação OpenSUSE 11.3 para Desenvolvedores - PortugueseApresentação OpenSUSE 11.3 para Desenvolvedores - Portuguese
Apresentação OpenSUSE 11.3 para Desenvolvedores - PortugueseKomputer
 
AdministraçãO Gnu Linux
AdministraçãO Gnu LinuxAdministraçãO Gnu Linux
AdministraçãO Gnu Linuxpeter_lucas
 
A evolução dos Sistemas Operativos, desde os sistemas operativos Consola até ...
A evolução dos Sistemas Operativos, desde os sistemas operativos Consola até ...A evolução dos Sistemas Operativos, desde os sistemas operativos Consola até ...
A evolução dos Sistemas Operativos, desde os sistemas operativos Consola até ...Tudosbinformatica .blogspot.com
 
SISTEMAS OPERACIONAIS
SISTEMAS OPERACIONAISSISTEMAS OPERACIONAIS
SISTEMAS OPERACIONAISJota Sousa
 
Lizard os 2 Nosso Ubuntu Customizado
Lizard os 2 Nosso Ubuntu CustomizadoLizard os 2 Nosso Ubuntu Customizado
Lizard os 2 Nosso Ubuntu CustomizadoDw Dicas
 
Sistemas Operacionais - Gnu/Linux
Sistemas Operacionais - Gnu/LinuxSistemas Operacionais - Gnu/Linux
Sistemas Operacionais - Gnu/LinuxLuiz Arthur
 
As principais distribuições gnu linux versão 2012 [artigo]
As principais distribuições gnu linux   versão 2012 [artigo]As principais distribuições gnu linux   versão 2012 [artigo]
As principais distribuições gnu linux versão 2012 [artigo]Ronaldo Pinheiro
 
Linux mint slide
Linux mint slideLinux mint slide
Linux mint slidekokatk
 

Semelhante a Aula5 (20)

Suse - GNU/Linux
Suse - GNU/LinuxSuse - GNU/Linux
Suse - GNU/Linux
 
Aula 1 Mini Curso de Linux
Aula 1 Mini Curso de LinuxAula 1 Mini Curso de Linux
Aula 1 Mini Curso de Linux
 
Linux Educacional 3 Fabio
Linux Educacional 3  FabioLinux Educacional 3  Fabio
Linux Educacional 3 Fabio
 
Sistemas Operativos - Linux
Sistemas Operativos - LinuxSistemas Operativos - Linux
Sistemas Operativos - Linux
 
Mandriva - Sistema Operacional
Mandriva - Sistema OperacionalMandriva - Sistema Operacional
Mandriva - Sistema Operacional
 
Módulo 6 - Gnu/Linux
Módulo 6 - Gnu/LinuxMódulo 6 - Gnu/Linux
Módulo 6 - Gnu/Linux
 
Sasha&Jorge Pereira
Sasha&Jorge PereiraSasha&Jorge Pereira
Sasha&Jorge Pereira
 
Apresentação OpenSUSE 11.3 para Desenvolvedores - Portuguese
Apresentação OpenSUSE 11.3 para Desenvolvedores - PortugueseApresentação OpenSUSE 11.3 para Desenvolvedores - Portuguese
Apresentação OpenSUSE 11.3 para Desenvolvedores - Portuguese
 
Aula4
Aula4Aula4
Aula4
 
AdministraçãO Gnu Linux
AdministraçãO Gnu LinuxAdministraçãO Gnu Linux
AdministraçãO Gnu Linux
 
Ubuntu
UbuntuUbuntu
Ubuntu
 
A evolução dos Sistemas Operativos, desde os sistemas operativos Consola até ...
A evolução dos Sistemas Operativos, desde os sistemas operativos Consola até ...A evolução dos Sistemas Operativos, desde os sistemas operativos Consola até ...
A evolução dos Sistemas Operativos, desde os sistemas operativos Consola até ...
 
1 - Introdução ao linux
1 - Introdução ao linux1 - Introdução ao linux
1 - Introdução ao linux
 
SISTEMAS OPERACIONAIS
SISTEMAS OPERACIONAISSISTEMAS OPERACIONAIS
SISTEMAS OPERACIONAIS
 
Ubuntu Xubuntu Kubuntu
Ubuntu Xubuntu KubuntuUbuntu Xubuntu Kubuntu
Ubuntu Xubuntu Kubuntu
 
Lizard os 2 Nosso Ubuntu Customizado
Lizard os 2 Nosso Ubuntu CustomizadoLizard os 2 Nosso Ubuntu Customizado
Lizard os 2 Nosso Ubuntu Customizado
 
Sistemas Operacionais - Gnu/Linux
Sistemas Operacionais - Gnu/LinuxSistemas Operacionais - Gnu/Linux
Sistemas Operacionais - Gnu/Linux
 
As principais distribuições gnu linux versão 2012 [artigo]
As principais distribuições gnu linux   versão 2012 [artigo]As principais distribuições gnu linux   versão 2012 [artigo]
As principais distribuições gnu linux versão 2012 [artigo]
 
Linux mint slide
Linux mint slideLinux mint slide
Linux mint slide
 
Apostila
ApostilaApostila
Apostila
 

Mais de willians

Inter Aula1
Inter  Aula1Inter  Aula1
Inter Aula1willians
 
Aula6 Cont
Aula6 ContAula6 Cont
Aula6 Contwillians
 
Curso De Professores Jacareí
Curso De  Professores JacareíCurso De  Professores Jacareí
Curso De Professores Jacareíwillians
 
Lixoeletronico
LixoeletronicoLixoeletronico
Lixoeletronicowillians
 

Mais de willians (8)

Inter Aula1
Inter  Aula1Inter  Aula1
Inter Aula1
 
Aula6 Cont
Aula6 ContAula6 Cont
Aula6 Cont
 
Aula6
Aula6Aula6
Aula6
 
Curso De Professores Jacareí
Curso De  Professores JacareíCurso De  Professores Jacareí
Curso De Professores Jacareí
 
Lixoeletronico
LixoeletronicoLixoeletronico
Lixoeletronico
 
Aula1
Aula1Aula1
Aula1
 
Aula3
Aula3Aula3
Aula3
 
Aula2
Aula2Aula2
Aula2
 

Aula5

  • 1. Módulo Básico : Aula 5 Conhecendo Live CD's Linux
  • 2.
  • 3.
  • 4. Módulo Básico: Aula 5 Introdução Introdução Estaremos conhecendo outras Distribuições Linux, sem estar precisando instalar, que é denominado como Live CD. Conhecendo novas interfaces gráficas, aplicações novas e comuns.
  • 5. Módulo Básico: Aula 5 Live CD Live Cd Live CD é um CD que contém um sistema operacional que não precisa ser instalada no disco rígido do usuário uma vez que o sistema operacional completo é executado diretamente a partir do CD e da memória RAM.
  • 6. Módulo Básico: Aula 5 Live Cd Usando Com o BIOS sendo configurado para buscar o sistema operacional no CD, logo após o processo de boot o conteúdo do live cd é lido, e o ambiente de trabalho é disponibilizado. Apesar de não estar instalado, o sistema consegue trabalhar como se estivesse acessando todos os dispositivos de hardware, conectando à Internet e executando aplicativos.
  • 7. Módulo Básico: Aula 5 Live Cd Revolução Representam uma revolução no universo dos sistemas operacionais e no mundo linux em particular, pois permitem aos usuários experimentarem o sistema sem ter que abandonar os sistemas operacional instalado.
  • 8. Módulo Básico: Aula 5 Live Cd Fazendo um Live Uma outra característica interessante dos live Cds é que eles tem permitido que pessoas com poucos conhecimentos de informática sejam capazes de construir as suas próprias distribuições através de um processo denominado de remasterização. Este processo, porém, é uma característica nem sempre presente numa versão de live CD.
  • 9. Módulo Básico: Aula 5 Live Cd Re o que? Remasterização é um termo utilizado entre usuários do Linux para designar o ato de personalizar as versões Linux, já existentes, pelos próprios usuários. Criar uma "remaster" não exige muitos conhecimentos de Informática. Hoje em dia existem várias ferramentas que facilitam esse processo, tornando a remasterização menos complicada, exemplo do Kanopus.
  • 10. Módulo Básico: Aula 5 Ubuntu Ubuntu Ubuntu é um sistema operacional Linux baseado na distribuição Debian. É patrocinado pela Canonical Ltd (dirigida por Mark Shuttleworth) e o seu nome deriva do conceito Sul Africano Ubuntu (pronuncia-se /ùbúntú/ - u-BÚN-tu;) — diretamente traduzido como "humanidade para com os outros" .
  • 11. Módulo Básico: Aula 5 Ubuntu Ubuntu A Comunidade Ubuntu ajuda-se mutuamente, não havendo distinção de novatos ou veteranos; a informação deve ser compartilhada para que se possa ajudar quem quer que seja, independentemente do nível de dificuldade.
  • 12. Módulo Básico: Aula 5 Ubuntu Características Novas versões do Ubuntu são lançadas com um intervalo aproximado de um mês após os lançamentos do GNOME. Um dos focos principais é a usabilidade, incluindo o uso da ferramenta sudo para tarefas administrativas (similar ao Mac OS X) procurando oferecer uma gama de recursos completa a partir de uma instalação padrão.
  • 13. Módulo Básico: Aula 5 Ubuntu Características Acessibilidade e internacionalização, permitindo a utilização do sistema pelo maior número de pessoas possível. A partir da versão 5.04, a codificação de caracteres padrão é o UTF-8 (permitindo a utilização de caracteres não utilizados no alfabeto latino). O projeto visa também a oferecer suporte-técnico nos idiomas de seus usuários.
  • 14. Módulo Básico: Aula 5 Ubuntu Comunidade O Ubuntu possui uma forte ligação com a comunidade Debian, contribuindo directa e imediatamente qualquer modificação nos códigos-fonte, ao invés de apenas anunciar essas mudanças em uma data posterior. Muitos programadores do Ubuntu mantêm pacotes chave do próprio Debian.
  • 15. Módulo Básico: Aula 5 Ubuntu Disponibilidade Todas as versões do Ubuntu são disponibilizadas sem custo algum. Cópias em CD do Ubuntu são enviadas gratuitamente para quem as solicitar, e estão disponíveis para cópia na internet.a
  • 16. Módulo Básico: Aula 5 Ubuntu Live Cd Ubuntu O Ubuntu cabe em um único CD e é oferecido como um Live CD que pode ser utilizado para uma instalação permanente. O Live CD é utilizado por muitos usuários a fim de testar a compatibilidade de hardware antes de instalar o sistema.
  • 17. Módulo Básico: Aula 5 Ubuntu Fundação Ubuntu Em 8 de julho de 2005, Mark Shuttleworth e a Canonical Ltd anunciaram a criação da Fundação Ubuntu e providenciaram um aporte inicial de dez milhões de dólares. A finalidade da fundação é garantir apoio e desenvolvimento a todas as versões posteriores à 5.10.
  • 18. Módulo Básico: Aula 5 Ubuntu Lançamentos Uma nova versão do Ubuntu é lançada semestralmente, e cada lançamento tem um nome de código e um número de versão. O número de versão é baseado no ano e no mês de lançamento. Por exemplo o Ubuntu 4.10 foi lançado em Outubro de 2004.
  • 19.
  • 20. Módulo Básico: Aula 5 Página Oficial Página Oficial Página do site oficial: www.ubuntu.com
  • 21. Módulo Básico: Aula 5 Slax Slax SLAX é uma distribuição Linux baseada em Slackware Linux. É um Live CD, podendo ser executada sem instalação no disco rígido - ou mesmo em um computador sem disco rígido. Ele pode ser executado pelo CD, por um drive USB ou pela memória RAM - o que libera o drive de CD para outros usos.
  • 22.
  • 23. Módulo Básico: Aula 5 Slax Tipos de gerênciadores gráficos SLAX Standard e Kill Bill usam o KDE como seu ambiente desktop, enquanto o Popcorn usa Xfce. O FluxBox é uma opção em todas as versões exceto Frodo.
  • 24. Módulo Básico: Aula 5 Slax Versão A versão atual estável do SLAX é a 5.1.8.1 que tem cerca de 192MB, entretanto, está disponível a versão de pré-visualização 6 da versão 6 Beta, que contém 204Mb, sendo que se pode escolher para adicionar dentre 27 módulos de linguagens, incluindo o português do Brasil ou de Portugal.
  • 25.
  • 26. Módulo Básico: Aula 5 Slax Módulos Como o Slax é uma distribuição derivada do Slackware, se pode adicionar módulos para aumentar sua funcionabilidade. Para isso, entre na sessão Módulos e selecione um módulo de seu interesse, que vai de jogos até aplicativos de console.
  • 27. Módulo Básico: Aula 5 Página Oficial Página Oficial Página oficial dessa distribuição: http://www.slax.org
  • 28. Módulo Básico: Aula 5 Kurumin Kurumin O Kurumin Linux é uma distribuição Linux baseada no Knoppix e que mantém o mesmo sistema de detecção de hardware desta distribuição. Todavia, o Kurumin foi projetado para que fosse bem mais compacto, cabendo, assim, em suas versões iniciais, em um mini-CD de 80 mm.
  • 29. Módulo Básico: Aula 5 Kurumin História Inicialmente o seu desenvolvedor, Carlos E. Morimoto, deu início ao projeto apenas para fins de uso pessoal; porém, ao anunciar a sua criação no seu site, muita gente demonstrou interesse pelo projeto, o que incentivou Morimoto a levar o projeto adiante. Segundo o sítio DistroWatch, Kurumin é a distribuição Linux mais popular no Brasil.
  • 30. Módulo Básico: Aula 5 Kurumin Origem O nome kurumin vêm da Língua tupi-guarani, onde "curumim" significa “menino”, “criança”, em uma alusão a uma distribuição Linux mais leve e simples. A letra k no início da palavra é uma referência ao Knoppix. O logotipo do Kurumin é um pingüim com aspecto infantil: pequeno, simpático e mais magro do que o Tux, o pingüim que representa o Linux em si. Outras características notáveis são o cocar na cabeça do mascote e uma bandeira do Brasil em sua barriga.
  • 31.
  • 32. Módulo Básico: Aula 5 Kurumin O Sistema O objetivo do Kurumin é ser uma distribuição destinada ao uso em desktops, fácil de usar e instalar e que resolva problemas clássicos como a falta de suporte a softmodems e a multimídia. A lei é simplificar ao máximo o uso e configuração do sistema. Seguindo está filosofia, o Kurumin já vem em Português do Brasil.
  • 33. Módulo Básico: Aula 5 Kurumin Instalar Também é possível instalar o Kurumin no HD, usando o utilitário "Instalar Kurumin no HD, mantendo as configurações atuais" encontrado no iniciar(Ícone do K, encontrado na barra de tarefas). Esta é uma versão modificada do knx-hdinstall do Knoppix, afim que a instalação no HD se comporte de forma quase idêntica ao CD, ao contrário do Knoppix.
  • 34. Módulo Básico: Aula 5 Kurumin Sistema de Arquivos NTFS Assim como no Knoppix você pode montar partições existentes no HD, incluindo partições NTFS (em modo somente leitura) e acessar os arquivos armazenados. Já é possível escrever em partições NTFS com o uso do NTFS-3g.
  • 35. Módulo Básico: Aula 5 Kurumin Página Oficial Página Oficial do Kurumin: www.guiadohardware.net/gdhpress/kurumin/
  • 36. Módulo Básico: Aula 5 Gerênciadores de Janelas Gerênciadores de Janelas Quando se usa um computador em modo gráfico (diferente do modo texto), geralmente se vêem os programas representados por janelas na Área de Trabalho. Para que isto ocorra, é preciso que exista um programa que chamamos de Gerenciador de Janelas.
  • 37. Módulo Básico: Aula 5 Gerênciadores de Janelas Gerênciadores de Janelas A principal função de um gerenciador de janelas é, como o próprio nome diz, gerenciar a apresentação das janelas e fornecer métodos para controlar aplicações, criar e acessar menus, além de fornecer meios para que o usuário possa personalizar o seu ambiente.
  • 38. Módulo Básico: Aula 5 Gerênciadores de Janelas Gerênciadores de Janelas Existe um Servidor de Janelas que chama o modo gráfico (pode ser, por exemplo, o XFree86 ou o X.org). Assim, toda a complicada configuração gráfica precisa ser feita apenas para este software-servidor. O servidor chama o modo gráfico e permite a execução de programas feitos com bibliotecas especialmente criadas para esse modo.
  • 39. Módulo Básico: Aula 5 Gerênciadores de Janelas Gerênciadores de Janelas Esses programas especiais na verdade só trazem informações, quanto à janela, o título e o tipo de janela. Assim, se for executado apenas o Servidor Gráfico, tem-se o ambiente gráfico, mas cada programa que esteja neste ambiente gráfico estará parado num canto, sem barra de título. Não se pode sequer maximizar a janela ou tirar uma janela da frente de outra. Até mesmo fechar a janela só será permitido se houver uma opção assim nos menus.
  • 40.
  • 41. Módulo Básico: Aula 5 GNOME GNOME GNOME é acrônimo para GNU Network Object Model Environment ou Ambiente GNU de Modelos de Objeto de Rede. É um sistema compatível com muitos gerenciadores de janelas, muito favorável para os usuários que já se sentem à vontade com interfaces gráficas.
  • 42. Módulo Básico: Aula 5 GNOME GNOME Atualmente o GNOME é uma interface que está em grande desenvolvimento. Existe um grande número de pessoas trabalhando com ele, construindo novas aplicações e deixando o seu ambiente cada vez melhor.
  • 43.
  • 44. Módulo Básico: Aula 5 KDE KDE Software de origem alemã, o KDE (sigla inglesa para K Desktop Environment ) é, simultaneamente, um ambiente gráfico (que inclui um gerenciador de janelas) e uma plataforma de desenvolvimento livre e de código aberto, desenvolvido com base na biblioteca Qt.
  • 45. Módulo Básico: Aula 5 KDE KDE O gerenciador de janelas disponibilizado é responsável por fornecer uma interface gráfica organizada e consistente para que aplicativos sejam executados e para que o usuário interaja com o computador, tanto utilizando aplicativos específicos quanto funções básicas como manipulação de arquivos e dispositivos.
  • 46.
  • 47. Módulo Básico: Aula 5 xfce xfce Xfce é um ambiente de trabalho gráfico, executado sobre o sistema de janelas X em sistemas Unix e similares. Assim como GNOME, o Xfce utiliza a biblioteca GTK para fazer a interface com o usuário, o que os tornam ligeiramente parecidos. Entretanto, uma preocupação do Xfce é ser mais rápido e consumir menos recursos da máquina do que o GNOME, que é considerado excessivamente grande e consumidor de recursos desnecessariamente.
  • 48. Módulo Básico: Aula 5 Aplicações Nativas Aplicações Nativas Em Linux temos algumas Aplicações Nativas, como Navegadores, Editores e Programas Multimídia. Os Lives Cd's veêm com uma lista padrão destes softwares, podemos ver por exemplo, a quantidade de Navegadores que eles tem, editores de textos, etc... Iremos falar dos softwares que geralmente tem nessas distribuições.
  • 49. Módulo Básico: Aula 5 Aplicações Nativas Navegadores (Browsers) Um navegador (também conhecido como web browser ou simplesmente browser , termos em inglês) é um programa que habilita seus usuários a interagirem com documentos HTML (em linguagem de hipertexto) hospedados em um servidor Web, de acesso à Internet
  • 50.
  • 51. Módulo Básico: Aula 5 Aplicativos Nativos Editores de Texto Um processador de texto é um programa de computador destinado a editar e visualizar ficheiros (arquivos) de texto. Um processador de texto faz uso dos recursos computacionais a fim de realizar tarefas que seriam difíceis ou mesmo impossíveis de realizar com uma máquina de escrever.
  • 52.
  • 53.
  • 54.