Se ha denunciado esta presentación.
Utilizamos tu perfil de LinkedIn y tus datos de actividad para personalizar los anuncios y mostrarte publicidad más relevante. Puedes cambiar tus preferencias de publicidad en cualquier momento.

Uso da virgula

49 visualizaciones

Publicado el

Uso da vírgula. Exercícios.

Publicado en: Educación
  • Sé el primero en comentar

Uso da virgula

  1. 1. ©AREAL EDITORES 1 A VÍRGULA A vírgula usa-se para:  isolar o nome do lugar, nas datas; Porto, 17 de dezembro de 2014.  destacar um advérbio conectivo em início de período; Havia, porém, algo de taciturno e ansioso em Sören.  separar a oração introduzida pela conjunção coordenativa mas; Vivia naquela cidade há trinta anos, mas sempre como estrangeiro.  isolar conectores discursivos; O conto “Saga” é verídico, ou seja, foi inspirado em factos da biografia de um familiar de Sophia.  isolar o vocativo no início, meio ou fim da frase; - Sören, que notícias ouviste hoje na vila?  isolar o modificador do nome apositivo; O mar do Norte, verde e cinzento, rodeava Vig.  separar um modificador do grupo verbal quando ocorre no início ou no meio da frase; Depois dessa carta, Hans sonhou com Vig muitas vezes.  isolar modificadores da frase; De certa forma, Sören reconhecia o risco que corria.  ligar orações coordenadas assindéticas; As águas engrossavam devagar, as nuvens empurradas pelo vento acorriam e Hans viu que se estava formando uma tempestade.  intercalar orações subordinadas adverbiais numa frase; Nesse dia, quando ao cair da noite entrou em casa, Hans curvou a cabeça. RECORDA E FIXA
  2. 2. ©AREAL EDITORES 2  isolar orações subordinadas adverbiais, quando colocadas antes da subordinante; Para resistir ao vento, estendeu-se ao comprido no extremo do promontório.  isolar orações subordinadas adjetivas relativas explicativas; Hans, que queria ser marinheiro, fugiu de casa para poder realizar o seu sonho.  isolar orações intercaladas; Assim, diz-se, terá vagueado quatro dias.  separar os elementos duma enumeração; A sua adolescência cresceu entre os cais, os armazéns e os barcos. 1. Lê com atenção as frases que se seguem. 1. - Hans, disse o pai, nunca serás marinheiro. 2. Quando o vento parava, ouvia-se um tilintar de loiça no interior da casa. 3. Hans varreu o convés, mas não suportou a humilhação. 4. Hans caminhou na margem onde as mulheres, descalças, carregavam cestos de areia. 5. O pai do rapaz, que era teimoso, nunca o deixou regressar a Vig. 6. Vig, 12 de maio de 1830. 7. Chegado ao cais, o navio ancorou. 8. Hans gostava da cidade, contudo nunca esqueceu Vig. 9. Durante seis dias, Hans pareceu resistir. 10.Ao sétimo dia, a febre subiu, a respiração começou a ser difícil e algo se alterou.
  3. 3. ©AREAL EDITORES 3 11.A incerteza do diagnóstico era, de certa forma, uma misericórdia. 12.O jazigo de Hans situava-se entre lápides, bustos, anjos de pedra, canteiros e piedosas cruzes. 13. A mulher e os filhos, inquietos, debruçaram-se sobre ele. 14. – Deus te perdoe, Hans, porque nos injuriaste e abandonaste. 15. Depois dessa carta, Hans sonhou com Vig muitas vezes. 16. - Toma, meu pajem, leva o meu manto. 17. Nessa madrugada, em segredo, Hans abandonou o navio. 18. Hoyle, diz-se, era um negociante bem-sucedido. 19.Hans conhecera as ilhas do Atlântico, as costas de África e do Brasil, os mares da China. 20. Para que Hans descansasse em paz, os filhos construíram um barco naufragado. 2. Justifica a utilização das vírgulas em cada frase.
  4. 4. ©AREAL EDITORES 4 Sugestões de resolução 1. Serve para isolar o vocativo “Hans” e a oração intercalada. 2. Separa a oração subordinada adverbial temporal da oração subordinante. 3. Separa a oração introduzida pela conjunção coordenativa mas. 4. Isola o modificador do nome apositivo. 5. Isola a oração subordinada adjetiva relativa explicativa. 6. Isola o nome do lugar, na data. 7. Separa o modificador do grupo verbal que ocorre no início da frase. 8. Separa o advérbio conectivo “contudo”. 9. Separa o modificador do grupo verbal que ocorre no início da frase. 10. Separa o modificador do grupo verbal “Ao sétimo dia” e liga orações coordenadas assindéticas. 11. Isola o conector discursivo. 12. Separa os elementos de uma enumeração. 13. Isola o modificador do nome apositivo. 14. Isola o vocativo no meio da frase. 15. Separa o modificador do grupo verbal. 16. Isola o vocativo. 17. Separa modificadores do grupo verbal. 18. Isola a oração intercalada. 19. Separa elementos de uma enumeração. 20. Separa a oração subordinada adverbial final no início da frase.

×