SlideShare una empresa de Scribd logo
1 de 30
Um estudo sobre a evolução da presença do repórter nas seis décadas da TV brasileira DE PASSAGEM PELO TELEJORNALISMO
INTRODUÇÃO Elemento integrante da reportagem e, em consequência, do telejornal, o recurso em estudo é o momento em que o repórter aparece em uma determinada notícia evidenciando sua legítima passagem pelo local do acontecimento.  
OBJETIVO Compreender as transformações ocorridas na passagem telejornalística e analisar como tais modificações podem ter afetado a forma de se construir esse recurso nos dias atuais e quais as possíveis tendências para sua utilização em um futuro próximo. 
PROBLEMATIZAÇÃO Quais são os possíveis significados das constadas mudanças ocorridas na produção da passagem telejornalística ao longo de seis décadas de televisão no Brasil? 
JUSTIFICATIVA A passagem é uma solução amplamente utilizada no cotidiano dos repórteres de vídeo, funcionando como recurso de formulação da reportagem e, consequentemente, do telejornal.  A pesquisa se justifica por trazer confrontos de idéias teóricas e práticas, que tanto podem funcionar como fonte de consulta para estudos futuros como para uma melhor compreensão e aplicação do recurso em seu uso profissional.
METODOLOGIA Pesquisa híbrida, qualitativa e empírica.  Além de explanar conceitos como os de reportagem e passagem, foi realizada uma revisão bibliográfica de estudos relacionados direta ou indiretamente ao tema de pesquisa. Também foram entrevistados repórteres e analisados alguns de seus materiais Foram entrevistados uma fonoaudióloga, uma estilista e 14 repórteres, 8 homens e 6 mulheres. Em ordem cronológica de atuação: Passarinho, Francisco José, Musse, Kubrusly, Ibrahim, Souza, Rosing, Costa, Calderón, Oliveira, Aderaldo, Itaqui, Lemos e Matos.
TV DE IMPROVISO Merece ser conhecida a história da chegada da TV ao Brasil. Uma história que tem como protagonista um homem polêmico, envolvente, ousado, mas sem dúvida um nordestino corajoso. Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo.  Vera Íris Paternostro
TELEVISÃO: UMA AVENTURA DE “CHATÔ” A década de 50 foi marcada pela implantação da TV no Brasil por Assim Chateaubriand. Um início marcado pela existência de uma tecnologia de difícil manuseio e, em consequência, pouco favorável ao desenvolvimento do telejornalismo. Nesse período, a TV adotou a linguagem radiofônica e era associada à um rádio com imagens. Surgia, com o telejornalismo, o repórter de TV.
CONCEITOS DE REPORTAGEM As primeiras reportagens eram testemunhais (Tico-Tico e Spera) Um “relatório” para não iniciados. O repórter passa a ser “os olhos e os ouvidos do público”. Trabalho em equipe. Busca por profissionais polivalentes. Conceito atual: “convencionais de 40 segundos a 1 minuto e 30 segundos , e possui imagens com texto (off), boletim e um ou mais “personagens” (entrevistados). O resultado deve ser uma historinha com começo, meio e fim, contada a um público muito exigente, sempre disposto a ir embora (trocar de canal) caso o “espetáculo” não lhe agrade”. (PINTO, 1997).
CONCEITOS DE PASSAGEM Passagem é o momento chave em que o repórter aparece em uma reportagem televisiva. Em algumas localidades brasileiras também pode ser chamado de boletim ou stand-up.  O modelo tradicional foi incorporado do jornalismo norte-americano em 70. São muitas as definições de passagem. A maior parte delas, referentes a técnica de produção. O principal objetivo é estabelecer uma comunicação direta com o telespectador.
A passagem como elemento integrante da reportagem O repórter é, ao mesmo tempo, um observador e um artista. Um observador porque recolhe, um a um, os elementos de um acontecimento. Artista, porque lhes dá um encadeamento trabalhado, transformando-os num assunto útil e fascinante. Não é permitida  a ficção nem a falsificação: uma reportagem relata a realidade, de uma maneira precisa, detalhada, argumentada. Pierre Ganz
	A TECNOLOGIA ALIADA À TÉCNICA A técnica de se fazer passagem nasceu evoluiu graças a tecnologia. A partir da década de 70, com a chegada da Auricon, o recurso passou a ser desenvolvido.  Depois viriam as ENG e outras mais práticas. A passagem passa a ser utilizada como recurso de ancoragem tempo-espacial. O olhar do repórter não é, contudo, podado pela tecnologia. A passagem pode ser vista como uma associação entre conteúdo e estética.
TÉCNICA E ESTILO O estilo é um aliado das várias técnicas de se fazer passagem. Os padrões estéticos podem ser relativos à imagem ou ao próprio repórter (vestimenta, voz, postura, etc) Entrevistas com Cristiane Vieira e Karine Capistrano. Surge o conceito de presença de vídeo (empatia com o público e conquista de credibilidade). Surgiu a necessidade de formar repórteres preparados para o vídeo.
O REPÓRTER DE VÍDEO A técnica e estética são importantes, mas é preciso também ter ética e conteúdo. Surgiu a necessidade de formar um completo repórter de vídeo. Em meados da década de 70 surge o padrão Globo de Qualidade, o qual foi se modificando com o passar dos anos. Recentemente surge o conceito de videorrepórter, que deve ser diferenciado do repórter de vídeo. Como exemplo de videojornalismo, destaca-se o Profissão: Repórter. São muitas as trilhas que o repórter de vídeo, videorrepórter, repórter de TV, etc pode seguir.
A passagem na prática ,[object Object]
Me dá cinco minutos.
Vamos ensaiar as marcações, enquanto isto você vai passando o texto, ok?
Ok. A câmera abre naquele edifício e vem pra mim...O diálogo acima não faz parte de uma cena de filme ou telenovela. É o que acontece todos os dias, em qualquer lugar onde houver uma equipe de reportagem gravando. Ivonete Pinto
A ARTE DE NÃO INTERPRETAR O repórter de vídeo precisa encontrar uma maneira compreensiva e atrativa de utilização da imagem Os 14 repórteres entrevistados (em profundidade) expõem seus pensamentos e experiências. O pensamento deles, mesclado com o de alguns autores, demonstra as coincidências que existem entre a produção de um produto factual e um ficcional (Ivonete Pinto desenvolve bem esse tema). Discute-se o processo de produção da passagem (Francisco José, Oliveira, Rosing). Fato e ficção devem ser diferenciados (Passarinho fala da passagem escrita antes de ir para a rua).
A PASSAGEM PARA OS REPÓRTERES Em ordem cronológica de atuação, os repórteres expões pensamentos e experiências, que são confrontados com as idéias de estudiosos. Busca-se evidenciar a evolução da passagem. Passarinho conceitua passagem como forma de destacar a presença do repórter no local da matéria (construção de presença – Fechine e Lima). Francisco José destaca a função de “gerenciamento de atenção” e destaca a importância do entrosamento da equipe Christina Musse, assim como Fco. José, defende a utilização da passagem como recurso de ancoragem da reportagem e do telejornal.
A PASSAGEM PARA OS REPÓRTERES Kubrusly não vê necessidade de uso da passagem. Ibrahim vê o recurso como uma possibilidade, mas não necessidade e defende a “hierarquizaçãoinformativa”. Souza desenvolve bastante o plano sequência (de Tico-Tico e Spera).  Já é destaque, naturalidade e espontaneidade por meio do improviso. Rosing, usando a passagem tradicional, enfatiza a importância de se preocupar com o telespectador, surpreendendo-o e sendo criativo.
A PASSAGEM PARA OS REPÓRTERES Costa, através de sua experiência, destaca as  passagens de “desdobramento”, “contextualização e recuperação de informações” e, ainda, a de “proposição de juízos interpretativos”. Calderón diz que a passagem deve existir quando: faltar imagem, houver necessidade de ligar fatos e de hierarquizar dados. Destaque para a última. Oliveira defende que o telespectador deve ser surpreendido. Aderaldo lembra a importância da estética. Itaqui desenvolve a videorreportagem (novo conceito). Lemos enfatiza a importância de transmitir emoção. Matos reforça fatores anteriormente citados.
POSSÍVEIS TENDÊNCIAS E O ADVENTO DA TV DIGITAL A passagem permanece evoluindo? Rosing defende que não, apesar de acreditar na possibilidade. Costa vê a HDTV como uma ponte para a evolução. Calderón, Ibrahim, Itaqui e outros enfatizam a tendência da descontração e informalidade. Francisco José aposta na criatividade e especialização. Passarinho na necessidade de qualidade informativa. Lemos e Aderaldo, por exemplo, também vêem na evolução tecnológica novas possibilidades. A primeira destaca a necessidade de transmitir uma emoção, um sentimento.
CONSIDERAÇÕES FINAIS A passagem está em evolução desde a década de 70. A busca por profissionais polivalentes e o trabalho em equipe deve seguir sendo valorizado, mesmo com formatos como a viderreportagem. Mesmo não indispensável, a passagem é importante como recurso de ancoragem tempo-espacial. A boa passagem deve contar com “sorte”, saber aproveitar situações, transmitir emoção, ter estética agradável, ser criativa, surpreendente e utilizada em circunstâncias chave (respeitando a importância do fato). A má passagem simula a realidade e repete formatos (modismo).
CONSIDERAÇÕES FINAIS As possíveis tendências são: valorização estética, maior dinamismo, interação, improviso, busca por espontaneidade e autenticidade, maior abertura para proposição de juízos interpretativos e humanização das informações. Com a HDTV, os telespectadores serão mais interativos e críticos, o que exigirá cada vez mais qualidade de conteúdo.
VÍDEO DE PASSAGENS
REPRESENTAÇÃO DAS PASSAGENS Sandra Passarinho: dinamismo Francisco José: improviso (espontaneidade e autenticidade) Maurício Kubrusly: sem passagem, mas com interação Gérson de Souza: humanização (em plano sequência) Régis Rosing: surpresa (com naturalidade) Patrícia Calderón: interação Alysson Oliveira: criatividade (o inusitado) Lia Aderaldo: valorização estética Thais Itaqui: videorreportagem e humanização
REFERÊNCIAS Livros BARBEIRO, Heródoto; LIMA, Paulo. Manual de telejornalismo, Rio de Janeiro: Campus, 2002. BISTANE, Luciana; BACELLAR, Luciane. Jornalismo de TV. São Paulo: Contexto, 2005. BRITO, Juliana. Hibridismo de Gêneros: convergências das linguagens audiovisuais da grande reportagem televisiva e do documentário no programa Profissão: Repórter, da Rede Globo: Unifor, 2009. BRUM, Juliana. A hipótese do agenda setting: estudos e perspectivas: Unissinos, 2003. CURADO, Olga. A Notícia na TV: O dia-a-dia de quem faz telejornalismo. São Paulo: Alegro, 2002.
REFERÊNCIAS DUARTE, Elizabeth Bastos. Dos telejornais: reflexões sobre a temporalidade. In: DUARTE, Elizabeth Bastos. Televisão: ensaios metodológicos: Porto Alegre: Sulina, 2004. DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio. Métodos e Técnicas de Pesquisa em Comunicação. São Paulo: Atlas, 2005. FECHINE, Yvana; LIMA, Luisa Abreu e. Por uma sintaxe do telejornal: uma proposta de ensino. Revista Galáxia, São Paulo, n. 18, p. 263-275, dez. 2009. FENAJ (Federação Nacional dos Jornalistas). Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros. 2007. GANZ, Pierre. A reportagem em    rádio e televisão. Portugal: Editorial Inquérito. 1999.
REFERÊNCIAS KNEIPP, Valquíria. Trajetória da Formação do Telejornalista Brasileiro: as implicações do modelo americano. São Paulo, 2008. LAGE, Nilson.  A reportagem: teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística. Rio de Janeiro: Record, 2001. PATERNOSTRO, Vera. O texto na TV: Manual de telejornalismo, Rio de Janeiro: Campus, 1999. PINTO, Ivonete. A dramatização no telejornalismo Porto Alegre: FAMECOS, 1997. PRADO, Flávio. Ponto eletrônico. Editora Limiar: São Paulo, 1996. RESENDE, Guilherme. O telejornalismo brasileiro. São Paulo: Summus Editorial, 2000.

Más contenido relacionado

La actualidad más candente

Roteiro 2ª parte
Roteiro 2ª parteRoteiro 2ª parte
Roteiro 2ª parteFernando
 
INTRODUÇÃO À PRODUÇÃO DE ROTEIRO
INTRODUÇÃO À PRODUÇÃO DE ROTEIROINTRODUÇÃO À PRODUÇÃO DE ROTEIRO
INTRODUÇÃO À PRODUÇÃO DE ROTEIROFausto Coimbra
 
Radio e audio__revisao
Radio e audio__revisaoRadio e audio__revisao
Radio e audio__revisaoRoberto Cruz
 
Guia de como elaborar um projeto para documentario
Guia de como elaborar um projeto para documentarioGuia de como elaborar um projeto para documentario
Guia de como elaborar um projeto para documentarioTihee
 
Sinopse ou story line
Sinopse ou story lineSinopse ou story line
Sinopse ou story lineJosué Brazil
 
Oficina de Introdução ao Roteiro Audiovisual
Oficina de Introdução ao Roteiro AudiovisualOficina de Introdução ao Roteiro Audiovisual
Oficina de Introdução ao Roteiro AudiovisualPaola Giovana
 
Aula linguagem audiovisual 03 roteiro publicitário
Aula linguagem audiovisual 03 roteiro publicitárioAula linguagem audiovisual 03 roteiro publicitário
Aula linguagem audiovisual 03 roteiro publicitárioElizeu Nascimento Silva
 
Aula 6 - O Roteiro
Aula 6 - O RoteiroAula 6 - O Roteiro
Aula 6 - O RoteiroFernando
 
Carol Fioratti - Do Roteiro à Viabilização - TIP (13/07/2013)
Carol Fioratti - Do Roteiro à Viabilização - TIP (13/07/2013)Carol Fioratti - Do Roteiro à Viabilização - TIP (13/07/2013)
Carol Fioratti - Do Roteiro à Viabilização - TIP (13/07/2013)TIP
 
Roteiro pedro pazelli slide apresentação
Roteiro pedro pazelli slide apresentaçãoRoteiro pedro pazelli slide apresentação
Roteiro pedro pazelli slide apresentaçãoIsvaldo Souza
 
Conceitos básicos da produção audio visual
Conceitos básicos da produção audio visualConceitos básicos da produção audio visual
Conceitos básicos da produção audio visualFrancisco Machado
 
aula 01 - Produção Em Tv - parte 1
aula 01 - Produção Em Tv - parte 1aula 01 - Produção Em Tv - parte 1
aula 01 - Produção Em Tv - parte 1Fernando
 

La actualidad más candente (18)

Roteiro 2ª parte
Roteiro 2ª parteRoteiro 2ª parte
Roteiro 2ª parte
 
Apresentacao Radio Ondas
Apresentacao Radio OndasApresentacao Radio Ondas
Apresentacao Radio Ondas
 
Escrevendo um documentario
Escrevendo um documentarioEscrevendo um documentario
Escrevendo um documentario
 
Apostilado locutor
Apostilado locutorApostilado locutor
Apostilado locutor
 
Slides do Módulo 3 sobre Roteiro e Edição de vídeo
Slides do Módulo 3 sobre Roteiro e Edição de vídeoSlides do Módulo 3 sobre Roteiro e Edição de vídeo
Slides do Módulo 3 sobre Roteiro e Edição de vídeo
 
INTRODUÇÃO À PRODUÇÃO DE ROTEIRO
INTRODUÇÃO À PRODUÇÃO DE ROTEIROINTRODUÇÃO À PRODUÇÃO DE ROTEIRO
INTRODUÇÃO À PRODUÇÃO DE ROTEIRO
 
Radio e audio__revisao
Radio e audio__revisaoRadio e audio__revisao
Radio e audio__revisao
 
Guia de como elaborar um projeto para documentario
Guia de como elaborar um projeto para documentarioGuia de como elaborar um projeto para documentario
Guia de como elaborar um projeto para documentario
 
Sinopse ou story line
Sinopse ou story lineSinopse ou story line
Sinopse ou story line
 
O Que é Um Roteiro
O Que é Um RoteiroO Que é Um Roteiro
O Que é Um Roteiro
 
Oficina de Introdução ao Roteiro Audiovisual
Oficina de Introdução ao Roteiro AudiovisualOficina de Introdução ao Roteiro Audiovisual
Oficina de Introdução ao Roteiro Audiovisual
 
Aula linguagem audiovisual 03 roteiro publicitário
Aula linguagem audiovisual 03 roteiro publicitárioAula linguagem audiovisual 03 roteiro publicitário
Aula linguagem audiovisual 03 roteiro publicitário
 
Aula 6 - O Roteiro
Aula 6 - O RoteiroAula 6 - O Roteiro
Aula 6 - O Roteiro
 
Carol Fioratti - Do Roteiro à Viabilização - TIP (13/07/2013)
Carol Fioratti - Do Roteiro à Viabilização - TIP (13/07/2013)Carol Fioratti - Do Roteiro à Viabilização - TIP (13/07/2013)
Carol Fioratti - Do Roteiro à Viabilização - TIP (13/07/2013)
 
Roteiro pedro pazelli slide apresentação
Roteiro pedro pazelli slide apresentaçãoRoteiro pedro pazelli slide apresentação
Roteiro pedro pazelli slide apresentação
 
Conceitos básicos da produção audio visual
Conceitos básicos da produção audio visualConceitos básicos da produção audio visual
Conceitos básicos da produção audio visual
 
Curso Oratória Universidade Corporativa
Curso Oratória Universidade CorporativaCurso Oratória Universidade Corporativa
Curso Oratória Universidade Corporativa
 
aula 01 - Produção Em Tv - parte 1
aula 01 - Produção Em Tv - parte 1aula 01 - Produção Em Tv - parte 1
aula 01 - Produção Em Tv - parte 1
 

Destacado (16)

Oficina de Comunicação e Desinibição
Oficina de Comunicação e DesinibiçãoOficina de Comunicação e Desinibição
Oficina de Comunicação e Desinibição
 
Gestão jornalismo2013 amostra
Gestão jornalismo2013 amostraGestão jornalismo2013 amostra
Gestão jornalismo2013 amostra
 
Trabalho sociologia alteração
Trabalho sociologia alteraçãoTrabalho sociologia alteração
Trabalho sociologia alteração
 
Media training2013
Media training2013Media training2013
Media training2013
 
Tópicos especiais em jornalismo 2
Tópicos especiais em jornalismo 2Tópicos especiais em jornalismo 2
Tópicos especiais em jornalismo 2
 
O voo solo do videojornalismo
O voo solo do videojornalismoO voo solo do videojornalismo
O voo solo do videojornalismo
 
Telejornalismo II
Telejornalismo IITelejornalismo II
Telejornalismo II
 
Jornalismo literário slide
Jornalismo literário slideJornalismo literário slide
Jornalismo literário slide
 
Apresentação - Fernando Rocha | DMT Palestras
Apresentação - Fernando Rocha | DMT PalestrasApresentação - Fernando Rocha | DMT Palestras
Apresentação - Fernando Rocha | DMT Palestras
 
Técnicas de Apresentação e Oratória
Técnicas de Apresentação e OratóriaTécnicas de Apresentação e Oratória
Técnicas de Apresentação e Oratória
 
Aula reportagem tv
Aula reportagem tvAula reportagem tv
Aula reportagem tv
 
Oratória: A execlência para falar em público
Oratória: A execlência para falar em públicoOratória: A execlência para falar em público
Oratória: A execlência para falar em público
 
Aula 01 Teoria do Jornalismo - Introdução
Aula 01   Teoria do Jornalismo - IntroduçãoAula 01   Teoria do Jornalismo - Introdução
Aula 01 Teoria do Jornalismo - Introdução
 
Plano de aula / Produção de textos: reportagem
Plano de aula / Produção de textos: reportagemPlano de aula / Produção de textos: reportagem
Plano de aula / Produção de textos: reportagem
 
Roteiro Para TV
Roteiro Para TVRoteiro Para TV
Roteiro Para TV
 
Caco Barcellos | DMT Palestras
Caco Barcellos | DMT PalestrasCaco Barcellos | DMT Palestras
Caco Barcellos | DMT Palestras
 

Similar a Apresentação

Bases epistemologicas do telejornalismo
Bases epistemologicas do telejornalismoBases epistemologicas do telejornalismo
Bases epistemologicas do telejornalismoEdna Mello
 
Voz e representação do real patricio rocha
Voz e representação do real   patricio rochaVoz e representação do real   patricio rocha
Voz e representação do real patricio rochaLuara Schamó
 
OS ELEMENTOS SONOROS E SEUS SIGNIFICADOS NA CONSTRUÇÃO E TRANSMISSÃO DAS REPO...
OS ELEMENTOS SONOROS E SEUS SIGNIFICADOS NA CONSTRUÇÃO E TRANSMISSÃO DAS REPO...OS ELEMENTOS SONOROS E SEUS SIGNIFICADOS NA CONSTRUÇÃO E TRANSMISSÃO DAS REPO...
OS ELEMENTOS SONOROS E SEUS SIGNIFICADOS NA CONSTRUÇÃO E TRANSMISSÃO DAS REPO...Werlen Carvalho
 
Jornadas de junho.br.com: Mídia, Jornalismo e Redes Sociais 2014
Jornadas de junho.br.com: Mídia, Jornalismo e Redes Sociais 2014Jornadas de junho.br.com: Mídia, Jornalismo e Redes Sociais 2014
Jornadas de junho.br.com: Mídia, Jornalismo e Redes Sociais 2014claudiocpaiva
 
Infografia e Jornalismo.pdf
Infografia e Jornalismo.pdfInfografia e Jornalismo.pdf
Infografia e Jornalismo.pdfGabrielFcchio
 
Fotojornalismo I - Panorama da profissão e novo jornalismo visual
Fotojornalismo I - Panorama da profissão e novo jornalismo visualFotojornalismo I - Panorama da profissão e novo jornalismo visual
Fotojornalismo I - Panorama da profissão e novo jornalismo visualJulia Dantas
 
Apresentação do Programa "Jornalismo sem Fronteiras" 2013
Apresentação do Programa "Jornalismo sem Fronteiras" 2013Apresentação do Programa "Jornalismo sem Fronteiras" 2013
Apresentação do Programa "Jornalismo sem Fronteiras" 2013Claudia Rossi
 
Trailer: o passaporte da publicidade para o cinema
Trailer: o passaporte da publicidade para o cinemaTrailer: o passaporte da publicidade para o cinema
Trailer: o passaporte da publicidade para o cinemaLuci Bonini
 
DO DESENHO ANIMADO À COMPUTAÇÃO GRÁFICA a estética da animação.pdf
DO DESENHO ANIMADO À COMPUTAÇÃO GRÁFICA a estética da animação.pdfDO DESENHO ANIMADO À COMPUTAÇÃO GRÁFICA a estética da animação.pdf
DO DESENHO ANIMADO À COMPUTAÇÃO GRÁFICA a estética da animação.pdfssuser084d8e
 
Formação cinema na sala de aula
Formação cinema na sala de aulaFormação cinema na sala de aula
Formação cinema na sala de aulaArmanda Ribeiro
 
Comunicação e Novas Mídias - Aula 4
Comunicação e Novas Mídias - Aula 4Comunicação e Novas Mídias - Aula 4
Comunicação e Novas Mídias - Aula 4pauloranieri
 
Edição de vídeos
Edição de vídeosEdição de vídeos
Edição de vídeosLilianedersv
 
A mise-en-scène dos filmes em 3D anaglifo comparado a dos filmes polarizados...
A mise-en-scène dos filmes em 3D anaglifo comparado a dos filmes polarizados...A mise-en-scène dos filmes em 3D anaglifo comparado a dos filmes polarizados...
A mise-en-scène dos filmes em 3D anaglifo comparado a dos filmes polarizados...Priscilla Durand
 
Claquete Alternativa 2015
Claquete Alternativa 2015Claquete Alternativa 2015
Claquete Alternativa 2015Felipe Henrique
 
Noticias pnc outubro 2017
Noticias pnc   outubro 2017Noticias pnc   outubro 2017
Noticias pnc outubro 2017tecnologiase
 
Diálogos e Conflitos entre fotografia artistica e fotojornalismo
Diálogos  e Conflitos entre fotografia artistica e fotojornalismoDiálogos  e Conflitos entre fotografia artistica e fotojornalismo
Diálogos e Conflitos entre fotografia artistica e fotojornalismoFantoches de Luz
 
Tradição e reflexões contribuições para a teoria e estética do documentário
Tradição e reflexões   contribuições para a teoria e estética do documentárioTradição e reflexões   contribuições para a teoria e estética do documentário
Tradição e reflexões contribuições para a teoria e estética do documentárioLuara Schamó
 

Similar a Apresentação (20)

Sensacionalismo
SensacionalismoSensacionalismo
Sensacionalismo
 
Bases epistemologicas do telejornalismo
Bases epistemologicas do telejornalismoBases epistemologicas do telejornalismo
Bases epistemologicas do telejornalismo
 
Voz e representação do real patricio rocha
Voz e representação do real   patricio rochaVoz e representação do real   patricio rocha
Voz e representação do real patricio rocha
 
OS ELEMENTOS SONOROS E SEUS SIGNIFICADOS NA CONSTRUÇÃO E TRANSMISSÃO DAS REPO...
OS ELEMENTOS SONOROS E SEUS SIGNIFICADOS NA CONSTRUÇÃO E TRANSMISSÃO DAS REPO...OS ELEMENTOS SONOROS E SEUS SIGNIFICADOS NA CONSTRUÇÃO E TRANSMISSÃO DAS REPO...
OS ELEMENTOS SONOROS E SEUS SIGNIFICADOS NA CONSTRUÇÃO E TRANSMISSÃO DAS REPO...
 
Jornadas de junho.br.com: Mídia, Jornalismo e Redes Sociais 2014
Jornadas de junho.br.com: Mídia, Jornalismo e Redes Sociais 2014Jornadas de junho.br.com: Mídia, Jornalismo e Redes Sociais 2014
Jornadas de junho.br.com: Mídia, Jornalismo e Redes Sociais 2014
 
Infografia e Jornalismo.pdf
Infografia e Jornalismo.pdfInfografia e Jornalismo.pdf
Infografia e Jornalismo.pdf
 
Fotojornalismo I - Panorama da profissão e novo jornalismo visual
Fotojornalismo I - Panorama da profissão e novo jornalismo visualFotojornalismo I - Panorama da profissão e novo jornalismo visual
Fotojornalismo I - Panorama da profissão e novo jornalismo visual
 
Apresentação do Programa "Jornalismo sem Fronteiras" 2013
Apresentação do Programa "Jornalismo sem Fronteiras" 2013Apresentação do Programa "Jornalismo sem Fronteiras" 2013
Apresentação do Programa "Jornalismo sem Fronteiras" 2013
 
Trapezio_baixa_impressao
Trapezio_baixa_impressaoTrapezio_baixa_impressao
Trapezio_baixa_impressao
 
Trailer: o passaporte da publicidade para o cinema
Trailer: o passaporte da publicidade para o cinemaTrailer: o passaporte da publicidade para o cinema
Trailer: o passaporte da publicidade para o cinema
 
DO DESENHO ANIMADO À COMPUTAÇÃO GRÁFICA a estética da animação.pdf
DO DESENHO ANIMADO À COMPUTAÇÃO GRÁFICA a estética da animação.pdfDO DESENHO ANIMADO À COMPUTAÇÃO GRÁFICA a estética da animação.pdf
DO DESENHO ANIMADO À COMPUTAÇÃO GRÁFICA a estética da animação.pdf
 
Impresso II a3
Impresso II a3Impresso II a3
Impresso II a3
 
Formação cinema na sala de aula
Formação cinema na sala de aulaFormação cinema na sala de aula
Formação cinema na sala de aula
 
Comunicação e Novas Mídias - Aula 4
Comunicação e Novas Mídias - Aula 4Comunicação e Novas Mídias - Aula 4
Comunicação e Novas Mídias - Aula 4
 
Edição de vídeos
Edição de vídeosEdição de vídeos
Edição de vídeos
 
A mise-en-scène dos filmes em 3D anaglifo comparado a dos filmes polarizados...
A mise-en-scène dos filmes em 3D anaglifo comparado a dos filmes polarizados...A mise-en-scène dos filmes em 3D anaglifo comparado a dos filmes polarizados...
A mise-en-scène dos filmes em 3D anaglifo comparado a dos filmes polarizados...
 
Claquete Alternativa 2015
Claquete Alternativa 2015Claquete Alternativa 2015
Claquete Alternativa 2015
 
Noticias pnc outubro 2017
Noticias pnc   outubro 2017Noticias pnc   outubro 2017
Noticias pnc outubro 2017
 
Diálogos e Conflitos entre fotografia artistica e fotojornalismo
Diálogos  e Conflitos entre fotografia artistica e fotojornalismoDiálogos  e Conflitos entre fotografia artistica e fotojornalismo
Diálogos e Conflitos entre fotografia artistica e fotojornalismo
 
Tradição e reflexões contribuições para a teoria e estética do documentário
Tradição e reflexões   contribuições para a teoria e estética do documentárioTradição e reflexões   contribuições para a teoria e estética do documentário
Tradição e reflexões contribuições para a teoria e estética do documentário
 

Último

Slides Lição 2, Central Gospel, A Volta Do Senhor Jesus , 1Tr24.pptx
Slides Lição 2, Central Gospel, A Volta Do Senhor Jesus , 1Tr24.pptxSlides Lição 2, Central Gospel, A Volta Do Senhor Jesus , 1Tr24.pptx
Slides Lição 2, Central Gospel, A Volta Do Senhor Jesus , 1Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
Slides criatividade 01042024 finalpdf Portugues.pdf
Slides criatividade 01042024 finalpdf Portugues.pdfSlides criatividade 01042024 finalpdf Portugues.pdf
Slides criatividade 01042024 finalpdf Portugues.pdfpaulafernandes540558
 
FCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimir
FCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimirFCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimir
FCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimirIedaGoethe
 
O guia definitivo para conquistar a aprovação em concurso público.pdf
O guia definitivo para conquistar a aprovação em concurso público.pdfO guia definitivo para conquistar a aprovação em concurso público.pdf
O guia definitivo para conquistar a aprovação em concurso público.pdfErasmo Portavoz
 
19 de abril - Dia dos povos indigenas brasileiros
19 de abril - Dia dos povos indigenas brasileiros19 de abril - Dia dos povos indigenas brasileiros
19 de abril - Dia dos povos indigenas brasileirosMary Alvarenga
 
Currículo escolar na perspectiva da educação inclusiva.pdf
Currículo escolar na perspectiva da educação inclusiva.pdfCurrículo escolar na perspectiva da educação inclusiva.pdf
Currículo escolar na perspectiva da educação inclusiva.pdfIedaGoethe
 
QUIZ DE MATEMATICA SHOW DO MILHÃO PREPARAÇÃO ÇPARA AVALIAÇÕES EXTERNAS
QUIZ DE MATEMATICA SHOW DO MILHÃO PREPARAÇÃO ÇPARA AVALIAÇÕES EXTERNASQUIZ DE MATEMATICA SHOW DO MILHÃO PREPARAÇÃO ÇPARA AVALIAÇÕES EXTERNAS
QUIZ DE MATEMATICA SHOW DO MILHÃO PREPARAÇÃO ÇPARA AVALIAÇÕES EXTERNASEdinardo Aguiar
 
HABILIDADES ESSENCIAIS - MATEMÁTICA 4º ANO.pdf
HABILIDADES ESSENCIAIS  - MATEMÁTICA 4º ANO.pdfHABILIDADES ESSENCIAIS  - MATEMÁTICA 4º ANO.pdf
HABILIDADES ESSENCIAIS - MATEMÁTICA 4º ANO.pdfdio7ff
 
Aula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptx
Aula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptxAula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptx
Aula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptxBiancaNogueira42
 
Empreendedorismo: O que é ser empreendedor?
Empreendedorismo: O que é ser empreendedor?Empreendedorismo: O que é ser empreendedor?
Empreendedorismo: O que é ser empreendedor?MrciaRocha48
 
Guia completo da Previdênci a - Reforma .pdf
Guia completo da Previdênci a - Reforma .pdfGuia completo da Previdênci a - Reforma .pdf
Guia completo da Previdênci a - Reforma .pdfEyshilaKelly1
 
Investimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANO
Investimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANOInvestimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANO
Investimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANOMarcosViniciusLemesL
 
As Viagens Missionária do Apostolo Paulo.pptx
As Viagens Missionária do Apostolo Paulo.pptxAs Viagens Missionária do Apostolo Paulo.pptx
As Viagens Missionária do Apostolo Paulo.pptxAlexandreFrana33
 
Slide de exemplo sobre o Sítio do Pica Pau Amarelo.pptx
Slide de exemplo sobre o Sítio do Pica Pau Amarelo.pptxSlide de exemplo sobre o Sítio do Pica Pau Amarelo.pptx
Slide de exemplo sobre o Sítio do Pica Pau Amarelo.pptxconcelhovdragons
 
Aula 1, 2 Bacterias Características e Morfologia.pptx
Aula 1, 2  Bacterias Características e Morfologia.pptxAula 1, 2  Bacterias Características e Morfologia.pptx
Aula 1, 2 Bacterias Características e Morfologia.pptxpamelacastro71
 
Mesoamérica.Astecas,inca,maias , olmecas
Mesoamérica.Astecas,inca,maias , olmecasMesoamérica.Astecas,inca,maias , olmecas
Mesoamérica.Astecas,inca,maias , olmecasRicardo Diniz campos
 
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chaveAula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chaveaulasgege
 
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdfBRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdfHenrique Pontes
 
Dança Contemporânea na arte da dança primeira parte
Dança Contemporânea na arte da dança primeira parteDança Contemporânea na arte da dança primeira parte
Dança Contemporânea na arte da dança primeira partecoletivoddois
 
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024Sandra Pratas
 

Último (20)

Slides Lição 2, Central Gospel, A Volta Do Senhor Jesus , 1Tr24.pptx
Slides Lição 2, Central Gospel, A Volta Do Senhor Jesus , 1Tr24.pptxSlides Lição 2, Central Gospel, A Volta Do Senhor Jesus , 1Tr24.pptx
Slides Lição 2, Central Gospel, A Volta Do Senhor Jesus , 1Tr24.pptx
 
Slides criatividade 01042024 finalpdf Portugues.pdf
Slides criatividade 01042024 finalpdf Portugues.pdfSlides criatividade 01042024 finalpdf Portugues.pdf
Slides criatividade 01042024 finalpdf Portugues.pdf
 
FCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimir
FCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimirFCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimir
FCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimir
 
O guia definitivo para conquistar a aprovação em concurso público.pdf
O guia definitivo para conquistar a aprovação em concurso público.pdfO guia definitivo para conquistar a aprovação em concurso público.pdf
O guia definitivo para conquistar a aprovação em concurso público.pdf
 
19 de abril - Dia dos povos indigenas brasileiros
19 de abril - Dia dos povos indigenas brasileiros19 de abril - Dia dos povos indigenas brasileiros
19 de abril - Dia dos povos indigenas brasileiros
 
Currículo escolar na perspectiva da educação inclusiva.pdf
Currículo escolar na perspectiva da educação inclusiva.pdfCurrículo escolar na perspectiva da educação inclusiva.pdf
Currículo escolar na perspectiva da educação inclusiva.pdf
 
QUIZ DE MATEMATICA SHOW DO MILHÃO PREPARAÇÃO ÇPARA AVALIAÇÕES EXTERNAS
QUIZ DE MATEMATICA SHOW DO MILHÃO PREPARAÇÃO ÇPARA AVALIAÇÕES EXTERNASQUIZ DE MATEMATICA SHOW DO MILHÃO PREPARAÇÃO ÇPARA AVALIAÇÕES EXTERNAS
QUIZ DE MATEMATICA SHOW DO MILHÃO PREPARAÇÃO ÇPARA AVALIAÇÕES EXTERNAS
 
HABILIDADES ESSENCIAIS - MATEMÁTICA 4º ANO.pdf
HABILIDADES ESSENCIAIS  - MATEMÁTICA 4º ANO.pdfHABILIDADES ESSENCIAIS  - MATEMÁTICA 4º ANO.pdf
HABILIDADES ESSENCIAIS - MATEMÁTICA 4º ANO.pdf
 
Aula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptx
Aula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptxAula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptx
Aula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptx
 
Empreendedorismo: O que é ser empreendedor?
Empreendedorismo: O que é ser empreendedor?Empreendedorismo: O que é ser empreendedor?
Empreendedorismo: O que é ser empreendedor?
 
Guia completo da Previdênci a - Reforma .pdf
Guia completo da Previdênci a - Reforma .pdfGuia completo da Previdênci a - Reforma .pdf
Guia completo da Previdênci a - Reforma .pdf
 
Investimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANO
Investimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANOInvestimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANO
Investimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANO
 
As Viagens Missionária do Apostolo Paulo.pptx
As Viagens Missionária do Apostolo Paulo.pptxAs Viagens Missionária do Apostolo Paulo.pptx
As Viagens Missionária do Apostolo Paulo.pptx
 
Slide de exemplo sobre o Sítio do Pica Pau Amarelo.pptx
Slide de exemplo sobre o Sítio do Pica Pau Amarelo.pptxSlide de exemplo sobre o Sítio do Pica Pau Amarelo.pptx
Slide de exemplo sobre o Sítio do Pica Pau Amarelo.pptx
 
Aula 1, 2 Bacterias Características e Morfologia.pptx
Aula 1, 2  Bacterias Características e Morfologia.pptxAula 1, 2  Bacterias Características e Morfologia.pptx
Aula 1, 2 Bacterias Características e Morfologia.pptx
 
Mesoamérica.Astecas,inca,maias , olmecas
Mesoamérica.Astecas,inca,maias , olmecasMesoamérica.Astecas,inca,maias , olmecas
Mesoamérica.Astecas,inca,maias , olmecas
 
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chaveAula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
 
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdfBRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
 
Dança Contemporânea na arte da dança primeira parte
Dança Contemporânea na arte da dança primeira parteDança Contemporânea na arte da dança primeira parte
Dança Contemporânea na arte da dança primeira parte
 
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
 

Apresentação

  • 1. Um estudo sobre a evolução da presença do repórter nas seis décadas da TV brasileira DE PASSAGEM PELO TELEJORNALISMO
  • 2. INTRODUÇÃO Elemento integrante da reportagem e, em consequência, do telejornal, o recurso em estudo é o momento em que o repórter aparece em uma determinada notícia evidenciando sua legítima passagem pelo local do acontecimento.  
  • 3. OBJETIVO Compreender as transformações ocorridas na passagem telejornalística e analisar como tais modificações podem ter afetado a forma de se construir esse recurso nos dias atuais e quais as possíveis tendências para sua utilização em um futuro próximo. 
  • 4. PROBLEMATIZAÇÃO Quais são os possíveis significados das constadas mudanças ocorridas na produção da passagem telejornalística ao longo de seis décadas de televisão no Brasil? 
  • 5. JUSTIFICATIVA A passagem é uma solução amplamente utilizada no cotidiano dos repórteres de vídeo, funcionando como recurso de formulação da reportagem e, consequentemente, do telejornal. A pesquisa se justifica por trazer confrontos de idéias teóricas e práticas, que tanto podem funcionar como fonte de consulta para estudos futuros como para uma melhor compreensão e aplicação do recurso em seu uso profissional.
  • 6. METODOLOGIA Pesquisa híbrida, qualitativa e empírica.  Além de explanar conceitos como os de reportagem e passagem, foi realizada uma revisão bibliográfica de estudos relacionados direta ou indiretamente ao tema de pesquisa. Também foram entrevistados repórteres e analisados alguns de seus materiais Foram entrevistados uma fonoaudióloga, uma estilista e 14 repórteres, 8 homens e 6 mulheres. Em ordem cronológica de atuação: Passarinho, Francisco José, Musse, Kubrusly, Ibrahim, Souza, Rosing, Costa, Calderón, Oliveira, Aderaldo, Itaqui, Lemos e Matos.
  • 7. TV DE IMPROVISO Merece ser conhecida a história da chegada da TV ao Brasil. Uma história que tem como protagonista um homem polêmico, envolvente, ousado, mas sem dúvida um nordestino corajoso. Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo. Vera Íris Paternostro
  • 8. TELEVISÃO: UMA AVENTURA DE “CHATÔ” A década de 50 foi marcada pela implantação da TV no Brasil por Assim Chateaubriand. Um início marcado pela existência de uma tecnologia de difícil manuseio e, em consequência, pouco favorável ao desenvolvimento do telejornalismo. Nesse período, a TV adotou a linguagem radiofônica e era associada à um rádio com imagens. Surgia, com o telejornalismo, o repórter de TV.
  • 9. CONCEITOS DE REPORTAGEM As primeiras reportagens eram testemunhais (Tico-Tico e Spera) Um “relatório” para não iniciados. O repórter passa a ser “os olhos e os ouvidos do público”. Trabalho em equipe. Busca por profissionais polivalentes. Conceito atual: “convencionais de 40 segundos a 1 minuto e 30 segundos , e possui imagens com texto (off), boletim e um ou mais “personagens” (entrevistados). O resultado deve ser uma historinha com começo, meio e fim, contada a um público muito exigente, sempre disposto a ir embora (trocar de canal) caso o “espetáculo” não lhe agrade”. (PINTO, 1997).
  • 10. CONCEITOS DE PASSAGEM Passagem é o momento chave em que o repórter aparece em uma reportagem televisiva. Em algumas localidades brasileiras também pode ser chamado de boletim ou stand-up. O modelo tradicional foi incorporado do jornalismo norte-americano em 70. São muitas as definições de passagem. A maior parte delas, referentes a técnica de produção. O principal objetivo é estabelecer uma comunicação direta com o telespectador.
  • 11. A passagem como elemento integrante da reportagem O repórter é, ao mesmo tempo, um observador e um artista. Um observador porque recolhe, um a um, os elementos de um acontecimento. Artista, porque lhes dá um encadeamento trabalhado, transformando-os num assunto útil e fascinante. Não é permitida a ficção nem a falsificação: uma reportagem relata a realidade, de uma maneira precisa, detalhada, argumentada. Pierre Ganz
  • 12. A TECNOLOGIA ALIADA À TÉCNICA A técnica de se fazer passagem nasceu evoluiu graças a tecnologia. A partir da década de 70, com a chegada da Auricon, o recurso passou a ser desenvolvido. Depois viriam as ENG e outras mais práticas. A passagem passa a ser utilizada como recurso de ancoragem tempo-espacial. O olhar do repórter não é, contudo, podado pela tecnologia. A passagem pode ser vista como uma associação entre conteúdo e estética.
  • 13. TÉCNICA E ESTILO O estilo é um aliado das várias técnicas de se fazer passagem. Os padrões estéticos podem ser relativos à imagem ou ao próprio repórter (vestimenta, voz, postura, etc) Entrevistas com Cristiane Vieira e Karine Capistrano. Surge o conceito de presença de vídeo (empatia com o público e conquista de credibilidade). Surgiu a necessidade de formar repórteres preparados para o vídeo.
  • 14. O REPÓRTER DE VÍDEO A técnica e estética são importantes, mas é preciso também ter ética e conteúdo. Surgiu a necessidade de formar um completo repórter de vídeo. Em meados da década de 70 surge o padrão Globo de Qualidade, o qual foi se modificando com o passar dos anos. Recentemente surge o conceito de videorrepórter, que deve ser diferenciado do repórter de vídeo. Como exemplo de videojornalismo, destaca-se o Profissão: Repórter. São muitas as trilhas que o repórter de vídeo, videorrepórter, repórter de TV, etc pode seguir.
  • 15.
  • 16. Me dá cinco minutos.
  • 17. Vamos ensaiar as marcações, enquanto isto você vai passando o texto, ok?
  • 18. Ok. A câmera abre naquele edifício e vem pra mim...O diálogo acima não faz parte de uma cena de filme ou telenovela. É o que acontece todos os dias, em qualquer lugar onde houver uma equipe de reportagem gravando. Ivonete Pinto
  • 19. A ARTE DE NÃO INTERPRETAR O repórter de vídeo precisa encontrar uma maneira compreensiva e atrativa de utilização da imagem Os 14 repórteres entrevistados (em profundidade) expõem seus pensamentos e experiências. O pensamento deles, mesclado com o de alguns autores, demonstra as coincidências que existem entre a produção de um produto factual e um ficcional (Ivonete Pinto desenvolve bem esse tema). Discute-se o processo de produção da passagem (Francisco José, Oliveira, Rosing). Fato e ficção devem ser diferenciados (Passarinho fala da passagem escrita antes de ir para a rua).
  • 20. A PASSAGEM PARA OS REPÓRTERES Em ordem cronológica de atuação, os repórteres expões pensamentos e experiências, que são confrontados com as idéias de estudiosos. Busca-se evidenciar a evolução da passagem. Passarinho conceitua passagem como forma de destacar a presença do repórter no local da matéria (construção de presença – Fechine e Lima). Francisco José destaca a função de “gerenciamento de atenção” e destaca a importância do entrosamento da equipe Christina Musse, assim como Fco. José, defende a utilização da passagem como recurso de ancoragem da reportagem e do telejornal.
  • 21. A PASSAGEM PARA OS REPÓRTERES Kubrusly não vê necessidade de uso da passagem. Ibrahim vê o recurso como uma possibilidade, mas não necessidade e defende a “hierarquizaçãoinformativa”. Souza desenvolve bastante o plano sequência (de Tico-Tico e Spera). Já é destaque, naturalidade e espontaneidade por meio do improviso. Rosing, usando a passagem tradicional, enfatiza a importância de se preocupar com o telespectador, surpreendendo-o e sendo criativo.
  • 22. A PASSAGEM PARA OS REPÓRTERES Costa, através de sua experiência, destaca as passagens de “desdobramento”, “contextualização e recuperação de informações” e, ainda, a de “proposição de juízos interpretativos”. Calderón diz que a passagem deve existir quando: faltar imagem, houver necessidade de ligar fatos e de hierarquizar dados. Destaque para a última. Oliveira defende que o telespectador deve ser surpreendido. Aderaldo lembra a importância da estética. Itaqui desenvolve a videorreportagem (novo conceito). Lemos enfatiza a importância de transmitir emoção. Matos reforça fatores anteriormente citados.
  • 23. POSSÍVEIS TENDÊNCIAS E O ADVENTO DA TV DIGITAL A passagem permanece evoluindo? Rosing defende que não, apesar de acreditar na possibilidade. Costa vê a HDTV como uma ponte para a evolução. Calderón, Ibrahim, Itaqui e outros enfatizam a tendência da descontração e informalidade. Francisco José aposta na criatividade e especialização. Passarinho na necessidade de qualidade informativa. Lemos e Aderaldo, por exemplo, também vêem na evolução tecnológica novas possibilidades. A primeira destaca a necessidade de transmitir uma emoção, um sentimento.
  • 24. CONSIDERAÇÕES FINAIS A passagem está em evolução desde a década de 70. A busca por profissionais polivalentes e o trabalho em equipe deve seguir sendo valorizado, mesmo com formatos como a viderreportagem. Mesmo não indispensável, a passagem é importante como recurso de ancoragem tempo-espacial. A boa passagem deve contar com “sorte”, saber aproveitar situações, transmitir emoção, ter estética agradável, ser criativa, surpreendente e utilizada em circunstâncias chave (respeitando a importância do fato). A má passagem simula a realidade e repete formatos (modismo).
  • 25. CONSIDERAÇÕES FINAIS As possíveis tendências são: valorização estética, maior dinamismo, interação, improviso, busca por espontaneidade e autenticidade, maior abertura para proposição de juízos interpretativos e humanização das informações. Com a HDTV, os telespectadores serão mais interativos e críticos, o que exigirá cada vez mais qualidade de conteúdo.
  • 27. REPRESENTAÇÃO DAS PASSAGENS Sandra Passarinho: dinamismo Francisco José: improviso (espontaneidade e autenticidade) Maurício Kubrusly: sem passagem, mas com interação Gérson de Souza: humanização (em plano sequência) Régis Rosing: surpresa (com naturalidade) Patrícia Calderón: interação Alysson Oliveira: criatividade (o inusitado) Lia Aderaldo: valorização estética Thais Itaqui: videorreportagem e humanização
  • 28. REFERÊNCIAS Livros BARBEIRO, Heródoto; LIMA, Paulo. Manual de telejornalismo, Rio de Janeiro: Campus, 2002. BISTANE, Luciana; BACELLAR, Luciane. Jornalismo de TV. São Paulo: Contexto, 2005. BRITO, Juliana. Hibridismo de Gêneros: convergências das linguagens audiovisuais da grande reportagem televisiva e do documentário no programa Profissão: Repórter, da Rede Globo: Unifor, 2009. BRUM, Juliana. A hipótese do agenda setting: estudos e perspectivas: Unissinos, 2003. CURADO, Olga. A Notícia na TV: O dia-a-dia de quem faz telejornalismo. São Paulo: Alegro, 2002.
  • 29. REFERÊNCIAS DUARTE, Elizabeth Bastos. Dos telejornais: reflexões sobre a temporalidade. In: DUARTE, Elizabeth Bastos. Televisão: ensaios metodológicos: Porto Alegre: Sulina, 2004. DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio. Métodos e Técnicas de Pesquisa em Comunicação. São Paulo: Atlas, 2005. FECHINE, Yvana; LIMA, Luisa Abreu e. Por uma sintaxe do telejornal: uma proposta de ensino. Revista Galáxia, São Paulo, n. 18, p. 263-275, dez. 2009. FENAJ (Federação Nacional dos Jornalistas). Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros. 2007. GANZ, Pierre. A reportagem em rádio e televisão. Portugal: Editorial Inquérito. 1999.
  • 30. REFERÊNCIAS KNEIPP, Valquíria. Trajetória da Formação do Telejornalista Brasileiro: as implicações do modelo americano. São Paulo, 2008. LAGE, Nilson. A reportagem: teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística. Rio de Janeiro: Record, 2001. PATERNOSTRO, Vera. O texto na TV: Manual de telejornalismo, Rio de Janeiro: Campus, 1999. PINTO, Ivonete. A dramatização no telejornalismo Porto Alegre: FAMECOS, 1997. PRADO, Flávio. Ponto eletrônico. Editora Limiar: São Paulo, 1996. RESENDE, Guilherme. O telejornalismo brasileiro. São Paulo: Summus Editorial, 2000.
  • 31. REFERÊNCIAS RGT (Rede Globo de Televisão) Jornal Nacional: a notícia faz história / Memória Globo. – Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2004. SOUZA, Cláudio. 15 anos de história, Rio de Janeiro. Rio Gráfica LTDA, 1984. SQUIRRA, Sebastião. Aprender telejornalismo: produção e técnica, São Paulo: Brasiliense, 2004. THOMAZ, Patrícia. A linguagem experimental da videorreportagem. Intercom, 2006. VALLE, Flávio Pinto. Reflexões sobre a passagem no telejornalismo. Juiz de Fora, Intercom, 2007. VALLE, Flávio; LEAL, Bruno Souza. O telejornalismo entre a paleo e a neotevê. Juiz de Fora. YORKE, Ivor; tradução de Mauro Silva. Jornalismo Diante das câmeras. São Paulo: Summus Editorial, 1998. YORKE, Ivor. Telejornalismo, São Paulo: Roca, 2006.
  • 32. REFERÊNCIAS Vídeos RGT (Rede Globo de Televisão). 50 anos de TV. Rio de Janeiro, 2005. UFCTV. Theatro José de Alencar, 2010. Vídeo cedido pela jornalista Lia Aderaldo. Internet RGT (Rede Globo de Televisão). Globo Repórter: Nova Zelândia, 2010. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=9leKGCIWgEs&feature=related>. Acesso em: 1 de maio de 2010). RGT (Rede Globo de Televisão). Profissão Repórter: Cuidados paliativos parte IV, 2009. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=1IO69DAWkn0>. Acesso em: 3 de junho de 2010. TVRAC. Regis Rösing o repórter que prevê a bola na rede, 2010. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ObmanDvK-qY>. Acesso em: 31 de maio de 2010).
  • 33. REFERÊNCIAS Entrevistados ADERALDO, Lia. Questionário padrão respondido por e-mail em 17 de maio de 2010. BRITO, Francisco José. Questionário padrão respondido por e-mail em 5 de abril de 2010. CALDERÓN, Patrícia. Questionário padrão respondido por e-mail em 29 de março de 2010. CAPISTRANO, Karine. Entrevista Gravada em Fortaleza em 14 de maio de 2010. COSTA, Vinícius. Questionário padrão respondido por e-mail em 5 de maio de 2010. IBRAHIM, Ogg. Questionário padrão respondido por e-mail em 4 de maio de 2010. ITAQUI, Thais. Questionário padrão respondido por e-mail em 6 de maio de 2010. KUBRUSLY, Maurício. Comentário enviado por e-mail em 7 de maio de 2010. LEMOS, Pamela. Questionário padrão respondido por e-mail em 17 de maio de 2010. MATOS, Aldeson. Questionário padrão respondido por e-mail em 25 de maio de 2010. MUSSE, Christina. Questionário padrão respondido por e-mail em 31 de maio de 2010. OLIVEIRA, Alysson. Questionário padrão respondido por e-mail em 16 de maio de 2010. PASSARINHO, Sandra. Comentário enviado por e-mail em 18 de maio de 2010. RÖSING, Régis. Entrevista gravada por telefone em 31 de maio de 2010. SOUZA, Gérson de. Questionário padrão respondido por e-mail em 13 de maio de 2010. VIEIRA, Cristiane. Questionário sobre figurino respondido por e-mail em 20 de maio de 2010.