Se ha denunciado esta presentación.
Utilizamos tu perfil de LinkedIn y tus datos de actividad para personalizar los anuncios y mostrarte publicidad más relevante. Puedes cambiar tus preferencias de publicidad en cualquier momento.
Próximo SlideShare
Relações ecológicas
Relações ecológicas
Cargando en…3
×
1 de 17

Mitose e meiose

5

Compartir

Descargar para leer sin conexión

Características e diferenciação de/entre mitose e meiose.

Libros relacionados

Gratis con una prueba de 30 días de Scribd

Ver todo

Mitose e meiose

  1. 1. Mitose e meiose Profa. Aline Miranda
  2. 2. Ciclo celular - O ciclo celular compreende duas etapas coordenadas: uma de crescimento (intérfase) e outra de divisão em duas células-filhas (mitose).
  3. 3. Intérfase - G1 – As células apresentam intensa atividade de síntese de RNA e de proteínas, e nela ocorre um marcante aumento do citoplasma das células recém- formadas. - S – A célula duplica seu conteúdo de DNA e seu centrossomo. - G2 – Ocorre discreta síntese de DNA e de proteínas que são essenciais para a mitose.
  4. 4. Ciclo celular
  5. 5. Ciclo celular - Tendo passado pelas fases da intérfase, o núcleo entra em um processo de divisão ou mitose. - Para facilitar seu estudo, a mitose é subdividida em quatro etapas: prófase, metáfase, anáfase e telófase.
  6. 6. Mitose - PRÓFASE (pro, primeira) – Os cromossomos iniciam seu processo de condensação, os nucléolos desorganizam-se e formam-se feixes de microtúbulos a partir dos centrossomos. - A fragmentação do envoltório nuclear marca o final da prófase, quando se estabelece o contato entre microtúbulos e cinetócoros.
  7. 7. Mitose - METÁFASE (meta, metade) – A condensação cromossômica atinge maior grau, os cromossomos dispõe-se em uma placa na região equatorial da célula, presos a microtúbulos e por eles ligados aos pólos opostos das células.
  8. 8. Mitose - ANÁFASE (ana, movimento) – os centrômeros de cada cromossomo se separam, e as cromátides-irmãs (cromossomos filhos) são movidas para os pólos opostos com a participação das fibras do fuso e de proteínas motoras.
  9. 9. Mitose - TELÓFASE (telos, fim) – Os cromossomos filhos chegam aos pólos, e ocorre a reconstituição dos núcleos . - Após a reconstituição dos núcleos-filhos completa-se a divisão do citoplasma (citocinese), originando duas células-filhas independentes.
  10. 10. Citocinese animal e vegetal
  11. 11. Meiose - A meiose é a divisão especializada em reduzir à metade o número de cromossomos, resultando na formação dos gametas. - Na meiose, ocorre permuta entre cromossomos paternos e maternos. - Os gametas resultantes são geneticamente diferentes, o que contribui para maior diversidade da espécie.
  12. 12. Diferenças entre mitose e meiose
  13. 13. Diferenças entre mitose e meiose
  14. 14. Referência JORDÃO, B. Q.; ANDRADE, C. G. T. J. Ciclo celular e meiose. JUNQUEIRA, L.C.; CARNEIRO, J. Biologia celular e molecular. 9 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012. p. 175-202 .

×