Se ha denunciado esta presentación.
Utilizamos tu perfil de LinkedIn y tus datos de actividad para personalizar los anuncios y mostrarte publicidad más relevante. Puedes cambiar tus preferencias de publicidad en cualquier momento.

Barroco - Um estudo sobre o Estilo

288 visualizaciones

Publicado el

Estudo sobre o Barroco em diversos países e formas.

Publicado en: Arte y fotografía
  • Sé el primero en comentar

Barroco - Um estudo sobre o Estilo

  1. 1. Barroco
  2. 2. A Origem do Barroco Teve origem em Roma por volta de 1600-1750. Ele é considerado como o estilo correspondente ao absolutismo e a Contra-Reforma,destaca-se pelas suas características exuberantes. Com o passar do tempo se espalhou pelo resto da Europa e depois do mundo. Paolo de Matteis.1710-15
  3. 3. O Barroco na Itália Roma tornou-se a principal fonte do Barroco. Colocava ênfase na emoção, no movimento, na dramaticidade. Foi principalmente patrocinado pelo papado. Crucificação de São Pedro, Caravaggio.
  4. 4. Pintura Tinham como características a disposição dos elementos nos quadros em diagonal. O contraste entre o claro e o escuro, assim intensificando a expressão de sentimento. Alguns de seus principais contribuintes foram artistas como Caravaggio, Tintoretto, Andre Pozzo e Artemísia Gentileschi. Caravaggio, A Vocação de São Mateus.
  5. 5. Tintoretto. Andre Pozzo. Artemísia Gentileschi.
  6. 6. Escultura Buscava mostrar à exaltação dos sentimentos. Eram predominantes as formas curvas, os drapeados das vestes e o uso de dourado. O principal escultor barroco na Itália foi Bernini. O Rapto de Proserpina, Benini.
  7. 7. Arquitetura Na Itália foi principalmente visto na construções das Igrejas. Eram obras extremamente decoradas, onde a simplicidade e o racionalismo perderam tanta importância. Borromini, San Carlo alle Quattro Fontane.
  8. 8. O Barroco nos Países Baixos Aqui podemos encontrar dois estilos completamente diferentes, principalmente na pintura. Um na Holanda e outro na região sul, que ficou conhecido como barroco flamengo. Van Dick, Carlos I na caçada.
  9. 9. Pintura Tinham como característica as linhas movimentadas e a forte expressão emocional, mas também tinham uma característica mais descritiva. Podemos citar Rubens, Hals, Rembrandt e Vermeer como alguns de seus principais artistas. Rubens, A Descida da Cruz.
  10. 10. Hals, O Alegre Beberrão. Rembrandt, A Lição de Anatomia do Dr. Tulp. Vermeer, A Leiteira.
  11. 11. O Barroco na Espanha Possue características fortemente influenciadas pelo resto do barroco europeu. Desenvolveu-se durante todo o século XVII e primeira metade do século XVIII. Seus principais artistas foram Velázquez e El Greco. El Greco, Espólio.
  12. 12. Velázquez, As Meninas.
  13. 13. Arquitetura Um traço original do barroco espanhol se encontra presente na arquitetura, principalmente nos pórticos decorados com relevos nos edifícios civis e religiosos. Como na fachada da Catedral de Santiago de Compostela.
  14. 14. O Barroco na França No século XVII, a França era o país mais poderoso da Europa. Com a construção de Versalhes, por ordens de Luís XIV, a França tomou o lugar de Roma como centro de arte europeu.
  15. 15. Pintura A pintura barroca na França tinham características próprias, como poses teatrais, movimento estático, focos de luz. Este era mais conhecido como o estilo de Luís XIV, ou “clássico”. Podemos citar Poussin, Claude e La Tour como alguns de seus artistas. Poussin, Cephalus e Aurora.
  16. 16. La Tour, José Carpinteiro. Claude Lorrain, Pastoral.
  17. 17. Escultura Podiam ser caracterizadas como possuintes de um grande realismo. Possuíam uma aparente improvisação na composição, mas ainda possuíam as qualidades barrocas como a fluidez e a emoção. Girardon e Puget foram alguns de seus artistas. Puget, Milo de Crotona.
  18. 18. Girardon, Apolo com as Ninfas.
  19. 19. Arquitetura A obra que melhor caracteriza a arquitetura barroca na França e o Palácio de Versalhes. Salão dos Espelhos, Versalhes.
  20. 20. O Barroco no Brasil O barroco no Brasil foi o estilo artístico predominante durante a maior parte do período colonial. Fez sua aparição no país no início do século XVII, introduzido por missionários católicos. Devido ao principal financiador do barroco no Brasil ter sido a igreja a maior parte das obras produzidas durante esse período foram obras sacras.
  21. 21. Pintura A pintura barroca é figurativa, retórica e moralizante. Cada cena trazia uma série de elementos simbólicos que constituíam uma linguagem visual. Podemos citar José Joaquim da Rocha como um de seus artistas. Teto da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia
  22. 22. Escultura Durante este período foram feitas diversas estatuas sacras. Foram feitas obras em barro, madeira entre outros materiais. O mais famoso escultor brasileiro barroco foi Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho. 3 dos 12 profetas de Aleijadinho.
  23. 23. Arquitetura Pode-se principalmente encontrar vestígios do barroco na arquitetura brasileira nas igrejas feitas durante esse período. Fachadas com mais movimentação e no interior um maior uso de elementos decorativos. Igreja de São Pedro dos Clérigos
  24. 24. Referências Strickland, Carol. Arte Comentada Da Pré-História ao Pós-Moderno. Ediouro, 1999. Janson, H. W. História Geral da Arte: Renascimento e Barroco - 2° ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001. Proença, Graça. História da Arte. São Paulo: Editora Ática, 2005.

×