Publicidad

Aula 4 - Funções do Administrador e Conceito de Administração.ppt

27 de Mar de 2023
Publicidad

Más contenido relacionado

Publicidad

Último(20)

Aula 4 - Funções do Administrador e Conceito de Administração.ppt

  1. Funções do Administrador Administração é a condução racional das atividades de uma organização, seja ela lucrativa ou não-lucrativa. Administrar é obter resultados através de pessoas. Administrar é o ato de realizar coisas por meio das pessoas
  2. Funções do Administrador Administração: Vem do latim ad (direção, tendência para) e minister (subordinação ou obediência), e significa aquele que realiza uma função abaixo do comando de outrem, isto é, aquele que presta um serviço para outro. No entanto, a palavra Administração sofreu uma radical transformação no seu significado original.
  3. Funções do Administrador A tarefa da Administração envolve a interpretação de objetivos a fim de transformá- los em ação organizacional por meio do planejamento, da organização, da direção e do controle.
  4. Funções do Administrador Interpreta Transforma Desempenha Administração Objetivos Planejamento Organização Direção Controle Ação Organizacional
  5. Funções do Administrador A empresa que você trabalha possui dois sócios. Pedro é responsável pela Produção, onde trabalham 80 colaboradores, e o Paulo pela área Administrativa Financeira e Contábil, com 15 colaboradores. Trabalham, também na empresa, o José, responsável pelo Departamento de RH, com oito colaboradores e o João, responsável pelo Marketing e Vendas, com 12 colaboradores. Identifique e justifique qual ou quais são Administradores, entre os quatro citados acima.
  6. Funções do Administrador Administrador é todo indivíduo que conduz um grupo de pessoas na realização de tarefas que contribuam para o alcance dos objetivos da organização, independente do nível hierárquico em que esteja situado, do tipo de formação profissional ou do tipo de organização, em que esteja atuando, empresarial ou não-empresarial.
  7. Funções do Administrador Administração É o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos, a fim de alcançar objetivo.
  8. Funções do Administrador E quais são os recursos que o Administrador utiliza? Os cinco “M”. Isso mesmo cinco emes. 1. Moeda – Dinheiro 2. Material – Matéria prima, produtos, bens e serviços. 3. Maquinaria – Prédio e equipamentos. 4. Métodos – Conhecimentos. 5. Mão-de-obra – Pessoas.
  9. Funções do Administrador 1. Moeda  Inclui o Capital e o Custeio. O dinheiro gasto hoje irá pagar dividendo no futuro. Capital é o lubrificante para a máquina dos negócios, como é o sangue na máquina humana. 2. Material  É todo estoque de mercadoria acabada ou não. Mercadoria não acabada são os insumos, aquilo que será transformado em produto. 3. Maquinaria  São os prédios e equipamentos utilizados para o desempenho das atividades da empresa. 4. Método  Inclui todos os conhecimentos, informações, controle de tempo do Gerente e dos colaboradores, processo de trabalho, know-how. A maneira de abordar os demais recursos faz a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma organização. 5. Mão-de-obra  Atualmente, conhecida como colaboradores, inclui todas as pessoas da empresa. Uma utilização eficiente dos colaboradores numa organização pode superar as deficiências dos demais recursos. Já, a utilização deficiente dos colaboradores irá negar a eficácia de toda organização, mesmo sendo forte nos demais recursos.
  10. Funções do Administrador Conduzir Realizar Contribuir Administrador Grupo Objetivos Tarefas
  11. Funções do Administrador O administrador deve ser capaz de:  Trabalhar participativamente na heterogeneidade organizacional  Executar as tarefas que lhe cabem,  Trabalhar em equipe, na busca da disciplina, sem perder a identidade  Reforçar as habilidades de comunicação, negociação, manutenção de relações interpessoais e multiculturais
  12. Funções do Administrador O Administrador deve ser capaz de: Trabalhar em equipe, em busca da interdisciplinaridade, sem perder a identidade da sua atividade principal; Trabalhar participativamente nas diferentes particularidades organizacionais; Executar a contento as atividades que lhe cabem, considerando toda a interdependência funcional da organização; Deve ser ao mesmo tempo eficiente e eficaz.
  13. Funções do Administrador Eficiência: Relação entre os recursos empregados e os resultados obtidos por um sistema, organização ou processo. Está ligado ao processo de fazer, executar algo. Se você é um jogador de futebol e dribla todo o time adversário, você está sendo eficiente, mas não será eficaz se não fizer o gol que é o objetivo do jogo. Se você rezar ou orar todo o dia estará sendo eficiente, mas não será eficaz se não for para o céu, que é seu objetivo final. Se você estudar 8 horas por dia para a prova estará sendo eficiente, mas se não conseguir a nota média necessária não foi eficaz.
  14. Funções do Administrador Eficácia: Relação entre os objetivos e os resultados obtidos por um sistema, organização ou processo. Está ligada ao objetivo, fazer o que tem que ser feito. Aquilo que foi definido como objetivo no planejamento. Para você ser eficaz, normalmente tem que ser eficiente. Você pode ter feito a coisa certa, aquela que deveria ser feita, porém se não fez com a qualidade esperada, com custo maior que o devido, fora do prazo, etc., não foi eficaz. Para você ser eficaz, você pode e deve usar outras habilidades, outras qualidades e criatividade para que o objetivo seja atendido. Se o seu time precisa de gol para ser campeão, não interessa que o gol seja bonito, não precisa ser “gol de placa”, precisa ser validado pelo juiz, que é o controlador da partida.
  15. Funções do Administrador Eficácia – Fazer as coisas certas. (O que atinge os resultados interessados). Fazer a coisa certa é realizar os objetivos propostos no planejamento. Se você realizou de maneira correta, impecável, uma atividade que não deveria ser feita, você foi eficiente na realização, mas deixou de ser eficaz porque fez o que não era para ser feito naquele momento. Fez a coisa certa na hora errada.
  16. Funções do Administrador Eficiência versus Eficácia Fazer as coisas bem feitas em vez de Fazer as coisas certas Resolver problemas em vez de Produzir alternativas criativas Salvaguardar os recursos em vez de Maximizar a utilização dos recursos Cumprir com o seu dever em vez de Obter resultado Reduzir os custos em vez de Aumentar o lucro
  17. Funções do Administrador
  18. Funções do Administrador Produtividade Ser eficiente num procedimento eficaz. (Quando não temos metas, pior se formos eficientes).
  19. Funções do Administrador A administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar os esforços realizados pelos membros de uma organização, utilizando todos os outros recursos organizacionais (lembra dos 5M?) para alcançar objetivos estabelecidos.
  20. Funções do Administrador Administração Planejamento Esforços Grupais Direção Organização Controle Recursos organizacionais Alcança Objetivos
  21. Funções do Administrador Planejar – pensar antecipadamente em objetivos, ações e atos baseados em algum método, plano ou lógica (não palpites). Determina linhas mestras para aplicação dos recursos necessários à obtenção dos objetivos; Os membros da organização realizam atividades consistentes com os objetivos O processo administrativo é monitorado, é medido, de modo que sejam tomadas medidas corretivas, caso a ação não seja satisfatória.
  22. Funções do Administrador Organizar – Significa alocar (distribuir) o trabalho (tarefas / atividades), a autoridade (relacionamento hierárquico e coordenativo) e os demais recursos da organização, criando estrutura organizacional, composta pelo conjunto de unidades organizacionais e relações funcionais.
  23. Funções do Administrador Dirigir – Significa dizer às pessoas o que fazer e conseguir que elas o façam da melhor forma possível, utilizando: Ordens ou instruções – transmitir decisões aos subordinados Motivação – convencer as pessoas a trabalharem Comunicação – transmitir as informações dentro e fora da organização. Coordenação – conjugar todos os atos e esforços do pessoal. Liderança – conduzir pessoas para um processo eficiente e eficaz.
  24. Funções do Administrador Controlar – Verificar se os atos praticados estão de acordo com o que foi planejado, ou seja, verificar se os atos ou ações individuais ou coletivas foram em direção aos objetivos estabelecidos. Estabelecer padrões de desempenho (com base nos planos); Medir o desempenho; Comparar o desempenho com o que foi estabelecido Executar ações corretivas, caso seja detectado desvios.
  25. Funções do Administrador Para desempenhar bem o seu papel o Administrador necessita de habilidades. Existem três tipos de habilidades que o administrador deve possuir para trabalhar com sucesso: Habilidade técnica, Habilidade humana, e Habilidade conceitual. A combinação dessas habilidades varia à medida que a pessoa sobe na escala hierárquica, de posições de supervisão e posições de alta direção.
  26. Funções do Administrador Habilidade Técnica: Consiste em utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para a realização de tarefas específicas por meio da experiência profissional.
  27. Funções do Administrador Habilidade Humana: Consiste na capacidade e discernimento para trabalhar com pessoas, comunicar, compreender suas atitudes e motivações e desenvolver uma liderança eficaz.
  28. Funções do Administrador Habilidade Conceitual: Consiste na capacidade para lidar com idéias e conceitos abstratos. Essa habilidade permite que a pessoa faça abstração e desenvolva filosofias e princípios gerais de ação.
  29. Funções do Administrador
  30. Funções do Administrador A Administração tornou-se uma das mais importantes áreas da atividade humana. Vivemos em uma civilização na qual o esforço cooperativo do homem é a base fundamental da sociedade, e a tarefa básica da Administração é a fazer as coisas por meio das pessoas de maneira eficiente e eficaz.
  31. Funções do Administrador A Administração está sendo considerada a principal chave para a solução dos mais graves problemas que afligem atualmente o mundo moderno.
  32. Funções do Administrador Peter Drucker, autor neoclássico, falecido em novembro de 2005: Não existem países subdesenvolvidos, mais sim paises que sabem administrar a tecnologia e os recursos disponíveis e potenciais e paises que não o sabem.
  33. Funções do Administrador Teoria Geral da Administração Ênfase Teorias Principais enfoques Nas Tarefas Administração Científica  Racionalização do trabalho no nível operacional Na Estrutura Teoria Clássica Teoria Neoclássica  Organização formal  Princípios gerais de Administração  Funções do Administrador Teoria da Burocracia  Organização formal burocrático  Racionalidade organizacional Teoria Estruturalista  Múltipla abordagem:  Organização formal informal  Análise intra-organizacional  Análise interorganizacional
  34. Funções do Administrador Teoria Geral da Administração Nas Pessoas Teoria das Relações Humanas Organização informal Motivação Liderança Comunicações Dinâmica de grupo Teoria no Comportamento Organizacional Estilo de Administração Teoria das decisões Integração dos objetivos organizacionais e individuais. Teoria do Desenvolvimento Organizacional Mudança organizacional planejada Abordagem de sistema aberto No Ambiente Teoria Estruturalista Análise intra organizacional e análise ambiental Abordagem de sistema aberto. Teoria de Contingência Análise ambiental (imperativo ambiental). Abordagem de sistema aberto. Na Tecnologia Teoria da Contingência Administração da tecnologia (imperativo tecnológico)
  35. Funções do Administrador Existem cinco variáveis básicas que influenciam poderosamente a TGA: 1. Tarefas, 2. Estrutura, 3. Pessoas, 4. Ambiente, e 5. Tecnologia Para você lembrar: T A P E T
  36. Funções do Administrador 1. Tarefas, 2. Ambiente, 3. Pessoas, 4. Estrutura, e 5. Tecnologia Tarefas Ambiente Pessoas Estrutura Tecnologia Para você lembrar: T A P E T
  37. Funções do Administrador
  38. Funções do Administrador Cada teoria administrativa procura valorizar uma ou algumas dessas variáveis básicas. Na verdade cada teoria surgiu como resposta aos problemas empresariais mais relevantes de sua época, e foi bem-sucedida ao apresentar soluções adequadas para tais problemas. De certo modo, todas as teorias administrativas são perfeitamente aplicáveis às situações atuais e o administrador precisa conhecê-las bem para ter à sua disposição um naipe de alternativas adequadas a cada situação.
  39. Funções do Administrador Administração Científica Teoria da Burocracia Teoria Clássica Teoria das Relações Humanas Teoria Estruturalista Teoria dos Sistemas Abordagem Sociotécnica Teoria Neoclássica Teoria Comportamental Desenvolvimento Organizacional Teoria da Contingência 1957 1962 1972 1947 1951 1953 1954 1903 1909 1916 1932 Quando surgiram as primeiras teorias do pensamento administrativo
  40. Funções do Administrador A Administração é um fenômeno universal no Mundo Moderno. Cada empresa e cada organização requerem: A tomada de decisões A coordenação de múltiplas atividades A condução de pessoas A avaliação do desempenho dirigido a objetivos previamente determinados A obtenção e alocação de recursos Etc.
  41. Funções do Administrador Outros profissionais precisam adquirir conhecimentos e posturas que suas especialidades não lhes ensinaram, para assumirem cargos de supervisão.
  42. Funções do Administrador O Administrador é um profissional cuja formação é ampla e variada: Precisa conhecer disciplinas heterogenias (como Matemática, Direito, Psicologia, Sociologia, Estatística, etc.) Precisa lidar com pessoas (que executam tarefas ou que planejam, organizam, controlam, assessoram, pesquisam, etc.), que lhe são subordinadas ou que estão no mesmo nível deles. Precisa estar atento aos eventos passados e presentes, bem como às previsões futuras, pois o seu horizonte deve ser mais amplo, já que ele é o responsável pela direção das pessoas que seguem suas ordens e orientação; Precisa lidar com eventos internos (localizados dentro da empresa) e externos (localizados no ambiente externo da empresa); Precisa ver mais longe que os outros, pois deve estar ligado aos objetivos futuros que a empresa pretende alcançar por meio da atividade conjunta de todos.
  43. Funções do Administrador O Administrador não é um herói – ele é um agente – não só de condução ou manutenção do “status quo”, como também de mudança e de transformação das empresas, levando-as a: Novos rumos, Novos objetivos, Novas estratégias, Novas tecnologias, e Novos patamares
  44. Funções do Administrador O Administrador é um educador já que, com sua direção e orientação: Modifica comportamentos e atitudes das pessoas Ele é um agente cultural na medida em que, com o seu estilo de administração, modifica a cultura organizacional existente nas empresas. Deixa marcas profundas na vida das pessoas à medida que lida com elas e com seus destinos dentro das empresas, e Também à medida que sua atuação nas empresas influi no comportamento dos consumidores, fornecedores, concorrentes e demais organizações humanas.
  45. Funções do Administrador Cada época desenvolve uma forma organizacional adequada ao seu desenvolvimento e às suas características específicas. O germe dos futuros sistemas organizacionais são: Mudanças cada vez mais rápidas e inesperadas (principalmente no conhecimento da tecnologia) Crescimento em tamanho das organizações (complexas e internacionalizam suas operações) Atividades organizacionais cada vez mais complexas (competências diversas).
Publicidad