Publicidad
Biblioteca na revista Hera
Biblioteca na revista Hera
Biblioteca na revista Hera
Biblioteca na revista Hera
Publicidad
Biblioteca na revista Hera
Biblioteca na revista Hera
Biblioteca na revista Hera
Biblioteca na revista Hera
Biblioteca na revista Hera
Próximo SlideShare
Agenda abril 2011Agenda abril 2011
Cargando en ... 3
1 de 9
Publicidad

Más contenido relacionado

Publicidad

Biblioteca na revista Hera

  1. BIBLIOTECA ESCOLAR No contexto da Sociedade da Informação, as Bibliotecas Escolares assumem uma importância fundamental como mediadoras do acesso à informação e dos processos de construção do conhecimento. Nesse sentido, a Biblioteca Escolar (BE), para além de ser um espaço organizado com recursos destinados ao acesso da informação e ao lazer, é um espaço formativo e de aprendizagem essencial a uma sociedade que exige competências críticas na interação social e na aprendizagem ao longo da vida. A Biblioteca Escolar contribui para o sucesso educativo dos alunos e para o desenvolvimento das literacias digitais e da informação imprescindíveis na sociedade atual, para além de colaborar na formação de leitores críticos e competentes. Para isso, a Biblioteca tem a responsabilidade de colaborar com os professores no desenvolvimento das competências que permitam aos alunos: - realizar com sucesso os seus trabalhos académicos; - desenvolver processos metacognitivos úteis à inserção social, para uma aprendizagem ao longo da vida e para o exercício de uma cidadania ativa e responsável; - ser leitores autónomos e críticos, capazes de ler nos mais variados suportes. Para concretizar a missão da Biblioteca Escolar realizaram-se ao longo do ano letivo várias atividades com a participação de todas as escolas do agrupamento. A equipa da BE A BIBLIOTECA VAI À ESCOLA Com o objetivo de promover a articulação da BE/EB1/JI, no 1.º período, a BE apresentou-se em todos estabelecimentos de ensino do agrupamento com uma atividade sobre a importância da leitura. Através de uma conversa sobre a relevância da Biblioteca, da leitura/visualização da apresentação do livro "O meu livro", de Pedro Reizinho, e da realização de um marcador de livro, em forma de tulipa, criou-se um ambiente que proporcionou a participação de todos os alunos que demonstraram entusiasmo e interesse pela atividade.
  2. O MUNDO ENCANTADO DOS CONTOS Acreditando na importância da imaginação, da fantasia e do encantamento para o desenvolvimento dos alunos, a BE proporcionou momentos dedicados ao conto de histórias para reavivar esta arte no contexto das nossas escolas. Organizou e realizou várias horas do conto, criando um clima de alegria e interesse pelas histórias incentivando o gosto pela leitura e estimulando o desenvolvimento da criatividade, atenção, observação, memória e reflexão. Semanalmente, na Biblioteca de Remelhe realizaram-se horas do conto, tanto para alunos do pré- escolar como para alunos do 1ºciclo da escola. Esta atividade foi também desenvolvida para todos os alunos de outras escolas do agrupamento que visitaram as Bibliotecas. Em parceria com a Biblioteca Municipal (BM), a contadora de histórias Alexandra Ferreira proporcionou momentos agradáveis de prazer e alegria no contacto com o mundo mágico da literatura. Em colaboração com o Museu de Olaria, foi ainda possível a pintura de pratos relacionados com a história “Os meninos gordos” e pintura de galos no âmbito da história “A lenda do galo de Barcelos”, aliando o mundo das histórias à arte de recriar através da expressão plástica. Com a colaboração da Trampolim Edições, foi possível a dinamização de horas do conto pela contadora de histórias Ilva Otero nos Jardins de Infância de Alvelos, Carvalhal, Pereira, Barcelinhos e Santa Eugénia.
  3. No âmbito do apoio ao desenvolvimento curricular, a professora Ana Trigueiros, da equipa da BE, dinamizou uma atividade sobre as fábulas de La Fontaine e Esopo direcionada aos alunos do 1º ciclo. Em trabalho colaborativo entre a equipa da BE e o subdepartamento de Língua Portuguesa, a mesma professora consegui proporcionar horas do conto para todas as turmas de 5º e de 6º anos na Biblioteca da escola sede. A Biblioteca Municipal proporcionou aos alunos das turmas do 9º1 e 9º3 a oportunidade de contactar com a contadora de histórias Vitória Triães e ouvir contos do mundo que incentivou os jovens para a leitura e a preservação da tradição oral. Os alunos da escola EB1 de Airó tiveram a oportunidade de receber dois músicos que cantaram “Histórias com Ritmo” e falaram sobre a diversidade de instrumentos que tocaram. O professor Castanheira visitou o Jardim de Infância de Barcelinhos com a atividade “Cantar histórias” e encantou os alunos. Na escola EB1 Santa Eugénia e na escola EB 2,3 Rosa Ramalho os alunos receberam o ator Armindo Cerqueira que lhes proporcionou o contacto com o mundo da poesia nas atividades “Poemas na gaveta” e “Dar voz à poesia”.
  4. SEMANA CONCELHIA DA LEITURA A Semana Concelhia da Leitura comemorou-se de 5 a 9 de março e foi uma semana muito rica ao nível da promoção da leitura visto que se conseguiram realizar várias atividades em escolas de todo o agrupamento, destacando-se: LEITURAS NAS TURMAS – foram selecionados e disponibilizados pela equipa da BE textos para serem lidos diariamente pelos professores e educadores aos alunos do agrupamento, promovendo a articulação entre a BE e as escolas. LEITURAS E DESAFIOS PARA PROFESSORES-LEITORES – na sala de professores da escola sede, durante o intervalo da manhã, foram declamados poemas por professores. Foram propostos desafios sobre autores, obras e poemas portugueses nos cacifos dos professores. HORAS DO CONTO – realizaram-se horas do conto nas escolas EB1 de Remelhe, EB1 de Carvalhas, EB1 de Barcelinhos e EB 2, 3 Rosa Ramalho. PARTILHA DE HISTÓRIAS ENTRE ESCOLAS DO CONCELHO – Com a colaboração da Biblioteca Municipal e a Rede de Bibliotecas Escolares foi possível a partilha de atividades entre escolas de vários agrupamentos do concelho. Foi muito interessante o intercâmbio estabelecido entre os alunos dos diferentes agrupamentos e, consequentemente, diferentes realidades pois promoveu a partilha e o convívio entre todos. VIAGEM DA POESIA – No dia 8 de março, na escola sede, um grupo de professores participou numa atividade de leitura a todas as turmas da escola com dois poemas: “Futebol”, de António Botto e “Aprender a estudar” de José Carlos Ary dos Santos.
  5. ENCONTRO COM ESCRITORES/ILUSTRADORES O contacto direto com os livros e escritores/ilustradores é, sem dúvida, uma excelente forma de suscitar o interesse e curiosidade pela leitura. A BE organizou, em trabalho articulado com a Biblioteca Municipal e a Trampolim Edições, um plano de encontros com autores que proporcionou um ambiente de aproximação dos alunos aos livros e incentivou o gosto pela leitura. Neste ano letivo, foram vários os autores que estiveram entre nós: Pedro Seromenho, João Pedro Mésseder, José Vaz e Carlos Basto. Associadas a estes encontros foram realizadas várias atividades como entrevistas, dramatizações, produção de textos e ilustrações, que desenvolveram nos alunos competências de leitura, escrita e das literacias. TEATRO O Teatro, sendo uma atividade de animação cultural, entre a magia e o real é uma excelente estratégia para desenvolver o conhecimento acerca de novas formas de expressão artística e promover o gosto pelas histórias e consequentemente pela leitura. Ao longo do ano, a BE, em parceria com o serviço educativo da Biblioteca Municipal, organizou a realização de teatros em escolas e no auditório da Biblioteca M, encenados por diferentes companhias de teatro: APACI (Associação de Pais e Amigos das Crianças Inadaptadas), com a peça “Pinóquio”; companhia A Capoeira, com "Tristão e Alegrão"; Teatro infantil de Marionetas – Roda Mola, com o teatro de sombras “Pedro e o Lobo” e Museu de Olaria, com “A Lenda do Galo de Barcelos”.
  6. CONCURSOS NA BIBLIOTECA CONCURSO CONCELHIO DE POESIA “PEQUENOS GRANDES POETAS” O agrupamento participou no concurso de poesia “Pequenos grandes poetas”, promovido pela Rede de Bibliotecas Escolares do concelho de Barcelos, com alunos de diferentes ciclos na modalidade de escrita de poemas inéditos e na de declamação. O poema “O mundo ao contrário”, escrito pela aluna Alícia Fernandes do 6.º7, foi premiado por um conceituado júri, constituído pelo escritor/ilustrador Pedro Seromenho, jornalista Alberto Serra e diretor da Biblioteca Municipal Victor Pinho. O mundo ao contrário Estava um dia de chuva escaldante. Na rua estava um grande anão e um pequeno gigante. Quando de repente… O cabelo começou a pentear o pente. Estava o lápis a apagar a borracha, Quando de repente… A Maria foi comida pela bolacha. A filha mandou a mãe arrumar o quarto, Enquanto o homem foi atado pelo sapato. Quando de repente… A sardinha comeu o gato. Estava a saia a vestir a mulher, Quando de repente… A sopa comeu a rapariga com a colher. Estava a água a arder na escola, E o peixe foi chamar o professor, Quando de repente… O fogo apagou o extintor. Alícia Fernandes, nº2, da turma 6º7
  7. CONCURSO DE MARCADORES DE LIVRO No âmbito da comemoração do Mês Internacional da Bibliotecas Escolares, e com os objetivos de desenvolver atividades lúdico-pedagógicas, sensibilizar para a importância do trabalho desenvolvido nas BE e estimular a imaginação e a capacidade criativa dos alunos, a BE lançou um concurso de marcadores de livros com frases ilustradas sobre a Biblioteca. O concurso foi aberto a todos os estabelecimentos de ensino do agrupamento e houve uma grande participação com trabalhos de qualidade, que foram expostos na Biblioteca da escola Sede. CLUBE “HORA DO CONTO” Este ano letivo, no âmbito das atividades de dinamização da biblioteca, foi criado um clube “Hora do Conto” com o objetivo de proporcionar momentos de partilha e cumplicidade entre alunos de diferentes faixas etárias através do mundo mágico dos livros e dos contos. Frequentam este clube 10 alunos do 6º7, que se disponibilizaram a ir ler uma história aos Jardins de Infância de Remelhe, Barcelinhos, Alvelos e Vila Cova. Esta atividade constou da leitura dramatizada do livro “Pimpona, a galinha tonta” de Maria Carolina Pereira Rosa, canto e mímica da canção “Doidas andam as galinhas” e atividades de pintura. HISTÓRIAS CONTAR PARA NA RÁDIO ESCUTAR Dado o sucesso em anos anteriores do projeto “Histórias contar para na rádio escutar”, em parceria com a Rádio Cávado, deu-se continuidade ao mesmo, envolvendo os alunos do 5.º6 na leitura e gravação em direto de vários contos e lendas. Os mesmos alunos também gravaram para a Webrádio da escola.
  8. FEIRA DO LIVRO Entre 28 de novembro a 6 de dezembro, decorreu na Biblioteca Escolar da EB 2,3 Rosa Ramalho a Feira do Livro, aberta a toda a comunidade educativa. Esta atividade proporcionou um contacto vivo e direto com um grande número de títulos adequados às diferentes idades e assegurou a presença de novidades. Para além da possibilidade de manusear e apreciar os livros expostos, os alunos beneficiaram de contos orais de livros ilustrados e do aconselhamento dos professores na escolha fundamentada dos livros. Todas estas atividades com mais fotografias encontram-se no blogue da Biblioteca Escolar no sítio: http://bibliotecaagrupamentocavadosul.blogspot.pt A equipa da Biblioteca Escolar agradece a todos os parceiros (Biblioteca Municipal, Rede de Bibliotecas Escolares de Barcelos, Museu de Olaria, Rádio Cávado Sul, Webrádio), professores colaboradores e escolas participantes. Escola EB 2,3 Rosa Ramalho Escola EB1/JI de Remelhe Escola EB1 e JI de Carvalhas Escola EB1/JI de Alvelos Escola EB1 de Macieira de Rates Escola EB1/JI de Moure
  9. Escola EB1 de Góios Escola EB1 de Pereira JI de Pereira Escola EB1 e JI de Courel Escola EB1 de Airó Escola EB1/JI de Gueral Escola EB1 da Várzea JI da Várzea Escola EB1/JI de Rio Covo Escola EB1 de Areias de Vilar JI de Areias de Vilar Escola EB1/JI de Carvalhal Escola EB1 de Barcelinhos JI de Barcelinhos JI de Airó Escola EB1 de Gamil JI de Gamil Escola EB1 e JI de Adães
Publicidad