Se ha denunciado esta presentación.
Se está descargando tu SlideShare. ×

2º ANO - 4º BIM. GLOBALIZAÇÃO.pdf

Anuncio
Anuncio
Anuncio
Anuncio
Anuncio
Anuncio
Anuncio
Anuncio
Anuncio
Anuncio
Anuncio
Anuncio
Próximo SlideShare
Slide Idade média.pdf
Slide Idade média.pdf
Cargando en…3
×

Eche un vistazo a continuación

1 de 19 Anuncio

Más Contenido Relacionado

Más reciente (20)

Anuncio

2º ANO - 4º BIM. GLOBALIZAÇÃO.pdf

  1. 1. 2º ano Sociologia
  2. 2.  A Globalização é um processo de ausência ou diminuição de barreiras econômicas e imigratórias entre os países.  Está caracterizada pelo aprofundamento das relações econômicas, sociais, culturais e políticas entre os povos do mundo.
  3. 3.  Remonta ao século XV durante o período mercantilista. Várias nações europeias lançaram-se ao mar em busca de novas terras e riquezas.  Posteriormente, no século XVIII, marcou-se por um incremento no fluxo de força de trabalho entre os países e continentes, especialmente nas novas colônias europeias na África e na Ásia.  O europeu entrou em contato com povos de outros continentes e estabeleceu relações comerciais e culturais em níveis sem precedentes.  No século XIX, com a invenção da eletricidade, das ferrovias e dos navios a vapor, as distâncias encurtaram e os produtos puderam chegar aos lugares mais remotos.
  4. 4.  A globalização é por vezes entendida como um processo que, de maneira metafórica, suprimiu as barreiras entre os territórios e criou um espaço global unificado, o que significa dizer que os fluxos acontecem agora em uma escala internacional.
  5. 5.  Outros aspectos importantes que caracterizam a globalização são:  Avanço do capitalismo monopolista (ou financeiro) e maior protagonismo do mercado no cenário internacional;  Internacionalização da produção;  Surgimento e ampla atuação das empresas transnacionais por todo o globo;  Aumento dos fluxos de mercadorias e de capital (dinheiro) pelo mundo;
  6. 6.  Padronização técnica da produção e também do consumo;  Intensificação do uso da tecnologia nos processos produtivos, tanto na indústria quanto no campo;  Advento de novos blocos econômicos e maior atuação das organizações internacionais;  Ampliação do fluxo de informações e difusão de maneira ágil e em tempo real em quase todos os locais do planeta;
  7. 7.  modernização das telecomunicações e surgimento de novos meios, como a internet;  Maior circulação de pessoas em escala global, com o crescimento das migrações internacionais e das atividades turísticas;  Criação de novos vínculos territoriais e adensamento das redes geográficas.
  8. 8.  A expansão do capitalismo moderno pelo mundo deu início à globalização, mas esse fenômeno não ficou restrito somente a essa esfera. Como foi mencionado, o aperfeiçoamento técnico da comunicação e dos transportes propiciou novos vínculos territoriais, permitindo-nos distinguir, para fins metodológicos, ao menos dois diferentes tipos de globalização.
  9. 9.  Refere-se ao processo de internacionalização da economia, que é marcado pela consolidação do capitalismo monopolista (ou financeiro) como novo modelo de acumulação, com grande importância do mercado no âmbito da tomada de decisões.  É caracterizada pela massiva presença das empresas transnacionais pelo globo, pela padronização da produção e sobretudo pela fragmentação das cadeias produtivas, derivada da modernização tecnológica das comunicações.
  10. 10.  União do mercado mundial através de blocos econômicos e a desaparição das fronteiras comerciais entre seus membros.  Aumento da concorrência econômica e do nível de competição, com a consequente exploração da mão de obra.  No mundo globalizado, se valoriza a qualificação profissional, ao mesmo tempo em que se diminuem os direitos trabalhistas que empurram os trabalhadores para o mercado informal.
  11. 11.  "A globalização cultural, chamada também de globalização social, corresponde à difusão de elementos culturais em escala planetária, da mesma forma como pode ser relacionada ao aumento da circulação de pessoas pelo espaço mundial e nas trocas socioculturais e relações que são estabelecidas nesses deslocamentos.  Está intimamente ligada aos meios de comunicação e ao desenvolvimento de novas tecnologias, como a internet, que ampliam a escala das conexões e da difusão de informações.
  12. 12.  Como principal ponto positivo da globalização temos os avanços tecnológicos que facilitam o fluxo de informação e de capitais mediante inovações nas áreas das Telecomunicações e da Informática.  Como ponto negativo é preciso afirmar que a maior parcela do dinheiro fica entre os países mais desenvolvidos. Estes conseguem lucros astronômicos e cria uma brutal concentração da riqueza gerando uma relação desproporcional no mundo.
  13. 13.  https://brasilescola.uol.com.br/geografia/glo balizacao.htm  https://www.todamateria.com.br/globalizaca o/
  14. 14.  EM EQUIPES PRODUZIR UM VÍDEO DEMONSTRANDO SITUAÇÕES EM QUE APAREÇAM OS DOIS TIPOS DE GLOBALIZAÇÃO:  EQUIPE 1: GLOBALIZAÇÃO ECONÔMICA  EQUIPE 2: GLOBALIZAÇÃO CULTURAL

×