SlideShare una empresa de Scribd logo
1 de 26
 
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
Revolução Industrial Passagem de um sistema de produção agrário e artesanal para outro sistema marcadamente industrial dominado pela fábrica e pela máquina  O que significa dizer que o  trabalho  deixou de ser somente manual e passou a ser também mecanizado. Fiandeira mecânica, criada em 1764
Este processo revolucionário para o mundo do trabalho iniciou-se na Inglaterra no século XVIII. A Inglaterra passara por um eficiente processo de  acumulação primitiva do capital  nos séculos anteriores (XVI-XVII). Criando neste país as condições necessárias ao capitalismo industrial e sua nova forma de conceber o trabalho (fabril e assalariado) e a produção de manufaturados (em massa). Foi o processo de acumulação de riquezas pela burguesia desde a fase do capitalismo mercantil até a fase industrial. Este processo permitiu que a riqueza acumulada fosse investida na produção manufatureira,
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],A tecnologia acelerou o processo produtivo .
AGRICULTURA O  cercamento dos campos  diminuiu a área cultivada para a subsistência e aumentou os campos de pastagem de ovelhas para obtenção de lã utilizada como  matéria-prima nas manufaturas de tecido . Nas  áreas de cultivo  os grandes proprietários começavam a investir em novos métodos de plantio, introduzindo  melhorias técnicas  que levaram à  substituição do trabalho manual pelo mecânico . O cercamento dos campos e as melhorias técnicas ocasionaram a migração de muitos trabalhadores para a cidade, onde se sujeitaram a baixos salários e a condições de vida sub-humanas.
INDÚSTRIA TÊXTIL A produção de tecido antes da Revolução Industrial era um processo longo e tinha caráter complementar à agricultura. No entanto, o negócio dos tecidos de lã propiciou grandes lucros aos comerciantes que aos poucos  passaram a investir em instalações e equipamentos . Estes investimentos possibilitaram a  especialização do trabalho , ou seja, cada trabalhador passou a realizar apenas uma etapa na elaboração do produto e não mais todo o processo que ia da lã, matéria-prima, ao tecido, produto final. A especialização do trabalho  acelerou a produção e ampliou o sistema produtivo .
A mecanização do processo produtivo resultou numa especialização do trabalho. Em que medida esta mecanização alterou a dinâmica do trabalho?
A mecanização do processo produtivo transformou a relação do homem com o trabalho em dois aspectos: primeiro antes da Revolução Industrial o homem trabalhava somente pela subsistência após a Revolução trabalha também para atender a lógica do consumo. Segundo aspecto, a mecanização especializou o trabalho na medida em que cada trabalhador ficou responsável por uma etapa da produção diferente do que acontecia antes, quando cada trabalhador era responsável por todo o processo produtivo.
O ALGODÃO SUBSTITUI A LÃ A produção também foi acelerada pela substituição da lã pelo algodão. Com o Ato de Navegação de 1651 a Inglaterra garantiu a nova matéria prima e novas áreas para comercializar seus produtos manufaturados. A Índia e as colônias de exploração na América se tornaram  grandes produtores de algodão e consumidores dos tecidos fabricados na Inglaterra. O tecido de algodão era  mais leve e mais barato  fazendo os empresários investirem mais na indústria de algodão do que na de lã. Estes tecidos eram mais aceitos em regiões tropicais e podiam ser utilizados como pagamento na compra de escravos. Como o mercado consumidor para este novo produto era grande os empresários passaram a  investir ainda mais em tecnologia para acelerar a produção .
METALURGIA A  EXTRAÇÃO DE FERRO E CARVÃO E O PROCESSO DE FUNDIÇÃ O  de ferro  foram setores da economia que também auxiliaram a Revolução Industrial. No século XVIII surgiu a tentativa de obter ferro fundido em  grande escala e com menos impurezas , aperfeiçoando o método até chegar ao aço. Este processo auxiliou a construção de pontes, transportes e equipamentos para a industria têxtil. Primeira locomotiva
Até agora vimos que a Revolução Industrial para acontecer usou de novas matérias-primas (o carvão e o ferro fundido), substituiu o trabalho manual pelo mecânico e efetuou a especialização do trabalho.  Qual o principal efeito destas transformações?
O desenvolvimento de novas tecnologias e técnicas de produção permitiu a aceleração da produção de manufaturados.
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],Tear mecânico, criado em 1785, movido a vapor permitia o fabrico automático dos tecidos. Descaroçador mecânico, criado em 1792, separava o caroço da fibra de algodão. Navio a vapor, criado em 1807, propiciou maior integração dos mercados
A  Revolução Industrial gerou  condições miseráveis nas cidades . Com a lógica do lucro os empresários  pagavam baixos salários a  seus funcionários e exigiam uma  longa jornada de trabalho . As moradias dos operários também eram mal conservadas e ofereciam péssimas condições de higiene. CONDIÇÕES SOCIAIS Como forma de reação à degradação de suas condições de vida e de trabalho, os operários iniciaram um movimento cujo objetivo era destruir o maior número possível de máquinas. Esta reação ficou conhecida como  Movimento Ludita.
O desenvolvimento de novas tecnologias e o aumento dos lucros favoreceram o crescimento econômico da Burguesia. E para os trabalhadores, qual foi o maior impacto destas transformações?
Os operários, como ficaram conhecidos os trabalhadores das fábricas, ganhavam mal pelo trabalho prestado e acabaram imersos em condições sub humanas de vida.
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
Questão 01:  A respeito da Revolução Industrial Inglesa, assinale a alternativa incorreta.  A) O processo da Revolução Industrial provocou profundas transformações econômicas e sociais na sociedade inglesa.  B) A Inglaterra foi a primeira nação a se industrializar.  C) Um magnífico aumento da produtividade de cada trabalhador foi uma das principais características da Revolução Industrial Inglesa.  D) A chamada Revolução Industrial Inglesa ocorreu na Idade Média e, por isso, é também conhecida como A Revolução Industrial da Idade Média.  E) A indústria têxtil foi o ramo da produção em que a modernização ocorreu de forma mais explícita
RESOLUÇÃO: A) O processo da Revolução Industrial provocou profundas transformações econômicas e sociais na sociedade inglesa.  B) A Inglaterra foi a primeira nação a se industrializar.  C) Um magnífico aumento da produtividade de cada trabalhador foi uma das principais características da Revolução Industrial Inglesa.  D) A chamada Revolução Industrial Inglesa ocorreu na  Idade Média  e, por isso, é também conhecida como A Revolução Industrial da Idade Média.  E) A indústria têxtil foi o ramo da produção em que a modernização ocorreu de forma mais explícita
Questão 02:  “Coketown era uma cidade de tijolos vermelhos, ou melhor, de tijolos que seriam vermelhos se a fumaça e as cinzas permitissem, cidade de máquinas e de altas chaminés. Apresentava muitas ruas largas, todas iguais, e muitas ruazinhas ainda mais iguais, cheias de pessoas também muito iguais, pois todas saíam e entravam nas mesmas horas, andando com passo igual na mesma calçada, para fazer o mesmo trabalho, e para elas cada dia era parecido com o da véspera e com o dia seguinte.” CHARLES DICKENS In: ENDERS, Armelle e outros.  História em Curso . Rio de Janeiro: FGV, 2008. A Revolução Industrial provocou grandes mudanças em algumas cidades inglesas a partir de finais do século XVIII. O fragmento do romance  Tempos difíceis , publicado em 1854, apresenta sinais dessas transformações. Apresente uma mudança causada pelo processo de industrialização nas cidades inglesas e uma de suas consequências para as condições de vida do operariado.
Mudanças:  •  Expansão, diversificação e maior complexidade da paisagem urbana;  •  Alteração do espaço natural decorrente da concentração industrial em áreas urbanas, causadora de efeitos poluentes e de degradação ambiental, associados tanto à aplicação dos progressos tecnológicos na mecanização da produção quanto aos processos de expansão e de concentração demográfica;  •  Crescimento populacional decorrente da ampliação da demanda por mão de obra e alimentado por feixes migratórios originários das áreas rurais.  Consequências:  •  Crescente divisão do trabalho;  •  Padronização dos ritmos de vida;  •  Exploração da mão de obra infantil e feminina.  RESOLUÇÃO:
A partir da leitura do texto,  IDENTIFIQUE  um elemento característico da Sociedade do Antigo Regime que foi duramente criticado pelos filósofos iluministas.
RESOLUÇÃO: (A) a expansão do capitalismo e a consolidação dos regimes monárquicos constitucionais. (B) a expressiva diminuição da oferta de mão-de-obra, devido à demanda por trabalhadores especializados. (C) a  capacidade de mobilização  dos trabalhadores em defesa dos seus interesses. (D) o crescimento do Estado ao mesmo tempo que diminuía a representação operária nos parlamentos. (E) a vitória dos partidos comunistas nas eleições das principais capitais européias.
BIBLIOGRAFIA PAZZINATO, Alceu L.; SENISE, Maria Helena V.  Tempo de Chaminés .  In. “História Moderna e Contemporânea”. 14ª ed. Editora Ática, São Paulo: 2006.

Más contenido relacionado

La actualidad más candente

Revolução industrial slide
Revolução industrial slideRevolução industrial slide
Revolução industrial slideHary Duarte
 
Revolução Industrial Inglesa
Revolução Industrial InglesaRevolução Industrial Inglesa
Revolução Industrial Inglesaeduardodemiranda
 
Revolução Industrial
Revolução IndustrialRevolução Industrial
Revolução Industrialjoana71
 
A Revolução Industrial
A Revolução IndustrialA Revolução Industrial
A Revolução IndustrialNBrunoFS
 
A Revolução industrial
A Revolução industrialA Revolução industrial
A Revolução industrialCarlos Pinheiro
 
Revolução industrial
Revolução industrialRevolução industrial
Revolução industrialGabriel Moreno
 
1ª Revolução Industrial
1ª Revolução Industrial1ª Revolução Industrial
1ª Revolução IndustrialLaerciolns12
 
Revolução industrial inglesa
Revolução industrial inglesaRevolução industrial inglesa
Revolução industrial inglesaAva Augustina
 
Primeira Revolução Industrial - Prof.Altair Aguilar.
Primeira Revolução Industrial - Prof.Altair Aguilar.Primeira Revolução Industrial - Prof.Altair Aguilar.
Primeira Revolução Industrial - Prof.Altair Aguilar.Altair Moisés Aguilar
 

La actualidad más candente (20)

Revolução industrial slide
Revolução industrial slideRevolução industrial slide
Revolução industrial slide
 
Revolução Industrial Inglesa
Revolução Industrial InglesaRevolução Industrial Inglesa
Revolução Industrial Inglesa
 
Revolução industrial
Revolução industrialRevolução industrial
Revolução industrial
 
Revolução Industrial
Revolução IndustrialRevolução Industrial
Revolução Industrial
 
A Revolução Industrial
A Revolução IndustrialA Revolução Industrial
A Revolução Industrial
 
A Revolução industrial
A Revolução industrialA Revolução industrial
A Revolução industrial
 
1a RevoluçãO Industrial
1a RevoluçãO Industrial1a RevoluçãO Industrial
1a RevoluçãO Industrial
 
Revoluçao industrial
Revoluçao industrialRevoluçao industrial
Revoluçao industrial
 
Revolução Industrial
Revolução IndustrialRevolução Industrial
Revolução Industrial
 
Revolução industrial
Revolução industrialRevolução industrial
Revolução industrial
 
Revolução Industrial
Revolução IndustrialRevolução Industrial
Revolução Industrial
 
1ª Revolução Industrial
1ª Revolução Industrial1ª Revolução Industrial
1ª Revolução Industrial
 
RevoluçãO Industrial
RevoluçãO IndustrialRevoluçãO Industrial
RevoluçãO Industrial
 
Revolução industrial inglesa
Revolução industrial inglesaRevolução industrial inglesa
Revolução industrial inglesa
 
Primeira Revolução Industrial - Prof.Altair Aguilar.
Primeira Revolução Industrial - Prof.Altair Aguilar.Primeira Revolução Industrial - Prof.Altair Aguilar.
Primeira Revolução Industrial - Prof.Altair Aguilar.
 
Revolução Industrial
Revolução IndustrialRevolução Industrial
Revolução Industrial
 
A revolucao industrial
A revolucao industrialA revolucao industrial
A revolucao industrial
 
Revolução industrial
Revolução industrialRevolução industrial
Revolução industrial
 
Esquema 1: Revolução Industrial
Esquema 1: Revolução IndustrialEsquema 1: Revolução Industrial
Esquema 1: Revolução Industrial
 
Revolução industrial
Revolução industrialRevolução industrial
Revolução industrial
 

Destacado

A REVOLUÇÃO RUSSA EM QUADRINHOS- ANDRÉ DINIZ
A REVOLUÇÃO RUSSA EM QUADRINHOS- ANDRÉ DINIZA REVOLUÇÃO RUSSA EM QUADRINHOS- ANDRÉ DINIZ
A REVOLUÇÃO RUSSA EM QUADRINHOS- ANDRÉ DINIZFernanda Eduardo Mattos
 
Revolução Industrial: As Novas Tecnologias
Revolução Industrial: As Novas TecnologiasRevolução Industrial: As Novas Tecnologias
Revolução Industrial: As Novas Tecnologiaslucasdtmj
 
Chavismo, Bolivarismo e Populismo.
Chavismo, Bolivarismo e Populismo.Chavismo, Bolivarismo e Populismo.
Chavismo, Bolivarismo e Populismo.Privada
 
A revolução industrial e a cidade
A revolução industrial e a cidadeA revolução industrial e a cidade
A revolução industrial e a cidadeJhonatan Borges
 
Análise da indústria do mundo globalizado quanto as técnicas ford e toyota
Análise da indústria do mundo globalizado quanto as técnicas ford e toyotaAnálise da indústria do mundo globalizado quanto as técnicas ford e toyota
Análise da indústria do mundo globalizado quanto as técnicas ford e toyotaGabrielFusion
 
Evolução da remuneração da mão de obra na indústria baiana comparativo com es...
Evolução da remuneração da mão de obra na indústria baiana comparativo com es...Evolução da remuneração da mão de obra na indústria baiana comparativo com es...
Evolução da remuneração da mão de obra na indústria baiana comparativo com es...Sistema FIEB
 
INDUSTRIALIZAÇÃO E URBANIZAÇÃO BRASILEIRA
INDUSTRIALIZAÇÃO E URBANIZAÇÃO BRASILEIRAINDUSTRIALIZAÇÃO E URBANIZAÇÃO BRASILEIRA
INDUSTRIALIZAÇÃO E URBANIZAÇÃO BRASILEIRABruno Lima
 
Revolução industrial
Revolução industrialRevolução industrial
Revolução industrialZeze Silva
 

Destacado (20)

A época do ouro no brasil
A época do ouro no brasilA época do ouro no brasil
A época do ouro no brasil
 
A REVOLUÇÃO RUSSA EM QUADRINHOS- ANDRÉ DINIZ
A REVOLUÇÃO RUSSA EM QUADRINHOS- ANDRÉ DINIZA REVOLUÇÃO RUSSA EM QUADRINHOS- ANDRÉ DINIZ
A REVOLUÇÃO RUSSA EM QUADRINHOS- ANDRÉ DINIZ
 
Revolução Industrial: As Novas Tecnologias
Revolução Industrial: As Novas TecnologiasRevolução Industrial: As Novas Tecnologias
Revolução Industrial: As Novas Tecnologias
 
Ufg
Ufg Ufg
Ufg
 
Atividade industrial
Atividade industrialAtividade industrial
Atividade industrial
 
Hau2 aula08
Hau2 aula08Hau2 aula08
Hau2 aula08
 
Chavismo, Bolivarismo e Populismo.
Chavismo, Bolivarismo e Populismo.Chavismo, Bolivarismo e Populismo.
Chavismo, Bolivarismo e Populismo.
 
A ii revolucao-industrial[1]
A ii revolucao-industrial[1]A ii revolucao-industrial[1]
A ii revolucao-industrial[1]
 
A revolução industrial e a cidade
A revolução industrial e a cidadeA revolução industrial e a cidade
A revolução industrial e a cidade
 
A revolução industrial
A revolução industrialA revolução industrial
A revolução industrial
 
Geografia 2ano 4bim1
Geografia 2ano 4bim1Geografia 2ano 4bim1
Geografia 2ano 4bim1
 
Análise da indústria do mundo globalizado quanto as técnicas ford e toyota
Análise da indústria do mundo globalizado quanto as técnicas ford e toyotaAnálise da indústria do mundo globalizado quanto as técnicas ford e toyota
Análise da indústria do mundo globalizado quanto as técnicas ford e toyota
 
Industria rural e_mundo_virtual_(3)
Industria rural e_mundo_virtual_(3)Industria rural e_mundo_virtual_(3)
Industria rural e_mundo_virtual_(3)
 
Custo Brasil e Taxa de Câmbio na Indústria de Transformação 2013
Custo Brasil e Taxa de Câmbio na Indústria de Transformação 2013Custo Brasil e Taxa de Câmbio na Indústria de Transformação 2013
Custo Brasil e Taxa de Câmbio na Indústria de Transformação 2013
 
Evolução da remuneração da mão de obra na indústria baiana comparativo com es...
Evolução da remuneração da mão de obra na indústria baiana comparativo com es...Evolução da remuneração da mão de obra na indústria baiana comparativo com es...
Evolução da remuneração da mão de obra na indústria baiana comparativo com es...
 
Capitalismo
CapitalismoCapitalismo
Capitalismo
 
Revolução inglesa
Revolução inglesaRevolução inglesa
Revolução inglesa
 
INDUSTRIALIZAÇÃO E URBANIZAÇÃO BRASILEIRA
INDUSTRIALIZAÇÃO E URBANIZAÇÃO BRASILEIRAINDUSTRIALIZAÇÃO E URBANIZAÇÃO BRASILEIRA
INDUSTRIALIZAÇÃO E URBANIZAÇÃO BRASILEIRA
 
Revolução industrial
Revolução industrialRevolução industrial
Revolução industrial
 
Cap10 - PODER DE MERCADO
Cap10 - PODER DE MERCADOCap10 - PODER DE MERCADO
Cap10 - PODER DE MERCADO
 

Similar a Revolução Industrial e as condições de vida dos trabalhadores

www.AulasDeHistoriaApoio.com - História - Revolução Industrial
www.AulasDeHistoriaApoio.com  - História -  Revolução Industrialwww.AulasDeHistoriaApoio.com  - História -  Revolução Industrial
www.AulasDeHistoriaApoio.com - História - Revolução IndustrialAulasDeHistoriaApoio
 
www.reforcoescolarapoio.com.br - História - Revolução Industrial
www.reforcoescolarapoio.com.br - História -  Revolução Industrialwww.reforcoescolarapoio.com.br - História -  Revolução Industrial
www.reforcoescolarapoio.com.br - História - Revolução IndustrialCarmem Lopes
 
As Revoluções Industriais.pptx
As Revoluções Industriais.pptxAs Revoluções Industriais.pptx
As Revoluções Industriais.pptxHitaloSantos8
 
Revolução Industrial - Jessica, Daiane e Eliel 2ºA CDA
Revolução Industrial - Jessica, Daiane e Eliel 2ºA CDARevolução Industrial - Jessica, Daiane e Eliel 2ºA CDA
Revolução Industrial - Jessica, Daiane e Eliel 2ºA CDAartbio
 
Revolução industrial atividade revisão
Revolução industrial   atividade revisãoRevolução industrial   atividade revisão
Revolução industrial atividade revisãoCarlos Zaranza
 
Revolução industrial ricardo carvalho
Revolução industrial   ricardo carvalhoRevolução industrial   ricardo carvalho
Revolução industrial ricardo carvalhoCristiane81
 
Revolução industrial alceu
Revolução industrial alceuRevolução industrial alceu
Revolução industrial alceuÍris Ferreira
 
Industrialização
IndustrializaçãoIndustrialização
IndustrializaçãoJojo Cruz
 
rev. industrial Atividades e textos e mapas.docx
rev. industrial Atividades e textos e mapas.docxrev. industrial Atividades e textos e mapas.docx
rev. industrial Atividades e textos e mapas.docxJuliane789084
 
DO ARTESANATO À INDÚSTRIA.pdf
DO ARTESANATO À INDÚSTRIA.pdfDO ARTESANATO À INDÚSTRIA.pdf
DO ARTESANATO À INDÚSTRIA.pdfHenrique Pontes
 

Similar a Revolução Industrial e as condições de vida dos trabalhadores (20)

www.AulasDeHistoriaApoio.com - História - Revolução Industrial
www.AulasDeHistoriaApoio.com  - História -  Revolução Industrialwww.AulasDeHistoriaApoio.com  - História -  Revolução Industrial
www.AulasDeHistoriaApoio.com - História - Revolução Industrial
 
www.reforcoescolarapoio.com.br - História - Revolução Industrial
www.reforcoescolarapoio.com.br - História -  Revolução Industrialwww.reforcoescolarapoio.com.br - História -  Revolução Industrial
www.reforcoescolarapoio.com.br - História - Revolução Industrial
 
As Revoluções Industriais.pptx
As Revoluções Industriais.pptxAs Revoluções Industriais.pptx
As Revoluções Industriais.pptx
 
Revolução Industrial - Jessica, Daiane e Eliel 2ºA CDA
Revolução Industrial - Jessica, Daiane e Eliel 2ºA CDARevolução Industrial - Jessica, Daiane e Eliel 2ºA CDA
Revolução Industrial - Jessica, Daiane e Eliel 2ºA CDA
 
A indústria
A indústriaA indústria
A indústria
 
Revolução industrial atividade revisão
Revolução industrial   atividade revisãoRevolução industrial   atividade revisão
Revolução industrial atividade revisão
 
Revolução industrial ricardo carvalho
Revolução industrial   ricardo carvalhoRevolução industrial   ricardo carvalho
Revolução industrial ricardo carvalho
 
RevoluçãO Industrial
RevoluçãO IndustrialRevoluçãO Industrial
RevoluçãO Industrial
 
Revolução industrial alceu
Revolução industrial alceuRevolução industrial alceu
Revolução industrial alceu
 
Industrialização
IndustrializaçãoIndustrialização
Industrialização
 
rev. industrial Atividades e textos e mapas.docx
rev. industrial Atividades e textos e mapas.docxrev. industrial Atividades e textos e mapas.docx
rev. industrial Atividades e textos e mapas.docx
 
Revolução Industrial
Revolução IndustrialRevolução Industrial
Revolução Industrial
 
Revolução industrial
Revolução industrialRevolução industrial
Revolução industrial
 
Revisao historia
Revisao historiaRevisao historia
Revisao historia
 
DO ARTESANATO À INDÚSTRIA.pdf
DO ARTESANATO À INDÚSTRIA.pdfDO ARTESANATO À INDÚSTRIA.pdf
DO ARTESANATO À INDÚSTRIA.pdf
 
Revolução Industrial
Revolução IndustrialRevolução Industrial
Revolução Industrial
 
Trabalho revolução industrial
Trabalho revolução industrialTrabalho revolução industrial
Trabalho revolução industrial
 
Seguranca no-trabalho
Seguranca no-trabalhoSeguranca no-trabalho
Seguranca no-trabalho
 
Seguranca no-trabalho
Seguranca no-trabalhoSeguranca no-trabalho
Seguranca no-trabalho
 
Revolução Industrial
Revolução IndustrialRevolução Industrial
Revolução Industrial
 

Más de Vídeo Aulas Apoio

Física - Gravitação universal -
Física - Gravitação universal -Física - Gravitação universal -
Física - Gravitação universal -Vídeo Aulas Apoio
 
Física - Instrumentos de Medidas Elétricas
Física - Instrumentos de Medidas ElétricasFísica - Instrumentos de Medidas Elétricas
Física - Instrumentos de Medidas ElétricasVídeo Aulas Apoio
 
Português - Sujeito e Vozes Do Verbo - www.centroapoio.com - Vídeo Aulas
Português - Sujeito e Vozes Do Verbo - www.centroapoio.com - Vídeo AulasPortuguês - Sujeito e Vozes Do Verbo - www.centroapoio.com - Vídeo Aulas
Português - Sujeito e Vozes Do Verbo - www.centroapoio.com - Vídeo AulasVídeo Aulas Apoio
 
Matemática - Equações Polinomiais - www.CentroApoio.com
Matemática - Equações Polinomiais - www.CentroApoio.comMatemática - Equações Polinomiais - www.CentroApoio.com
Matemática - Equações Polinomiais - www.CentroApoio.comVídeo Aulas Apoio
 
Matemática - Geometria Espacial - Prisma e Cilindros - www.CentroApoio.com
Matemática - Geometria Espacial - Prisma e Cilindros - www.CentroApoio.comMatemática - Geometria Espacial - Prisma e Cilindros - www.CentroApoio.com
Matemática - Geometria Espacial - Prisma e Cilindros - www.CentroApoio.comVídeo Aulas Apoio
 
Matemática - Análise Combinatória - Com Exercícios Resolvidos - www.CentroApo...
Matemática - Análise Combinatória - Com Exercícios Resolvidos - www.CentroApo...Matemática - Análise Combinatória - Com Exercícios Resolvidos - www.CentroApo...
Matemática - Análise Combinatória - Com Exercícios Resolvidos - www.CentroApo...Vídeo Aulas Apoio
 
História - Unificação Da Itália e Alemanha - www.CentroApoio.com - Vídeo Aulas
História - Unificação Da Itália e Alemanha - www.CentroApoio.com - Vídeo AulasHistória - Unificação Da Itália e Alemanha - www.CentroApoio.com - Vídeo Aulas
História - Unificação Da Itália e Alemanha - www.CentroApoio.com - Vídeo AulasVídeo Aulas Apoio
 
Português - Regência Verbal - Exercícios Resolvidos - www.CentroApoio.com - ...
Português - Regência Verbal - Exercícios Resolvidos -  www.CentroApoio.com - ...Português - Regência Verbal - Exercícios Resolvidos -  www.CentroApoio.com - ...
Português - Regência Verbal - Exercícios Resolvidos - www.CentroApoio.com - ...Vídeo Aulas Apoio
 
História - Neoloberalismo Afroasiatico - www.CentroApoio.com
História - Neoloberalismo Afroasiatico - www.CentroApoio.comHistória - Neoloberalismo Afroasiatico - www.CentroApoio.com
História - Neoloberalismo Afroasiatico - www.CentroApoio.comVídeo Aulas Apoio
 
Português - Regência Verbal - www.CentroApoio.com - Vídeo Aulas
Português - Regência Verbal - www.CentroApoio.com - Vídeo AulasPortuguês - Regência Verbal - www.CentroApoio.com - Vídeo Aulas
Português - Regência Verbal - www.CentroApoio.com - Vídeo AulasVídeo Aulas Apoio
 
História - Revolução Russa - www.CentroApoio.com
História - Revolução Russa - www.CentroApoio.comHistória - Revolução Russa - www.CentroApoio.com
História - Revolução Russa - www.CentroApoio.comVídeo Aulas Apoio
 
Química Orgância - Funções Orgânicas - www.CentroApoio.com - Vídeo Aulas
Química Orgância - Funções Orgânicas -  www.CentroApoio.com - Vídeo AulasQuímica Orgância - Funções Orgânicas -  www.CentroApoio.com - Vídeo Aulas
Química Orgância - Funções Orgânicas - www.CentroApoio.com - Vídeo AulasVídeo Aulas Apoio
 
Português - Concordância Verbal - www.CentroApoio.com - Vídeo Aulas
Português - Concordância Verbal - www.CentroApoio.com - Vídeo AulasPortuguês - Concordância Verbal - www.CentroApoio.com - Vídeo Aulas
Português - Concordância Verbal - www.CentroApoio.com - Vídeo AulasVídeo Aulas Apoio
 
Matemática - Análise Combinatória - Com Exercícios Resolvidos - www.CentroApo...
Matemática - Análise Combinatória - Com Exercícios Resolvidos - www.CentroApo...Matemática - Análise Combinatória - Com Exercícios Resolvidos - www.CentroApo...
Matemática - Análise Combinatória - Com Exercícios Resolvidos - www.CentroApo...Vídeo Aulas Apoio
 
Exercícios complemetar de dinãmica
Exercícios complemetar de dinãmicaExercícios complemetar de dinãmica
Exercícios complemetar de dinãmicaVídeo Aulas Apoio
 

Más de Vídeo Aulas Apoio (20)

Física - Analise Dimensional
Física - Analise DimensionalFísica - Analise Dimensional
Física - Analise Dimensional
 
Física - Gravitação universal -
Física - Gravitação universal -Física - Gravitação universal -
Física - Gravitação universal -
 
Física - Instrumentos de Medidas Elétricas
Física - Instrumentos de Medidas ElétricasFísica - Instrumentos de Medidas Elétricas
Física - Instrumentos de Medidas Elétricas
 
Português - Sujeito e Vozes Do Verbo - www.centroapoio.com - Vídeo Aulas
Português - Sujeito e Vozes Do Verbo - www.centroapoio.com - Vídeo AulasPortuguês - Sujeito e Vozes Do Verbo - www.centroapoio.com - Vídeo Aulas
Português - Sujeito e Vozes Do Verbo - www.centroapoio.com - Vídeo Aulas
 
Matemática - Equações Polinomiais - www.CentroApoio.com
Matemática - Equações Polinomiais - www.CentroApoio.comMatemática - Equações Polinomiais - www.CentroApoio.com
Matemática - Equações Polinomiais - www.CentroApoio.com
 
Matemática - Geometria Espacial - Prisma e Cilindros - www.CentroApoio.com
Matemática - Geometria Espacial - Prisma e Cilindros - www.CentroApoio.comMatemática - Geometria Espacial - Prisma e Cilindros - www.CentroApoio.com
Matemática - Geometria Espacial - Prisma e Cilindros - www.CentroApoio.com
 
Matemática - Análise Combinatória - Com Exercícios Resolvidos - www.CentroApo...
Matemática - Análise Combinatória - Com Exercícios Resolvidos - www.CentroApo...Matemática - Análise Combinatória - Com Exercícios Resolvidos - www.CentroApo...
Matemática - Análise Combinatória - Com Exercícios Resolvidos - www.CentroApo...
 
História - Unificação Da Itália e Alemanha - www.CentroApoio.com - Vídeo Aulas
História - Unificação Da Itália e Alemanha - www.CentroApoio.com - Vídeo AulasHistória - Unificação Da Itália e Alemanha - www.CentroApoio.com - Vídeo Aulas
História - Unificação Da Itália e Alemanha - www.CentroApoio.com - Vídeo Aulas
 
Português - Regência Verbal - Exercícios Resolvidos - www.CentroApoio.com - ...
Português - Regência Verbal - Exercícios Resolvidos -  www.CentroApoio.com - ...Português - Regência Verbal - Exercícios Resolvidos -  www.CentroApoio.com - ...
Português - Regência Verbal - Exercícios Resolvidos - www.CentroApoio.com - ...
 
História - Neoloberalismo Afroasiatico - www.CentroApoio.com
História - Neoloberalismo Afroasiatico - www.CentroApoio.comHistória - Neoloberalismo Afroasiatico - www.CentroApoio.com
História - Neoloberalismo Afroasiatico - www.CentroApoio.com
 
Português - Regência Verbal - www.CentroApoio.com - Vídeo Aulas
Português - Regência Verbal - www.CentroApoio.com - Vídeo AulasPortuguês - Regência Verbal - www.CentroApoio.com - Vídeo Aulas
Português - Regência Verbal - www.CentroApoio.com - Vídeo Aulas
 
História - Revolução Russa - www.CentroApoio.com
História - Revolução Russa - www.CentroApoio.comHistória - Revolução Russa - www.CentroApoio.com
História - Revolução Russa - www.CentroApoio.com
 
Química Orgância - Funções Orgânicas - www.CentroApoio.com - Vídeo Aulas
Química Orgância - Funções Orgânicas -  www.CentroApoio.com - Vídeo AulasQuímica Orgância - Funções Orgânicas -  www.CentroApoio.com - Vídeo Aulas
Química Orgância - Funções Orgânicas - www.CentroApoio.com - Vídeo Aulas
 
Português - Concordância Verbal - www.CentroApoio.com - Vídeo Aulas
Português - Concordância Verbal - www.CentroApoio.com - Vídeo AulasPortuguês - Concordância Verbal - www.CentroApoio.com - Vídeo Aulas
Português - Concordância Verbal - www.CentroApoio.com - Vídeo Aulas
 
Matemática - Análise Combinatória - Com Exercícios Resolvidos - www.CentroApo...
Matemática - Análise Combinatória - Com Exercícios Resolvidos - www.CentroApo...Matemática - Análise Combinatória - Com Exercícios Resolvidos - www.CentroApo...
Matemática - Análise Combinatória - Com Exercícios Resolvidos - www.CentroApo...
 
Trabalho
TrabalhoTrabalho
Trabalho
 
Trabalho e energia mec+énica
Trabalho e energia mec+énicaTrabalho e energia mec+énica
Trabalho e energia mec+énica
 
Dinâmica apostila 2
Dinâmica   apostila 2Dinâmica   apostila 2
Dinâmica apostila 2
 
Gravitação universal
Gravitação universalGravitação universal
Gravitação universal
 
Exercícios complemetar de dinãmica
Exercícios complemetar de dinãmicaExercícios complemetar de dinãmica
Exercícios complemetar de dinãmica
 

Revolução Industrial e as condições de vida dos trabalhadores

  • 1.  
  • 2.
  • 3. Revolução Industrial Passagem de um sistema de produção agrário e artesanal para outro sistema marcadamente industrial dominado pela fábrica e pela máquina O que significa dizer que o trabalho deixou de ser somente manual e passou a ser também mecanizado. Fiandeira mecânica, criada em 1764
  • 4. Este processo revolucionário para o mundo do trabalho iniciou-se na Inglaterra no século XVIII. A Inglaterra passara por um eficiente processo de acumulação primitiva do capital nos séculos anteriores (XVI-XVII). Criando neste país as condições necessárias ao capitalismo industrial e sua nova forma de conceber o trabalho (fabril e assalariado) e a produção de manufaturados (em massa). Foi o processo de acumulação de riquezas pela burguesia desde a fase do capitalismo mercantil até a fase industrial. Este processo permitiu que a riqueza acumulada fosse investida na produção manufatureira,
  • 5.
  • 6.
  • 7. AGRICULTURA O cercamento dos campos diminuiu a área cultivada para a subsistência e aumentou os campos de pastagem de ovelhas para obtenção de lã utilizada como matéria-prima nas manufaturas de tecido . Nas áreas de cultivo os grandes proprietários começavam a investir em novos métodos de plantio, introduzindo melhorias técnicas que levaram à substituição do trabalho manual pelo mecânico . O cercamento dos campos e as melhorias técnicas ocasionaram a migração de muitos trabalhadores para a cidade, onde se sujeitaram a baixos salários e a condições de vida sub-humanas.
  • 8. INDÚSTRIA TÊXTIL A produção de tecido antes da Revolução Industrial era um processo longo e tinha caráter complementar à agricultura. No entanto, o negócio dos tecidos de lã propiciou grandes lucros aos comerciantes que aos poucos passaram a investir em instalações e equipamentos . Estes investimentos possibilitaram a especialização do trabalho , ou seja, cada trabalhador passou a realizar apenas uma etapa na elaboração do produto e não mais todo o processo que ia da lã, matéria-prima, ao tecido, produto final. A especialização do trabalho acelerou a produção e ampliou o sistema produtivo .
  • 9. A mecanização do processo produtivo resultou numa especialização do trabalho. Em que medida esta mecanização alterou a dinâmica do trabalho?
  • 10. A mecanização do processo produtivo transformou a relação do homem com o trabalho em dois aspectos: primeiro antes da Revolução Industrial o homem trabalhava somente pela subsistência após a Revolução trabalha também para atender a lógica do consumo. Segundo aspecto, a mecanização especializou o trabalho na medida em que cada trabalhador ficou responsável por uma etapa da produção diferente do que acontecia antes, quando cada trabalhador era responsável por todo o processo produtivo.
  • 11. O ALGODÃO SUBSTITUI A LÃ A produção também foi acelerada pela substituição da lã pelo algodão. Com o Ato de Navegação de 1651 a Inglaterra garantiu a nova matéria prima e novas áreas para comercializar seus produtos manufaturados. A Índia e as colônias de exploração na América se tornaram grandes produtores de algodão e consumidores dos tecidos fabricados na Inglaterra. O tecido de algodão era mais leve e mais barato fazendo os empresários investirem mais na indústria de algodão do que na de lã. Estes tecidos eram mais aceitos em regiões tropicais e podiam ser utilizados como pagamento na compra de escravos. Como o mercado consumidor para este novo produto era grande os empresários passaram a investir ainda mais em tecnologia para acelerar a produção .
  • 12. METALURGIA A EXTRAÇÃO DE FERRO E CARVÃO E O PROCESSO DE FUNDIÇÃ O de ferro foram setores da economia que também auxiliaram a Revolução Industrial. No século XVIII surgiu a tentativa de obter ferro fundido em grande escala e com menos impurezas , aperfeiçoando o método até chegar ao aço. Este processo auxiliou a construção de pontes, transportes e equipamentos para a industria têxtil. Primeira locomotiva
  • 13. Até agora vimos que a Revolução Industrial para acontecer usou de novas matérias-primas (o carvão e o ferro fundido), substituiu o trabalho manual pelo mecânico e efetuou a especialização do trabalho. Qual o principal efeito destas transformações?
  • 14. O desenvolvimento de novas tecnologias e técnicas de produção permitiu a aceleração da produção de manufaturados.
  • 15.
  • 16. A Revolução Industrial gerou condições miseráveis nas cidades . Com a lógica do lucro os empresários pagavam baixos salários a seus funcionários e exigiam uma longa jornada de trabalho . As moradias dos operários também eram mal conservadas e ofereciam péssimas condições de higiene. CONDIÇÕES SOCIAIS Como forma de reação à degradação de suas condições de vida e de trabalho, os operários iniciaram um movimento cujo objetivo era destruir o maior número possível de máquinas. Esta reação ficou conhecida como Movimento Ludita.
  • 17. O desenvolvimento de novas tecnologias e o aumento dos lucros favoreceram o crescimento econômico da Burguesia. E para os trabalhadores, qual foi o maior impacto destas transformações?
  • 18. Os operários, como ficaram conhecidos os trabalhadores das fábricas, ganhavam mal pelo trabalho prestado e acabaram imersos em condições sub humanas de vida.
  • 19.
  • 20. Questão 01: A respeito da Revolução Industrial Inglesa, assinale a alternativa incorreta. A) O processo da Revolução Industrial provocou profundas transformações econômicas e sociais na sociedade inglesa. B) A Inglaterra foi a primeira nação a se industrializar. C) Um magnífico aumento da produtividade de cada trabalhador foi uma das principais características da Revolução Industrial Inglesa. D) A chamada Revolução Industrial Inglesa ocorreu na Idade Média e, por isso, é também conhecida como A Revolução Industrial da Idade Média. E) A indústria têxtil foi o ramo da produção em que a modernização ocorreu de forma mais explícita
  • 21. RESOLUÇÃO: A) O processo da Revolução Industrial provocou profundas transformações econômicas e sociais na sociedade inglesa. B) A Inglaterra foi a primeira nação a se industrializar. C) Um magnífico aumento da produtividade de cada trabalhador foi uma das principais características da Revolução Industrial Inglesa. D) A chamada Revolução Industrial Inglesa ocorreu na Idade Média e, por isso, é também conhecida como A Revolução Industrial da Idade Média. E) A indústria têxtil foi o ramo da produção em que a modernização ocorreu de forma mais explícita
  • 22. Questão 02: “Coketown era uma cidade de tijolos vermelhos, ou melhor, de tijolos que seriam vermelhos se a fumaça e as cinzas permitissem, cidade de máquinas e de altas chaminés. Apresentava muitas ruas largas, todas iguais, e muitas ruazinhas ainda mais iguais, cheias de pessoas também muito iguais, pois todas saíam e entravam nas mesmas horas, andando com passo igual na mesma calçada, para fazer o mesmo trabalho, e para elas cada dia era parecido com o da véspera e com o dia seguinte.” CHARLES DICKENS In: ENDERS, Armelle e outros. História em Curso . Rio de Janeiro: FGV, 2008. A Revolução Industrial provocou grandes mudanças em algumas cidades inglesas a partir de finais do século XVIII. O fragmento do romance Tempos difíceis , publicado em 1854, apresenta sinais dessas transformações. Apresente uma mudança causada pelo processo de industrialização nas cidades inglesas e uma de suas consequências para as condições de vida do operariado.
  • 23. Mudanças: • Expansão, diversificação e maior complexidade da paisagem urbana; • Alteração do espaço natural decorrente da concentração industrial em áreas urbanas, causadora de efeitos poluentes e de degradação ambiental, associados tanto à aplicação dos progressos tecnológicos na mecanização da produção quanto aos processos de expansão e de concentração demográfica; • Crescimento populacional decorrente da ampliação da demanda por mão de obra e alimentado por feixes migratórios originários das áreas rurais. Consequências: • Crescente divisão do trabalho; • Padronização dos ritmos de vida; • Exploração da mão de obra infantil e feminina. RESOLUÇÃO:
  • 24. A partir da leitura do texto, IDENTIFIQUE um elemento característico da Sociedade do Antigo Regime que foi duramente criticado pelos filósofos iluministas.
  • 25. RESOLUÇÃO: (A) a expansão do capitalismo e a consolidação dos regimes monárquicos constitucionais. (B) a expressiva diminuição da oferta de mão-de-obra, devido à demanda por trabalhadores especializados. (C) a capacidade de mobilização dos trabalhadores em defesa dos seus interesses. (D) o crescimento do Estado ao mesmo tempo que diminuía a representação operária nos parlamentos. (E) a vitória dos partidos comunistas nas eleições das principais capitais européias.
  • 26. BIBLIOGRAFIA PAZZINATO, Alceu L.; SENISE, Maria Helena V. Tempo de Chaminés . In. “História Moderna e Contemporânea”. 14ª ed. Editora Ática, São Paulo: 2006.