Publicidad
Publicidad

Más contenido relacionado

Publicidad

Ayurvedaaromaterapia 100604133735-phpapp01

  1. Ayurveda
  2. Breve Histórico A medicina Ayurveda surge com os escritos dos Vedas, conhecido por Atharva-Veda, onde já aparece lista de doenças e sintomas, datado de 500 AC Ayurveda conhecimento da Vida ou Segredo da Longevidade
  3. Medicina Ayurveda A Medicina Ayurveda aborda o ser humano como uma totalidade Corpo e Mente como Unidade
  4. Sobre Ayurveda São Práticas comuns: Exame das unhas, das íris dos olhos e da língua; da urina, dos cabelos e da fisionomia e da investigação abdominal Os horários de funcionamento de órgãos Anatomia energética – condutos sutis, Chakras, Kundalini
  5. Os Chakras e suas Cores
  6. Chacka Básico Localização: base do tronco. A energia da Terra penetra através da região do ânus, períneo e a genitália propriamente dita. Mantra: Lam – Tom musical: Dó Elemento: Terra – o mais denso dos elementos, pois é uma mistura dos 4 elementos: água, fogo, ar e éter.
  7. Chacka Básico Características: instintos primários de sobrevivência. Ele está relacionado com os sentimentos básicos de medo de ferimentos físicos e é o principal agente motor da assim chamada resposta de fuga ou luta. As pessoas que têm uma quantidade excessiva de energia concentrada no chakra-raiz podem apresentar uma certa paranóia em relação ao mundo e reagir defensivamente na maioria das situações.
  8. Chacka Básico •Cor: Vermelha Aspectos de Luz: amor, paixão, abundância, força vital, dinamismo, energia, sexualidade, consciência crítica, fertilidade, fogo, despertar, calor e renúncia. Aspectos de Sombra: raiva, frustração, ressentimento, dificuldade com os bens materiais, sobrevivência e envolvimento excessivo.
  9. Chakra Esplênico ou Umbilical Localização: Região do osso púbico até o umbigo, passando por tudo o que há nesse percurso, abrangendo os flancos e a zona sacral. Mantra: Vam – Tom musical: Ré Elemento: Água – forma circular – três quartos da Terra são cobertos de água, (planeta água) três quartos do peso de uma pessoa são de água – a essência da vida.
  10. Chakra Esplênico ou Umbilical Características: O chakra esplênico está associado às gônadas e aos órgãos reprodutores. A partir de um ponto de vista psicoenergético, o chakra sacro está associado à expressão das emoções sensuais e da sexualidade.
  11. Chakra Esplênico ou Umbilical Cor: Laranja Aspectos de Luz: interdependência, sensualidade, êxtase, inspiração, dedução, aprofundamento espiritual, sannyasin (desapego material), senso búdico (sabedoria e equilíbrio), prazer pela união e relacionamentos. Aspectos de Sombra: choque, trauma por excelência, dependência e interdependência.
  12. Chakra Plexo Solar Localização: Localizado um pouco acima do umbigo. Rege o pâncreas. A área de influência deste chakra é o sistema digestivo: estômago, fígado e vesícula biliar, além do sistema nervoso (escolhas do que você quer). Individualidade e poder pessoal – como você se vê, sua identidade no mundo. Mantra: Ram (lê-se o “R” como em vidro) Elemento: Fogo auxilia a digestão e a absorção do alimento fornecendo a energia vital.
  13. Chakra Plexo Solar Características: é através deste chakra que podemos exprimir o poder da vida e do universo. O exprimir no sentido de viver começa a se ativar na adolescência. É o foco por meio do qual nos afirmamos quem somos. Na situação de um adulto com um terceiro chakra equilibrado encontramos também a dimensão de uma justa valorização dos outros e do mundo. Acrescente-se a isso um senso de discernimento muito claro. E isso se manifestará com coragem, lucidez, clareza e calor. As relações interpessoais passam a sofrer, dessa forma, verdadeira tirana. O chakra do plexo solar fornece energia sutil nutritiva para a maioria dos principais órgãos envolvidos nos processos de digestão dos alimentos e purificação do organismo. Relaciona-se com à questão do poder pessoal do indivíduo. O fluxo de energia sutil através do chakra do plexo solar é diretamente afetado pelo modo como o indivíduo encara o universo em que vive.
  14. Chakra Plexo Solar •Cor: Amarela Aspectos de Luz: clareza mental, luz, inteligência, consciência, alegria, individualização e determinação. Aspectos de Sombra: confusão, medo, ansiedade, especulação mental, conhecimento preso ao conceito de prestígio, carência de franqueza, aridez, secura, velhacaria, incapacidade de afirmação e falta de determinação.
  15. Chakra Cardíaco Localização: Situa-se na região do tórax e está conectado com a glândula timo. Mantra: Yam – Tom musical: Fá Elemento: Ar – auxilia o funcionamento dos pulmões e do coração. Meridianos: No desequilíbrio do chakra do coração todos os meridianos devem ser checados.
  16. Chakra Cardíaco Características: Relaciona-se, com o amor, com a expansão dos sentimentos e com a harmonia. Se este chakra não funcionar como deve, teremos distúrbios de aceitação. Tenderemos a ser individualistas, frígidos e padeceremos de uma profunda miséria interior. O centro cardíaco é assim tão importante porque um chakra cardíaco desobstruído é fundamental para a capacidade de um indivíduo expressar amor (tanto o amor do indivíduo por si mesmo como pelos outros). Relaciona-se também com a capacidade de o indivíduo fornecer energia a si mesmo e aos outros. Quando o indivíduo passa a ter uma maior capacidade de amar incondicionalmente. Os desequilíbrios no chakra cardíaco, podem contribuir para ataques cardíacos e doenças nas artérias coronárias, além de produzir outras doenças circulatórias como, por exemplo, o derrame.
  17. Chakra Cardíaco •Cor: Rosa – amor incondicional / verde é dilatador de veias, artérias e músculos, usado para pressão alta, cateterismo. •Cor: Rosa Aspectos de Luz: compaixão e amor incondicional, que seria o mesmo amor descrito para a cor vermelha, porém em uma dimensão mais voltada para o espiritual. É a cor da feminilidade por excelência, da intuição feminina e da paixão que se expande com a ternura. Aspectos de sombra: raiva, frustração, ressentimento e envolvimento excessivo.
  18. Chakra Cardíaco •Cor: Verde Aspectos de Luz: cura, crescimento, natureza, espaço, verdade, guia feminino do coração, cooperação, expansão do coração, equilíbrio de suas polaridades e coragem para defender a verdade. Aspectos de Sombra: inveja, frigidez, necessidade de espaço que pode beirar a claustrofobia, restrições ligadas ao coração, dificuldade de crescer, perseguição, competitividade, ambição, amargura e relutância em seguir sua inteligência emocional.
  19. Chakra Laríngeo Localização: Localizado sobre a garganta, se comunica com a glândula tireóide. Está ligado à inspiração, a comunicação e a expressão com o mundo (comunicação interna e externa – esclarecimento que conduz ao estado de consciência). Mantra: Ham (lê-se o “H” como em help) Elemento: Ar, mas num sentido sutil.
  20. Chakra Laríngeo Características: É o chakra da comunicação e da paz. É através dele que inalamos o ar em nossa primeira respiração e exalaremos nosso último suspiro. Comunicação, aqui, não significa apenas soltar o verbo, mas é, antes de tudo, a reflexão consigo mesmo, que resultará na comunicação efetiva com o mundo. É o chakra da compreensão de nós mesmos. Através desse chakra, podemos nos render à vontade superior. Tornamo-nos responsáveis por nossas ações, por nossos pensamentos. Os bloqueios no chakra da garganta podem ocorrer em pessoas que não se expressam de forma criativa ou que podem ter grande dificuldade para fazê-lo, causando problemas de comunicação.
  21. Chakra Laríngeo Cor: Azul Aspectos de Luz: idealismo, interdependência, individualidade, criatividade oriunda do coração, conhecimento das emoções, senso próprio de responsabilidade para consigo com o mundo, consciência da verdade coletiva, divulgação de valores. Aspectos de Sombra: bloqueio criativo, dificuldade de conectar-se com os próprios sentimentos, temática relativa à expressão, relutância em se prender a responsabilidade, bloqueio de emoções, individualismo e desconhecimento da realidade.
  22. Chakra do 3º Olho ou Frontal Localização: Localizado entre as sobrancelhas, se relaciona com a glândula pituitária (intuição – fenômenos paranormais – e a consciência. Capacidade de se observar sem julgamento). Mantra: OM – Tom musical: Lá Elemento: Presença de todos os cinco elementos
  23. Chakra do 3º Olho ou Frontal Sede da intuição e também o órgão sutil relacionado com a clarividência. Fisicamente, o chakra da testa está associado à hipófise, à medula espinhal e também aos olhos, orelhas, nariz e aos seios paranasais. Disfunções nesse chakra podem ter sido produzidas pelo fato de o indivíduo não desejar ver algo que é importante para o crescimento de sua alma. Bloqueios energéticos podem se manifestar fisicamente na forma de doenças tão diversas como sinusite, cataratas e grandes desequilíbrios endócrinos (em virtude da ligação entre esse centro e a hipófise).
  24. Chakra do 3º Olho ou Frontal Cor: Índigo Aspectos de Luz: calma, tranqüilidade, proteção, flexibilidade, aceitação, clareza de pensamentos, diplomacia, júbilo na própria solidão, paz e confiança. Aspectos de Sombra: perda da paz, inquietude, rigidez, inflexibilidade, manipulação, estado depressivo, isolamento, solidão e marginalidade.
  25. Chakra Coronário Localização: Localizado no topo da cabeça. É o portal da espiritualidade, do reconhecimento de Deus / Deusa em nós e no outro (iluminação). Elemento: Todos os elementos, inclusive o éter, em suas forças mais sutis. Prática Básica: sente-se com a coluna ereta, as pernas cruzadas e as mãos pousadas suavemente sobre os joelhos, unindo os dedos indicadores e polegares com a palma para cima se for dia e com a palma para baixo se for noite. Entoe ou mentalize: Lam, Vam, Ram, Yam, Ham, Om e Sham nessa ordem várias vezes. Prática Intermediária: com a mesma postura acima, entoe ou mentalize: Om Lam, Om Vam, Om Ram, Om Yam, Om Ham e Om Sham.
  26. Chakra Coronário Características: O 7o chakra também representa o alto e o baixo e é o que nos leva a acolher e afagar os outros seres vivos. Quando aberto, o 7o chakra permite acesso às estrelas e gera o desapego pela matéria. Assim se transcende o ego, que geralmente nos separa do mundo. O sétimo chakra ou chakra da coroa, está associado a uma profunda busca interior (busca espiritual). E sua abertura permite a elevação de consciência. No nível físico, este chakra está ligado à atividade do córtex cerebral e ao funcionamento geral do sistema nervoso. Além disso, a correta ativação do chakra da coroa influencia a sincronização entre os hemisférios cerebrais direito e esquerdo. Para que o chakra da coroa fique completamente ativo é preciso que a mente, o corpo e o espírito estejam equilibrados.
  27. Chakra Coronário • Cor: Violeta Aspectos de Luz: idealismo, interdependência, individualidade, criatividade, criatividade oriunda do coração, conhecimento das emoções, senso próprio de responsabilidade para consigo mesmo e para com o mundo, consciência da verdade coletiva. Aspectos de Sombra: bloqueio criativo, dificuldade de conectar-se com os próprios sentimentos, temática relativa à expressão, relutância em se prender a responsabilidade, bloqueio de emoções, individualismo e desconhecimento da realidade.
  28. 8º Chakra: A Estrela da Alma Localização: sobre a cabeça. É onde reside a estrela da alma, a nossa individualidade. O “oitavo chakra” é exterior ao corpo e se localiza cera de dez a vinte centímetros acima da cabeça. Função: tem relação com o amor pelos pequenos acontecimentos da vida cotidiana, assim como o amor e carinho por outras pessoas. Sendo exterior ao corpo, ele não está sujeito às dualidades e por isso não tem aspectos negativos.
  29. 8º Chakra: A Estrela da Alma Características: Faz-no entrar em contato com o Cristo Pessoal, que é o Regente da Alma. Neste chakra a mensagem que vem do Espaço, do nível ou Esfera Crística é traduzida para a Alma, adaptando- se à sua linguagem pessoal, a fim de compreender os inúmeros símbolos que chegam, muitas vezes incompreensíveis. Para entender mensagens é necessário ativar este chakra, necessitando sintonizá-lo conscientemente. Este chakra pertence aos corpos sutis da 4.ª Dimensão. Na recepção de mensagens trabalha afinado com o Chakra da Coroa.
  30. 8º Chakra: A Estrela da Alma • Cor: Magenta Aspectos de Luz: amor divino, amor e capacidade de se prender a cuidados com pequenas coisas, capacidade de doar ternura, feminilidade extremada e amor devocional. Aspectos de Sombra: dificuldade com o princípio feminino ou materno, necessidade de perdão, distração extrema, incapacidade de cuidar das pequenas coisas e perfeccionismo.
  31. Bibliografia Aura-Soma - Terapia de Cor e Luz Galaadriel Flammini, Robert Hasinger Editora Madras Um Guia Prático de Medicina Vibracional Richard Gerber Pensamento-Cultrix Aura-Soma - O Caminho do Coração Darsho Marlies Willing Pensamento
Publicidad