SlideShare una empresa de Scribd logo
1 de 34
Descargar para leer sin conexión
Memórias Sistemas Digitais Caio César Cristiane Oliveira Viana Diego França Denise Lemos Cardoso Felipe Augusto Lara Sistemas Digitais – 2º ano de Mecatrônica 2010
Introdução Memórias  são dispositivos de armazenamento de  dados  de um sistema; Um exemplo é o uso das memórias em microcomputadores, onde armazenam informações e instruções utilizadas pelo computador.  Memória Flash Memória Eprom
Introdução Existem vários tipos de memórias que foram elaboradas para guardar esses dados. Dentre estes existem as seguintes  subdivisões : ROM  ( Read-Only Memory ); RAM   ( Random-Access Memory );
RAM -  Random Access Memory Memória de acesso aleatório  onde são armazenados dados e informações que estiverem sendo executadas em tempo de processamento, enquanto o computador estiver ligado, pois essa memória é mantida por pulsos elétricos.  Todo conteúdo pode ser  acessado diretamente  e é apagado ao desligar-se a máquina, por isso é chamada de  volátil .  Há três tipos de tecnologia de memória RAM:   SRAM  ( Static Random-Access Memory  - RAM Estática);   DRAM  ( Dynamic Random-Access Memory  - RAM Dinâmica);   MRAM  ( Magnetoresistive Random-Access Memory  - RAM Magneto-resistiva)
SRAM  (Static RAM) É um tipo de memória de acesso  aleatório  que mantém os dados armazenados desde que seja mantida sua alimentação, não precisando que as células que armazenam os bits sejam refrescadas (atualizadas de tempo em tempo), como é o caso das memórias  DRAM . Memórias  SRAM  costumam ser utilizadas como cache; Memórias estáticas usam circuitos no modelo flip-flop.
DRAM  (Dynamics RAM) É um tipo de memória RAM de  acesso direto , armazena cada bit de dados num condensador. O número de elétrons armazenados no condensador determina se o bit é considerado 1 ou 0. Como vai havendo fuga de elétrons do condensador, a informação acaba por se perder, a não ser que a carga seja refrescada periodicamente. As DRAM armazenam muito mais bits, e são mais baratas e simples.
MRAM  (Magneto Resistiva RAM) A MRAM vem sendo estudada há tempos, mas somente nos últimos anos é que as primeiras unidades surgiram. É uma memória até certo ponto igual à DRAM, mas que utiliza células magnéticas. Essas memórias consomem menor quantidade de energia, são mais rápidas e armazenam dados por um longo tempo, mesmo na ausência de energia elétrica.
RAM –  Módulos de Memória O módulo de memória é um componente adicionado à placa mãe,  composto de uma série de pequenos CIs chamados chip de RAM.  A memória pode ser aumentada, de acordo com o tipo de equipamento. O local onde os chips de memória são instalados chama-se SLOT de memória, podendo ser conectados módulos de memória SIMM ou DIMM.
SIPP É um dos primeiros tipos de módulos que foram comercializados. Possui  chips com encapsulamento DIP. Normalmente,  os módulos eram “soldados”  na placa-mãe; (Single In-Line Pins Package):
SIMM É um tipo de módulo de memória contendo RAM usada em computadores do início da década de 1980 até fins da década de 1990. Diferencia-se do DIMM, o módulo de memória predominante nos dias de hoje, pelo fato dos contatos em um SIMM serem redundantes em ambas as faces do módulo.  Single In-line Memory Module
DIMM É um dos tipos de memória DRAM. As memórias DIMM estão divididas em dois tipos: as  SDR SDRAM  e  DDR SDRAM .  São classificadas também de acordo com a quantidade de vias que possuem, a SDR SDRAM que possui 168 vias e a DDR SDRAM que possui 184 vias.  Ao contrário das memórias SIMM, estes módulos possuem contatos em ambos os lados do pente. Dual Inline Memory Module
RIMM Ele possui  168 vias, utilizado por memórias Rambus. E para cada módulo de memória Rambus instalado no computador precisa-se instalar um módulo "vazio", de 184 vias,  o C-RIMM (Continuity-RIMM). Rambus In-Line Memory Module
Tecnologias das Memórias FPM : possui a primeira leitura da memória mais demorada que as outras três;  EDO : é capaz de permitir que um endereço da memória seja acessado ao mesmo tempo em que uma solicitação anterior está em andamento; SDRAM : É sincronizada com o processador, evitando atrasos. A partir dessa tecnologia, passou-se a considerar a frequência com a qual a memória trabalha para medida de velocidade.; SDR SDRAM :  Podia trabalhar com 66 MHz, 100 MHz e 133 MHz, uma operação por ciclo de pulso de clock;
Tecnologias das Memórias DDR SDRAM : Comparada com a SDR, a DDR pode lidar com o dobro de dados em cada ciclo de clock, dobrando assim seu desempenho;  DDR2 SDRAM : Pode trabalhar com quatro operações por ciclo de clock, portanto, o dobro do padrão anterior; DDR3 SDRAM:  Podem trabalhar com oito operações por ciclo de clock; Rambus : Trabalha com apenas 16 bits por vez, com frequência de 400 MHz e duas operações por ciclo de clock. Dentre as desvantagens estava o aquecimento elevado e maior custo. Exemplo de aplicação: console de jogos Nintendo 64. Essa tecnologia acabou perdendo espaço para as memórias DDR.
RAM Resumo São memórias que permitem acesso aleatório randômico; São Voláteis;  São utilizadas para um armazenamento temporário das informações;
ROM (Read Only Memory) Memória não volátil, ou seja, somente de leitura, pois a informação que vem gravada nela não pode ser apagada. Nesta vem as características do fabricante e um programa chamado BIOS, que comanda todas as operações de Entrada e Saída de dados no microcomputador.  A ROM é permanente e não perde seus dados ao desligar o computador.
BIOS   (Basic Input Output System) A função do BIOS é comunicação, ele permite ao microprocessador comunicar-se com outras partes do computador tal como, o vídeo, impressora, teclado, entre outros.
BIOS   (Basic Input Output System) Contém informações que foram gravadas pelo fabricante do micro, estão permanentemente gravadas e não podem ser alteradas. Quando ligamos o micro, é o BIOS que o inicia, checando os periféricos que estão ligados a ele, como HD, teclado etc.
Dispositivos De Armazenamento  Para que os dados não se percam, precisam ser gravados numa memória auxiliar,  esta, armazena as informações que estão na memória principal (RAM).  Existem vários tipos de memória auxiliar como, disquetes, pendrives, discos rígidos (HD), discos ópticos (CD-ROM e DVD-ROM), entre outros.
DISCOS FLEXÍVEIS  Os disquetes (magnéticos) são encontrados em dois tipos: Face Simples: onde haverá gravação em apenas um lado do disco. Face Dupla: onde haverá gravação em ambos os lados do disquete.
DISCOS RÍGIDOS (HD) São discos com velocidade e capacidade de armazenamento e acesso às informações, muito superiores aos discos flexíveis. Enquanto um disquete de 3,5 polegadas, consegue armazenar até 2.880 Kbytes, um HD pode conter em média 6 Gigabytes.  Em 1995, um disco armazenava aproximadamente 80 MB. Já existem modelos com 18,2 GB de capacidade, podendo chegar a 1 TB (terabyte) em 1999.
CD-ROM  Atualmente o drive de CD-ROM e os recursos de áudio são indispensáveis num micro. Vem armazenado um número muito maior de informações do que pode-se gravar num disquete ou HD, não só a parte de entretenimento, mas uma diversidade de aplicações como programas ou sistemas operacionais complexos, é distribuída em  CD-ROM.
CD-ROM O CD-ROM trabalha com transferência dos dados medidas em Mbps. Mas as velocidades dos CDs aparecem em "x". Os drives mais comuns vão de 8x até 16x; os mais atuais chegam a 36x. Por exemplo, um de 16x representa 2400 Kbps, isso determina a velocidade de leitura dos dados. Quanto maior a velocidade, melhor é a leitura de arquivos e mais rápida é a instalação dos produtos que vêm no CD.
DVD-ROM O DVD-ROM (Digital Versatile Disc), surgiu após o CD-ROM e busca aperfeiçoar os dispositivos e recursos para a utilização do microcomputador. Ele pode conter programas, arquivos e permite ouvir músicas e rodar aplicações multimídia com melhor fidelidade de som e imagem, nestes discos com capacidade de sete a vinte e seis vezes maior que a dos CDs convencionais.  Sua rotação é três vezes mais veloz que a do CD-ROM.
Memória PROM ,[object Object],[object Object],[object Object]
Memória EPROM ,[object Object],[object Object]
Memória EEPROM ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
Memória Flash ,[object Object],[object Object],[object Object]
Memória Flash ,[object Object],[object Object],[object Object]
CACHE As memórias Cache foram desenvolvidas a partir de um necessidade de memórias mais rápidas capazes de  acompanhas a velocidade dos processadores modernos A velocidade dessas memórias consiste em evitar o acesso ao dispositivo de armazenamento - que pode ser demorado -, armazenando os dados em meios de acesso mais rápidos;
Memória Flash-ROM x EEPROM ,[object Object],[object Object]
Memória EPROM x EEPROM ,[object Object]
 
Fontes ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]

Más contenido relacionado

La actualidad más candente

Introdução - Arquitetura e Organização de Computadores
Introdução - Arquitetura e Organização de ComputadoresIntrodução - Arquitetura e Organização de Computadores
Introdução - Arquitetura e Organização de ComputadoresWellington Oliveira
 
Tipos de Placa-Mãe
Tipos de Placa-MãeTipos de Placa-Mãe
Tipos de Placa-MãeAirin A.
 
Aula 3 sistema computacional (hardware e software)
Aula 3   sistema computacional (hardware e software)Aula 3   sistema computacional (hardware e software)
Aula 3 sistema computacional (hardware e software)Vitor Hugo Melo Araújo
 
Aula02 - Componentes de um Computador
Aula02 - Componentes de um ComputadorAula02 - Componentes de um Computador
Aula02 - Componentes de um ComputadorSuzana Viana Mota
 
Dispositivos progamaveis - memórias
Dispositivos progamaveis - memórias Dispositivos progamaveis - memórias
Dispositivos progamaveis - memórias Alexandre Ferreira
 
Manutenção de Computadores - Aula 1
Manutenção de Computadores - Aula 1Manutenção de Computadores - Aula 1
Manutenção de Computadores - Aula 1Guilherme Nonino Rosa
 
Aulas 1 e 2 - Hardware
Aulas 1 e 2 - HardwareAulas 1 e 2 - Hardware
Aulas 1 e 2 - HardwareJocelma Rios
 
Motherboard.pdf
Motherboard.pdfMotherboard.pdf
Motherboard.pdffmtpereira
 
Tipos de memória rom
Tipos de memória romTipos de memória rom
Tipos de memória romgrupomp10m
 
Arquitetura de Computadores: Conceitos básicos
Arquitetura de Computadores: Conceitos básicosArquitetura de Computadores: Conceitos básicos
Arquitetura de Computadores: Conceitos básicosAlex Camargo
 
Introdução à Arquitetura de Computadores
Introdução à Arquitetura de ComputadoresIntrodução à Arquitetura de Computadores
Introdução à Arquitetura de ComputadoresMauro Pereira
 
SSD - Solid State Drive
SSD - Solid State DriveSSD - Solid State Drive
SSD - Solid State DriveVagner Leal
 
Aula 04 arquitetura de computadores
Aula 04   arquitetura de computadoresAula 04   arquitetura de computadores
Aula 04 arquitetura de computadoresDaniel Moura
 

La actualidad más candente (20)

Informática Básica - Aula 03 - Hardware
Informática Básica - Aula 03 - HardwareInformática Básica - Aula 03 - Hardware
Informática Básica - Aula 03 - Hardware
 
Introdução - Arquitetura e Organização de Computadores
Introdução - Arquitetura e Organização de ComputadoresIntrodução - Arquitetura e Organização de Computadores
Introdução - Arquitetura e Organização de Computadores
 
Tipos de Placa-Mãe
Tipos de Placa-MãeTipos de Placa-Mãe
Tipos de Placa-Mãe
 
Aula 3 sistema computacional (hardware e software)
Aula 3   sistema computacional (hardware e software)Aula 3   sistema computacional (hardware e software)
Aula 3 sistema computacional (hardware e software)
 
Aula02 - Componentes de um Computador
Aula02 - Componentes de um ComputadorAula02 - Componentes de um Computador
Aula02 - Componentes de um Computador
 
Placa mãe
Placa mãePlaca mãe
Placa mãe
 
Dispositivos progamaveis - memórias
Dispositivos progamaveis - memórias Dispositivos progamaveis - memórias
Dispositivos progamaveis - memórias
 
Manutenção de Computadores - Aula 1
Manutenção de Computadores - Aula 1Manutenção de Computadores - Aula 1
Manutenção de Computadores - Aula 1
 
Aulas 1 e 2 - Hardware
Aulas 1 e 2 - HardwareAulas 1 e 2 - Hardware
Aulas 1 e 2 - Hardware
 
Motherboard.pdf
Motherboard.pdfMotherboard.pdf
Motherboard.pdf
 
Memória Ram - Aula Completa
Memória Ram - Aula CompletaMemória Ram - Aula Completa
Memória Ram - Aula Completa
 
Tipos de memória rom
Tipos de memória romTipos de memória rom
Tipos de memória rom
 
Placa mãe
Placa mãePlaca mãe
Placa mãe
 
Arquitetura de Computadores: Conceitos básicos
Arquitetura de Computadores: Conceitos básicosArquitetura de Computadores: Conceitos básicos
Arquitetura de Computadores: Conceitos básicos
 
Introdução à Arquitetura de Computadores
Introdução à Arquitetura de ComputadoresIntrodução à Arquitetura de Computadores
Introdução à Arquitetura de Computadores
 
Placa-Mãe
Placa-Mãe Placa-Mãe
Placa-Mãe
 
SSD - Solid State Drive
SSD - Solid State DriveSSD - Solid State Drive
SSD - Solid State Drive
 
Memória ram
Memória ramMemória ram
Memória ram
 
Aula 04 arquitetura de computadores
Aula 04   arquitetura de computadoresAula 04   arquitetura de computadores
Aula 04 arquitetura de computadores
 
Memória rom
Memória romMemória rom
Memória rom
 

Destacado (7)

Memoria
MemoriaMemoria
Memoria
 
Psicologia - A memória
Psicologia - A memóriaPsicologia - A memória
Psicologia - A memória
 
Memoria
MemoriaMemoria
Memoria
 
Memória e Aprendizagem
Memória e AprendizagemMemória e Aprendizagem
Memória e Aprendizagem
 
A memória
A  memóriaA  memória
A memória
 
Memória e aprendizagem
Memória e aprendizagemMemória e aprendizagem
Memória e aprendizagem
 
Memoria e o esquecimento
Memoria e o esquecimentoMemoria e o esquecimento
Memoria e o esquecimento
 

Similar a Tipos de memórias

Memórias digitais1
Memórias digitais1Memórias digitais1
Memórias digitais1Sérgio Reis
 
Aula07 - Arquitetura e Manutenção de Computadores
Aula07 - Arquitetura e Manutenção de ComputadoresAula07 - Arquitetura e Manutenção de Computadores
Aula07 - Arquitetura e Manutenção de ComputadoresJorge Ávila Miranda
 
05 hardwere (memórias)
05   hardwere (memórias)05   hardwere (memórias)
05 hardwere (memórias)Elizeu Ferro
 
Apresentação Aula Memoria
Apresentação Aula MemoriaApresentação Aula Memoria
Apresentação Aula MemoriaCENTEC
 
3° unidade (Memórias)
3° unidade (Memórias)3° unidade (Memórias)
3° unidade (Memórias)André Lopes
 
Pesquisa sobre tipos de memorias
Pesquisa sobre tipos de memoriasPesquisa sobre tipos de memorias
Pesquisa sobre tipos de memoriasOtaviano Viana
 
S.m. arq com
S.m. arq comS.m. arq com
S.m. arq comdsde
 
S.M. Arq Com
S.M. Arq ComS.M. Arq Com
S.M. Arq Comdsde
 
Trabalho sic memória ram
Trabalho sic   memória ramTrabalho sic   memória ram
Trabalho sic memória ramBernardo Bastos
 
Componentes de um Computador
Componentes de um ComputadorComponentes de um Computador
Componentes de um Computadorinescosta11
 

Similar a Tipos de memórias (20)

Memórias digitais1
Memórias digitais1Memórias digitais1
Memórias digitais1
 
5 memória
5 memória5 memória
5 memória
 
Aula07 - Arquitetura e Manutenção de Computadores
Aula07 - Arquitetura e Manutenção de ComputadoresAula07 - Arquitetura e Manutenção de Computadores
Aula07 - Arquitetura e Manutenção de Computadores
 
Memoria primária
Memoria primáriaMemoria primária
Memoria primária
 
MemóRias
MemóRiasMemóRias
MemóRias
 
05 hardwere (memórias)
05   hardwere (memórias)05   hardwere (memórias)
05 hardwere (memórias)
 
Apresentação Aula Memoria
Apresentação Aula MemoriaApresentação Aula Memoria
Apresentação Aula Memoria
 
Memórias 1A REDES
Memórias 1A REDESMemórias 1A REDES
Memórias 1A REDES
 
3° unidade (Memórias)
3° unidade (Memórias)3° unidade (Memórias)
3° unidade (Memórias)
 
Artigo memórias
Artigo memóriasArtigo memórias
Artigo memórias
 
Memórias 1A REDES
Memórias 1A REDESMemórias 1A REDES
Memórias 1A REDES
 
Pesquisa sobre tipos de memorias
Pesquisa sobre tipos de memoriasPesquisa sobre tipos de memorias
Pesquisa sobre tipos de memorias
 
S.m. arq com
S.m. arq comS.m. arq com
S.m. arq com
 
S.M. Arq Com
S.M. Arq ComS.M. Arq Com
S.M. Arq Com
 
Memórias dram
Memórias dramMemórias dram
Memórias dram
 
Cap i2intro3
Cap i2intro3Cap i2intro3
Cap i2intro3
 
Trabalho sic memória ram
Trabalho sic   memória ramTrabalho sic   memória ram
Trabalho sic memória ram
 
Aula 2
Aula 2Aula 2
Aula 2
 
Componentes de um Computador
Componentes de um ComputadorComponentes de um Computador
Componentes de um Computador
 
Traba arc 2
Traba arc 2Traba arc 2
Traba arc 2
 

Tipos de memórias

  • 1. Memórias Sistemas Digitais Caio César Cristiane Oliveira Viana Diego França Denise Lemos Cardoso Felipe Augusto Lara Sistemas Digitais – 2º ano de Mecatrônica 2010
  • 2. Introdução Memórias são dispositivos de armazenamento de dados de um sistema; Um exemplo é o uso das memórias em microcomputadores, onde armazenam informações e instruções utilizadas pelo computador. Memória Flash Memória Eprom
  • 3. Introdução Existem vários tipos de memórias que foram elaboradas para guardar esses dados. Dentre estes existem as seguintes subdivisões : ROM ( Read-Only Memory ); RAM ( Random-Access Memory );
  • 4. RAM - Random Access Memory Memória de acesso aleatório onde são armazenados dados e informações que estiverem sendo executadas em tempo de processamento, enquanto o computador estiver ligado, pois essa memória é mantida por pulsos elétricos. Todo conteúdo pode ser acessado diretamente e é apagado ao desligar-se a máquina, por isso é chamada de volátil . Há três tipos de tecnologia de memória RAM: SRAM ( Static Random-Access Memory - RAM Estática); DRAM ( Dynamic Random-Access Memory - RAM Dinâmica); MRAM ( Magnetoresistive Random-Access Memory - RAM Magneto-resistiva)
  • 5. SRAM (Static RAM) É um tipo de memória de acesso aleatório que mantém os dados armazenados desde que seja mantida sua alimentação, não precisando que as células que armazenam os bits sejam refrescadas (atualizadas de tempo em tempo), como é o caso das memórias DRAM . Memórias SRAM costumam ser utilizadas como cache; Memórias estáticas usam circuitos no modelo flip-flop.
  • 6. DRAM (Dynamics RAM) É um tipo de memória RAM de acesso direto , armazena cada bit de dados num condensador. O número de elétrons armazenados no condensador determina se o bit é considerado 1 ou 0. Como vai havendo fuga de elétrons do condensador, a informação acaba por se perder, a não ser que a carga seja refrescada periodicamente. As DRAM armazenam muito mais bits, e são mais baratas e simples.
  • 7. MRAM (Magneto Resistiva RAM) A MRAM vem sendo estudada há tempos, mas somente nos últimos anos é que as primeiras unidades surgiram. É uma memória até certo ponto igual à DRAM, mas que utiliza células magnéticas. Essas memórias consomem menor quantidade de energia, são mais rápidas e armazenam dados por um longo tempo, mesmo na ausência de energia elétrica.
  • 8. RAM – Módulos de Memória O módulo de memória é um componente adicionado à placa mãe, composto de uma série de pequenos CIs chamados chip de RAM. A memória pode ser aumentada, de acordo com o tipo de equipamento. O local onde os chips de memória são instalados chama-se SLOT de memória, podendo ser conectados módulos de memória SIMM ou DIMM.
  • 9. SIPP É um dos primeiros tipos de módulos que foram comercializados. Possui chips com encapsulamento DIP. Normalmente, os módulos eram “soldados” na placa-mãe; (Single In-Line Pins Package):
  • 10. SIMM É um tipo de módulo de memória contendo RAM usada em computadores do início da década de 1980 até fins da década de 1990. Diferencia-se do DIMM, o módulo de memória predominante nos dias de hoje, pelo fato dos contatos em um SIMM serem redundantes em ambas as faces do módulo. Single In-line Memory Module
  • 11. DIMM É um dos tipos de memória DRAM. As memórias DIMM estão divididas em dois tipos: as SDR SDRAM e DDR SDRAM . São classificadas também de acordo com a quantidade de vias que possuem, a SDR SDRAM que possui 168 vias e a DDR SDRAM que possui 184 vias. Ao contrário das memórias SIMM, estes módulos possuem contatos em ambos os lados do pente. Dual Inline Memory Module
  • 12. RIMM Ele possui 168 vias, utilizado por memórias Rambus. E para cada módulo de memória Rambus instalado no computador precisa-se instalar um módulo "vazio", de 184 vias, o C-RIMM (Continuity-RIMM). Rambus In-Line Memory Module
  • 13. Tecnologias das Memórias FPM : possui a primeira leitura da memória mais demorada que as outras três; EDO : é capaz de permitir que um endereço da memória seja acessado ao mesmo tempo em que uma solicitação anterior está em andamento; SDRAM : É sincronizada com o processador, evitando atrasos. A partir dessa tecnologia, passou-se a considerar a frequência com a qual a memória trabalha para medida de velocidade.; SDR SDRAM : Podia trabalhar com 66 MHz, 100 MHz e 133 MHz, uma operação por ciclo de pulso de clock;
  • 14. Tecnologias das Memórias DDR SDRAM : Comparada com a SDR, a DDR pode lidar com o dobro de dados em cada ciclo de clock, dobrando assim seu desempenho; DDR2 SDRAM : Pode trabalhar com quatro operações por ciclo de clock, portanto, o dobro do padrão anterior; DDR3 SDRAM: Podem trabalhar com oito operações por ciclo de clock; Rambus : Trabalha com apenas 16 bits por vez, com frequência de 400 MHz e duas operações por ciclo de clock. Dentre as desvantagens estava o aquecimento elevado e maior custo. Exemplo de aplicação: console de jogos Nintendo 64. Essa tecnologia acabou perdendo espaço para as memórias DDR.
  • 15. RAM Resumo São memórias que permitem acesso aleatório randômico; São Voláteis; São utilizadas para um armazenamento temporário das informações;
  • 16. ROM (Read Only Memory) Memória não volátil, ou seja, somente de leitura, pois a informação que vem gravada nela não pode ser apagada. Nesta vem as características do fabricante e um programa chamado BIOS, que comanda todas as operações de Entrada e Saída de dados no microcomputador. A ROM é permanente e não perde seus dados ao desligar o computador.
  • 17. BIOS (Basic Input Output System) A função do BIOS é comunicação, ele permite ao microprocessador comunicar-se com outras partes do computador tal como, o vídeo, impressora, teclado, entre outros.
  • 18. BIOS (Basic Input Output System) Contém informações que foram gravadas pelo fabricante do micro, estão permanentemente gravadas e não podem ser alteradas. Quando ligamos o micro, é o BIOS que o inicia, checando os periféricos que estão ligados a ele, como HD, teclado etc.
  • 19. Dispositivos De Armazenamento Para que os dados não se percam, precisam ser gravados numa memória auxiliar, esta, armazena as informações que estão na memória principal (RAM). Existem vários tipos de memória auxiliar como, disquetes, pendrives, discos rígidos (HD), discos ópticos (CD-ROM e DVD-ROM), entre outros.
  • 20. DISCOS FLEXÍVEIS Os disquetes (magnéticos) são encontrados em dois tipos: Face Simples: onde haverá gravação em apenas um lado do disco. Face Dupla: onde haverá gravação em ambos os lados do disquete.
  • 21. DISCOS RÍGIDOS (HD) São discos com velocidade e capacidade de armazenamento e acesso às informações, muito superiores aos discos flexíveis. Enquanto um disquete de 3,5 polegadas, consegue armazenar até 2.880 Kbytes, um HD pode conter em média 6 Gigabytes. Em 1995, um disco armazenava aproximadamente 80 MB. Já existem modelos com 18,2 GB de capacidade, podendo chegar a 1 TB (terabyte) em 1999.
  • 22. CD-ROM Atualmente o drive de CD-ROM e os recursos de áudio são indispensáveis num micro. Vem armazenado um número muito maior de informações do que pode-se gravar num disquete ou HD, não só a parte de entretenimento, mas uma diversidade de aplicações como programas ou sistemas operacionais complexos, é distribuída em CD-ROM.
  • 23. CD-ROM O CD-ROM trabalha com transferência dos dados medidas em Mbps. Mas as velocidades dos CDs aparecem em "x". Os drives mais comuns vão de 8x até 16x; os mais atuais chegam a 36x. Por exemplo, um de 16x representa 2400 Kbps, isso determina a velocidade de leitura dos dados. Quanto maior a velocidade, melhor é a leitura de arquivos e mais rápida é a instalação dos produtos que vêm no CD.
  • 24. DVD-ROM O DVD-ROM (Digital Versatile Disc), surgiu após o CD-ROM e busca aperfeiçoar os dispositivos e recursos para a utilização do microcomputador. Ele pode conter programas, arquivos e permite ouvir músicas e rodar aplicações multimídia com melhor fidelidade de som e imagem, nestes discos com capacidade de sete a vinte e seis vezes maior que a dos CDs convencionais. Sua rotação é três vezes mais veloz que a do CD-ROM.
  • 25.
  • 26.
  • 27.
  • 28.
  • 29.
  • 30. CACHE As memórias Cache foram desenvolvidas a partir de um necessidade de memórias mais rápidas capazes de acompanhas a velocidade dos processadores modernos A velocidade dessas memórias consiste em evitar o acesso ao dispositivo de armazenamento - que pode ser demorado -, armazenando os dados em meios de acesso mais rápidos;
  • 31.
  • 32.
  • 33.  
  • 34.

Notas del editor

  1. http://www.planetronic.es/images/SP01.jpg
  2. http://www.planetronic.es/images/SP01.jpg http://techtickerblog.com/wp-content/uploads/2009/01/dram.jpg
  3. http://www.ece.nus.edu.sg/isml/MRAM.jpg http://www.domaintec.com/images/jpg/A3pMram_1200.jpg
  4. http://www.tqm.com.uy/imagenes/install_184ddr.gif http://4.bp.blogspot.com/_NY9yQpYE5Vc/S_ZMILJffpI/AAAAAAAAA-w/syBnMGRRZN0/s1600/Mem%C3%B3ria+RAM.jpg
  5. http://images.quebarato.com.br/photos/big/7/A/CF77A_2.jpg http://techtickerblog.com/wp-content/uploads/2009/01/dram.jpg
  6. http://www.memory4less.com/images/products/rimm-lg.jpg
  7. http://www.memory4less.com/images/products/rimm-lg.jpg
  8. http://www.memory4less.com/images/products/rimm-lg.jpg
  9. http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/d3/RAM_n.jpg http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/16/Eprom.jpg http://images.quebarato.com.br/photos/big/7/A/CF77A_2.jpg http://techtickerblog.com/wp-content/uploads/2009/01/dram.jpg