Se ha denunciado esta presentación.
Utilizamos tu perfil de LinkedIn y tus datos de actividad para personalizar los anuncios y mostrarte publicidad más relevante. Puedes cambiar tus preferencias de publicidad en cualquier momento.

20190329 DW Debate:A Violência Doméstica - Consequências Para as Crianças e Para o Futuro do País

49 visualizaciones

Publicado el

Carlos Vaguy, Assistente Social, formado pela Universidade Católica Portuguesa e pós-graduado em Gestão e Avaliação da Formação, foi o prelector no Espaço "Debate à Sexta Feira" promovido pela DW onde apresentou o tema “A Violência Doméstica - Consequências para as crianças e para o futuro do país”. Ao longo da sua exposição abordou aspectos ligados ao conceito de violência, os tipos de violência doméstica, as principais vítimas de violência, tendo como foco principal as crianças, as suas consequências e no final apresentou propostas de medidas para o combate contra este fenómeno social.

  • Sé el primero en comentar

  • Sé el primero en recomendar esto

20190329 DW Debate:A Violência Doméstica - Consequências Para as Crianças e Para o Futuro do País

  1. 1. VIOLÊNCIA DOMÉSTICA Consequências na criança e no futuro do país Carlos Vaguy 29 de Março de 2019
  2. 2. O QUE É VIOLÊNCIA? Uma violação dos direitos humanos Manifesta-se sob diversas formas em espaços públicos e privados Violência Doméstica Consequências na criança e no futuro do país Carlos Vaguy (29.3.19)
  3. 3. Comportamentos utilizados num relacionamento, por uma das partes, sobretudo para controlar a outra. ELAACONTECE... As pessoas envolvidas podem ser casadas ou não, ser do mesmo sexo ou não, viver juntas, separadas ou namorar. Violência Doméstica Consequências na criança e no futuro do país Carlos Vaguy (29.3.19)
  4. 4. Todos podemos ser vítimas de violência doméstica. Ricas ou pobres, de qualquer idade, sexo, religião, cultura, grupo étnico, orientação sexual, formação ou estado civil. ELAACONTECE... Violência Doméstica Consequências na criança e no futuro do país Carlos Vaguy (29.3.19)
  5. 5. Abrange todos os actos que sejam crime e que sejam praticados neste âmbito. O CRIME DE VD Qualquer acção ou omissão de natureza criminal, entre pessoas que residam no mesmo espaço doméstico ou, não residindo... Violência Doméstica Consequências na criança e no futuro do país Carlos Vaguy (29.3.19)
  6. 6. O CRIME DE VD Sejam ex-cônjuges, ex- companheiro/a, ex- namorado/a, progenitor de descendente comum, ascendente ou descendente, e que inflija sofrimentos: Económico s Psicológico s Sexuais Físicos Violência Doméstica Consequências na criança e no futuro do país Carlos Vaguy (29.3.19)
  7. 7. Sentido restrito: Os actos criminais enquadráveis na lei 25/11 de 14 de julho: ESMIUÇANDO VD Violência Doméstica Consequências na criança e no futuro do país Carlos Vaguy (29.3.19)
  8. 8. Maus tratos físicos; Maus tratos psíquicos; Ameaça; Coacção; Injúrias; Difamação; Crimes sexuais Violência Doméstica Consequências na criança e no futuro do país Carlos Vaguy (29.3.19) ESMIUÇANDO VD
  9. 9. No sentido lato outros crimes em contacto doméstico: Violação de domicílio; Devassa da vida privada Imagens e conversas telefónicas; Revelar segredos e factos privados; Violência Doméstica Consequências na criança e no futuro do país Carlos Vaguy (29.3.19) ESMIUÇANDO VD
  10. 10. Violação de correspondência; Violência sexual; Subtracção de menor; Violação da obrigação de alimentos; Homicídio; Dano; Furto e roubo Violência Doméstica Consequências na criança e no futuro do país Carlos Vaguy (29.3.19) ESMIUÇANDO VD
  11. 11. Violência emocional Violência social Violência física Violência sexual Violência financeira Perseguição TIPOS DE VD Violência Doméstica Consequências na criança e no futuro do país Carlos Vaguy (29.3.19)
  12. 12. Violência Doméstica Consequências na criança e no futuro do país Carlos Vaguy (29.3.19) VIOLENTÓMETRO 0 a 10 Piadas agressivas Chantagear Mentir/Enganar Ignorar/Desprezar Provocar ciúmes Culpar Desqualificar Ridicularizar/Ofender Humilhar em público Intimidar/Ameaçar TomesCuidado Aviolênciatendeaaumentar
  13. 13. Violência Doméstica Consequências na criança e no futuro do país Carlos Vaguy (29.3.19) VIOLENTÓMETRO 11 a 21 Controlar / Proibir Gozar Destruir bens pessoais Ferir Carícias agressivas Ferir “a brincar” Beliscar / Arranhar Empurrar Dar bofetadas Pontapés Confinar / prender Reaja Nãosedeixedestruir
  14. 14. Violência Doméstica Consequências na criança e no futuro do país Carlos Vaguy (29.3.19) VIOLENTÓMETRO 22 a 30 Ameaçar com objectos Ameaçar com armas Ameaçar de morte Forçar relação sexual Abuso sexual Violar Causar lesão grave no corpo Mutilar MATAR Peçaajudaaprofissional
  15. 15. AS MULHERES AS CRIANÇAS AS PESSOAS IDOSAS OS HOMENS PESSOAS LGBTI (LÉSBICAS, GAYS, BISSEXUAIS, TRANS E INTERSEXO) E QUEM SÃO AS VÍTIMAS? Violência Doméstica Consequências na criança e no futuro do país Carlos Vaguy (29.3.19)
  16. 16. Testemunhas de violência doméstica Presenciar ou ouvir os abusos infligidos sobre a vítima Ver os sinais físicos depois de episódios de violência Testemunhar as consequências desta violência na pessoa abusada; AS CRIANÇAS Violência Doméstica Consequências na criança e no futuro do país Carlos Vaguy (29.3.19)
  17. 17. Instrumentos de abuso: Pai ou mãe agressor utiliza os filhos como uma forma de abuso e controlo AS CRIANÇAS Violência Doméstica Consequências na criança e no futuro do país Carlos Vaguy (29.3.19) Vítimas de abuso: As crianças podem ser física e/ou emocionalmente abusadas pelo agressor (ou mesmo, em alguns casos, pela própria vítima).
  18. 18. INDICADORES DE VIOLÊNCIA Violência Doméstica Consequências na criança e no futuro do país Carlos Vaguy (29.3.19) Alteração de comportamento Regressão a comportamentos infantis Choro excessivo Dificuldades de comunicação Dificuldades de relacionamento Falta de higiene
  19. 19. Fracturas e hematomas Infecções e queimaduras Lesões corporais e vaginais Medo Mudança de hábito alimentar Envolvimento com drogas; Aversão ao contato físico; Violência Doméstica Consequências na criança e no futuro do país Carlos Vaguy (29.3.19) INDICADORES DE VIOLÊNCIA
  20. 20. Crescendo num ambiente hostil, vendo, enquanto cresce, cenas de violência entre os pais, a criança assimilará esse tipo de comportamento. CONSEQUÊNCIAS Violência Doméstica Consequências na criança e no futuro do país Carlos Vaguy (29.3.19) Muito provavelmente será um adulto violento e o ciclo de violência não será interrompido.
  21. 21. Consequências físicas insônia, distúrbios estomacais, dores de cabeça, automutilação, incapacidade de controle dos esfíncteres, etc. CONSEQUÊNCIAS Violência Doméstica Consequências na criança e no futuro do país Carlos Vaguy (29.3.19) No âmbito emocional baixa autoestima, sentimentos de culpa, comportamento instável, depressão, ansiedade, isolamento, irritabilidade.
  22. 22. Assiduidade e pontualidade exagerada Queda injustificada na frequência escolar; Pouca ou nenhuma participação nas atividades escolares; Dificuldade em concentração e aprendizagem; Apego exagerado à pessoa do(a) professor(a). Comportamentos agressivos E NA ESCOLA? Violência Doméstica Consequências na criança e no futuro do país Carlos Vaguy (29.3.19)
  23. 23. - Custos sociais; - Custos económicos: - Custos políticos. E PARA O PAÍS Violência Doméstica Consequências na criança e no futuro do país Carlos Vaguy (29.3.19)
  24. 24. O passo mais importante é denunciar qualquer tipo de violência Políticas que promovam a família Garantir um atendimento humanizado e qualificado em situações de violência O QUE PODEMOS FAZER? Violência Doméstica Consequências na criança e no futuro do país Carlos Vaguy (29.3.19)
  25. 25. A emoção não se rompe com a lei, rompe-se com a capacitação das pessoas. MUITO OBRIGADO!!! Violência Doméstica Consequências na criança e no futuro do país Carlos Vaguy (29.3.19)

×