•
Caro (a) acadêmico (a) para realizar a atividade MAPA Sub é necessário que você acompanhe a reportagem disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=8IsVF6UY_1o
Em reportagem realizada pela Veja em seu canal do youtube.com acompanhamos o economista Alexandre R. Barros explicando as raízes do atraso no desenvolvimento do Brasil. De acordo com o economista, este atraso esta ligado a insuficiência do capital humano. Em linhas gerais, a baixa escolaridade e qualificação profissional representou um obstáculo ao desenvolvimento. Outro fator pontuado por Alexandre é a preservação do sistema escravocrata em nosso país durante quatro séculos e o perfil dos imigrantes que vieram para o Brasil.
Compreendemos que as reflexões apresentadas pelo economista, pertencem às inquietações presentes na sociedade atual, na busca por respostas que justifiquem os problemas que enfrentamos em nosso país. Contudo, tais problemáticas não são inéditas nem tampouco recentes e perpassam por diferentes momentos de nossa trajetória enquanto nação.
Desde as primeiras décadas do século XX e até, pelo menos, a década de 60, de um modo geral, vários estudiosos buscaram respostas para os problemas existentes na sociedade. Para isso resolveram mergulhar minuciosamente em nosso passado colonial, almejando encontrar elementos que justificassem o atraso da nação brasileira. Para eles, era o modo como havíamos nos constituído colônia que explicava nosso presente, principalmente os seus problemas. É verdade que cada um deles tinha um entendimento particular de colônia e colonização. No entanto todos partiam do princípio de que nesse período estava a chave para explicar as vicissitudes do Brasil contemporâneo. (MENDES, 2011, p.93).
MENDES, C. M. M. A historiografia brasileira relativa à colonização: uma nova tendência. In: MENEZES, S. L; PEREIRA, L. A.; MENDES, C. M. M. (Orgs.). Expansão e Consolidação da Colonização Portuguesa na América. Maringá: Eduem, 2011. p. 93-114.
A partir destas reflexões, realize esta atividade MAPA escrevendo um texto dissertativo/argumentativo entre 15 e no máximo 30 linhas considerando a análise de Sérgio Buarque de Holanda referente aos aspectos presentes na colonização da América Portuguesa que justificava a situação de atraso no desenvolvimento do Brasil enquanto nação. Para que haja coesão em sua análise, é imprescindível considerar os itens listados a seguir:
a) os principais elementos presentes nas reflexões de Sérgio Buarque de Holanda;
b) tomando por base os apontamentos realizados por Gilberto Freyre, na sua visão enquanto futuro professor de História, a presença da escravidão negra durante todo período colonial, comprometeu o desenvolvimento do nosso país.