SlideShare una empresa de Scribd logo
1 de 34
Descargar para leer sin conexión
Olá! Eu sou o Pedro e vou-te ajudar a descobrir os  órgãos dos   sentidos..
Sabias que temos  5 sentidos ? Eles são a  visão , audição ,  olfato gosto  e   tato . Sabias que temos  5 sentidos ? Eles são a  visão,audição, olfato, paladar   e   tato .
A  pele  é o órgão do sentido do  tacto. A  pele  é o órgão do sentido do  tato. Tato
O tato é o primeiro sentido que desenvolve nos seres humanos. É pelo tato que sentimos as propriedades dos corpos físicos, sua dureza e textura.  No tato existem três tipos de sensibilidade:  - Mecânica  - Térmica  - Dolorosa
O tato é diferente de todos os outros sentidos, ele só é ativado quando tocamos em algum objeto. Milhares de células entram em ação para nos informar se é algo quente ou frio, áspero ou macio, fofo, seco ou úmido.
Na pele existem dois tipos de nervos minúsculos que recebem as impressões do tato. São as terminações nervosas e os corpúsculos táteis. As impressões de dor, tato, calor, frio e pressão são recolhidas pelas terminações nervosas e pelos corpúsculos táteis. Em seguida, são conduzidas pelos nervos até o cérebro, onde são transformadas nas respectivas sensações. Portanto, a dor, o tato, o calor, a pressão são sentidos no cérebro e não na pele.
CORPÚSCULOS SENSORIAIS A = Corpúsculo de Meissner   D = Ligações Nervosas B = Corpúsculo de Paccini   E = Corpúsculo de Krause C = Terminações Nervosa livres   F = Corpúsculo de Ruffini
Pele, Pelos e Glândulas Pele:  formada pela  epiderme  (camada externa) e  derme  (camada mais profunda). Na pele encontramos ainda pelos e glândula sudoríparas e sebáceas, que têm função protetora, de regulação térmica e lubrificante.
A   língua  é o órgão do sentido do  gosto. A   língua   é o órgão do sentido do  gosto. Paladar ou Gustação
É o resultado de sensações percebidas pela boca e também por sensores do olfato. O paladar é o sentido que nos permite sentir o gosto dos alimentos. Na língua existem 10 mil pequenas estruturas chamadas  papilas gustativas  e existem sensores dentro de cada uma delas, chamados  corpúsculos gustativos , que transformam o sabor em impulsos elétricos e esses impulsos informam ao cérebro se a comida é doce, salgada, amarga ou azeda.
O olfato tem uma grande importância para o paladar, pois, quando colocamos algum alimento na boca, a mesma libera odores que se espalham pelo nariz. As sensações olfativas funcionam ao lado das sensações gustativas, auxiliando no controle do apetite e da quantidade de alimentos que são ingeridos.  A saliva também é importante, pois as moléculas do alimento precisam ser dissolvidas em algum líquido. A saliva entra em ação, assim que você sente o odor do alimento, esse processo é conhecido como água na boca. As quatros sensações gustativas chamamos de sensações gustativas primária, são elas:
                             A = amargo  B = ácido  C = salgado  D = doce
OLFATO O  nariz  é o órgão do sentido do  olfato .
Situa – se nas fossas nasais e permitem a percepção dos odores. As fossas nasais são revestidas internamente por uma mucosa. Na parte inferior, essa mucosa é avermelhada, pois é rica em vasos sanguíneos destinados a aquecer o ar que inspiramos. Na parte superior, essa mucosa contém ramificações do nervo olfatório, formando uma região especializada conhecida como  epitélio olfatório . O nariz humano tem cerca de 5 milhões de células olfativas, são elas que capturam as moléculas odoríferas e enviam essa informação ao cérebro, que faz o reconhecimento dos odores.
Os animais usam o olfato para encontrar alimento, orientarem-se e perceber perigos. Nos seres humanos, o olfato é muito mais sensível que o paladar, podendo perceber até 10 mil odores diferente. No nariz há células especiais para captar os odores.
 
O olfato, como a visão, possui uma capacidade adaptativa. Ao sentirmos um odor forte, a sensação olfativa é bastante forte também, mas, após alguns minutos, o odor fica quase imperceptível.  Porém, ao contrário da visão que é capaz de perceber um grande número de cores ao mesmo tempo, o sistema olfativo detecta a sensação de um único odor de cada vez. Contudo, um odor percebido pode ser a combinação de vários outros diferentes. Se tanto um odor pútrido quanto um aroma doce estão presentes no ar, o dominante será aquele que for mais intenso, ou, se ambos forem da mesma intensidade, a sensação olfativa será entre doce e pútrido.
AUDIÇÃO Os  ouvidos   são os órgãos do sentido da audição. Os   ouvidos  são os órgãos do sentido da audição.
O ouvido é um órgão extremamente sensível, que nos capacita perceber e interpretar ondas sonoras. É pela audição que percebemos os sons. Primeiramente, o som se propaga pelo ar, entra pelo ouvido e chega ao tímpano, uma membrana protetora. O tímpano passa a vibração para três ossinhos juntos entre si: estribo, martelo e bigorna.
[object Object]
[object Object]
[object Object],[object Object],[object Object]
 
 
VISÃO Os   olhos   são os órgãos do sentido da visão. Os  olhos  são os órgãos do sentido da visão.
A visão é um dos cinco sentidos dos seres humanos, é aquele que nos permite ver o mundo à nossa volta.  Se não tivéssemos visão seria impossível ler as palavras do modo como fazemos, provavelmente não haveria cinema, artes plásticas, fotografia e até mesmo a televisão.
Os globos oculares estão localizados dentro de cavidades ósseas denominadas órbitas, compostas de partes dos ossos frontal, maxilar, zigomático, lacrimal e palatino. Ao globo ocular encontram-se associadas estruturas acessórias: pálpebras, supercílios (sobrancelhas), conjuntiva, músculos e aparelho lacrimal.
Estruturas dos olhos
O MECANISMO DA VISÃO   Os raios luminosos atravessam a córnea, o cristalino, o humor aquoso e o humor vítreo e atingem a retina. Desta maneira os raios luminosos, ao penetrarem na córnea e no humor aquoso, passando pela pupila, chegam ao cristalino, que leva a imagem mais para trás ou para frente, permitindo que ela se projete sobre a retina, a imagem formada na retina é invertida. O nervo óptico conduz os impulsos nervosos para o centro da visão, no cérebro, que o interpreta e nos permite ver os objetos nas posições em que realmente se encontram
 
Adaptação no escuro A transição da visão diurna - baseada nos cones - para a visão noturna - baseada nos bastonetes - não é instantânea. Tal fenômeno é denominado adaptação no escuro e depende de diversos fatores, entre eles: dilatação das pupilas, regeneração da rodopsina e ajuste funcional da retina, de forma que os bastonetes estejam mais disponíveis para as células ganglionares, uma vez que os bastonetes não são encontrados na fóvea, mas apenas na retina periférica.
Problemas de visão Sempre que as imagens se formam corretamente na mancha amarela, a visão é nítida, e o olho é considerado  emetrope  ou  normal . Quando isso não ocorre, dizemos que há defeito de visão. Dentre esses defeitos destacam-se a  miopia , a  hipermetropia , o  astigmatismo , o  estrabismo  e a  presbiopia . Outros problemas de visão são o daltonismo, a catarata e a conjuntivite.
 
Atividades 1 ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],Atividades 2 Construa uma  palavra cruzada  e uma  cruzadinha  sobre os Órgãos dos Sentidos.

Más contenido relacionado

La actualidad más candente

Sistema sensorial - anatomia humana
Sistema sensorial - anatomia humanaSistema sensorial - anatomia humana
Sistema sensorial - anatomia humanaMarília Gomes
 
orgãos dos sentidos do corpo humano.pdf
orgãos dos sentidos do corpo humano.pdforgãos dos sentidos do corpo humano.pdf
orgãos dos sentidos do corpo humano.pdfrickriordan
 
Orgãos dos Sentidos
Orgãos dos SentidosOrgãos dos Sentidos
Orgãos dos SentidosYolanda Moura
 
OS CINCO SENTIDOS HUMANOS
OS CINCO SENTIDOS HUMANOSOS CINCO SENTIDOS HUMANOS
OS CINCO SENTIDOS HUMANOSMargarete433
 
Sistema Digestório
Sistema DigestórioSistema Digestório
Sistema DigestórioCaioUrsine
 
Sistema nervoso slides
Sistema nervoso slidesSistema nervoso slides
Sistema nervoso slidesFabiano Reis
 
Trabalho de Anatomia - Sistema Sensora
Trabalho de Anatomia - Sistema SensoraTrabalho de Anatomia - Sistema Sensora
Trabalho de Anatomia - Sistema SensoraMayara Felipe
 
Sistema sensorial anatomia cetesp
Sistema sensorial anatomia cetespSistema sensorial anatomia cetesp
Sistema sensorial anatomia cetespLaercio Leao
 
Órgãos dos sentidos
Órgãos dos sentidosÓrgãos dos sentidos
Órgãos dos sentidosrobioprof
 
Olfato trabalho
Olfato trabalhoOlfato trabalho
Olfato trabalhojoyce9224
 
Sistema Sensorial Completo
Sistema Sensorial CompletoSistema Sensorial Completo
Sistema Sensorial CompletoRenata Oliveira
 
Morfofisiologia do sistema sensorial
Morfofisiologia do sistema sensorialMorfofisiologia do sistema sensorial
Morfofisiologia do sistema sensorialbioalvarenga
 
Aula 08 sistema sensorial - anatomia e fisiologia
Aula 08   sistema sensorial - anatomia e fisiologiaAula 08   sistema sensorial - anatomia e fisiologia
Aula 08 sistema sensorial - anatomia e fisiologiaHamilton Nobrega
 
Fisiologia da olfação
Fisiologia da olfaçãoFisiologia da olfação
Fisiologia da olfaçãoLeticia Passos
 

La actualidad más candente (20)

Sistema sensorial - anatomia humana
Sistema sensorial - anatomia humanaSistema sensorial - anatomia humana
Sistema sensorial - anatomia humana
 
Os+sentidos
Os+sentidosOs+sentidos
Os+sentidos
 
orgãos dos sentidos do corpo humano.pdf
orgãos dos sentidos do corpo humano.pdforgãos dos sentidos do corpo humano.pdf
orgãos dos sentidos do corpo humano.pdf
 
Sistema sensorial humano
Sistema sensorial humanoSistema sensorial humano
Sistema sensorial humano
 
Órgãos do sentido
Órgãos do sentidoÓrgãos do sentido
Órgãos do sentido
 
Orgãos dos Sentidos
Orgãos dos SentidosOrgãos dos Sentidos
Orgãos dos Sentidos
 
OS CINCO SENTIDOS HUMANOS
OS CINCO SENTIDOS HUMANOSOS CINCO SENTIDOS HUMANOS
OS CINCO SENTIDOS HUMANOS
 
Sistema Digestório
Sistema DigestórioSistema Digestório
Sistema Digestório
 
Sistema nervoso slides
Sistema nervoso slidesSistema nervoso slides
Sistema nervoso slides
 
Trabalho de Anatomia - Sistema Sensora
Trabalho de Anatomia - Sistema SensoraTrabalho de Anatomia - Sistema Sensora
Trabalho de Anatomia - Sistema Sensora
 
Sentidos paladar
Sentidos paladarSentidos paladar
Sentidos paladar
 
Sistema sensorial anatomia cetesp
Sistema sensorial anatomia cetespSistema sensorial anatomia cetesp
Sistema sensorial anatomia cetesp
 
Órgãos dos sentidos
Órgãos dos sentidosÓrgãos dos sentidos
Órgãos dos sentidos
 
Olfato trabalho
Olfato trabalhoOlfato trabalho
Olfato trabalho
 
Sistema digestivo
Sistema digestivoSistema digestivo
Sistema digestivo
 
Sistema Sensorial Completo
Sistema Sensorial CompletoSistema Sensorial Completo
Sistema Sensorial Completo
 
Doenças de pele
Doenças de peleDoenças de pele
Doenças de pele
 
Morfofisiologia do sistema sensorial
Morfofisiologia do sistema sensorialMorfofisiologia do sistema sensorial
Morfofisiologia do sistema sensorial
 
Aula 08 sistema sensorial - anatomia e fisiologia
Aula 08   sistema sensorial - anatomia e fisiologiaAula 08   sistema sensorial - anatomia e fisiologia
Aula 08 sistema sensorial - anatomia e fisiologia
 
Fisiologia da olfação
Fisiologia da olfaçãoFisiologia da olfação
Fisiologia da olfação
 

Destacado

Os sentidos do corpo humano
Os sentidos do corpo humanoOs sentidos do corpo humano
Os sentidos do corpo humanoanacarinepereira
 
João e-os-5-sentidos
João e-os-5-sentidosJoão e-os-5-sentidos
João e-os-5-sentidosMara Pinto
 
Os cinco sentidos
Os cinco sentidosOs cinco sentidos
Os cinco sentidosJoice04
 
Panda E O Tesouro Dos 5 Sentidos Ppt
Panda E O Tesouro Dos 5 Sentidos   PptPanda E O Tesouro Dos 5 Sentidos   Ppt
Panda E O Tesouro Dos 5 Sentidos PptJoana Sobrenome
 
Orgãos do sentido
Orgãos do sentido Orgãos do sentido
Orgãos do sentido claraip
 
V.1 órgãos dos sentidos.
V.1 órgãos dos sentidos.V.1 órgãos dos sentidos.
V.1 órgãos dos sentidos.Rebeca Vale
 
Presentacion de los 5 sentidos
Presentacion de los 5 sentidosPresentacion de los 5 sentidos
Presentacion de los 5 sentidosindiracalderon
 
óRgãOs Do Sentido
óRgãOs Do SentidoóRgãOs Do Sentido
óRgãOs Do Sentidogueste74a91
 
Trabalhando com os órgãos dos sentidos-Dayane Laurie Caixeta Dias-UFOP
Trabalhando com os órgãos dos sentidos-Dayane Laurie Caixeta Dias-UFOPTrabalhando com os órgãos dos sentidos-Dayane Laurie Caixeta Dias-UFOP
Trabalhando com os órgãos dos sentidos-Dayane Laurie Caixeta Dias-UFOPdayane laurie
 
O corpo humano
O corpo humanoO corpo humano
O corpo humanomariocha2
 
Apresentação corpo humano
Apresentação corpo humanoApresentação corpo humano
Apresentação corpo humanoescolasinezio
 
Aula 1 O corpo humano
Aula 1 O corpo humanoAula 1 O corpo humano
Aula 1 O corpo humanoAna Filadelfi
 
Fichas de los sentidos
Fichas de los sentidosFichas de los sentidos
Fichas de los sentidosCatigui
 
A menina que não gostava de fruta
A menina que não gostava de frutaA menina que não gostava de fruta
A menina que não gostava de frutaDébora Frazao
 

Destacado (20)

Os sentidos do corpo humano
Os sentidos do corpo humanoOs sentidos do corpo humano
Os sentidos do corpo humano
 
João e-os-5-sentidos
João e-os-5-sentidosJoão e-os-5-sentidos
João e-os-5-sentidos
 
Os cinco sentidos
Os cinco sentidosOs cinco sentidos
Os cinco sentidos
 
Panda E O Tesouro Dos 5 Sentidos Ppt
Panda E O Tesouro Dos 5 Sentidos   PptPanda E O Tesouro Dos 5 Sentidos   Ppt
Panda E O Tesouro Dos 5 Sentidos Ppt
 
Orgãos do sentidos
Orgãos do sentidosOrgãos do sentidos
Orgãos do sentidos
 
Orgãos do sentido
Orgãos do sentido Orgãos do sentido
Orgãos do sentido
 
OS 5 SENTIDOS
OS 5 SENTIDOSOS 5 SENTIDOS
OS 5 SENTIDOS
 
Os cinco sentidos(1)
Os cinco sentidos(1)Os cinco sentidos(1)
Os cinco sentidos(1)
 
V.1 órgãos dos sentidos.
V.1 órgãos dos sentidos.V.1 órgãos dos sentidos.
V.1 órgãos dos sentidos.
 
Os sentidos
Os sentidosOs sentidos
Os sentidos
 
Presentacion de los 5 sentidos
Presentacion de los 5 sentidosPresentacion de los 5 sentidos
Presentacion de los 5 sentidos
 
JoãO E Os
JoãO E OsJoãO E Os
JoãO E Os
 
óRgãOs Do Sentido
óRgãOs Do SentidoóRgãOs Do Sentido
óRgãOs Do Sentido
 
94 orgãos dos sentidos 1
94 orgãos dos sentidos 194 orgãos dos sentidos 1
94 orgãos dos sentidos 1
 
Trabalhando com os órgãos dos sentidos-Dayane Laurie Caixeta Dias-UFOP
Trabalhando com os órgãos dos sentidos-Dayane Laurie Caixeta Dias-UFOPTrabalhando com os órgãos dos sentidos-Dayane Laurie Caixeta Dias-UFOP
Trabalhando com os órgãos dos sentidos-Dayane Laurie Caixeta Dias-UFOP
 
O corpo humano
O corpo humanoO corpo humano
O corpo humano
 
Apresentação corpo humano
Apresentação corpo humanoApresentação corpo humano
Apresentação corpo humano
 
Aula 1 O corpo humano
Aula 1 O corpo humanoAula 1 O corpo humano
Aula 1 O corpo humano
 
Fichas de los sentidos
Fichas de los sentidosFichas de los sentidos
Fichas de los sentidos
 
A menina que não gostava de fruta
A menina que não gostava de frutaA menina que não gostava de fruta
A menina que não gostava de fruta
 

Similar a Sentidos

Similar a Sentidos (20)

Apresentação orgaos do sentidos
Apresentação orgaos do  sentidosApresentação orgaos do  sentidos
Apresentação orgaos do sentidos
 
orgãos do sentido.pdf
orgãos do sentido.pdforgãos do sentido.pdf
orgãos do sentido.pdf
 
Órgãos do Sentido.ppt
Órgãos do Sentido.pptÓrgãos do Sentido.ppt
Órgãos do Sentido.ppt
 
Trabalho de fisiologia
Trabalho de  fisiologiaTrabalho de  fisiologia
Trabalho de fisiologia
 
Apresentação de ciências
Apresentação de ciênciasApresentação de ciências
Apresentação de ciências
 
Histologia vegetal
Histologia vegetalHistologia vegetal
Histologia vegetal
 
+Texto+informativo+ +os+órgãos+dos+sentidos-13+cópias
+Texto+informativo+ +os+órgãos+dos+sentidos-13+cópias+Texto+informativo+ +os+órgãos+dos+sentidos-13+cópias
+Texto+informativo+ +os+órgãos+dos+sentidos-13+cópias
 
SLIDE OS SENTIDOS.pdf
SLIDE OS SENTIDOS.pdfSLIDE OS SENTIDOS.pdf
SLIDE OS SENTIDOS.pdf
 
Estímulos Nervosos
Estímulos NervososEstímulos Nervosos
Estímulos Nervosos
 
Sistemasensorial 130627135240-phpapp01
Sistemasensorial 130627135240-phpapp01Sistemasensorial 130627135240-phpapp01
Sistemasensorial 130627135240-phpapp01
 
Revisão para bimestral: Os Sentidos
Revisão para bimestral: Os SentidosRevisão para bimestral: Os Sentidos
Revisão para bimestral: Os Sentidos
 
Aulasenacbh
AulasenacbhAulasenacbh
Aulasenacbh
 
Sistema sensorial .. anatomia
Sistema sensorial   .. anatomiaSistema sensorial   .. anatomia
Sistema sensorial .. anatomia
 
Cien barros 8.4
Cien barros 8.4Cien barros 8.4
Cien barros 8.4
 
Órgãos dos sentidos
Órgãos dos sentidosÓrgãos dos sentidos
Órgãos dos sentidos
 
Os 5 sentidos do cão
Os 5 sentidos do cãoOs 5 sentidos do cão
Os 5 sentidos do cão
 
Sentidos
SentidosSentidos
Sentidos
 
Os 5 sentidos do cão
Os 5 sentidos do cãoOs 5 sentidos do cão
Os 5 sentidos do cão
 
ProcessosPsicBasicos.ppt
ProcessosPsicBasicos.pptProcessosPsicBasicos.ppt
ProcessosPsicBasicos.ppt
 
IMCG.Orgaos de Sentido.Resumo.Maior.dpptx
IMCG.Orgaos de Sentido.Resumo.Maior.dpptxIMCG.Orgaos de Sentido.Resumo.Maior.dpptx
IMCG.Orgaos de Sentido.Resumo.Maior.dpptx
 

Sentidos

  • 1. Olá! Eu sou o Pedro e vou-te ajudar a descobrir os órgãos dos sentidos..
  • 2. Sabias que temos 5 sentidos ? Eles são a visão , audição , olfato gosto e tato . Sabias que temos 5 sentidos ? Eles são a visão,audição, olfato, paladar e tato .
  • 3. A pele é o órgão do sentido do tacto. A pele é o órgão do sentido do tato. Tato
  • 4. O tato é o primeiro sentido que desenvolve nos seres humanos. É pelo tato que sentimos as propriedades dos corpos físicos, sua dureza e textura. No tato existem três tipos de sensibilidade: - Mecânica - Térmica - Dolorosa
  • 5. O tato é diferente de todos os outros sentidos, ele só é ativado quando tocamos em algum objeto. Milhares de células entram em ação para nos informar se é algo quente ou frio, áspero ou macio, fofo, seco ou úmido.
  • 6. Na pele existem dois tipos de nervos minúsculos que recebem as impressões do tato. São as terminações nervosas e os corpúsculos táteis. As impressões de dor, tato, calor, frio e pressão são recolhidas pelas terminações nervosas e pelos corpúsculos táteis. Em seguida, são conduzidas pelos nervos até o cérebro, onde são transformadas nas respectivas sensações. Portanto, a dor, o tato, o calor, a pressão são sentidos no cérebro e não na pele.
  • 7. CORPÚSCULOS SENSORIAIS A = Corpúsculo de Meissner D = Ligações Nervosas B = Corpúsculo de Paccini E = Corpúsculo de Krause C = Terminações Nervosa livres F = Corpúsculo de Ruffini
  • 8. Pele, Pelos e Glândulas Pele: formada pela epiderme (camada externa) e derme (camada mais profunda). Na pele encontramos ainda pelos e glândula sudoríparas e sebáceas, que têm função protetora, de regulação térmica e lubrificante.
  • 9. A língua é o órgão do sentido do gosto. A língua é o órgão do sentido do gosto. Paladar ou Gustação
  • 10. É o resultado de sensações percebidas pela boca e também por sensores do olfato. O paladar é o sentido que nos permite sentir o gosto dos alimentos. Na língua existem 10 mil pequenas estruturas chamadas papilas gustativas e existem sensores dentro de cada uma delas, chamados corpúsculos gustativos , que transformam o sabor em impulsos elétricos e esses impulsos informam ao cérebro se a comida é doce, salgada, amarga ou azeda.
  • 11. O olfato tem uma grande importância para o paladar, pois, quando colocamos algum alimento na boca, a mesma libera odores que se espalham pelo nariz. As sensações olfativas funcionam ao lado das sensações gustativas, auxiliando no controle do apetite e da quantidade de alimentos que são ingeridos. A saliva também é importante, pois as moléculas do alimento precisam ser dissolvidas em algum líquido. A saliva entra em ação, assim que você sente o odor do alimento, esse processo é conhecido como água na boca. As quatros sensações gustativas chamamos de sensações gustativas primária, são elas:
  • 12.                              A = amargo B = ácido C = salgado D = doce
  • 13. OLFATO O nariz é o órgão do sentido do olfato .
  • 14. Situa – se nas fossas nasais e permitem a percepção dos odores. As fossas nasais são revestidas internamente por uma mucosa. Na parte inferior, essa mucosa é avermelhada, pois é rica em vasos sanguíneos destinados a aquecer o ar que inspiramos. Na parte superior, essa mucosa contém ramificações do nervo olfatório, formando uma região especializada conhecida como epitélio olfatório . O nariz humano tem cerca de 5 milhões de células olfativas, são elas que capturam as moléculas odoríferas e enviam essa informação ao cérebro, que faz o reconhecimento dos odores.
  • 15. Os animais usam o olfato para encontrar alimento, orientarem-se e perceber perigos. Nos seres humanos, o olfato é muito mais sensível que o paladar, podendo perceber até 10 mil odores diferente. No nariz há células especiais para captar os odores.
  • 16.  
  • 17. O olfato, como a visão, possui uma capacidade adaptativa. Ao sentirmos um odor forte, a sensação olfativa é bastante forte também, mas, após alguns minutos, o odor fica quase imperceptível. Porém, ao contrário da visão que é capaz de perceber um grande número de cores ao mesmo tempo, o sistema olfativo detecta a sensação de um único odor de cada vez. Contudo, um odor percebido pode ser a combinação de vários outros diferentes. Se tanto um odor pútrido quanto um aroma doce estão presentes no ar, o dominante será aquele que for mais intenso, ou, se ambos forem da mesma intensidade, a sensação olfativa será entre doce e pútrido.
  • 18. AUDIÇÃO Os ouvidos são os órgãos do sentido da audição. Os ouvidos são os órgãos do sentido da audição.
  • 19. O ouvido é um órgão extremamente sensível, que nos capacita perceber e interpretar ondas sonoras. É pela audição que percebemos os sons. Primeiramente, o som se propaga pelo ar, entra pelo ouvido e chega ao tímpano, uma membrana protetora. O tímpano passa a vibração para três ossinhos juntos entre si: estribo, martelo e bigorna.
  • 20.
  • 21.
  • 22.
  • 23.  
  • 24.  
  • 25. VISÃO Os olhos são os órgãos do sentido da visão. Os olhos são os órgãos do sentido da visão.
  • 26. A visão é um dos cinco sentidos dos seres humanos, é aquele que nos permite ver o mundo à nossa volta. Se não tivéssemos visão seria impossível ler as palavras do modo como fazemos, provavelmente não haveria cinema, artes plásticas, fotografia e até mesmo a televisão.
  • 27. Os globos oculares estão localizados dentro de cavidades ósseas denominadas órbitas, compostas de partes dos ossos frontal, maxilar, zigomático, lacrimal e palatino. Ao globo ocular encontram-se associadas estruturas acessórias: pálpebras, supercílios (sobrancelhas), conjuntiva, músculos e aparelho lacrimal.
  • 29. O MECANISMO DA VISÃO Os raios luminosos atravessam a córnea, o cristalino, o humor aquoso e o humor vítreo e atingem a retina. Desta maneira os raios luminosos, ao penetrarem na córnea e no humor aquoso, passando pela pupila, chegam ao cristalino, que leva a imagem mais para trás ou para frente, permitindo que ela se projete sobre a retina, a imagem formada na retina é invertida. O nervo óptico conduz os impulsos nervosos para o centro da visão, no cérebro, que o interpreta e nos permite ver os objetos nas posições em que realmente se encontram
  • 30.  
  • 31. Adaptação no escuro A transição da visão diurna - baseada nos cones - para a visão noturna - baseada nos bastonetes - não é instantânea. Tal fenômeno é denominado adaptação no escuro e depende de diversos fatores, entre eles: dilatação das pupilas, regeneração da rodopsina e ajuste funcional da retina, de forma que os bastonetes estejam mais disponíveis para as células ganglionares, uma vez que os bastonetes não são encontrados na fóvea, mas apenas na retina periférica.
  • 32. Problemas de visão Sempre que as imagens se formam corretamente na mancha amarela, a visão é nítida, e o olho é considerado emetrope ou normal . Quando isso não ocorre, dizemos que há defeito de visão. Dentre esses defeitos destacam-se a miopia , a hipermetropia , o astigmatismo , o estrabismo e a presbiopia . Outros problemas de visão são o daltonismo, a catarata e a conjuntivite.
  • 33.  
  • 34.