Publicidad

Aula 1 _ 2023 com Fernando Carvalho.pdf

MUSICO, ARTE EDUCADOR, DONO DE BANDA DE ROCK en Fernando Carvalho
26 de Mar de 2023
Aula 1 _ 2023 com Fernando Carvalho.pdf
Aula 1 _ 2023 com Fernando Carvalho.pdf
Aula 1 _ 2023 com Fernando Carvalho.pdf
Aula 1 _ 2023 com Fernando Carvalho.pdf
Publicidad
Aula 1 _ 2023 com Fernando Carvalho.pdf
Aula 1 _ 2023 com Fernando Carvalho.pdf
Aula 1 _ 2023 com Fernando Carvalho.pdf
Aula 1 _ 2023 com Fernando Carvalho.pdf
Aula 1 _ 2023 com Fernando Carvalho.pdf
Publicidad
Aula 1 _ 2023 com Fernando Carvalho.pdf
Próximo SlideShare
Aula de violão guitarraAula de violão guitarra
Cargando en ... 3
1 de 10
Publicidad

Más contenido relacionado

Publicidad

Último(20)

Aula 1 _ 2023 com Fernando Carvalho.pdf

  1. INTRODUÇÃO AO VIOLÃO GUITARRA Fernando Carvalho A U L A 1
  2. Comeca a aula explicando brevemente o que é um violão/guitarra, sua história e sua importância na música. Tempo: 10 minutos Apresente as partes principais do violão/guitarra, como o corpo, o braço, a pestana, as tarraxas e as cordas, e explique a função de cada uma delas. Tempo: 15 minutos Demonstre a postura correta para tocar violão/guitarra, destacando a importância da ergonomia e da posição das mãos. Tempo: 10 minutos Mostre como afinar o violão/guitarra, explicando as diferentes formas de afinação e as ferramentas necessárias, como afinadores eletrônicos e aplicativos para celular. Tempo: 15 minutos Explique como segurar o violão/guitarra corretamente, mostrando a posição dos dedos e como fazer os acordes básicos. Tempo: 20 minutos Faça uma demonstração de como tocar algumas notas simples, utilizando a mão direita e a mão esquerda. Tempo: 15 minutos Encerre a aula incentivando os alunos a praticarem em casa e explicando a importância da repetição para se tornar um bom músico. Tempo: 5 minutos 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7.
  3. Começo a aula explicando brevemente o que é um violão/guitarra, sua história e sua importância na música. 1. Tempo: 10 minutos Olá, pessoal! Nesta aula, vamos aprender sobre o violão/guitarra, um dos instrumentos mais populares do mundo e presente em diversos gêneros musicais. O violão/guitarra é um instrumento de cordas dedilhadas que se originou na Espanha no século XV. Desde então, a popularidade do violão/guitarra cresceu e se espalhou pelo mundo, tornando- se um instrumento essencial na música popular, clássica e folclórica. A história do violão/guitarra é rica e interessante, passando por diversas mudanças ao longo do tempo, como o desenvolvimento de novos materiais para as cordas e aprimoramentos na construção do instrumento. E a sua importância na música é inegável, tanto que é possível encontrar músicas com violão/guitarra em praticamente todas as partes do mundo. Então, agora que conhecemos um pouco sobre a história e a importância do violão/guitarra, vamos dar início à nossa aula!
  4. Apresento as partes principais do violão/guitarra, como o corpo, o braço, a pestana, as tarraxas e as cordas, e explique a função de cada uma delas. 1. Tempo: 15 minutos Agora que já sabemos um pouco mais sobre a história e importância do violão/guitarra, vamos conhecer as suas partes principais. O violão/guitarra é composto por várias partes, cada uma com sua função específica. O corpo do violão/guitarra é a parte principal do instrumento, onde ficam as cordas e a caixa de ressonância responsável por amplificar o som produzido. O corpo pode ter diferentes formatos e tamanhos, que influenciam no timbre e na tocabilidade do instrumento. O braço do violão/guitarra é a parte onde ficam os trastes, que são as divisões responsáveis por produzir diferentes notas. No final do braço, encontramos a pestana, que é uma pequena peça de osso ou plástico que segura as cordas na posição correta. As tarraxas são as peças responsáveis por ajustar a afinação das cordas. Elas podem ser fixas ou giratórias, e são ajustadas para que cada corda produza o som correto. Por fim, temos as cordas, que são responsáveis por produzir o som quando tocadas. As cordas podem ser feitas de diferentes materiais e tensões, que influenciam no timbre e na tocabilidade do instrumento. Agora que conhecemos as partes principais do violão/guitarra e suas funções, vamos aprender como utilizá-las da melhor forma para produzir belos sons!
  5. Demonstro a postura correta para tocar violão/guitarra, destacando a importância da ergonomia e da posição das mãos. 1. Tempo: 10 minutos Para tocar violão/guitarra com segurança e conforto, é fundamental que você adote uma postura correta e ergonômica. Além de evitar dores e lesões, a postura correta também contribui para uma melhor performance e sonoridade do instrumento. Comece sentando-se em uma cadeira com encosto, de preferência sem braços. Mantenha as costas retas e apoiadas no encosto, os pés apoiados no chão e as pernas levemente afastadas. Evite cruzar as pernas, pois isso pode afetar o equilíbrio do corpo. Posicione o violão/guitarra na coxa direita (se você for destro), inclinando-o levemente para frente. Certifique-se de que o corpo do instrumento esteja em contato com o seu abdômen, e não com o peito ou ombros. Isso garante uma melhor distribuição do peso e evita tensões musculares desnecessárias. Para segurar o violão/guitarra, apoie a mão direita (se você for destro) sobre a boca do instrumento, com os dedos polegar e indicador apoiados na corda E (a mais grossa). A mão esquerda deve segurar o braço do violão/guitarra, com os dedos indicador, médio e anelar apoiados nas cordas e o polegar na parte de trás do braço. Ao tocar, mantenha as mãos relaxadas e soltas. Evite apertar as cordas com muita força, o que pode causar dores e prejudicar o som. Experimente diferentes posições para encontrar a que mais se adapta ao seu corpo e estilo de tocar. Lembre-se: uma boa postura é fundamental para tocar violão/guitarra com segurança, conforto e qualidade. Pratique sempre com atenção à sua ergonomia e não hesite em procurar orientação profissional se sentir desconforto ou dor ao tocar.
  6. Introdução - 2 minutos Comece explicando que afinar o violão/guitarra é fundamental para que as notas soem corretamente e para que você possa tocar em conjunto com outras pessoas ou com gravações. Explique que existem várias formas de afinar o instrumento, e que neste capítulo você irá ensinar as mais comuns. Afinação padrão - 5 minutos Mostre como afinar o violão/guitarra na afinação padrão, que é a mais comum. Para isso, você pode usar um afinador eletrônico ou um aplicativo de celular que tenha essa função. Mostre como se coloca o afinador no violão/guitarra e como se lê as indicações. Explique que a afinação padrão consiste nas notas Mi, Lá, Ré, Sol, Si e Mi, de baixo para cima. Afinação por harmônicos - 5 minutos Mostre como afinar o violão/guitarra por harmônicos, uma técnica que pode ser usada caso você não tenha um afinador eletrônico ou aplicativo à disposição. Explique como se produzem os harmônicos e mostre como afinar o instrumento usando essa técnica. Afinação por orelha - 3 minutos Por fim, explique como afinar o violão/guitarra por orelha, ou seja, usando a audição para identificar as notas. Mostre como se produzem as notas Mi, Lá, Ré, Sol, Si e Mi e como você pode ajustar as cordas do instrumento até que elas soem corretamente. Conclusão - 5 minutos Para finalizar a aula, destaque a importância de manter o violão/guitarra sempre afinado para que o som saia com qualidade. Lembre- se de que a afinação é um processo constante e que deve ser feito sempre que for tocar o instrumento. Olá! Para mostrar como afinar o violão/guitarra, vamos seguir os seguintes passos: 1. 2. 3. 4. 5.
  7. Para segurar o violão ou a guitarra corretamente, comece sentando-se em uma cadeira com uma postura ereta e confortável. Coloque o instrumento em seu colo, com a caixa de ressonância apoiada na perna direita, se você é destro, e na perna esquerda, se você é canhoto. Agora, vamos aos acordes básicos. Os acordes são combinações de notas que formam um conjunto de sons harmônicos. Os acordes mais simples são os acordes maiores, que são compostos de três notas: a primeira, a terça e a quinta. O primeiro acorde que vamos aprender é o acorde de Lá Maior (A). Para formar esse acorde, coloque o dedo indicador na segunda casa da corda mais grossa (5ª corda), o dedo médio na segunda casa da terceira corda e o dedo anelar na segunda casa da segunda corda. A primeira corda deve ficar solta. Agora, vamos para o acorde de Dó Maior (C). Neste acorde, você deve colocar o dedo indicador na primeira casa da segunda corda, o dedo médio na segunda casa da quarta corda e o dedo anelar na terceira casa da quinta corda. Novamente, a primeira corda deve ficar solta. Por fim, vamos ao acorde de Sol Maior (G). Para formá- lo, coloque o dedo indicador na segunda casa da quinta corda, o dedo médio na terceira casa da sexta corda e o dedo anelar na terceira casa da primeira corda. Novamente, a quarta e a segunda cordas devem ficar soltas. Lembre-se de manter os dedos pressionados nas cordas com firmeza e tocar cada corda separadamente para garantir que todas estejam soando corretamente. Pratique esses acordes em diferentes ordens e variações, a fim de se familiarizar com a transição entre eles.
  8. Posicione o polegar na parte de trás do violão/guitarra, e os dedos indicador, médio e anelar na frente do instrumento. Para tocar as cordas, utilize o dedo indicador para as cordas mais agudas (mais finas), o dedo médio para as cordas do meio e o dedo anelar para as cordas mais graves (mais grossas). Agora, vamos tocar a nota Mi (E). Utilize o dedo indicador para pressionar a corda mais aguda na segunda casa do braço. Toque a corda com o dedo indicador, deslizando-o suavemente para cima e para baixo para produzir o som. Vamos tocar agora a nota Sol (G). Utilize o dedo médio para pressionar a corda do meio na terceira casa do braço. Toque a corda com o dedo médio, deslizando-o suavemente para cima e para baixo. Por fim, vamos tocar a nota Si (B). Utilize o dedo anelar para pressionar a corda mais grave na quarta casa do braço. Toque a corda com o dedo anelar, deslizando-o suavemente para cima e para baixo. Posicione a mão esquerda no braço do violão/guitarra, com os dedos alinhados às casas. Vamos tocar a nota Dó (C). Utilize o dedo indicador para pressionar a corda mais aguda na primeira casa do braço. Pressione a corda firmemente para baixo e toque a corda com a mão direita. Vamos tocar agora a nota Ré (D). Utilize o dedo médio para pressionar a corda mais aguda na segunda casa do braço. Pressione a corda firmemente para baixo e toque a corda com a mão direita. Por fim, vamos tocar a nota Mi (E). Utilize o dedo anelar para pressionar a corda mais aguda na quarta casa do braço. Pressione a corda firmemente para baixo e toque a corda com a mão direita. Olá! Nesta aula, vamos aprender a tocar algumas notas simples no violão/guitarra. Para isso, você precisará segurar corretamente o instrumento, como já aprendemos anteriormente. Vamos começar com a mão direita: 1. 2. 3. 4. 5. Agora, vamos para a mão esquerda: 1. 2. 3. 4. Pratique essas notas diversas vezes, até conseguir tocá-las com segurança e clareza. Na próxima aula, vamos aprender algumas técnicas básicas de mão direita para tocar de forma mais expressiva. Até lá!
  9. Para finalizar a aula de hoje, quero enfatizar a importância da prática. Assim como em qualquer outra habilidade, a prática é fundamental para o desenvolvimento da técnica e da musicalidade no violão/guitarra. Portanto, recomendo que vocês pratiquem diariamente, mesmo que seja por apenas alguns minutos. A repetição é fundamental para que as informações sejam fixadas na mente e os movimentos sejam automatizados. Lembre-se também de manter uma postura correta e de fazer aquecimento antes de tocar para evitar lesões. Não se preocupem se no início parecer difícil, com o tempo e a dedicação, vocês irão progredir e alcançar grandes resultados. Até a próxima aula!
  10. A Lá D Ré E Mi
Publicidad