Se ha denunciado esta presentación.
Utilizamos tu perfil de LinkedIn y tus datos de actividad para personalizar los anuncios y mostrarte publicidad más relevante. Puedes cambiar tus preferencias de publicidad en cualquier momento.

Características e consequências do Secularismo na Igreja

  • Inicia sesión para ver los comentarios

Características e consequências do Secularismo na Igreja

  1. 1. Não pertecemos ao mundo João 17 6 Manifestei o teu nome aos homens que me deste do mundo. Eram teus, tu mos confiaste, e eles têm guardado a tua palavra. 14 Eu lhes tenho dado a tua palavra, e o mundo os odiou, porque eles não são do mundo, como também eu não sou. 15 Não peço que os tires do mundo, e sim que os guardes do mal. 16 Eles não são do mundo, como também eu não sou.
  2. 2. Não pertecemos ao mundo NÓS NÃO PERTENCEMOS AO MUNDO - SISTEMA CORRUPTO. Jo.17:16 FOMOS RESGATADOS DO MUNDO POR CRISTO. Jo.17:6 ESTAMOS NO MUNDO COMO FORASTEIROS COM UMA MISSÃO. Jo.17:14,15
  3. 3. Origem do termoSECULARISMODO LATIM: SAECULUM – SECULAR, refere-se ao “quando” da vida, o aqui e agora desta vida em contraste com o que é eterno; MUNDUS – MUNDO, refere-se ao “onde” da vida, este lugar, a terra em contraste com o céu e o inferno.
  4. 4. Origem do secularismo na vida Quando a temporalidade da criação, o imediatismo de nossa natureza de criatura sufocam todo o senso de eternidade e ocupa toda a nossa mente, coração e atenção tem-se então, o secularismo. (John Sittema – Coração de Pastor)
  5. 5. QUANDO A ANSIEDADE DO MUNDO NOSATINGE DEIXAMOS DE PENSAR NA ETERNIDADE, TORNANDO O TEMPO PRESENTE O MAIS IMPORTANTE; DEIXAMOS DE PENSAR NO LAR CELESTIAL, TORNANDO A NOSSA ESTADIA AQUI COMO SE FOSSE DEFINITIVA.
  6. 6. CARACTERÍSTICAS DOSECULARISMO1. Paixão pela gratificação instantânea – satisfação imediata Não posso esperar pela refeição – restaurantes de fest food; Não posso esperar pela riqueza – bilhetes de loteria mudança de emprego por melhores salários, etc;
  7. 7. CARACTERÍSTICAS DOSECULARISMO Falta de hábitos disciplinares para os filhos o que importam são as notas e não se estão adquirindo conhecimento; “OS FINS JUSTIFICAM OS MEIOS.” Dívidas adquiridas por empréstimos, mau uso do cartão de crédito sem preocupação como vão pagar.MOSTRAR AOS OUTROS QUE ESTÁ TENDO SUCESSO (John Sittema – Coração de Pastor)
  8. 8. CARACTERÍSTICAS DOSECULARISMO 2. Cultura dualista – Construção de um muro intransponível entre: O sagrado e o secular; O natural e o sobrenatural; O imediato e o eterno. - Deus está presente no que diz respeito ao culto a religião, mas fora da igreja eu resolvo as coisas do meu jeito.
  9. 9. Resposta de Jesus Lucas 16:13 “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.”
  10. 10. SINAIS DO SECULARISMO 1. racionalismo – a razão como autoridade máxima determinante 2. relativismo – tudo é relativo, inclusive a verdade, nada é absoluto 3. narcisismo – cultivar amor excessivo a si mesmo
  11. 11. SINAIS DO SECULARISMO 4. hedonismo – fazer tudo que proporcione prazer. – o que faz sentir bem. 5. materialismo –Tudo está voltado para o beneficio próprio. Os bens materiais em primeiro lugar. 6. individualismo – “eu sou dono do meu nariz”. – o “eu” no centro da vida.
  12. 12. CUIDADO!!!!! SE ALGUMA DESSES SINAIS ESTIVER FAZENDO PARTE DA MINHA VIDA, EU ESTOU PARTICIPANDO DO SECULARISMO, É UM SINAL QUE PRECISO DE UMA MUDANÇA DE VIDA.
  13. 13. CONSEQUÊCIAS DOSECULARISMO Secularismo significa viver sem a necessidade de Deus. Modernidade - fenômeno do século 17 que afirmou a supremacia da racionalidade científica e do indivíduo acima da fé, da religião e de suas instituições. O impacto do secularismo e da modernidade pode ser constatado, nos últimos dez anos, pelo fechamento de em média duzentos templos cristãos por mês na Europa. (Ed René Kivitz )
  14. 14. CONSEQUÊCIAS DOSECULARISMO O dia seguinte da modernidade amanheceu com novos contornos: o ressurgimento da busca da experiência espiritual e da experiência religiosa privatizada, não tutelada pelas hierarquias das religiões formalmente organizadas. (Ed René Kivitz )
  15. 15. CONSEQUÊCIAS DOSECULARISMO Isso explica, pelo menos em parte, o neopentecostalismo, que coloca Deus a serviço do bem-estar humano e manipula o sagrado e os poderes espirituais, a fim de resolver a vida em termos mágicos. Pregando um Deus como interventor, tipo papai do céu, muito parecido com papai Noel. (Ed René Kivitz )
  16. 16. CONSEQUÊCIAS DOSECULARISMO O QUE TEM ACONTECIDO 1. Perda de identidade O que é a igreja?
  17. 17. CONSEQUÊCIAS DOSECULARISMOO que é a igreja? “A igreja visível de Cristo é a comunidade do povo de Deus chamada para fora do mundo, e enviada ao mundo como discípulos de Cristo.” John.H.H.Oak – Chamado para acordar o leigo
  18. 18. CONSEQUÊCIAS DOSECULARISMO 2. Valorização da forma, em vez do conteúdo (mundanismo) Como se adora?
  19. 19. CONSEQUÊCIAS DOSECULARISMOComo se adora? Igreja reformada sempre se reformando- Igreja reformada sempre retornando à Palavra e permitindo que a Palavra avalie a nossa teologia, o nosso governo, o nosso culto, nossas práticas eclesiásticas, nossa moral e todas as áreas da nossa vida. (Paulo R. B. Anglada – Reforma- Solução divina para a crise)
  20. 20. REFORMA REFORMA DE JOSIAS – RETIRAR DA ADORAÇÃO O QUE NÃO PERTENCE A DEUS E COLOCAR O QUE AS ESCRITURAS ENSINAM. 2CR.34,35. REFORMA PROTESTANTE- TRAZER AS ESCRITURAS PARA O CENTRO DA IGREJA.
  21. 21. CONSEQUÊCIAS DOSECULARISMO 3. Inexistência do compromisso bíblico Que compromisso ?
  22. 22. CONSEQUÊCIAS DOSECULARISMOQue compromisso ? O compromisso de seguir a Jesus exige entrega total, sem reservas, sem restrições é um compromisso que envolve nosso tudo. O que temos, o que somos, o que possuímos e como vivemos devem ser para Cristo.
  23. 23. COMO COMBATER OSECULARISMO GUARDAR A PALAVRA: Sl.119.11 Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti. COLOCÁ-LA EM PRÁTICA Mateus 7:24 Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha;
  24. 24. REFORMA NA VIDA UMA REFORMA URGENTE SE FAZ NECESSÁRIA NA VIDA DA IGREJA. ESTA REFORMA DEVE SER INICIADA NA VIDA DE CADA DISCÍPULO. ESTA REFORMA CONSISTE EM UMA VOLTA URGENTE ÀS ESCRITURAS SAGRADAS. DEUS TENHA MISERICÓRDIA DA SUA IGREJA. Pr. Jahy Barros Junior

×