SlideShare uma empresa Scribd logo
1 de 16
Terceiro Trimestre de 2011 O ministério cristão   Proclamação   Aconselhamento   Intercessão   Adoração   1.Serviço Social   Ensino   Mordomia   Liderança  Quarto domingo 24.Jul.2011
Estudo 04 “ Tive fome e me destes de comer” O ministério do cuidado para com os necessitados Textos bíblicos: Mt 22.34-40  Jo 15.12-14; Rm 13.8-10;  2Co 8.1-9; Fl 2.1-4; Cl 3.12-17;   1Ts 4.9-12.  Texto áureo: Jo 15.13: ” Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.”
Introdução (I) O maior problema da sociedade moderna hoje é como melhor assistir às classes chamadas desfavorecidas ou, às minorias sociais, como politicamente são classificadas. Isto é problema nos países mais desenvolvidos e também naqueles chamados sub-desenvolvidos ou em processo de crescimento. A melhor distribuição da riqueza ou das oportunidades por toda a população é o projeto de governo de qualquer nação dita civilizada. Na verdade, no entanto, praticamente em todos os paises do mundo, o que vemos é a concentração desses benefícios em uma parcela cada vez menor da sua sociedade.
O problema social no mundo é cada vez maior. A miséria trazida pela fome, sede e frio se torna cada vez maior. No Brasil, nós temos verdadeiros guetos, comunidades que vivem distantes dos benefícios da sociedade moderna: os sem-terra, os bóia-fria, os moradores de rua, os sem-teto, os consumidores de droga, O problema, de ordem política e social é enorme! Introdução (II) O cristianismo ressalta o valor do ser humano não só para Deus como também para os demais seres humanos. O ideal cristão é incompatível com a escravidão, a opressão e a miséria humana. Mas, infelizmente hoje ainda, muitos vivem no ostracismo social.
Introdução (III) Diante deste problema tão antigo quanto o mundo, nós vamos estudar o primeiro dos ministérios criados pela igreja:   Logo que a igreja de Cristo se constituíu u   a primeira necessidade   que lhe surgiu foi a de   assistir aos pobres e   desvalidos da sorte,  “ os órfãos e as viúvas”   (Atos 6.1-7) Eis aí a origem cristã do “Ministério do Serviço Social ou da Assistência Social” ” Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.”
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],Introdução (IV)
Vamos abrir as nossas Bíblias e acompanhar com a leitura atenta os ensinamentos nela contidos sobre a prática do amor: (Prática esta que se  concretiza com a ação positiva em favor do próximo).
34. Os fariseus, quando souberam que ele fizera emudecer os saduceus, reuniram-se todos; 35. e um deles, doutor da lei, para o experimentar, interrogou-o, dizendo: 36. Mestre, qual é o grande mandamento na lei? 37. Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. 38. Este é o grande e primeiro mandamento. 39. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. 40. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas. Ministério Cristão 1) Amar ao próximo Um mandamento Mt 22.34-40
Ministério Cristão 2) O valor da amizade Jo 15.12-14 12. O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. 13. Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. 14. Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.
Ministério Cristão 3) O dever da solidariedade Rm 13.8-10 8. A ninguém devais coisa alguma, senão o amor recíproco; pois quem ama ao próximo tem cumprido a lei. 9. Com efeito: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. 10. O amor não faz mal ao próximo, de modo que o amor é o cumprimento da lei.
Ministério Cristão  4) A contribuição p ara ajuda ao aflito  2Co 8.1-9 1.Também, irmãos, vos fazemos conhecer a graça de Deus que foi dada às igrejas da Macedônia ;  2.como, em muita prova de tribulação, a abundância do seu gozo e a sua profunda pobreza abundaram em riquezas da sua generosidade.   3. Porque, dou-lhes testemunho de que, segundo as suas posses, e ainda acima das suas posses, deram voluntariamente,  4. pedindo-nos, com muito encarecimento, o privilégio de participarem deste serviço a favor dos santos;  5. e não somente fizeram como nós esperávamos, mas primeiramente a si mesmos se deram ao Senhor, e a nós pela vontade de Deus;
6. de maneira que exortamos a Tito que, assim como antes tinha começado, assim também completasse entre vós ainda esta graça. 7. Ora, assim como abundais em tudo: em fé, em palavra, em ciência, em todo o zelo, no vosso amor para conosco, vede que também nesta graça abundeis. 8. Não digo isto como quem manda, mas para provar, mediante o zelo de outros, a sinceridade de vosso amor; 9. pois conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre, para que pela sua pobreza fôsseis enriquecidos. .
Ministério Cristão 5) O  egoísmo da sociedade Fl 1.1-4 1. Portanto, se há alguma exortação em Cristo, se alguma consolação de amor, se alguma comunhão do Espírito, se alguns entranháveis afetos e compaixões, 2. completai o meu gozo, para que tenhais o mesmo modo de pensar, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, pensando a mesma coisa; 3. nada façais por contenda ou por vanglória, mas com humildade cada um considere os outros superiores a si mesmo; 4. não olhe cada um somente para o que é seu, mas cada qual também para o que é dos outros.
Ministério Cristão 6) A necessidade do amor  Cl 3.12-17 12. Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de coração compassivo, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade,  13. suportando-vos e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como o Senhor vos perdoou, assim fazei vós também.  14. E, sobre tudo isto, revesti-vos do amor, que é o vínculo da perfeição.  15. E a paz de Cristo, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos.  16. A palavra de Cristo habite em vós ricamente, em toda a sabedoria; ensinai-vos e admoestai-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, louvando a Deus com gratidão em vossos corações.  17. E tudo quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele  graças a Deus Pai.
9. Quanto, porém, ao amor fraternal, não necessitais de que se vos escreva, visto que vós mesmos sois instruídos por Deus a vos amardes uns aos outros; 10. porque certamente já o fazeis para com todos os irmãos que estão por toda a Macedônia. Exortamo-vos, porém, irmãos, a que ainda nisto abundeis cada vez mais, 11. e procureis viver quietos, tratar dos vossos próprios negócios, e trabalhar com vossas próprias mãos, como já vo-lo mandamos, 12. a fim de que andeis dignamente para com os que estão de fora, e não tenhais necessidade de coisa alguma. Ministério Cristão 7) O amor fraternal 1Ts 4.9-12
Conclusão 1. O que você tem feito em ação social? 2. Você contribui para alguma obra social? 3. Como você vê o mendigo da sua rua? 4. Você acompanha o serviço social da igreja? 5. Estamos estudando sobre o amar ao próximo, na semana do amigo… Você ama ao seu próximo?

Mais conteúdo relacionado

Mais procurados

Boa nova, Cap 12 - Amor e Renuncia
Boa nova,   Cap 12 - Amor e RenunciaBoa nova,   Cap 12 - Amor e Renuncia
Boa nova, Cap 12 - Amor e RenunciaAntonio Braga
 
Eae 64 Estudo das Epístolas
Eae 64 Estudo das EpístolasEae 64 Estudo das Epístolas
Eae 64 Estudo das EpístolasPatiSousa1
 
A família católica, 13 edição, junho 2014
A família católica, 13 edição, junho 2014A família católica, 13 edição, junho 2014
A família católica, 13 edição, junho 2014Thiago Guerino
 
Material de Outubro e Novembro
Material de Outubro e NovembroMaterial de Outubro e Novembro
Material de Outubro e Novembroguest8f41a5
 
Um chamado à separação, por a. w. pink
Um chamado à separação, por a. w. pinkUm chamado à separação, por a. w. pink
Um chamado à separação, por a. w. pinkSilvio Dutra
 
Comentário: 26° Domingo do Tempo Comum - Ano A
Comentário: 26° Domingo do Tempo Comum - Ano AComentário: 26° Domingo do Tempo Comum - Ano A
Comentário: 26° Domingo do Tempo Comum - Ano AJosé Lima
 
LIÇÃO 09 - A CORRUPÇÃO DOS ÚLTIMOS DIAS
LIÇÃO 09 - A CORRUPÇÃO DOS ÚLTIMOS DIASLIÇÃO 09 - A CORRUPÇÃO DOS ÚLTIMOS DIAS
LIÇÃO 09 - A CORRUPÇÃO DOS ÚLTIMOS DIASLourinaldo Serafim
 
EBD CPAD Lições bíblica 3°trimestre 2015 aula 9 A corrupção dos últimos dias.
EBD CPAD Lições bíblica 3°trimestre 2015 aula 9 A corrupção dos últimos dias.EBD CPAD Lições bíblica 3°trimestre 2015 aula 9 A corrupção dos últimos dias.
EBD CPAD Lições bíblica 3°trimestre 2015 aula 9 A corrupção dos últimos dias.GIDEONE Moura Santos Ferreira
 
LIÇÃO 06 - A VERDADEIRA FÉ NÃO FAZ ACEPÇÃO DE PESSOAS
LIÇÃO 06 - A VERDADEIRA FÉ NÃO FAZ ACEPÇÃO DE PESSOASLIÇÃO 06 - A VERDADEIRA FÉ NÃO FAZ ACEPÇÃO DE PESSOAS
LIÇÃO 06 - A VERDADEIRA FÉ NÃO FAZ ACEPÇÃO DE PESSOASLourinaldo Serafim
 
Lição 09 - A corrupção dos últimos dias
Lição 09 - A corrupção dos últimos diasLição 09 - A corrupção dos últimos dias
Lição 09 - A corrupção dos últimos diasRegio Davis
 
7 biblia do_discipulado_-_galatas_e_efesios
7 biblia do_discipulado_-_galatas_e_efesios7 biblia do_discipulado_-_galatas_e_efesios
7 biblia do_discipulado_-_galatas_e_efesiosINOVAR CLUB
 
2015 3 TRI LIÇÃO 9 - A CORRUPÇÃO DOS ÚLTIMOS DIAS
2015 3 TRI LIÇÃO 9 - A CORRUPÇÃO DOS ÚLTIMOS DIAS2015 3 TRI LIÇÃO 9 - A CORRUPÇÃO DOS ÚLTIMOS DIAS
2015 3 TRI LIÇÃO 9 - A CORRUPÇÃO DOS ÚLTIMOS DIASNatalino das Neves Neves
 
Um Chamado à Separação - A. W. Pink
Um Chamado à Separação - A. W. PinkUm Chamado à Separação - A. W. Pink
Um Chamado à Separação - A. W. PinkSilvio Dutra
 

Mais procurados (20)

Boa nova, Cap 12 - Amor e Renuncia
Boa nova,   Cap 12 - Amor e RenunciaBoa nova,   Cap 12 - Amor e Renuncia
Boa nova, Cap 12 - Amor e Renuncia
 
Eae 64 Estudo das Epístolas
Eae 64 Estudo das EpístolasEae 64 Estudo das Epístolas
Eae 64 Estudo das Epístolas
 
A família católica, 13 edição, junho 2014
A família católica, 13 edição, junho 2014A família católica, 13 edição, junho 2014
A família católica, 13 edição, junho 2014
 
Pvbs092015
Pvbs092015Pvbs092015
Pvbs092015
 
Paonosso l10
Paonosso l10Paonosso l10
Paonosso l10
 
Lição 9 classe de adulto
Lição 9 classe de adultoLição 9 classe de adulto
Lição 9 classe de adulto
 
Material de Outubro e Novembro
Material de Outubro e NovembroMaterial de Outubro e Novembro
Material de Outubro e Novembro
 
Um chamado à separação, por a. w. pink
Um chamado à separação, por a. w. pinkUm chamado à separação, por a. w. pink
Um chamado à separação, por a. w. pink
 
Comentário: 26° Domingo do Tempo Comum - Ano A
Comentário: 26° Domingo do Tempo Comum - Ano AComentário: 26° Domingo do Tempo Comum - Ano A
Comentário: 26° Domingo do Tempo Comum - Ano A
 
Lição 05
Lição 05Lição 05
Lição 05
 
LIÇÃO 09 - A CORRUPÇÃO DOS ÚLTIMOS DIAS
LIÇÃO 09 - A CORRUPÇÃO DOS ÚLTIMOS DIASLIÇÃO 09 - A CORRUPÇÃO DOS ÚLTIMOS DIAS
LIÇÃO 09 - A CORRUPÇÃO DOS ÚLTIMOS DIAS
 
EBD CPAD Lições bíblica 3°trimestre 2015 aula 9 A corrupção dos últimos dias.
EBD CPAD Lições bíblica 3°trimestre 2015 aula 9 A corrupção dos últimos dias.EBD CPAD Lições bíblica 3°trimestre 2015 aula 9 A corrupção dos últimos dias.
EBD CPAD Lições bíblica 3°trimestre 2015 aula 9 A corrupção dos últimos dias.
 
Amai vos
Amai vosAmai vos
Amai vos
 
LIÇÃO 06 - A VERDADEIRA FÉ NÃO FAZ ACEPÇÃO DE PESSOAS
LIÇÃO 06 - A VERDADEIRA FÉ NÃO FAZ ACEPÇÃO DE PESSOASLIÇÃO 06 - A VERDADEIRA FÉ NÃO FAZ ACEPÇÃO DE PESSOAS
LIÇÃO 06 - A VERDADEIRA FÉ NÃO FAZ ACEPÇÃO DE PESSOAS
 
Lição 09 - A corrupção dos últimos dias
Lição 09 - A corrupção dos últimos diasLição 09 - A corrupção dos últimos dias
Lição 09 - A corrupção dos últimos dias
 
7 biblia do_discipulado_-_galatas_e_efesios
7 biblia do_discipulado_-_galatas_e_efesios7 biblia do_discipulado_-_galatas_e_efesios
7 biblia do_discipulado_-_galatas_e_efesios
 
2015 3 TRI LIÇÃO 9 - A CORRUPÇÃO DOS ÚLTIMOS DIAS
2015 3 TRI LIÇÃO 9 - A CORRUPÇÃO DOS ÚLTIMOS DIAS2015 3 TRI LIÇÃO 9 - A CORRUPÇÃO DOS ÚLTIMOS DIAS
2015 3 TRI LIÇÃO 9 - A CORRUPÇÃO DOS ÚLTIMOS DIAS
 
Um Chamado à Separação - A. W. Pink
Um Chamado à Separação - A. W. PinkUm Chamado à Separação - A. W. Pink
Um Chamado à Separação - A. W. Pink
 
Jornal (3) (1)
Jornal (3) (1)Jornal (3) (1)
Jornal (3) (1)
 
Lição 01
Lição 01Lição 01
Lição 01
 

Semelhante a O ministério cristão do cuidado com os necessitados

Série Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 10 - Sentimentos Fraternos
Série Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 10 - Sentimentos FraternosSérie Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 10 - Sentimentos Fraternos
Série Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 10 - Sentimentos FraternosRicardo Azevedo
 
Reflexoes biblicas sobre o amor
Reflexoes biblicas sobre o amorReflexoes biblicas sobre o amor
Reflexoes biblicas sobre o amorDanillo Kott
 
A vida cristã_Lição da Escola Sabatina_original_com_textos
 A vida cristã_Lição da Escola Sabatina_original_com_textos  A vida cristã_Lição da Escola Sabatina_original_com_textos
A vida cristã_Lição da Escola Sabatina_original_com_textos Gerson G. Ramos
 
2. learning to love one another be unified & accepting of one another
2. learning to love one another   be unified & accepting of one another2. learning to love one another   be unified & accepting of one another
2. learning to love one another be unified & accepting of one anotherCarlos Oliveira
 
Legislador e Juiz_942014_GGR
Legislador e Juiz_942014_GGRLegislador e Juiz_942014_GGR
Legislador e Juiz_942014_GGRGerson G. Ramos
 
Jornal março corrigido
Jornal março corrigidoJornal março corrigido
Jornal março corrigidosaojosepascom
 
ebd-2o-trimestre-2018-licao-4-para-jovens.pptx
ebd-2o-trimestre-2018-licao-4-para-jovens.pptxebd-2o-trimestre-2018-licao-4-para-jovens.pptx
ebd-2o-trimestre-2018-licao-4-para-jovens.pptxKARINEVONEYVIEIRABAR
 
2021 2º Trimestre Adulto Lição 13.pptx
2021 2º Trimestre Adulto Lição 13.pptx2021 2º Trimestre Adulto Lição 13.pptx
2021 2º Trimestre Adulto Lição 13.pptxJoel Silva
 
SAGRADA NOTÍCIAS ONLINE - 22° EDIÇÃO A4
 SAGRADA NOTÍCIAS ONLINE - 22° EDIÇÃO A4 SAGRADA NOTÍCIAS ONLINE - 22° EDIÇÃO A4
SAGRADA NOTÍCIAS ONLINE - 22° EDIÇÃO A4Liliane Jornalista
 
8. learning to love one another be patient with one another
8. learning to love one another   be patient with one another8. learning to love one another   be patient with one another
8. learning to love one another be patient with one anotherCarlos Oliveira
 
Amar - O Maior Mandamento
Amar - O Maior MandamentoAmar - O Maior Mandamento
Amar - O Maior MandamentoRicardo Azevedo
 
4. learning to love one another display love for one another
4. learning to love one another   display love for one another4. learning to love one another   display love for one another
4. learning to love one another display love for one anotherCarlos Oliveira
 
D 14 Caridade e o Centro Espírita
D 14   Caridade e o Centro EspíritaD 14   Caridade e o Centro Espírita
D 14 Caridade e o Centro EspíritaJPS Junior
 

Semelhante a O ministério cristão do cuidado com os necessitados (20)

Série Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 10 - Sentimentos Fraternos
Série Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 10 - Sentimentos FraternosSérie Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 10 - Sentimentos Fraternos
Série Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 10 - Sentimentos Fraternos
 
Família cristã saudável
Família cristã saudávelFamília cristã saudável
Família cristã saudável
 
Reflexoes biblicas sobre o amor
Reflexoes biblicas sobre o amor Reflexoes biblicas sobre o amor
Reflexoes biblicas sobre o amor
 
Reflexoes biblicas sobre o amor
Reflexoes biblicas sobre o amorReflexoes biblicas sobre o amor
Reflexoes biblicas sobre o amor
 
0 maior mandamento
0 maior mandamento0 maior mandamento
0 maior mandamento
 
A vida cristã_Lição da Escola Sabatina_original_com_textos
 A vida cristã_Lição da Escola Sabatina_original_com_textos  A vida cristã_Lição da Escola Sabatina_original_com_textos
A vida cristã_Lição da Escola Sabatina_original_com_textos
 
2. learning to love one another be unified & accepting of one another
2. learning to love one another   be unified & accepting of one another2. learning to love one another   be unified & accepting of one another
2. learning to love one another be unified & accepting of one another
 
Os 10 mandamentos
Os 10 mandamentosOs 10 mandamentos
Os 10 mandamentos
 
Amor
AmorAmor
Amor
 
Legislador e Juiz_942014_GGR
Legislador e Juiz_942014_GGRLegislador e Juiz_942014_GGR
Legislador e Juiz_942014_GGR
 
Jornal março corrigido
Jornal março corrigidoJornal março corrigido
Jornal março corrigido
 
Evangelho cap11 item13
Evangelho cap11 item13Evangelho cap11 item13
Evangelho cap11 item13
 
You are loved portuguese2014
You are loved   portuguese2014You are loved   portuguese2014
You are loved portuguese2014
 
ebd-2o-trimestre-2018-licao-4-para-jovens.pptx
ebd-2o-trimestre-2018-licao-4-para-jovens.pptxebd-2o-trimestre-2018-licao-4-para-jovens.pptx
ebd-2o-trimestre-2018-licao-4-para-jovens.pptx
 
2021 2º Trimestre Adulto Lição 13.pptx
2021 2º Trimestre Adulto Lição 13.pptx2021 2º Trimestre Adulto Lição 13.pptx
2021 2º Trimestre Adulto Lição 13.pptx
 
SAGRADA NOTÍCIAS ONLINE - 22° EDIÇÃO A4
 SAGRADA NOTÍCIAS ONLINE - 22° EDIÇÃO A4 SAGRADA NOTÍCIAS ONLINE - 22° EDIÇÃO A4
SAGRADA NOTÍCIAS ONLINE - 22° EDIÇÃO A4
 
8. learning to love one another be patient with one another
8. learning to love one another   be patient with one another8. learning to love one another   be patient with one another
8. learning to love one another be patient with one another
 
Amar - O Maior Mandamento
Amar - O Maior MandamentoAmar - O Maior Mandamento
Amar - O Maior Mandamento
 
4. learning to love one another display love for one another
4. learning to love one another   display love for one another4. learning to love one another   display love for one another
4. learning to love one another display love for one another
 
D 14 Caridade e o Centro Espírita
D 14   Caridade e o Centro EspíritaD 14   Caridade e o Centro Espírita
D 14 Caridade e o Centro Espírita
 

Mais de JUERP

“Perseveravam na oração”
“Perseveravam na oração”“Perseveravam na oração”
“Perseveravam na oração”JUERP
 
“Purifica-me Senhor”
“Purifica-me Senhor”“Purifica-me Senhor”
“Purifica-me Senhor”JUERP
 
"A súplica de um justo pode muito na sua atuação"
"A súplica de um justo pode muito na sua atuação""A súplica de um justo pode muito na sua atuação"
"A súplica de um justo pode muito na sua atuação"JUERP
 
"Somos mais que vencedores"
"Somos mais que vencedores""Somos mais que vencedores"
"Somos mais que vencedores"JUERP
 
“Para que todos sejam um”
“Para que todos sejam um”“Para que todos sejam um”
“Para que todos sejam um”JUERP
 
“Passou a noite toda em oração a Deus”
“Passou a noite toda em oração a Deus”“Passou a noite toda em oração a Deus”
“Passou a noite toda em oração a Deus”JUERP
 
“Atende a oração de teu servo, ó Senhor”
“Atende a oração de teu servo, ó Senhor”“Atende a oração de teu servo, ó Senhor”
“Atende a oração de teu servo, ó Senhor”JUERP
 
“Buscarás ao Senhor teu Deus”
“Buscarás ao Senhor teu Deus”“Buscarás ao Senhor teu Deus”
“Buscarás ao Senhor teu Deus”JUERP
 
"O Senhor ouviu as orações"
"O Senhor ouviu as orações""O Senhor ouviu as orações"
"O Senhor ouviu as orações"JUERP
 
“Os homens começaram a invocar o nome de Deus”
“Os homens começaram a invocar o nome de Deus”“Os homens começaram a invocar o nome de Deus”
“Os homens começaram a invocar o nome de Deus”JUERP
 
“Tratai aos empregados com equidade”
“Tratai aos empregados com equidade”“Tratai aos empregados com equidade”
“Tratai aos empregados com equidade”JUERP
 
Estudo 12 as cartas de paulo III - gl-ef-fp-cl
Estudo 12   as cartas de paulo III - gl-ef-fp-clEstudo 12   as cartas de paulo III - gl-ef-fp-cl
Estudo 12 as cartas de paulo III - gl-ef-fp-clJUERP
 
“Prossigo para o alvo”
“Prossigo para o alvo”“Prossigo para o alvo”
“Prossigo para o alvo”JUERP
 
“O viver é Cristo e o morrer é lucro”
“O viver é Cristo e o morrer é lucro”“O viver é Cristo e o morrer é lucro”
“O viver é Cristo e o morrer é lucro”JUERP
 
“Andeis como sábios”
“Andeis como sábios”“Andeis como sábios”
“Andeis como sábios”JUERP
 
“Há um só corpo e um só Espírito”
“Há um só corpo e um só Espírito”“Há um só corpo e um só Espírito”
“Há um só corpo e um só Espírito”JUERP
 
“Há um só corpo e um só Espírito”
“Há um só corpo e um só Espírito”“Há um só corpo e um só Espírito”
“Há um só corpo e um só Espírito”JUERP
 
A Deus seja a glória
A Deus seja a glóriaA Deus seja a glória
A Deus seja a glóriaJUERP
 
“Pela graça sois salvos”
“Pela graça sois salvos”“Pela graça sois salvos”
“Pela graça sois salvos”JUERP
 
“Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito”
“Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito”“Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito”
“Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito”JUERP
 

Mais de JUERP (20)

“Perseveravam na oração”
“Perseveravam na oração”“Perseveravam na oração”
“Perseveravam na oração”
 
“Purifica-me Senhor”
“Purifica-me Senhor”“Purifica-me Senhor”
“Purifica-me Senhor”
 
"A súplica de um justo pode muito na sua atuação"
"A súplica de um justo pode muito na sua atuação""A súplica de um justo pode muito na sua atuação"
"A súplica de um justo pode muito na sua atuação"
 
"Somos mais que vencedores"
"Somos mais que vencedores""Somos mais que vencedores"
"Somos mais que vencedores"
 
“Para que todos sejam um”
“Para que todos sejam um”“Para que todos sejam um”
“Para que todos sejam um”
 
“Passou a noite toda em oração a Deus”
“Passou a noite toda em oração a Deus”“Passou a noite toda em oração a Deus”
“Passou a noite toda em oração a Deus”
 
“Atende a oração de teu servo, ó Senhor”
“Atende a oração de teu servo, ó Senhor”“Atende a oração de teu servo, ó Senhor”
“Atende a oração de teu servo, ó Senhor”
 
“Buscarás ao Senhor teu Deus”
“Buscarás ao Senhor teu Deus”“Buscarás ao Senhor teu Deus”
“Buscarás ao Senhor teu Deus”
 
"O Senhor ouviu as orações"
"O Senhor ouviu as orações""O Senhor ouviu as orações"
"O Senhor ouviu as orações"
 
“Os homens começaram a invocar o nome de Deus”
“Os homens começaram a invocar o nome de Deus”“Os homens começaram a invocar o nome de Deus”
“Os homens começaram a invocar o nome de Deus”
 
“Tratai aos empregados com equidade”
“Tratai aos empregados com equidade”“Tratai aos empregados com equidade”
“Tratai aos empregados com equidade”
 
Estudo 12 as cartas de paulo III - gl-ef-fp-cl
Estudo 12   as cartas de paulo III - gl-ef-fp-clEstudo 12   as cartas de paulo III - gl-ef-fp-cl
Estudo 12 as cartas de paulo III - gl-ef-fp-cl
 
“Prossigo para o alvo”
“Prossigo para o alvo”“Prossigo para o alvo”
“Prossigo para o alvo”
 
“O viver é Cristo e o morrer é lucro”
“O viver é Cristo e o morrer é lucro”“O viver é Cristo e o morrer é lucro”
“O viver é Cristo e o morrer é lucro”
 
“Andeis como sábios”
“Andeis como sábios”“Andeis como sábios”
“Andeis como sábios”
 
“Há um só corpo e um só Espírito”
“Há um só corpo e um só Espírito”“Há um só corpo e um só Espírito”
“Há um só corpo e um só Espírito”
 
“Há um só corpo e um só Espírito”
“Há um só corpo e um só Espírito”“Há um só corpo e um só Espírito”
“Há um só corpo e um só Espírito”
 
A Deus seja a glória
A Deus seja a glóriaA Deus seja a glória
A Deus seja a glória
 
“Pela graça sois salvos”
“Pela graça sois salvos”“Pela graça sois salvos”
“Pela graça sois salvos”
 
“Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito”
“Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito”“Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito”
“Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito”
 

Último

Oração dos Fiéis Festa da Palavra Catequese
Oração dos  Fiéis Festa da Palavra CatequeseOração dos  Fiéis Festa da Palavra Catequese
Oração dos Fiéis Festa da Palavra Catequeseanamdp2004
 
9ª aula - livro de Atos dos apóstolos Cap 18 e 19
9ª aula - livro de Atos dos apóstolos Cap 18 e 199ª aula - livro de Atos dos apóstolos Cap 18 e 19
9ª aula - livro de Atos dos apóstolos Cap 18 e 19PIB Penha
 
GÊNESIS A-2.pptx ESTUDO INTEGRADO DE CAPITULO 1 E
GÊNESIS A-2.pptx ESTUDO INTEGRADO DE CAPITULO 1 EGÊNESIS A-2.pptx ESTUDO INTEGRADO DE CAPITULO 1 E
GÊNESIS A-2.pptx ESTUDO INTEGRADO DE CAPITULO 1 EMicheleRosa39
 
O SELO DO ALTÍSSIMO E A MARCA DA BESTA .
O SELO DO ALTÍSSIMO E A MARCA DA BESTA .O SELO DO ALTÍSSIMO E A MARCA DA BESTA .
O SELO DO ALTÍSSIMO E A MARCA DA BESTA .natzarimdonorte
 
Série: O Conflito - Palestra 08. Igreja Adventista do Sétimo Dia
Série: O Conflito - Palestra 08. Igreja Adventista do Sétimo DiaSérie: O Conflito - Palestra 08. Igreja Adventista do Sétimo Dia
Série: O Conflito - Palestra 08. Igreja Adventista do Sétimo DiaDenisRocha28
 
Taoismo (Origem e Taoismo no Brasil) - Carlos vinicius
Taoismo (Origem e Taoismo no Brasil) - Carlos viniciusTaoismo (Origem e Taoismo no Brasil) - Carlos vinicius
Taoismo (Origem e Taoismo no Brasil) - Carlos viniciusVini Master
 
Material sobre o jubileu e o seu significado
Material sobre o jubileu e o seu significadoMaterial sobre o jubileu e o seu significado
Material sobre o jubileu e o seu significadofreivalentimpesente
 
A Besta que emergiu do Abismo (O OITAVO REI).
A Besta que emergiu do Abismo (O OITAVO REI).A Besta que emergiu do Abismo (O OITAVO REI).
A Besta que emergiu do Abismo (O OITAVO REI).natzarimdonorte
 
AS FESTAS DO CRIADOR FORAM ABOLIDAS NA CRUZ?.pdf
AS FESTAS DO CRIADOR FORAM ABOLIDAS NA CRUZ?.pdfAS FESTAS DO CRIADOR FORAM ABOLIDAS NA CRUZ?.pdf
AS FESTAS DO CRIADOR FORAM ABOLIDAS NA CRUZ?.pdfnatzarimdonorte
 
ARMAGEDOM! O QUE REALMENTE?.............
ARMAGEDOM! O QUE REALMENTE?.............ARMAGEDOM! O QUE REALMENTE?.............
ARMAGEDOM! O QUE REALMENTE?.............Nelson Pereira
 

Último (12)

Oração dos Fiéis Festa da Palavra Catequese
Oração dos  Fiéis Festa da Palavra CatequeseOração dos  Fiéis Festa da Palavra Catequese
Oração dos Fiéis Festa da Palavra Catequese
 
9ª aula - livro de Atos dos apóstolos Cap 18 e 19
9ª aula - livro de Atos dos apóstolos Cap 18 e 199ª aula - livro de Atos dos apóstolos Cap 18 e 19
9ª aula - livro de Atos dos apóstolos Cap 18 e 19
 
GÊNESIS A-2.pptx ESTUDO INTEGRADO DE CAPITULO 1 E
GÊNESIS A-2.pptx ESTUDO INTEGRADO DE CAPITULO 1 EGÊNESIS A-2.pptx ESTUDO INTEGRADO DE CAPITULO 1 E
GÊNESIS A-2.pptx ESTUDO INTEGRADO DE CAPITULO 1 E
 
O SELO DO ALTÍSSIMO E A MARCA DA BESTA .
O SELO DO ALTÍSSIMO E A MARCA DA BESTA .O SELO DO ALTÍSSIMO E A MARCA DA BESTA .
O SELO DO ALTÍSSIMO E A MARCA DA BESTA .
 
Fluido Cósmico Universal e Perispírito.ppt
Fluido Cósmico Universal e Perispírito.pptFluido Cósmico Universal e Perispírito.ppt
Fluido Cósmico Universal e Perispírito.ppt
 
Série: O Conflito - Palestra 08. Igreja Adventista do Sétimo Dia
Série: O Conflito - Palestra 08. Igreja Adventista do Sétimo DiaSérie: O Conflito - Palestra 08. Igreja Adventista do Sétimo Dia
Série: O Conflito - Palestra 08. Igreja Adventista do Sétimo Dia
 
Taoismo (Origem e Taoismo no Brasil) - Carlos vinicius
Taoismo (Origem e Taoismo no Brasil) - Carlos viniciusTaoismo (Origem e Taoismo no Brasil) - Carlos vinicius
Taoismo (Origem e Taoismo no Brasil) - Carlos vinicius
 
Material sobre o jubileu e o seu significado
Material sobre o jubileu e o seu significadoMaterial sobre o jubileu e o seu significado
Material sobre o jubileu e o seu significado
 
A Besta que emergiu do Abismo (O OITAVO REI).
A Besta que emergiu do Abismo (O OITAVO REI).A Besta que emergiu do Abismo (O OITAVO REI).
A Besta que emergiu do Abismo (O OITAVO REI).
 
AS FESTAS DO CRIADOR FORAM ABOLIDAS NA CRUZ?.pdf
AS FESTAS DO CRIADOR FORAM ABOLIDAS NA CRUZ?.pdfAS FESTAS DO CRIADOR FORAM ABOLIDAS NA CRUZ?.pdf
AS FESTAS DO CRIADOR FORAM ABOLIDAS NA CRUZ?.pdf
 
Mediunidade e Obsessão - Doutrina Espírita
Mediunidade e Obsessão - Doutrina EspíritaMediunidade e Obsessão - Doutrina Espírita
Mediunidade e Obsessão - Doutrina Espírita
 
ARMAGEDOM! O QUE REALMENTE?.............
ARMAGEDOM! O QUE REALMENTE?.............ARMAGEDOM! O QUE REALMENTE?.............
ARMAGEDOM! O QUE REALMENTE?.............
 

O ministério cristão do cuidado com os necessitados

  • 1. Terceiro Trimestre de 2011 O ministério cristão Proclamação Aconselhamento Intercessão Adoração 1.Serviço Social Ensino Mordomia Liderança Quarto domingo 24.Jul.2011
  • 2. Estudo 04 “ Tive fome e me destes de comer” O ministério do cuidado para com os necessitados Textos bíblicos: Mt 22.34-40 Jo 15.12-14; Rm 13.8-10; 2Co 8.1-9; Fl 2.1-4; Cl 3.12-17; 1Ts 4.9-12. Texto áureo: Jo 15.13: ” Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.”
  • 3. Introdução (I) O maior problema da sociedade moderna hoje é como melhor assistir às classes chamadas desfavorecidas ou, às minorias sociais, como politicamente são classificadas. Isto é problema nos países mais desenvolvidos e também naqueles chamados sub-desenvolvidos ou em processo de crescimento. A melhor distribuição da riqueza ou das oportunidades por toda a população é o projeto de governo de qualquer nação dita civilizada. Na verdade, no entanto, praticamente em todos os paises do mundo, o que vemos é a concentração desses benefícios em uma parcela cada vez menor da sua sociedade.
  • 4. O problema social no mundo é cada vez maior. A miséria trazida pela fome, sede e frio se torna cada vez maior. No Brasil, nós temos verdadeiros guetos, comunidades que vivem distantes dos benefícios da sociedade moderna: os sem-terra, os bóia-fria, os moradores de rua, os sem-teto, os consumidores de droga, O problema, de ordem política e social é enorme! Introdução (II) O cristianismo ressalta o valor do ser humano não só para Deus como também para os demais seres humanos. O ideal cristão é incompatível com a escravidão, a opressão e a miséria humana. Mas, infelizmente hoje ainda, muitos vivem no ostracismo social.
  • 5. Introdução (III) Diante deste problema tão antigo quanto o mundo, nós vamos estudar o primeiro dos ministérios criados pela igreja: Logo que a igreja de Cristo se constituíu u a primeira necessidade que lhe surgiu foi a de assistir aos pobres e desvalidos da sorte, “ os órfãos e as viúvas” (Atos 6.1-7) Eis aí a origem cristã do “Ministério do Serviço Social ou da Assistência Social” ” Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.”
  • 6.
  • 7. Vamos abrir as nossas Bíblias e acompanhar com a leitura atenta os ensinamentos nela contidos sobre a prática do amor: (Prática esta que se concretiza com a ação positiva em favor do próximo).
  • 8. 34. Os fariseus, quando souberam que ele fizera emudecer os saduceus, reuniram-se todos; 35. e um deles, doutor da lei, para o experimentar, interrogou-o, dizendo: 36. Mestre, qual é o grande mandamento na lei? 37. Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. 38. Este é o grande e primeiro mandamento. 39. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. 40. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas. Ministério Cristão 1) Amar ao próximo Um mandamento Mt 22.34-40
  • 9. Ministério Cristão 2) O valor da amizade Jo 15.12-14 12. O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. 13. Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. 14. Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.
  • 10. Ministério Cristão 3) O dever da solidariedade Rm 13.8-10 8. A ninguém devais coisa alguma, senão o amor recíproco; pois quem ama ao próximo tem cumprido a lei. 9. Com efeito: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. 10. O amor não faz mal ao próximo, de modo que o amor é o cumprimento da lei.
  • 11. Ministério Cristão 4) A contribuição p ara ajuda ao aflito 2Co 8.1-9 1.Também, irmãos, vos fazemos conhecer a graça de Deus que foi dada às igrejas da Macedônia ; 2.como, em muita prova de tribulação, a abundância do seu gozo e a sua profunda pobreza abundaram em riquezas da sua generosidade. 3. Porque, dou-lhes testemunho de que, segundo as suas posses, e ainda acima das suas posses, deram voluntariamente, 4. pedindo-nos, com muito encarecimento, o privilégio de participarem deste serviço a favor dos santos; 5. e não somente fizeram como nós esperávamos, mas primeiramente a si mesmos se deram ao Senhor, e a nós pela vontade de Deus;
  • 12. 6. de maneira que exortamos a Tito que, assim como antes tinha começado, assim também completasse entre vós ainda esta graça. 7. Ora, assim como abundais em tudo: em fé, em palavra, em ciência, em todo o zelo, no vosso amor para conosco, vede que também nesta graça abundeis. 8. Não digo isto como quem manda, mas para provar, mediante o zelo de outros, a sinceridade de vosso amor; 9. pois conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre, para que pela sua pobreza fôsseis enriquecidos. .
  • 13. Ministério Cristão 5) O egoísmo da sociedade Fl 1.1-4 1. Portanto, se há alguma exortação em Cristo, se alguma consolação de amor, se alguma comunhão do Espírito, se alguns entranháveis afetos e compaixões, 2. completai o meu gozo, para que tenhais o mesmo modo de pensar, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, pensando a mesma coisa; 3. nada façais por contenda ou por vanglória, mas com humildade cada um considere os outros superiores a si mesmo; 4. não olhe cada um somente para o que é seu, mas cada qual também para o que é dos outros.
  • 14. Ministério Cristão 6) A necessidade do amor Cl 3.12-17 12. Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de coração compassivo, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade, 13. suportando-vos e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como o Senhor vos perdoou, assim fazei vós também. 14. E, sobre tudo isto, revesti-vos do amor, que é o vínculo da perfeição. 15. E a paz de Cristo, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos. 16. A palavra de Cristo habite em vós ricamente, em toda a sabedoria; ensinai-vos e admoestai-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, louvando a Deus com gratidão em vossos corações. 17. E tudo quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.
  • 15. 9. Quanto, porém, ao amor fraternal, não necessitais de que se vos escreva, visto que vós mesmos sois instruídos por Deus a vos amardes uns aos outros; 10. porque certamente já o fazeis para com todos os irmãos que estão por toda a Macedônia. Exortamo-vos, porém, irmãos, a que ainda nisto abundeis cada vez mais, 11. e procureis viver quietos, tratar dos vossos próprios negócios, e trabalhar com vossas próprias mãos, como já vo-lo mandamos, 12. a fim de que andeis dignamente para com os que estão de fora, e não tenhais necessidade de coisa alguma. Ministério Cristão 7) O amor fraternal 1Ts 4.9-12
  • 16. Conclusão 1. O que você tem feito em ação social? 2. Você contribui para alguma obra social? 3. Como você vê o mendigo da sua rua? 4. Você acompanha o serviço social da igreja? 5. Estamos estudando sobre o amar ao próximo, na semana do amigo… Você ama ao seu próximo?