Se ha denunciado esta presentación.
Utilizamos tu perfil de LinkedIn y tus datos de actividad para personalizar los anuncios y mostrarte publicidad más relevante. Puedes cambiar tus preferencias de publicidad en cualquier momento.

Temas Geradores na Educação Infantil Segundo Paulo Freire

Explicação sobre os temas geradores na Educação Infantil segundo Paulo Freire.

  • Sé el primero en comentar

  • Sé el primero en recomendar esto

Temas Geradores na Educação Infantil Segundo Paulo Freire

  1. 1. Temas Geradores na Educação Infantil Uma proposta de educação transformadora
  2. 2. O trabalho com o tema gerador fornece subsídios educacionais para a criança ter o conhecimento necessário e a interação com o mundo na qual está inserida, ao quais suas ações transformam o mesmo.
  3. 3. Desta maneira podemos encontrar as palavras significativas que fariam parte do conteúdo da classe de educadores, denominadas assim de tema gerador. Tendo como principal alfabetizador deste método Paulo Freire que, inicialmente, fez uma pesquisa sociocultural com um grupo de trabalhadores rurais evidenciando seu vocabulário de acordo com as vivencias de cada um.
  4. 4. O conhecimento está sempre em construção Para Paulo Freire, não há conhecimento pronto e acabado, pois ele está sempre em construção. Assim deve ser a relação educador-educando, na qual todos aprendem e todos ensinam uns com os outros.
  5. 5. Segundo ele, os temas geradores na Educação Infantil precisam estar muito presentes na vida das crianças, pois são a base de sua formação. Desta forma, o tema gerador vai para além da sala de aula, de maneira que envolve a comunidade escolar e familiar, pois na educação infantil é necessário a família para a formação da criança.
  6. 6. Mas para se desenvolver é igualmente importante haver a coleta de informações acerca do vocabulário dos alunos, em que buscam, por intermédio da conscientização da palavra e da sua problematização, a busca por superar a visão supérflua e abrir lugar para a crítica da sociedade, partindo assim, para a transformação do meio.
  7. 7. De acordo com o educador a Educação tem o caráter libertário e não opressor, tendo forte influencia crítica na sociedade, transformando o sujeito em seres conscientizados e mais humanos.
  8. 8. O educador enquanto formador e na condição de mediador, deve promover uma educação significativa para si e para o seu educando, renunciando a cultura do silencio, ou seja, ele tem o papel de ousar e transformar a educação com amor, humanidade e coragem, sem esquecer que o sujeito é livre.
  9. 9. Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac Curso Normal Turma 3º A Didática Geral Professora Caroline Alunas Francieli Pereira, Gabriela Menezes, Giulie Brites e Liany Avila Santa Maria - RS 2015

×