Se ha denunciado esta presentación.
Utilizamos tu perfil de LinkedIn y tus datos de actividad para personalizar los anuncios y mostrarte publicidad más relevante. Puedes cambiar tus preferencias de publicidad en cualquier momento.
CRÔNICAPAUSAMoacyr ScliarPlano de aulaTurma9º ano (8ª série).Tempo previsto4 aulas.Objetivos- Reconhecer a leitura como um...
Plano de aula crônica
Próxima SlideShare
Cargando en…5
×

Plano de aula crônica

18.819 visualizaciones

Publicado el

  • Sé el primero en comentar

Plano de aula crônica

  1. 1. CRÔNICAPAUSAMoacyr ScliarPlano de aulaTurma9º ano (8ª série).Tempo previsto4 aulas.Objetivos- Reconhecer a leitura como uma fonte essencial para compreender e interpretar, neste caso, acrônica “Pausa”, de Moacyr Scliar, inferindo seus traços característicos;- Aprender procedimentos de leitor em situação de estudo;- Adquirir o prazer da leitura;- Estabelecer relação entre um texto lido e outros já conhecidos;- Desenvolver a capacidade de comentar o que leu.Competências e habilidades de leitura- Ler e interpretar uma crônica;-Inferir informação pressuposta ou subentendida na crônica “Pausa”, com base em suacompreensão global;- inferir a reflexão trazida pela crônica;- Debater oralmente sobre questão relacionada ao texto;- Fruir esteticamente objeto cultural.ConteúdoLeitura e compreensão de texto.Material necessário- Cópia impressa do texto;- Dicionário.Metodologia e estratégias- Passo 1: revisão de características do gênero textual crônica, extraindo dos alunos osconhecimentos prévios a respeito desse gênero.- Passo 2: levantamento de hipóteses: será registrado no quadro o título do texto, fonte e autorpara que os alunos antecipem o assunto baseados apenas no título;- Passo 3: distribuição da crônica “Pausa”, de Moacyr Scliar, para que os alunos façam umaleitura silenciosa e individual, orientando-os para que selecionem a ideia principal e relevanteretida por cada um;- Passo 4: confirmação ou retificação das antecipações ou expectativas de sentido criadasdurante a leitura;- Passo 5: leitura da crônica feita pelo professor para identificação do efeito de sentido produzidopelo uso intencional de pontuação expressiva, possibilitando uma maior compreensão textual.- Passo 6: interação entre o leitor e o texto - comparação de informações do texto relacionadas àsvivências dos alunos. Questões: “Você também tem seus momentos de pausa (fuga)? Por quê?”.- Passo 7: construir opinião crítica a partir de informações e análises apresentadas pela crônica.Avaliação- Elaboração de apreciação estética e/ou afetiva (gostamos ou não pelas mais variadas razões);- Definir as bases de nossas atitudes ideológicas em relação ao mundo, ao nosso comportamento;- Réplica ou crítica ao texto.

×