Se ha denunciado esta presentación.
Se está descargando tu SlideShare. ×

Princípios para interpretação bíblica.pptx

Anuncio
Anuncio
Anuncio
Anuncio
Anuncio
Anuncio
Anuncio
Anuncio
Anuncio
Anuncio
Anuncio
Anuncio
Cargando en…3
×

Eche un vistazo a continuación

1 de 37 Anuncio

Más Contenido Relacionado

Más reciente (20)

Anuncio

Princípios para interpretação bíblica.pptx

  1. 1. Princípios de hermenêutica ______________________ LENDO A PALAVRA DE DEUS COM INTEGRIDADE
  2. 2. Por que estudar aBíblia? “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade." (Tm.2:15) “...antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós..." (1 Pe.3:15)
  3. 3. O que é hermenêutica? É a ciência e a arte de interpretar a mensagem bíblica. ARTE Porque na hora de aplicar as regras há necessidade de bom senso, sensibilidade. CIÊNCIA Porque contém regras definidas, organizadas.
  4. 4. SEIS PASSOS BÁSICOS PARA O ESTUDO DABÍBLIA 1- Oração 2- Observação - “O que estou lendo, qual é a epígrafe?” 3- Interpretação - “Que significa? É literal ou simbólico” 4- Contexto imediato e remoto 5- Correlação - “Como isto se relaciona com o restante daquilo que a Bíblia diz?” 6- Aplicação - “Como isto se aplica nossos dias?”
  5. 5. EXEMPLO CASO DA YOUTUBER E SEU COMENTÁRIO SOBRE UMA OBRA DE ARTE! 25/09/2020
  6. 6. Juízo Final (Michelangelo)
  7. 7. Comentário da youtuber
  8. 8. PRÉ JULGAMENTOS FEITOS POR ELA  Afirmou que havia uma conspiração por parte do artista em profanar o sagrado através de mensagens subliminares;  Insinuou que o próprio Michelangelo estava defendendo uma causa LGBT;  Quis deixar claro que os verdadeiros artistas militam por causas de esquerda;  Zombou dos cristãos;  Foi o assunto mais comentado na internet no dia de ontem;  Mas também foi o pior pesadelo da vida dela!
  9. 9. ERROS COMETIDOS EM SUA INTERPREÇÃO  Não levou em consideração o contexto ocasional: Pois foi a pedido do próprio Papa Clemente VII que Michelangelo realizou a obra.  Não levou em consideração o contexto bíblico/literário: Pois desconhece totalmente os conceitos bíblicos aplicados naquela obra.  Não levou em consideração a história e formação do artista: Pois desconhece totalmente o histórico do artista, pois além de pintor ele era: escultor, poeta e arquiteto. Nascido na Itália berço do catolicismo, todas as suas obras mais relevantes foram feitas dentro do contexto histórico judaico cristão e aplicadas em Roma.
  10. 10. VERDADEIRO SIGNIFICADO O Juízo Final (ou Il Giudizio Universale, em italiano) é um célebre afresco canônico, criado pelo renomado renascentista italiano Michelangelo, e está na parede do altar da Capela Sistina, no Vaticano. O trabalho precisou de quatro anos para ser concluído, começando em 1536 e sendo concluído em 1541, vinte anos após a conclusão do Teto do Capela Sistina. A obra é majestosa, com 13,7 metros de largura por 12,2 de altura, aproveita toda a parede que fica atrás do altar, e descreve a Segunda Vinda de Cristo e o Juízo Final, como narrado na Bíblia. As almas dos seres humanos ascendem ao Paraíso ou descem ao Inferno, dependendo de como são julgados por um Cristo cercado de santos importantes como Pedro, Catarina de Alexandria, Lourenço, Bartolomeu, Paulo e João Batista.
  11. 11. SEIS PASSOS BÁSICOS NO ESTUDO DABÍBLIA Exemplo - “O que vejo no texto?” O QUE ACONTECE QUANDO ESTUDAMOS COM MAIOR PROFUNDIDADE? Por exemplo: “O LADRÃO VEM SOMENTE PARA ROUBAR, MATAR E DESTRIUR...” (JOÃO 10:10) Quem é o ladrão que enxergamos de imediato nesse texto? Diabo ou Satanás!!!
  12. 12. 3- Interpretação - “Que significa?” Qual é a epígrafe? O pastor e o rebanho 6Jesus usou essa comparação, mas eles não compreenderam o que lhes estava falando. 7Então Jesus afirmou de novo: "Digo a verdade: Eu sou a porta das ovelhas. 8. Todos os que vieram antes de mim eram ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os ouviram. 9Eu sou a porta; quem entra por mim será salvo. Entrará e sairá, e encontrará pastagem. 10.O ladrão vem apenas para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham vida em abundância.11"Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas. 12.O mercenário não é o pastor a quem as ovelhas pertencem. Assim, quando vê que o lobo vem, abandona as ovelhas e foge. Então o lobo ataca o rebanho e o dispersa. 13Ele foge porque é mercenário e não se importa com as ovelhas. 14"Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem. (Jo.10:6-14)
  13. 13. QUEM É O LADRÃO DE JOÃO 10:10?
  14. 14. QUEM É O LADRÃO DE JOÃO 10:10? OS MERCENÁRIOS!!! FALSOS PASTORES!!! OS QUE NÃO CUIDAM DAS OVELHAS!!! OS QUE SÃO LADRÕES E SALTEADORES!
  15. 15. SEIS PASSOS BÁSICOS NO ESTUDO DABÍBLIA 2- Observação - “O que vejo no texto?” O QUE ACONTECE QUANDO ESTUDAMOS COM MAIOR PROFUNDIDADE? Outro exemplo: “... A LETRA MATA, MAS O ESPÍRITO VIVIFICA” (2 CORÍNTIOS 3:6) Qual é a primeira impressão associada ao que já ouvimos a respeito do texto? NÃO ESTUDE TEOLOGIA, NÃO SEJA DRº A LETRA MATA... Não precisa de anel, pois é o Espírito que vivificaaaaaaaaaaa!!!!! Ohhh Glórias!
  16. 16. SEIS PASSOS BÁSICOS NO ESTUDO DABÍBLIA 3- Interpretação - “Que significa?” Para compreender teremos que ler a passagem bíblica: “A LETRA MATA MAS O ESPÍRITO VIVIFICA” O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica. E, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, veio em glória, de maneira que os filhos de Israel não podiam fitar os olhos na face de Moisés, por causa da glória do seu rosto, a qual era transitória, Como não será de maior glória o ministério do Espírito? Porque, se o ministério da condenação foi glorioso, muito mais excederá em glória o ministério da justiça. 2 Coríntios 3:6-9
  17. 17. O QUE É A “LETRA QUE MATA” DE 2 COR.3:6?
  18. 18. O QUE É A “LETRA QUE MATA” DE 2 COR.3:6? A LEI! O MINISTÉRIO DA MORTE!!! QUE FOI GRAVADO EM PEDRAS!!! ERA TRANSITÓRIA!!! MINISTÉRIO DA CONDENAÇÃO!!!
  19. 19. SEIS PASSOS BÁSICOS NO ESTUDO DABÍBLIA 2- Observação - “O que vejo no texto?” O QUE ACONTECE QUANDO ESTUDAMOS COM MAIOR PROFUNDIDADE? Outro exemplo: “... E ELE VOS BATIZARÁ COM O ESPÍRITO SANTO E COM FOGO” (MT.3:11) Qual é a primeira impressão associada ao que já ouvimos a respeito do texto? VC VAI SENTIR AGORA O FOGO DO E.SANTO... Olha o fogo descendo... Olha aí!!!!! Ohhh Glórias!
  20. 20. SEIS PASSOS BÁSICOS NO ESTUDO DABÍBLIA 3- Interpretação - “Que significa?” Para compreender teremos que ler a passagem bíblica: “ELE VOS BATIZARÁ COM E.SANTO E COM FOGO” 10. E também agora está posto o machado à raiz das árvores; toda a árvore, pois, que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo. 11.E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo. 12. Em sua mão tem a pá, e limpará a sua eira, e recolherá no celeiro o seu trigo, e queimará a palha com fogo que nunca se apagará. (Mateus 3:11)
  21. 21. O QUE É O “FOGO” DE MT.3:11?
  22. 22. O QUE É O “FOGO” DE MT.3:11? É A CONDENAÇÃO PARA QUEM NÃO SE ARREPENDE! É A CONDENAÇÃO PARA ÁRVORE QUE NÃO PRODUZ! É A CONDENAÇÃO PARA PALHA QUE NUNCA PRODUZIU TRIGO!
  23. 23. PRINCÍPIOS GERAIS DE INTERPRETAÇÃO A Bíblia é seu intérprete: A Escritura explica melhor a Escritura. - Quando você estudar a Bíblia, deixe-a falar por si mesma. não lhe acrescente nem lhe subtraia nada. Deixe que a Bíblia seja o seu próprio comentário. Compare Escritura com Escritura. (Is.7:14, Mt.1:23; Sl.22:18, Mt.27:35).
  24. 24. A BÍBLIA INTERPRETA A BÍBLIA Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel. (Isaías 7:14) Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta, que diz; Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco. (Mateus 1:22,23)
  25. 25. A BÍBLIA INTERPRETA A BÍBLIA Repartem entre si as minhas vestes, e lançam sortes sobre a minha roupa. Salmos (22:18) E, havendo-o crucificado, repartiram as suas vestes, lançando sortes, para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta: Repartiram entre si as minhas vestes, e sobre a minha túnica lançaram sortes. (Mateus 27:35)
  26. 26. PRINCÍPIOS GERAIS DE INTERPRETAÇÃO 2- A Bíblia é seu intérprete: A Escritura explica melhor a Escritura. A confissão de fé de Westminster diz: “IX. A regra infalível de interpretação da Escritura é a mesma Escritura; portanto, quando houver qualquer questão sobre o verdadeiro e pleno sentido de qualquer texto da Escritura (sentido que não é múltiplo, mas único), esse texto pode ser estudado e compreendido por outros textos que falam mais claramente. (Ref. At 15:15; João 5:46; 2 Pd 1:20-21)”
  27. 27. PRINCÍPIOS GERAIS DE INTERPRETAÇÃO Cada cristão tem o direito e a responsabilidade de investigar e interpretar pessoalmente a Palavra de Deus. Livre exame das Escrituras. (Jo 8:31; Cl 3:16; 2 Tm 3:15; At.17:11) Jo.8:31 “Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos” At 17:11 “11 Ora, estes de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim.”
  28. 28. 1. Use diferentestraduções Use diferentes traduções para compreender melhor o texto Traduções: ◦ Almeida, Revista e Atualizada ◦ Almeida, Revista e Corrigida ◦ Nova Tradução na Linguagem de Hoje ◦ Nova Versão Internacional ◦ Bíblia de Jerusalém ◦ Sociedade Bíblica Trinitariana ◦ Várias outras traduções católicas
  29. 29. Já tentou ler Efésios 1 sem odicionário?? Efésios 1.5, 7, 9, 14 Beneplácito – boa vontade, consentimento redenção – libertação da escravidão remissão – compensação, paga Penhor – garantia, segurança, prova
  30. 30. Exemplo: Efésios 1.9 ... desvendando-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito que propusera em Cristo (ARA) descobrindo-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo (ARC) Dando-nos conhecer o mistério de sua vontade, conforme decisão prévia que lhe aprouve tomar (BJ) E nos revelou o mistério da sua vontade, de acordo com o seu bom propósito que ele estabeleceu em Cristo. (NVI) beneplácito = consentimento, aprovação, propósito
  31. 31. Exemplo Salmo 116:15 Tradução Almeida Revista e Atualizada Preciosa é aos olhos do Senhor a morte dos seus santos. Nova Tradução na Linguagem de Hoje O Senhor Deus sente pesar quando vê morrerem os que são fiéis a ele.
  32. 32. 3. Gramática Observação dos elementos: Sujeito – quem é o sujeito? Verbo – qual é a ação? / qual é o tempo? / qual é o modo? Complementos – quem sofre a ação? Nós, vós, eles, o povo? Elementos de ligação, divisão e contraste: E, então, entretanto, portanto, porém, se, mas, porque... Citar o exemplo de Oséias 3:1: “O desconhecido acento agudo que levou um pastor e uma família ao pecado”
  33. 33. 4. Outros elementos Tempo – depois daqueles dias... Geografia – indo para a região de... Cultura – os judeus não se dão com os samaritanos... Gêneros literários ◦ Parábolas, narrativas, poesias, profecias, apocalípticos, sabedoria, ironia, humor. Teologia – pacto (aliança), reino, mediador, salvação, perdição, etc.
  34. 34. Mas é difícil!!! Ninguém disse que seria fácil ◦Mas você já sabe ler, não?? É possível... Você tem os meios. ◦Tenha perseverança, paciência, procure os meios, leia com outras pessoas, participe de grupos de estudos.
  35. 35. FIM Prof.Marcos Ledesma

×