Se ha denunciado esta presentación.
Utilizamos tu perfil de LinkedIn y tus datos de actividad para personalizar los anuncios y mostrarte publicidad más relevante. Puedes cambiar tus preferencias de publicidad en cualquier momento.
Sociologia
Professor: Matheus Bortoleto Rodrigues
E-mail: bortoletomatheus@yahoo.com.br
Escola Cenecista Dr. José Ferreira
Modos de produção
Objetivo: Discutir os diferentes modos de
produção e reprodução da vida material
humana, existente ao lo...
Definição de modo de produção
Os modos de produção são formados pelo
conjunto das forças produtivas e pelo conjunto
das re...
Modo de produção comunal
primitivo
Disponível em: http://www.coladaweb.com/economia/modos-de-produção, acesso em: 17/04/20...
Tal modo baseia-se no uso coletivo dos meios
de produção, nas relações familiares e no
cooperativismo, semelhantemente ao ...
Modo de produção escravista
Disponível em: http://www.coladaweb.com/economia/modos-de-produção, acesso em: 17/04/2015.
• [...] o modo de produção escravista foi o
primeiro a estabelecer o conceito de
propriedade privada. Os senhores, a minor...
•Outro importante fato referente a esse sistema é que, a
partir dele – e do surgimento da propriedade privada –
surgiu a n...
Modos de produção asiático
O modo de produção asiático predominou no Egito, na China,
na Índia e também na África do sécul...
Modo de produção feudal
Disponível em: http://www.coladaweb.com/economia/modos-de-produção, acesso em: 17/04/2015.
A sociedade feudal era constituída por senhores e
servos. Os servos não eram escravos de seus senhores, pois
não eram prop...
Modo de produção capitalista
Capitalismo é o sistema socioeconômico em
que os meios de produção (terras, fábricas,
máquina...
Características do Capitalismo
1.Toda mercadoria é destinada à venda e não ao
uso pessoal.
2.O trabalhador recebe um salár...
Fases do Capitalismo
Capitalismo comercial: a maior parte dos lucros
concentra-se nas mãos dos comerciantes, que
constitue...
Modo de produção socialista
A base econômica do Socialismo é a propriedade
social dos meios de produção, isto é, os meios ...
Próxima SlideShare
Cargando en…5
×

Modos de Produçãp

Aula sobre Modos de Produção

  • Sé el primero en comentar

Modos de Produçãp

  1. 1. Sociologia Professor: Matheus Bortoleto Rodrigues E-mail: bortoletomatheus@yahoo.com.br Escola Cenecista Dr. José Ferreira
  2. 2. Modos de produção Objetivo: Discutir os diferentes modos de produção e reprodução da vida material humana, existente ao longo do processo de desenvolvimento/acúmulo sócio-histórico de tecnologias e conhecimentos. Objetiva-se, também, problematizar as relações de trabalho existentes em cada um dos modos de produção trabalhado.
  3. 3. Definição de modo de produção Os modos de produção são formados pelo conjunto das forças produtivas e pelo conjunto das relações de produção, na sua interação, em um certo estágio de desenvolvimento. Simultaneamente, designam as condições técnicas e sociais que constituem a estrutura de um processo historicamente determinado. Disponível em: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfl6kAH/os-21-conceitos-marxismo#, acesso em: 22/02/2015.
  4. 4. Modo de produção comunal primitivo Disponível em: http://www.coladaweb.com/economia/modos-de-produção, acesso em: 17/04/2015.
  5. 5. Tal modo baseia-se no uso coletivo dos meios de produção, nas relações familiares e no cooperativismo, semelhantemente ao que ocorre em muitas aldeias indígenas. Assim, no modo de produção comunal primitivo, não havia propriedade privada, uma vez que todos os bens e modos de produção eram coletivos. Disponível em: http://www.mundoeducacao.com/sociologia/modos-producao-precapitalistas.htm, acesso em: 17/04/2015.
  6. 6. Modo de produção escravista Disponível em: http://www.coladaweb.com/economia/modos-de-produção, acesso em: 17/04/2015.
  7. 7. • [...] o modo de produção escravista foi o primeiro a estabelecer o conceito de propriedade privada. Os senhores, a minoria, eram proprietários dos escravos. As relações aqui não são de cooperação, como no modo comunal primário, mas sim de domínio e sujeição, uma vez que os escravos eram vistos como instrumentos, objetos, animais etc. Disponível em: http://www.mundoeducacao.com/sociologia/modos-producao-precapitalistas.htm, acesso em: 17/04/2014.
  8. 8. •Outro importante fato referente a esse sistema é que, a partir dele – e do surgimento da propriedade privada – surgiu a necessidade de se criar um órgão para garantir o bem-estar, a justiça, a ordem e a manutenção dos direitos dos proprietários de terras: o Estado. Disponível em: http://www.mundoeducacao.com/sociologia/modos-producao-precapitalistas.htm,acesso em: 17/04/2015. •Assim, no modo de produção escravista, as relações de produção eram relações de domínio e de sujeição: senhores x escravos. Um pequeno número de senhores explorava a massa de escravos, que não tinham nenhum direito. •Os senhores eram proprietários da força de trabalho (os escravos), dos meios de produção (terras, gado, minas, instrumentos de produção) e do produto de trabalho. Disponível em: http://www.coladaweb.com/economia/modos-de-produção, acesso em: 17/04/2015.
  9. 9. Modos de produção asiático O modo de produção asiático predominou no Egito, na China, na Índia e também na África do século passado. Tomando como exemplo o Egito, no tempo dos faraós, vamos notar que a parte produtiva da sociedade era composta pelos escravos, que eram forçados a entregar ao Estado a maior parcela do que produziam. Fatores que determinaram o fim do modo de produção asiático: • a propriedade de terra pelos nobres; • o alto custo de manutenção dos setores improdutivos; • a rebelião dos escravos. Disponívelem: http://www.coladaweb.com/economia/modos-de-produção, acesso em: 17/04/2015.
  10. 10. Modo de produção feudal Disponível em: http://www.coladaweb.com/economia/modos-de-produção, acesso em: 17/04/2015.
  11. 11. A sociedade feudal era constituída por senhores e servos. Os servos não eram escravos de seus senhores, pois não eram propriedade deles, apenas os serviam em troca de casa e comida. Trabalhavam um pouco para o seu senhor e outro pouco para eles mesmos. Num determinado momento, as relações feudais começaram a dificultar o desenvolvimento das forças produtivas. Como a exploração sobre os servos no campo aumentava, o rendimento da agricultura era cada vez mais baixo. Na cidade, o crescimento da produtividade dos artesãos era freado pelos regulamentos existentes e o próprio crescimento das cidades era impedido pela ordem feudal. Já começavam a aparecer as relações capitalistas de produção. Disponível em: http://www.coladaweb.com/economia/modos-de-produção, acesso em: 17/04/2015.
  12. 12. Modo de produção capitalista Capitalismo é o sistema socioeconômico em que os meios de produção (terras, fábricas, máquinas, edifícios) e o capital (dinheiro) são propriedade privada, ou seja, têm um dono. Os proprietários dos meios de produção (burgueses ou capitalistas) são a minoria da população e os não proprietários (proletários ou trabalhadores – maioria) vivem dos salários pagos em troca de sua força de trabalho. Disponível em: http://www.infoescola.com/historia/capitalismo/, acesso em: 17/04/2015.
  13. 13. Características do Capitalismo 1.Toda mercadoria é destinada à venda e não ao uso pessoal. 2.O trabalhador recebe um salário em troca do seu trabalho. 3.Toda negociação é feita com dinheiro. 4.O capitalista pode admitir ou demitir trabalhadores, já que é dono de tudo (o capital e a propriedade). Disponível em: http://www.infoescola.com/historia/capitalismo/, acesso em: 17/04/2015.
  14. 14. Fases do Capitalismo Capitalismo comercial: a maior parte dos lucros concentra-se nas mãos dos comerciantes, que constituem a camada hegemônica da sociedade; o trabalho assalariado torna-se mais comum. Capitalismo industrial: com a revolução industrial, o capital passa a ser investido basicamente nas industrias, que se tornam a atividade econômica mais importante; o trabalho assalariado firma-se definitivamente. Capitalismo financeiro: os bancos e outras instituições financeiras passam a controlar as demais atividades econômicas, por meio de financiamentos para a agricultura, a indústria, a pecuária e para o comercio. Disponível em: http://www.coladaweb.com/economia/modos-de-produção, acesso em: 17/04/2015.
  15. 15. Modo de produção socialista A base econômica do Socialismo é a propriedade social dos meios de produção, isto é, os meios de produção são públicos ou coletivos, não existindo empresas privadas. A finalidade da sociedade socialista é a satisfação completa das necessidades materiais e culturais da população: emprego, habitação, educação, saúde, etc. Nela, não há separação entre proprietário do capital (patrão) e proprietários da força do trabalho (empregados). Isso não quer dizer que não haja diferenças sociais entre as pessoas, bem como salários desiguais em função de o trabalho ser manual ou intelectual. Disponível em: http://www.coladaweb.com/economia/modos-de-produção, acesso em: 17/04/2015.

×