Se ha denunciado esta presentación.
Utilizamos tu perfil de LinkedIn y tus datos de actividad para personalizar los anuncios y mostrarte publicidad más relevante. Puedes cambiar tus preferencias de publicidad en cualquier momento.

DEPRESSÃO

4.752 visualizaciones

Publicado el

Depressão
"O caminho do Relacionamento"

Publicado en: Meditación
  • Sé el primero en comentar

  • Sé el primero en recomendar esto

DEPRESSÃO

  1. 1. DEPRESSÃO O Caminho do Relacionamento Prof. Eduardo Sales
  2. 2. Salmo 42 Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando irei e me verei perante a face de Deus? As minhas lágrimas têm sido o meu alimento dia e noite, enquanto me dizem continuamente: O teu Deus, onde está? Lembro-me destas coisas—e dentro de mim se me derrama a alma—,de como passava eu com a multidão de povo e os guiava em procissão à Casa de Deus, entre gritos de alegria e louvor, multidão em festa. Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu. Sinto abatida dentro de mim a minha alma; lembro-me, portanto, de ti, nas terras do Jordão, e no monte Hermom, e no outeiro de Mizar. Um abismo chama outro abismo, ao fragor das tuas catadupas; todas as tuas ondas e vagas passaram sobre mim. Contudo, o SENHOR, durante o dia, me concede a sua misericórdia, e à noite comigo está o seu cântico, uma oração ao Deus da minha vida. Digo a Deus, minha rocha: por que te olvidaste de mim? Por que hei de andar eu lamentando sob a opressão dos meus inimigos? Esmigalham-se-me os ossos, quando os meus adversários me insultam, dizendo e dizendo: O teu Deus, onde está? Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu.
  3. 3. COMPREENDENDO A DEPRESSÃO E NOSSO CAMPO DE ESTUDO • Doença X Sentimento – Depressão é uma palavra freqüentemente usada de forma incorreta para descrever nossos sentimentos. Todos se sentem "para baixo" de vez em quando, ou de bem com a vida, e tais sentimentos são normais. • O QUE TRATAREMOS? – – – – – Sociedade Pós-Moderna e Depressão. Família e Depressão. Relacionamentos Depressivos. Teoria Salesiana das Satisfações Múltiplas. O Remédio para Felicidade.
  4. 4. DEPRESSÃO E A SOCIEDADE PÓS-MODERNA • Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma. – – – – – – – Qualidade de Vida. Stress. Tecnocracia. Competição e Lucro. Velocidade da Informação. Perdas Decepções
  5. 5. ENTENDENDO O SER HUMANO Espírito Corpo Alma
  6. 6. Perdendo a PAZ
  7. 7. Perdendo o controle
  8. 8. Atitude Depressiva As minhas lágrimas têm sido o meu alimento dia e noite...
  9. 9. Quais as Principais Características da Depressão? Desânimo (Adinamia); Sensação de Cansaço; Ansiedade ou Angústia; Dificuldade de Tomar Decisões; Muito Sono ou Dificuldade para Dormir; Pensamentos sobre Morte ou Suicídio.
  10. 10. Família e Depressão • • • • • • Infância e Adolescência. Formulação de Conceitos. Pós-Parto. Crises Sociais. (tópico 1) Melhor Idade. Sem vontade de Viver.
  11. 11. Infância e Adolescência
  12. 12. Infância e Adolescência • Humor deprimido pode equivaler a irritação • Perda de interesse ou prazer • Diminuição de energia • Queda do rendimento escolar • Ansiedade de separação, fobias, preocupações somáticas • Alterações de comportamento
  13. 13. Formulação de Conceitos Benção e Maldição Excesso de Repressão Excesso de Liberdade Excesso de Proteção
  14. 14. Pós - Parto • Aproximadamente metade das mulheres são acometidas por sentimento de tristeza e choro fácil no pós-parto • Se inicia nos primeiros dias após o parto (dois a cinco dias), dura de alguns dias a poucas semanas • É de intensidade leve não requerendo em geral uso de medicações, auto-limitada • Suporte emocional, compreensão e auxílio no cuidado com o bebê
  15. 15. Depressão no Idoso
  16. 16. Alterações do envelhecimento • Aspectos físicos – necessidade de aprender a conviver com as limitações. • Aspectos socias – – – – Mudanças de papéis – família, trabalho e sociedade Falta de papel social - crise de identidade Aposentadoria Perdas diversas - $, decisão, independência, autonomia, parentes e amigos – Diminuição de contatos sociais – distancia, $, dependência, tempo, violência
  17. 17. Suicídio Perguntando sobre ideação suicida Sente que a vida perdeu o sentido? Tem esperança de que as coisas vão melhorar? Pensou que seria melhor morrer? Pensamentos de por fim à própria vida? São idéias passageiras ou persistentes? Pensou em como se mataria? Já tentou, ou chegou a fazer algum preparativo? Tem conseguido resistir a esses pensamentos? É capaz de se proteger e retornar para a próxima consulta? Tem esperança de ser ajudado?
  18. 18. Depressão Conceitual
  19. 19. A Depressão -Relacional A depressão atua no ser como um todo. Corpo, Alma e Espírito. - Só medicamento não basta! - A pílula da felicidade. - A resposta da Alma. - A resposta do Espírito.
  20. 20. Teoria Salesiana das Satisfações Múltiplas • Pessoas centradas em uma única satisfação. • Pessoas centradas em várias Satisfações. – – – – – – Lazer Hobie Cachorro Ação Social Cultura Relevante
  21. 21. EM BUSCA DA FELICIDADE Relacionamentos e Conceitos capazes de responder à Depressão.
  22. 22. Melhore sua Auto-Estima O Outro. Pau de Sebo. Posso Todas as Coisas Naquele que me Fortalece! Fp 4:13 Jesus sendo Rico se Fez pobre, para que em sua pobreza fossemos enriquecidos 2 Cor 8:9
  23. 23. Cuidado com as Metas Inalcançáveis Quem estabelece suas Metas? De onde provem os seus Sonhos? Quais padrões decidem Seu empenho? Lucas 12:20 Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?
  24. 24. Não se arrisque sem um bom Motivo. Riscos desnecessários Quadro de Valores Qual o sentido da Vida? Onde estou gastando meu Tempo? Qual retorno dos riscos ?
  25. 25. Não se Intimide com questões de Grandeza Pedra e a caixa de Fósforo. Significado e Significante O Burro. 1Co 1:25 Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.
  26. 26. Comece o seu dia Sorrindo Ne 8:10 A Alegria do Senhor é a nossa força.
  27. 27. Mude sua forma de ver o mundo, e comece por você ! Mas Transformai-vos pela renovação da vossa mente. Rm 12:1-2
  28. 28. Se Relacione com todos, grandes, gordos, magros, pequenos, feios e bonitos. Dt16:19 Não torcerás a justiça, não farás acepção de pessoas...
  29. 29. Faça Amigos João 15:13 Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos. João 15:14 Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando.
  30. 30. Exercite o Valor e o Perdão Lucas 6:37 – ...Perdoai e sereis perdoados
  31. 31. Compartilhe e Coopere Rm 12:5... Vós sois uns dos outros
  32. 32. Juventude é uma disposição da mente. Lucas 18:17 Em verdade vos digo: Quem não receber o reino de Deus como uma criança de maneira alguma entrará nele.
  33. 33. Ame e Faça alguém Feliz Romanos 12:10 Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.
  34. 34. Sempre que possível
  35. 35. Relaxe: 1 Pedro 5:7 lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.

×