Publicidad
Publicidad

Más contenido relacionado

Similar a III Projeto Paisagístico de Praça(20)

Publicidad

Último(20)

III Projeto Paisagístico de Praça

  1. População predominante: residencial Classe social: Classe baixa Qual faixa etária ? Com que frequência ? O maior fluxo é aos finais de semana; Durante a semana o fluxo é menor porém acontece no período vespertino. Usuários que se apropriam do espaço; equipamentos (A.T.I, parquinho); Campinho de futebol; Mobiliário urbano (mesinha e banco); Diagnóstico Praça João XXlll Localizada na cidade de Cianorte -Pr como proposta de intervenção, a praça João XXIII nas proximidades do bairro Cianor nho, análises realizadas revelaram a necessidade de um espaço integrador para os usuários onde possam realizar a vidades de socialização e que atenda as necessidades daquela população, em sua maioria idosos que passam seu tempo na praça. C o m f o r m a c i r c u l a r a p r a ç a e n c o n t r a - s e com pouca vegetação e mobiliário urbano, lixeiras ausentes assim como bebedouros e cobertura. FOTO 01: Praça analisada vista aérea. Situação atual Diagnóstico Praça do LARGO GASTÃO VIDIGAL LEGENDA Árvore existente Poste de iluminação Vento Predominante Curva de Nível 527,9 526,6 O espaço encontra-se totalmente sem atrativos para a população, sem estrutura para permanência no local, sem segurança adequada para realização de atividades de esporte e lazer. Em sua grande maioria idosos e uma pequena parcela de crianças de 09 a 14 anos. Inspirada no conceito Yin Yang, a praça apresenta linh que remetem ao equilíbrio espiritual, religando o hom a natureza, trazendo qualidade de vida e bem es A forma orgânica presente na composição dos espa trás dinâmica e movimento aos usuário O objetivo principal é priorizar sua atual função q atende em grande maioria os idosos proporcionan e s p a ç o s a g r a d á v e i s e c o n v i d a t i v o Conceito Usuários Diagnóstico Entorno Imediato Atual Espaço com característica de abandono; Equipamentos e mobiliário urbano em mal estado de conservação; Iluminação insuficiente; Árvores locadas apenas nas extremidades da praça; Poucas lixeiras; Ausência de bebedor; Vegetação de escassa diversidade; Não há nada de diferente (tanto em aspectos estéticos como funcionais)que chame a atenção dos usuários. Sentido das Vias Caracteríticas Identificadas Situação Atual da Praça em Análise Figura 021 - Localização de Cianorte com relação ao estado do PR. Figura 02 - Croqui esquemático atual da Praça João XXIII FOTO 02: Praça analisada. FOTO 03: Vegetação. FOTO 04: Acesso. FOTO 05: Usuários. FOTO10:Comércio no entorno. FOTO11:Faixa de pedestre insuficiente. FOTO 12: Movimentação de pedestres e automóveis. FOTO 07: Lixeira comum FOTO 09: Poste, fiação. FOTO 06: Entorno e Via. FOTO 08: Mobiliário. Sentido das Via Salgueiro Chorão Ipê Amarelo Ipê Ipê umas Arvores Implantadas Fonte: Google maps Paisagismo II
  2. Inspirada no paisagismo do arquiteto e paisagista Haruyoshi Ono, discípulo, parceiro criativo e amigo do também arquiteto, paisagista e artista plástico R o b e r t o B u r l e M a r x . deu continuidade à criação e elaboração de projetos em espaços públicos, comerciais e particulares, tanto no Brasil c o m o n o e x t e r i o r , faz uso em suas obras da arte do mosaico, sendo de sua autoria diversos painéis já executados em residências e condomínios particulares, bem como em centros e m p r e s a r i a i s . Tendo como correlato o Eixo Monumental de Brasília no DF, foi inserido na praça do Largo Gastão Vidigal linhas orgânicas no interno na praça desenhando um piso revestido de Paver de cores variadas, proporcionando um ambiente dinâmico, harmonioso e equilibrado. Como atrativo inovador uma pista de «bocha» foi inserida com objetivo de lazer e descontração para os usuários mais assíduos da praça, bebedouros foram instalados em pontos apropriados, pista de caminhada inserida e mobiliário urbano renovado, todos os d e t a l h e s f o r a m p e n s a d o s para proporcionar bem estar e qualidade d e v i d a p a r a o s u s u á r i o s . No decorrer do projeto de revitalização da praça apresenttou-se a preocupação com a manutenção pós execução já que cuidados se fazem necessários para manter o local limpo, seguro e agradável por isso as lixeiras com destinação correta de lixo foram escolhidas, assim como bancos de fácil manutenção e durabilidade ( c o n c r e t o ) , o s d e m a i s componentes da praça também são de manutenção prática e materiais duráveis para maior êxito na preservação da m e s m a . Acredita-se que por meio dessa revitalização as relações sociais possam ser desenvolvidas positivamente c o n t r i b u i n d o p a r a o c o n t í n u o d e s e n v o l v i m e n t o dessa população e do município como um t o d o . . Proposta de Projeto - Praça Largo Gastão Vidigal Arquiteto de Referência e Correlato Figura 03 - Praça do Largo Gastão Vidigal Revitalizada. FOTO 13: Eixo Monumental, Brasília DF- Obra Correlata. Corte BB Sem escala. Corte AA Sem escala.
  3. Universidade Paranaense UNIPAR Arquitetura e Urbanismo 4º ano Orientadores: Ana Paula T. Gavioli Lessyane Bonjorno Acadêmica: Mônica Almeida R.A 06001019 Ante-projeto Proposta Praça Urbana Planta Técnica Escala 1/250 .
Publicidad