Se ha denunciado esta presentación.
Utilizamos tu perfil de LinkedIn y tus datos de actividad para personalizar los anuncios y mostrarte publicidad más relevante. Puedes cambiar tus preferencias de publicidad en cualquier momento.
RESUMO
B I O I I – S I S T E M A C I R C U L AT Ó R I O &
E X C R E T O R
2 º AN O
Assuntos:
Sistema Circulatório Humano &...
Sistema Circulatório Humano
O Coração Humano
O coração humano possui quatro cavidades, sendo elas: um átrio
esquerdo e um ...
Como o sangue retorna para o coração nas
veias?
⇒ Pelas contrações do músculo, que permitem que o sangue
desafie a gravida...
Sistema Excretor Comparado
O que são excretas*?
São resíduos indesejáveis que são
resultado das reações metabólicas,
produ...
Invertebrados & Excreção
Poríferos e Cnidários – Excretam amônia por difusão
Platelmintos – Excretam amônia
Nematelmintos ...
1. Os gráficos seguintes mostram as diferentes quantidades dos principais excretas
nitrogenados eliminados por três classe...
2. Marque a opção que apresenta a afirmativa correta com relação aos aparelhos excretores e
respectivos tipos de excreção ...
Próxima SlideShare
Cargando en…5
×

Sistema circulatório e excretor - Resumo

1.812 visualizaciones

Publicado el

Sistema circulatório e excretor - Resumo

Publicado en: Educación
  • Sé el primero en comentar

Sistema circulatório e excretor - Resumo

  1. 1. RESUMO B I O I I – S I S T E M A C I R C U L AT Ó R I O & E X C R E T O R 2 º AN O Assuntos: Sistema Circulatório Humano & Sistema Excretor Comparado Lethicia D. Scheid – Monitora de Biologia/TijucaII 22/09/2016
  2. 2. Sistema Circulatório Humano O Coração Humano O coração humano possui quatro cavidades, sendo elas: um átrio esquerdo e um átrio direito, um ventrículo esquerdo e um ventrículo direito. As quatro divisões bem definidas por um septo interventricular garante que os dois tipos de sangue (venoso e arterial) não se misturem em nenhum momento, tornando esse tipo de coração o mais complexo e desenvolvido de todos. (Circulação Fechada Dupla Completa) OBS: Quando sangues não se misturam há uma melhor oxigenação dos tecidos, apresentando um sangue arterial muito mais rico em O2. Camadas do coração O órgão possui as principais camadas:  Pericárdio – Membrana mais externa; protege o coração  Miocárdio - Camada média e mais espessa, é a parede muscular que sofre as contrações  Endocárdio – Membrana mais interna, reveste as cavidades dos átrios e dos ventrículos Artérias, Arteríolas, Capilares, Veias e Vênulas Artérias*: Paredes espessas e elásticas, capazes de suportar pressões maiores. São os vasos que SAEM do coração. Arteríolas: Versão ramificada da artéria para que possam cada vez mais se infiltrar nos tecidos Capilares: São vasos extremamente finos e de parede delicada que penetram entre os tecidos. Essas características permitem a ocorrência da hematose, ou seja, das trocas gasosas (entra O2 vindo dos pulmões e sai o CO2 produzido por esses tecidos) Veias*: Paredes mais finas que as artérias, são inelásticas para não sofrerem deformações. São os vasos que CHEGAM ao coração. Vênulas: Versão ramificada da veia, que ao longo do trajeto para o coração se transformam nas veias propriamente ditas. **ATENÇÃO! Artérias nem sempre irão transportar sangue arterial, ou veias sangue venoso! Artérias podem transportar também sangue venoso (ex: Artéria Pulmonar, que leva o sangue rico em CO2 para os pulmões) Veias podem transportar sangue arterial (ex: Veia Pulmonar, que traz o sangue rico em O2 dos pulmões para o coração.
  3. 3. Como o sangue retorna para o coração nas veias? ⇒ Pelas contrações do músculo, que permitem que o sangue desafie a gravidade ⇒ Com a ajuda das válvulas: elas impedem que haja o refluxo sanguíneo, pois só se abrem em um sentido. Principais veias e artérias & o trajeto do sangue Lado Direito: Veia Cava: Transporta sangue venoso (rico em CO2), trazendo o mesmo para o coração. Artéria Pulmonar: Conduz o sangue venoso recém-chegado para o pulmão. Lado Esquerdo: Veia Pulmonar: Carrega para o coração o sangue purificado vindo do pulmão, ou seja, o sangue arterial (rico com O2). Artéria Aorta: Artéria de extrema importância e bastante espessa, que atua na distribuição do sangue arterial para todo o resto do corpo. Artéria Coronária: São vasos que têm origem na artéria aorta e que levam sangue arterial para oxigenar o próprio coração (miocárdio). Movimentos do Coração: Sístole e Diástole Sístole = CONTRAÇÃO Diástole = RELAXAMENTO ➞ Quando a região do átrio entra em sístole (se contrai) a região do ventrículo entra em diástole (relaxa) e vice-versa.
  4. 4. Sistema Excretor Comparado O que são excretas*? São resíduos indesejáveis que são resultado das reações metabólicas, produzidos dentro das células. Ex: CO2, NH3 (amônia), etc. Esses resíduos muitas vezes são tóxicos para o organismo, necessitando que sejam eliminados. *Fezes não são consideradas excretas pois não são restos do metabolismo celular! *Fezes não são consideradas excretas pois Excretas Nitrogenadas (produzidos pela digestão das proteínas) A amônia (chamada de excreta nitrogenada por causa do nitrogênio existente na sua molécula) é um exemplo de excreta nitrogenada, bastante tóxica para o organismo. Por ser tão prejudicial, essa molécula pode ser transformada em estágios menos tóxicos, como a Uréia e o Ácido Úrico (essa transformação está diretamente relacionada com as quantidades de água de que dispõe o ser vivo). Os animais que produzem a amônia em seu estado puro são chamados amoniotélicos (ex: invertebrados aquáticos e peixes ósseos). Os que produzem a Uréia são chamados de uriotélicos (ex: anfíbios, mamíferos, anelídeos e peixes cartilaginosos) E os que produzem Ácido Úrico são chamados de uricotélicos (ex: aves, répteis) AMÔNIA – Mais tóxico URÉIA – Moderadamente tóxico ÁCIDO ÚRICO – Menos tóxico Obs: Quanto mais a amônia é transformada, mais gasto de energia para o organismo! Obs2: Quanto mais rica em proteínas é a minha alimentação, mais excretas nitrogenados eu produzo.
  5. 5. Invertebrados & Excreção Poríferos e Cnidários – Excretam amônia por difusão Platelmintos – Excretam amônia Nematelmintos – Excretam amônia pelos renetes (células específicas) Artrópodes (Insetos) – Excretam ácido úrico pelos Túbulos de Malpighi Artrópodes (Crustáceos) – Excretam amônia pelas Glândulas verdes Artrópodes (Aracnídeos) – Excretam ácido úrico pelas Glândulas Coxais Equinodermos – Excretam amônia pelas brânquias (não tem um sistema específico para excreção) Vertebrados Aquáticos & Excreção Condrictes – Peixes Cartilaginosos  Possuem rins (filtram o sangue do animal)  Tendem a armazenar ureia no organismo para se manterem isotônicos em relação ao ambiente (uremia fisiológica)  Eliminam ureia pela cloaca Osteíctes – Peixes Ósseos  Possuem rins (filtram o sangue do animal)  Eliminam amônia  Grande parte das excretas é eliminada pelas brânquias
  6. 6. 1. Os gráficos seguintes mostram as diferentes quantidades dos principais excretas nitrogenados eliminados por três classes de vertebrados a) Qual dos três animais tem maior gasto de energia para eliminar suas excretas nitrogenadas? Justifique sua resposta. b) Que pressão seletiva determinou a referida característica em seu metabolismo nitrogenado? Perguntas Osmorregulação: Peixes de Água Doce Esses tipos de peixe são sempre HIPERTÔNICOS em relação ao meio (água doce). Por causa disso, tendem a naturalmente ganhar água por osmose (não precisam beber água). Seus rins são bem desenvolvidos, capazes de eliminar excessos. Osmorregulação: Peixes de Água Salgada Esses tipos de peixe são sempre HIPOTÔNICOS em relação ao meio (água salgada). Por conta disso, a água que eles armazenam no corpo tende a ser perdida constantemente por osmose (precisam, portanto, beber água para repor). Rins poucos desenvolvidos (justamente para evitar maior perda de líquido).
  7. 7. 2. Marque a opção que apresenta a afirmativa correta com relação aos aparelhos excretores e respectivos tipos de excreção dos animais. a) A ureia, excretada pelos mamíferos é mais tóxica do que a amônia e o ácido úrico. b) A excreção de produtos nitrogenados sob a forma de ácido úrico provoca um maior gasto de água. c) Os restos nitrogenados podem ser reciclados por bactérias do ciclo do nitrogênio. d) Os animais terrestres geralmente excretam restos nitrogenados sob a forma de amônia. e) Os animais aquáticos geralmente excretam ácido úrico que possui alta solubilidade em água. 3. O esquema abaixo é referente ao coração de um mamífero: a) Que números indicam artérias e veias? b) Que números indicam vasos por onde circulam sangue arterial e sangue venoso? c) Qual desses vasos traz sangue dos pulmões? d) 4. Na linguagem comum é frequente dizer que as artérias carregam sangue arterial (rico em oxigênio) e as veias carregam sangue venoso (rico em carbônico). Essa caracterização é válida para qualquer vaso sanguíneo de um mamífero? Justifique sua resposta. 5. O sistema circulatório dos vertebrados é constituído por uma complexa rede de vasos sangüíneos distribuída por todo o corpo. a) Que tipo de vaso sanguíneo palpamos quando tomamos a pulsação de uma pessoa? O que significa essa pulsação? b) Diferencie veias de artérias. c) Descreva como o sangue flui através de uma veia. d) Quais são os vasos do sistema circulatório humano que realizam as trocas entre o sangue e os tecidos do corpo. e) Qual das quatro cavidades do coração humano apresenta parede mais espessa? Por quê?

×