Se ha denunciado esta presentación.
Utilizamos tu perfil de LinkedIn y tus datos de actividad para personalizar los anuncios y mostrarte publicidad más relevante. Puedes cambiar tus preferencias de publicidad en cualquier momento.

Boletim o pae setembro 2018

Boletim informativo

  • Sé el primero en comentar

  • Sé el primero en recomendar esto

Boletim o pae setembro 2018

  1. 1. 1 Refletindo com Herculano Pires: Se os espíritas soubessem o que é o Centro Espírita, quais são realmente a sua função e a sua significação, o Espiritismo seria hoje o mais impor- tante movimento cultural e espiritual da Terra. Mas o que fazemos, em todo este vasto continente espírita, é um imenso esforço de igrejificar o Espiritismo, de emparelhá-lo com as religiões decadentes e ultrapassadas, forman- do por toda parte núcleos místicos e, portanto, faná- ticos, desligados da reali- dade imediata. O Centro Espírita tornou-se uma espécie de sacristia leiga em que pa- dres e madres ignorantes indicavam aos pedintes o caminho do Céu. A cari- dade esmoler, fácil e barata, substi- tuiu as gordas e faustosas doações à Igreja. Deus barateara a entrada à entrada do Céu, e até mesmo os intelectuais que se aproximam do Espiritismo e que tem o senso críti- co se transformam em penitentes. Associações espíritas, promissora- mente organizadas, logo se transfor- mam em grupos de rezadores pedin- chões. O carimbo da igreja marcou fundo a nossa mentalidade em penú- ria. Essa tendência mística popular, carregada de superstições seculares, favorece a proliferação de pregado- res santificados, padres vieiras sem estalo, tribunos de voz empostada e gesticulação ensaiada. Toda essa carga morta esmaga o nosso movimento doutrinário e abre as suas portas para a infestação do sincretis- mo religioso afro-brasi- leiro, em que os deuses ingênuos da selva africa- na e das nossas selvas superam e absorvem os antigos e cansados deuses cristãos. A domes- ticação clerical dos espíritas amea- ças desfibrar todo o nosso povo, que por sua formação igrejeira tende a um tipo de alienação esquizofrênica que o Espiritismo sempre combateu, Informativo Mensal do Posto de Assistência Espírita - Ano IV, Número 36 - Agosto/2018. Igrejismo no Centro Espírita Editorial – Jorge Hessen, do Livro “O Centro Espírita”, Herculano Pires –Introdução, Ed. Paideia.
  2. 2. 2 desde a proclamação de fé racional, sempre no Kardec, contra a fé cega e incoerente, submissa e farisaica das pregações igrejeiras. Jesus ensinou a orar e vigiar, recomendou o amor e a bondade, pregou a humanidade, mas jamais aconselhou a viver de orações e la- múrias, santidade fingida, disfarçada em vãs aparências de humildade, que são sempre desmentidas pelas ambições e a arrogância incontrolá- veis do homem terreno. Para restabelecermos a verda- de espírita entre nós e reconduzir- mos o nosso movimento a uma po- sição doutrinária digna e coerente, é preciso compreender que a Doutrina Espírita é um chamado viril à dignida- de humana, à consciência do homem para deveres e compromissos no pla- no social e no plano espiritual, ambos conjugados em face das exigências da lei superior da evolução humana. Lembrando o Apóstolo Paulo, podemos dizer que os espíritas estão no momento exato em que precisam desmamar das cabras celestes para se alimentarem de alimentos sólidos. Os que desejam atualizar a Doutrina, devem antes cuidar de se atualiza- rem nela. Livro: Entender conversando Cap.1 “Temas atuais”, item 4 - Inexistência do mal, Chico Xavier, Ed. IDE. Sendo assim, o mal nunca vencerá o bem? O bem sanará o mal, porque este não existe; é o bem, o mal interpretado. Muitas vezes aquilo que julgamos como mal, daqui a dois, quatro, seis anos, é um bem. Um bem cuja extensão não con- seguimos avaliar. Portanto, o mal está muito mais na nossa impaciência, no nosso desequilíbrio quando exigimos determinadas concessões sem condições de obtê-las. De modo que o mal é como se fosse frio. Este existe porque o calor ainda não chegou. Mas chegando o aquecimento, o frio deixa de exis- tir. Se a treva aparece é porque a luz está demoran- do, mas quando acendemos a luz ninguém pensa mais nas trevas. Não creio na existência do mal em substância, isso é uma ficção. Refletindo com Emmanuel
  3. 3. 3 ............ Estudando com Kardec ............ Espaço da Codificação “O Espiritismo em sua mais simples expressão”, item 30, versão digital. “O Espiritismo não é uma luz nova, mas uma luz mais brilhante, porque surge de todos os pontos do globo, pela voz daqueles que viveram. Tornando evidente o que estava obscuro, põe fim às inter- pretações errôneas, e deve reunir os homens numa mesma crença, porque não há senão um só Deus, e suas leis são para todos; enfim, ele marca a era dos tempos preditos pelo Cristo e pelos profetas.” Por que muitas instituições religiosas perdem qualidade, quan- do crescem quantitativamente? O fenômeno é relativamente fácil de explicar: é um misto do orgulho humano com a falta do conhe- cimento cristão. Quando crescem, surgem as preocupações com a administra- ção, arrecadação de fundos, aquisição de maquinário, construção de salões (geralmente faustosos), com eleições, com o poder... A disputa hierárquica se estabelece e os “representantes” do Poder Divino aparecem. A ocupação do espaço pela “autoridade’’ substi- tui o sentimento de simplicidade evangélica e a vaidade pessoal se manifesta. Num mundo viciado como o nosso, os adeptos de todas as cren- ças, de uma forma geral, admiram o poder, aplaudem os “podero- sos”, porque também não têm consciência mais profunda do exato sentido dos princípios trazidos por Jesus Cristo. Quanto mais vaidoso, mais inseguro é o ser humano, necessi- tando do reconhecimento público, dos elogios, do comando para se realizar em suas fraquezas. Por isso, só o tíbio e o insensato lutam por cargos e se desespe- ram para mantê-los. O movimento espírita, em muitas instituições, Instituições religiosas: crescimentoebaixaqualidadeCarlos Augusto
  4. 4. 4 - Mural do DIJ/PAE - Matricule seu filho na evangelização do PAE. Turmas dos 3 aos 21 anos. Sábados das 18h às 19h. Conselho Diretor - Presidente: Jorge Hessen / Vice-Presidente: João Batista Secretário: Josias da Silva/2.º Secretário: Walter A. Costa/Tesoureira: Diomarsi Souza Conselho Fiscal - Wilson Barbosa, Jurandir Correia e Ismael de Jesus Editor - Jorge Hessen / Diagramador: Fabiano Augusto Site - Departamento de Formação Doutrinária - http://opaespirita.wixsite.com/opae Blog - http://paespirita.blogspot.com.br/ QNM 40 AE N.° 2, Taguatinga Norte/DF - Fone: (61) 3491-2552 Expediente Reuniões Públicas - Escala do Mês de Setembro SÁBADOS / 18 HORAS Dia Palestrante 01 - Verônica (CEPT) 08 - Wallid Koury (Cantinho da Fé) 15 - Nazareno Feitosa (FEDF) 22 - Fabiano Augusto (CEFE) 29 - Márcio Costa (Agenda Brasil) QUARTAS-FEIRAS / 20 HORAS Dia Palestrante 05 - Jorge Hessen (PAE) 12 - Edmar Jorge (CFRAT) 19 - Renata Dourado (Inst. Vida) 26 - Sérgio Rossi (CEPT) passa por essa fase. Chapas diversas disputam diretorias, nos mol- des deprimentes da política mundana. Há médiuns que “recebem mensagens’’ induzindo a escolha, identificando os protegidos de “Bezerra”, “Emmanuel”, “Ismael” e outros. Há, ainda, os que invo- cam encarnações passadas para justificarem suas pretensões. Os verdadeiros líderes, que contam com o apoio de elevados benfeitores, são aqueles que ocupam cargos sem ambicioná-los, tra- balham por amor e estudam com humildade. Não são arrogantes nem pretensiosos. Servem e passam, distribuindo sem contar o que dão. Não ofendem os companheiros nem os princípios imáculos da Doutrina. Eles são identificados pela nobreza do caráter, pela per- manente dedicação e pela simpatia que tipificam o equilíbrio neces- sário a qualquer nível de liderança.

    Sé el primero en comentar

    Inicia sesión para ver los comentarios

Boletim informativo

Vistas

Total de vistas

80

En Slideshare

0

De embebidos

0

Número de embebidos

4

Acciones

Descargas

0

Compartidos

0

Comentarios

0

Me gusta

0

×