Um leão estava dormindo e acordou com as cócegas que um ratinho lhe fazia ao correr no seu focinho. Com terrível rugido, o leão agarrou o importuno e ia devorá-lo, quando o ratinho disse:
Por favor, poupe minha vida! Eu saberei retribuir a sua generosidade! O rei dos animais achou graça da pretensão do insignificante ratinho. Como é que um camundongo tão pequeno poderia fazer alguma coisa em favor de uma fera tão poderosa?
Achou tanta graça que soltou o infeliz. Tempos depois, o leão caiu numa rede armada pelos caçadores e ali se debatia quando chegou o ratinho, atraído pelos rugidos. _ Espere um pouco! – disse o ratinho. E, roendo as malhas da rede, libertou o leão.
MORAL: “Na hora do perigo, os fracos podem ajudar os fortes” Fábulas de Esopo.
1. Quais são as personagens desta história e quais são as suas características? 2. Qual é o narrador do texto? Justifique sua resposta com um trecho retirado da fábula.
3. a. No primeiro momento da história qual era o desejo do leão em relação ao ratinho? 3.b. O que fez o leão mudar de idéia com relação ao seu primeiro desejo?
4.a. Segundo o texto, o ratinho conseguiu, finalmente, retribuir a generosidade do leão em deixá-lo livre. O que foi que o ratinho fez? 4.b. Normalmente nós achamos o leão forte, contudo, estando preso em uma armadilha por caçadores, ele acabou ficando fraco. Como você explica essa afirmação?
5. Como você explica a moral da fábula estudada? “Na hora do perigo, os fracos podem ajudar os fortes” 6.a. Leia a frase a seguir e depois faça o solicitado.“O rei dos animais achou graça da pretensão do insignificante ratinho”.
Localize, no Google, as palavras abaixo e anote o resultado da pesquisa . Pretensão Insignificante