Publicidad
Publicidad

Más contenido relacionado

Último(20)

Publicidad

Atendimento_Telefonico.pdf

  1. Conceitos Básicos O telefone toca e ... demora para atender! A impressão que se passa ao demorar para atender é que a empresa é desleixada, despreocupada com o atendimento da empresa. Não existe número certo de toques. O ideal é tentar atender o mais rápido possível. Ao atender o telefone: Alô??? Nunca dizer Alô ao atender o telefone dentro de uma empresa! Cumprimentos casuais não se encaixam no modelo de atendimento empresarial. O correto e ideal é dizer o nome da empresa + departamento + nome e sobrenome + saudação.
  2. Conceitos Básicos O tom da fala Manter o tom e a animação e entusiasmo da fala é imprescindível. Mas sem exageros. Educação sempre! Jamais falar de boca cheia, mascando chicletes, bebendo ou fumando. Manter a boca perto do fone sempre, garantindo que o cliente escute perfeitamente o que você está falando. Só aumente o tom de voz caso a ligação esteja muito longe ou quando for necessário. Volume e velocidade O volume da voz tem de ser agradável e audível. A velocidade deve ser normal. Nem devagar, nem rápido.
  3. Conceitos Básicos Espera muito longa Não é nada agradável para um cliente ficar esperando no telefone. Tenha em mãos os documentos e informações necessários para se atender bem a uma ligação. Papel e caneta, no mínimo, são imprescindíveis. Caso seja necessária a sua locomoção ou tempo para solucionar algo requisitado pelo cliente volte sempre a ele e dê opções, como por exemplo retornar mais tarde, ou deixar um contato para retorno. “Mas eu não tenho nada a ver com isso” Tem sim! E cliente irritado não é fácil. Mesmo que você não tenha absolutamente nada a ver mesmo com o problema em questão, dê toda a atenção necessária ao cliente. Lembre-se que ao atender o telefone e estabelecer contato com um cliente, você é a empresa e tem a responsabilidade de realizar um bom atendimento e acompanhar a solução do problema do cliente.
  4. Conceitos Básicos Gírias não! Nunca use gírias ou diminutivos como amigo, cara, queridinha, e etc. Seja formal, sem exageros. Dedicação ao cliente Sempre que um problema não puder ser solucionado na hora (tendo ou não a ver com o seu departamento / competência), marque um prazo limite para a solução. Anote o telefone do cliente e diga que retorna assim que possível. Caso o problema leve um tempo para ser solucionado ou você já tenha encaminhado para o setor responsável, retorne ao cliente para que ele esteja ciente de que você o atendeu bem. Saiba usar os recursos do telefone como o mudo, transferência e etc.
  5. Conceitos Básicos Obrigada (o), até logo e tchau!!! Nunca desligue antes do cliente. Após dizer até logo ele pode ter se lembrado de mais alguma coisa. Sempre espere que o cliente desligue. Atenção! Quando estiver ao telefone com um cliente dedique sua total atenção à ele. Não fale com mais de uma pessoa ao mesmo tempo, nem faça outras coisas ao falar com um cliente. Quando você está em um atendimento telefônico, o cliente é a única pessoa com quem você tem que desperdiçar atenção.
  6. Conceitos Básicos Caligrafia Quando anotar um recado anote-o de maneira legível, com todas as informações necessárias. Você ou até mesmo os outros podem não entender. Bom senso Nunca diga para um cliente que está procurando alguém que a pessoa em questão “ainda não chegou”. Isso dá a impressão de que a pessoa está batendo pernas por ai. Mesmo que seja isso, uma mentirinha não faz mal a ninguém nessas circunstâncias. Informação nunca é demais Jamais faça um cliente repetir tudo de novo, se ele já se explicou a alguém. Informe-se antes.
  7. E lembre-se que é melhor pecar pelo excesso do que pela falta. Texto preparado por Teorema Consultoria, baseado no vídeo “Erros e Acertos no Atendimento Telefônico”, da Linkquality TV Treinamento.
Publicidad