Se ha denunciado esta presentación.
Utilizamos tu perfil de LinkedIn y tus datos de actividad para personalizar los anuncios y mostrarte publicidad más relevante. Puedes cambiar tus preferencias de publicidad en cualquier momento.

GRALHA AZUL No. 80 - DEZEMBRO 2018

13 visualizaciones

Publicado el

BOLETIM GRALHA AZUL No. 80 DEZEMBRO 2018
SOBRAMES PR -

Publicado en: Educación
  • Sé el primero en comentar

  • Sé el primero en recomendar esto

GRALHA AZUL No. 80 - DEZEMBRO 2018

  1. 1. GRALHA AZUL - No. 80 - DEZEMBRO - 2018 - SOCIEDADE BRASILEIRA DE MÉDICOS ESCRITORES - SOBRAMES - PR GRALHA AZUL GRALHA AZUL EDITOR: SÉRGIO AUGUSTO DE MUNHOZ PITAKI - sergiopitaki@gmail.com Natural de Joinville (SC), o Dr. Wilson da Costa Cidral tinha completado 85 anos em junho. Formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Paraná em dezembro de 1959, registrando-se no CRM do Paraná em novembro de 1962. Em 2009, ao completar 50 anos de formado, foi distinguido com o Diploma de Mérito Ético-Profissional durante a solenidade do dia do médico. Casado com D. Maria José Cidral, ele faleceu no Hospital Nossa Senhora das Graças. Participou da 3a. Edição do Concurso Literário Médicos do Paraná, com o título “IMORTALIDADE”. Não chegou a ver seu trabalho publicado. Nesse sentido prestamos-lhe uma homenagem póstuma publicando-o nesta edição do boletim Gralha Azul. IMORTALIDADE "Um amigo meu confessou-se intrigado, por que Hermann Snellen, oftalmologista holandês inventor em 1862 da Tabela ocular que leva o seu nome, é mais conhecida no mundo, do que a Teoria da Relatividade de Einstein, do inventor da lâmpada incandescente Thomas Edison ou da penicilina, Alexander Fleming. A Tabela Ocular de Snellen que é um dos meios mais comuns de testar a acuidade de distância é conhecida de todos, até mesmo daqueles que nunca foram a um consultório oftalmológico ou fizeram o teste na escola. A pessoa se coloca a 6m da tabela e lê tantas letras quanto pode. Se puder ler, corretamente, todas as letras das primeiras oito linhas, sua acuidade de distância é considerada normal, ou 20/20. Se ler mais letras além dessas oito linhas, ela tem acuidade excepcional; caso leia menos de oito linhas, isso pode indicar a necessidade de usar óculos para miopia. Meu amigo continuou perguntando: Se alguém inventar um método que além da miopia, fornece indícios da presença de hipermetropia, de astigmatismo e de daltonismo? De que forma faria isso? Compactando a Tabela de Snellen, e usando apenas uma letra de cada tamanho para fazer o teste. E na hipermetropia? Utilizando um texto de letras miudinhas para a leitura a 40 cm de distância ou ícones como um telefone celular, um cachorro, um patinho ou um cavalo, para as crianças que não sabem ler.
  2. 2. GRALHA AZUL - No. 80 - DEZEMBRO - 2018 - SOCIEDADE BRASILEIRA DE MÉDICOS ESCRITORES - SOBRAMES - PR 2 E no astigmatismo? Com o teste de identificação das cores é diferente: o não daltônico vê o número 12 da Tabela de Ishiara e o daltônico não consegue identificar o número 16. Meu amigo não é oftalmologista e por essa razão recorre sempre ao seu colega de turma, o mais competente profissional que ele conhece, e do qual recebeu a sugestão e a ideia de realizar um censo visual escolar, ou seria melhor infantil (?), mais abrangente. As professoras e professores fazem os 4 testes, enviam aos oftalmologistas somente os casos suspeitos de deficiências visuais ou doenças dos olhos, triando e cadastrando de 10 a 15% das crianças em idade escolar, que, segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia apresentam problemas de visão que podem influenciar o comportamento e o desempenho escolar; ou seja, cerca de 4,5 milhões de crianças. Se extrapolarmos esses números para o universo global de crianças com problemas visuais, com certeza, meu amigo e seu colega de turma, se tornarão iguais a Hermann Snellen, 156 anos depois."
  3. 3. GRALHA AZUL - No. 80 - DEZEMBRO - 2018 - SOCIEDADE BRASILEIRA DE MÉDICOS ESCRITORES - SOBRAMES - PR 3 REUNIÃO DE NATAL - 2018 SOBRAMES PARANÁ
  4. 4. 4GRALHA AZUL - No. 80 - DEZEMBRO - 2018 - SOCIEDADE BRASILEIRA DE MÉDICOS ESCRITORES - SOBRAMES - PR POR ÚLTIMO MAS MUITO IMPORTANTE: FELICITAÇÕES À DIRETORIA SOBRAMES NACIONAL 2019-2020 - PRESIDENTE DR. https://youtu.be/2_X8zWe4CE4

×