Se ha denunciado esta presentación.
Utilizamos tu perfil de LinkedIn y tus datos de actividad para personalizar los anuncios y mostrarte publicidad más relevante. Puedes cambiar tus preferencias de publicidad en cualquier momento.

Computação básica - Hardware

402 visualizaciones

Publicado el

Publicado en: Tecnología
  • Sé el primero en recomendar esto

Computação básica - Hardware

  1. 1. Gabinete e Periféricos: Entrada, processamento, saída e armazenamento Hardware
  2. 2. - Um computador precisa de três componentes básicos: hardware, software e pessoas. - SOFTWARE ou PROGRAMA é um conjunto de instruções que orientam o computador a fazer tarefas necessárias e produzir os resultados necessários. As pessoas usam essa capacidade para algum propósito. - PROGRAMADOR: indivíduo que desenvolve programas de computador. - USUÁRIOS: são indivíduos que adquirem e utilizam os softwares.
  3. 3. - o computador é uma máquina que pode ser programada para aceitar dados (entrada), transformá-los em informação (saída) útil e armazená-los para proteção ou reutilização. - O processamento da entrada para a saída é conduzido pelo software, mas realizado pelo hardware. Os dispositivos de hardware conectados ao computador são chamados de equipamento periférico, que abrange todos os dispositivos de entrada, saída e armazenamento secundário.
  4. 4. - Quatro tipos principais de manipulação de dados: entrada, processamento, saída e armazenamento. O dispositivo de entrada envia dados à CPU A CPU executa instruções A memória mantém dados e programas em uso no momento O dispositivo de armazenamento secundário armazena dados e programas O dispositivo de saída disponibiliza os dados processados (as informações)
  5. 5. Saída Saída Saída Entrada armazenamento Entrada Entrada processamento 1 2 3 4 5 6 7 8
  6. 6. PROCESSADOR E MEMÓRIA É a CPU que transforma dados em informação. A memória do computador é conhecida como armazenamento primário, ou memória RAM (Random Access Memory). É composto por “pentes” de memória posta em slots no gabinete dos computadores. Quanto mais memória maior o desempenho. Guarda dados e informações de programas. É uma memória temporária, pois precisa de uma fonte de energia. Quando essa fonte é desligada, os dados se perdem. Pentes de memória RAM
  7. 7. ARMAZENAMENTO SECUNDÁRIO A mídia de armazenamento secundário mais comum nos computadores é o DISCO RÍGIDO (hard disk). Os dados armazenados nesses dispositivos não se perdem ao desligar o computador. Unidades de disco óptico: CD (compact disc) , DVD (Digital Versatile Disk), blu-ray Na leitura um raio é disparado perpendicularmente ao disco, é refletido de volta para o leitor e as variações em alto e baixo relevo ou pontos transparentes ou opacos provocam variações na leitura, criando uma sequência de 0 e 1 que representa o sinal digital.
  8. 8. Os discos ópticos para somente leitura são compostos de quatro camadas: • A primeira camada que contém o rótulo, podendo ser de papel ou impresso; • A segunda camada é feita de plástico e tem função protetora; • A terceira é uma camada refletiva com superfície contendo a informação em altos e baixos relevos; • A quarta camada é de policarbonato. µm (micrômetro) = 10-3milímetros
  9. 9. Nos discos graváveis ou regraváveis são seis camadas: • O rótulo; • Camada plástica protetora; • Camada refletiva com relevo plano; • Camada dielétrica para dissipar o calor do laser durante a gravação; • A camada gravável- regravável, transparente (contém pontos que ficam opacos com o laser, e/ou tornam a serem transparentes — nos discos regraváveis); • A camada final de policarbonato.
  10. 10. BLU-RAY O principal diferencial do Blu- ray em relação ao DVD é sua capacidade de armazenamento, que passa dos 9 GB do DVD dual layer para 25 GB em cada camada na nova mídia. Isso permite discos com 50 GB em duas camadas e até 128 GB em quatro camadas. Porém, a maioria dos leitores está limitada aos discos Blu-ray dual layer,
  11. 11. Memória Flash chip de memória de computador que mantém informações armazenadas sem a necessidade de uma fonte de energia. Ela é frequentemente usada em eletrônicos portáteis, tais como dispositivos de música digital (MP3), smartphones e câmeras digitais, bem como nos dispositivos de armazenamentos removíveis (os populares pendrives). Essa tecnologia também é usada para fazer o boot de computadores, além de compor cartões de memória, moldens e placas de vídeo.
  12. 12. TIPOS DE COMPUTADORES Computadores pessoais Os PCs são computadores de mesa (desktop) ou microcomputadores. -segunda linha (mais baratos) - Plena potência - Estações de trabalho (workstations)
  13. 13. Notebook - leves e portáteis - Atualmente a capacidade de memória e armazenamento dos notebooks são compatíveis com as dos desktops.
  14. 14. Supercomputadores São mais rápidos, podem processar trilhões de instruções por segundo.

×