Se ha denunciado esta presentación.
Utilizamos tu perfil de LinkedIn y tus datos de actividad para personalizar los anuncios y mostrarte publicidad más relevante. Puedes cambiar tus preferencias de publicidad en cualquier momento.
Tipos de aplicativos
SOFTWARE
- O software pode ser categorizado
como software de sistema e
software aplicativo.
- Pode ser usado para resolver um
probl...
SOFTWARE APLICATIVO
- Os softwares aplicativos podem ser
personalizados ou oferecidos em
pacotes.
- Grandes corporações co...
Instalando os softwares:
o primeiro passo para o uso do software é
sua instalação no computador. A
instalação geralmente s...
Os softwares de computador pessoal, em
sua maioria, são projetados para serem
amigáveis (user-friendly), ou até intuitivo.
Tipos de distribuição de softwares
Freeware: software disponibilizado gratuitamente
pelo autor para todos. É protegido por...
SOFTWARES PARA TAREFAS
Processador de texto/editoração eletrônica
O software de processamento de texto
permite basicamente...
Gerenciamento de banco de
dados
Gerenciamento de dados inter-
relacionados – manipula dados
de diversas maneiras (ex: Offi...
Gráficos
Pacotes de apresentação gráfica permite
a criação de apresentação de slides
contendo texto, imagens, gráficos,
ví...
Comunicações
Existem aplicativos específicos
para a comunicação entre
pessoas através de mensagens
de texto, voz (com o au...
Gerenciador de informação pessoal
Os recursos variam de acordo com o
produto, mas em geral possuem calendário
de compromis...
Suíte de programas de
escritório
Um grupo de aplicações
básicas de software
desenvolvidas para funcionar
em conjunto.
Vant...
EXERCÍCIO SALA: Pesquisar pelo menos cinco
softwares que se encaixem nas licenças
mencionadas (Freeware, Software de domín...
Próxima SlideShare
Cargando en…5
×

Computação básica - Software

363 visualizaciones

Publicado el

Publicado en: Tecnología
  • Sé el primero en comentar

  • Sé el primero en recomendar esto

Computação básica - Software

  1. 1. Tipos de aplicativos SOFTWARE
  2. 2. - O software pode ser categorizado como software de sistema e software aplicativo. - Pode ser usado para resolver um problema em particular ou para realizar uma tarefa específica.
  3. 3. SOFTWARE APLICATIVO - Os softwares aplicativos podem ser personalizados ou oferecidos em pacotes. - Grandes corporações contratam programadores para desenvolver um software personalizado, adaptado às necessidades da corporação. - Computadores pessoais: pacote de software ou software comercial. São vendidos em lojas especializadas ou baixados via internet.
  4. 4. Instalando os softwares: o primeiro passo para o uso do software é sua instalação no computador. A instalação geralmente salva uma série de arquivos que possibilitam o seu funcionamento no HD. Para instalar basta inserir o CD ou DVD de instalação ou executar o arquivo geralmente setup ou install baixado no computador. Quase sempre é oferecida uma configuração padrão e a possibilidade de instalação personalizada para usuários avançados.
  5. 5. Os softwares de computador pessoal, em sua maioria, são projetados para serem amigáveis (user-friendly), ou até intuitivo.
  6. 6. Tipos de distribuição de softwares Freeware: software disponibilizado gratuitamente pelo autor para todos. É protegido por direitos autorais, ou seja, o autor mantém a propriedade legal e pode impor restrições de uso. É permitido o uso, mas não a alteração. Software de domínio público: não é protegido por direitos autorais e pode ser usado, ou mesmo alterado, sem restrição alguma. Software aberto (open-source): é uma variação do freeware. Os desenvolvedores de software aberto, entretanto, disponibilizam o código fonte e, assim, podem modifica-lo, corrigir erros (bugs), aperfeiçoá- los, etc. Shareware: é distribuído gratuitamente, mas apenas durante um período experimental. Para continuar usando deverá ser pago uma taxa para registrá-lo.
  7. 7. SOFTWARES PARA TAREFAS Processador de texto/editoração eletrônica O software de processamento de texto permite basicamente criar, editar, formatar, armazenar e imprimir textos e elementos gráficos em um documento. É possível salvar os arquivos criados em disco e modificados depois.
  8. 8. Gerenciamento de banco de dados Gerenciamento de dados inter- relacionados – manipula dados de diversas maneiras (ex: Office Access). Pode armazenar dados, atualizá-los, manipulá-los, recuperá-los, relatá-los, em uma variedade de modos de visualização e imprimi-los. Útil para quem precisa cruzar um grande número de informações.
  9. 9. Gráficos Pacotes de apresentação gráfica permite a criação de apresentação de slides contendo texto, imagens, gráficos, vídeos e áudio. Softwares gráficos podem ser utilizados ainda para a criação de artes digitais, como ilustração digital, modelagem 3D, animação, etc.
  10. 10. Comunicações Existem aplicativos específicos para a comunicação entre pessoas através de mensagens de texto, voz (com o auxílio de microfone e caixas de som ou headphone) e através de vídeo com Webcam. A comunicação entre usuários distantes se dá através de conexão via internet.
  11. 11. Gerenciador de informação pessoal Os recursos variam de acordo com o produto, mas em geral possuem calendário de compromisso, catálogo de endereços, gerenciador de tarefas, bloco de notas e calculadora.
  12. 12. Suíte de programas de escritório Um grupo de aplicações básicas de software desenvolvidas para funcionar em conjunto. Vantagem da comunicação entre os aplicativos.
  13. 13. EXERCÍCIO SALA: Pesquisar pelo menos cinco softwares que se encaixem nas licenças mencionadas (Freeware, Software de domínio público, open-source, Shareware) e pelo menos um software para as tarefas de edição de texto, planilha, gerenciamento de banco de dados, gráficos, comunicações, gerenciamento de informação pessoal e suíte office. TRABALHO: resumo do capítulo 1 (página 12 a 23) e capítulo 2 (página 34 a 45) do livro introdução à Informática. Entregar escrito ou impresso até a próxima aula.

×