Se ha denunciado esta presentación.
Utilizamos tu perfil de LinkedIn y tus datos de actividad para personalizar los anuncios y mostrarte publicidad más relevante. Puedes cambiar tus preferencias de publicidad en cualquier momento.

Trabalho lobo ibérico 1

lobo ibérico

Libros relacionados

Gratis con una prueba de 30 días de Scribd

Ver todo
  • Sé el primero en comentar

Trabalho lobo ibérico 1

  1. 1. LOBO IBÉRICO Trabalho feito por: Afonso Moreira Nº1 5.ºF
  2. 2. Introdução O trabalho que vou fazer para a disciplina de Ciências da Natureza é sobre o Lobo Ibérico. Escolhi este animal porque é um animal muito importante na Península Ibérica e porque está em vias de extinção. Eu gosto muito de lobos porque são parecidos com o cão, mas muito mais perigosos.
  3. 3. Lobo Ibérico Nome vulgar: Lobo Ibérico. Nome Científico: Canis lupus signatus Habitat: O lobo ibérico tem um habitat muito diversificado, incluindo matas, florestas de carvalhos, campos de cultura, pastagens e matagais, onde se pode esconder. Em Portugal podemos encontrar o lobo ibérico nos distritos de Viana do Castelo e de Braga, província de Trás-os-Montes Montes e parte dos distritos de Aveiro, de Viseu e da Guarda.
  4. 4. Caraterísticas O lobo ibérico é um mamífero que tem as seguintes características: tem a cabeça grande e maciça, com orelhas triangulares relativamente pequenas e olhos oblíquos de cor amarelada. O focinho tem uma área clara, de cor branco- sujo, ao redor da boca. A pelagem vai do castanho amarelado ao acinzentado mesclado ao negro, particularmente sobre o dorso. O seu comprimento fica entre 1,40 m e 1,80 m. O peso dos machos entre 30 a 40 kg, e fêmeas entre 25 a 35 kg. Forma corporal O lobo tem cabeça, tronco e membros e quanto à simétrica, esta é simetria bilateral. Revestimento O revestimento do lobo é pele com pêlo. A pelagem é curta. No Verão o pêlo é curto predominando a coloração parda. Em Setembro/Outubro começa a surgir a pelagem de Inverno, com pêlos maiores e mais densos. A coloração dominante nesta época é acinzentada. O revestimento serve para manter a temperatura corporal.
  5. 5. Locomoção A corrida é a forma de locomoção dos lobos porque assentam no solo só as falanges dos dedos. Possui um corpo musculoso, membros longos, patas volumosas e uma enorme resistência física, São excelentes " corredores de fundo" . Percorrem distâncias incríveis. Alimentação É um animal essencialmente carnívoro.. As principais presas deste predador são o javali, o corço e o veado, enquanto que as presas domésticas mais comuns são os ovinos, os caprinos, os bovinos. Pode também alimentar-se de cadáveres de outros animais. Os lobos caçam em grupos que são as alcateias. Reprodução São animais vivíparos. Só atingem a maturidade sexual por volta dos 22 meses de idade. O dimorfismo sexual não é evidente . A época reprodutora vai de Janeiro a Março. A gestação dura 60 a 63 dias. As lobas têm filhotes uma vez por ano, nascendo três a sete crias por ninhada com pelagem negra e olhos fechados. Durante o aleitamento os machos caçam para as fêmeas.
  6. 6. Conclusão Depois de fazer este trabalho fiquei a conhecer melhor o lobo ibérico. Já sei onde vive, como se alimenta, como se reproduz, como se desloca e qual o seu revestimento. É um animal que está em vias de extinção, ou seja pode desaparecer, mas é preciso mantê-lo, porque é bom para a natureza.

×