Más contenido relacionado

Último(20)

CURSO JOGOS PEDAGÓGICOS.pptx

  1. JOGOS PEDAGÓGICOS E SUAS APLICAÇÕES EDUCAÇÃO INFANTIL, CRECHE E EDUCAÇÃO ESPECIAL COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DA SME 2015
  2. JOGOS 1) PRENDEDORES DE PALITO; 2) CORES E FORMAS GELADAS; 3) SEQUENCIANDO AS CORES; 4) SEQUENCIANDO CORES E FORMAS; 5) PONTOS COLORIDOS; 6) CONTAGEM COLORIDA; 7) ENCONTRE A COR; 8) ELÁSTICO DIVERTIDO; 9) PAPINHA PRA BOLINHA.
  3. PRENDEDORES DE PALITO
  4. • COMO JOGAR: Distribua 5 palitos para cada criança que estiver nessa mesinha. Em uma caixinha deixe os prendedores coloridos. Ao sinal as crianças devem prender os prendedores, nas respectivas cores dos palitos; • Faixa etária: a partir de 2 anos • Observação: para as crianças menores, o mais importante nesse momento é o trabalho com o movimento de pinça, porém já podem se familiarizar com o nome das cores.
  5. CORES E FORMAS GELADAS
  6. • COMO JOGAR: As crianças devem estar organizadas em mesinhas de 4 crianças. Cada criança receberá uma forminha com formas coloridas. Os círculos com as mesmas formas ficarão expostas em cima da mesa com a forma virada para baixo. Joga-se o dado para ver quem inicia a brincadeira (quem tirar o número maior). O vencedor desvira o primeiro círculo, se tiver a
  7. mesma cor e forma, coloca dentro da forminha, caso contrário, devolve o para que esse seja retirado novamente. • Faixa etária: a partir de 3 anos. • Observações: para as crianças menores explore apenas as cores e formas, uma da cada vez.
  8. SEQUENCIANDO AS CORES
  9. • COMO JOGAR: Essa atividade pode ser realizada individualmente, pois o objetivo é que a criança reconheça as cores e prenda o prendedor na cor correta. Disponibilize uma cartela para a criança e os prendedores. Essa irá “brincar” enquanto a professora faz mediações caso seja necessário. • Faixa etária: a partir de 3 anos. • Observação: para as crianças menores o mais
  10. SEQUENCIANDO CORES E FORMAS
  11. • COMO JOGAR: Essa atividade pode ser realizada individualmente, pois o objetivo é que a criança reconheça as cores, as formas geométricas e prenda o prendedor na cor/forma geométrica correta. Disponibilize uma cartela para a criança e os prendedores. A princípio a criança irá prender os prendedores nas respectiva cores e formas. • Faixa etária: a partir de 2 anos • Observação: para as crianças menores o mais
  12. importante nesse momento é o movimento de pinça, logo a seguir o reconhecimento de cores e só depois o reconhecimento das formas geométricas. Para as crianças que já reconhecem as cores e formas, o interessante é elaborar uma regra para que as crianças possam competir umas com as outras.
  13. PONTOS COLORIDOS
  14. • COMO JOGAR: Essa atividade deve ser realizada individualmente, pois o objetivo maior nesse momento é que a criança reconheça as cores e encontre a sequência correspondente a do deu palito. Essa é uma atividade que desenvolve a atenção, a coordenação óculo manual. • Faixa etária: a partir de 3 anos • Observações: a princípio disponibilizar apenas um palito, e aos poucos introduzir mais.
  15. CONTAGEM COLORIDA
  16. • COMO JOGAR: Essa atividade a princípio deve ser realizada individualmente, apenas com a intenção de reconhecimento das cores e contagem. Depois que as crianças já estão reconhecendo as cores e realizando a contagem termo a termo, disponibilize um tabuleiro por mesa e um dado de cores e números. As crianças, uma de cada vez devem jogar os dados. Cada criança ficará com uma cor. De acordo com a cor e o número que sair, devem pegar as pazinhas correspondentes e colocar no local indicado pela cor. Vence quem colocar primeiro todas as pazinhas.
  17. Essa atividade trabalha a adição e se for realizada de forma inversa poderá ser trabalhada a subtração. • Faixa etária: a partir de 2 anos • Observação: para as criança pequenas essa atividade além do reconhecimento das cores também é muito importante para desenvolver o trabalho com classificação. Conforme a criança for adquirindo os conceitos de classificação e contagem, é muito interessante introduzir a adição e subtração.
  18. ENCONTRE A COR
  19. • COMO BRINCAR: Essa atividade requer apenas habilidade em colocar as presilhas no cabo da colher de pau, de acordo com a cor correspondente. • Faixa etária: a partir de 1 ano
  20. ELÁSTICO DIVERTIDO
  21. • COMO BRINCAR: Essa atividade pode ser realizada individualmente, e requer apenas habilidade em colocar os elásticos coloridos no pote, abrindo-o para que encaixem. Por ser uma atividade que trabalha a coordenação motora, é bem interessante auxiliar os menores em um primeiro momento. • Faixa etária: a partir de 1 ano
  22. PAPINHA PRA BOLINHA
  23. • COMO BRINCAR: Essa atividade pode ser realizada individualmente quando o objetivo é apenas para abris a boca do bichinho e colocar comida, o que trabalha a coordenação motora. Quando a intenção for a contagem de bolinhas de alimento que o bichinho irá comer, pode ser realizado em grupo de 4 crianças, onde cada um receberá um bichinho e depois de alimentá-lo deverá contar quantas bolinhas cada um comeu. Vence aquele que mais bolinhas der para seu bichinho.
  24. • Faixa etária: a partir de 2 anos. • Observação: por se tratar de uma atividade que precisa de força para que a criança abra a boca da bolinha, fica a critério da profissional ver se a criança já é capaz ou não. Porém a é muito importante trabalhar com a criança o levar a colher a boca, cuidando para que não caiam bolinhas da colher. Quanto maior for a criança, maior será o desafio proposto pela professora.
  25. TRABALHO COM OS CRACHÁS * O crachá é um material portador de texto que deve ser usado diariamente em sala de aula de maneiras diferentes. SUGESTÕES DE USO: - Jogo da memória: é necessário ter dois crachás com o mesmo nome com a finalidade da criança encontrar o par. De início, o professor pode colocar três pares e posteriormente ir aumentando o grau de dificuldade, colocando mais nomes. - Jogo da velha: se os crachás de meninos e meninas forem diferentes, solicitar à criança que escolha 5 peças na qual uma criança joga de cada vez, formando o tabuleiro do jogo da velha. - Caça ao tesouro: a professora escolhe o ambiente escolar, escondendo os crachás e saindo com as crianças para a procura dos mesmos.