Publicidad

DE_NANDA.pptx

20 de Mar de 2023
Publicidad

Más contenido relacionado

Último(20)

Publicidad

DE_NANDA.pptx

  1. Diagnósticos de Enfermagem Docente: Isabely Pereira Cavalcante de Sousa E-mail: isabely_pc@yahoo.com.br
  2. Conceito  O Diagnóstico de Enfermagem constitui a segunda etapa do Processo de Enfermagem; Durante essa etapa , os dados coletados na investigação são analisados e interpretados criteriosamente; Os diagnósticos devem ser identificados e listados em ordem de prioridades, com base no grau de ameaças ao nível de bem-estar do paciente/cliente.
  3. Evolução Histórica dos diagnósticos de enfermagem  1950 -> Surge na literatura norte-americana o termo diagnóstico; 1953-> Vera Fry acrescentou a palavra “enfermagem” ao termo diagnóstico; 1973-> I Conferencia Nacional sobre Classificação de Diagnósticos de Enfermagem;
  4. 1982-> Foi criada a I Taxonomia da NANDA; 2000-> II Taxonomia da NANDA (acréscimos e modificações, tornando-se mais adequada para utilização). No Brasil, a expressão diagnósticos de enfermagem foi introduzida por Wanda A. Horta nos anos de 1960 e constituiu uma das etapas do Processo de Enfermagem.
  5. ESTRUTURA NANDA  A Estrutura da NANDA contém 7 eixos, 13 domínios, 47 classes e 201 diagnósticos de enfermagem (NANDA, 2011). Eixos: São representados nos diagnósticos de enfermagem, são eles: 1. Conceito Diagnóstico; 2. Sujeito do Diagnóstico; 3. Julgamento; 4. Localização; 5. Idade; 6. Tempo; 7. Situação do Diagnóstico.
  6. ESTRUTURA ATUAL 2015-2017 25 novos diagnósticos de enfermagem e 13 diagnósticos revisados, totalizando 235 diagnósticos- cada um baseado nas últimas evidências globais e aprovado por experts em diagnósticos, pesquisadores e educadores da enfermagem.
  7. Eixos 1. Conceito Diagnóstico: Elemento principal. Descreve a “reação humana” que é o elemento central do diagnóstico. Ex: Intolerância à Atividade; Sofrimento. 2. Sujeito do Diagnóstico: Para quem é atribuído o diagnóstico de enfermagem. Pode ser o indivíduo, família, comunidade. Obs: Quando o sujeito do diagnóstico não é enunciado com clareza, passa a ser o indivíduo automaticamente. Ex: Sofrimento ( sujeito -> indivíduo)
  8. 3. Julgamento: Descritor ou modificador que limita ou especifica o sentido do conceito diagnóstico (Baixo, Eficaz, Ineficaz, Deficiente, Excessivo, Prejudicado,etc). Ex: Memória Prejudicada Conceito Julgamento 4. Localização: Descreve as partes, regiões do corpo, funções relacionadas. São as seguintes localizações: Auditivo, Cardíaco, Oral, Pele, Renal, Urinário, Vascular, etc). 5. Idade: Refere-se a idade da pessoa que é o sujeito do diagnóstico (Feto, Neonato, Criança, Adulto, Idoso, etc).
  9. 6. Tempo: Descreve a duração do conceito diagnóstico ( Agudo, Crônico, Intermitente). 7. Situação do Diagnóstico: Refere-se a realidade ou potencialidade do problema( Real, De risco). IMPORTANTE!!!!  Um diagnóstico de enfermagem é construído por meio da combinação de valores (eixos) ;  O eixo 1 e o eixo 3 são componentes essenciais de um diagnóstico de enfermagem, os demais são utilizados sempre que relevantes para melhor clareza.
  10. Modelos de Diagnósticos de Enfermagem da NANDA  Disposição para enfrentamento familiar aumentado Eixo 1: Enfrentamento Eixo2: Familiar Eixo 3: Aumentado Eixo 4/ Eixo 5/ Eixo 6: ---- Eixo 7: Disposição para  Risco de comportamento infantil desorganizado Eixo 1: Comportamento Eixo 2: Infantil Eixo 3: Desorganizado Eixo 4/ Eixo 6: ---- Eixo 7: Risco de
  11. Domínios/ Classes A Taxonomia II da NANDA apresenta 13 domínios e 47 classes;  Domínio => Esfera de atividade, estudo ou interesse;  Classes=> Subdivisão de um grupo maior (domínio).
  12. Exemplos : Eliminação urinária prejudicada Domínio 3: eliminação e troca Classe 1: Função Urinária Ventilação Espontânea prejudicada Domínio 4: Atividade/Repouso Classe 4: Respostas cardiovasculares/ pulmonares  Risco de lesão Domínio 11: Segurança/ proteção Classe 2: lesão física
  13. Componentes Estruturais dos diagnósticos de enfermagem, NANDA
  14.  Título : Estabelece um nome para o diagnóstico, diz o que é. Ex: Integridade tissular prejudicada Insônia  Fatores Relacionados: fatores que aparecem para mostrar algum tipo de relacionamento com o diagnóstico de enfermagem, pode ser descrito como relacionados a ou associados a. Etiologia do problema, que pode ser fisiológica, psicológica, sociocultural, ambiental, espiritual. Ex: Integridade tissular prejudicada relacionada a imobilização física e circulação alterada ... Insônia relacionada a desconforto físico e ansiedade ...
  15.  Características Definidoras: São os sinais e sintomas, ou seja, as manifestações clinicas. Podem ser descritas como “evidenciadas por “ou “caracterizadas por “. Ex: Integridade tissular prejudicada relacionada a imobilização física e circulação alterada, evidenciada por tecido lesado. Insônia relacionada a desconforto físico e ansiedade evidenciada por relato de insatisfação com o sono (atual).
  16.  Fatores de Risco: Fatores que aumentam a vulnerabilidade de um indivíduo, de uma família ou comunidade a um evento insalubre. Ex: Risco de infecção relacionado a procedimentos invasivos (sonda vesical de demora, tubo endotraqueal, acesso venoso central em subclávia direita). Risco de desequilíbrio eletrolítico relacionado a diarreia e vômito.
  17. Tipos de diagnósticos de enfermagem segundo a NANDA
  18.  Diagnóstico de enfermagem real Descreve respostas humanas às condições de saúde/ processos vitais que existem de fato em um indivíduo, uma família ou uma comunidade no momento presente. Ex: Diarreia relacionada ao uso elevado de laxantes evidenciado por sete episódios de evacuações líquidas em 12h. Componentes dos diagnósticos de enfermagem reais Titulo diagnóstico Definição Fator Relacionado Características Definidoras
  19.  Diagnóstico de enfermagem de risco Descreve respostas humanas às condições de saúde que podem desenvolver-se em um indivíduo, uma família ou uma comunidade vulneráveis. Se sustenta por fatores de risco. Ex: Risco de integridade da pele prejudicada relacionada a imobilização física e circulação alterada. Componentes dos diagnósticos de enfermagem de risco Título diagnóstico Definição Fator de risco
  20.  Diagnóstico de enfermagem de bem-estar Descreve respostas humanas a níveis de bem-estar em um indivíduo, uma família ou uma comunidade. Ex: Comportamento de busca de saúde relacionado a autoestima elevada evidenciado por desejo expresso de buscar um nível mais elevado de bem-estar. Componentes dos diagnósticos de enfermagem de bem-estar Título diagnóstico Definição Fator relacionado Características Definidoras
  21. Dicas Importantes !!!  Os diagnósticos de enfermagem de risco não contem características definidoras, pois, se tais características existissem, seriam problemas reais e não apenas o risco de eles aparecerem. No diagnóstico de enfermagem pode haver mais de um fator relacionado e mais de uma característica definidora.  O fator relacionado devera ser a causa (etiologia) do problema em questão que desencadeia as características definidoras (sinais e sintomas).
  22. Como escolher o enunciado do D.E?  A definição do enunciado diagnóstico deve transmitir uma combinação de Características Definidoras e Fatores Relacionados. A definição de NÁUSEA é “sensação subjetiva desagradável, semelhante a uma onda , na parte de trás da garganta , do epigástrio ou no abdome , que pode levar ao impulso ou necessidade de vomitar”. EX: Mariana disse sentir-se “enjoada” e mostra outras características definidoras, com isso o enfermeiro pode verdadeiramente assegurar o respectivo diagnóstico a paciente.
  23. Conclusão  O uso dos Diagnósticos é fundamental para o futuro do atendimento em enfermagem baseado em evidências e realizado com profissionalismo.  Tem de ser prioridade por parte de todas as lideranças de enfermagem , viabilizando a prática da enfermagem , vital ao futuro de nossa profissão e a capacitação para um atendimento mais eficiente das necessidades dos pacientes.
  24. Obrigada!
Publicidad