SlideShare uma empresa Scribd logo
1 de 12
Baixar para ler offline
Atividade de Web Design Nome: Vinícius Duarte Guedes, 3ºC Professor: Gandhi Ferrari
Conceitos Imagem: Significa a representação visual de um objeto. Aristóteles considerava a imagem como sendo uma aquisição pelos sentidos, a representação mental de um objeto real, fundando a teoria do realismo. Imagem Digital: Uma imagem digital é a representação de uma imagem bidimensional usando números binários codificados de modo a permitir seu armazenamento transferência, impressão ou reprodução, e seu processamento por meios eletrônicos. Pixels: é o menor elemento num dispositivo de exibição (como por exemplo um monitor), ao qual é possível atribuir-se uma. De uma forma mais simples, um pixel é o menor ponto que forma uma imagem digital, sendo que o conjunto de milhares de pixels formam a imagem inteira.
Exemplo de imagem com pixel
Mapa de Bits: são imagens que contém a descrição de cada pixel, em oposição aos gráficos vetoriais. O tratamento de imagens deste tipo requer ferramentas especializadas, geralmente utilizadas em fotografia, pois envolvem cálculos muito complexos, como interpolação, etc. Resolução de imagem: descreve o nível de detalhe que uma imagem comporta. O termo se aplica igualmente a imagens digitais, imagens em filme e outros tipos de imagem. Resoluções mais altas significam mais detalhes na imagem. A resolução de imagem pode ser medida de várias formas. Basicamente, a resolução quantifica quão próximas as linhas podem ficar umas das outras e ainda assim serem visivelmente determinadas. Imagem Matricial:  é aquela que em algum momento apresenta uma correspondência bit-a-bit entre os pontos da imagem raster e os pontos da imagem reproduzida na tela de um monitor. Imagem Vetorial: é um tipo de imagem gerada a partir de descrições geométricas de formas, diferente das imagens chamadas mapa de bits, que são geradas a partir de pontos minúsculos diferenciados por suas cores. Uma imagem vetorial normalmente é composta por curvas, elipses, polígonos, texto, entre outros elementos, isto é, utilizam vetores matemáticos para sua descrição.
Como se captura uma imagem para o formatodigital? Scaneando fotos de negativos, slides ou impressões e usando uma câmera digital e fotográfica. Exemplo de imagem digital. Filme (A Era do Gelo 2)
Quais os formatos de imagens digitais maiscomuns? Define. JPEG- Joint Photographic Experts Group.  A extensão em DOS é "JPG". É o formato mais utilizado e conhecido atualmente. Quase todas as câmaras dão esta opção para guardar as imagens. Arquivo muito utilizado na Internet e em multimídia, por ter uma compactação excelente. TIFF - Tagged Image File Format. Arquivo padrão para impressão industrial (offset, fotogravura, flexogravura); também muito usado como opção nas câmaras fotográficas. É um formato de arquivos que praticamente todos os programas de imagem aceitam. Foi desenvolvido em 1986 pela Aldus e pela Microsoft numa tentativa de criar um padrão para imagens geradas por equipamentos digital. GIF - GraphicsInterchangeFormat. Criado para ser usado extensivamente na Internet. Suporta imagens animadas e 256 cores por frame. Foi substituído pelo PNG.
Continuando... BMP- Windows Bitmap. Normalmente usado pelos programas do Microsoft Windows. Não utiliza nenhum algorítimo de compreensão, daí esse formato apresentar as fotos com maior tamanho. SVG - ScalableVectorGraphics. É um formato vetorial, criado e desenvolvido pelo Word Wibe Web Consertion. PNG - Portable Network Graphics. É um formato livre de dados utilizado para imagens, que surgiu em 1996 como substituto para o formato GIF, devido ao fato de este último incluir algorítmos patenteados. Suporta canal alfa, não tem limitação da profundidade de cores, alta compressão (regulável).
Continuando... PCD - Kodak Photo CD. Este é um formato proprietário lançado pela Kodak, em 1992 como parte um sistema de digitalização e armazenamento de imagens para suprir a demanda no início da popularização das imagens digitais. Dessa forma, um rolo de filme era capturado por um scanner em imagens com 36 bits (12 bits por cor) e transformado em arquivos digitais por uma estação de tratamento chamada: Photo Imaging Workstation (PIW). DWG- AutoCAD drawing. Arquivos de texto no padrão ASCII utilizados para armazenar dados de programas CAD. RAW- Família de formatos de arquivo RAW. RAW refere-se à família de formatos de imagem RAW que são originados pela maioria das câmeras digitais profissionais. O formato RAW não é padronizado nem documentado, e difere de fabricante para fabricante.
Exemplo de imagem .jpeg
Quais os sistemas de cores utilizados noscomputadores? RGBé a abreviatura do sistema de cores aditivas formado por Vermelho (Red), Verde (Green) eAzul (Blue). O propósito principal do sistema RGB é a reprodução de cores em dispositivos eletrônicos como monitores de TV e computador, "datashows", scanners e câmeras digitais, assim como na fotografia tradicional. Em contraposição, impressoras utilizam o modelo CMYK de cores subtrativas. CMYK é a abreviatura do sistema de cores formado por Ciano (Cyan), Magenta (Magenta), Amarelo (Yellow) e Preto (black). A letra K no final significa Key pois o preto que é obtido com as três primeiras cores, CMY, não reproduz fielmente tons mais escuros, sendo necessário a aplicação de preto "puro". O CMYK funciona devido à absorção de luz, pelo que as cores que são vistas vêm da parte da luz que não é absorvida. Este sistema é empregado por imprensas, impressoras e fotocopiadoras para reproduzir a maioria das cores do espectro visível, e é conhecido como quadricromia . É o sistema subtrativo de cores, em contraposição ao sistema aditivo, o RGB.
Tabela de cores
Quais os programas de edição de imagens?Classifique-os em proprietários, livres e web 2.0. PhotoShop : Considerado o melhor editor de imagens do mundo. LIVRE PhotoFiltre : programa para edição e criação de imagens bem completo, leve e funcional. PROPRIETÁRIOS PhotoPlus: editor de imagens gratuito e bastante completo, semelhante ao PhotoShop. LIVRES Gimp : LIVRE Picnik : Web 2.0 Adobe FireWorks :PRORPIETÁRIO

Mais conteúdo relacionado

Mais procurados (19)

Aula 003 - Imagem, resolução e formatos
Aula 003 - Imagem, resolução e formatosAula 003 - Imagem, resolução e formatos
Aula 003 - Imagem, resolução e formatos
 
A Imagem Digital
A Imagem DigitalA Imagem Digital
A Imagem Digital
 
Tipos de imagens digitais
Tipos de imagens digitaisTipos de imagens digitais
Tipos de imagens digitais
 
Bitmap ou vetor?
Bitmap ou vetor?Bitmap ou vetor?
Bitmap ou vetor?
 
Aula fotografia digital
Aula fotografia digitalAula fotografia digital
Aula fotografia digital
 
2014 - Multimídia e Internet - 04 Imagem Digital - Bitmaps
2014 - Multimídia e Internet - 04 Imagem Digital - Bitmaps2014 - Multimídia e Internet - 04 Imagem Digital - Bitmaps
2014 - Multimídia e Internet - 04 Imagem Digital - Bitmaps
 
05 imagem digital
05   imagem digital05   imagem digital
05 imagem digital
 
Imagem Digital
Imagem DigitalImagem Digital
Imagem Digital
 
Resumo Produção Grafica
Resumo Produção GraficaResumo Produção Grafica
Resumo Produção Grafica
 
ComputaçãO GráFica Para Designers
ComputaçãO GráFica Para DesignersComputaçãO GráFica Para Designers
ComputaçãO GráFica Para Designers
 
Slide carla
Slide carlaSlide carla
Slide carla
 
Tamanho resolução
Tamanho resoluçãoTamanho resolução
Tamanho resolução
 
Imagens e Cores
Imagens e CoresImagens e Cores
Imagens e Cores
 
Imagem Digital - VETOR E BITMAP
Imagem Digital - VETOR E BITMAPImagem Digital - VETOR E BITMAP
Imagem Digital - VETOR E BITMAP
 
RADIOLOGIA DIGITAL
RADIOLOGIA DIGITALRADIOLOGIA DIGITAL
RADIOLOGIA DIGITAL
 
Bitmap x Vetor
Bitmap x VetorBitmap x Vetor
Bitmap x Vetor
 
Glossário do designers
Glossário  do designersGlossário  do designers
Glossário do designers
 
Formato Imagens
Formato ImagensFormato Imagens
Formato Imagens
 
Multimidia na educação
Multimidia na educaçãoMultimidia na educação
Multimidia na educação
 

Semelhante a Web Design Conceitos

Computação Gráfica - Introdução
Computação Gráfica - IntroduçãoComputação Gráfica - Introdução
Computação Gráfica - IntroduçãoDaniel Soto
 
ExercíCio Web Design
ExercíCio Web DesignExercíCio Web Design
ExercíCio Web DesignFranco Salles
 
Ti gimp
Ti   gimpTi   gimp
Ti gimp290839
 
Bidimensional, Tridimensional, Pixel, Compressão de Imagem, Arte Digital, Pix...
Bidimensional, Tridimensional, Pixel, Compressão de Imagem, Arte Digital, Pix...Bidimensional, Tridimensional, Pixel, Compressão de Imagem, Arte Digital, Pix...
Bidimensional, Tridimensional, Pixel, Compressão de Imagem, Arte Digital, Pix...Wesley Germano Otávio
 
Informática Aplicada - Introdução
Informática Aplicada - IntroduçãoInformática Aplicada - Introdução
Informática Aplicada - IntroduçãoMarcio Duarte
 
Multimídia - Imagens
Multimídia - ImagensMultimídia - Imagens
Multimídia - ImagensJean Pimentel
 
Fluxo digital na fotografia
Fluxo digital na fotografiaFluxo digital na fotografia
Fluxo digital na fotografiaCid Costa Neto
 
Representação de imagens em formato digital
Representação de imagens em formato digitalRepresentação de imagens em formato digital
Representação de imagens em formato digitalHelinton Bruce
 
Desktop publishing
Desktop publishingDesktop publishing
Desktop publishingUNESP
 
Comp Grafica
Comp GraficaComp Grafica
Comp Graficamartha
 
Aula 2 fotografia digital
Aula 2   fotografia digitalAula 2   fotografia digital
Aula 2 fotografia digitalVitor Braga
 
Aula2_3_MTM.ppt
Aula2_3_MTM.pptAula2_3_MTM.ppt
Aula2_3_MTM.pptGumboScout
 
Computação grafica
Computação graficaComputação grafica
Computação graficaLucas Castro
 
Imagem Digital S17
Imagem Digital S17Imagem Digital S17
Imagem Digital S17amarques_1
 

Semelhante a Web Design Conceitos (20)

Slide blog
Slide blogSlide blog
Slide blog
 
Slide blog
Slide blogSlide blog
Slide blog
 
Computação Gráfica - Introdução
Computação Gráfica - IntroduçãoComputação Gráfica - Introdução
Computação Gráfica - Introdução
 
ExercíCio Web Design
ExercíCio Web DesignExercíCio Web Design
ExercíCio Web Design
 
Ti gimp
Ti   gimpTi   gimp
Ti gimp
 
Edição de vídeos
Edição de vídeosEdição de vídeos
Edição de vídeos
 
aula1_2.pdf
aula1_2.pdfaula1_2.pdf
aula1_2.pdf
 
Bidimensional, Tridimensional, Pixel, Compressão de Imagem, Arte Digital, Pix...
Bidimensional, Tridimensional, Pixel, Compressão de Imagem, Arte Digital, Pix...Bidimensional, Tridimensional, Pixel, Compressão de Imagem, Arte Digital, Pix...
Bidimensional, Tridimensional, Pixel, Compressão de Imagem, Arte Digital, Pix...
 
Informática Aplicada - Introdução
Informática Aplicada - IntroduçãoInformática Aplicada - Introdução
Informática Aplicada - Introdução
 
Multimídia - Imagens
Multimídia - ImagensMultimídia - Imagens
Multimídia - Imagens
 
Fluxo digital na fotografia
Fluxo digital na fotografiaFluxo digital na fotografia
Fluxo digital na fotografia
 
Representação de imagens em formato digital
Representação de imagens em formato digitalRepresentação de imagens em formato digital
Representação de imagens em formato digital
 
Desktop publishing
Desktop publishingDesktop publishing
Desktop publishing
 
07 pre impressao
07 pre impressao07 pre impressao
07 pre impressao
 
Digital Definitivo
Digital DefinitivoDigital Definitivo
Digital Definitivo
 
Comp Grafica
Comp GraficaComp Grafica
Comp Grafica
 
Aula 2 fotografia digital
Aula 2   fotografia digitalAula 2   fotografia digital
Aula 2 fotografia digital
 
Aula2_3_MTM.ppt
Aula2_3_MTM.pptAula2_3_MTM.ppt
Aula2_3_MTM.ppt
 
Computação grafica
Computação graficaComputação grafica
Computação grafica
 
Imagem Digital S17
Imagem Digital S17Imagem Digital S17
Imagem Digital S17
 

Web Design Conceitos

  • 1. Atividade de Web Design Nome: Vinícius Duarte Guedes, 3ºC Professor: Gandhi Ferrari
  • 2. Conceitos Imagem: Significa a representação visual de um objeto. Aristóteles considerava a imagem como sendo uma aquisição pelos sentidos, a representação mental de um objeto real, fundando a teoria do realismo. Imagem Digital: Uma imagem digital é a representação de uma imagem bidimensional usando números binários codificados de modo a permitir seu armazenamento transferência, impressão ou reprodução, e seu processamento por meios eletrônicos. Pixels: é o menor elemento num dispositivo de exibição (como por exemplo um monitor), ao qual é possível atribuir-se uma. De uma forma mais simples, um pixel é o menor ponto que forma uma imagem digital, sendo que o conjunto de milhares de pixels formam a imagem inteira.
  • 3. Exemplo de imagem com pixel
  • 4. Mapa de Bits: são imagens que contém a descrição de cada pixel, em oposição aos gráficos vetoriais. O tratamento de imagens deste tipo requer ferramentas especializadas, geralmente utilizadas em fotografia, pois envolvem cálculos muito complexos, como interpolação, etc. Resolução de imagem: descreve o nível de detalhe que uma imagem comporta. O termo se aplica igualmente a imagens digitais, imagens em filme e outros tipos de imagem. Resoluções mais altas significam mais detalhes na imagem. A resolução de imagem pode ser medida de várias formas. Basicamente, a resolução quantifica quão próximas as linhas podem ficar umas das outras e ainda assim serem visivelmente determinadas. Imagem Matricial: é aquela que em algum momento apresenta uma correspondência bit-a-bit entre os pontos da imagem raster e os pontos da imagem reproduzida na tela de um monitor. Imagem Vetorial: é um tipo de imagem gerada a partir de descrições geométricas de formas, diferente das imagens chamadas mapa de bits, que são geradas a partir de pontos minúsculos diferenciados por suas cores. Uma imagem vetorial normalmente é composta por curvas, elipses, polígonos, texto, entre outros elementos, isto é, utilizam vetores matemáticos para sua descrição.
  • 5. Como se captura uma imagem para o formatodigital? Scaneando fotos de negativos, slides ou impressões e usando uma câmera digital e fotográfica. Exemplo de imagem digital. Filme (A Era do Gelo 2)
  • 6. Quais os formatos de imagens digitais maiscomuns? Define. JPEG- Joint Photographic Experts Group. A extensão em DOS é "JPG". É o formato mais utilizado e conhecido atualmente. Quase todas as câmaras dão esta opção para guardar as imagens. Arquivo muito utilizado na Internet e em multimídia, por ter uma compactação excelente. TIFF - Tagged Image File Format. Arquivo padrão para impressão industrial (offset, fotogravura, flexogravura); também muito usado como opção nas câmaras fotográficas. É um formato de arquivos que praticamente todos os programas de imagem aceitam. Foi desenvolvido em 1986 pela Aldus e pela Microsoft numa tentativa de criar um padrão para imagens geradas por equipamentos digital. GIF - GraphicsInterchangeFormat. Criado para ser usado extensivamente na Internet. Suporta imagens animadas e 256 cores por frame. Foi substituído pelo PNG.
  • 7. Continuando... BMP- Windows Bitmap. Normalmente usado pelos programas do Microsoft Windows. Não utiliza nenhum algorítimo de compreensão, daí esse formato apresentar as fotos com maior tamanho. SVG - ScalableVectorGraphics. É um formato vetorial, criado e desenvolvido pelo Word Wibe Web Consertion. PNG - Portable Network Graphics. É um formato livre de dados utilizado para imagens, que surgiu em 1996 como substituto para o formato GIF, devido ao fato de este último incluir algorítmos patenteados. Suporta canal alfa, não tem limitação da profundidade de cores, alta compressão (regulável).
  • 8. Continuando... PCD - Kodak Photo CD. Este é um formato proprietário lançado pela Kodak, em 1992 como parte um sistema de digitalização e armazenamento de imagens para suprir a demanda no início da popularização das imagens digitais. Dessa forma, um rolo de filme era capturado por um scanner em imagens com 36 bits (12 bits por cor) e transformado em arquivos digitais por uma estação de tratamento chamada: Photo Imaging Workstation (PIW). DWG- AutoCAD drawing. Arquivos de texto no padrão ASCII utilizados para armazenar dados de programas CAD. RAW- Família de formatos de arquivo RAW. RAW refere-se à família de formatos de imagem RAW que são originados pela maioria das câmeras digitais profissionais. O formato RAW não é padronizado nem documentado, e difere de fabricante para fabricante.
  • 10. Quais os sistemas de cores utilizados noscomputadores? RGBé a abreviatura do sistema de cores aditivas formado por Vermelho (Red), Verde (Green) eAzul (Blue). O propósito principal do sistema RGB é a reprodução de cores em dispositivos eletrônicos como monitores de TV e computador, "datashows", scanners e câmeras digitais, assim como na fotografia tradicional. Em contraposição, impressoras utilizam o modelo CMYK de cores subtrativas. CMYK é a abreviatura do sistema de cores formado por Ciano (Cyan), Magenta (Magenta), Amarelo (Yellow) e Preto (black). A letra K no final significa Key pois o preto que é obtido com as três primeiras cores, CMY, não reproduz fielmente tons mais escuros, sendo necessário a aplicação de preto "puro". O CMYK funciona devido à absorção de luz, pelo que as cores que são vistas vêm da parte da luz que não é absorvida. Este sistema é empregado por imprensas, impressoras e fotocopiadoras para reproduzir a maioria das cores do espectro visível, e é conhecido como quadricromia . É o sistema subtrativo de cores, em contraposição ao sistema aditivo, o RGB.
  • 12. Quais os programas de edição de imagens?Classifique-os em proprietários, livres e web 2.0. PhotoShop : Considerado o melhor editor de imagens do mundo. LIVRE PhotoFiltre : programa para edição e criação de imagens bem completo, leve e funcional. PROPRIETÁRIOS PhotoPlus: editor de imagens gratuito e bastante completo, semelhante ao PhotoShop. LIVRES Gimp : LIVRE Picnik : Web 2.0 Adobe FireWorks :PRORPIETÁRIO