Onu

629 visualizaciones

Publicado el

  • Sé el primero en comentar

  • Sé el primero en recomendar esto

Onu

  1. 1. Secretário-Geral
  2. 2. O secretário-geral é nomeado pela Assembleia Geral, depois de ter sido recomendado pelo Conselho de Segurança. A seleção pode ser vetada por qualquer membro do Conselho de Segurança, e a Assembleia Geral pode, teoricamente, substituir a recomendação do Conselho de Segurança se uma maioria de votos não for atingida, embora isso não tenha acontecido até agora. Não há nenhum critério específico para o cargo, mas ao longo dos anos, admitiu-se que o cargo será realizado por um ou dois mandatos de cinco anos, que o cargo deve ser nomeado com base no sistema de rotação geográfica e que o secretário-geral não deve ser originário de um dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança.
  3. 3. Assembleia Geral
  4. 4. Todos os Membros da ONU possuem uma representação na Assembleia Geral, quase que um Parlamento. Cada membro possui direito a um único voto, as mais importantes decisões são resolvidas com a aprovação de 2/3 ou de 3/5 da maioria, dentre essas decisões encontramos: recomendações sobre paz e segurança, admissão de novos membros, finanças da ONU e das Operações de Paz.
  5. 5. Conselho de Segurança
  6. 6. Através da Carta das Nações Unidas, o Conselho de Segurança é o órgão responsável por todas as questões pertinentes à manutenção da paz e segurança internacional. O único órgão que permanece em constantes sessões, podendo se encontrar a qualquer hora do dia ou da noite, uma vez que a paz mundial esteja ameaçada. Mesmo possuindo algumas sessões fechadas, o Conselho vem se esforçando para realizar maiores “Consultas de Todo”, isto ocorre em sessões onde todos possuem poder de voz, com certas limitações.
  7. 7. Ao todo são 15 membros no Conselho, sendo 5 cadeiras permanentes (China, França, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos) e 10 membros rotativos que são eleitos pela Assembleia Geral, por um período de 2 anos. A presidência no Conselho de Segurança se modifica a cada mês. Nos últimos 2 anos, a reforma do Conselho de Segurança vem aparecendo com frequência na pauta de discussões dos Estados Membros.
  8. 8. Membros atuais do Comitê de Segurança •Angola •Chade •Chile •Espanha •Jordânia •Lituânia •Malásia •Nigéria •Nova Zelândia •Venezuela
  9. 9. Conselho Socioeconômico
  10. 10. O ECOSOC é responsável pela coordenação dos trabalhos econômicos-sociais da ONU e de seu sistema. É o fórum central das discussões sobre a economia internacional, assuntos sociais e também pela formulação de recomendações políticas que visem auxiliar o incremento da cooperação internacional para o desenvolvimento. Também é responsável por consultas junto às ONGs, realizando assim, uma ligação vital entre a ONU e a sociedade civil.
  11. 11. O ECOSOC possui 54 membros eleitos pela Assembleia Geral, por um período de 3 anos. Os encontros ocorrem a cada mês, alternando anualmente entre Nova York e Genebra. Desde 1998 o ECOSOC ampliou sua agenda de discussões, passando a tratar de assuntos humanitários.
  12. 12. Conselho de Tutela
  13. 13. O Conselho de Tutela foi estabelecido a fim de promover a supervisão internacional para os 11 territórios sob tutela. Ao mesmo tempo buscava assegurar que os procedimentos corretos fossem tomados para a preparação de um governo próprio ou independente. Em 1994 todos os territórios sob tutela haviam alcançado um governo próprio ou independente, tanto como Estados separados, ou juntando-se a países vizinhos. Após ter completado seu trabalho o Conselho de Tutela teve suas funções suspensas. Hoje o Conselho é constituído pelos cincos membros do Conselho de Segurança e poderá se reunir quando necessário, após uma modificação no seu regulamento.
  14. 14. Corte Internacional de Justiça
  15. 15. A Corte Internacional de Justiça é o principal órgão da ONU. É formada por 15 juízes eleitos pela Assembleia Geral e pelo Conselho de Segurança, em votações independentes. Todos os membros das Nações Unidas que são de fato parte do Estatuto da Corte podem recorrer a ela. Em condições determinadas pela Assembleia Geral, um Estado que não seja Membro da ONU pode se tornar parte, com recomendação do Conselho de Segurança. O órgão também proporciona sugestões e direcionamentos para a Assembleia Geral e para o Conselho de Segurança, quando solicitado.
  16. 16. Secretariado
  17. 17. O Secretariado é responsável pelo trabalho substantivo e administrativo da ONU, de acordo com as orientações da Assembleia Geral, do Conselho de Segurança e de outros órgãos. Tem como o responsável o Secretário-Geral, que aponta o efetivo adicional conforme indicação do corpo administrativo.

×