Se ha denunciado esta presentación.
Utilizamos tu perfil de LinkedIn y tus datos de actividad para personalizar los anuncios y mostrarte publicidad más relevante. Puedes cambiar tus preferencias de publicidad en cualquier momento.

Futurismo

49 visualizaciones

Publicado el

Movimento que se inicia com o século XX agressivamente dirigido para o futuro, pregando a destruição da arte anterior (inclusive simbolista, impressionista, naturalista etc.) esp. em seu individualismo e sentimentalismo, cultuando em contrapartida a mudança, a invenção, a velocidade, a produção, a máquina, a glorificação do patriotismo e da guerra, as multidões etc. [Surge com o Manifesto do Futurismo do poeta italiano F.T. Marinetti 1876-1944publicado no Le Figaro em 1909.]

Publicado en: Educación
  • Sé el primero en comentar

Futurismo

  1. 1. Adilson Motta, 2013
  2. 2. FUTURISMO Movimento que se inicia com o século XX agressivamente dirigido para o futuro, pregando a destruição da arte anterior (inclusive simbolista, impressionista, naturalista etc.) esp. em seu individualismo e sentimentalismo, cultuando em contrapartida a mudança, a invenção, a velocidade, a produção, a máquina, a glorificação do patriotismo e da guerra, as multidões etc. [Surge com o Manifesto do Futurismo do poeta italiano F.T. Marinetti 1876-1944publicado no Le Figaro em 1909.] • Futurismo é um movimento artístico moderno que surgiu nos primeiros anos do século XX, e que defendia o fim do moralismo, negando o passado e ovacionando a revolução tecnológica e industrial. • Este movimento se consolidou a partir da publicação do Manifesto Futurista, autoria do poeta italiano Filippo Tommaso Marinetti (1876 – 1944), em 20 de fevereiro de 1909, no jornal francês Le Figaro.
  3. 3. Desvalorização da tradição.
  4. 4. Quebra com a arte do passado.
  5. 5. Pinturas com cores vivas e contrastes.
  6. 6. Recorrências em temas de forças dinâmicas como automóveis e máquinas.
  7. 7. Aspectos da era moderna em contraste com o tradicional estampado.
  8. 8. Valorização da luz e do movimento dinâmico.
  9. 9. Elementos da era moderna e suas multiformas.
  10. 10. Quebra com a arte do passado e novas formas.
  11. 11. O modernismo e suas formas – presença da máquina.
  12. 12. REFERÊNCIAS SOARES, José Pedro Sousa. Os movimentos contestatórios da juventude. 2013.

×