Publicidad

MNPS-CAT3D e StereoCheck com hardware MACOM MA-2000

Medical Physicist at Mevis infomatica Medica en MEVIS Informática Médica Ltda.
29 de Apr de 2016
Publicidad

Más contenido relacionado

Presentaciones para ti(20)

Publicidad

Más de Armando Alaminos Bouza(17)

Publicidad

MNPS-CAT3D e StereoCheck com hardware MACOM MA-2000

  1. Planejamento Cirúrgico com Sistema Estereotáxico MACOM assistido pelo software MNPS-CAT3D. App de verificação StereoCheck. Armando Alaminos Bouza. M.Sc. Físico, Especialista em Física Médica. Mevis Informática Médica LTDA. (Macom mod. MA-2000. Registro ANVISA 10243070049)
  2. MNPS : Mevis Neurosurgery Planning System Pré-planejamento e avaliação pós-cirúrgica em estereotaxia. Suporte para quase todos os aparelhos comuns no mercado de estereotaxia. É uma aplicação para desktop que roda sob sistema operacional Windows, desde XP até Windows 10. Módulos para biopsias, registro e fusão de imagens, neurocirurgia funcional, braquiterapia e radiocirurgia. O núcleo do código MNPS tem 25 anos de evolução, junto com a própria historia da estereotaxia baseada em CT e MRI.
  3. Documentação recomendada para operar o MNPS: - Getting Started with MNPS: http://www.slideshare.net/alabouza/mnps-getting- startedenglish - MNPS: Mevis Neurosurgery Planning System Overview. http://www.slideshare.net/alabouza/mnps-slides-presentation - “Imaging, Stereotactic Space and Targeting in Functional Neurosurgery”. By Armando Alaminos Bouza. Chapter in “Functional Neurosurgery”, first edition. Editor: Arthur Cukiert (2013) https://www.researchgate.net/publication/265727742_Imaging_Stereotactic_Space_and_ Targeting_in_Functional_Neurosurgery - Manual de Instruções Conjunto Estereotáxico MACOM. http://www4.anvisa.gov.br/base/visadoc/REL/REL[38596-1-13144].PDF Outros documentos relacionados estão disponíveis online em www.slideshare.net e www.researchgate.net
  4. MNPS : Importando imagens do paciente. Suporte a Dicom e NIfTI standards. CT, MRI, PET, etc.
  5. Criando um novo plano
  6. Registro das imagens. “Image registration”
  7. Registro baseado em pontos localizadores. Estes pontos são geralmente chamados “fiducials” Detecção automática dos fiducials. O operador é obrigado a confirmar a posição dos localizadores. O frame MACOM contem 3 fiducials em forma de “N” (“N” shaped)
  8. Concluído o registro, todo pixel nas imagens tem as suas coordenadas cartesianas computadas continuamente. Observar nos detalhes as coordenadas estereotáxicas 3D
  9. Vista quase frontal Vista quase lateral Z X Y Z Y X Direita frontal Como esta orientado o sistema de coordenadas estereotáxicas Macom ?
  10. Como calcular o Z em imagem 2D com fiducials do tipo “N” ? Z = H (d / D) se o H for expressado em mm o Z resulta em mm também. No caso do Macom H = 140.0 mm Para a geometria do Macom, se o plano de corte da CT for rigorosamente paralelo ao frame, H = D resultando que o Z é igual a d.
  11. Estereotaxia não é apenas o alvo, o trajeto também é importante ! POI de entrada POI alvo
  12. Estereotaxia não é apenas o alvo, o trajeto faz diferença !
  13. A escolha de um bom trajeto é importante para reduzir as probabilidades de complicações cirúrgicas.
  14. Explorando o trajeto com a reconstrução “Probe – View” do MNPS
  15. A cirurgia estereotáxica moderna depende fortemente do registro e fusão multimodal de imagens. Permite reunir em uma imagem o melhor de técnicas totalmente diferentes.
  16. Neurocirurgia funcional é outra área dinâmica que demanda técnicas avançadas de pré-planejamento e controle intraoperatório.
  17. MNPS, a ajuda que vem dos atlas de estereotaxia. Mapas vetorizados para facilitar ajustes a anatomia do paciente. Múltiplos atlas.
  18. Seja qual for o seu método primário para calcular coordenadas estereotáxicas é recomendado utilizar um sistema independente de cálculo para evitar erros acidentais.
  19. App para verificação independente de coordenadas estereotáxicas. StereoCheck StereoCheck é uma App para iOS, com suporte a diversos aparelhos de estereotaxia NOTA: StereoCheck não é método de cálculo primário, é um sistema de verificação.
  20. StereoCheck. Seqüencia de operação
  21. Selecionar imagem do rolo Localizar fiducials Localizar fiducials com zoom
  22. • Comparar resultados entre o método primário de cálculo e os valores gerados pelo StereoCheck. • Caso a diferença ultrapasse uma tolerância (exemplo: 2 mm) devemos investigar a fonte do erro. • Após conseguir coerência dentro da margem de tolerância, prosseguir com a cirurgia. Neste exemplo o erro total foi 0.3 mm
  23. Conclusões: - A técnica moderna de neurocirurgia estereotáxica tem forte dependência dos sistema computadorizados de planejamento. - O sistema Macom conta com um sistema de planejamento maduro e rico em recursos para diversas aplicações da estereotaxia, o MNPS. - Para operar o MNPS é necessário um treinamento específico. Nesta aula apenas apresentamos uma panorâmica de alguns recursos. - Para melhorar a segurança dos procedimentos devemos realizar uma verificação de coordenadas independente. O Sistema Macom conta com o StereoCheck para executar a verificação.
Publicidad