Publicidad

Processo cientifico

Professor de Ciências en E.E. Professor José Duarte Junior
26 de Aug de 2010
Publicidad

Más contenido relacionado

Publicidad

Processo cientifico

  1. PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO DE PESSOAS METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Prof. Ms. Alfonso Gómez Paiva [email_address] SÃO PAULO 2010
  2. METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA MÁSCARA TIKUNA Amazonas - 51 x 28 x 32 cm OBJETIVOS GERAIS Contribuir com a formação científica de especialistas da área de gestão considerando a função social da Ciência na contemporaneidade. Desenvolver habilidades e competências necessárias para a iniciação do trabalho científico e elaboração da monografia de curso.
  3. Cronograma & Avaliação METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
  4. Prof. Ms. Alfonso Gómez Paiva [email_address] PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO DE PESSOAS Metodologia da Pesquisa Científica ETAPAS DO PROCESSO CIENTÍFICO CONCEPÇÃO DE CIÊNCIA E AS NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA SÃO PAULO 2010
  5. METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA O que é Ciência?
  6. CIÊNCIA A palavra é de origem latina ( scientia ), que significa conhecimento. Segundo o dicionário Aulete, é a “ atividade humana baseada em conceitos e princípios desenvolvidos racionalmente e na utilização de um método definido, por meio do qual se produzem, se testam e se comprovam conhecimentos considerados objetivos e de validade geral ”
  7. CIÊNCIA Para Bizzo (2002) trata-se de uma “ postura, uma forma de planejar e coordenar pensamento e ação diante do desconhecido ”, no sentido de desvendar, descobrir, solucionar o problema, o mistério. Para Kourganoff (1990), “ é o conjunto de investigações, operações e trabalhos intelectuais ou práticos que tenham como objetivo a descoberta de novos conhecimentos, a invenção de novas técnicas e a exploração ou a criação de novas realidades ”.
  8. O CONHECIMENTO CIENTÍFICO É um produto resultante da investigação científica que surge, por exemplo, da necessidade de: > encontrar soluções para problemas de ordem prática da vida diária > do desejo de fornecer explicações sistemáticas que possam ser testadas e criticadas através de provas empíricas e da discussão intersubjetiva.
  9. -não convive com contradições sobre o mesmo fato. -utiliza terminologias para conceituar. -busca generalizar as afirmações. -é produzido a partir de outros. -desenvolve-se a partir de problemas, por meio de metodologia adequada. O CONHECIMENTO CIENTÍFICO
  10. TIPOS DE PESQUISA CIENTÍFICA
  11. A pesquisa científica pode ser classificadas por meio de vários critérios. No slide anterior o critério foi a aplicação do conhecimento produzido. Segundo os objetivos gerais a pesquisa pode ser: TIPOS DE PESQUISA CIENTÍFICA
  12. TIPOS DE PESQUISA CIENTÍFICA Exploratória >Familiarizar-se com o problema >Elaborar hipóteses Descritiva >Descrever a população ou o fenômeno >Estabelecer relações Explicativa >Identificar fatores que contribuem para a ocorrência do fenômeno >Aprofundar o conhecimento da realidade
  13. Outra forma de classificar a pesquisa é segundo o processo de coleta de dados: Bibliográfica Documental Experimental Ex-post-facto Levantamento Estudo de Caso Pesquisa-ação Participante TIPOS DE PESQUISA CIENTÍFICA
  14. O PROCESSO CIENTÍFICO Manuel García-Viñó Sánchez 2008 Adaptação para o Português: Alfonso Gómez Paiva - 2010 Conjunto de processos específicos com o objetivo de desvendar ou solucionar o problema.
  15. A observação e a experimentação são as chaves da ciência
  16. Para responder perguntas Por quê fazer observações e realizar experimentos ?
  17. O processo científico é um sistema empregado na ciência para responder as preguntas.
  18. O processo apresenta 8 processos específicos
  19. 1 . Determinação do problema Frequentemente o problema surge de uma série de observações iniciais do investigador
  20. Com frequencia o processo científico se conclui aí, pois o problema estava previamente solucionado.
  21. Mas se o problema ainda não foi estudado e solucionado, a investigação continua.
  22. 3 . Hipótese
  23. 3 . Hipótese Possíveis respostas ao problema baseadas na informação disponível.
  24. 4 . Experimentação Para testar a hipótese é necessário experimentar e realizar novas observações.
  25. Os experimentos devem estar planejados para proporcionar uma informação útil e devem ser reproduzíveis
  26. 5 . Elaboração de um modelo ou teoria Depois de analisar os dados coletados, se propõe um modelo ou teoria que explique todas as observações .
  27. 6 . Revisão da teoria Novos experimentos e observações permitem verificar o cumprimento das previsões apresentadas na teoria.
  28. Necessidade de comunicar os resultados  7 Provar que a teoria está correta 6 . Revisão da teoria Estas observações adicionais podem:
  29. É necessário modificar a teoria  5 Provar que a teoria está incorreta 6 . Revisão da teoria Estas observações adicionais podem:
  30. Elaborar nova hipótese  3 Provar que a teoria está incorreta 6 . Revisão da teoria Estas observações adicionais podem:
  31. 7 . Publicação dos resultados XXXIV Encontro da ANPAD De 25 a 29 de setembro de 2010 Rio de Janeiro / RJ
  32. 8 . Verificação por outros investigadores Se as respostas a estas perguntas é sim , a teoria pode ser aceita . Outros observadores constataram as mesmas coisas ? É possível reproduzir os experimentos ? As outras investigações obtiveram as mesmas conclusões ?
  33. 8 . Verificación por otros investigadores Se a resposta é não , serão necessárias novas teorías para explicar o problema original. Outros observadores constataram as mesmas coisas ? É possível reproduzir os experimentos ? As outras investigações obtiveram as mesmas conclusões ?
  34. É bom destacar que a ciência não tem resposta para tudo, mas é uma forma muito importante para produzir conhecimento.
  35. COMO ELABORAR UM PROJETO DE PESQUISA?
  36. Lembre-se, a Ciência é um processo constituído por um conjunto de processos específicos. Cada um com suas especificidades e estritamente vinculado ao contexto do problema de pesquisa.
  37. Conhecimento sobre o assunto Curiosidade Criatividade Integridade intelectual Quais as qualidades pessoais do pesquisador? C onhecimento sobre o assunto C uriosidade Criatividade I ntegridade intelectual A titude autocorretiva S ensibilidade social I maginação disciplinada P erseverança e paciência C onfiança na experiência
  38. Quais os processos específicos do projeto de pesquisa? De modo geral: Formulação do problema Construção das hipóteses ou especificação dos objetivos Definição do marco teórico Definição da metodologia Cronograma de execução Definição dos recursos
  39. Quais os processos específicos do projeto de pesquisa? Coleta de dados Análise dos dados Apresentação dos resultados Elaboração do relatório
  40. METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Bibliografia ALVES, Rubem. Filosofia da Ciência : introdução ao jogo das suas regras. São Paulo, Edições Loyola, 2002. GIL, Antonio C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa . São Paulo, Ed. Atlas, 1991. ALVES-MAZZOTTI, Alda J. GEWANDSZNAJDER. O Método nas Ciências Naturais e Sociais: Pesquisa Quantitativa e Qualitativa. São Paulo, Ed. Pioneira, 1998. SORIANO, Raúl R. Manual de Pesquisa Social. Petrópolis , Ed. Vozes, 2004. REA, Louis M. PARKER, Richard A. Metodologia de Pesquisa. São Paulo, Ed. Pioneira, 2000.
Publicidad