Se ha denunciado esta presentación.
Se está descargando tu SlideShare. ×
Anuncio
Anuncio
Anuncio
Anuncio
Anuncio
Anuncio
Anuncio
Anuncio
Anuncio
Anuncio
Anuncio
Anuncio
Próximo SlideShare
O beijo
O beijo
Cargando en…3
×

Eche un vistazo a continuación

1 de 11 Anuncio

Descargar para leer sin conexión

Breve contextualização histórica do escultor - influências, importância, principais obras. etc. - no âmbito das disciplinas de História da Arte/História da Cultura e das Artes.

Breve contextualização histórica do escultor - influências, importância, principais obras. etc. - no âmbito das disciplinas de História da Arte/História da Cultura e das Artes.

Anuncio
Anuncio

Más Contenido Relacionado

A los espectadores también les gustó (20)

Anuncio
Anuncio

Más reciente (20)

Rodin

  1. 1. Prof. Ana Barrelas
  2. 2. Jaguar devorando uma lebre, Barye, 1850-51 Barye Auguste Rodin, escultor francês, realizou as primeiras esculturas com a massa que a sua mãe utilizava para fazer pão. Aos 14 anos começou a receber aulas numa pequena academia e, pouco tempo depois, ingressou na Escola de Artes Decorativas onde teve, por mestre, Antoine-Louis Barye. Apesar de ter recebido dois prémios de desenho e modelação, foi por três vezes rejeitado pela Escola de Belas Artes. Para ajudar a sustentar a sua família Rodin, trabalhou com outros escultores em projectos públicos.
  3. 3. As suas tendências estéticas revelaram-se logo com a 1ª peça que tentou expor, e que foi rejeitada pelo Salão Oficial – “O Homem do Nariz Partido”, de 1864. Nesta obra é possível perceber-se a influência de Barye, na forma de trabalhar a superfície vigorosamente enrugada, como é possível observar em “Jaguar devorando uma lebre”. Homem do Nariz Partido, Rodin, 1864 O Pensador, Rodin, 1879-89 Em 1879, em reconhecimento da sua obra, recebe uma encomenda importante – a entrada para o Museu de Artes decorativas. Elaborou, então, um conjunto ambicioso a que chamou “As Portas do Inferno”, inspirado na obra literária “O Inferno de Dante”. Embora nunca tenha sido terminado, deu origem a diversos estudos e pormenores que foram esculpidos e exibidos individualmente, dos quais fazem parte “O Pensador” e “O Beijo”.
  4. 4. O Beijo, Rodin, 1886-1898 A Porta do Inferno, Rodin, 1880-1917 Esculpida em mármore, a obra “O Beijo” , foi representada numa escala acima da real e foi concebida, desde o início, de modo a incluir a massa de mármore mal aparelhado a que os amantes estão presos. Aqui o contraste das texturas acentua a sensualidade dos corpos.
  5. 5. Os Burgueses de Calais, Rodin, 1884-1895 (pormenor) Os Burgueses de Calais, Rodin, 1884-1895 A Catedral, Rodin, 1907 A Jovem Mãe, Rodin, 1885
  6. 6. Monumento a Balzac, Rodin, 1892-1897 “Monumento a Balzac”, obra encomendada, revelou uma grande ousadia na sua abordagem, que levou à sua rejeição por parte da comissão que a encomendara, permanecendo durante muitos anos na forma original - em gesso. Também aqui a figura é maior do que o real, esculpida com o um enorme monólito, onde a forma e volumetria do corpo é reduzida ao mínimo, de tal forma, que ao longe apenas se consegue distinguir um grande vulto; no entanto, de perto, pode observar-se que Balzac está envolto numa pesada capa, à laia de mortalha; desta irrompe a cabeça, como uma força da Natureza.
  7. 7. A Idade da Maturidade, Camille Claudel, 1894 A Tocadora de Flauta, Camille Claudel, 1904
  8. 8. O Guerreiro de Montauban, Antoine Bourdelle, 1898 Penélope, Antoine Bourdelle, 1894

×