SlideShare una empresa de Scribd logo
1 de 22
CURSO: TÉCNICO EM REDES DE COMPUTADORES. 
DISCIPLINA: INFORMÁTICA APLICADA. 
PROFESSOR: ANDERSON ANDRADE. 
TURNO: TARDE. 
TEMA: ANTIVÍRUS 
João Pessoa, 05 de Outubro de 2014 
| 
IDEZ
EQUIPE: G9. 
oRUI 
oJEAN 
oLAIZA 
oSAMUEL 
oROGÉRIO 
oJACKSON 
oUBIRATAN 
oMONTEIRO 
| 
IDEZ
OBJETIVO: 
Mostrar que o é um antivírus e como ele funciona. E mostrar que eles não são 100% eficazes, apresentando as falhas e como proteger de maneira mais eficiente o sistema operacional .
Os criminosos virtuais usam tudo que podem para conseguir realizar roubos virtuais – o objetivo é claro: eles querem o seu dinheiro. Os programas antivírus são apenas uma das maneiras de tentar equilibrar o jogo em seu favor. E nessa briga, vale até mesmo antivírus gratuito.
ANTIVÍRUS 
Antivírus é um software responsável pela detecção, desinfecção e remoção de pragas digitais como vírus, trojans (cavalos de tróia), worms e qualquer outro tipo de código malicioso, não se limitando somente aos vírus como o nome sugere. Alguns antivírus também removem adwares e spywares, tarefa antes reservada apenas aos anti-spywares.
Como funciona o Antivírus? 
O antivírus funciona – ou funcionava – assim: quando uma praga era detectada, os “caçadores de vírus” coletavam uma amostra desse malware (software malicioso que pode causar algum dano ou roubo de informações) e produziam uma vacina. Essa vacina era disponibilizada no pacote de atualização do antivírus, e baixada para o computador do usuário de tempo em tempo.
Quarentena? 
A Quarentena é uma pasta especial onde o antivírus guarda os arquivos maliciosos que não puderam ser desinfetados. Cavalos de Tróia e worms geralmente não infectam arquivos, isto é, não vivem como parasitas e portanto não podem ser “desinfetados”. Como o antivírus não consegue determinar isso, ele os move para a Quarentena, onde os códigos maliciosos são desativados.
Falso Positivo? 
Dá-se o nome de falso positivo a um „alarme falso‟ gerado pelo antivírus, isto é, quando um erro na lista de definição faz com que o programa marque arquivos limpos e seguros como infectados. Falsos positivos são razoavelmente comuns, mas geralmente ocorrem apenas com arquivos obscuros e portanto afetam apenas poucos usuários. Em caso de falsos positivos, a companhia antivírus deve ser avisada para que a mesma verifique a presença de um falso positivo e corrija o problema na próxima atualização da lista de definição, caso o falso positivo seja confirmado.
Antivírus no smartphone? Qual usar? 
Atualmente os smartphones, principalmente aqueles que são equipados com a plataforma do Google (Android), estão sendo grandes alvos de hackers e desenvolvedores com intenções maliciosas. Até a um tempo atrás, a loja de apps do Android, a Play Store, continha muitos aplicativos de desenvolvedores maliciosos, pois a Google não tinha critério rigoroso de aprovação de novos aplicativos
Smartphones equipados com outros sistemas operacionais, como o iOS ou o Windows Phone, não são tão explorados por hackers ou desenvolvedores maliciosos, pois, o sistema móvel Android é bem mais popular que os outros, ele está em 79% dos smartphone do mundo ─ o que torna seu aplicativo malicioso acessível a maioria dos usuários de smartphones, porém, isso não significa que os outros sistemas não possam conter vírus ou aplicativos maliciosos.
Vale a pena instalar um antivírus? 
Sim, vale a pena instalar um antivírus no seu smartphone ou tablet. O número de malwares para o sistema está crescendo muito rapidamente e mesmo com atualizações de segurança o Android ainda é bastante vulnerável a estes malwares. Segundo a empresa Juniper Networks, os malwares para Android cresceram cerca de 3.300% desde o seu lançamento em 2007.
Um antivírus irá te ajudar a te proteger destes perigos, ainda mais se for um usuário com pouco conhecimento na área. E também, os antivírus não te protegem somente, eles contam com vários outros recursos para te ajudar a melhorar a segurança e o desempenho de seu smartphone.
Prevenção é o melhor remédio 
•Procure sempre instalar aplicativos diretamente da Play Store e apps que você já tenha ouvido falar; 
•Verifique as informações do app como o número de downloads, nota dos usuários, número de resenha e até mesmo o número de +1 no Google Plus; 
•Fique atento a apps com nomes parecidos, estes podem ser maliciosos; 
•Evite instalar aplicativos de fontes desconhecidas, principalmente apps piratas.
Qual a diferença entre o software gratuito e o pago? 
A base do antivírus é a mesma nas duas versões. O que varia é a quantidade de camadas de proteção entre o pago e o gratuito. Os novos antivírus pagos têm proteção contra spyware e antispam (arquivos maliciosos que afetam computadores e rede de computadores através de e-mail), firewall próprio e mecanismo de buscas seguras. Já os gratuitos têm menos barreiras de proteção – eles fazem apenas a detecção de vírus.
COMPRAS ONLINE 
Na hora de fazer compras pela web, é sempre bom tomar alguns cuidados para não cair em golpes.
•Uma coisa a se fazer é tomar bastante cuidado com e-mails sobre promoções. Datas comemorativas (como o Natal) são excelentes para quem quer fazer o mal: basta enviar um e-mail com supostos preços baixos para levar o usuário a clicar em um link falso que ajude crackers a roubar informações, como usuários, senhas e até números de cartão de crédito.
•FAÇA BUSCAS SEGURAS; 
Hackers usam técnicas para incluir links falsos em sites de busca, assim como algumas vezes até compram espaço nesses mecanismos para atrair usuários desatentos. Ao fazer buscas como “Promoções de Natal”, por exemplo, tenha preferência por sites de lojas conhecidas - ou tenha certeza que a loja com a suposta promoção exista mesmo.
FALHAS 
• Falha na atualização do software 
Ao invés de identificar somente pragas maliciosas e vírus, o software classifica muitos arquivos populares de extensão .exe como ameaças. Isso faz com que os usuários apaguem arquivos utilitários como Adobe Update Manager, Google Toolbar, Microsoft Excel entre outros. 
• Falha de sobrecarga 
A mesma pode ser utilizada para injetar e executar códigos em arquivos compactados no formato LZH, ou ainda uma divisão por zero em arquivos UPX e TAR que pode fazer com que o software entre em um loop infinito. 
• Erro no gerenciamento de memória do módulo que processa arquivos CAB. 
Essa falha pode ser explorada se o atacante construir um arquivo CAB malicioso. Quando o antivírus for examinar esse CAB, o código malicioso poderá ser executado.
PREVENÇÃO 
1.Instalar um bom antivírus que seja atualizado periodicamente. 
2.Não abrir e-mail de pessoas desconhecidas e de conteúdo duvidoso. 
3.Não baixar arquivos de sites com conteúdo duvidoso. 
4.Não aceitar disquetes, pendrive e cds de terceiros, pois pode conter algum vírus. Caso aceite passar o antivírus nos arquivos. 
5.Fazer varredura no sistema Operacional e nos arquivos de tempo em tempo. 
6.Ao abrir e-mail de amigos verificar a presença de Vírus. 
7.Fazer varredura no sistema operacional e nos arquivos periodicamente
Antivírus perde relevância, admite indústria. 
•Link do VÍDEO
CONCLUSÃO 
O estudo confirma que os antivírus não são suficientes para proteger os computadores. Devemos tomar cuidado com o tipo de arquivo que recebemos ou que baixamos e manter o antivírus sempre atualizado para eliminar essas pragas. Sempre surgirão novos vírus que explorarão as falhas do sistema operacional. O antivírus é somente uma ferramenta para nos auxiliar nessa batalha pela informação.
REFERÊNCIAS 
Disponível em: http://www.linhadefensiva.org/faq/antivirus-antispyware 
Disponível em: http://www.oficinadanet.com.br/post/12693-vale-a-pena-ter- um-antivirus-instalado-no-smartphone 
Disponível em: http://olhardigital.uol.com.br/central_de_videos

Más contenido relacionado

La actualidad más candente (19)

Anti-vírus
Anti-vírusAnti-vírus
Anti-vírus
 
Segurança ead
Segurança eadSegurança ead
Segurança ead
 
2ª Unidade Antivirus
2ª Unidade Antivirus2ª Unidade Antivirus
2ª Unidade Antivirus
 
Anti Virus
Anti VirusAnti Virus
Anti Virus
 
Aula de virus esta aula ok
Aula de virus esta aula okAula de virus esta aula ok
Aula de virus esta aula ok
 
Vários tipos de vírus informáticos
Vários tipos de vírus informáticos Vários tipos de vírus informáticos
Vários tipos de vírus informáticos
 
Ppt web.pptx 09 e 10
Ppt web.pptx 09 e 10Ppt web.pptx 09 e 10
Ppt web.pptx 09 e 10
 
Vírus informático
Vírus informáticoVírus informático
Vírus informático
 
Trabalho De Tic
Trabalho De TicTrabalho De Tic
Trabalho De Tic
 
Virus de computador
Virus de computadorVirus de computador
Virus de computador
 
Informática básica virus
Informática básica virusInformática básica virus
Informática básica virus
 
Vírus de Computadores
Vírus de ComputadoresVírus de Computadores
Vírus de Computadores
 
anti-virus
anti-virusanti-virus
anti-virus
 
Vírus
VírusVírus
Vírus
 
Recomendações para se proteger de um Vírus Informático
Recomendações para se proteger de um Vírus InformáticoRecomendações para se proteger de um Vírus Informático
Recomendações para se proteger de um Vírus Informático
 
VíRus InformáTico
VíRus  InformáTicoVíRus  InformáTico
VíRus InformáTico
 
Antivírus
AntivírusAntivírus
Antivírus
 
A história dos vírus de computador
A história dos vírus de computadorA história dos vírus de computador
A história dos vírus de computador
 
Virus no computador
Virus no computadorVirus no computador
Virus no computador
 

Destacado

Apresentação do Kaspersky Antivirus 2013 e Kaspersky Internet Security 2013
Apresentação do Kaspersky Antivirus 2013 e Kaspersky Internet Security 2013Apresentação do Kaspersky Antivirus 2013 e Kaspersky Internet Security 2013
Apresentação do Kaspersky Antivirus 2013 e Kaspersky Internet Security 2013Start Link
 
21 rafael santos 22_rafael pereira_8ºb virus e antivirus
21 rafael santos 22_rafael pereira_8ºb virus e antivirus21 rafael santos 22_rafael pereira_8ºb virus e antivirus
21 rafael santos 22_rafael pereira_8ºb virus e antivirusbombasticopt
 
Seminário Inteligência Artificial - Sistemas Multiagentes e Tutoria Inteligente
Seminário Inteligência Artificial - Sistemas Multiagentes e Tutoria InteligenteSeminário Inteligência Artificial - Sistemas Multiagentes e Tutoria Inteligente
Seminário Inteligência Artificial - Sistemas Multiagentes e Tutoria InteligenteLuís Felippe Floriani
 

Destacado (11)

Virus
VirusVirus
Virus
 
A alegria esta no coração
A alegria esta no coraçãoA alegria esta no coração
A alegria esta no coração
 
Apresentação do Kaspersky Antivirus 2013 e Kaspersky Internet Security 2013
Apresentação do Kaspersky Antivirus 2013 e Kaspersky Internet Security 2013Apresentação do Kaspersky Antivirus 2013 e Kaspersky Internet Security 2013
Apresentação do Kaspersky Antivirus 2013 e Kaspersky Internet Security 2013
 
Vírus
VírusVírus
Vírus
 
21 rafael santos 22_rafael pereira_8ºb virus e antivirus
21 rafael santos 22_rafael pereira_8ºb virus e antivirus21 rafael santos 22_rafael pereira_8ºb virus e antivirus
21 rafael santos 22_rafael pereira_8ºb virus e antivirus
 
Seminário Inteligência Artificial - Sistemas Multiagentes e Tutoria Inteligente
Seminário Inteligência Artificial - Sistemas Multiagentes e Tutoria InteligenteSeminário Inteligência Artificial - Sistemas Multiagentes e Tutoria Inteligente
Seminário Inteligência Artificial - Sistemas Multiagentes e Tutoria Inteligente
 
Antivírus
AntivírusAntivírus
Antivírus
 
Versionamento com git
Versionamento com gitVersionamento com git
Versionamento com git
 
Teste de software
Teste de softwareTeste de software
Teste de software
 
Vírus e Antivírus
Vírus e AntivírusVírus e Antivírus
Vírus e Antivírus
 
Antivirus
AntivirusAntivirus
Antivirus
 

Similar a Seminários G9 - Antivirus

Artigo científico anti vírus
Artigo científico    anti vírusArtigo científico    anti vírus
Artigo científico anti vírusleopp
 
Segurança na internet micael
Segurança na internet  micaelSegurança na internet  micael
Segurança na internet micaelmikayaya
 
♥Bárbara & letícia♥ vírus
♥Bárbara & letícia♥ vírus♥Bárbara & letícia♥ vírus
♥Bárbara & letícia♥ vírusroseconrado
 
Eduardo Tavares Maio
Eduardo Tavares MaioEduardo Tavares Maio
Eduardo Tavares MaioNelson Sousa
 
Apresentação sobre segurança de redes
Apresentação sobre segurança de redesApresentação sobre segurança de redes
Apresentação sobre segurança de redesLuiz Mário Pina
 
SegurançA Na Internet E Nos Computadores
SegurançA Na Internet E Nos ComputadoresSegurançA Na Internet E Nos Computadores
SegurançA Na Internet E Nos Computadoress3ergiomar
 
Panda Adaptive defense 360 - Guia para prevenir a Extorsão Cibernética
Panda Adaptive defense 360 - Guia para prevenir a Extorsão CibernéticaPanda Adaptive defense 360 - Guia para prevenir a Extorsão Cibernética
Panda Adaptive defense 360 - Guia para prevenir a Extorsão CibernéticaPanda Security
 
Segurança no computador
Segurança no computadorSegurança no computador
Segurança no computadorFrogFAT
 
VÍRUS_DE_COMPUTADOR (1).pptx
VÍRUS_DE_COMPUTADOR (1).pptxVÍRUS_DE_COMPUTADOR (1).pptx
VÍRUS_DE_COMPUTADOR (1).pptxCjDavid13
 
Spywares Trabalho Final
Spywares Trabalho FinalSpywares Trabalho Final
Spywares Trabalho FinalSara.cm
 

Similar a Seminários G9 - Antivirus (20)

Artigo científico anti vírus
Artigo científico    anti vírusArtigo científico    anti vírus
Artigo científico anti vírus
 
Virus
VirusVirus
Virus
 
Segurança na internet micael
Segurança na internet  micaelSegurança na internet  micael
Segurança na internet micael
 
♥Bárbara & letícia♥ vírus
♥Bárbara & letícia♥ vírus♥Bárbara & letícia♥ vírus
♥Bárbara & letícia♥ vírus
 
Virus
VirusVirus
Virus
 
Antivirus 1A REDES
Antivirus 1A REDESAntivirus 1A REDES
Antivirus 1A REDES
 
Eduardo Tavares Maio
Eduardo Tavares MaioEduardo Tavares Maio
Eduardo Tavares Maio
 
Apresentação sobre segurança de redes
Apresentação sobre segurança de redesApresentação sobre segurança de redes
Apresentação sobre segurança de redes
 
Aprenda as diferenças entre vírus
Aprenda as diferenças entre vírusAprenda as diferenças entre vírus
Aprenda as diferenças entre vírus
 
Virus
VirusVirus
Virus
 
SegurançA Na Internet E Nos Computadores
SegurançA Na Internet E Nos ComputadoresSegurançA Na Internet E Nos Computadores
SegurançA Na Internet E Nos Computadores
 
Roberta e isa
Roberta e isaRoberta e isa
Roberta e isa
 
Panda Adaptive defense 360 - Guia para prevenir a Extorsão Cibernética
Panda Adaptive defense 360 - Guia para prevenir a Extorsão CibernéticaPanda Adaptive defense 360 - Guia para prevenir a Extorsão Cibernética
Panda Adaptive defense 360 - Guia para prevenir a Extorsão Cibernética
 
Segurança no computador
Segurança no computadorSegurança no computador
Segurança no computador
 
VÍRUS_DE_COMPUTADOR (1).pptx
VÍRUS_DE_COMPUTADOR (1).pptxVÍRUS_DE_COMPUTADOR (1).pptx
VÍRUS_DE_COMPUTADOR (1).pptx
 
Aula 04
Aula 04Aula 04
Aula 04
 
Javier Flavio
Javier FlavioJavier Flavio
Javier Flavio
 
Vírus joao silva
Vírus joao silvaVírus joao silva
Vírus joao silva
 
Spywares Trabalho Final
Spywares Trabalho FinalSpywares Trabalho Final
Spywares Trabalho Final
 
Spam
SpamSpam
Spam
 

Más de Anderson Andrade

Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 11
Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 11Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 11
Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 11Anderson Andrade
 
Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 10
Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 10Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 10
Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 10Anderson Andrade
 
Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 09
Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 09Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 09
Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 09Anderson Andrade
 
Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 08
Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 08Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 08
Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 08Anderson Andrade
 
Informática para Internet - Desenvolvimento e Design para Web - Seminários
Informática para Internet - Desenvolvimento e Design para Web - Seminários Informática para Internet - Desenvolvimento e Design para Web - Seminários
Informática para Internet - Desenvolvimento e Design para Web - Seminários Anderson Andrade
 
Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 07
Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 07Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 07
Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 07Anderson Andrade
 
Informática para Internet - Informática Aplicada - Seminários
Informática para Internet - Informática Aplicada - SemináriosInformática para Internet - Informática Aplicada - Seminários
Informática para Internet - Informática Aplicada - SemináriosAnderson Andrade
 
Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 06
Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 06Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 06
Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 06Anderson Andrade
 
Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 05
Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 05Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 05
Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 05Anderson Andrade
 
Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 04
Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 04Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 04
Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 04Anderson Andrade
 
Simulado AV1 - Desenvolvimento e Design de Web Sites
Simulado AV1 - Desenvolvimento e Design de Web SitesSimulado AV1 - Desenvolvimento e Design de Web Sites
Simulado AV1 - Desenvolvimento e Design de Web SitesAnderson Andrade
 
Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 01
Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 01Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 01
Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 01Anderson Andrade
 
Informática para Internet - Aula 10
Informática para Internet - Aula 10Informática para Internet - Aula 10
Informática para Internet - Aula 10Anderson Andrade
 
Informática para Internet - Aula 09
Informática para Internet - Aula 09Informática para Internet - Aula 09
Informática para Internet - Aula 09Anderson Andrade
 
Informática para Internet - Aula 08
Informática para Internet - Aula 08Informática para Internet - Aula 08
Informática para Internet - Aula 08Anderson Andrade
 
Informática para Internet - Aula 05
Informática para Internet - Aula 05Informática para Internet - Aula 05
Informática para Internet - Aula 05Anderson Andrade
 
Informática para Internet - Aula 07
Informática para Internet - Aula 07Informática para Internet - Aula 07
Informática para Internet - Aula 07Anderson Andrade
 
Informática para Internet - Aula 06
Informática para Internet - Aula 06Informática para Internet - Aula 06
Informática para Internet - Aula 06Anderson Andrade
 
Informática para Internet - Aula 04
Informática para Internet - Aula 04Informática para Internet - Aula 04
Informática para Internet - Aula 04Anderson Andrade
 
Informática para Internet - Aula 03
Informática para Internet - Aula 03Informática para Internet - Aula 03
Informática para Internet - Aula 03Anderson Andrade
 

Más de Anderson Andrade (20)

Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 11
Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 11Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 11
Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 11
 
Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 10
Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 10Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 10
Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 10
 
Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 09
Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 09Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 09
Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 09
 
Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 08
Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 08Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 08
Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 08
 
Informática para Internet - Desenvolvimento e Design para Web - Seminários
Informática para Internet - Desenvolvimento e Design para Web - Seminários Informática para Internet - Desenvolvimento e Design para Web - Seminários
Informática para Internet - Desenvolvimento e Design para Web - Seminários
 
Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 07
Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 07Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 07
Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 07
 
Informática para Internet - Informática Aplicada - Seminários
Informática para Internet - Informática Aplicada - SemináriosInformática para Internet - Informática Aplicada - Seminários
Informática para Internet - Informática Aplicada - Seminários
 
Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 06
Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 06Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 06
Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 06
 
Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 05
Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 05Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 05
Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 05
 
Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 04
Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 04Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 04
Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 04
 
Simulado AV1 - Desenvolvimento e Design de Web Sites
Simulado AV1 - Desenvolvimento e Design de Web SitesSimulado AV1 - Desenvolvimento e Design de Web Sites
Simulado AV1 - Desenvolvimento e Design de Web Sites
 
Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 01
Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 01Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 01
Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 01
 
Informática para Internet - Aula 10
Informática para Internet - Aula 10Informática para Internet - Aula 10
Informática para Internet - Aula 10
 
Informática para Internet - Aula 09
Informática para Internet - Aula 09Informática para Internet - Aula 09
Informática para Internet - Aula 09
 
Informática para Internet - Aula 08
Informática para Internet - Aula 08Informática para Internet - Aula 08
Informática para Internet - Aula 08
 
Informática para Internet - Aula 05
Informática para Internet - Aula 05Informática para Internet - Aula 05
Informática para Internet - Aula 05
 
Informática para Internet - Aula 07
Informática para Internet - Aula 07Informática para Internet - Aula 07
Informática para Internet - Aula 07
 
Informática para Internet - Aula 06
Informática para Internet - Aula 06Informática para Internet - Aula 06
Informática para Internet - Aula 06
 
Informática para Internet - Aula 04
Informática para Internet - Aula 04Informática para Internet - Aula 04
Informática para Internet - Aula 04
 
Informática para Internet - Aula 03
Informática para Internet - Aula 03Informática para Internet - Aula 03
Informática para Internet - Aula 03
 

Seminários G9 - Antivirus

  • 1. CURSO: TÉCNICO EM REDES DE COMPUTADORES. DISCIPLINA: INFORMÁTICA APLICADA. PROFESSOR: ANDERSON ANDRADE. TURNO: TARDE. TEMA: ANTIVÍRUS João Pessoa, 05 de Outubro de 2014 | IDEZ
  • 2. EQUIPE: G9. oRUI oJEAN oLAIZA oSAMUEL oROGÉRIO oJACKSON oUBIRATAN oMONTEIRO | IDEZ
  • 3. OBJETIVO: Mostrar que o é um antivírus e como ele funciona. E mostrar que eles não são 100% eficazes, apresentando as falhas e como proteger de maneira mais eficiente o sistema operacional .
  • 4. Os criminosos virtuais usam tudo que podem para conseguir realizar roubos virtuais – o objetivo é claro: eles querem o seu dinheiro. Os programas antivírus são apenas uma das maneiras de tentar equilibrar o jogo em seu favor. E nessa briga, vale até mesmo antivírus gratuito.
  • 5. ANTIVÍRUS Antivírus é um software responsável pela detecção, desinfecção e remoção de pragas digitais como vírus, trojans (cavalos de tróia), worms e qualquer outro tipo de código malicioso, não se limitando somente aos vírus como o nome sugere. Alguns antivírus também removem adwares e spywares, tarefa antes reservada apenas aos anti-spywares.
  • 6. Como funciona o Antivírus? O antivírus funciona – ou funcionava – assim: quando uma praga era detectada, os “caçadores de vírus” coletavam uma amostra desse malware (software malicioso que pode causar algum dano ou roubo de informações) e produziam uma vacina. Essa vacina era disponibilizada no pacote de atualização do antivírus, e baixada para o computador do usuário de tempo em tempo.
  • 7. Quarentena? A Quarentena é uma pasta especial onde o antivírus guarda os arquivos maliciosos que não puderam ser desinfetados. Cavalos de Tróia e worms geralmente não infectam arquivos, isto é, não vivem como parasitas e portanto não podem ser “desinfetados”. Como o antivírus não consegue determinar isso, ele os move para a Quarentena, onde os códigos maliciosos são desativados.
  • 8. Falso Positivo? Dá-se o nome de falso positivo a um „alarme falso‟ gerado pelo antivírus, isto é, quando um erro na lista de definição faz com que o programa marque arquivos limpos e seguros como infectados. Falsos positivos são razoavelmente comuns, mas geralmente ocorrem apenas com arquivos obscuros e portanto afetam apenas poucos usuários. Em caso de falsos positivos, a companhia antivírus deve ser avisada para que a mesma verifique a presença de um falso positivo e corrija o problema na próxima atualização da lista de definição, caso o falso positivo seja confirmado.
  • 9. Antivírus no smartphone? Qual usar? Atualmente os smartphones, principalmente aqueles que são equipados com a plataforma do Google (Android), estão sendo grandes alvos de hackers e desenvolvedores com intenções maliciosas. Até a um tempo atrás, a loja de apps do Android, a Play Store, continha muitos aplicativos de desenvolvedores maliciosos, pois a Google não tinha critério rigoroso de aprovação de novos aplicativos
  • 10. Smartphones equipados com outros sistemas operacionais, como o iOS ou o Windows Phone, não são tão explorados por hackers ou desenvolvedores maliciosos, pois, o sistema móvel Android é bem mais popular que os outros, ele está em 79% dos smartphone do mundo ─ o que torna seu aplicativo malicioso acessível a maioria dos usuários de smartphones, porém, isso não significa que os outros sistemas não possam conter vírus ou aplicativos maliciosos.
  • 11. Vale a pena instalar um antivírus? Sim, vale a pena instalar um antivírus no seu smartphone ou tablet. O número de malwares para o sistema está crescendo muito rapidamente e mesmo com atualizações de segurança o Android ainda é bastante vulnerável a estes malwares. Segundo a empresa Juniper Networks, os malwares para Android cresceram cerca de 3.300% desde o seu lançamento em 2007.
  • 12. Um antivírus irá te ajudar a te proteger destes perigos, ainda mais se for um usuário com pouco conhecimento na área. E também, os antivírus não te protegem somente, eles contam com vários outros recursos para te ajudar a melhorar a segurança e o desempenho de seu smartphone.
  • 13. Prevenção é o melhor remédio •Procure sempre instalar aplicativos diretamente da Play Store e apps que você já tenha ouvido falar; •Verifique as informações do app como o número de downloads, nota dos usuários, número de resenha e até mesmo o número de +1 no Google Plus; •Fique atento a apps com nomes parecidos, estes podem ser maliciosos; •Evite instalar aplicativos de fontes desconhecidas, principalmente apps piratas.
  • 14. Qual a diferença entre o software gratuito e o pago? A base do antivírus é a mesma nas duas versões. O que varia é a quantidade de camadas de proteção entre o pago e o gratuito. Os novos antivírus pagos têm proteção contra spyware e antispam (arquivos maliciosos que afetam computadores e rede de computadores através de e-mail), firewall próprio e mecanismo de buscas seguras. Já os gratuitos têm menos barreiras de proteção – eles fazem apenas a detecção de vírus.
  • 15. COMPRAS ONLINE Na hora de fazer compras pela web, é sempre bom tomar alguns cuidados para não cair em golpes.
  • 16. •Uma coisa a se fazer é tomar bastante cuidado com e-mails sobre promoções. Datas comemorativas (como o Natal) são excelentes para quem quer fazer o mal: basta enviar um e-mail com supostos preços baixos para levar o usuário a clicar em um link falso que ajude crackers a roubar informações, como usuários, senhas e até números de cartão de crédito.
  • 17. •FAÇA BUSCAS SEGURAS; Hackers usam técnicas para incluir links falsos em sites de busca, assim como algumas vezes até compram espaço nesses mecanismos para atrair usuários desatentos. Ao fazer buscas como “Promoções de Natal”, por exemplo, tenha preferência por sites de lojas conhecidas - ou tenha certeza que a loja com a suposta promoção exista mesmo.
  • 18. FALHAS • Falha na atualização do software Ao invés de identificar somente pragas maliciosas e vírus, o software classifica muitos arquivos populares de extensão .exe como ameaças. Isso faz com que os usuários apaguem arquivos utilitários como Adobe Update Manager, Google Toolbar, Microsoft Excel entre outros. • Falha de sobrecarga A mesma pode ser utilizada para injetar e executar códigos em arquivos compactados no formato LZH, ou ainda uma divisão por zero em arquivos UPX e TAR que pode fazer com que o software entre em um loop infinito. • Erro no gerenciamento de memória do módulo que processa arquivos CAB. Essa falha pode ser explorada se o atacante construir um arquivo CAB malicioso. Quando o antivírus for examinar esse CAB, o código malicioso poderá ser executado.
  • 19. PREVENÇÃO 1.Instalar um bom antivírus que seja atualizado periodicamente. 2.Não abrir e-mail de pessoas desconhecidas e de conteúdo duvidoso. 3.Não baixar arquivos de sites com conteúdo duvidoso. 4.Não aceitar disquetes, pendrive e cds de terceiros, pois pode conter algum vírus. Caso aceite passar o antivírus nos arquivos. 5.Fazer varredura no sistema Operacional e nos arquivos de tempo em tempo. 6.Ao abrir e-mail de amigos verificar a presença de Vírus. 7.Fazer varredura no sistema operacional e nos arquivos periodicamente
  • 20. Antivírus perde relevância, admite indústria. •Link do VÍDEO
  • 21. CONCLUSÃO O estudo confirma que os antivírus não são suficientes para proteger os computadores. Devemos tomar cuidado com o tipo de arquivo que recebemos ou que baixamos e manter o antivírus sempre atualizado para eliminar essas pragas. Sempre surgirão novos vírus que explorarão as falhas do sistema operacional. O antivírus é somente uma ferramenta para nos auxiliar nessa batalha pela informação.
  • 22. REFERÊNCIAS Disponível em: http://www.linhadefensiva.org/faq/antivirus-antispyware Disponível em: http://www.oficinadanet.com.br/post/12693-vale-a-pena-ter- um-antivirus-instalado-no-smartphone Disponível em: http://olhardigital.uol.com.br/central_de_videos